TEXTO ÁUREO
“Porfiai por entrar pela porta estreita, porque eu vos digo que muitos procurarão entrar e não poderão.” (Lc 13.24)
VERDADE PRÁTICA
A porta estreita não é uma opção, mas a única alternativa disponível para o crente entrar no céu.
LEITURA DIÁRIA
Segunda – Pv 15.24 A ideia da “porta estreita”
presente no AT.
²⁴ Para o entendido, o caminho da vida leva para cima, para que se desvie do inferno em baixo.
Provérbios 15.24
Terça – Mt 5.39,48 Princípios celestiais da “porta estreita”.
³⁹ Eu, porém, vos digo que não resistais ao mau; mas, se qualquer te bater na face direita, oferece-lhe também a outra;
²⁴ Para o entendido, o caminho da vida leva para cima, para que se desvie do inferno em baixo.
Provérbios 15.24
Terça – Mt 5.39,48 Princípios celestiais da “porta estreita”.
³⁹ Eu, porém, vos digo que não resistais ao mau; mas, se qualquer te bater na face direita, oferece-lhe também a outra;
Mateus 5.39,
⁴⁸ Sede vós pois perfeitos, como é perfeito o vosso Pai que está nos céus.
Mateus 5.48
Quarta – Mt 16.24; Rm 6.6; Gl 5.24 Renúncia e a glória progressiva da “porta estreita”.
²⁴ Então disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz, e siga-me;
Mateus 16.24
⁶ Mas o irmão vai a juízo com o irmão, e isto perante infiéis.
Romanos 6.6
²⁴ E os que são de Cristo crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências.
Gálatas 5.24
Quinta -1 Co 6.9,10; Gl 5.19-21 A recompensa de quem entra pela “porta larga”.
⁹ Não sabeis que os injustos não hão de herdar o reino de Deus?
¹⁰ Não erreis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus.
1 Coríntios 6.9,10
¹⁹ Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, fornicação, impureza, lascívia,
²⁰ Idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias,
²¹ Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e
coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos
disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus.
Gálatas 5.19-21
Sexta – Is 1.15,16; 55.7; Jr 7.3-7 A “porta estreita” é um chamado ao arrependimento.
¹⁵ Por isso, quando estendeis as vossas mãos, escondo de vós os meus olhos; e ainda que multipliqueis as vossas orações, não as ouvirei, porque as vossas mãos estão cheias de sangue.
¹⁶ Lavai-vos, purificai-vos, tirai a maldade de vossos atos de diante dos meus olhos; cessai de fazer mal.
Isaias 1.15-16
⁷ Deixe o ímpio o seu caminho, e o homem maligno os seus pensamentos, e se converta ao Senhor, que se compadecerá dele; torne para o nosso Deus, porque grandioso é em perdoar.
Isaias 55.7
³ Assim diz o Senhor dos Exércitos, o Deus de Israel: Melhorai os vossos caminhos e as vossas obras, e vos farei habitar neste lugar.
⁴ Não vos fieis em palavras falsas, dizendo: Templo do Senhor, templo do Senhor, templo do Senhor é este.
⁵ Mas, se deveras melhorardes os vossos caminhos e as vossas obras; se deveras praticardes o juízo entre um homem e o seu próximo;
⁶ Se não oprimirdes o estrangeiro, e o órfão, e a viúva, nem derramardes sangue inocente neste lugar, nem andardes após outros deuses para vosso próprio mal,
⁷ Eu vos farei habitar neste lugar, na terra que dei a vossos pais, desde os tempos antigos e para sempre.
Jeremias 7.3-7
Sábado – Pv 28.13; 1 Jo 1.7 A “porta estreita” é um caminho de confissão e de perdão.
¹³ O que encobre as suas transgressões nunca prosperará, mas o que as confessa e deixa, alcançará misericórdia.
Provérbios 28.13
⁷ Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado.
1 João 1.7
Sexta – Is 1.15,16; 55.7; Jr 7.3-7 A “porta estreita” é um chamado ao arrependimento.
¹⁵ Por isso, quando estendeis as vossas mãos, escondo de vós os meus olhos; e ainda que multipliqueis as vossas orações, não as ouvirei, porque as vossas mãos estão cheias de sangue.
¹⁶ Lavai-vos, purificai-vos, tirai a maldade de vossos atos de diante dos meus olhos; cessai de fazer mal.
Isaias 1.15-16
⁷ Deixe o ímpio o seu caminho, e o homem maligno os seus pensamentos, e se converta ao Senhor, que se compadecerá dele; torne para o nosso Deus, porque grandioso é em perdoar.
Isaias 55.7
³ Assim diz o Senhor dos Exércitos, o Deus de Israel: Melhorai os vossos caminhos e as vossas obras, e vos farei habitar neste lugar.
⁴ Não vos fieis em palavras falsas, dizendo: Templo do Senhor, templo do Senhor, templo do Senhor é este.
⁵ Mas, se deveras melhorardes os vossos caminhos e as vossas obras; se deveras praticardes o juízo entre um homem e o seu próximo;
⁶ Se não oprimirdes o estrangeiro, e o órfão, e a viúva, nem derramardes sangue inocente neste lugar, nem andardes após outros deuses para vosso próprio mal,
⁷ Eu vos farei habitar neste lugar, na terra que dei a vossos pais, desde os tempos antigos e para sempre.
Jeremias 7.3-7
Sábado – Pv 28.13; 1 Jo 1.7 A “porta estreita” é um caminho de confissão e de perdão.
¹³ O que encobre as suas transgressões nunca prosperará, mas o que as confessa e deixa, alcançará misericórdia.
Provérbios 28.13
⁷ Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado.
1 João 1.7
HINOS DA HARPA CRISTÃ
Paulo Leivas Macalão
1 Hoje queres te entregar p’ra Jesus Cristo,
Ó cansado e triste pecador?
Para aquele, que, no Gólgota, foi visto
Padecendo nossa culpa, nossa dor?
Vem a Cristo, vem a Cristo,
Que te chama com amor celestial;
Vem a Cristo, vem a Cristo,
Pois Jesus é o rochedo divinal.
2 Hoje queres obter a liberdade,
Que se encontra no Senhor Jesus
Receber no coração a santidade,
Pelo sangue derramado lá na cruz?
3 Hoje queres desfrutar a paz divina,
Que no mundo não se pode achar?
Vem a Cristo, que te salva, que te ensina,
Onde podes esta paz do céu gozar!
4 Hoje queres renunciar o bem terreno
Crendo em Cristo, o grande Salvador?
Queres vir após o meigo Nazareno,
Vê-Lo um dia lá no céu de resplendor?
Ó cansado e triste pecador?
Para aquele, que, no Gólgota, foi visto
Padecendo nossa culpa, nossa dor?
Que te chama com amor celestial;
Vem a Cristo, vem a Cristo,
Pois Jesus é o rochedo divinal.
Que se encontra no Senhor Jesus
Receber no coração a santidade,
Pelo sangue derramado lá na cruz?
Que no mundo não se pode achar?
Vem a Cristo, que te salva, que te ensina,
Onde podes esta paz do céu gozar!
Crendo em Cristo, o grande Salvador?
Queres vir após o meigo Nazareno,
Vê-Lo um dia lá no céu de resplendor?
Eufrosine Kastberg / Emílio Conde
1 Nascestes de novo? Andas já com Deus?
Pertences ao povo, que vai para os céus?
Tens a lei escrita no teu coração?
Em ti já habita plena salvação?
Se o caminho é estreito, a porta é também,
Tudo está feito, não demores, vem!
No portal da vida Cristo acharás,
Ao findar a lida lá no céu tu estarás.
2 Já desceste às águas, passaste o Jordão?
Tens ainda mágoas no teu coração?
Foste batizado como foi Jesus?
Segues a Seu lado para o céu de luz?
3 O poder vindouro recebeste já?
Tens o teu tesouro escondido lá?
Vida de vitória vives já com Deus?
Marchas para glória? Andas para os céus?
4 Ao ouvir o brado: “Eis que Cristo vem”,
Tens te preparado pra dizer amém?
Alvo é teu vestido, clara é tua luz?
Canta co’os remidos – Vem, Senhor Jesus
Pertences ao povo, que vai para os céus?
Tens a lei escrita no teu coração?
Em ti já habita plena salvação?
Tudo está feito, não demores, vem!
No portal da vida Cristo acharás,
Ao findar a lida lá no céu tu estarás.
Tens ainda mágoas no teu coração?
Foste batizado como foi Jesus?
Segues a Seu lado para o céu de luz?
Tens o teu tesouro escondido lá?
Vida de vitória vives já com Deus?
Marchas para glória? Andas para os céus?
Tens te preparado pra dizer amém?
Alvo é teu vestido, clara é tua luz?
Canta co’os remidos – Vem, Senhor Jesus
João Dieners
1 Ao findar o labor desta vida
Quando a morte a teu lado chegar,
Que destino há de ter a tua alma?
Qual será no futuro teu lar?
Meu amigo, hoje tu tens a escolha:
– Vida ou morte – qual vais aceitar?
Amanhã pode ser muito tarde:
Hoje Cristo te quer libertar.
2 Tu procuras a paz neste mundo,
Em prazeres que passam em vão.
Mas, na última hora da vida,
Eles não mais te satisfarão.
3 Por acaso tu riste, ó amigo,
Quando ouviste falar de Jesus?
Mas somente Jesus pode dar-te
Salvação pela morte na cruz.
4 Tens manchada tua alma e não podes
Contemplar o semblante de Deus:
Só os crentes de corações limpos
Poderão ter o gozo nos céus.
5 Se decides deixar teus pecados,
E entregar tua vida a Jesus,
Trilharás, sim, na última hora
Um caminho brilhante de luz.
Quando a morte a teu lado chegar,
Que destino há de ter a tua alma?
Qual será no futuro teu lar?
– Vida ou morte – qual vais aceitar?
Amanhã pode ser muito tarde:
Hoje Cristo te quer libertar.
Em prazeres que passam em vão.
Mas, na última hora da vida,
Eles não mais te satisfarão.
Quando ouviste falar de Jesus?
Mas somente Jesus pode dar-te
Salvação pela morte na cruz.
Contemplar o semblante de Deus:
Só os crentes de corações limpos
Poderão ter o gozo nos céus.
E entregar tua vida a Jesus,
Trilharás, sim, na última hora
Um caminho brilhante de luz.
Mateus 7.13,14
¹³ Entrai pela porta estreita, porque larga é a porta, e espaçoso, o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela;
¹⁴ E porque estreita é a porta, e apertado, o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem.
Mateus 3.1-10
¹ E, naqueles dias, apareceu João Batista pregando no deserto da Judeia
² e dizendo: Arrependei-vos, porque é chegado o Reino dos céus.
³ Porque este é o anunciado pelo profeta Isaías, que disse: Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas.
⁴ E este João tinha a sua veste de pelos de camelo e um cinto de couro em torno de seus lombos e alimentava-se de gafanhotos e de mel silvestre.
⁵ Então, ia ter com ele Jerusalém, e toda a Judéia, e toda a província adjacente ao Jordão,
⁶ e eram por ele batizados no rio Jordão, confessando os seus pecados.
⁷ E, vendo ele muitos dos fariseus e dos saduceus que vinham ao seu batismo, dizia-lhes: Raça de víboras, quem vos ensinou a fugir da ira futura?
⁸ Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento
⁹ e não presumais de vós mesmos, dizendo: Temos por pai a Abraão; porque eu vos digo que mesmo destas pedras Deus pode suscitar filhos a Abraão.
¹⁰ E também, agora, está posto o machado à raiz das árvores; toda árvore, pois, que não produz bom fruto é cortada e lançada no fogo.
PLANO DE AULA
1- INTRODUÇÃO
Nesta lição, estudaremos a
analogia da “porta estreita” e da “porta larga”, mencionada pelo Senhor.
Veremos que nosso Senhor teve a pretensão de mostrar aos pecadores o caminho
para a salvação. Para compreendermos melhor a soteriologia (A soteriologia é a parte da teologia sistemática que trata da salvação. Salvação do grego (swthri,a) cujo termo deriva de (swthr) salvador, e (logia) tratado. A soteriologia é definida como o discurso sobre a redenção ou salvação.) de Cristo, responderemos
às seguintes questões: o que significa a analogia de Jesus concernente à “porta
estreita” e ao “caminho apertado”? Por que devemos escolher a porta estreita?
De que maneira o pecador pode entrar pela porta que o leva para o Céu? E, por
fim, aprenderemos que a consistência da vida cristã tem por base o
arrependimento, a confissão de pecados e a experiência do perdão.
2- APRESENTAÇÃO DA LIÇÃO
A) Objetivos da Lição:
I) Explicar a analogia da “porta estreita” e do “caminho apertado” do ponto de vista bíblico e teológico;
II) Destacar que a decisão pela porta estreita requer uma vida de renúncia e disposição para enfrentar os desafios da caminhada cristã;
III) Apontar que a entrada pelo caminho estreito está baseada no arrependimento, confissão de pecados e novo estilo de vida.
B) Motivação:
As figuras da “porta estreita” e do “caminho apertado” confrontam as pessoas que ouvem a mensagem do Evangelho. Do mesmo modo, leva os crentes à reflexão a respeito de se estão, de fato, se portanto de maneira digna a entrar na eternidade com Deus. Aproveite para conversar com seus alunos sobre o estilo de vida dos que estão aguardando ansiosamente pelo Arrebatamento da Igreja. Finalize este momento, perguntando: “Estamos, de fato, trilhando pelo caminho apertado?”
C) Sugestão de Método:
O primeiro tópico desta lição aborda o conceito de porta e caminhos de acordo com a perspectiva bíblica da salvação. A analogia “caminho” aparece no Antigo Testamento, especificamente, para ilustrar a vida de renúncia ao pecado e decisão pela prática da justiça. No Novo Testamento, a figura da “porta” é aplicada de maneira mais direta pelo próprio Cristo quando se compara à porta pela qual as ovelhas podem entrar, sair e encontrar pastagem (uma situação cotidiana das regiões camponesas de Israel). Relacione no quadro as duas situações e faça um exercício de correlação bíblica, isto é, identifique o sentido de cada ilustração no contexto bíblico. Você pode consultar as informações no Comentário Histórico-Cultural do Novo Testamento, editado pela CPAD.
3- CONCLUSÃO DA LIÇÃO
A) Aplicação:
A trajetória da vida cristã é marcada por ofertas de prazeres e deleites terrenos que são renunciados pelos crentes à medida que vivem um relacionamento estreito com Deus. O cristão comprometido com o Evangelho mantém a obediência aos preceitos da Palavra de Deus, pois sabe que a devoção verdadeira requer disposição para viver um estilo de vida que expresse, de fato, a renúncia às obras da carne e o cultivo do Fruto do Espírito.
4- SUBSÍDIO AO PROFESSOR
A) Revista Ensinador Cristão.
Vale a pena conhecer essa revista que traz reportagens, artigos, entrevistas e subsídios de apoio à Lições Bíblicas Adultos. Na edição 97, p.37, você encontrará um subsídio especial para esta lição.
B) Auxílios Especiais:
Ao final do tópico, você encontrará auxílios que darão suporte na preparação de sua aula:
1) O texto “Os dois caminhos: o largo e o estreito”, localizado depois do primeiro tópico, destaca a ideia de escolha entre dois caminhos presente no Antiga Testamento;
2) O texto “Porta”, ao final do segundo tópico, apresenta o uso frequente da palavra porta no contexto bíblico, bem como seu uso literal e figurativo.
INTRODUÇÃO
Nesta lição, estudaremos o símbolo da porta estreita e da larga, do caminho apertado e do espaçoso. Nosso propósito é pontuar algumas razões que nos mostram porque devemos escolher a porta estreita e, do ponto de vista bíblico, como entrar pelo caminho apertado. Nesse sentido, veremos que o início da nossa jornada deve levar em conta o caminho que nos conduz ao Céu.
Palavra-Chave: Porta
I- PORTAS E CAMINHOS
1- A porta estreita.
A ideia de uma “porta estreita” como caminho para a vida está presente tanto na literatura judaica quanto na cristã. Por exemplo, essa concepção é encontrada no Antigo Testamento (Pv 15.24 - Para o entendido, o caminho da vida leva para cima, para que se desvie do inferno em baixo. ). Sabemos que a porta é uma entrada existente em um edifício ou o muro de uma cidade, algo muito comum nos tempos antigos, em que a cidade era toda murada e, ao redor de todo o edifício, havia uma porta estreita. Era por meio dessa porta que todos entravam e saíam da cidade.
2- O caminho apertado.
Quando falamos de caminho apertado, apontamos para a conduta, a maneira de viver que evidencia salvação ou perdição. Nesse sentido, a linguagem figurada do “caminho apertado”, conforme Mateus 7.13-14 (Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela; E porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem.) aponta para os que desejam a vida eterna. Não por acaso, a palavra “apertado” vem do verbo grego thlibo que significa “prensar como uvas, espremer, pressionar com firmeza, caminho comprimido, contraído; metaforicamente, aborrecer, afligir, angustiar”. Assim, o caminho apertado é o que nos leva a praticar os ensinamentos de Jesus de modo bem concreto: amar os inimigos, não praticar a hipocrisia, acumular tesouros no céu dentre outros princípios celestiais ensinados no Sermão do Monte (Mt 5.39,48).
Quando falamos de caminho apertado, apontamos para a conduta, a maneira de viver que evidencia salvação ou perdição. Nesse sentido, a linguagem figurada do “caminho apertado”, conforme Mateus 7.13-14 (Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela; E porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem.) aponta para os que desejam a vida eterna. Não por acaso, a palavra “apertado” vem do verbo grego thlibo que significa “prensar como uvas, espremer, pressionar com firmeza, caminho comprimido, contraído; metaforicamente, aborrecer, afligir, angustiar”. Assim, o caminho apertado é o que nos leva a praticar os ensinamentos de Jesus de modo bem concreto: amar os inimigos, não praticar a hipocrisia, acumular tesouros no céu dentre outros princípios celestiais ensinados no Sermão do Monte (Mt 5.39,48).
3- Porta larga e caminho espaçoso.
Porta larga e o caminho espaçoso simbolizam uma vida sem compromisso com Cristo, segundo o padrão do Mundo ( O padrão do mundo. O mundo aqui comentado se refere aos padrões e comportamentos desse sistema que é contra Deus e tudo que se refere a Ele.). Essa porta recebe muitas pessoas que expressam crenças e valores segundo a sua vã maneira de viver. Um caminho que tem seduzido muitos por meio da busca irrefreada do prazer e das ideias que negam a Bíblia como nossa única regra de fé e conduta. Tratam-se, pois, de uma porta e de um caminho em que entram pessoas que vivem segundo suas próprias ideias (Jz 21.25) e que não desejam ajustar-se aos ensinos das Escrituras Sagradas (Jo 7.38).
Porta larga significa as opções escolhidas pelos homens que falam das mais devassas e corrompidas escolhas que distanciam o homem de Deus. Os caminhos largos ou espaçosos são os comportamentos pecaminosos que satisfazem a carne e os deleites humanos. Entrar pela porta larga e andar pelo caminho espaçoso é negar a presença de Deus na vida em opção pra viver uma vida segundo os próprios desejos.
Em contra partida entrar pela porta estreita e andar pelo caminho apertado é aceitar o que a Bíblia manda, é andar nos caminhos de Deus mortificando a carne e seus desejos pecaminosos.
SINOPSE I
A porta estreita e o caminho apertado representam uma vida de compromisso com Cristo.
“Os dois caminhos: o largo e o estreito (Mt 7.13,14). O caminho da morte e o da vida aparecem no Antigo Testamento, na literatura intertestamental, nos escritos de Qumran e na literatura cristã primitiva […]. Na literatura de Qumran os dois caminhos são expostos como o ‘caminho da luz’ e o ‘caminho das trevas’. Jesus, de forma típica, apresenta as opções diante da audiência em paralelismo antitético: uma porta para a vida ou uma porta para a morte. A maioria das pessoas toma o caminho fácil, o qual é desastroso. A porta para a vida é difícil e restritiva; os verdadeiros discípulos são minoria. Dado o contexto de Mateus, a dificuldade da porta estreita é o caminho da justiça, na qual Jesus há pouco instruiu as pessoas” (Comentário Bíblico Pentecostal Novo Testamento: Mateus-Atos. Vol. 1. Rio de Janeiro: CPAD, 2003, p. 61).
Escola Bíblica ︱2º Trimestre de 2024︱Adultos︱A carreira que nos está proposta – O caminho da salvação, santidade e perseverança para chegar no céu︱Neweb ︱Compromisso com a Palavra
II- POR QUE ENTRAR PELA PORTA ESTREITA É DIFÍCIL
1- Uma porta aberta, porém, difícil.
A porta para a entrada na pátria celestial está aberta. Porém, há muitos impedimentos para que a alma humana a atravesse: o egoísmo, o ego inflado, a idolatria, dentre outros. Contudo, nosso Senhor ensinou que para tomar o caminho do céu é preciso negar a si mesmo, deixar morrer o que somos para viver a vida com Ele a fim de que resulte uma glória progressiva e indizível (Que não pode e/ou não deve ser traduzido em palavras; intraduzível.) (Mt 16.24; Rm 6.6; Gl 5.24).
2- As oportunidades da porta larga são atraentes.
Para muitos, o caminho da porta estreita não é atraente, pois a porta larga oferece uma jornada de prazeres, deleites e libertinagem. Entretanto, os que andam nesse caminho são dominados pelas ilusões da vida, enredando-se numa sedutora fantasia. É um caminho de apego prazeroso ao mundo e de desprezo a Deus (1 Jo 2.15,16). Tragicamente, todos os que amam o mundo não terão direito a entrar nos céus (1 Co 6.9,10; Gl 5.19-21). Por isso, o cristão comprometido com o Evangelho de Cristo sabe que “o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre” (1 Jo 2.17).
3- As razões das exigências.
Diferentemente da porta larga e do caminho espaçoso, a porta estreita e o caminho apertado requerem uma transformação interior, uma decisão pessoal e uma disposição em seguir na contramão da maioria. Só começa a trilhar pelo caminho da porta estreita quem se reconhece em Cristo como um pecador (2 Co 12.9) e com disposição de viver uma vida dirigida por Ele como um novo começo (2 Co 5.17). A partir dessa jornada, o Evangelho nos faz caminhar em santidade, seguir os passos de Cristo e andar como Ele andou (1 Jo 2.6). Então, estaremos prontos para criar raízes e enfrentar os obstáculos de nossa jornada cristã (Lc 8.13,14).
Sabemos que a porta estreita é difícil de entrar e tão difícil ainda mais é trilhar o caminho apertado, pois sabemos que os seus princípios são contra tudo aquilo que dá prazer e satisfação a carne. Entrar por esta porta e trilhar por esse caminho somente para aqueles que realmente tiveram um encontro com Cristo e que suas vidas foram radicalmente mudadas.
SINOPSE II
Seguir pelo caminho apertado requer uma disposição em seguir na contramão da maioria.
AUXÍLIO BIBLIOLÓGICO
“Porta. Uma palavra mencionada muitas vezes na Bíblia Sagrada. Na versão KJV em inglês, é a tradução de sete palavras hebraicas e uma grega. Os dois termos hebraico frequentemente usados são: delet, referindo-se à própria porta, e petah, uma porta de entrada. A palavra ‘porta’ é utilizada tanto no sentido literal como de modo figurativo. Uso literal (por exemplo, Gn 19.6, 9; 2 Rs 9.10). As portas comuns eram feitas de madeira, mas às vezes eram feitas de espessos pedaços de pedra, tanto para casas como para tumbas. Cadeados de madeira, latão, ou ferro eram usados (Jz 3.24,25). Nas tendas as portas eram aberturas cobertas por uma aba (Gn 18.1,2). Uso figurativo. Provavelmente, o uso mais frequente de porta de modo figurativo seja como símbolo de oportunidade, especialmente para o testemunho e o serviço cristão (por exemplo, 1 Co 16.9; 2 Co 2.12; Cl 4.3; Ap 3.8). O termo porta é também usado para representar o caminho pelo qual uma pessoa entra em algum lugar. O próprio Cristo é a porta pela qual o ser humano alcança a salvação (Jo 10.9; cf. At 14.27; Os 2.15). Aquele que está próximo é considerado como ‘estando à porta’ (Mt 24.33; Tg 5.9; Ap 3.20; Gn 4.7)” (Dicionário Bíblico Wycliffe. Rio de Janeiro: CPAD, 2006, p. 1576).
AMPLIANDO O CONHECIMENTO
“PORTAS DA CIDADE
No mundo antigo, as portas desempenhavam um papel crítico nas defesas de uma cidade. As portas geralmente eram o ponto mais fraco nos muros de uma cidade e, portanto, muitas vezes o ponto de ataque dos exércitos sitiantes. Para uma cidade ser forte, não bastavam muros maciços; tinha de ter portas fortes. As portas da cidade também eram o local dos tribunais judiciais, bem como o local onde os impostos eram recolhidos. Jeremias 38.7 indica que o rei realizou a corte em uma das portas de Jerusalém. Quando os profetas do AT atacam a injustiça, eles frequentemente se referem às portas da cidade como lugar de justiça (Am 5.15).” Amplie mais o seu conhecimento, lendo o Dicionário Bíblico Baker, editado pela CPAD, p.400.
Escola Bíblica ︱2º Trimestre de 2024︱Adultos︱A carreira que nos está proposta – O caminho da salvação, santidade e perseverança para chegar no céu︱Neweb ︱Compromisso com a Palavra
III- ENTRANDO PELA PORTA E PELO CAMINHO DO CÉU
1- Arrependimento de pecados.
Por meio das palavras do arauto divino, João Batista (Mt 3.1-10), a mensagem pregada por ele para entrar no Reino de Deus é o Arrependimento (Arrependimento” vem de uma palavra grega, μετάνοια , metanoia que significa conversão, mudança de direção, mudança de mente, temperamentos, caráter, trabalho.) João é uma voz que ecoa entre a Antiga e a Nova Alianças, confirmando as palavras dos profetas do Antigo Testamento, pois sua mensagem de arrependimento era a mesma pregada por Isaías e Jeremias (Is 1.16,15; 55.7; Jr 7.3-7 - Leitura diária de sexta-feira). Por essa razão, é importante ponderar que o arrependimento bíblico não é uma questão meramente emocional, mas uma disposição para mudar de ideia e um exercício que envolve o aspecto mental e moral do pecador. Por meio da pregação e da aceitação do Evangelho, mediante a ação regeneradora do Espírito Santo, o pecador renuncia ao pecado, reorienta a vida e firma uma resolução de deixar o caminho espaçoso para tomar o caminho que conduz para a vida eterna.
2- Confissão de pecados.
O ministério de João Batista foi impactante, de modo que iam ter com ele toda Judéia e a província do Jordão (Mt 3.5). Os que iam até João confessavam os seus pecados para serem batizados. Ora, a Bíblia diz que todos pecaram e separados estão da glória de Deus (Rm 3.23). Sem que o homem reconheça que é pecador, jamais compreenderá que precisa de um Salvador. Nesse aspecto, a confissão pessoal dos pecados é uma perspectiva nova que aparece com o ministério de João Batista. Em Israel, a confissão era nacional e se dava em dia especial como no Dia da Expiação (Nm 5.7). Por meio do modelo de vida de João Batista, a confissão de pecados passou a fazer parte da tradição cristã. Desse modo, a pessoa confessa os seus pecados (Sl 32.5) e afirma que crê em Deus Poderoso e Salvador (Rm 10.9,10). Assim, quando o homem reconhece em confissão que é um pecador, ele recebe o perdão de seus pecados (Pv 28.13; 1 Jo 1.7).
O batismo de João está diretamente ligado ao arrependimento dos pecados porque o Reino de Deus estava próximo, Mateus 3.2 "E dizendo: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus."
João anuncia a chegada do reino dos céus, ou seja, do reino de Deus entre os homens e convoca a todos para que se arrependam dos seus pecados e se cheguem a Ele. A Bíblia diz que muita gente se achegava a ele, "Então ia ter com ele Jerusalém, e toda a Judéia, e toda a província adjacente ao Jordão;" Mateus 3.5.
Para obter o perdão dos seus pecados muita gente vinha confessando seus pecados, "E eram por ele batizados no rio Jordão, confessando os seus pecados." Mateus 3.6.
Entendemos que não tem como obter perdão se não houver confissão e mudança de atitude. Não há como se entrar pela porta estreita e andar no caminho apertado se não houver uma mudança de vida. Os desafios dessa jornada serão um fardo pra aqueles que não tiverem uma convicção de fé em Cristo, porém pra aqueles que tiveram uma mudança em suas vidas, essa jornada será de prazer e alegria em Cristo.
A nova vida após o batismo resultava em uma vida de novos rumos e atitudes. Mudanças eram visíveis a ponto dos cristãos testemunharem com a morte a fidelidade que tinham em Cristo.
3- Produzindo frutos de
arrependimento.
Para João Batista, o batismo e a confissão somente não seriam as provas verdadeiras da mudança de vida. Era preciso apresentar frutos na vida como a marca de um arrependimento sincero. Em Lucas, podemos contemplar frutos concretos que João Batista esperava de quem se arrependesse: honestidade, misericórdia, respeito às autoridades, dentre outros (Lc 3.11-14). Isso era a prova de que a natureza da pessoa havia sido verdadeiramente transformada. Portanto, uma pessoa que teve um encontro verdadeiro com Jesus produzirá frutos dignos de arrependimento, uma nova forma de pensar e agir, um novo estilo de vida (Mt 3.2; 21.29; Mc 1.15).
Para João Batista, o batismo e a confissão somente não seriam as provas verdadeiras da mudança de vida. Era preciso apresentar frutos na vida como a marca de um arrependimento sincero. Em Lucas, podemos contemplar frutos concretos que João Batista esperava de quem se arrependesse: honestidade, misericórdia, respeito às autoridades, dentre outros (Lc 3.11-14). Isso era a prova de que a natureza da pessoa havia sido verdadeiramente transformada. Portanto, uma pessoa que teve um encontro verdadeiro com Jesus produzirá frutos dignos de arrependimento, uma nova forma de pensar e agir, um novo estilo de vida (Mt 3.2; 21.29; Mc 1.15).
SINOPSE III
O verdadeiro encontro com Jesus produz no crente frutos dignos de arrependimento.
CONCLUSÃO
No momento que inicia sua jornada com Cristo, o cristão deve ter a consciência de que escolheu o caminho estreito e a porta apertada para trilhar o caminho do céu. Isso significa que precisamos renunciar ao eu, nossos pensamentos e desejos, para que Cristo apareça (2 Co 5.17). Isso só é possível por meio de um verdadeiro arrependimento, confissão de pecados e a experiência do perdão.
Apesar da porta ser estreita e o caminho apertado o verdadeiro cristão tem prazer em trilhar por eles, pois sabe que no final deles é o descanso na glória com Cristo.
Deus abençoe a todos nós, a igreja, nessa jornada de fé e coragem.
Escola Bíblica ︱2º Trimestre de 2024︱Adultos︱A carreira que nos está proposta – O caminho da salvação, santidade e perseverança para chegar no céu︱Neweb ︱Compromisso com a Palavra
REVISANDO O CONTEÚDO
1- O que significa dizer “caminho apertado”?
Quando falamos de caminho apertado, apontamos para a conduta, a maneira de viver que evidencia salvação ou perdição.
2- O que a “porta larga” e o “caminho espaçoso” simbolizam?
A porta larga e o caminho espaçoso simbolizam uma vida sem compromisso com Cristo, segundo o padrão do Mundo.
3- O que o Senhor Jesus ensinou a respeito de fazer o caminho da “porta estreita”?
Nosso Senhor ensinou que para tomar o caminho do céu é preciso negar a si mesmo, deixar morrer o que somos para viver a vida com Ele a fim de que resulte uma glória progressiva e indizível.
4- O que a “porta estreita” requer da pessoa?
A porta estreita e o caminho apertado requerem uma transformação
interior, uma decisão pessoal e uma disposição em seguir na contramão da
maioria.
5- Que tipo de disposição deve haver no arrependimento bíblico?
Trata-se de uma disposição para mudar de ideia e um exercício que envolve o aspecto mental e moral do pecador.
DICIONÁRIO GREGO NESSA LIÇÃO:
1. thlibo que significa “prensar como uvas, espremer, pressionar com firmeza, caminho comprimido, contraído; metaforicamente, aborrecer, afligir, angustiar”.
Pb. Rogério Faustino
Escola Bíblica ︱2º Trimestre de 2024︱
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