TEXTO ÁUREO
“E disse-lhes: Ide por todo o mundo,
pregai o evangelho a toda criatura.” (Mc 16.15)
VERDADE PRÁTICA
A ordem imperativa de Jesus aos seus
discípulos aponta para a universalidade da pregação do Evangelho no mundo.
LEITURA DIÁRIA
Segunda – Mt 9.37,38 A seara é a grande
e são poucos os ceifeiros.
³⁷ Então Jesus disse aos seus discípulos:
— A seara é grande, mas os trabalhadores são poucos.
³⁸ Por isso, peçam ao Senhor da seara que mande trabalhadores para a sua seara.
Mateus 9:37,38
Terça – Rm 15.20 Esforçando-se para
pregar onde Cristo não foi anunciado.
²⁰ esforçando-me, deste modo, por pregar o evangelho, não onde Cristo já foi anunciado, para não edificar sobre alicerce alheio.
Romanos 15:20
Quarta – Lc 24.49; At 1.8 Cheios do
Espírito para cumprir a Grande Comissão.
⁴⁹ Eis que envio sobre vocês a promessa de meu Pai; permaneçam, pois, na cidade, até que vocês sejam revestidos do poder que vem do alto.
Lucas 24:49
⁸ Mas vocês receberão poder, ao descer sobre vocês o Espírito Santo, e serão minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria e até os confins da terra.
Atos 1:8
Quinta – Gn 3.15; 6.11-14; Gn 12.3 Deus
deseja alcançar os povos do mundo inteiro.
¹⁵ Porei inimizade entre você e a mulher, entre a sua descendência e o descendente dela. Este lhe ferirá a cabeça, e você lhe ferirá o calcanhar.
Gênesis 3:15
¹¹ A terra estava corrompida à vista de Deus e cheia de violência.
¹² Deus olhou para a terra, e eis que estava corrompida; porque todos os seres vivos haviam corrompido o seu caminho na terra.
¹³ Então Deus disse a Noé:
— Resolvi acabar com todos os seres humanos, porque a terra está cheia de violência por causa deles. Eis que os destruirei juntamente com a terra.
¹⁴ — Faça uma arca de tábuas de cipreste. Nela você fará compartimentos e a revestirá com betume por dentro e por fora.
Gênesis 6:11-14
³ Abençoarei aqueles que o abençoarem e amaldiçoarei aquele que o amaldiçoar. Em você serão benditas todas as famílias da terra.
Gênesis 12:3
Sexta – At 9.15; 16.5; 22.14,15,21 A
missão da Igreja de expandir o Reino de Deus em todas as nações.
¹⁵ Mas o Senhor disse a Ananias:
— Vá, porque este é para mim um instrumento escolhido para levar o meu nome diante dos gentios e reis, bem como diante dos filhos de Israel.
Atos 9:15
⁵ Assim, as igrejas eram fortalecidas na fé e, dia a dia, aumentavam em número.
Atos 16:5
¹⁴ Então ele disse: "O Deus de nossos pais escolheu você de antemão para conhecer a vontade dele, ver o Justo e ouvir a voz dele.
¹⁵ Porque você terá de ser testemunha dele diante de todos, anunciando as coisas que você tem visto e ouvido.
²¹ Mas ele me disse: "Vá, porque eu o enviarei para longe, aos gentios."
Atos 22:14,15,21
Sábado – Lc 24.46-49 Arrependimento para o perdão.
⁴⁶ E disse-lhes:
— Assim está escrito que o Cristo tinha de sofrer, ressuscitar dentre os mortos no terceiro dia,
⁴⁷ e que em seu nome se pregasse arrependimento para remissão de pecados a todas as nações, começando em Jerusalém.
⁴⁸ Vocês são testemunhas destas coisas.
⁴⁹ Eis que envio sobre vocês a promessa de meu Pai; permaneçam, pois, na cidade, até que vocês sejam revestidos do poder que vem do alto.
Lucas 24:46-49
À messe vamos, com amor,
A proclamar a salvação
De Cristo e o Seu perdão;
Pois trabalhemos por amor
De Cristo, nosso Salvador,
Que por nós o sangue derramou,
E no Calvário expirou.
Breve, tudo findará, não se poderá segar;
Vinde crentes, vinde trabalhar.
E, sem temor, as novas dai
E a bandeira levantai
Em nossas mãos Deus confiou,
A graça que nos enviou.
As novas dai, não vacileis,
Que a vitória obtereis.
Se não falardes de Jesus,
Alguns jamais verão a luz.
Ainda hoje há perdão,
O mundo jaz na perdição,
Oh! não desprezeis o favor
Do amoroso Salvador
Autor ou Tradutor: P.L.M Paulo Leivas Macalão
Mateus 28:19,20
19 – Portanto, ide, ensinai todas as
nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;
20 – ensinando-as a guardar todas as
coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até
à consumação dos séculos. Amém!
Marcos 16:15-18
15 – E disse-lhes: Ide por todo o
mundo, pregai o evangelho a toda criatura.
16 – Quem crer e for batizado será
salvo; mas quem não crer será condenado.
17 – E estes sinais seguirão aos que
crerem: em meu nome, expulsarão demônios; falarão novas línguas;
18 – pegarão nas serpentes; e, se
beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e imporão as mãos
sobre os enfermos e os curarão.
PLANO DE AULA
1- INTRODUÇÃO
O tema deste trimestre é a obra
missionária. Estudaremos a seguinte temática: “Até os Confins da Terra:
Pregando o Evangelho a Todos os Povos até a Volta de Cristo”. Veremos que a
obra de Missões envolve evangelização local e transcultural, bem como a
formação de missionários. Nesta primeira lição, trataremos Missões sob um
enfoque etnocêntrico, ou seja, a relação da Grande Comissão com as Missões
Transculturais. Para tratar desses e outros assuntos, contaremos com o auxílio
do pastor Wagner Gaby, líder da Assembleia de Deus em Curitiba (PR),
conferencista, advogado, escritor de obras da CPAD, entre elas: As Doenças do
Século, Planejamento e Gestão Eclesiástica, Relações Públicas para Líderes
Cristãos e As Parábolas de Jesus, todas publicadas pela CPAD.
2- APRESENTAÇÃO DA LIÇÃO
A) Objetivos da Lição:
I) Conceituar “A Grande Comissão”;
II) Explicar Missões Transculturais;
III) Afirmar a visão global do Evangelho
no mundo.
B) Motivação:
Você já ouviu falar na expressão
“Grande Comissão”? Essa expressão traz consigo uma ideia de comissionamento
para algo, ou seja, um chamado a desempenhar uma ação. Aqui, percebemos que a
Grande Comissão de Jesus para nós tem a ver com Missões Transculturais e, a
partir daí, desenvolvemos uma percepção global na causa do Evangelho. Que tal
você começar a pensar em um país específico que poderia ser alcançado pelo
Evangelho de Cristo?
C) Sugestão de Método:
Como introdução ao tema geral deste
trimestre, e com o auxílio de sites especializados ou livros de História de
Missões, traga um panorama de Missões ao longo dos séculos. Mostre como o
Evangelho chegou às nações ao longo dos séculos. É muito importante que seus
alunos tenham uma noção clara do desenvolvimento da história das Missões
Transculturais no mundo.
3- CONCLUSÃO DA LIÇÃO
A) Aplicação:
Esta primeira lição nos convida a
meditar a respeito da universalidade de nossa responsabilidade missionária, o
compromisso fiel com a evangelização e o discipulado no mundo. Que possamos nos
comprometer com a causa do Evangelho em nosso bairro, cidade, estado, país e no
mundo.
4- SUBSÍDIO AO PROFESSOR
A) Revista Ensinador Cristão.
Vale a pena conhecer essa revista que
traz reportagens, artigos, entrevistas e subsídios de apoio à Lições Bíblicas
Adultos. Na edição 95, p.36, você encontrará um subsídio especial para esta
lição.
B) Auxílios Especiais:
Ao final do tópico, você encontrará
auxílios que darão suporte na preparação de sua aula:
1) O texto “A Tarefa Missionária é
Bíblica”, localizado depois do primeiro tópico, aprofunda a reflexão a respeito
da Grande Comissão da Igreja de Cristo;
2) O texto “O Chamado para o
discipulado”, ao final do tópico três, amplia a reflexão a respeito da tarefa
da Igreja de Cristo na obra de evangelização mundial.
INTRODUÇÃO
Neste trimestre, estudaremos a respeito da obra missionária. É um convite a refletir sobre o imperativo de nosso Senhor Jesus para pregar o Evangelho a toda a criatura. Por isso, nesta primeira lição, nosso propósito é esclarecer a respeito da Grande Comissão ( A passagem que fala a respeito da ordem é Mateus 28:18-20, essa ordem foi dada por Jesus para que a igreja saísse e fizesse discípulos em todo mundo. É o ide e ensinar e fazer discípulos.), conceituar e desenvolver o tema das Missões Transculturais e apresentar uma visão global da mensagem do Evangelho no mundo. Veremos que missões é uma ordem divina e que Deus conta com cada crente para dizer “sim” à obra que Ele iniciou por intermédio de seu Filho, o Senhor Jesus Cristo.
Do Neweb
Enfoque etnocêntrico e as Missões Transculturais
Enfoque etnocêntrico é o modo de ver a cultura ou etnia de outros povos diferentes e inferiores a sua, ou melhor dizendo, é o modo de enxergar e considerar que a sua cultura e seus valores são melhores e superiores a de outros povos, nações e etnias.
Quando tratamos da Grande Comissão e Missões Transculturais esse enfoque etnocêntrico deve ser entendido de modo que todos nós somos iguais e merecedores das boas novas, que Cristo veio pra todos os homens diferentes de sua cultura, etnia, nação, tribo e língua.
A mensagem do evangelho é a mesma, porém a maneira como a pregamos em missões transculturais é que muda. A dinâmica muda, mas a essência da mensagem é levar o pecador a conhecer Cristo.
Devemos olhar pra o mundo como todos sendo necessitados de ouvir a mensagem do evangelho, agora como vamos interagir pra anunciar a palavra de Deus na cultura, nos hábitos e costumes diferentes do que vemos é que me diram o sucesso ou não do trabalho missionário.
Sabemos que o trabalho é arduo, duro e que requer dedicação, empenho, renúncia e entrega de forma sábia e inteligente a fim de que possamos levar muitas vidas ao encontro de Jesus.
Todos os homens são iguais diante de Deus em suas culturas, hábitos e costumes diferentes. Todos carecem de ouvir o evangelho e crer em Jesus como Salvador.
Em Cristo,
Neweb
Palavra-Chave: ETNIA
I – A GRANDE COMISSÃO
1- O que é a Grande Comissão?
É o mandamento do Senhor para a sua
Igreja proclamar o Evangelho a todas as nações. Esse mandamento tem rastros no
Antigo Testamento (Is 45.22; cf. Gn 12.3) e está fundamentado no Novo (Mt
9.37,38; 28.19; At 1.8). Dessa forma, a Grande Comissão pode ser melhor
compreendida como uma ordem pós-ressurreição de Jesus Cristo dada aos seus
discípulos (Mt 28.18-20; Mc 16.15-20; Lc 24.46-49; Jo 20.21-23; At 1.4,5,8). A
respeito dela, James Hudson Taylor, missionário inglês na China por 51 anos,
disse: “A Grande Comissão não é uma opção a ser considerada. É um mandamento a
ser obedecido”.
2- A questão cultural.
O “Ide” de Jesus significa também atravessar fronteiras. Nesse caso, anunciar o Evangelho em uma cultura diferente é o grande desafio da obra missionária. Logo, não devemos desprezar a cultura de um povo a quem pretendemos evangelizar, nem impingir-lhe ( obrigar alguém a fazer algo) a nossa (1 Co 1.1,2). Entretanto, a cultura de um povo deve ser avaliada e provada pelas Escrituras. Se por um lado a cultura é rica em beleza e bondade, pois o homem foi criado à imagem e semelhança de um Deus bom e amoroso; por outro, em consequência da Queda ( É o registro feito pela biblia sagrada onde o primeiro casal, Adão e Eva desobedeceram a ordem divina.), ela foi manchada pelo pecado e, em parte, dominada por ações demoníacas. Portanto, estejamos prontos a pregar o Evangelho além de nossas fronteiras! Preparemo-nos para esse desafio!
3- A ordem de fazer discípulos em todas
as nações.
A palavra “nação” é a tradução do termo
ethnos, que se refere a grupos étnicos e não primariamente a países. Um país é
uma nação politicamente definida, já a etnia é um povo culturalmente definido
com uma língua e uma cultura próprias. De acordo com alguns museólogos, há no
mundo 24.000 etnias. Quase a metade desse total ainda não foi evangelizada.
Será que isso não nos comove? Há milhões de pessoas que ainda não ouviram o
Evangelho de Cristo. É urgente e imperioso o clamor do apóstolo Paulo:
“Esforçando-me deste modo, por pregar o evangelho, não onde Cristo já foi
anunciado” (Rm 15.20 – NAA).
Dados Povos Não Alcançados (PNA):
Povos não Alcançados (PNA) é o termo utilizado para se referir aos povos que são menos alcançados pelo evangelho de Cristo ao redor do mundo.
(MISSÃO ETNOS)
40% da população mundial ainda não tiveram a oportunidade de aprender sobre o Evangelho. São cerca de 3,2 bilhões de pessoas que ainda não ouviram as Boas Novas de Jesus Cristo.
(GOSPEL PRIME)
Eis aqui um resumo das estatísticas:
3% dos missionários vão para locais não alcançados; 97% vão para locais já alcançados ou não evangelizados.[5]
87% de todos os muçulmanos, hindus e budistas do mundo não conhecem um cristão pessoalmente.[6]
Os 1,9 bilhão de muçulmanos do mundo têm apenas 5 mil missionários: um missionário para cada 400 mil muçulmanos. O Brasil, contudo, recebeu 20 mil missionários em 2010.[7]
95% dos 5,5 milhões de obreiros cristãos em tempo integral estão atuando no mundo cristianizado.
82% de todas as doações de cristãos são direcionadas ao ministério da igreja local e gastos com a própria congregação local e seus pastores. Apenas 1,7% é direcionado para os povos não alcançados.
(LAUSANNE MOVEMENT)
Das 340 etnias indígenas reconhecidas em nosso país 27 delas são completamente isoladas e 10 são parcialmente isoladas. Além disso ainda há outras 35 etnias que estão em risco de extinção (por terem menos de 35 indivíduos).
Das 340 etnias existentes no Brasil, 121 delas são pouco ou não evangelizadas. Destas, 74 tem acesso viável, com permissão para entrada ou possibilidade geográficas de alcance. O que faltam são cristãos dispostos a servir ali.
(MISSÃO KAIRÓS)
Com base no quadro abaixo, chegamos a conclusão que, dos 16.300 povos que existem no mundo hoje, cerca de 6.500 são Povos Não Alcançados (critério do Joshua Project). Ou seja, mais de um terço (37%, do gráfico a seguir) ainda carecem de ser alcançados com o evangelho do Senhor Jesus.
(MISSÃO AMIDE)
4- A eficácia e os objetivos da Grande
Comissão.
Para ser eficaz e cumprir os seus
objetivos, a Grande Comissão deve ser executada por pessoas cheias do poder do
Espírito Santo (Lc 24.49; At 1.8), pois é Ele que convence a pessoa do pecado
(Jo 16.8), regenera o pecador (Tt 3.5) e capacita os homens a confessarem Jesus
como Senhor (1 Co 12.3).
Nesse sentido, a Igreja estará pronta
para atingir os seguintes objetivos da Grande Comissão:
▶️ 1) Proclamar o Evangelho em palavras e
ações a toda criatura;
▶️2) Discipular os novos convertidos,
tornando-os fiéis seguidores de Cristo;
▶️ 3) Integrá-los espiritual e socialmente
na igreja local, a fim de que cresçam na graça e no conhecimento por intermédio
da ação do Espírito Santo em sua vida, desfrutando sempre da comunhão dos
santos.
SINOPSE I
A Grande Comissão é um chamado para
anunciar o Evangelho a cada criatura e em qualquer lugar.
AUXÍLIO MISSIOLÓGICO
“A TAREFA MISSIONÁRIA É BÍBLICA
[…] O que se aplica a missões é
certamente aplicável ao missionário. Não somos enviados como missionários
meramente para propósitos de amizade ou para demonstrar a singularidade dos
cristãos no corpo de Cristo. Essas são verdades preciosas e pertencem ao
domínio da genuína vida cristã, mas somos enviados principalmente para
compartilhar com o mundo os grandes benefícios do cristianismo. Somos
testemunhas de Cristo; somos embaixadores de Cristo; somos pregadores do
Evangelho de Deus e portadores da mensagem de Deus para a humanidade. Nossa
mensagem está contida em um livro, a Bíblia. Felizmente, suportamos o desdém do
mundo por sermos pessoas de um Livro, os mensageiros de uma mensagem antiga. O
desafio de um cristão é ser um ‘missionário’, um ‘enviado’, comissionado pelo
Espírito Santo através da igreja (At 13.4) para ser testemunha de Cristo e
proclamar a mensagem revelada do ato redentor de Deus em Cristo Jesus. Isso,
claro, requer um conhecimento absoluto da mensagem como é encontrada na Bíblia,
e uma familiarização íntima e pessoal com Cristo” (PETERS, George W. Teologia
Bíblica de Missões. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2000, p.195).
II – MISSÕES TRANSCULTURAIS
1- Conceito.
O prefixo trans vem do latim e tem o sentido de “movimento para além de” e “através de”. Em linhas gerais, Missões Transculturais ( Definição de Missões Transculturais: Quando alguém leva o evangelho para um grupo de pessoas que tem acesso à palavra de Deus. Na maioria dos casos, suas culturas e idiomas são tão diferentes que não conseguem entender a mensagem na língua nacional. - adalagoas.com.br) são transpor uma cultura para levar a mensagem do Evangelho. Essa mensagem não pode se restringir a uma cultura somente, mas alcançar todos os quadrantes da Terra, onde quer que esteja uma etnia que ainda não tenha ouvido falar das Boas-Novas.
2- Visão transcultural da Bíblia.
Quando se fala em missões
transculturais, a Bíblia Sagrada é o padrão a ser seguido. O Antigo Testamento
registra a revelação de um Deus missionário. Em pelo menos três ocasiões
específicas, no livro de Gênesis, Ele tratou com toda a humanidade e não
somente com uma nação (Gn 3.15; 6.11-14; Gn 12.3). Nesse sentido, Missões
Transculturais têm esse mesmo apelo e são parte fundamental da missão da
Igreja, pois esta é uma agência executiva de missões. Deus não escolheu outra
instituição, por mais poderosa financeiramente que seja para esse
empreendimento. Entretanto, Ele escolheu a sua Igreja, estabelecendo-a na Terra
com a missão de expandir seu reino para todas as nações (At 9.15; 16.5;
22.14,15,21; 26.16-18).
3- Barreiras nas Missões
Transculturais.
Há barreiras complexas para a
evangelização do mundo e a Igreja precisa conhecê-las e preparar-se para
realizar sua tarefa missional. As barreiras são inúmeras.
Vejamos:
▶️ a) Barreiras Geográficas: Novas nações e novas culturas:
▶️ a) Barreiras Culturais: Valores de vida, costumes e hábitos;
▶️ a) Barreiras Econômicas: Diferenças de moeda e comércio;
▶️ a) Barreiras Linguística: As línguas nativas;
▶️ a) Barreiras religiosas: As línguas nativas; Islamismo, ateísmo, materialismo, secularismo etc. Os apóstolos enfrentaram essas mesmas barreiras. Mas, na força do Espírito Santo, o Evangelho saiu de Jerusalém e alcançou os “confins da Terra”. Esse mesmo Espírito está com a Igreja do presente século para confirmar a nobre missão de proclamar o Evangelho.
VEJO OS DADOS DA IGREJA PERSEGUIDA, 2023
FONTE PORTAS ABERTAS
As Missões Transculturais passam pelo
desafio cultural dos povos nativos.
III – VISÃO GLOBAL DO EVANGELHO NO
MUNDO
1- Evangelização e Discipulado.
Em Mateus 28.18-20, (¹⁸ E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É-me dado todo o poder no céu e na terra. ¹⁹ Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ²⁰ Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém. Mateus 28:18-20) percebemos uma ênfase em “fazer discípulos”. Ora, fazer discípulos é uma ordem baseada na relação de um mestre com o seu discípulo. Nessa ordem está subentendido que a missão não se dá em apenas um ato, um momento. Fazer discípulo, conforme as Escrituras, demanda tempo. Nosso Senhor passou pelo menos três anos forjando o caráter dos seus discípulos. Por outro lado, em Marcos 16.15-20, (¹⁵ E disse-lhes: Ide por todo omundo, pregai o evangelho a toda criatura. ¹⁶ Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado. ¹⁷ E estes sinais seguirão aos que crerem: Em meu nome expulsarão os demônios; falarão novas línguas; ¹⁸ Pegarão nas serpentes; e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e porãoas mãos sobre os enfermos, e os curarão. ¹⁹ Ora, o Senhor, depois de lhes ter falado, foi recebido no céu, e assentou-se à direita de Deus. ²⁰ E eles, tendo partido, pregaram por todas as partes, cooperando com eles o Senhor, e confirmando a palavra com os sinais que se seguiram. Amém. Marcos 16:15-20) percebemos uma ênfase na “proclamação” e no “anúncio”. A tarefa missional leva em conta a proclamação pública do Evangelho ao mesmo tempo em que atua na formação permanente do novo convertido. Evangelização e discipulado não são excludentes, mas duas faces da mesma missão.
2- Arrependimento e capacitação do
Espírito.
Na Missão Transcultural, a mensagem
missionária tem de levar em conta o apelo ao arrependimento para o perdão dos
pecados (Lc 24.46-49). Esse apelo deve estar sob a autoridade de Jesus, que tem
por objeto “sermos [suas] testemunhas”, no poder do Espírito Santo, “tanto em
Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra” (At 1.8).
Nesse sentido, devemos estar prontos para anunciar a mensagem de Jesus sob a
capacidade do Espírito Santo, conforme lemos em Atos dos Apóstolos, rogando que
os pecadores se arrependam e creiam no Evangelho (Mc 1.15).
SINOPSE III
A proclamação do Evangelho leva em
conta a evangelização, o discipulado, o arrependimento e a capacitação do
Espírito.
AUXÍLIO MISSIOLÓGICO
“O CHAMADO PARA O DISCIPULADO
A disciplina cristã é um ideal bíblico
para o qual todo cristão é chamado. Ele está implicado na vida exemplar de
Cristo e em seu chamado: ‘Sigam-me’. Ele está implícito no programa de
treinamento que o Mestre realizava com seus seguidores. Ele está explícito na
ordem de nosso Senhor como expressa na Grande Comissão e registrado em Mateus
28.18-20. ‘Fazei discípulos’ é certamente central na comissão, enquanto que ir,
batizar e ensinar são os caminhos e métodos para fazer discípulos. A disciplina
cristã está implícita na salvação por meio de Cristo e deve, portanto, ser
ensinada claramente e pregada enfaticamente assim como praticada humilde e
sinceramente. O conceito de discipulado cristão foi estudado previamente”
(PETERS, George W. Teologia Bíblica de Missões. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD,
2000, p.329).
CONCLUSÃO
Temos um grande desafio em Missões Transculturais: alcançar o mundo inteiro com a mensagem genuína do Evangelho. Por isso, como Igreja de Deus, somos chamados a sair “de Jerusalém” em perspectiva de alcançar os “confins da Terra”. Há muitos povos neste mundo para serem alcançados, de sorte que Deus conta com cada crente comprometido com a causa do Reino de Deus. É um imperativo do Reino nos perguntarmos a respeito do que estamos fazendo para que “a água da vida” sacie a sede dos que estão sedentos por vida eterna ao redor do mundo. O pecador depende do envio do Corpo de Cristo para ouvir de nós as Boas-Novas de salvação.
REVISANDO O CONTEÚDO
1- O que é a Grande Comissão?
É o
mandamento do Senhor para a sua Igreja proclamar o Evangelho a todas as nações.
2- Cite pelo menos dois objetivos da Grande Comissão.
Proclamar o Evangelho em palavras e ações a toda criatura; 2)
Discipular os novos convertidos, tornando-os fiéis seguidores de Cristo.
3- Cite pelo menos duas barreiras em Missões Transculturais.
a) Barreiras geográficas: novas nações e novas culturas;
b) Barreiras culturais: valores de vida, costumes e hábitos.
4- O que percebemos em Mateus 28.18-20?
Em Mateus 28.18-20, percebemos uma ênfase em “fazer discípulos”.
5- O que a mensagem missionária tem de levar em conta nas Missões Transculturais?
Na Missão Transcultural, a mensagem
missionária tem de levar em conta o apelo ao arrependimento para o perdão dos
pecados (Lc 24.46-49).
VOCABULÁRIO
Impingir: dar com força; obrigar a aceitar algo; impor; constranger
Pb. Rogério Faustino
Neweb
Compromisso com a Palavra
Comentários
Postar um comentário