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LIÇÃO 01 - QUANDO AS HERESIAS AMEAÇAM A UNIDADE DA IGREJA

TEXTO ÁUREO
“Amados, procurando eu escrever-vos com toda a diligência acerca da comum salvação, tive por necessidade escrever-vos e exortar-vos a batalhar pela fé que uma vez foi dada aos santos.” (Jd 3)

VERDADE PRÁTICA
Heresias são crenças e práticas contrárias ao pensamento bíblico que distorcem os pontos principais da doutrina bíblica.

LEITURA DIÁRIA
Segunda
– O cuidado para não ser enganado (a) pela aparência.
¹⁵ Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas, interiormente, são lobos devoradores.
Mateus 7.15

Terça – As heresias podem ser internas, causando divisão na igreja.
¹⁹ E até importa que haja entre vós heresias, para que os que são sinceros se manifestem entre vós.
1 Coríntios 11.19

Quarta – O apóstolo Paulo foi chamado para defender o Evangelho.
¹⁶ Uns, na verdade, anunciam a Cristo por contenção, não puramente, julgando acrescentar aflição às minhas prisões.
Filipenses 1.16

Quinta – Admoestando com a sã doutrina para convencer os contradizentes.
⁹ Retendo firme a fiel palavra, que é conforme a doutrina, para que seja poderoso, tanto para admoestar com a sã doutrina, como para convencer os contradizentes.
Tito 1.9

Sexta – Não insistir com o herege contumaz.
¹⁰ Ao homem hereje, depois de uma e outra admoestação, evita-o,
Tito 3.10

Sábado – Nunca deixar de observar os fundamentos da fé cristã.
¹ Por isso, deixando os rudimentos da doutrina de Cristo, prossigamos até à perfeição, não lançando de novo o fundamento do arrependimento de obras mortas e de fé em Deus,
² E da doutrina dos batismos, e da imposição das mãos, e da ressurreição dos mortos, e do juízo eterno.
Hebreus 8.1,2

E.C Emílio Conde
1 A Palavra de Deus é para mim
Um tesouro sem igual em valor!
Fala do amor de Deus, do amor que não tem fim;
Mais precioso do que ouro é este amor!
 
A Palavra de Deus é doce, mais que o mel,
O que a toma pela fé há de ser fiel,
Porque Deus nos concedeu o Emanuel,
Rocha viva donde mana leite e mel.

 
2 Luz que guia pela senda da paz,
E alumia os que em trevas estão;
Lâmpada que nos faz ver os ardis de Satanás,
E que brilha mesmo na escuridão.
 
3 É um farol que sempre resplandeceu.
E que mostra o porto da salvação;
Quem na arca já entrou
e do mundo se esqueceu,
Chegará por certo à eternal mansão.

Paulo Leivas Macalão
1 Anelo eu ouvir a voz do meu bom Salvador,
Seus ditos um banquete são, banquete de amor
Qual o maná celestial, vigor me dão também,
Me trazem sempre instrução do Mestre de Belém.
 
As palavras do Senhor,
São palavras de vigor,
Me ensinam, me guiam,
Me trazem a luz, as palavras de Jesus.

 
2 Só as palavras de Jesus infundem-me valor,
Afastam do meu coração os males e a dor.
A mansidão do Salvador me fazem conhecer,
O gozo divinal do céu me trazem ao meu ser.
 
3 Em todo tempo meu Jesus, palavras me dirá,
Nas provas elas são meu bem, sua voz me alentará,
Minh’alma nelas tem a paz, quem pode me turbar,
Jesus me dá real festim me chama pra cear.
 
4 Lugar não há. nem haverá no mundo de horror.
Em que o perdido tenha paz a não ser no Senhor
Pois, as palavras que nos diz, são fonte de poder,
Pra todo pobre pecador, que humilhado crer.

R.N Raimundo Nonato
1 Bíblia Sagrada,
És a Palavra de Deus:
És o mapa da jornada
Dos que seguem para o Céu.
És a carta enviada,
Que o Atalaia tem na mão:
És as velas da jangada
Dos que levam a salvação.
 
Livro de amor
Livro que nos dá prazer
No Salvador,
No Espírito e no saber.
Livro bendito!
Só em ti pode habitar
A Palavra de amor,
Que dos lábios do Senhor
Saiu para em ti falar.

 
2 Bíblia Sagrada,
És o livro de fulgor,
És a jóia rejeitada
Pelo vituperador.
És o livro para a senda,
Contra o horror da corrução.
És o livro que nos manda
Falar desta salvação.
 
Além do véu,
Estás, livro do Senhor,
Livro do Céu,
Que transforma o pecador.
Livro Sagrado!
Bem-aventurados são
Os que cantam o louvor,
Que registras com amor,
Pela nossa salvação.

 
3 Bíblia Sagrada,
És a luz do meu Brasil,
És a lança e a espada
Deste povo varonil.
És dos dedos, o brilhante,
És do jardim, a linda flor,
És a luz mais radiante
Que nos mostra o Salvador.
 
Tu vens de Deus,
Livro santo de Jesus.
Dos altos céus,
Revelaste a nós a Cruz.
Livro que faia
Do poder do Salvador,
Livro que nos revelou
Como Deus a nós amou,
Es a voz do Redentor.

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
Atos 20.28-31
²⁸ Olhai, pois, por vós, e por todo o rebanho sobre que o Espírito Santo vos constituiu bispos, para apascentardes a igreja de Deus, que ele resgatou com seu próprio sangue.
²⁹ Porque eu sei isto que, depois da minha partida, entrarão no meio de vós lobos cruéis, que não pouparão ao rebanho;
³⁰ E que de entre vós mesmos se levantarão homens que falarão coisas perversas, para atraírem os discípulos após si.

1 Pedro 3.15,16
¹⁵ Antes, santificai ao SENHOR Deus em vossos corações; e estai sempre preparados para responder com mansidão e temor a qualquer que vos pedir a razão da esperança que há em vós,
¹⁶ Tendo uma boa consciência, para que, naquilo em que falam mal de vós, como de malfeitores, fiquem confundidos os que blasfemam do vosso bom procedimento em Cristo.

2 Pedro 2.1-3
¹ E também houve entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá também falsos doutores, que introduzirão encobertamente heresias de perdição, e negarão o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina perdição.
² E muitos seguirão as suas dissoluções, pelos quais será blasfemado o caminho da verdade.
³ E por avareza farão de vós negócio com palavras fingidas; sobre os quais já de largo tempo não será tardia a sentença, e a sua perdição não dormita.

PLANO DE AULA
1- INTRODUÇÃO:

Neste trimestre, seus alunos estudarão sobre as heresias e seitas que assolaram a Igreja Primitiva. Tais heresias assumiram uma nova roupagem no contexto da Igreja na atualidade. Diante desse malefício, é papel da Igreja rechaçar os falsos ensinamentos e combater qualquer tentativa de assolação à fé cristã. Para tratar sobre esse assunto, o comentarista desse trimestre é o pastor Esequias Soares, líder da Assembleia de Deus em Jundiaí (SP), presidente da Sociedade Bíblica do Brasil, presidente da Comissão de Apologética da CGADB, especialista em línguas bíblicas, mestre em Ciências da Religião, autor dos livros “O Ministério Profético na Bíblia”, “Manual de Apologética Crista“, entre outros, todos editados pela CPAD.

2- APRESENTAÇÃO DA LIÇÃO
A) Objetivos da Lição:

I) IDENTIFICAR as ameaças hereges que assolam a Igreja de Cristo nos últimos dias;
II) APRESENTAR o conceito de Apologética Cristã;
III) DEFINIR o que são as heresias.

B) Motivação: 
Não há dúvidas de que estamos vivendo dias trabalhosos que antecedem a Volta de Jesus. Quanto mais se aproxima este momento, é natural que surjam falsos mestres ensinando heresias que tentam distorcer a verdade bíblica e negar a fé verdadeira em Cristo. Pensando nisso, torna-se imperativo que a igreja assuma um compro- misso apologético com a Fé Crista. É importante manter o nosso referencial doutrinário em alta.

C) Sugestão de Método: 
Jamais em outro tempo se viu tanta necessidade de combater as falsas doutrinas que desafiam a fé cristã como atualmente. Pensando nisso converse com seus alunos a respeito de quais maneiras podemos confrontar os falsos ensinamentos com o ver- dadeiro ensinamento da Palavra de Deus. Pergunte aos alunos de que forma a igreja deve se posicionar para defender a fé.

3- CONCLUSÃO DA LIÇÃO
A) Aplicação:
 
A defesa da fé cristã não ocorre somente no campo intelectual, por meio do conhecimento bíblico e fidelidade à doutrina. O combate aos falsos ensinamentos se dá também por meio de uma conduta cristã ilibada, que testemunha a verdadeira doutrina de maneira prática. Jesus endossou essa verdade ao dizer que o mundo saberia que somos seus discípulos quando observasse o nosso exemplo de amor (Jo 13.35).

4- SUBSÍDIO AO PROFESSOR
A) Revista Ensinador Cristão:
Vale a pena conhecer essa revista que traz reportagens, artigos, entrevistas e subsídios de apoio à Lições Bíblicas Adultos. Na edição 100, p.36, você encontrará um subsídio especial para esta lição.

B) Auxílios Especiais: 
Ao final do tópico, você encontrará auxílios que darão suporte na preparação de sua aula:
1) O texto “Um Testemunho Coerente”, localizado depois do primeiro tópico, aponta o testemunho cristão como forma de refutar os falsos ensinamentos;
2) O texto “Seita”, ao final do terceiro tópico, destaca maiores detalhes do termo “heresia”.

INTRODUÇÃO

Heresias são crenças e práticas contrárias ao pensamento bíblico, pois elas distorcem os pontos principais da doutrina cristã, confrontam o Cristianismo Histórico e criam um problema para as igrejas e as famílias. As heresias da atualidade são as mesmas da antiguidade, mas com uma roupagem nova, que foram rejeitadas pelos apóstolos e primeiros cristãos, pois “nada há novo debaixo do sol” (Ec 1.9). O presente trimestre tem por objetivo mostrar o referencial doutrinário da fé cristã, levando-o (a) a reconhecer de longe as heresias. Esta primeira lição é um estudo sobre o problema das heresias nas igrejas e a nossa responsabilidade na defesa da fé.

PALAVRA-CHAVE: Heresia

I- AS AMEAÇAS DOS LOBOS VORAZES

1- Os cuidados pastorais (At 10.28). 
Os “anciãos” mencionados no versículo 17 são chamados de bispos nessa passagem e, ao dizer que eles foram constituídos pelo Espírito Santo para “apascentardes a igreja de Deus”, mostra que eles são pastores. A função primordial do pastor é alimentar, guiar e proteger o rebanho (Lc 15.4-6 - ⁴ Que homem dentre vós, tendo cem ovelhas, e perdendo uma delas, não deixa no deserto as noventa e nove, e vai após a perdida até que venha a achá-la? ⁵ E achando-a, a põe sobre os seus ombros, jubiloso;). O Novo Testamento emprega essa metáfora ao tratar o relacionamento entre pastor e rebanho na igreja. A exortação apostólica aos líderes da igreja visa proteger os irmãos e as irmãs das heresias e guiar todos na verdade do Evangelho. Esse cuidado aparece nos ensinos de Jesus (Mt 7.15-20 - ¹⁵ Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas, interiormente, são lobos devoradores. ¹⁶ Por seus frutos os conhecereis. Porventura colhem-se uvas dos espinheiros, ou figos dos abrolhos? ¹⁷ Assim, toda a árvore boa produz bons frutos, e toda a árvore má produz frutos maus. ¹⁸ Não pode a árvore boa dar maus frutos; nem a árvore má dar frutos bons. ¹⁹ Toda a árvore que não dá bom fruto corta-se e lança-se no fogo. ²⁰ Portanto, pelos seus frutos os conhecereis. ).

2- “Depois da minha partida” (v.29). 
Essa expressão é uma palavra profética, pois o apóstolo não está apenas se referindo à sua morte, mas também ao avanço dos hereges ( Aquele que professa uma heresia; que é contra as doutrinas bíblicas.no seio da igreja depois do período apostólico, no futuro. Paulo usa uma linguagem metafórica para identificar os falsos doutrinadores, “lobos cruéis” ou “lobos vorazes” (v. 29 – Nova Almeida Atualizada – NAA). O apóstolo Pedro, depois de ensinar que o Espírito Santo inspirou os profetas do Antigo Testamento (2 Pe 1.19-21 - ¹⁹ E temos, mui firme, a palavra dos profetas, à qual bem fazeis em estar atentos, como a uma luz que alumia em lugar escuro, até que o dia amanheça, e a estrela da alva apareça em vossos corações. ²⁰ Sabendo primeiramente isto: que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação. ²¹ Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo. ), mostrou que a presença do verdadeiro ensino nem sempre é suficiente para impedir a manifestação do falso. Tanto que, ao falar a respeito dos profetas legítimos dentre os hebreus, ressaltou que também havia entre o povo falsos profetas, como haveriam de surgir com o tempo, no meio da Igreja, falsos mestres (2 Pe 2.1 - ¹ E também houve entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá também falsos doutores, que introduzirão encobertamente heresias de perdição, e negarão o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina perdição.). Na verdade, eles já estavam presentes no período apostólico (Gl 1.7 - ⁷ O qual não é outro, mas há alguns que vos inquietam e querem transtornar o evangelho de Cristo. ; Cl 2.8 - ⁸Tende cuidado, para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo, e não segundo Cristo;; Jd 4 - ⁴ Porque se introduziram alguns, que já antes estavam escritos para este mesmo juízo, homens ímpios, que convertem em dissolução a graça de Deus, e negam a Deus, único dominador e Senhor nosso, Jesus Cristo.).

3- A origem dos falsos mestres (v.30). 
Dois pontos surpreendentes, nessa parte do discurso, nos chamam a atenção; primeiro, os lobos vorazes surgem de dentro da própria igreja “dentre vós mesmos” e, segundo “se levantarão homens que falarão coisas perversas, para atraírem os discípulos após si”. Os discípulos deles ainda estão por aí. Entre eles estão os que se posicionam acima das Escrituras, os quais, sem o menor pudor espiritual, usam as redes sociais para “corrigir” a Bíblia e discordar abertamente dos profetas e dos apóstolos bíblicos. Tais pessoas consideram seus discursos modernos e a mensagem da Bíblia, desatualizada, em razão disso oferecem um novo evangelho (2 Co 11.13-15 - ¹³ Porque tais falsos apóstolos são obreiros fraudulentos, transfigurando-se em apóstolos de Cristo. ¹⁴ E não é maravilha, porque o próprio Satanás se transfigura em anjo de luz. ¹⁵ Não é muito, pois, que os seus ministros se transfigurem em ministros da justiça; o fim dos quais será conforme as suas obras.). Em face disso, vemos a importância de estudar um campo da Teologia denominado de apologética para orientar os crentes dos nossos dias.

SINOPSE I
Os lobos vorazes surgem de dentro do povo de Deus. Por isso, a Apologética é tão necessária.

AUXÍLIO TEOLÓGICO

UM TESTEMUNHO COERENTE
O segredo da coragem e sucesso em enfrentar oposição é santificar a Cristo, como Senhor, no coração (1 Pe 3.15). Isso significa entronizar Cristo no coração como o Senhor supremo, que apesar de inocente sofreu pelos culpados e tem a preeminência em todas as coisas (Cl 1.18); reconhecê-lo como santo; confiar plenamente nas suas sábias providências com toda a sinceridade; e amá-lo com um amor inspirado por uma teologia correta que cobre a sua morte ‘com significado expiatório’. Sempre devemos estar preparados para enfrentar a zombaria dos críticos e a investigação honesta daqueles que buscam a verdade. Pedro pode ter se lembrado daquela noite amarga em que negou a Cristo. A resposta a qualquer que […] pedir a razão da esperança envolve um relato racional das verdades básicas do Cristianismo e uma refutação convincente das acusações falsas. Esse tipo de resposta requer mansidão e temor e uma boa consciência (v. 16). Para ser eficiente, o testemunho deve estar baseado numa vida piedosa; deve ser apresentado com firmeza, livre de qualquer traço de rebeldia ou desrespeito para com os inquiridores, e deve vir de um coração que está consciente da presença divina. Nos dias de Pedro, quando os cristãos eram vistos como malfeitores e acusados de posições religiosas heréticas e maus costumes, sua melhor defesa não era uma argumentação veemente, mas um bom procedimento (conduta) em Cristo, o testemunho silencioso de uma vida santa centrada no Senhor Jesus” (Comentário Bíblico Beacon. Vol. 10. Rio de Janeiro: CPAD, 2006, p.233).

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II- O QUE É APOLOGÉTICA?

1- Definição (1 Pe 3.15). 
Apologética Cristã (Apologética cristã é um ramo da teologia cristã que defende o cristianismo contra objeções.) é a defesa lógica e racional da fé cristã e de suas práticas doutrinárias. O termo vem do substantivo grego apologia, que literalmente significa “defesa, resposta”. O termo grego traduzido por “responder”, em “preparados para responder com mansidão” em 1 Pedro 3.15 (Antes, santificai ao Senhor Deus em vossos corações; e estai sempre preparados para responder com mansidão e temor a qualquer que vos pedir a razão da esperança que há em vós,) é apologia, numa tradução literal é “… sempre preparados para [uma] defesa”. A versão bíblica chamada de Nova Versão Transformadora (NVT) emprega o verbo “explicar”, assim: “sempre preparados para explicá-la”. A Apologética mostra que o cristianismo é racional, os dados da revelação podem ser explicados de maneira metódica e sistemática, portanto, aceitável. Jesus disse que devemos amar a Deus de todo os nossos corações […] e de todo o nosso entendimento (Mc 12.30 - ³⁰ Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento. ). Isso ensina que devemos amar a Deus por completo, com o corpo, as emoções e o intelecto.

2- A que defesa Pedro se refere? (v.16). 
Há quem argumente que essa defesa seja uma resposta a uma acusação, visto que essa mesma palavra, apologia, aparece, nesse sentido no Novo Testamento, como defesa de uma acusação tanto formal (At 22.1 - ; 25.16 - ) como informal (1 Co 9.3 - ³ Esta é minha defesa para com os que me condenam.; 2 Co 7.11 - ¹¹ Porque, quanto cuidado não produziu isto mesmo em vós que, segundo Deus, fostes contristados! que apologia, que indignação, que temor, que saudades, que zelo, que vingança! Em tudo mostrastes estar puros neste negócio.; Fp 1.7,16 - ⁷ Como tenho por justo sentir isto de vós todos, porque vos retenho em meu coração, pois todos vós fostes participantes da minha graça, tanto nas minhas prisões como na minha defesa e confirmação do evangelho. ¹⁶ Uns, na verdade, anunciam a Cristo por contenção, não puramente, julgando acrescentar aflição às minhas prisões.). O versículo 16 fala do bom testemunho cristão que serve para provar a inconsistência das acusações contra os crentes. Mas não parece ser esse o caso, porque a defesa, resposta ou explicação nessa passagem é sobre a razão da fé dos cristãos, e isso diz respeito à doutrina cristã. Ainda que Pedro esteja se referindo à resposta a uma acusação formal num ambiente hostil, não deixa de ser uma oportunidade para a defesa da fé cristã, como aconteceu com o apóstolo Paulo diante de Festo (At 26.24,25 -  ²⁴ E, dizendo ele isto em sua defesa, disse Festo em alta voz: Estás louco, Paulo; as muitas letras te fazem delirar. ²⁵ Mas ele disse: Não deliro, ó potentíssimo Festo; antes digo palavras de verdade e de um são juízo.) e de Agripa, na mesma audiência (At 26.27-29 - ²⁷ Crês tu nos profetas, ó rei Agripa? Bem sei que crês. ²⁸ E disse Agripa a Paulo: Por pouco me queres persuadir a que me faça cristão! ²⁹ E disse Paulo: Prouvera a Deus que, ou por pouco ou por muito, não somente tu, mas também todos quantos hoje me estão ouvindo, se tornassem tais qual eu sou, exceto estas cadeias.).

3- Por que devemos combater as heresias? (3.16).
a) Para defesa própria (1 Tm 4.16 - ¹⁶ Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina. Persevera nestas coisas; porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem.). Os cristãos devem estar informados daquilo que os vários grupos ensinam e saber a forma de refutá-los biblicamente;
b) Para ajudar os outros na compreensão da própria fé: principalmente os que rejeitam pontos fundamentais da fé cristã e, muitas vezes, de forma inconsciente, pois sabemos que existem muitas pessoas sinceras as quais buscam servir a Deus e precisam conhecer a sua Palavra (Tt 1.9 - ⁹ Retendo firme a fiel palavra, que é conforme a doutrina, para que seja poderoso, tanto para admoestar com a sã doutrina, como para convencer os contradizentes.). Esse debate sobre as crenças deve ocorrer de maneira respeitosa e com argumentos e fundamentação bíblica, respondendo às objeções contra a fé cristã. O êxito dessa luta é garantido quando se está nos domínios do Espírito Santo (Jo 16.13 - ¹³ Mas, quando vier aquele Espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há de vir.).

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SINOPSE II
O cristão é chamado a responder de maneira respeitosa às objeções contra a fé cristã.

III- O QUE SÃO HERESIAS?

1- Seitas e heresias. 
A palavra hairesis no Novo Testamento grego é traduzida como “seita” (At 5.17 - ¹⁷ E, levantando-se o sumo sacerdote, e todos os que estavam com ele (e eram eles da seita dos saduceus), encheram-se de inveja,; 15.5 - ⁵ Alguns, porém, da seita dos fariseus, que tinham crido, se levantaram, dizendo que era mister circuncidá-los e mandar-lhes que guardassem a lei de Moisés.; 24.5 - ⁵ Temos achado que este homem é uma peste, e promotor de sedições entre todos os judeus, por todo o mundo; e o principal defensor da seita dos nazarenos;; 28.22 - ²²No entanto bem quiséramos ouvir de ti o que sentes; porque, quanto a esta seita, notório nos é que em toda a parte se fala contra ela. ) e “heresias” (1 Co 11.19 -  ¹⁹ E até importa que haja entre vós heresias, para que os que são sinceros se manifestem entre vós.; Gl 5.20 - ²⁰ Idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias,  ; 2 Pe 2.1 - ¹ E também houve entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá também falsos doutores, que introduzirão encobertamente heresias de perdição, e negarão o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina perdição.). É verdade que o Cristianismo foi também chamado de “seita”, mas por não cristãos, pessoas que não conheciam as verdades do Evangelho de Cristo e que se opunham a Ele (At 24.5,14 - ⁵ Temos achado que este homem é uma peste, e promotor de sedições entre todos os judeus, por todo o mundo; e o principal defensor da seita dos nazarenos;  ¹⁴ Mas confesso-te isto que, conforme aquele caminho que chamam seita, assim sirvo ao Deus de nossos pais, crendo tudo quanto está escrito na lei e nos profetas.; 28.22 - ²² No entanto bem quiséramos ouvir de ti o que sentes; porque, quanto a esta seita, notório nos é que em toda a parte se fala contra ela.). A palavra “seita” é usada para designar as religiões heterodoxas (São aquelas que estão em desacordo, não está conforme, e não aceitam os princípios e doutrinas bíblicas.). É um termo já desgastado, trazendo em si, muitas vezes, um tom pejorativo, por isso devemos saber quando aplicá-lo.

2- “Hairesis” no Novo Testamento. 
Esse vocábulo aparece com o sentido de “partido, espírito sectário” e nem sempre representa uma ruptura com o sistema convencional de determinada comunidade. Os saduceus ( Os saduceus era um partido religioso aristocrático,  formado essencialmente por familias sacerdotais. Por essa razão o sumo sacerdote pertencia a esse grupo. Reconheciam apenas o Pentateuco como Escritura, em detrimento aos demais escritos.) e os fariseus ( Os fariseus era outro partido religioso formado por judeus que a princípio tinham como base resistir e fazer oposição aos costumes helenísticos através de uma observância estrita da Lei de Moisés.) eram seitas que formavam facções dentro do próprio judaísmo (At 5.17 - ¹⁷ E, levantando-se o sumo sacerdote, e todos os que estavam com ele (e eram eles da seita dos saduceus), encheram-se de inveja, ; 26.5 - ⁵ Sabendo de mim desde o princípio (se o quiserem testificar), que, conforme a mais severa seita da nossa religião, vivi fariseu.), e a versão bíblica NAA traduz por “partido”. Paulo adverte para que não haja no seio da igreja essas divisões (hairesis) e condena as inovações doutrinárias que causam divisão ou dissensão (1 Co 11.19; Gl 5.20).

3- Heresias de perdição (2 Pe 2.1). 
É nessa passagem que hairesis apresenta o sentido de erro doutrinário como a “heresia”, propriamente dita, no campo teológico que nós conhecemos hoje. As heresias distorcem os pontos principais da doutrina cristã no que diz respeito a Deus: Trindade, o Senhor Jesus Cristo e o Espírito Santo; ao ser humano: natureza, pecado, salvação, origem e destino; aos anjos; à igreja e às Escrituras Sagradas. O mais grave erro é quando diz respeito à Divindade e interfere na salvação (v.1b), pois não existe salvação sem Jesus (Jo 14.6 - ⁶ Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. ; At 4.12 - ¹² E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos.).

SINOPSE III
O apóstolo Paulo adverte acerca das divisões no seio da igreja e condena as inovações doutrinárias que causam dissensões.

AUXÍLIO BIBLIOLÓGICO

SEITA
A palavra grega hairesis traduzida como ‘seita’ em algumas versões significa literalmente ‘divisão’ ou ‘partido’, sem uma conotação depreciativa. Ela era usada para falar das várias escolas filosóficas de pensamento. E usada nesse sentido neutro a respeito dos fariseus e saduceus em Atos 5.17; 15.5. Nos últimos capítulos do livro de Atos, onde ela é usada em relação aos cristãos, começa a aparecer um tom mais crítico (24.5; 26.5; 28.22). Em 1 Coríntios 11.19; Gálatas 5.20 e 2 Pedro 2.1, algumas versões a traduzem como ‘heresias’. Embora não se possa ter a certeza de que esta palavra passou a ser sinônimo de falsas doutrinas assim tão cedo, ela é usada aqui no sentido de ‘dissensão’ ou ‘opiniões destrutivas’ (Arndt. p. 23)” (Dicionário Bíblico Wycliffe. Rio de Janeiro: CPAD, 2007, p.1785).

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CONCLUSÃO

Os apóstolos responderam aos opositores da fé cristã e lançaram a base da nossa teologia. Todos os escritos do Novo Testamento mostram essa luta acirrada contra as falsas doutrinas. É, pois, tarefa da igreja atual “batalhar pela fé que uma vez foi dada aos santos” (Jd 3). Finalizamos com a seguinte pergunta para reflexão: Estamos afazer pela verdade o que esses agentes da heresia fazem pela mentira?

REVISANDO O CONTEÚDO

1- Nesta lição, qual a exortação apostólica aos líderes da igreja?
A exortação apostólica aos líderes da igreja visa proteger os irmãos e as irmãs das heresias e guiar todos na verdade do Evangelho.

2- Qual a definição de Apologética Cristã?
Apologética Cristã é a defesa lógica e racional da fé cristã e de suas práticas doutrinárias.

3- Por que devemos combater as heresias?
a) Para defesa própria (1 Tm 4.16): Os cristãos devem estar informados daquilo que os vários grupos ensinam e saber a forma de refutá-los biblicamente; b) Para ajudar os outros na compreensão da própria fé: principalmente os que rejeitam pontos fundamentais da fé cristã e, muitas vezes, de forma inconsciente, pois sabemos que existem muitas pessoas sinceras as quais buscam servir a Deus e precisam conhecer a sua Palavra (Tt 1.9).

4- Onde, no Novo Testamento, hairesis tem o sentido de heresia, como erro doutrinário?
2 Pedro 2.1. É nessa passagem que hairesis apresenta o sentido de erro doutrinário como a “heresia”, propriamente dita, no campo teológico que nós conhecemos hoje.

5- Qual a pergunta para a nossa reflexão?
Estamos a fazer pela verdade o que esses agentes da heresia fazem pela mentira?

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Pb. Rogério Faustino
Escola Bíblica ︱1º Trimestre de 2025︱
Compromisso com a Palavra

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