PLANO
DE AULA
INTRODUÇÃO
O propósito deste trimestre é estudar a respeito da doutrina da Igreja segundo a sua origem, natureza e missão neste mundo, Eclesiologia. Nesta primeira lição, abordaremos o tema da origem da Igreja. Procuraremos responder as seguintes questões: Como o povo de Deus é formado na Bíblia? Como a Igreja foi planejada por Deus? O que a Igreja de fato é? Para tratar desses e outros assuntos, contaremos com o Pastor José Gonçalves, líder da Assembleia de Deus em Água Branca (PI), mestre em Teologia, graduado em Filosofia, escritor de diversas obras editadas pela CPAD e membro da Comissão de Apologética da CGADB.
2-
APRESENTAÇÃO DA LIÇÃO
A) Objetivos da Lição:
I) Descrever a trajetória do povo de Deus na Bíblia e na história;
II) Apresentara Igreja como criação divina;
III) Identificar a Igreja como a comunidade de salvos.
B) Motivação:
Uma das imagens bíblicas mais interessantes a respeito da Igreja
pode ser contemplada a partir desta expressão: “o Corpo de Cristo”. Tal
expressão revela que a Igreja não é uma mera associação, mas uma instituição
orgânica e divina que foi estabelecida pelo próprio Deus. Você se sente
conscientemente parte desse Corpo?
C) Sugestão de Método:
O primeiro tópico desta lição apresenta o desenvolvimento
do Povo de Deus ao longo da Bíblia. No Antigo Testamento, ele aparece como a
nação de Israel; no Novo, como a Igreja de Cristo. Para enfatizar o
desenvolvimento do conceito de Igreja, expanda o conteúdo do subtópico “Na
história cristã”, mostrando como esse conceito foi desenvolvido ao longo do
tempo. Para isso, consulte obras especializadas como “Deus e o Seu Povo”,
editada pela CPAD, e, a partir do conceito apresentado na lição, aprofunde o
conceito de Igreja ao longo da história com a classe. Você pode apresentar esse
conceito expandido da Igreja por meio de projeção digital ou de notas distribuídas
previamente a cada aluno.
3-
CONCLUSÃO DA LIÇÃO
A) Aplicação:
Só faz parte da Igreja, o Corpo de Cristo, quem é regenerado,
justificado, santificado pelo Senhor Jesus e selado pelo Espírito Santo. Aqui,
é muito importante afirmar que a natureza da Igreja é celestial, pois não nos
congregamos a ela por mera vontade humana, mas pela obra de Cristo na cruz
mediante ao arrependimento e fé, na força do Espírito Santo.
4-
SUBSÍDIO AO PROFESSOR
A) Revista Ensinador Cristão.
Vale a pena conhecer essa revista que traz
reportagens, artigos, entrevistas e subsídios de apoio à Lições Bíblicas
Adultos. Na edição 96,p.36, você encontrará um subsídio especial para esta
lição.
B) Auxílios Especiais:
Ao final do tópico, você encontrará auxílios que darão suporte na preparação de sua aula:
1) O texto “O Termo EKKLÊSIA”, localizado depois do primeiro tópico, aprofunda a compreensão técnica a respeito da origem bíblica da Igreja;
2) O texto “A Origem da Igreja”, ao final do segundo tópico, amplia a reflexão a respeito da origem da concreta da Igreja de Cristo.
Comentário Neweb
A origem da igreja
Eclesiologia, doutrina da teologia sistemática que estuda a origem, natureza e a missão da igreja. Vem de dois termos gregos, ekllesia e logos. O primeiro ekllesia, deriva eclesio que quer dizer assembléia. Ek, de “fora” e uma variação, kaleo “chamar”, resumindo o significado “chamar para fora”, no sentido de convocar para uma assembléia.
O segundo logos, deriva logia que quer dizer “lógica ou palavra”, que resume em “estuda da assembléia convocada. Sabemos biblicamente que Cristo morreu por todos os crentes que esperaram sua vinda, quer no novo testamento quanto no velho testamento. Ele veio cumprir a missão de resgatar o homem em relação a comunhão com Deus perdida desde a antiguidade com a entrada do pecado ao mundo, assim aqueles que creram na vinda do Messias embora no antigo pacto também fazem parte da igreja de Cristo como fazem aqueles crentes do novo pacto.
Isso demonstra a ideia de que o povo de Deus no sentido de congregação, igreja, está nos planos de Deus desde muito tempo. Israel é qahal, povo de Deus no sentido étnico, raça, povo, nação escolhida por Deus para lhe representar diante dos povos no antigo pacto. Separados com Abrãao para ser o povo de Deus. Ekllesia é igreja, e diferente do termo étnico, essa assembléia é composta por povos, nações e raças diferentes, no sentido de fazer um só povo, a igreja de Deus, Noiva do Cordeiro. Ekllesia reúne o povo que estava condenado a perdição, mas que fora alcançado por Cristo e seu sacrifício e agora fazem parte da igreja, o povo destinado a morar com Cristo por toda a eternidade.
Pra que possamos entender, muito embora a ideia de igreja remonte desde o antigo pacto, sua existência concreta e visível se dá após a plenitude dos tempos onde Cristo encarna, cumpre sua obra redentora, morre e ressuscita e logo após cumprindo-se os dias o Outro Consolador é enviado e no dia de Pentecostes Ele desce sobre os crentes reunidos em Jerusalém batizando-os com seu Espírito e com fogo.
Vejamos que à igreja, Jesus deixa duas ordenanças que fazem parte exclusiva ao seu povo como sua identidade; a santa ceia, memorial que relembra sua morte e redenção, e o batismo nas águas, que é o pacto de reconhecimento de que alguém se tornou nova criatura em Cristo. O povo separado, a igreja, está destinado a eternidade com Cristo, sua origem se dá em Deus, pois foi Ele quem a projetou, criou e a sustenta; sua missão é divulgar as obras de Deus, o caminho da salvação que está em Cristo, e levar as boas novas do evangelho no poder do Espírito Santo que a sela no seu batismo.
Essa é a origem da igreja de Cristo.
Neweb
INTRODUÇÃO
Uma rápida leitura do Novo Testamento é suficiente para percebermos o que a Igreja é de fato e que importância ela tem. Para os apóstolos e os primeiros cristãos a Igreja era relevante. Paulo, por exemplo, a denominou de “coluna e firmeza da verdade” (1 Tm 3.15); e Pedro a chamou de “geração eleita” (1 Pe 2.9). Nesta lição, mostraremos o que a Bíblia, de fato, revela sobre a Igreja de Deus. Veremos que a ekklesia (O termo ekklesia é formado pelo prefixo ek, “fora de”, e por uma forma do verbo kaleo, “chamar”. Por isso esse termo possui o sentido de “chamar para fora” no sentido de convocar para uma assembléia. Eclesiologia.), a Igreja de Deus, longe de ser meramente uma associação de pessoas, é uma instituição divina.
Palavra-Chave: Igreja
I
– O POVO DE DEUS NA BÍBLIA E NA HISTÓRIA
1- No Antigo Testamento.
O termo hebraico qahal é usado para se referir a um ajuntamento do povo de Deus debaixo do Antigo Pacto. Nesse aspecto, o seu uso é o de “uma convocação para uma assembleia” ou “o ato de reunir-se em assembleia”. Dessa forma, qahal é descrito como o povo reunido (Dt 4.10); congregação do povo (Jz 20.2); multidão (1 Sm 17.47 – NAA); congregação (1 Rs 8.22); congregação de Israel (1 Cr 13.2) e grande ajuntamento (Ne 5.7). O termo qahal, portanto, no contexto do Antigo Testamento, se refere ao Israel étnico, uma nação que se juntava ou reunia tanto com fins cúlticos ou não.
(O Texto Massorético - é o texto hebraico e aramaico autorizado dos 24 livros do Tanakh no Judaísmo Rabínico . O Texto Massorético define o cânone judaico, usa o termo qahal , "convocado [grupo]"; a Septuaginta geralmente usa o termo grego koiné, ekklesia, que significa "grupo convocado).
2- No Novo Testamento.
O termo grego ekklesia se refere à igreja cristã. Contudo, no contexto neotestamentário (O Neotestamentário é uma parte do cânon cristão que compreende os livros do Novo Testamento da Bíblia. Essa coleção de escritos sagrados é considerada pelos cristãos como uma fonte essencial de ensinamentos e orientações para a fé e a prática religiosa. O termo “Neotestamentário” deriva do grego “neos”, que significa “novo”, e “testamentum”, que significa “aliança” ou “testamento”. Portanto, o Neotestamentário é uma referência à nova aliança estabelecida por Jesus Cristo com a humanidade.), o seu sentido diferirá do que lhe é dado no Antigo Testamento, tanto na forma como na função. Não é apenas uma raça ou nação, mas todos aqueles, de diferentes raças e nações, que foram comprados pelo sangue de Cristo (Ef 3.6; At 20.28; Ap 5.9). Assim, o seu sentido no Novo Testamento é majoritariamente sacro, isto é, de uma assembleia de crentes que se juntaram para adorar a Deus (At 12.5; 13.1). Não é apenas um ajuntamento de pessoas, mas uma assembleia de crentes regenerados que se reúnem para adorar a Deus. Jesus, por exemplo, usou o termo ekklesia com um sentido exclusivo – o povo adquirido pelo seu sangue (Mt 16.18). Dessa forma, o uso paulino de ekklesia, nas suas epístolas, designa sempre a comunidade dos salvos. Assim vemos Paulo saudando a igreja (1 Co 1.2); ensinando as igrejas (1 Co 7.17); disciplinando o uso dos dons na adoração da igreja (1 Co 14.4,5,12,19,23,28,33,34,35) e dando diretrizes à igreja (1 Co 16.1).
3- Na história cristã.
Há quem creia que a Igreja subsiste (Significa que algo ou alguém continua ser, existir, estar com vida ou conservar a força) governada pelo sucessor de Pedro e pelos bispos em comunhão com ele. Evidentemente, a tradição protestante rejeita esse conceito, visto que ele não reflete o contexto do Novo Testamento onde a figura do sucessor de Pedro é totalmente estranha e desconhecida. Após a Reforma do século XVI a tradição protestante procurou dar um sentido bíblico e mais preciso a respeito do que uma igreja é de fato. Em uma grande denominação protestante histórica, a Igreja é definida como “uma congregação local de pessoas regeneradas e batizadas após profissão de fé”. ( “Igreja é uma congregação local de pessoas regeneradas e batizadas após profissão de fé. (...) Tais congregações são constituídas por livre vontade dessas pessoas, com a finalidade de prestarem culto a Deus, observarem as ordenanças de Jesus, meditarem nos ensinamentos da Bíblia para a edificação mútua e para a propagação do evangelho.”Este texto faz parte da doutrina número VIII da Convenção Batista Brasileira. ) Por outro lado, de acordo com um documento de uma grande denominação pentecostal americana, entendemos a Igreja como “o corpo de Cristo, a habitação de Deus através do Espírito Santo, com divinas nomeações para cumprimento de sua Grande Comissão onde cada crente, nascido do Espírito, é parte integrante da Assembleia Universal e da Igreja dos primogênitos, que estão inscritos no Céu” (Ef 1.22,23; 2.22; Hb 12.23).
(Doutrina da fé da igreja católica romana onde se diz que o papa é sucessor de Pedro e que a igreja se sustenta sob O Primado do Sucessor de Pedro.)
SINOPSE
I
O desenvolvimento do povo de Deus é mostrado ao longo da Bíblia e da história cristã.
AUXÍLIO
TEOLÓGICO
O TERMO EKKLÊSIA
“Jesus assevera, em Mateus 16.18: ‘Edificarei a minha igreja’.
Esta é a primeira entre mais de cem referências no Novo Testamento que empregam
a palavra grega primária para ‘igreja’: ekklêsia, composta com a preposição ek
(“fora de”) e o verbo kaleõ (“chamar”). Logo, ekklêsia denotava originalmente
um grupo de cidadãos chamados e reunidos, visando um propósito específico. O
termo é conhecido desde o século V a.C., nos escritos de Heródoto, Xenofontes,
Platão e Eurípedes. Este conceito de ekklêsia prevalecia especialmente na
capital, Atenas, onde os líderes políticos eram convocados como assembleia
constituinte até quarenta vezes por ano.
1-
O uso secular do termo também aparece no Novo Testamento. Em Atos 19.32,41, por
exemplo, ekklêsia refere-se à turba enfurecida de cidadãos que se reuniu em
Éfeso para protestar contra os efeitos do ministério de Paulo.
2- Na maioria das vezes, porém, o termo tem uma aplicação mais sagrada e refere-se àqueles que Deus tem chamado para fora do pecado e para dentro da comunhão do seu Filho, Jesus Cristo, e que se tornaram “concidadãos dos santos e da família de Deus” (Ef 2.19). Ekklesia é sempre empregada às pessoas e também identifica as reuniões destas para adorar e servir ao Senhor” (HORTON, Stanley. Teologia Sistemática: Uma Perspectiva Pentecostal. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2023, p.536).
Escola Bíblica︱1º Trimestre de 2024︱Adultos O Corpo de Cristo – Origem, Natureza e Missão da Igreja no Mundo︱Neweb︱Compromisso com a Palavra
II
– A IGREJA COMO CRIAÇÃO DIVINA
1- A Igreja como um ideal de Deus.
Desde a eternidade, a Igreja estava no coração de Deus e foi idealizada por Ele. Em sua essência, ela é um projeto divino: “Como também nos elegeu nele [Cristo] antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor” (Ef 1.4).Na sua Carta aos Efésios, o apóstolo Paulo fala de um “mistério” que estava oculto (Ef 3.3-6). Esse mistério que fora revelado era exatamente a Igreja! Na mente de Deus, portanto, a Igreja já existia. O amor de Deus fez com que Ele provesse um plano para salvar o homem caído. Assim, Cristo amou a Igreja e se entregou por ela (Ef 5.25).
( A ideia de igreja remonta aos tempos do antigo testamento, pois desde então havia um plano divino de restaurar um povo caido do pecado. Embora os hebreus fossem o povo escolhido por Deus para lhe representar aqui na terra, esse povo não obedeceu a Deus como deveria, mas desde os primeiros relatos da história da humanidade, desde Adão, o plano da igreja já foi traçado, pois seria através dela que Deus em Cristo se revelaria ao mundo. Em Pentecoste vemos a corporação desse plano.
Corporação: Corporação é um grupo de pessoas que age como se fosse um só “corpo”, uma só pessoa, buscando um objetivo comum. Essas pessoas seguem as mesmas regras, diretrizes e estatutos.)
2- A Igreja como uma realidade concreta.
Como vimos, a Igreja não ficou apenas na mente de Deus; ela passou a existir de uma forma concreta. O início da Igreja acontece na plenitude dos tempos: “mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei” (Gl 4.4). Dessa forma, Deus faz “congregar em Cristo todas as coisas, na dispensação da plenitude dos tempos” (Ef 1.10). Então, surge a pergunta: “Quando a Igreja passou a existir de fato? Quando ela se estabeleceu na sua forma concreta?” A maioria dos teólogos defende que foi no Pentecostes. A Igreja, por exemplo, não é citada nos Evangelhos de Marcos, Lucas e João. Mateus fala de sua existência, mas como um evento futuro (Mt 16.18).
(Plenitude dos tempo se entende do momento em que Deus traçou na história humana pra que Cristo viesse ao mundo para cumprir todo plano divino de restauração da humanidade com Deus. “mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei”. Nascido de mulher, sendo 100% homem, e 100% Deus Ele estabeleceu que após a sua ressurreição, Ele enviaria o Outro Consolador para que estivesse pra sempre com aquele povo que continuaria com sua obra redentora no mundo. Esse povo que fora chamado do pecado para se congregar em comunhão e união, seria aquele povo denominado de igreja, assembleia dos santos. Portanto a ideia visível de igreja se dá após Cristo vir ao mundo.)
3- A Igreja no Pentecostes.
Depois do Pentecostes, Lucas destaca que “todos os dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar” (At 2.47). Dessa forma, a Igreja, que existia apenas no coração e na mente de Deus, se tornava uma realidade concreta quando o Espírito Santo é derramado no Pentecostes após a ressurreição de Jesus (At 2.1,2).
(A descida do Espírito Santo no dia de Pentecoste de fato é o marco inicial da congregação da igreja).
SINOPSE
II
A Igreja surgiu como o ideal de Deus na eternidade e tornou-se realidade concreta no Pentecostes.
AUXÍLIO
TEOLÓGICO
A ORIGEM DA IGREJA
“Várias são as razões para crermos que a Igreja teve sua origem, ou pelo menos foi publicamente reconhecida pela primeira vez, no dia de Pentecostes. Embora na era pré-cristã Deus certamente se associasse a uma comunidade pactual de fiéis, não há evidências claras de que o conceito de Igreja existisse no período do Antigo Testamento. Ao citar expressamente ekklêsia pela primeira vez (Mt 16.18), Jesus falava de algo que iniciaria no futuro (‘edificarei’ [gr. oikodomêsõ] é um verbo no futuro simples, não uma expressão de disposição ou determinação). Na condição de corpo de Cristo, é natural que a Igreja dependa integralmente da obra concluída por Ele na Terra (sua morte, ressurreição e ascensão) e da vinda do Espírito Santo (Jo 16.7; At 20.28; 1 Co 12.13). Millard J. Erickson observa que Lucas não emprega ekklêsia no seu evangelho, mas a palavra aparece 24 vezes em Atos dos Apóstolos. Este fato sugere que Lucas não tinha nenhum conceito da presença da Igreja antes do período abrangido em Atos. Imediatamente após aquele grande dia em que o Espírito Santo foi derramado sobre os crentes reunidos, a Igreja começou a propagar poderosamente o Evangelho, conforme fora predito pelo Senhor ressurreto em Atos 1.8. A partir daquele dia, a Igreja continuou a propagar-se e a aumentar no mundo inteiro, mediante o poder e orientação daquele mesmo Espírito Santo” (HORTON, Stanley. Teologia Sistemática: Uma Perspectiva Pentecostal. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2023, p.538,39).
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III
– A IGREJA COMO A COMUNIDADE DOS SALVOS
1- Regenerados pelo sangue de Cristo.
No Pentecostes, o apóstolo Pedro disse: “Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para perdão dos pecados” (At 2.38). Com essas palavras, o apóstolo Pedro estava dizendo como se dá o ingresso de uma pessoa na Igreja, ou seja, por meio do arrependimento e do batismo . A Igreja é uma comunidade cristã formada por pessoas regeneradas que fizeram uma pública profissão de fé. O ingresso de alguém à Igreja não se dá por adesão, mas pela conversão. É exatamente esse o sentido da palavra grega metanoeo, traduzida aqui por arrependimento. Significa uma mudança de mente. Assim, a Igreja é formada por pessoas que estavam no pecado, a caminho da condenação eterna, mas que, graças ao Evangelho, tiveram suas vidas transformadas.
(A igreja é formada por pessoas que viviam no pecado, mas que ao se arrependerem, confessarem seus pecados e foram perdoadas por Deus e ingressaram agora no corpo de Cristo, a igreja. Após isso essas pessoas são submetidas a um ato de fé que comunica o seu arrependimento e sua conversão, o batismo nas águas, uma ordenança de Cristo que aponta para o relacionamento intimo dessa pessoa para com Jesus.)
2- Selados pelo Espírito Santo.
Já foi dito que a Igreja tem sua origem no dia de Pentecostes (Pentecostes é o nome grego de uma das três principais festas de Israel, chamada no Antigo Testamento de “Festa das Semanas”. Foi no também no dia de Pentecostes que o Espírito Santo foi derramado conforme prometido nas Escrituras, marcando a expansão da Igreja com a pregação do Evangelho em todo o mundo.(Site: Estilo Adoração). Por meio do Espírito de Deus, somos batizados no Corpo de Cristo, a Igreja, então, passamos a fazer parte dela. É exatamente isso o que o apóstolo Paulo diz aos Coríntios na sua Primeira Carta: “Pois todos nós fomos batizados em um Espírito, formando um corpo, quer judeus, quer gregos, quer servos, quer livres, e todos temos bebido de um Espírito” (1 Co 12.13).
3- O Batismo de Cristo e do Espírito.
O apóstolo Pedro, que exortou os presentes no dia Pentecostes a se arrependerem, também disse: “e recebereis o dom do Espírito Santo” (At 2.38). Assim, podemos afirmar que Cristo batizou os crentes com o Espírito Santo e com fogo, um batismo de capacitação (At 1.4), enquanto o Espírito os batizou no Corpo de Cristo, um batismo de iniciação, formando a Igreja (1 Co 12.13).
(O batismo no Espírito Santo é o revestimento de poder com a evidência em falar em línguas estranhas, capacitação do Espírito Santo aos crentes em Jesus).
SINOPSE
III
Como comunidade dos salvos, a Igreja é a reunião dos regenerados pelo sangue de Cristo e selados pelo Espírito.
CONCLUSÃO
Nesta lição vimos como surgiu a Igreja fundada por Jesus Cristo. Ela existiu, primeiramente, no plano de Deus até se estabelecer no Novo Testamento após a morte, ressurreição de Cristo e a infusão dos Cristãos no Corpo de Cristo por meio do Espírito Santo. A Igreja, portanto, não foi idealizada por homem algum, nem tampouco está fundada sobre teses humanas. O seu fundamento é Cristo, que é a cabeça da Igreja. Por isso, é um grande privilégio fazer parte da Igreja, o Corpo de Cristo.
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REVISANDO
O CONTEÚDO
1- A que se refere o termo hebraico qahal no contexto do Antigo Testamento?
O
termo qahal, portanto, no contexto do Antigo Testamento, se refere ao Israel
étnico, uma nação que se juntava ou reunia tanto com fins cúltico ou não.
2- A que se refere o termo grego ekklesia no sentido do Novo Testamento?
O
termo grego ekklesia se refere a igreja cristã.
3- Onde a Igreja estava desde a eternidade?
Desde a eternidade a Igreja estava
no coração de Deus e foi idealizada por Ele.
4- Como se dá o ingresso de uma pessoa à Igreja?
O ingresso de alguém à Igreja
não se dá por adesão, mas pela conversão.
5- Por meio de quem somos batizados no Corpo de Cristo e passamos a fazer parte da Igreja?
Por meio do Espírito de Deus somos batizados no Corpo de Cristo, a Igreja, então, passamos a fazer parte dela.
Pb. Rogério Faustino
Neweb
Compromisso com a Palavra
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