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LIÇÃO 02 – O LIVRO DE RUTE


TEXTO ÁUREO
“E sucedeu que, nos dias em que os juízes julgavam, houve uma fome na terra; pelo que um homem de Belém de Judá saiu a peregrinar nos campos de Moabe, ele, e sua mulher, e seus dois filhos.” (Rt 1.1)
 
VERDADE PRÁTICA
Servir a Deus não nos isenta de crises. Em qualquer circunstância, o segredo é permanecer fiel, confiando na providência divina.
 
LEITURA DIÁRIA
Segunda – Rt 1.1; 4.21-22 O contexto do Livro de Rute remete aos juízes.
¹ E sucedeu que, nos dias em que os juízes julgavam, houve uma fome na terra; por isso um homem de Belém de Judá saiu a peregrinar nos campos de Moabe, ele e sua mulher, e seus dois filhos;
Rute 1.1

²¹ E Salmom gerou a Boaz, e Boaz gerou a Obede,
²² E Obede gerou a Jessé, e Jessé gerou a Davi.
Rute 4.21,22

Terça – Jz 1.7-19 Um contexto de anarquia e infidelidade do povo hebreu.
⁷ Então disse Adoni-Bezeque: Setenta reis, com os dedos polegares das mãos e dos pés cortados, apanhavam as migalhas debaixo da minha mesa; assim como eu fiz, assim Deus me pagou. E levaram-no a Jerusalém, e morreu ali.
⁸ E os filhos de Judá pelejaram contra Jerusalém, e tomando-a, feriram-na ao fio da espada; e puseram fogo na cidade.
⁹ E depois os filhos de Judá desceram a pelejar contra os cananeus, que habitavam nas montanhas, e no sul, e nas planícies.
¹⁰ E partiu Judá contra os cananeus que habitavam em Hebrom (era porém outrora o nome de Hebrom, Quiriate-Arba), e feriram a Sesai, e a Aimã e Talmai.
¹¹ E dali partiu contra os moradores de Debir; e era outrora o nome de Debir, Quiriate-Sefer.
¹² E disse Calebe: Quem ferir a Quiriate-Sefer, e a tomar, lhe darei a minha filha Acsa por mulher.
¹³ E tomou-a Otniel, filho de Quenaz, o irmão de Calebe, mais novo do que ele; e Calebe lhe deu a sua filha Acsa por mulher.
¹⁴ E sucedeu que, indo ela a ele, o persuadiu que pedisse um campo a seu pai; e ela desceu do jumento, e Calebe lhe disse: Que é que tens?
¹⁵ E ela lhe disse: Dá-me uma bênção; pois me deste uma terra seca, dá-me também fontes de águas. E Calebe lhe deu as fontes superiores e as fontes inferiores.
¹⁶ Também os filhos do queneu, sogro de Moisés, subiram da cidade das palmeiras com os filhos de Judá ao deserto de Judá, que está ao sul de Arade, e foram, e habitaram com o povo.
¹⁷ E foi Judá com Simeão, seu irmão, e feriram aos cananeus que habitavam em Zefate; e totalmente a destruíram, e chamou-se o nome desta cidade Hormá.
¹⁸ Tomou mais Judá a Gaza com o seu termo, e a Ascalom com o seu termo, e a Ecrom com o seu termo.
¹⁹ E estava o Senhor com Judá, e despovoou as montanhas; porém não expulsou aos moradores do vale, porquanto tinham carros de ferro.
Juízes 1.7-19

Quarta – Jz 2.7-13; 3.5-7 Israel atraído à idolatria dos cananeus.
⁷ E serviu o povo ao Senhor todos os dias de Josué, e todos os dias dos anciãos que ainda sobreviveram depois de Josué, e viram toda aquela grande obra do Senhor, que fizera a Israel.
⁸ Faleceu, porém, Josué, filho de Num, servo do Senhor, com a idade de cento e dez anos;
⁹ E sepultaram-no no termo da sua herança, em Timnate-Heres, no monte de Efraim, para o norte do monte de Gaás.
¹⁰ E foi também congregada toda aquela geração a seus pais, e outra geração após ela se levantou, que não conhecia ao Senhor, nem tampouco a obra que ele fizera a Israel.
¹¹ Então fizeram os filhos de Israel o que era mau aos olhos do Senhor; e serviram aos baalins.
¹² E deixaram ao Senhor Deus de seus pais, que os tirara da terra do Egito, e foram-se após outros deuses, dentre os deuses dos povos, que havia ao redor deles, e adoraram a eles; e provocaram o Senhor à ira.
¹³ Porquanto deixaram ao Senhor, e serviram a Baal e a Astarote.
Juízes 2.7-13

⁵ Habitando, pois, os filhos de Israel no meio dos cananeus, dos heteus, e amorreus, e perizeus, e heveus, e jebuseus,
⁶ Tomaram de suas filhas para si por mulheres, e deram as suas filhas aos filhos deles; e serviram aos seus deuses.
⁷ E os filhos de Israel fizeram o que era mau aos olhos do Senhor, e se esqueceram do Senhor seu Deus; e serviram aos baalins e a Astarote.
Juízes 3.5-7

Quinta – Sl 103.8; Jl 2.13; Rm 2.4 Longanimidade e misericórdia de Deus.
⁸ Misericordioso e piedoso é o Senhor; longânimo e grande em benignidade.
Salmos 193.8

¹³ E rasgai o vosso coração, e não as vossas vestes, e convertei-vos ao Senhor vosso Deus; porque ele é misericordioso, e compassivo, e tardio em irar-se, e grande em benignidade, e se arrepende do mal.
Joel 2.13

Sexta  Gn 49.10 O cetro não se afastará da tribo de Judá.
¹⁰ O cetro não se arredará de Judá, nem o legislador dentre seus pés, até que venha Siló; e a ele se congregarão os povos.
Gênesis 49.10

Sábado – cf. Ef 2.11-16 Boaz e Rute: O prenúncio da derrubada da parede de separação.
¹¹ Portanto, lembrai-vos de que vós noutro tempo éreis gentios na carne, e chamados incircuncisão pelos que na carne se chamam circuncisão feita pela mão dos homens;
¹² Que naquele tempo estáveis sem Cristo, separados da comunidade de Israel, e estranhos às alianças da promessa, não tendo esperança, e sem Deus no mundo.
¹³ Mas agora em Cristo Jesus, vós, que antes estáveis longe, já pelo sangue de Cristo chegastes perto.
¹⁴ Porque ele é a nossa paz, o qual de ambos os povos fez um; e, derrubando a parede de separação que estava no meio,
¹⁵ Na sua carne desfez a inimizade, isto é, a lei dos mandamentos, que consistia em ordenanças, para criar em si mesmo dos dois um novo homem, fazendo a paz,
¹⁶ E pela cruz reconciliar ambos com Deus em um corpo, matando com ela as inimizades.
Efésios 2.11-16

033 - Com Tua Mão Segura
Henry Maxwell Wrigth
1 Com Tua mão, segura bem a minha,
Pois eu tão fraco sou, ó Salvador!
Que não me atrevo a dar nem um só passo
Sem Teu amparo, meu Jesus Senhor!
 
2 Com Tua mão, segura bem a minha,
E mais e mais unido a Ti, Jesus.
Ó traze-me, que nunca me desvie
De Ti, Senhor, a minha vida e luz!
 
3 Com Tua mão, segura bem a minha,
E, pelo mundo, alegre seguirei:
Mesmo onde as sombras caem mais escuras
Teu rosto vendo, nada temerei.
 
4 E, se chegar à beira desse rio,
Que Tu por mim quiseste atravessar,
Com Tua mão segura bem a minha,
E sobre a morte eu hei de triunfar.
 
5 Quando voltares esses céus rompendo,
segura bem a minha mão, Senhor,
E, meu Jesus, ó leva-me contigo,
Para onde eu goze Teu eterno amor.

1 De Deus mui firmes são as promessas
Mais firmes que as montanhas são.
Quando o socorro terrestre cessa,
Os de Deus não falharão!
 
De Deus mui firmes são as promessas,
Falhando tudo, não falharão;
Se das estrelas o brilho cessa,
Mas as promessas brilharão!

 
2 Se a fé te falta, nos teus apertos,
Nas Suas promessas descansa em paz.
Quando és tentado, estou bem certo
Que Cristo auxílio te traz.
 
3 Se a febre arde, se extingue a vida
E quer a morte te arrebatar,
Nas Suas promessas terás guarida
Bastante pra te abrigar.
 
4 Promessa temos que ao céu de gozo
Virá levar-nos o Rei Jesus;
Então ao crente fiel, corajoso,
Dará coroa de luz.

511 - Glorioso Deus
Samuel Nyström
1 Glorioso Deus, que está no céu,
Conselheiro é contra o revés.
Se aqui trevas há, m’iluminará;
Na tribulação, nEle os crentes firmados estão.
 
Oh! Quão bom é nosso Deus!
Tudo preparou p’ra os Seus,
Que por Ele, chegarão,
Satisfeitos à Sua mansão.

 
2 Vindo a morte dar golpe em meu lar,
Então, eu bem sei, onde acharei,
Paz que satisfaz, pois Jesus me traz
O que me é mister e o que me possa aqui conter.
 
3 Longe do meu lar, sinto eu pesar,
Mas o bom Jesus dá-me Sua luz.
E minh’alma diz: “‘Stás em mim feliz,
‘Stou contigo aqui”, estarás, sim, comigo ali.
 
4 Peregrino sou, mas em breve estarei
Onde ficarei sempre com Sua grei;
Lá hei de gozar Seu amor sem par;
Grato cantarei aleluias ao grande Rei.
 
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
Rute 1.1- 5
¹ E sucedeu que, nos dias em que os juízes julgavam, houve uma fome na terra; pelo que um homem de Belém de Judá saiu a peregrinar nos campos de
Moabe, ele, e sua mulher, e seus dois filhos.
² E era o nome deste homem Elimeleque, e o nome de sua mulher, Noemi, e os nomes de seus dois filhos, Malom e Quiliom, efrateus, de Belém de Judá; e vieram aos campos de Moabe e ficaram ali.
³ E morreu Elimeleque, marido de Noemi; e ficou ela com os seus dois filhos,
⁴ os quais tomaram para si mulheres moabitas; e era o nome de uma Orfa, e o nome da outra, Rute; e ficaram ali quase dez anos.
⁵ E morreram também ambos, Malom e Quiliom, ficando assim esta mulher desamparada dos seus dois filhos e de seu marido.

 
PLANO DE AULA
1-INTRODUÇÃO
O Livro de Rute conta uma história muito bonita entre nora e sogra. Rute, a nora, amou singelamente a sua sogra, Noemi. Após o falecimento do esposo de Rute, filho de Noemi, este orientou a sua nora a retornar à terra nativa, Moabe. Rute, a moabita, não concordou em deixar a sua sogra, de modo que a seguinte declaração mostra a profundidade do compromisso dela com a mãe de seu saudoso esposo: O teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus (Rt 1.16). Nesse contexto, contemplamos a maneira que Deus preserva a história de pessoas que permanecem fiéis apesar das circunstâncias. Por isso, nesta lição, temos o objetivo de apresentar um panorama do Livro de Rute e seus principais temas.

2- APRESENTAÇÃO DA LIÇÃO
A) Objetivos da Lição:
I) Fazer a análise da organização do Livro de Rute;
II) Remontar o contexto histórico do Livro de Rute;
III) Apresentar o propósito e a mensagem do Livro de Rute.
 
B) Motivação: 
A Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal traz um relato que serve de motivação para a aula desta semana: “Quando conhecemos Rute, ela é uma viúva sem perspectiva de vida. Acompanhamos sua união com o povo de Deus, a colheita no campo e o risco de sua honra na eira de Boaz. Finalmente a vemos tornar-se esposa dele. Um retrato de como chegamos a Cristo. Começamos sem esperança e somos estrangeiros rebeldes sem parte no reino de Deus. Então […] Deus nos salva, perdoa, reconstrói nossa vida. […]. A redenção de Rute através de Boaz é um retrato da nossa remissão através de Cristo”.

C) Sugestão de Método: 
Para introduzir esta aula, apresente o esboço do Livro de Rute. Explique que o livro está estruturado nos seguintes pontos:
1) A Adversidade de Noemi (1.1-5)
2) Noemi e Rute (t.6-22);
3) Rute conhece Boaz no campo (2.1-23);
4) Rute vai até Boaz na eira (3.1-18);
5) Boaz se casa com Rute (4.1-13);
6) A bênção e realização de Noemi (4.14-17);
7) A história da família – de Perez a Davi (4.18). Você pode reproduzir esse esboço no data show, na lousa ou até mesmo em Cartolina. Pode também, por meio das Bíblias de Estudo, Pentecostal ou Aplicação Pessoal, aprofundar a sua pesquisa e apresentar um quadro mais completo do livro aos alunos. O ponto aqui é que você esteja consciente da necessidade de apresentar a estrutura do livro por meio de esboço com o objetivo de sua classe compreender melhor o desenvolvimento da história sagrada de Rute.

3- CONCLUSÃO DA LIÇÃO
A) Aplicação: 
O Livro de Rute nos apresenta um quadro grandioso de superação de uma mulher diante de uma situação desoladora. Com o livro aprendemos que não importa quão devastadora ou desafiadora possa ser a nossas circunstâncias, pois a nossa esperança está centrada em Deus que tem os recursos infinitos para nos disponibilizar.

4- SUBSÍDIO AO PROFESSOR
A) Revista Ensinador Cristão. 
Vale a pena conhecer essa revista que traz reportagens, artigos, revistas e subsídios de apoio à lições Bíblicas Adultos. Na edição 98, p.37, você encontrará um subsídio especial para esta lição.

B) Auxílios Especiais: 
Ao final do tópico, você encontrará auxílios que ajudarão a aprofundar a reflexão sobre o tema.
1) O texto “Rute”, localizado depois do primeiro tópico, destaca o significado do seu nome e o propósito espiritual da obra;
2) O texto “Compromisso com a Aliança”, ao final do terceiro tópico, demonstra como os conceitos de aliança, concerto e fidelidade estão presentes no livro de Rute.

 

INTRODUÇÃO


O livro de Rute se destaca não apenas por sua beleza literária mas, principalmente, pela profundidade espiritual de sua mensagem. Fonte de inspiração para judeus e cristãos ao longo dos séculos, o livro narra uma história de amizade, amor e redenção. Uma extraordinária demonstração de como o Todo-poderoso trabalha em meio às crises para cumprir seus desígnios eternos. Ele transforma tristeza em alegria, perdas em ganhos, derrotas em vitórias. Rute nos apresenta Jeová-Jireh, o Deus que provê (Gn 22.14 - ¹⁴ E chamou Abraão o nome daquele lugar: o Senhor proverá; donde se diz até ao dia de hoje: No monte do Senhor se proverá.).
 
O autor do livro de Rute  é desconhecido e sua data também é incerta, alguns admitem sua data por volta do século 10 antes de Cristo. A história começa nos campos de Moabe e em Belém de Judá. 
O resumo do livro se dá da seguinte forma:
●1. Elimeleque,  Noemi e seus filhos, Malom e Quiliom saem a peregrinar nos campos de Moabe de ido a fome que assolava Belém;
●2. Já em Moabe ocorre a viuvez de Noemi e o casamento de seus filhos com as moabitas,  Rute e Orfa;
●3. A viuvez das noras de Noemi. Rute fica viúva de Malom e Orfa viúva de Quiliom;
●4. A decisão de Noemi de voltar pra sua terra natal,  Belém;
●5. Orfa volta a sua parentela ficando em Moabe,  mas Rute decide ficar com Noemi seguindo-a até Belém;
● 6. A busca por um resgatador. Noemi e Rute vão atrás de um resgatador;
● 7. Rute vai aos campos apanhar espigas e se encontra com Boaz;
● 8. Boaz se agrada de Rute,  adquire o seu resgaste e se casa com ela;
● 9. O nascimento do filho de Boaz e Rute e a alegria de Noemi. 

⟪ Palavra-Chave: Providência

I- A ORGANIZAÇÃO DO LIVRO


1- Na Bíblia Hebraica. 
O Livro de Rute pertence à terceira divisão ou seção da Tanakh, a Bíblia Hebraica, que é composta apenas dos livros do Antigo Testamento da Bíblia Cristã. Essa terceira seção é chamada Ketuvim ou Hagiógrafos (Escritos). A primeira seção é a Torá (Pentateuco) e a segunda é a Neviim (Profetas) (Lc 24.44 - E disse-lhes: São estas as palavras que vos disse estando ainda convosco: Que convinha que se cumprisse tudo o que de mim estava escrito na lei de Moisés, e nos profetas e nos Salmos.). Dentre os Escritos, que são onze livros, estão os Megillot (cinco rolos), livros curtos lidos publicamente nas festas judaicas anuais: Cântico dos Cânticos, Rute, Lamentações, Eclesiastes e Ester. Em função de narrar fatos ocorridos durante a colheita, a leitura litúrgica de Rute era tradicionalmente feita durante o Shovuot (Pentecoste), a festa da colheita.

O cânon judaico ou Tanakh é composto por 24 livros que se agrupam em três conjuntos: “Lei, Profetas e Escritos”.
1) TORAH: cinco livros, o equivalente ao “Pentateuco ou a Lei”;
2) NEVIIM: oito livros (Profetas), o equivalente aos livros escritos anteriores ao exílio (Profetas anteriores): Josué; Juízes; 1 Samuel e 2 Samuel; 1 Reis e 2 Reis e os escritos posteriores ao exílio (Profetas posteriores), que são compostos pelos seguintes livros (4) Isaías; Jeremias; Ezequiel e os 12 profetas menores.
3) KETUVIM:  onze livros (Escritos): Composto pelos livros poéticos e trechos de alguns livros proféticos.
Portanto, a Tanakh conta com 24 livros, assim como o AT cristão conta com 39, já que 1 e 2 de Reis é um livro só, 1 e 2 de Crônicas é um livro apenas, assim como 1 e 2 de Samuel é apenas um livro, assim como os 12 profetas menores formam apenas um livro, o que diminui os livros em 15, ou seja, de 39 para 24.

Os Megillot
Estes são cinco “rolos” que fazem parte do ciclo de leituras da sinagoga e são lidos nas festividades judaicas: 
1. Shir HaShirim (Cântico dos Cânticos) é lido na festa de Pessach (Páscoa);
2. Rute é lido na festa de Shavuot (Pentecostes);
3. Eichá (Lamentações) é lido na festa de Tishá BeAv (memória da destruição do Templo e de Jerusalém);
4. Qohelet (Eclesiastes) é lido na festa de Sucot (Tendas);
 5. Ester é lido na festa de Purim (Sortes).

2- Na Bíblia Cristã. 
Enquanto a Bíblia Hebraica está dividida em três seções (Pentateuco, Profetas e Escritos), o Antigo Testamento da Bíblia Cristã é composto de quatro: Pentateuco, Poéticos, Históricos e Proféticos. Rute está categorizado como um livro histórico, por seu evidente gênero narrativo. Mas é identificado também por sua extraordinária beleza poética. Empregando estilo e linguagem próprios do hebraico clássico, o autor expõe aspectos subjetivos da vida dos personagens (Rt 1.12-21; 2.13,20; 3.1; 4.16). A obra está organizada em quatro capítulos, somando 85 versículos.
 
3- Autoria e data. 
Há uma diversidade de opiniões entre os eruditos acerca da autoria e data do Livro de Rute. Samuel é o autor mais provável. O Talmudeo (Talmude é um livro judeu composto pelos sermões, debates e discussões entre os rabinos, lideres da religião judaica, quanto aos ensinamentos que eram dados na Torá oral.), obra milenar de regulamentos e tradições judaicas, atribui a ele a autoria. A forma como o autor se refere a Jessé e Davi, parece indicar contemporaneidade e familiaridade com os personagens, o que também aponta para Samuel (Rt 4.17 - ¹⁷ E as vizinhas lhe deram um nome, dizendo: A Noemi nasceu um filho. E deram-lhe o nome de Obede. Este é o pai de Jessé, pai de Davi.). Além disso, as características gerais da obra indicam uma atmosfera própria do início do período da monarquia de Israel. Sendo assim, o livro teria sido escrito no século X a.C.
 
SINOPSE I
Rute está categorizado como um livro histórico por causa do seu evidente gênero narrativo.
 
AUXÍLIO BIBLIOLÓGICO
“RUTE – O livro de Rute traz o nome de uma das principais personagens do livro. Rute era viúva de Malom, nora de Noemi e, por fim, esposa de Boaz. A etimologia de seu nome não é clara, embora alguns tentem ligar o nome a t(amizade” (heb. re’ut) ou a “associando-se com ou vendo” (heb. ra’ah). Apesar de Rute ser mencionada (com frequência especificamente como “a moabita”) várias vezes nas páginas desse livro e mais uma vez na genealogia do Messias (Mt 1.5), é surpreendente que esse livro notável traga seu nome no título. Rute não era israelita; como moabita, era de uma nação que odiava Israel. Alguns não consideram Rute a personagem principal do livro; contudo, os eventos do livro ficam definitivamente na redenção ilustrada primeiro em sua rejeição dos deuses pagãos de Moabe a fim de se comprometer com Iavé, o Deus de Israel. A história continua através da união com Boaz, o parente remidor, pondo-a na genealogia do rei Davi – o maior rei de Israel. Ela, por intermédio de Davi, passou a fazer parte da linhagem de Jesus Cristo, o futuro “Filho de Daü” guê, por fim, redimiria seu povo. A graciosa redenção de Deus foi desvelada, e sua fiel providência e libertação foram reveladas na história de Rute. O livro traz seu nome ao longo das gerações, e sua história resolve sem sombra de dúvida a preocupação amorosa de Deus com as mulheres e seu compromisso absoluto de santificar o casamento e a proeminência da família” (Patterson, D. K, KELLEY, R. H. Comentário Bíblico da Mulher – Antigo Testamento. Vol. I. Rio de Janeiro: CPAD, 2o22, p.469).

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II- O CONTEXTO HISTÓRICO


1- No tempo dos juízes. 
Não há uma data precisa para os fatos narrados em Rute. O que sabemos é que ocorreram três gerações antes de Davi, nos dias dos juízes (Rt 1.1 - ¹ E sucedeu que, nos dias em que os juízes julgavam, houve uma fome na terra; por isso um homem de Belém de Judá saiu a peregrinar nos campos de Moabe, ele e sua mulher, e seus dois filhos;; 4.21,22 - ²¹ E Salmom gerou a Boaz, e Boaz gerou a Obede, ²² E Obede gerou a Jessé, e Jessé gerou a Davi.). Esse período (dos juízes) durou mais três séculos. Começou depois da morte de Josué (por volta de 1375 a.C.) e se estendeu até o início da monarquia de Israel, com a ascensão de Saul ao trono (1050 a.C.). Foi marcado por uma grande anarquia e uma profunda apostasia e infidelidade do povo hebreu (Jz 1.7-19). Uma frase que identifica bem aquela época sombria é: “cada qual fazia o que parecia direito aos seus olhos” (Jz 17.6). Sem uma sábia direção, o povo perece (Pv 11.14 - ¹⁴ Não havendo sábios conselhos, o povo cai, mas na multidão de conselhos há segurança.).
 
2- Secularismo, hedonismo e idolatria. 
Depois da morte de Josué e dos demais líderes de seu tempo, levantou-se uma geração que não tinha uma profunda comunhão com Deus e não conhecia o que Ele havia feito ao povo hebreu. Israel cedeu ao estilo de vida pecaminoso dos cananeus e foi atraído à adoração dos seus deuses (Jz 2.7-13; Jz 3.5-7 - ⁵ Habitando, pois, os filhos de Israel no meio dos cananeus, dos heteus, e amorreus, e perizeus, e heveus, e jebuseus, ⁶ Tomaram de suas filhas para si por mulheres, e deram as suas filhas aos filhos deles; e serviram aos seus deuses. ⁷ E os filhos de Israel fizeram o que era mau aos olhos do Senhor, e se esqueceram do Senhor seu Deus; e serviram aos baalins e a Astarote.). Secularismo (O secularismo Segundo o Dicionário Teológico (CPAD) o secularismo é a doutrina que ignora os princípios espirituais na condução dos negócios humanos. Para o secularista, o homem, e somente o homem, é a medida de todas as coisas. - lição 5 3º  trimestre 2024hedonismo (O que é o Hedonismo. O hedonismo traduz-se como o jeito de ver a vida em que se prioriza, acima de tudo, sem limites, a satisfação pessoal, buscando, ao mesmo tempo, evitar a dor e o sofrimento. Ele defende o prazer como um fim em si mesmo... o bem supremo. - lição 9 3⁰ trimestre 2017) sempre levam a grandes tragédias morais e espirituais. O pervertido culto a Baal (o deus da chuva) e a Astarote (a deusa do sexo e da guerra) passou a ser praticado pela nação hebreia, em um degradante nível de imoralidade e idolatria. A falta de uma liderança espiritualmente madura e temente a Deus causa prejuízos incalculáveis ao povo. No Reino de Deus, não basta ter carisma para liderar; é preciso ter caráter aprovado (1 Tm 3.2-13; 2 Tm 2.15 - ¹⁵ Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade.; Tt 2.7,8 - ⁷ Em tudo te dá por exemplo de boas obras; na doutrina mostra incorrupção, gravidade, sinceridade, ⁸  Linguagem sã e irrepreensível, para que o adversário se envergonhe, não tendo nenhum mal que dizer de nós.).
 
3- Opressão, clamor e livramento. 
A apostasia tornou Israel presa fácil de seus inimigos, que atacavam e saqueavam suas cidades e terras, e mantinham o povo sob domínio opressor por longos períodos (Jz 3.7-9 - ⁷ E os filhos de Israel fizeram o que era mau aos olhos do Senhor, e se esqueceram do Senhor seu Deus; e serviram aos baalins e a Astarote. ⁸ Então a ira do SENHOR se acendeu contra Israel, e ele os vendeu na mão de Cusã-Risataim, rei da mesopotâmia; e os filhos de Israel serviram a Cusã-Risataim oito anos. ⁹ E os filhos de Israel clamaram ao Senhor, e o Senhor levantou-lhes um libertador, que os libertou: Otniel, filho de Quenaz, irmão de Calebe, mais novo do que ele.; 12-14; 4.1-3; 6.1-6). Afligida, a nação clamava a Deus, e o Senhor levantava juízes (Os juízes foram pessoas escolhidas por Deus para governar o seu povo.para libertar o seu povo. Otniel, Eúde, Sangar, Débora, Gideão, Tola, Jair, Jefté, Ibsã, Elom, Abdom e Sansão. Eli e Samuel pertencem a este grupo seleto, mas os seus feitos não são registrados no livro de Juízes. Sendo assim, quatorze é o número de juízes registrados nas Escrituras.) Esses juízes (heb. shophetim) não eram magistrados civis, como os que conhecemos hoje, que julgam em fóruns e tribunais. Eram libertadores geralmente líderes militares, como Otniel, Baraque e Gideão (Jz 3.9-11; 4.10-15; 7.16-25) – , poderosamente usados por Deus para “julgar” a causa de Israel, livrando-o de seus opressores. Apesar dos repetidos ciclos de infidelidade da nação, Deus ouvia o gemido do seu povo em seus momentos de dor e aflição (Jz 2.18 - ¹⁸ E, quando o Senhor lhes levantava juízes, o Senhor era com o juiz, e os livrava da mão dos seus inimigos, todos os dias daquele juiz; porquanto o Senhor se compadecia deles pelo seu gemido, por causa dos que os oprimiam e afligiam.). O Senhor é longânimo e cheio de misericórdia (Sl 103.8 - ⁸ Misericordioso e piedoso é o Senhor; longânimo e grande em benignidade.; Jl 2.13 - ¹³ E rasgai o vosso coração, e não as vossas vestes, e convertei-vos ao Senhor vosso Deus; porque ele é misericordioso, e compassivo, e tardio em irar-se, e grande em benignidade, e se arrepende do mal.; Rm 2.4 - ⁴ Ou desprezas tu as riquezas da sua benignidade, e paciência e longanimidade, ignorando que a benignidade de Deus te leva ao arrependimento?; Lm 3.22 - ²² As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim;). Ele ouve os que a Ele clamam (Jr 29.12,13 - ¹² Então me invocareis, e ireis, e orareis a mim, e eu vos ouvirei. ¹³ E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração.; Is 55.6 - ⁶ Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto.).
 
SINOPSE II
Os fatos narrados em Rute têm como contexto maior os dias dos juízes, caracterizados pela frase: “cada um fazia o que bem queria”.

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III- PROPÓSITO E MENSAGEM


1- O cetro de Judá. 
Vários propósitos são atribuídos ao Livro de Rute. O principal e mais evidente deles é apresentar Davi como descendente de Judá, a tribo real da qual viria o Messias, “o Leão da tribo de Judá, a Raiz de Davi” (Ap 5.5; cf . Rt 4.18 -22). Gênesis 49.10 diz: “O cetro não se arredará de Judá, nem o legislador dentre seus pés, até que venha Siló; e a ele se congregarão os povos”. Embora Rúben fosse o primogênito de Jacó, seu ato de desonra ao leito do pai, deitando-se com sua concubina , fez com que perdesse a primogenitura – a posição de liderança (Gn 35.22 - ²² E aconteceu que, habitando Israel naquela terra, foi Rúben e deitou-se com Bila, concubina de seu pai; e Israel o soube. E eram doze os filhos de Jacó.; 49.4 - ⁴ Impetuoso como a água, não serás o mais excelente, porquanto subiste ao leito de teu pai. Então o contaminaste; subiu à minha cama.). A promessa feita a Abraão seguia, agora, pela descendência de Iudá. Sendo Samuel o autor do livro de Rute, o propósito de registrar a genealogia de Davi ganha ainda mais sentido, já que naquele tempo o rei de Israel era Saul, um benjamita (1Sm 9.1,2 - ¹ E havia um homem de Benjamim, cujo nome era Quis, filho de Abiel, filho de Zeror, filho de Becorate, filho de Afia, filho de um homem de Benjamim; homem poderoso. ² Este tinha um filho, cujo nome era Saul, moço, e tão belo que entre os filhos de Israel não havia outro homem mais belo do que ele; desde os ombros para cima sobressaía a todo o povo.; 25.1 - ¹ E faleceu Samuel, e todo o Israel se ajuntou, e o prantearam, e o sepultaram na sua casa, em Ramá. E Davi se levantou e desceu ao deserto de Parã.).A ancestralidade de Davi o legitimava para o trono.

O cetro é um bastão que os soberanos, reis e rainhas trazem na mão direita representando o poder e a realeza. Outros objetos da realeza são o globo e a coroa.
 
2- Amor e redenção. 
A mensagem principal de Rute é o amor de Deus e seu plano de redenção da humanidade. Como representantes de judeus e gentios, respectivamente, Boaz e Rute prenunciam a derrubada da parede de separação (Ef 2.11-16). A redenção é vista, o livro, nos sentidos literal e tipológico. Boaz é o parente remidor que preservou a descendência de EIimeleque, mas é, também, um tipo de Cristo, nosso Redentor (Is 59.20 - ²⁰ E virá um Redentor a Sião e aos que em Jacó se converterem da transgressão, diz o Senhor. ; Lc 1.68 - ⁶⁸ Bendito o Senhor Deus de Israel, Porque visitou e remiu o seu povo,; Ef 1.7 - ⁷ Em quem temos a redenção pelo seu sangue, a remissão das ofensas, segundo as riquezas da sua graça,; Tt 2.14 - ¹⁴ O qual se deu a si mesmo por nós para nos remir de toda a iniqüidade, e purificar para si um povo seu especial, zeloso de boas obras.).
 
3- Fidelidade e altruísmo. 
O livro de Rute abre uma janela que nos permite ver que nem tudo eram trevas nos dias dos juízes. Havia um remanescente fiel, que temia a Deus e foi usado por Ele para cumprir seus propósitos (Jó 42.2 - ² Bem sei eu que tudo podes, e que nenhum dos teus propósitos pode ser impedido.). Em um mundo de crescente iniquidade, o justo vive pela fé (Hc 2.4 - ⁴ Eis que a sua alma está orgulhosa, não é reta nele; mas o justo pela sua fé viverá.; cf. Mt 24.12,13 - ¹² E, por se multiplicar a iniqüidade, o amor de muitos esfriará. ¹³ Mas aquele que perseverar até ao fim, esse será salvo.). Outra eloquente mensagem do livro é o valor do altruísmo em que predominava o egoísmo. Nos dias dos juízes, a maioria vivia segundo os seus próprios padrões e interesses (Jz 21.25 - ²⁵ Naqueles dias não havia rei em Israel; porém cada um fazia o que parecia reto aos seus olhos.). Noemi e Rute destoaram dessa máxima individualista. Sogra e nora não pensavam em si mesmas. O amor não é egoísta (1Co 13.5 - ⁵ Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal;).
 
SINOPSE III
O Cetro de Judá, o Amor, a redenção, a fidelidade e o altruísmo são temas que se destacam ao longo do livro.
 
AUXÍLIO BIBLIOLÓGICO
“COMPROMISSO COM A ALIANÇA
Deus demonstrou sua lealdade à aliança ao derramar sua benevolência (heb. chesed, uma palavra que engloba amor, gentileza benevolência, misericórdia, graça, lealdade e fidelidade; veja 1.8; 2.zo; 3.1o) não só para com Noemi de Belém, mas também para com Rute, a moabita. Boaz também demonstrou lealdade à aliança em sua disposição de ser o parente remidor de Rute e Noemi. O ‘concerto’, ou aliança, embora não seja mencionado no livro, está subjacente a tudo, começando com o compromisso de Rute com o Deus de Noemi (r.t6,17). A lealdade amorosa, o serviço fiel e o espírito obediente de Rute são fundamentais para o compromisso. Todavia, ainda mais importante é o fato de que Iavé Deus, sempre fiel, jamais se esquece das promessas feitas a Israel” (Patterson, D. K, KELLEY, R. H. Comentário Bíblico da Mulher Antigo Testamento. Vol. 1. Rio de Janeiro: CPAD, 2022, p.472).
 

CONCLUSÃO


O livro de Rute nos ensina que, a despeito da incredulidade e dos pecados do homem, Deus sempre trabalha para cumprir os seus desígnios. Sem violar o princípio do livre-arbítrio humano, o Todo-poderoso conduz a história e executa seu plano eterno de redenção. O livro também nos mostra como a fidelidade de Deus se aplica às circunstâncias comuns da vida. Em tudo Ele é fiel (Is 64.4 - ⁴ Porque desde a antiguidade não se ouviu, nem com ouvidos se percebeu, nem com os olhos se viu um Deus além de ti que trabalha para aquele que nele espera.).

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REVISANDO O CONTEÚDO


1- Como o livro de Rute é classificado na Bíblia Hebraica?
O Livro de Rute pertence à terceira divisão ou seção da Tanakh, a Bíblia Hebraica: Ketuvim ou Hagiógrafos (Escritos).

2- Como e por que o livro é categorizado na Bíblia Cristã?
Rute está categorizado como um livro histórico, por seu evidente gênero narrativo.

3- Que evidências apontam para a autoria de Samuel?
O Talmude, obra milenar de regulamentos e tradições judaicas, atribui a ele a autoria. A forma como o autor se refere a Jessé e Davi parece indicar contemporaneidade e familiaridade com os personagens, o que também aponta para Samuel (Rt 4.17).

4- Qual o contexto histórico de Rute?
O tempo dos Juízes.

5- Qual a principal mensagem do livro?
Vários propósitos são atribuídos ao Livro de Rute. O principal e mais evidente deles é apresentar Davi como descendente de Judá, a tribo real da qual viria o Messias, “o Leão da tribo de Judá, a Raiz de Davi” (Ap 5.5; cf. Rt 4.18 -22).

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Pb. Rogério Faustino
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