“E sucedeu que, nos
dias em que os juízes julgavam, houve uma fome na terra; pelo que um homem de
Belém de Judá saiu a peregrinar nos campos de Moabe, ele, e sua mulher, e seus
dois filhos.” (Rt 1.1)
VERDADE PRÁTICA
Servir a Deus não nos
isenta de crises. Em qualquer circunstância, o segredo é permanecer fiel,
confiando na providência divina.
LEITURA DIÁRIA
Segunda – Rt 1.1;
4.21-22 O contexto do Livro de Rute remete aos juízes.
¹ E sucedeu que, nos dias em que os juízes julgavam, houve uma fome na terra; por isso um homem de Belém de Judá saiu a peregrinar nos campos de Moabe, ele e sua mulher, e seus dois filhos;
Rute 1.1
²¹ E Salmom gerou a Boaz, e Boaz gerou a Obede,
²² E Obede gerou a Jessé, e Jessé gerou a Davi.
Rute 4.21,22
Terça – Jz 1.7-19 Um
contexto de anarquia e infidelidade do povo hebreu.
⁷ Então disse Adoni-Bezeque: Setenta reis, com os dedos polegares das mãos e dos pés cortados, apanhavam as migalhas debaixo da minha mesa; assim como eu fiz, assim Deus me pagou. E levaram-no a Jerusalém, e morreu ali.
⁸ E os filhos de Judá pelejaram contra Jerusalém, e tomando-a, feriram-na ao fio da espada; e puseram fogo na cidade.
⁹ E depois os filhos de Judá desceram a pelejar contra os cananeus, que habitavam nas montanhas, e no sul, e nas planícies.
¹⁰ E partiu Judá contra os cananeus que habitavam em Hebrom (era porém outrora o nome de Hebrom, Quiriate-Arba), e feriram a Sesai, e a Aimã e Talmai.
¹¹ E dali partiu contra os moradores de Debir; e era outrora o nome de Debir, Quiriate-Sefer.
¹² E disse Calebe: Quem ferir a Quiriate-Sefer, e a tomar, lhe darei a minha filha Acsa por mulher.
¹³ E tomou-a Otniel, filho de Quenaz, o irmão de Calebe, mais novo do que ele; e Calebe lhe deu a sua filha Acsa por mulher.
¹⁴ E sucedeu que, indo ela a ele, o persuadiu que pedisse um campo a seu pai; e ela desceu do jumento, e Calebe lhe disse: Que é que tens?
¹⁵ E ela lhe disse: Dá-me uma bênção; pois me deste uma terra seca, dá-me também fontes de águas. E Calebe lhe deu as fontes superiores e as fontes inferiores.
¹⁶ Também os filhos do queneu, sogro de Moisés, subiram da cidade das palmeiras com os filhos de Judá ao deserto de Judá, que está ao sul de Arade, e foram, e habitaram com o povo.
¹⁷ E foi Judá com Simeão, seu irmão, e feriram aos cananeus que habitavam em Zefate; e totalmente a destruíram, e chamou-se o nome desta cidade Hormá.
¹⁸ Tomou mais Judá a Gaza com o seu termo, e a Ascalom com o seu termo, e a Ecrom com o seu termo.
¹⁹ E estava o Senhor com Judá, e despovoou as montanhas; porém não expulsou aos moradores do vale, porquanto tinham carros de ferro.
Juízes 1.7-19
Quarta – Jz 2.7-13;
3.5-7 Israel atraído à idolatria dos cananeus.
⁷ E serviu o povo ao Senhor todos os dias de Josué, e todos os dias dos anciãos que ainda sobreviveram depois de Josué, e viram toda aquela grande obra do Senhor, que fizera a Israel.
⁸ Faleceu, porém, Josué, filho de Num, servo do Senhor, com a idade de cento e dez anos;
⁹ E sepultaram-no no termo da sua herança, em Timnate-Heres, no monte de Efraim, para o norte do monte de Gaás.
¹⁰ E foi também congregada toda aquela geração a seus pais, e outra geração após ela se levantou, que não conhecia ao Senhor, nem tampouco a obra que ele fizera a Israel.
¹¹ Então fizeram os filhos de Israel o que era mau aos olhos do Senhor; e serviram aos baalins.
¹² E deixaram ao Senhor Deus de seus pais, que os tirara da terra do Egito, e foram-se após outros deuses, dentre os deuses dos povos, que havia ao redor deles, e adoraram a eles; e provocaram o Senhor à ira.
¹³ Porquanto deixaram ao Senhor, e serviram a Baal e a Astarote.
Juízes 2.7-13
⁵ Habitando, pois, os filhos de Israel no meio dos cananeus, dos heteus, e amorreus, e perizeus, e heveus, e jebuseus,
⁶ Tomaram de suas filhas para si por mulheres, e deram as suas filhas aos filhos deles; e serviram aos seus deuses.
⁷ E os filhos de Israel fizeram o que era mau aos olhos do Senhor, e se esqueceram do Senhor seu Deus; e serviram aos baalins e a Astarote.
Juízes 3.5-7
Quinta – Sl 103.8; Jl
2.13; Rm 2.4 Longanimidade e misericórdia de Deus.
⁸ Misericordioso e piedoso é o Senhor; longânimo e grande em benignidade.
Salmos 193.8
¹³ E rasgai o vosso coração, e não as vossas vestes, e convertei-vos ao Senhor vosso Deus; porque ele é misericordioso, e compassivo, e tardio em irar-se, e grande em benignidade, e se arrepende do mal.
Joel 2.13
Sexta – Gn 49.10 O
cetro não se afastará da tribo de Judá.
¹⁰ O cetro não se arredará de Judá, nem o legislador dentre seus pés, até que venha Siló; e a ele se congregarão os povos.
Gênesis 49.10
Sábado – cf. Ef 2.11-16
Boaz e Rute: O prenúncio da derrubada da parede de separação.
¹¹ Portanto, lembrai-vos de que vós noutro tempo éreis gentios na carne, e chamados incircuncisão pelos que na carne se chamam circuncisão feita pela mão dos homens;
¹² Que naquele tempo estáveis sem Cristo, separados da comunidade de Israel, e estranhos às alianças da promessa, não tendo esperança, e sem Deus no mundo.
¹³ Mas agora em Cristo Jesus, vós, que antes estáveis longe, já pelo sangue de Cristo chegastes perto.
¹⁴ Porque ele é a nossa paz, o qual de ambos os povos fez um; e, derrubando a parede de separação que estava no meio,
¹⁵ Na sua carne desfez a inimizade, isto é, a lei dos mandamentos, que consistia em ordenanças, para criar em si mesmo dos dois um novo homem, fazendo a paz,
¹⁶ E pela cruz reconciliar ambos com Deus em um corpo, matando com ela as inimizades.
Efésios 2.11-16
HINOS DA HARPA CRISTÃ
1 Com Tua mão, segura bem
a minha,
Pois eu tão fraco sou, ó Salvador!
Que não me atrevo a dar nem um só passo
Sem Teu amparo, meu Jesus Senhor!
2 Com Tua mão, segura bem a minha,
E mais e mais unido a Ti, Jesus.
Ó traze-me, que nunca me desvie
De Ti, Senhor, a minha vida e luz!
3 Com Tua mão, segura bem a minha,
E, pelo mundo, alegre seguirei:
Mesmo onde as sombras caem mais escuras
Teu rosto vendo, nada temerei.
4 E, se chegar à beira desse rio,
Que Tu por mim quiseste atravessar,
Com Tua mão segura bem a minha,
E sobre a morte eu hei de triunfar.
5 Quando voltares esses céus rompendo,
segura bem a minha mão, Senhor,
E, meu Jesus, ó leva-me contigo,
Para onde eu goze Teu eterno amor.
Pois eu tão fraco sou, ó Salvador!
Que não me atrevo a dar nem um só passo
Sem Teu amparo, meu Jesus Senhor!
2 Com Tua mão, segura bem a minha,
E mais e mais unido a Ti, Jesus.
Ó traze-me, que nunca me desvie
De Ti, Senhor, a minha vida e luz!
3 Com Tua mão, segura bem a minha,
E, pelo mundo, alegre seguirei:
Mesmo onde as sombras caem mais escuras
Teu rosto vendo, nada temerei.
4 E, se chegar à beira desse rio,
Que Tu por mim quiseste atravessar,
Com Tua mão segura bem a minha,
E sobre a morte eu hei de triunfar.
5 Quando voltares esses céus rompendo,
segura bem a minha mão, Senhor,
E, meu Jesus, ó leva-me contigo,
Para onde eu goze Teu eterno amor.
459 - As Firmes Promessas
Samuel Nyström
Samuel Nyström
1 De Deus mui firmes são
as promessas
Mais firmes que as montanhas são.
Quando o socorro terrestre cessa,
Os de Deus não falharão!
De Deus mui firmes são as promessas,
Falhando tudo, não falharão;
Se das estrelas o brilho cessa,
Mas as promessas brilharão!
2 Se a fé te falta, nos teus apertos,
Nas Suas promessas descansa em paz.
Quando és tentado, estou bem certo
Que Cristo auxílio te traz.
3 Se a febre arde, se extingue a vida
E quer a morte te arrebatar,
Nas Suas promessas terás guarida
Bastante pra te abrigar.
4 Promessa temos que ao céu de gozo
Virá levar-nos o Rei Jesus;
Então ao crente fiel, corajoso,
Dará coroa de luz.
Mais firmes que as montanhas são.
Quando o socorro terrestre cessa,
Os de Deus não falharão!
De Deus mui firmes são as promessas,
Falhando tudo, não falharão;
Se das estrelas o brilho cessa,
Mas as promessas brilharão!
2 Se a fé te falta, nos teus apertos,
Nas Suas promessas descansa em paz.
Quando és tentado, estou bem certo
Que Cristo auxílio te traz.
3 Se a febre arde, se extingue a vida
E quer a morte te arrebatar,
Nas Suas promessas terás guarida
Bastante pra te abrigar.
4 Promessa temos que ao céu de gozo
Virá levar-nos o Rei Jesus;
Então ao crente fiel, corajoso,
Dará coroa de luz.
511 - Glorioso Deus
Samuel Nyström
Samuel Nyström
1 Glorioso Deus, que está
no céu,
Conselheiro é contra o revés.
Se aqui trevas há, m’iluminará;
Na tribulação, nEle os crentes firmados estão.
Oh! Quão bom é nosso Deus!
Tudo preparou p’ra os Seus,
Que por Ele, chegarão,
Satisfeitos à Sua mansão.
2 Vindo a morte dar golpe em meu lar,
Então, eu bem sei, onde acharei,
Paz que satisfaz, pois Jesus me traz
O que me é mister e o que me possa aqui conter.
3 Longe do meu lar, sinto eu pesar,
Mas o bom Jesus dá-me Sua luz.
E minh’alma diz: “‘Stás em mim feliz,
‘Stou contigo aqui”, estarás, sim, comigo ali.
4 Peregrino sou, mas em breve estarei
Onde ficarei sempre com Sua grei;
Lá hei de gozar Seu amor sem par;
Grato cantarei aleluias ao grande Rei.
Conselheiro é contra o revés.
Se aqui trevas há, m’iluminará;
Na tribulação, nEle os crentes firmados estão.
Oh! Quão bom é nosso Deus!
Tudo preparou p’ra os Seus,
Que por Ele, chegarão,
Satisfeitos à Sua mansão.
2 Vindo a morte dar golpe em meu lar,
Então, eu bem sei, onde acharei,
Paz que satisfaz, pois Jesus me traz
O que me é mister e o que me possa aqui conter.
3 Longe do meu lar, sinto eu pesar,
Mas o bom Jesus dá-me Sua luz.
E minh’alma diz: “‘Stás em mim feliz,
‘Stou contigo aqui”, estarás, sim, comigo ali.
4 Peregrino sou, mas em breve estarei
Onde ficarei sempre com Sua grei;
Lá hei de gozar Seu amor sem par;
Grato cantarei aleluias ao grande Rei.
Rute 1.1- 5
¹ E sucedeu que, nos dias em que os juízes julgavam, houve uma fome na terra; pelo que um homem de Belém de Judá saiu a peregrinar nos campos de
Moabe, ele, e sua mulher, e seus dois filhos.
² E era o nome deste homem Elimeleque, e o nome de sua mulher, Noemi, e os nomes de seus dois filhos, Malom e Quiliom, efrateus, de Belém de Judá; e vieram aos campos de Moabe e ficaram ali.
³ E morreu Elimeleque, marido de Noemi; e ficou ela com os seus dois filhos,
⁴ os quais tomaram para si mulheres moabitas; e era o nome de uma Orfa, e o nome da outra, Rute; e ficaram ali quase dez anos.
⁵ E morreram também ambos, Malom e Quiliom, ficando assim esta mulher desamparada dos seus dois filhos e de seu marido.
PLANO DE AULA
¹ E sucedeu que, nos dias em que os juízes julgavam, houve uma fome na terra; pelo que um homem de Belém de Judá saiu a peregrinar nos campos de
Moabe, ele, e sua mulher, e seus dois filhos.
² E era o nome deste homem Elimeleque, e o nome de sua mulher, Noemi, e os nomes de seus dois filhos, Malom e Quiliom, efrateus, de Belém de Judá; e vieram aos campos de Moabe e ficaram ali.
³ E morreu Elimeleque, marido de Noemi; e ficou ela com os seus dois filhos,
⁴ os quais tomaram para si mulheres moabitas; e era o nome de uma Orfa, e o nome da outra, Rute; e ficaram ali quase dez anos.
⁵ E morreram também ambos, Malom e Quiliom, ficando assim esta mulher desamparada dos seus dois filhos e de seu marido.
1-INTRODUÇÃO
O Livro de Rute conta
uma história muito bonita entre nora e sogra. Rute, a nora, amou singelamente a
sua sogra, Noemi. Após o falecimento do esposo de Rute, filho de Noemi, este
orientou a sua nora a retornar à terra nativa, Moabe. Rute, a moabita, não concordou
em deixar a sua sogra, de modo que a seguinte declaração mostra a profundidade
do compromisso dela com a mãe de seu saudoso esposo: O teu povo é o meu povo, o
teu Deus é o meu Deus (Rt 1.16). Nesse contexto, contemplamos a maneira que
Deus preserva a história de pessoas que permanecem fiéis apesar das
circunstâncias. Por isso, nesta lição, temos o objetivo de apresentar um
panorama do Livro de Rute e seus principais temas.
2- APRESENTAÇÃO DA LIÇÃO
A) Objetivos da Lição:
I) Fazer a análise da organização do Livro de Rute;
II) Remontar o contexto histórico do Livro de Rute;
III) Apresentar o propósito e a mensagem do Livro de Rute.
B) Motivação:
I) Fazer a análise da organização do Livro de Rute;
II) Remontar o contexto histórico do Livro de Rute;
III) Apresentar o propósito e a mensagem do Livro de Rute.
A Bíblia
de Estudo Aplicação Pessoal traz um relato que serve de motivação para a aula
desta semana: “Quando conhecemos Rute, ela é uma viúva sem perspectiva de vida.
Acompanhamos sua união com o povo de Deus, a colheita no campo e o risco de sua
honra na eira de Boaz. Finalmente a vemos tornar-se esposa dele. Um retrato de
como chegamos a Cristo. Começamos sem esperança e somos estrangeiros rebeldes
sem parte no reino de Deus. Então […] Deus nos salva, perdoa, reconstrói nossa
vida. […]. A redenção de Rute através de Boaz é um retrato da nossa remissão
através de Cristo”.
C) Sugestão de Método:
Para introduzir esta aula, apresente o esboço do Livro de Rute. Explique que o
livro está estruturado nos seguintes pontos:
1) A Adversidade de Noemi (1.1-5)
2) Noemi e Rute (t.6-22);
3) Rute conhece Boaz no campo (2.1-23);
4) Rute vai até Boaz na eira (3.1-18);
5) Boaz se casa com Rute (4.1-13);
6) A bênção e realização de Noemi (4.14-17);
7) A história da família – de Perez a Davi (4.18). Você pode reproduzir esse esboço no data show, na lousa ou até mesmo em Cartolina. Pode também, por meio das Bíblias de Estudo, Pentecostal ou Aplicação Pessoal, aprofundar a sua pesquisa e apresentar um quadro mais completo do livro aos alunos. O ponto aqui é que você esteja consciente da necessidade de apresentar a estrutura do livro por meio de esboço com o objetivo de sua classe compreender melhor o desenvolvimento da história sagrada de Rute.
1) A Adversidade de Noemi (1.1-5)
2) Noemi e Rute (t.6-22);
3) Rute conhece Boaz no campo (2.1-23);
4) Rute vai até Boaz na eira (3.1-18);
5) Boaz se casa com Rute (4.1-13);
6) A bênção e realização de Noemi (4.14-17);
7) A história da família – de Perez a Davi (4.18). Você pode reproduzir esse esboço no data show, na lousa ou até mesmo em Cartolina. Pode também, por meio das Bíblias de Estudo, Pentecostal ou Aplicação Pessoal, aprofundar a sua pesquisa e apresentar um quadro mais completo do livro aos alunos. O ponto aqui é que você esteja consciente da necessidade de apresentar a estrutura do livro por meio de esboço com o objetivo de sua classe compreender melhor o desenvolvimento da história sagrada de Rute.
3- CONCLUSÃO DA LIÇÃO
A) Aplicação:
O Livro
de Rute nos apresenta um quadro grandioso de superação de uma mulher diante de
uma situação desoladora. Com o livro aprendemos que não importa quão
devastadora ou desafiadora possa ser a nossas circunstâncias, pois a nossa
esperança está centrada em Deus que tem os recursos infinitos para nos
disponibilizar.
4- SUBSÍDIO AO PROFESSOR
A) Revista Ensinador
Cristão.
Vale a pena conhecer essa revista que traz reportagens, artigos,
revistas e subsídios de apoio à lições Bíblicas Adultos. Na edição 98, p.37,
você encontrará um subsídio especial para esta lição.
B) Auxílios Especiais:
Ao final do tópico, você encontrará auxílios que ajudarão a aprofundar a
reflexão sobre o tema.
1) O texto “Rute”, localizado depois do primeiro tópico, destaca o significado do seu nome e o propósito espiritual da obra;
2) O texto “Compromisso com a Aliança”, ao final do terceiro tópico, demonstra como os conceitos de aliança, concerto e fidelidade estão presentes no livro de Rute.
1) O texto “Rute”, localizado depois do primeiro tópico, destaca o significado do seu nome e o propósito espiritual da obra;
2) O texto “Compromisso com a Aliança”, ao final do terceiro tópico, demonstra como os conceitos de aliança, concerto e fidelidade estão presentes no livro de Rute.
INTRODUÇÃO
O livro de Rute se
destaca não apenas por sua beleza literária mas, principalmente, pela
profundidade espiritual de sua mensagem. Fonte de inspiração para judeus e
cristãos ao longo dos séculos, o livro narra uma história de amizade, amor e
redenção. Uma extraordinária demonstração de como o Todo-poderoso trabalha em
meio às crises para cumprir seus desígnios eternos. Ele transforma tristeza em
alegria, perdas em ganhos, derrotas em vitórias. Rute nos apresenta
Jeová-Jireh, o Deus que provê (Gn 22.14 - ¹⁴ E chamou Abraão o nome daquele lugar: o Senhor proverá; donde se diz até ao dia de hoje: No monte do Senhor se proverá.).
⟪ Palavra-Chave:
Providência ⟫
I- A
ORGANIZAÇÃO DO LIVRO
1- Na Bíblia Hebraica.
O Livro de Rute pertence à terceira divisão ou seção da Tanakh, a Bíblia
Hebraica, que é composta apenas dos livros do Antigo Testamento da Bíblia
Cristã. Essa terceira seção é chamada Ketuvim ou Hagiógrafos (Escritos). A
primeira seção é a Torá (Pentateuco) e a segunda é a Neviim (Profetas) (Lc
24.44 - E disse-lhes: São estas as palavras que vos disse estando ainda convosco: Que convinha que se cumprisse tudo o que de mim estava escrito na lei de Moisés, e nos profetas e nos Salmos.). Dentre os Escritos, que são onze livros, estão os Megillot (cinco
rolos), livros curtos lidos publicamente nas festas judaicas anuais: Cântico
dos Cânticos, Rute, Lamentações, Eclesiastes e Ester. Em função de narrar fatos
ocorridos durante a colheita, a leitura litúrgica de Rute era tradicionalmente
feita durante o Shovuot (Pentecoste), a festa da colheita.
O cânon judaico ou Tanakh é composto por 24 livros que se agrupam em três conjuntos: “Lei, Profetas e Escritos”.
Enquanto a Bíblia Hebraica está dividida em três seções (Pentateuco, Profetas e
Escritos), o Antigo Testamento da Bíblia Cristã é composto de quatro:
Pentateuco, Poéticos, Históricos e Proféticos. Rute está categorizado como um
livro histórico, por seu evidente gênero narrativo. Mas é identificado também
por sua extraordinária beleza poética. Empregando estilo e linguagem próprios
do hebraico clássico, o autor expõe aspectos subjetivos da vida dos personagens
(Rt 1.12-21; 2.13,20; 3.1; 4.16). A obra está organizada em quatro capítulos,
somando 85 versículos.
3- Autoria e data.
Há
uma diversidade de opiniões entre os eruditos acerca da autoria e data do Livro
de Rute. Samuel é o autor mais provável. O Talmudeo (Talmude é um livro judeu composto pelos sermões, debates e discussões entre os rabinos, lideres da religião judaica, quanto aos ensinamentos que eram dados na Torá oral.), obra milenar de
regulamentos e tradições judaicas, atribui a ele a autoria. A forma como o
autor se refere a Jessé e Davi, parece indicar contemporaneidade e
familiaridade com os personagens, o que também aponta para Samuel (Rt 4.17 - ¹⁷ E as vizinhas lhe deram um nome, dizendo: A Noemi nasceu um filho. E deram-lhe o nome de Obede. Este é o pai de Jessé, pai de Davi.).
Além disso, as características gerais da obra indicam uma atmosfera própria do
início do período da monarquia de Israel. Sendo assim, o livro teria sido
escrito no século X a.C.
SINOPSE I
Rute está categorizado
como um livro histórico por causa do seu evidente gênero narrativo.
AUXÍLIO BIBLIOLÓGICO
“RUTE – O livro de Rute
traz o nome de uma das principais personagens do livro. Rute era viúva de
Malom, nora de Noemi e, por fim, esposa de Boaz. A etimologia de seu nome não é
clara, embora alguns tentem ligar o nome a t(amizade” (heb. re’ut) ou a “associando-se
com ou vendo” (heb. ra’ah). Apesar de Rute ser mencionada (com frequência
especificamente como “a moabita”) várias vezes nas páginas desse livro e mais
uma vez na genealogia do Messias (Mt 1.5), é surpreendente que esse livro
notável traga seu nome no título. Rute não era israelita; como moabita, era de
uma nação que odiava Israel. Alguns não consideram Rute a personagem principal
do livro; contudo, os eventos do livro ficam definitivamente na redenção
ilustrada primeiro em sua rejeição dos deuses pagãos de Moabe a fim de se
comprometer com Iavé, o Deus de Israel. A história continua através da união
com Boaz, o parente remidor, pondo-a na genealogia do rei Davi – o maior rei de
Israel. Ela, por intermédio de Davi, passou a fazer parte da linhagem de Jesus
Cristo, o futuro “Filho de Daü” guê, por fim, redimiria seu povo. A graciosa
redenção de Deus foi desvelada, e sua fiel providência e libertação foram
reveladas na história de Rute. O livro traz seu nome ao longo das gerações, e
sua história resolve sem sombra de dúvida a preocupação amorosa de Deus com as
mulheres e seu compromisso absoluto de santificar o casamento e a proeminência
da família” (Patterson, D. K, KELLEY, R. H. Comentário Bíblico da Mulher –
Antigo Testamento. Vol. I. Rio de Janeiro: CPAD, 2o22, p.469).
Escola Bíblica ︱3º Trimestre de 2024︱Adultos︱O Deus que governa o mundo e cuida da família – Os ensinamento divinos nos livros de Rute e Ester para a nossa geração ︱Neweb ︱Compromisso com a Palavra
II- O CONTEXTO HISTÓRICO
1- No tempo dos juízes.
Não há uma data precisa para os fatos narrados em Rute. O que sabemos é que
ocorreram três gerações antes de Davi, nos dias dos juízes (Rt 1.1 - ¹ E sucedeu que, nos dias em que os juízes julgavam, houve uma fome na terra; por isso um homem de Belém de Judá saiu a peregrinar nos campos de Moabe, ele e sua mulher, e seus dois filhos;; 4.21,22 - ²¹ E Salmom gerou a Boaz, e Boaz gerou a Obede, ²² E Obede gerou a Jessé, e Jessé gerou a Davi.).
Esse período (dos juízes) durou mais três séculos. Começou depois da morte de
Josué (por volta de 1375 a.C.) e se estendeu até o início da monarquia de
Israel, com a ascensão de Saul ao trono (1050 a.C.). Foi marcado por uma grande
anarquia e uma profunda apostasia e infidelidade do povo hebreu (Jz 1.7-19).
Uma frase que identifica bem aquela época sombria é: “cada qual fazia o que
parecia direito aos seus olhos” (Jz 17.6). Sem uma sábia direção, o povo perece
(Pv 11.14 - ¹⁴ Não havendo sábios conselhos, o povo cai, mas na multidão de conselhos há segurança.).
Depois da morte de Josué e dos demais líderes de seu
tempo, levantou-se uma geração que não tinha uma profunda comunhão com Deus e
não conhecia o que Ele havia feito ao povo hebreu. Israel cedeu ao estilo de
vida pecaminoso dos cananeus e foi atraído à adoração dos seus deuses (Jz
2.7-13; Jz 3.5-7 - ⁵ Habitando, pois, os filhos de Israel no meio dos cananeus, dos heteus, e amorreus, e perizeus, e heveus, e jebuseus, ⁶ Tomaram de suas filhas para si por mulheres, e deram as suas filhas aos filhos deles; e serviram aos seus deuses. ⁷ E os filhos de Israel fizeram o que era mau aos olhos do Senhor, e se esqueceram do Senhor seu Deus; e serviram aos baalins e a Astarote.). Secularismo (O secularismo Segundo o Dicionário Teológico (CPAD) o secularismo é a doutrina que ignora os princípios espirituais na condução dos negócios humanos. Para o secularista, o homem, e somente o homem, é a medida de todas as coisas. - lição 5 3º trimestre 2024) hedonismo (O que é o Hedonismo. O hedonismo traduz-se como o jeito de ver a vida em que se prioriza, acima de tudo, sem limites, a satisfação pessoal, buscando, ao mesmo tempo, evitar a dor e o sofrimento. Ele defende o prazer como um fim em si mesmo... o bem supremo. - lição 9 3⁰ trimestre 2017) sempre levam a grandes tragédias morais
e espirituais. O pervertido culto a Baal (o deus da chuva) e a Astarote (a
deusa do sexo e da guerra) passou a ser praticado pela nação hebreia, em um
degradante nível de imoralidade e idolatria. A falta de uma liderança
espiritualmente madura e temente a Deus causa prejuízos incalculáveis ao povo.
No Reino de Deus, não basta ter carisma para liderar; é preciso ter caráter
aprovado (1 Tm 3.2-13; 2 Tm 2.15 - ¹⁵ Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade.; Tt 2.7,8 - ⁷ Em tudo te dá por exemplo de boas obras; na doutrina mostra incorrupção, gravidade, sinceridade, ⁸ Linguagem sã e irrepreensível, para que o adversário se envergonhe, não tendo nenhum mal que dizer de nós.).
A apostasia tornou Israel presa fácil de seus inimigos, que
atacavam e saqueavam suas cidades e terras, e mantinham o povo sob domínio
opressor por longos períodos (Jz 3.7-9 - ⁷ E os filhos de Israel fizeram o que era mau aos olhos do Senhor, e se esqueceram do Senhor seu Deus; e serviram aos baalins e a Astarote. ⁸ Então a ira do SENHOR se acendeu contra Israel, e ele os vendeu na mão de Cusã-Risataim, rei da mesopotâmia; e os filhos de Israel serviram a Cusã-Risataim oito anos. ⁹ E os filhos de Israel clamaram ao Senhor, e o Senhor levantou-lhes um libertador, que os libertou: Otniel, filho de Quenaz, irmão de Calebe, mais novo do que ele.; 12-14; 4.1-3; 6.1-6). Afligida, a nação
clamava a Deus, e o Senhor levantava juízes (Os juízes foram pessoas escolhidas por Deus para governar o seu povo.para libertar o seu povo. Otniel, Eúde, Sangar, Débora, Gideão, Tola, Jair, Jefté, Ibsã, Elom, Abdom e Sansão. Eli e Samuel pertencem a este grupo seleto, mas os seus feitos não são registrados no livro de Juízes. Sendo assim, quatorze é o número de juízes registrados nas Escrituras.) Esses
juízes (heb. shophetim) não eram magistrados civis, como os que conhecemos
hoje, que julgam em fóruns e tribunais. Eram libertadores geralmente líderes
militares, como Otniel, Baraque e Gideão (Jz 3.9-11; 4.10-15; 7.16-25) – ,
poderosamente usados por Deus para “julgar” a causa de Israel, livrando-o de
seus opressores. Apesar dos repetidos ciclos de infidelidade da nação, Deus
ouvia o gemido do seu povo em seus momentos de dor e aflição (Jz 2.18 - ¹⁸ E, quando o Senhor lhes levantava juízes, o Senhor era com o juiz, e os livrava da mão dos seus inimigos, todos os dias daquele juiz; porquanto o Senhor se compadecia deles pelo seu gemido, por causa dos que os oprimiam e afligiam.). O
Senhor é longânimo e cheio de misericórdia (Sl 103.8 - ⁸ Misericordioso e piedoso é o Senhor; longânimo e grande em benignidade.; Jl 2.13 - ¹³ E rasgai o vosso coração, e não as vossas vestes, e convertei-vos ao Senhor vosso Deus; porque ele é misericordioso, e compassivo, e tardio em irar-se, e grande em benignidade, e se arrepende do mal.; Rm 2.4 - ⁴ Ou desprezas tu as riquezas da sua benignidade, e paciência e longanimidade, ignorando que a benignidade de Deus te leva ao arrependimento?; Lm
3.22 - ²² As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim;). Ele ouve os que a Ele clamam (Jr 29.12,13 - ¹² Então me invocareis, e ireis, e orareis a mim, e eu vos ouvirei. ¹³ E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração.; Is 55.6 - ⁶ Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto.).
Os fatos narrados em
Rute têm como contexto maior os dias dos juízes, caracterizados pela frase:
“cada um fazia o que bem queria”.
Escola Bíblica ︱3º Trimestre de 2024︱Adultos︱O Deus que governa o mundo e cuida da família – Os ensinamento divinos nos livros de Rute e Ester para a nossa geração ︱Neweb ︱Compromisso com a Palavra
III- PROPÓSITO E MENSAGEM
1- O cetro de Judá.
Vários propósitos são atribuídos ao Livro de Rute. O principal e mais evidente
deles é apresentar Davi como descendente de Judá, a tribo real da qual viria o
Messias, “o Leão da tribo de Judá, a Raiz de Davi” (Ap 5.5; cf . Rt 4.18 -22).
Gênesis 49.10 diz: “O cetro não se arredará de Judá, nem o legislador dentre
seus pés, até que venha Siló; e a ele se congregarão os povos”. Embora Rúben
fosse o primogênito de Jacó, seu ato de desonra ao leito do pai, deitando-se
com sua concubina , fez com que perdesse a primogenitura – a posição de
liderança (Gn 35.22 - ²² E aconteceu que, habitando Israel naquela terra, foi Rúben e deitou-se com Bila, concubina de seu pai; e Israel o soube. E eram doze os filhos de Jacó.; 49.4 - ⁴ Impetuoso como a água, não serás o mais excelente, porquanto subiste ao leito de teu pai. Então o contaminaste; subiu à minha cama.). A promessa feita a Abraão seguia, agora, pela
descendência de Iudá. Sendo Samuel o autor do livro de Rute, o propósito de
registrar a genealogia de Davi ganha ainda mais sentido, já que naquele tempo o
rei de Israel era Saul, um benjamita (1Sm 9.1,2 - ¹ E havia um homem de Benjamim, cujo nome era Quis, filho de Abiel, filho de Zeror, filho de Becorate, filho de Afia, filho de um homem de Benjamim; homem poderoso. ² Este tinha um filho, cujo nome era Saul, moço, e tão belo que entre os filhos de Israel não havia outro homem mais belo do que ele; desde os ombros para cima sobressaía a todo o povo.; 25.1 - ¹ E faleceu Samuel, e todo o Israel se ajuntou, e o prantearam, e o sepultaram na sua casa, em Ramá. E Davi se levantou e desceu ao deserto de Parã.).A ancestralidade de
Davi o legitimava para o trono.
O cetro é um bastão que os soberanos, reis e rainhas trazem na mão direita representando o poder e a realeza. Outros objetos da realeza são o globo e a coroa.
A
mensagem principal de Rute é o amor de Deus e seu plano de redenção da
humanidade. Como representantes de judeus e gentios, respectivamente, Boaz e
Rute prenunciam a derrubada da parede de separação (Ef 2.11-16). A redenção é
vista, o livro, nos sentidos literal e tipológico. Boaz é o parente remidor que
preservou a descendência de EIimeleque, mas é, também, um tipo de Cristo, nosso
Redentor (Is 59.20 - ²⁰ E virá um Redentor a Sião e aos que em Jacó se converterem da transgressão, diz o Senhor. ; Lc 1.68 - ⁶⁸ Bendito o Senhor Deus de Israel, Porque visitou e remiu o seu povo,; Ef 1.7 - ⁷ Em quem temos a redenção pelo seu sangue, a remissão das ofensas, segundo as riquezas da sua graça,; Tt 2.14 - ¹⁴ O qual se deu a si mesmo por nós para nos remir de toda a iniqüidade, e purificar para si um povo seu especial, zeloso de boas obras.).
3- Fidelidade e
altruísmo.
O livro de Rute abre uma janela que nos permite ver que nem tudo
eram trevas nos dias dos juízes. Havia um remanescente fiel, que temia a Deus e
foi usado por Ele para cumprir seus propósitos (Jó 42.2 - ² Bem sei eu que tudo podes, e que nenhum dos teus propósitos pode ser impedido.). Em um mundo de
crescente iniquidade, o justo vive pela fé (Hc 2.4 - ⁴ Eis que a sua alma está orgulhosa, não é reta nele; mas o justo pela sua fé viverá.; cf. Mt 24.12,13 - ¹² E, por se multiplicar a iniqüidade, o amor de muitos esfriará. ¹³ Mas aquele que perseverar até ao fim, esse será salvo.). Outra
eloquente mensagem do livro é o valor do altruísmo em que predominava o
egoísmo. Nos dias dos juízes, a maioria vivia segundo os seus próprios padrões
e interesses (Jz 21.25 - ²⁵ Naqueles dias não havia rei em Israel; porém cada um fazia o que parecia reto aos seus olhos.). Noemi e Rute destoaram dessa máxima individualista.
Sogra e nora não pensavam em si mesmas. O amor não é egoísta (1Co 13.5 - ⁵ Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal;).
O Cetro de Judá, o
Amor, a redenção, a fidelidade e o altruísmo são temas que se destacam ao longo
do livro.
AUXÍLIO BIBLIOLÓGICO
“COMPROMISSO COM A
ALIANÇA
Deus demonstrou sua lealdade à aliança ao derramar sua benevolência (heb. chesed, uma palavra que engloba amor, gentileza benevolência, misericórdia, graça, lealdade e fidelidade; veja 1.8; 2.zo; 3.1o) não só para com Noemi de Belém, mas também para com Rute, a moabita. Boaz também demonstrou lealdade à aliança em sua disposição de ser o parente remidor de Rute e Noemi. O ‘concerto’, ou aliança, embora não seja mencionado no livro, está subjacente a tudo, começando com o compromisso de Rute com o Deus de Noemi (r.t6,17). A lealdade amorosa, o serviço fiel e o espírito obediente de Rute são fundamentais para o compromisso. Todavia, ainda mais importante é o fato de que Iavé Deus, sempre fiel, jamais se esquece das promessas feitas a Israel” (Patterson, D. K, KELLEY, R. H. Comentário Bíblico da Mulher Antigo Testamento. Vol. 1. Rio de Janeiro: CPAD, 2022, p.472).
Deus demonstrou sua lealdade à aliança ao derramar sua benevolência (heb. chesed, uma palavra que engloba amor, gentileza benevolência, misericórdia, graça, lealdade e fidelidade; veja 1.8; 2.zo; 3.1o) não só para com Noemi de Belém, mas também para com Rute, a moabita. Boaz também demonstrou lealdade à aliança em sua disposição de ser o parente remidor de Rute e Noemi. O ‘concerto’, ou aliança, embora não seja mencionado no livro, está subjacente a tudo, começando com o compromisso de Rute com o Deus de Noemi (r.t6,17). A lealdade amorosa, o serviço fiel e o espírito obediente de Rute são fundamentais para o compromisso. Todavia, ainda mais importante é o fato de que Iavé Deus, sempre fiel, jamais se esquece das promessas feitas a Israel” (Patterson, D. K, KELLEY, R. H. Comentário Bíblico da Mulher Antigo Testamento. Vol. 1. Rio de Janeiro: CPAD, 2022, p.472).
CONCLUSÃO
O livro de Rute nos
ensina que, a despeito da incredulidade e dos pecados do homem, Deus sempre
trabalha para cumprir os seus desígnios. Sem violar o princípio do
livre-arbítrio humano, o Todo-poderoso conduz a história e executa seu plano
eterno de redenção. O livro também nos mostra como a fidelidade de Deus se
aplica às circunstâncias comuns da vida. Em tudo Ele é fiel (Is 64.4 - ⁴ Porque desde a antiguidade não se ouviu, nem com ouvidos se percebeu, nem com os olhos se viu um Deus além de ti que trabalha para aquele que nele espera.).
Escola Bíblica ︱3º Trimestre de 2024︱Adultos︱O Deus que governa o mundo e cuida da família – Os ensinamento divinos nos livros de Rute e Ester para a nossa geração ︱Neweb ︱Compromisso com a Palavra
REVISANDO
O CONTEÚDO
1- Como o livro de Rute
é classificado na Bíblia Hebraica?
O Livro de Rute pertence à terceira divisão ou seção da Tanakh, a Bíblia Hebraica: Ketuvim ou Hagiógrafos (Escritos).
O Livro de Rute pertence à terceira divisão ou seção da Tanakh, a Bíblia Hebraica: Ketuvim ou Hagiógrafos (Escritos).
2- Como e por que o livro é categorizado na Bíblia Cristã?
Rute está categorizado como um livro histórico, por seu evidente gênero narrativo.
3- Que evidências apontam para a autoria de Samuel?
O Talmude, obra milenar de regulamentos e tradições judaicas, atribui a ele a autoria. A forma como o autor se refere a Jessé e Davi parece indicar contemporaneidade e familiaridade com os personagens, o que também aponta para Samuel (Rt 4.17).
4- Qual o contexto histórico de Rute?
O tempo dos Juízes.
5- Qual a principal mensagem do livro?
Vários propósitos são atribuídos ao Livro de Rute. O principal e mais evidente deles é apresentar Davi como descendente de Judá, a tribo real da qual viria o Messias, “o Leão da tribo de Judá, a Raiz de Davi” (Ap 5.5; cf. Rt 4.18 -22).
Escola Bíblica ︱3º Trimestre de 2024︱Adultos︱O Deus que governa o mundo e cuida da família – Os ensinamento divinos nos livros de Rute e Ester para a nossa geração ︱Neweb ︱Compromisso com a Palavra
Pb. Rogério Faustino
Escola Bíblica ︱3º Trimestre de 2024︱
Comentários
Postar um comentário