TEXTO
ÁUREO
“Disse
mais: Pouco e que sejas o meu servo, para restaurares as tribos de Jacó e
tornares a trazer os guardados de Israel; também te dei para luz dos gentios,
para seres a minha salvação até a extremidade da terra.” (Is 49.6)
VERDADE
PRÁTICA
O
amor de Deus para com as nações deve ser o mesmo objetivo de todos os que
militam pela salvação das almas perdidas.
LEITURA
DIÁRIA
Segunda
– Is 42.5-7; 43.10-13 Os israelitas como servos e testemunhas de Deus.
⁵ Assim diz Deus, o Senhor, que criou os céus, e os estendeu, e espraiou a terra, e a tudo quanto produz; que dá a respiração ao povo que nela está, e o espírito aos que andam nela.
⁶ Eu, o Senhor, te chamei em justiça, e te tomarei pela mão, e te guardarei, e te darei por aliança do povo, e para luz dos gentios.
⁷ Para abrir os olhos dos cegos, para tirar da prisão os presos, e do cárcere os que jazem em trevas.
Isaías 42:5-7
¹⁰ Vós sois as minhas testemunhas, diz o Senhor, e meu servo, a quem escolhi; para que o saibais, e me creiais, e entendais que eu sou o mesmo, e que antes de mim deus nenhum se formou, e depois de mim nenhum haverá.
¹¹ Eu, eu sou o Senhor, e fora de mim não há Salvador.
¹² Eu anunciei, e eu salvei, e eu o fiz ouvir, e deus estranho não houve entre vós, pois vós sois as minhas testemunhas, diz o Senhor; eu sou Deus.
¹³ Ainda antes que houvesse dia, eu sou; e ninguém há que possa fazer escapar das minhas mãos; agindo eu, quem o impedirá?
Isaías 43:10-13
Terça – Ez 22.1-5 Os desvios, a desobediência, idolatrias e pecados morais dos israelitas.
¹ E veio a mim a palavra do SENHOR, dizendo:
² Tu, pois, ó filho do homem, porventura julgarás, julgarás a cidade sanguinária? Faze-lhe conhecer, pois, todas as suas abominações.
³ E dize: Assim diz o Senhor DEUS: Ai da cidade que derrama o sangue no meio de si para que venha o seu tempo! Que faz ídolos contra si mesma, para se contaminar!
⁴ Pelo teu sangue que derramaste te fizeste culpada, e pelos teus ídolos que fabricaste te contaminaste, e fizeste aproximarem-se os teus dias, e tem chegado o fim dos teus anos; por isso eu te fiz o opróbrio das nações e o escárnio de todas as terras.
⁵ As que estão perto de ti e as que estão longe escarnecerão de ti, infamada, cheia de inquietação.
Ezequiel 22:1-5
Quarta
– Jo 4.42 Jesus: De Israel como o Salvador do Mundo.
⁴² E diziam à mulher: Já não é pelo teu dito que nós cremos; porque nós mesmos o temos ouvido, e sabemos que este é verdadeiramente o Cristo, o Salvador do mundo.
João 4:42
Quinta
– Is 45.6,22; 49.6; 52.10 Profecias de restauração que incluem as nações entre
os redimidos.
⁶ Para que se saiba desde o nascente do sol, e desde o poente, que fora de mim não há outro; eu sou o Senhor, e não há outro.
²² Olhai para mim, e sereis salvos, vós, todos os termos da terra; porque eu sou Deus, e não há outro.
Isaías 45:6,22
⁶ Disse mais: Pouco é que sejas o meu servo, para restaurares as tribos de Jacó, e tornares a trazer os preservados de Israel; também te dei para luz dos gentios, para seres a minha salvação até à extremidade da terra.
Isaías 49:6
¹⁰ O Senhor desnudou o seu santo braço perante os olhos de todas as nações; e todos os confins da terra verão a salvação do nosso Deus.
Isaías 52:10
Sexta
– 1 Rs 17.8,9,23,24 Deus em busca de uma pessoa estrangeira por intermédio do
profeta Elias.
⁸ Então veio a ele a palavra do Senhor, dizendo:
⁹ Levanta-te, e vai para Sarepta, que é de Sidom, e habita ali; eis que eu ordenei ali a uma mulher viúva que te sustente.
²³ E Elias tomou o menino, e o trouxe do quarto à casa, e o deu à sua mãe; e disse Elias: Vês aí, teu filho vive.
²⁴ Então a mulher disse a Elias: Nisto conheço agora que tu és homem de Deus, e que a palavra do Senhor na tua boca é verdade.
1 Reis 17:8,9,23 24
Sábado
– Jn 1.1,2 Deus em busca de uma nação por intermédio do profeta Jonas.
¹ E veio a palavra do SENHOR a Jonas, filho de Amitai, dizendo:
² Levanta-te, vai à grande cidade de Nínive, e clama contra ela, porque a sua malícia subiu até à minha presença.
Jonas 1:1,2
🔊 Hino da Harpa Cristã 97 - Há um Caminho Santo
Há um caminho santo, ao céu de plena luz,
As vezes espinhoso, à glória nos conduz;
E o caminho certo pra todo pecador;
Jesus é o Salvador, Jesus é o Salvador.
Há paz inabalável pra quem está na luz;
Por preço incomparável
comprou-me a mim Jesus
O dom do Pai amado minh'alma satisfaz,
Jesus é minha paz, Jesus é minha paz.
Há um poder que sara o triste coração,
Que dá alívio à alma, paz e consolação,
E guarda minha veste, também, em nívea luz;
Poder de meu Jesus, poder de meu Jesus!
Há um fim glorioso, além do escuro véu;
No fim do espinhoso caminho está o céu;
E quando for tirado o véu da escuridão,
Verei Jesus, então, verei Jesus, então.
Autor ou Tradutor: F.V Frida Vingren
🔊 Hino da Harpa Cristã 266 - Resgatados Fomos
Nós resgatados fomos,
Por quem nos quis salvar;
Em Cristo livres somos,
Pra nunca mais pecar!
Em Cristo livres somos,
Pra nunca mais pecar!
Resgatados fomos,
Resgatados fomos,
Resgatados fomos,
P’ra nunca mais pecar!
Nós fomos já eleitos,
O céu, p’ra desfrutar;
Também por Deus aceitos
P’ra nunca mais pecar!
Também por Deus aceitos
Pra nunca mais pecar!
A imortalidade
Havemos de gozar,
Pois temos liberdade
Pra nunca mais pecar!
Pois temos liberdade
Pra nunca mais pecar!
No meio dos remidos
A Cristo vou louvar,
Por tê-Lo recebido
Pra nunca mais pecar!
Por tê-Lo recebido
Pra nunca mais pecar!
Autor ou Tradutor: *** Autor desconhecido
🔊 Hino da Harpa Cristã 449 - À Beira da Estrada
À beira da estrada estão
Muitos que esperam a salvação;
Podem tais almas sem Deus perecer,
Ou estás pronto para as socorrer?
Quem hoje dirá: “Eis-me aqui, Senhor,
Eu quero aos perdidos falar do amor,
A quantos na senda da vida achar,
De Cristo eu irei falar"
À beira da estrada estão
Muitos que buscam do céu o pão;
Para os famintos, oh! quem falará
Do Evangelho que lhes saciará?
Pelo caminho em que vais,
Existem enfermos espirituais;
Qual o bom samaritano, farás,
Ou qual escriba, além passarás?
Quando a jornada terminar
E o fim da estrada se aproximar,
Conhecerás muitos na multidão,
Que receberam, de Deus, salvação.
Autor ou Tradutor: E.C Emílio Conde
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
1
Reis
8-
Então, veio a ele a palavra do Senhor, dizendo:
9-
Levanta-te, e vai a Sarepta, que é de Sidom, e habita ali; eis que eu ordenei
ali a uma mulher viúva que te sustente.
17
– E, depois destas coisas, sucedeu que adoeceu o filho desta mulher, da dona da
casa; e a sua doença se agravou muito, até que nele nenhum fôlego ficou.
18
– Então, ela disse a Elias: Que tenho eu contigo, homem de Deus? Vieste tu a
mim para trazeres à memória a minha iniquidade e matares meu filho?
19
– E ele lhe disse: Dá-me o teu filho. E ele o tomou do seu regaço, e o levou
para cima, ao quarto, onde ele mesmo habitava, e o deitou em sua cama,
20-
E clamou ao Senhor e disse: ó Senhor, meu Deus, também até a esta viúva, com
quem eu moro, afligiste, matando-lhe seu filho?
21
– Então, se mediu sobre o menino três vezes, e clamou ao Senhor, e disse: ó
Senhor, meu Deus, rogo-te que torne a alma deste menino a entrar nele.
22-
E o Senhor ouviu a voz de Elias; e a alma do menino tornou a entrar nele, e
reviveu.
Jonas 1.1,2
1-
E veio a palavra do Senhor a Jonas, filho de Amitai, dizendo:
2
– Levanta-te, vai à grande cidade de Nínive e clama contra ela, porque a sua
malícia subiu até mim.
PLANO
DE AULA
1-
INTRODUÇÃO
Nesta
lição, temos o propósito de estudar a perspectiva da Missão no Antigo
Testamento. Para isso, temos como elementos importantes a nação de Israel e o
amor de Deus manifestado a mulher estrangeira, a viúva de Sarepta, que Elias
encontrou e o chamado de Deus a Jonas para ir a Nínive. Assim, podemos ver
evidências no Antigo Testamento que se tornaram muito claras no Novo a respeito
da obra missionária.
2-
APRESENTAÇÃO DA LIÇÃO
A)
Objetivos da Lição:
I)
Identificar Israel como um povo escolhido para um propósito missionário;
II)
Demonstrar o amor de Deus para com outras nações;
III)
Relacionar as alianças de Deus com a humanidade no Antigo Testamento.
B) Motivação:
A perspectiva global de salvação está presente em todo o Antigo
Testamento. Essa perspectiva não é periférica, mas intencional. Mesmo no
Antigo Testamento, Deus já intencionava salvar outros povos. Esse propósito é
compreendido a partir da vocação de Israel para ser um povo que revelasse o
Deus de Abraão, de Isaque e de Jacó.
C) Sugestão de Método:
Chegamos à terceira lição. É muito importante fazer uma
revisão do que já estudamos nas duas lições anteriores. Lembre que revisar é
uma lei preciosa do ensino. O aluno precisa perceber com clareza o
desenvolvimento do assunto ao longo do trimestre. Lembre-se de que na primeira
lição abordamos o conceito de Grande Comissão e de Missões Transculturais, bem
como uma visão global do Evangelho; na segunda lição, estudamos a natureza
missionária de Deus, seu amor e sua implicação transcultural de sua missão.
Assim, nesta lógica, vamos estudar, de maneira específica, a natureza
missionária de Deus no Antigo Testamento.
3-
CONCLUSÃO DA LIÇÃO:
A) Aplicação:
O Senhor Jesus é a verdadeira interpretação do Antigo Testamento, de
modo que em sua vida e ministério podemos perceber o cumprimento do plano de
Salvação projetado por Deus desde o início do Antigo Testamento (Gn 3.15).
4-
SUBSÍDIO AO PROFESSOR
A) Revista Ensinador Cristão.
Vale a pena conhecer essa revista que traz
reportagens, artigos, entrevistas e subsídios de apoio a Lições Bíblicas
Adultos. Na edição 95, p.37, você encontrará um subsídio especial para esta
lição.
B) Auxílios Especiais:
Ao final do tópico, você encontrará auxílios que darão
suporte na preparação de sua aula:
1)
O texto “A Força Moral e Religiosa da religião nacional de Israel” localizado
depois do primeiro tópico, aprofunda a reflexão a respeito missão de Israel
como testemunha da revelação de Deus ao mundo;
2)
O texto “O Concerto de Deus com os Israelitas”, ao final do tópico três, amplia
a reflexão a respeito das alianças de Deus com os israelitas.
INTRODUÇÃO
Na
lição anterior, vimos a natureza missionária de Deus por meio de sua relação
com Abraão. Esta lição tem o propósito de considerar a nação de Israel como um
povo escolhido, com um propósito missionário, e tomar como exemplo desse
movimento missionário as narrativas bíblicas sobre Elias e a viúva de Sarepta,
e a ida do profeta Jonas a Nínive e, finalmente, analisar as alianças de Deus
com a humanidade a partir da nação de Israel, no Antigo Testamento. Contudo, o
conceito de “missão”, da forma como o conhecemos hoje, não aparece com clareza
no Antigo Testamento em relação a nação de Israel como povo escolhido de Deus.
Palavras-Chaves:
ANTIGO TESTAMENTO
I
– ISRAEL, UM POVO ESCOLHIDO PARA UM PROPÓSITO MISSIONÁRIO
1- O plano de Deus.
O Senhor nosso Deus planejou, desde os tempos antigos, que o testemunho
de Jesus Cristo fosse proclamado a todos os habitantes da Terra (Gn 12.3; cf.
Mt 24.14; 28.18- 20). Ou seja, a vontade divina era que todos os moradores da
terra tivessem conhecimento a respeito da pessoa de Jesus. Nesse sentido, o
meio planejado por Deus para o mundo conhecer o seu Filho passava por uma
nação. O Pai chamou a nação de Israel para ser um povo missionário. Dessa
forma, os israelitas deveriam ser testemunhas de Deus (Is 42.5-7; 43.10-13).
2- A falha de Israel.
Os israelitas se contaminaram com as religiões pagãs dos
povos vizinhos, além de se preocuparem muito com a identidade racial e
nacional, deixando de lado a vocação de ser testemunhas para Deus. Nesse
aspecto, são muitos os relatos bíblicos que dão conta dos desvios dos israelitas,
da sua desobediência à idolatria e pecados morais que relativizaram a aliança
com Deus (Ez 22.1-5). Entretanto, em meio a tudo isso, Israel não deixou de ser
bênção para outras nações.
3- A contribuição de Israel para o mundo.
Apesar de suas falhas, Deus tornou
Israel uma bênção para as nações. Por exemplo, os judeus receberam e
preservaram o Antigo Testamento, o traduziram em grego, a língua mais usada
naquele período; além de escribas judeus manterem viva a ideia de que um dia os
povos e as nações ouviriam a Palavra de Deus e responderiam a ela. Nesse
sentido, Jesus Cristo, a Palavra encarnada, veio de Israel como o Salvador do
Mundo (Jo 4.42).
SINOPSE
I
Embora
Israel tenha falhado em sua missão, a nação contribuiu na revelação do plano de
Deus ao mundo.
AUXÍLIO
MISSIOLÓGICO
“A
FORÇA MORAL E RELIGIOSA DA RELIGIÃO NACIONAL DE ISRAEL
A contracultura e o idealismo mencionados acima não foram assumidos abertamente e cumpridos superficialmente. Eles necessitaram de fundações profundas e seguras, convicções firmes, persuasões divinamente trabalhadas e uma coragem e lealdade que não hesitavam diante do perigo, da crítica, animosidade, ou do sofrimento. Nada disso falta na sociedade de crentes do Antigo Testamento – pelo menos não nos advogados e líderes responsáveis. […] Deus revelou-se a Israel através de várias promessas incondicionais que nem o tempo nem as circunstâncias mudam. Sua real realização pode ser interrompida e adiada, mas as promessas são permanentes devido ao caráter imutável e fidelidade moral de Deus. Seu divino ‘Eu irei’ é sua garantia. As promessas são asseguradas a um povo que tenha fé. Deus permanece o Deus da promessa de Israel. Essas promessas sagradas conferem tremendas responsabilidades a esse povo. Realmente, a ideia da promessa é tão importante e dinâmica que se torna fundamental na interpretação da organização do Antigo Testamento. Deus e Israel estão unidos irrevogavelmente em uma relação de promessa. Deus é o Deus de Israel; Israel é o povo de Deus» (PETERS, George W. Teologia Bíblica de Missões. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2000, p.120-21)
II
– O AMOR DE DEUS PARA COM OUTRAS NAÇÕES
1- Os olhos de Deus sobre todos os povos.
Johannes Blauw (Missiólogo holandês escritor do livro "A natureza missionária da igreja"), erudito em Missiologia (Missiologia ou Teologia de Missões é um ramo da Teologia que estuda as missões, que são ações de propagação de uma religião. No Cristianismo, a Missiologia é uma sub-disciplina da Teologia pastoral.), que escreveu sobre os fundamentos do Antigo Testamento para Missões, afirma que desde o início Deus mantinha seus olhos em todas as nações e povos. Podemos perceber isso nos capítulos 40 a 55 do livro do profeta Isaías, na ida do profeta Elias ( Era um tisbita que morava na terra de Gileade, a leste do Rio Jordão. O nome Elias significa “Jeová é Deus”, viveu no século 9 antes de Cristo, durante os reinados de Acabe e Acazias, no reino do norte. MAIS SOBRE ELIAS: Profeta, tesbita, morador de Gileade, 1Rs.17:1; Predisse ao rei Acabe uma grande seca, 1Rs.17:1; Escondeu-se Junto à torrente de Querite e foi milagrosamente sustentado por corvos, 1Rs.17:5-6; Ressuscitou o filho duma viúva, 1Rs.17:9; Enfrentou os profetas de Baal no monte Carmelo, 1Rs.18:20-40; Repreendeu Acabe, 1Rs.21:19; Mandou que descesse fogo do céu para consumir os soldados do rei Acazias, 2Rs.1:9-12; Dividiu as águas do Jordão, 2Rs.2:8; Subiu ao céu em um carro de fogo, 2Rs.2:11; Apareceu a Jesus Cristo, na transfiguração, Mt.17:3;) a Sarepta (Sarepta era uma cidade fenícia que ficava cerca de treze 13km ao sul de Sidom. Sarepta ficou conhecida na história bíblica principalmente por causa do milagre da ressurreição do filho de uma viúva nos dias do profeta do ministério do profeta Elias. Ao ser enviado por Deus aquela terra Elias foi sustentado por essa pobre viúva que pouco tinha pra ela, mas conforme a palavra do profeta obedeceu e foi sustentada por Deus atraves do milagre. Após testemunhar esse milagre ela viu Deus novamente operar ao ressuscitar seu filho.) e no livro do profeta Jonas (Jonas foi um profeta hebreu que viveu durante o reinado do rei de Israel Jeroboão II, em meados do século 8 a.C. Jonas era filho de Amitai, e veio de Gade-Hefer, uma aldeia de Zebulom, situada nas vizinhanças de Nazaré. Ele também é o herói do livro que traz o seu nome, o quinto dos doze Profetas Menores. Seu nome significa “pomba”.) Nos livros proféticos (Os 18 livros proféticos são: Isaías, Jeremias, Lamentações, Baruc, Ezequiel, Daniel , Oséias, Joel , Amós, Abdias, Jonas, Miquéias, Naum, Habacuc, Sofonias, Ageu, Zacarias , Malaquias, e se subdividem em profetas maiores e menores. Os profetas maiores são Isaías, Jeremias, Ezequiel e Daniel. Os profetas Oséias, Amós, Miquéias, Joel, Abdias, Jonas, Naum, Habacuc, Sofonias, Ageu, Zacarias, Malaquias são chamados “menores”, não porque tenham pouca importância, mas porque nos deixaram escritos pequenos.) encontramos profecias de restauração, incluindo um dia futuro no qual as nações estarão entre os redimidos (Is 45.6,22; 49.6; 52.10). Portanto, a preocupação de Deus para com as nações é clara no Antigo Testamento.
2- A viúva de Sarepta e o profeta Elias.
Sarepta é uma antiga cidade fenícia, localizada próxima ao sul de Sidom ( Sidom foi uma antiga cidade fundada pelos fenícios. Hoje é a 3ª maior cidade do Líbano. Situa-se Sídon (Saida), na costa do mar Mediterrâneo, a cerca de 40km ao norte de Tiro e 48km da capital do país, Beirute. Quando Elias profetizou a grande seca que haveria na terra e castigaria Israel, Deus o enviou justamente a cidade de Sarepta, a casa de uma viúva que era muito pobre. Quando Elias chegou, ela estava preparando a última comida que tinha em casa, já convencida de que ela e seu filho morreriam logo depois. Mas, quando a viúva obedeceu a palavra de Elias, foi abençoada com o milagre da botija (a multiplicação da farinha e do azeite). Em seguida, o filho dela adoeceu e morreu. Nesse momento, Elias fez uma coisa maravilhosa que ela nunca esperaria. Pelo poder de Deus, o profeta ressuscitou o menino e o restaurou a vida. A mãe do menino falou: “Nisto conheço, agora, que tu és homem de Deus e que a palavra do Senhor na tua boca é verdade” (1 Rs 17.24). Dessa forma, Deus se tornou conhecido de uma estrangeira.
3- A Missão de Jonas em Nínive.
Jonas foi um dos poucos missionários bíblicos para os estrangeiros. Não é por acaso que o tema do seu livro é “a misericórdia de Deus para com todos os homens” (Jn 1.2; 3.2; 4.4-11). Mesmo não tendo um conhecimento mais claro sobre de que maneira Israel deveria abençoar as nações, Jonas recebeu a ordem específica de ir a Nínive (Nínive, uma "cidade excessivamente grande", como é chamada no Livro de Jonas, jazia na margem oriental do rio Tigre, na antiga Assíria. Nínive era um grande amontoado de vários vilarejos ao longo do Rio Tigre. Atualmente, onde ficava, existe a cidade moderna de Mossul, no estado de Ninawa do Iraque.) para advertir aquele povo sobre o juízo divino que estava prestes a se abater sobre os ninivitas, como consequência de seus muitos pecados. Nínive era a capital da Assíria, uma nação perversa, cruel e imoral (Na 1.11; 2.12,13; 3.1,4,16,19). A Bíblia de Estudo Pentecostal (CPAD), ao comentar o capítulo 3 do livro, destaca ter sido um dos despertamentos espirituais mais notáveis da história, quando o rei conclama a todos ao jejum e a oração e, por isso, o juízo não recaiu sobre eles. Como a cidade não foi condenada, em razão do arrependimento do povo, o profeta ficou profundamente indignado. Todavia, o Senhor o fez ver que Ele ama a humanidade toda (Jn 4.11).
SINOPSE
II
Por
meio do relato da viúva de Sarepta e de Jonas em Nínive, podemos testemunhar o
amor de Deus pelas nações no Antigo Testamento.
III – ALIANÇAS ENTRE DEUS E A HUMANIDADE NO ANTIGO TESTAMENTO
1- Alianças de Deus.
Com a queda do homem, toda a criação ficou sujeita ao pecado
(Gn 3.1-6; Rm 8.20). Entretanto, Deus providenciou meios para redimir a
humanidade e restaurar a comunhão perdida (1 Pe 1.19,20). Assim, Ele
estabeleceu algumas alianças com o homem a fim de tornar conhecida a sua glória
entre as nações e receber delas a legítima adoração. Por isso, há na Bíblia
alianças denominadas condicionais e incondicionais entre Deus e a humanidade.
Aliança condicional é aquela onde pra Deus cumprir sua parte o homem tem que cumprir a dele. O cumprimento dessas depende se o homem cumprir certas regras e obrigações.
Aliança incondicional é aquela que Deus cumpre sua parte como prometido. O cumprimento dessas não depende do homem somente de Deus.
1. A Aliança Edênica (condicional)
É a aliança que Deus fez com Adão no Jardim do Éden. Ela delineia a responsabilidade do homem para com a criação e a direção de Deus a respeito da árvore do conhecimento do bem e do mal.
2. A Aliança Adâmica (condicional)
Também feita com Adão, incluía as maldições proferidas contra a humanidade por causa do pecado de Adão e Eva, assim como a provisão de Deus para esse pecado.
3. A Aliança Noética (incondicional)
É a promessa que Deus fez a Noé e seus descendentes depois do dilúvio que destruiu o mundo, que Ele jamais assim faria. Deus deu o arco-íris como sinal da aliança, a promessa de que toda a terra nunca mais teria um dilúvio e um lembrete de que Deus pode e vai julgar o pecado.
4. A Aliança Abraâmica (incondicional)
É a aliança estabelecida entre Abraão e o Deus que prometeu muitas coisas. Ele pessoalmente prometeu que faria o nome de Abraão grande, que Abraão teria inúmeros descendentes físicos, e que ele seria o pai de uma multidão de nações. Deus também fez promessas a respeito de uma nação chamada Israel. Uma outra provisão na Aliança Abraâmica é que as famílias do mundo seriam abençoadas através da linhagem física de Abraão.
5. A Aliança Mosaica (condicional)
Essa aliança trazia bênção direta de Deus pela obediência ou maldição direta de Deus pela desobediência sobre a nação de Israel. Uma parte da Aliança Mosaica eram os Dez Mandamentos e o resto da Lei, que continha mais de 600 comandos, cerca de 300 negativos e 300 positivos.
6. A Aliança Israelita (condicional)
A Aliança Israelita ou Palestina é também chamada de “Aliança da Terra”, porque nela Deus designou os limites que seriam dados a Israel. Jamais na história os hebreus ocuparam a totalidade deste território, o que nos leva a um cumprimento futuro para as profecias relacionadas à aliança incondicional entre Deus e o povo judeu.
7. A Aliança Davídica (incondicional)
A Aliança Davídica amplifica o aspecto da "semente" na Aliança Abraâmica. As promessas feitas a Davi nesta passagem são significativas. Deus prometeu que a linhagem de Davi duraria para sempre e que o seu reino jamais deixaria de existir permanentemente.
8. A Aliança de Deus com Salomão (condicional)
Salomão foi escolhido por Deus para construir o templo e para reinar sobre Israel. Ele prosperou em tudo o que fez. Por isso Deus quis fazer com ele uma aliança para que não se esquecesse da Aliança de Deus com Davi seu pai.
9. A Nova Aliança (condicional)
A Nova Aliança é um pacto feito primeiro com a nação de Israel e, no fim das contas, com toda a humanidade. Na Nova Aliança, Deus promete perdoar os pecados, e que haverá um conhecimento universal do Senhor. Jesus Cristo veio para cumprir a Lei de Moisés e criar uma nova aliança entre Deus e Seu povo.
2- Aliança incondicional e condicional.
A Aliança Incondicional é uma disposição
soberana de Deus, mediante a qual Ele estabelece um contrato incondicional ou
declarativo com o homem, obrigando-se em graça, por um juramento irrestrito, a
conceder, de sua própria iniciativa, bênçãos para aqueles com quem compactua
(Gn 12.1-4). A Aliança Condicional é uma proposta de Deus, em que, num contrato
condicional e mútuo com o ser humano, segundo condições preestabelecidas, Ele
promete conceder bênçãos especiais ao indivíduo, desde que este cumpra
perfeitamente certas condições, bem como executar punições precisas em caso de
não cumprimento (Dt 28). Assim, por meio de suas alianças, Deus firmou um
compromisso com o rei Davi de alcance mundial, que resultou no advento do
Senhor Jesus como Salvador, enviado por Deus ao mundo (Gl 4.4).
SINOPSE
III
Há
alianças condicionais e incondicionais na Bíblia que tornam conhecida a glória
de Deus entre as nações.
AUXÍLIO
BIBLIOLÓGICO
“O
CONCERTO DE DEUS COM OS ISRAELITAS
UM CONCERTO É DEFINIDO.
Um concerto é um acordo formal e obrigatório ou uma promessa entre duas partes. É como um contrato, mas, enquanto o contrato é um acordo legal que envolve termos específicos e requisitos, um concerto é um ‘acordo de vida’ em que as partes se comprometem uma com a outra. O casamento é uma forma de concerto. No caso do concerto de Deus com o seu povo, Ele promete ser o seu Deus, e eles prometem se reservar como o povo de Deus. O concerto se baseia nas leis e promessas de Deus para o povo e na fidelidade e obediência do povo a Deus. Enquanto os israelitas permanecessem em seu acordo de vida com Deus, teriam um relacionamento especial com Ele e teriam a vida e o propósito que Deus tencionava para eles. Por meio do seu concerto com os israelitas, Deus desejava que as outras nações reconhecessem os benefícios de seguir o único Deus verdadeiro, e desejassem fazer parte da sua comunidade de fé (veja Dt 4.6, nota). No futuro, por meio do Redentor prometido (isto é, o Salvador, Cristo) Deus convidaria as nações do mundo para também aceitar essas promessas. Nesse sentido, o concerto tinha uma ênfase missionária” (Bíblia de Estudo Pentecostal Edição Global. 1° ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2022, pp. 349-50).
CONCLUSÃO
Vimos
que o plano de Deus abrange toda a humanidade. Seu alvo é revelar a sua glória
a todos os povos. Por diversas vezes, Israel foi advertido pelos profetas para
não guardar a mensagem de salvação somente para si, mas proclama-la “entre as
nações a sua glória, entre todos os povos, as suas maravilhas” (Sl 96-3). Essa
é uma raiz muito importante do Antigo Testamento para entender as missões no
Novo, tema da próxima lição.
REVISANDO
O CONTEÚDO
1- Para que Deus chamou o povo de Israel?
O Pai chamou a nação de Israel para ser
um povo missionário. Dessa forma, os israelitas deveriam ser servos e
testemunhas de Deus (Is 42.5-7; 43.10- 13).
2- Em que Deus tornou Israel diante de outras nações?
Deus tornou Israel uma
bênção para as nações.
3- Quais os dois exemplos bíblicos, de acordo com a lição, que mostram Deus interessado em pessoas e nações estrangeiras?
O relato da viúva de Sarepta e
ode Jonas em Nínive.
4- O que são as alianças incondicional e condicional?
A aliança incondicional é a
disposição soberana de Deus em estabelecer um contrato incondicional ou
declarativa e irrestrita pela sua própria iniciativa; a aliança condicional é
um contrato condicional e mutuo com o ser humano.
5- O que Deus estabeleceu com o homem e qual foi o propósito disso?
Por meio de
suas alianças, Deus firmou um compromisso com o rei Davi de alcance mundial,
que resultou no advento do Senhor Jesus como Salvador.
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