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LIÇÃO 02: O NOVO NASCIMENTO

TEXTO ÁUREO
“Jesus respondeu e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo não pode ver o Reino de Deus.” (Jo 3.3)
 
VERDADE PRÁTICA
O Novo Nascimento é o modo bíblico de transformação radical da natureza do pecador.
 
LEITURA DIÁRIA
Segunda – O novo nascimento como dom de Deus.
⁸ Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus.
Efésios 2.8
Terça – Aquele que nasceu de novo não vive em prática pecaminosa.
⁹ Qualquer que é nascido de Deus não comete pecado; porque a sua semente permanece nele; e não pode pecar, porque é nascido de Deus.
1 João 3.9
Quarta – Quem nasceu de novo demonstra amor pelo próximo.
⁷ Amados, amemo-nos uns aos outros; porque o amor é de Deus; e qualquer que ama é nascido de Deus e conhece a Deus.
1 João 4.7
Quinta – A pessoa que nasceu de novo crê que Jesus é o Cristo.
¹ Todo aquele que crê que Jesus é o Cristo, é nascido de Deus; e todo aquele que ama ao que o gerou também ama ao que dele é nascido.
1 João 5.1

Sexta – Aqueles que nasceram de novo vencem o mundo.
⁴ Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé.
1 João 5.4
Sábado – Quem nasceu de novo revela o Fruto do Espírito.
²² Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.
Gálatas 5.22
HINOS DA HARPA CRISTÃ


1 Pecador escuta a voz do Senhor:
“Se estás cansado, ó vem descansar;
Vem, não te detenhas; sem nenhum temor,
Deixa o teu fardo e vem repousar”.

Vem, vem a Mim e descansarás;
Toma o Meu Jugo e Te guiarei;
Sou humilde, manso, dou-Te minha paz;
Ó vem, hoje mesmo, e Te salvarei.

2 Vem a Deus, faminto, pobre mesmo assim;
Há maná celeste, preparado já;
Grátis é a festa, p’ra ti e p’ra mim,
Cristo te convida, vem e cearás.

3 Andas desviado, longe do redil?
Deixa de vagar e vem ao bom Pastor;
Pelos montes, vales, há perigos mil?
Volta ao rebanho do teu Salvador.

4 Crendo tu, em Cristo, salvação terás;
Gozo, paz perfeita, tudo que é mister;
Cristo não despreza, nem rejeitará
Todo o que contrito a Ele vier.

Autor ou Tradutor: P.L.M Paulo Leivas Macalão

1 Deus amou de tal maneira
Este mundo sofredor.
Que à humanidade inteira,
Deus Seu Filho para Salvador.

E agora nunca mais perece
O que crê, mais vida eterna tem;
Quem em Cristo permanece.
Vai ser coroado além.
O pecado na cruz foi vencido,
Podes, pele fé, vencer também;
De justiça, ó sê vestido,
E receberás coroe além.

2 Prisioneiro do pecado,
Vagas sem esperança ter;
Mas Jesus foi enviado,
Para liberdade te trazer.

3 Tu que vives desviado
Sem a paz de Deus gozar,
Ouve a voz do Pai amado,
Que te espera para te abraçar.

Autor ou Tradutor: E.C Emílio Conde

447 - Nascer De Novo

1 Nascestes de novo? Andas já com Deus?
Pertences ao povo, que vai para os céus?
Tens a lei escrita no teu coração?
Em ti já habita plena salvação?

Se o caminho é estreito, a porta é também,
Tudo está feito, não demores, vem!
No portal da vida Cristo acharás,
Ao findar a lida lá no céu tu estarás.

2 Já desceste às águas, passaste o Jordão?
Tens ainda mágoas no teu coração?
Foste batizado como foi Jesus?
Segues a Seu lado para o céu de luz?

3 O poder vindouro recebeste já?
Tens o teu tesouro escondido lá?
Vida de vitória vives já com Deus?
Marchas para glória? Andas para os céus?

4 Ao ouvir o brado: “Eis que Cristo vem”,
Tens te preparado pra dizer amém?
Alvo é teu vestido, clara é tua luz?
Canta co’os remidos – Vem, Senhor Jesus.

Autor ou Tradutor: E.K Eufrosine Kastberg

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
João 3.1-9,16

¹ E havia entre os fariseus um homem chamado Nicodemos, príncipe dos judeus.
² Este foi ter de noite com Jesus e disse-lhe: Rabi, bem sabemos que és mestre vindo de Deus, porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não for com ele.
³ Jesus respondeu e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo não pode ver o Reino de Deus.
⁴ Disse-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Porventura, pode tornar a entrar no ventre de sua mãe e nascer?
⁵ Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito não pode entrar no Reino de Deus.
⁶ O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito,
⁷ Não te maravilhes de ter dito: Necessário vos é nascer de novo.
⁸ O vento assopra onde quer, e ouves a sua voz, mas não sabes donde vem, nem para onde vai; assim é todo aquele que é nascido do Espírito.
⁹ Nicodemos respondeu e disse-lhe: Como pode ser isso?
¹⁶ Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

 
PLANO DE AULA
1-INTRODUÇÃO

A Bíblia denomina como Novo Nascimento a obra de Regeneração produzida pelo Espírito Santo. A conversa entre Jesus e Nicodemos, um doutor da Lei, revela um dos textos bíblicos mais relevantes para a explicação da Doutrina Bíblica da Regeneração. Essa obra pode ser também designada como “transformação de vida de dentro para fora”, “nascimento espiritual” ou “recriação interior da vida espiritual de uma pessoa”. Essas e outras sentenças estão presentes no estudo intitulado de “Regeneração: Nascimento e Renovação Espiritual”, que se encontra na Bíblia de Estudo Pentecostal Edição Global.

2- APRESENTAÇÃO DA LIÇÃO
A) Objetivos da Lição:

I) Relatar a conversa entre Jesus e Nicodemos;
II) Examinar a Doutrina da Regeneração;
III) Elencar os meios da obra regeneradora.

B) Motivação: 
O tema da Obra da Regeneração encontra-se hierarquicamente subordinado à Doutrina da Salvação, ou seja, ao estudo teológico da Soteriologia. Esse conceito relaciona-se com o processo de transformação espiritual e moral que resulta de uma mudança profunda no coração e na personalidade do pecador. A Obra de Regeneração constitui a fundamentação de toda a Ética Cristã, servindo como ponto de referência para uma nova forma de pensar, sentir e agir na vida daquele que foi regenerado.

C) Sugestão de Método: 
O tema da Regeneração Cristã pode abordar diversos tópicos que possibilitam uma reflexão profunda sobre como vivemos a nossa vida moral e espiritual. Assim, sugerimos que destine um tempo no final da aula para um momento de introspecção. Incentive a turma a ponderar sobre a necessidade de transformação nas suas vidas pessoais. Por exemplo, você poderá levantar as seguintes perguntas: Quais valores estão alinhados com o processo de regeneração que experimentei? Existe coerência entre estar regenerado e não demonstrar evidências na minha vida de que essa Regeneração realmente ocorreu?

4- CONCLUSÃO DA LIÇÃO
A) Aplicação: 
A Palavra de Deus revela de forma clara que o pecador que experimenta a Obra de Regeneração vê a sua vida espiritual e moral totalmente transformada, visando glorificar a Deus em todos os aspectos da sua existência.

4- SUBSÍDIO AO PROFESSOR
A) Revista Ensinador Cristão. 
Vale a pena conhecer essa revista que traz reportagens, artigos, entrevistas e subsídios de apoio à Lições Bíblicas Adultos. Na edição 101, p.37, você encontrará um subsídio especial para esta lição.

B) Auxílios Especiais: 
Ao final do tópico, você encontrará auxílios que darão suporte na preparação de sua aula:
1) O texto “Nicodemos”, localizado depois do primeiro tópico, aprofunda as informações a respeito de Nicodemos;
2) No final do segundo tópico, o texto “O Amor de Deus” estabelece uma correlação entre a Obra da Regeneração e a Obra do Calvário como ato do Amor de Deus.

 

INTRODUÇÃO

Nesta lição, estudaremos uma das mais significativas obras do Espírito Santo: a Regeneração. ( A doutrina da Regeneração  se conceitua na ação sobrenatural de Deus operada no homem tornando-o numa nova criatura. Do grego palingenesia,  renascimento, nascer de novo. É um dos pontos principais da teologia cristã. ).Com base no diálogo entre Jesus e Nicodemos, analisaremos a realidade do Novo Nascimento, percebendo a Regeneração como uma ação única de Deus por meio do Espírito. Adicionalmente, destacaremos a importância dessa extraordinária obra na vida do pecador e os meios que Deus disponibiliza para que possamos vivenciar a experiência da Regeneração.
 
PALAVRA CHAVE: REGENARAÇÃO
 

I – JESUS E NICODEMOS

1- Quem era Nicodemos? 
O contexto de João 3 revela que Jesus já era uma figura conhecida em Jerusalém. Devido ao milagre que realizou, ao transformar água em vinho, a sua fama espalhou-se entre o povo, especialmente entre os líderes religiosos do Templo de Jerusalém (Jo 2.2-25). Foi nesse cenário que Jesus despertou o interesse de um mestre israelita chamado Nicodemos (Jo 3.1 - ¹ E havia entre os fariseus um homem, chamado Nicodemos, príncipe dos judeus.), um sábio judeu de grande prestígio tanto entre o povo como entre os seus colegas fariseus. Assim, Nicodemos procurou Jesus durante a noite para questioná-lo sobre seus ensinamentos (Jo 3.2 - ² Este foi ter de noite com Jesus, e disse-lhe: Rabi, bem sabemos que és Mestre, vindo de Deus; porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não for com ele.).

Nicodemos é um personagem citado no Novo Testamento e apenas no Evangelho de João.

Vejamos:

1. Em João 3.1-21 no encontro com Jesus para saber quem Ele era e qual sua doutrina;

2. Em João 7.50-52 quando protesta em defesa de Jesus contra os fariseus e sacerdotes;

3. Em João 19.38-42 quando na preparação do corpo de Jesus para sepultamento na companhia de um outro fariseu, José de Arimatéia. Nesse relato o texto sagrado nos diz que Nicodemos levou em torno de cem (100) libras de especiarias para preparar o corpo de Jesus, algo em torno de.30 quilos.

O nome Nicodemos é grego e quer dizer conquistador do povo. Essa influência se deu devido o período de governo dos Macabeus onde o nome de muitos judeus ter sido de origem grega.
Como o próprio texto nos diz, Nicodemos era um dos principais dos fariseus, ou seja, era membro do Sinédrio, e ocupava uma posição de destaque entre eles.
A posição de Nicodemos no sinedrio é traduzida pela palavra grega archon que quer dizer governador, onde podemos entender em algumas traduções como líder dos judeus. Ele era um mestre de Israel, intérprete e um doutor da Lei, título que lhe conferia uma posição de destaque e proeminência. 
Acredita-se que Nicodemos tenha sido um homem de posses.

2- O reconhecimento de Nicodemos sobre Jesus como Mestre. 
O versículo 2 indica que Nicodemos percebeu a autoridade que o Pai concedeu a Jesus, chamando-o de “rabi” (Jo 3.2). Neste contexto, nota-se que não existia hostilidade nas palavras de Nicodemos para com Jesus, mas sim um genuíno interesse em compreender o “ensino novo” apresentado pelo nosso Senhor. Este interesse também decorre do reconhecimento de Nicodemos em relação aos milagres realizados por Jesus, que demonstram que nosso Senhor era mais do que um simples mestre; era um enviado de Deus.
 
3- O diálogo entre Jesus e Nicodemos. 
A partir do versículo 3, a afirmação de Jesus sobre o conceito de “nascer de novo” e “nascer da água e do Espírito” para poder ver o Reino de Deus deixou Nicodemos perplexo (Jo 3.3,5,6 - ³ Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus. ⁵ Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus. ⁶ O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito.). As palavras “água” e “Espírito” aparecem frequentemente ao longo do Evangelho de João, transmitindo a ideia de elementos fundamentais para a nossa admissão no Reino Celestial. Desta forma, a referência à “água” e ao “Espírito” recorda-nos a mensagem de João Batista sobre o arrependimento dos pecados e uma nova forma de viver (Jo 3-31 - ³¹ Aquele que vem de cima é sobre todos; aquele que vem da terra é da terra e fala da terra. Aquele que vem do céu é sobre todos. ; cf. Mt 3.10-12 - ¹⁰ E também agora está posto o machado à raiz das árvores; toda a árvore, pois, que não produz bom fruto, é cortada e lançada no fogo. ¹¹ E eu, em verdade, vos batizo com água, para o arrependimento; mas aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu; cujas alparcas não sou digno de levar; ele vos batizará com o Espírito Santo, e com fogo. ¹² Em sua mão tem a pá, e limpará a sua eira, e recolherá no celeiro o seu trigo, e queimará a palha com fogo que nunca se apagará. ).
 

SINOPSE I

A conversa entre Jesus e Nicodemos demonstra a procura genuína pela verdade de um líder judaico.
 

AUXÍLIO BIBLIOLÓGICO

NICODEMOS
Deus é especialista em encontrar e transformar pessoas que consideramos fora de alcance. Demorou algum tempo para que Nicodemos deixasse de ser um discípulo anônimo, mas Deus foi paciente com este crente secreto. […] Sabemos pouco sobre Nicodemos, mas sabemos que ele saiu transformado daquele encontro com Jesus; saiu com um entendimento completamente novo a respeito de Deus e de si mesmo. Nicodemos era um dos membros do Sinédrio. Ele estava presente quando levaram Jesus para ser julgado (Jo 7.50). À medida que o grupo discutia sobre como poderia eliminar o Mestre, Nicodemos levantou a questão da justiça. Apesar de sua objeção ser rejeitada, ele falou. Uma mudança foi operada em sua vida. A última ilustração sobre Nicodemos mostra-o unido a José de Arimatéia para solicitar o corpo de Jesus, a fim de providenciar o enterro (Jo 19.39). Mesmo percebendo que se arriscava, Nicodemos praticou um ato corajoso. Ele continuou a crescer na fé cristã. Deus espera por um desenvolvimento firme, não uma perfeição instantânea. Seu crescimento espiritual atual condiz com o tempo que você conhece Jesus? […] Nicodemos foi a Jesus pessoalmente, apesar de poder enviar um de seus assistentes. Queria examinar Jesus por si próprio para separar os fatos dos rumores” (Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal. Rio de Janeiro: CPAD, 2022, p.1419).

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II – O NOVO NASCIMENTO: A OBRA DE REGENERAÇÃO

1- O Novo Nascimento. 
A palavra “regeneração” tem origem no termo grego palingenesia, que significa literalmente “voltar a ser gerado novamente”. Assim, a Regeneração é um conceito utilizado na Teologia, especialmente na Soteriologia (Doutrina da Salvação - É doutrina cristã que faz parte da Teologia Sistemática que trata da salvação ofertada por Jesus. ), para descrever o ato divino de transformação interior do pecador. A expressão “Novo Nascimento” está vinculada à doutrina bíblica da Regeneração, referindo-se a uma mudança realizada pela graça, quando o pecador, que possui uma natureza carnal, corrompida e caída em pecado, passa a ter uma nova natureza, agora purificada e espiritualmente restaurada (Tg 1.18,21 - ¹⁸ Segundo a sua vontade, ele nos gerou pela palavra da verdade, para que fôssemos como primícias das suas criaturas. ¹⁹ Portanto, meus amados irmãos, todo o homem seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar. ²⁰ Porque a ira do homem não opera a justiça de Deus. ²¹ Por isso, rejeitando toda a imundícia e superfluidade de malícia, recebei com mansidão a palavra em vós enxertada, a qual pode salvar as vossas almas. ). Jesus abordou este tema quando falou a Nicodemos: “aquele que não nascer de novo não pode ver o Reino de Deus” (Jo 3.3).
 
2- A Regeneração como obra exclusiva de Deus. 
A Regeneração é um ato que Deus realiza na vida do pecador, levando-o a uma mudança radical do seu coração e provocando uma transformação profunda da sua vida interior. Este processo acontece quando o pecador reconhece os seus erros e a necessidade de um Salvador. Neste contexto, Deus efetua essa obra regeneradora através do Espírito Santo, que concede nova vida ao pecador. Por esta razão, a regeneração é uma ação puramente divina. Na Epístola de Tiago, encontramos a seguinte afirmação: “Toda boa dádiva e todo dom perfeito vem do alto”; “segundo a sua vontade, ele nos gerou pela palavra da verdade” (Tg 1.17,18).
 
3- A necessidade da Regeneração do pecador. 
A Bíblia ensina que o ser humano é pecador. Em uma de suas cartas, o apóstolo Paulo destaca a pecaminosidade do ser humano em razão da queda dos nossos primeiros pais: “todos pecaram” (Rm 5.12 - ¹² Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram.). Assim, surge a necessidade de cada indivíduo passar pela experiência da Regeneração (Rm 5.19 - ¹⁹ Porque, como pela desobediência de um só homem, muitos foram feitos pecadores, assim pela obediência de um muitos serão feitos justos.). Esta magnífica obra foi confirmada pelo Senhor Jesus durante sua morte sacrificial (Fp 2.8 - ⁸ E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz.). Na Cruz, Ele conquistou a oportunidade de vivermos uma nova vida (1 Pe 3.18 - ¹⁸ Porque também Cristo padeceu uma vez pelos pecados, o justo pelos injustos, para levar-nos a Deus; mortificado, na verdade, na carne, mas vivificado pelo Espírito;). Portanto, devido à nossa natureza pecaminosa e ao que Jesus realizou na Cruz, a ação regeneradora do Espírito Santo é essencial para todos os seres humanos.

O novo nascimento e 
a regeneração são a mesma coisa, ambos os termos tratam da obra de Deus operada pelo Espírito Santo na vida do pecador arrependido. É a mudança de vida, de comportamento, de caráter, da velha criatura para uma nova criatura. É  a passagem para uma vida repleta de Deus e sua pessoa sendo moldada em nossas vidas.
Uma vez caído em pecado o ser humano precisou restabelecer sua comunhão com Deus,  e isso só é capaz através do novo nascimento. Nascer da água, nascer da ação purificadora do Espírito,  e consequentemente do próprio Espírito. Ninguém poderá ver a Deus se não experimentar o novo nascimento. Muitos amam ir a igreja, ir aos cultos, ouvir uma palavra,  um testemunho, participar até de trabalhos e cooperar na obra, mas isso não valerá muito se quem assim faz não tiver experimentado o novo nascimento, se não tiver sido gerado de novo.  Não irá adiantar muita coisa se apenas simpatizo com o Cristianismo e não tiver sido transformado pelo poder de Cristo.
Minhas idas a igreja, ao templo não me dará condições pra salvação,  isso é reflexo de quem já foi gerado de novo. O que nos mostra que somos salvos é se formos transformados, moldados pela palavra.
A igreja precisa de qualidade e quantidade, mas antes de tudo, ela precisa de pessoas que foram geradas de novo.

SINOPSE II

O ser humano é, por natureza, um pecador. Por isso, a obra de regeneração é uma ação exclusiva de Deus.
 

AMPLIANDO O CONHECIMENTO

“Provavelmente por suas muitas ocupações, por desejar ser discreto ou mesmo por temer ser descoberto, Nicodemos procurou Jesus de noite. As conversas à luz do dia entre os fariseus e Jesus tendiam a ser hostis, mas Nicodemos queria realmente aprender. Este homem provavelmente recebeu muito mais do que esperava: um desafio para uma nova vida!” Amplie mais o seu conhecimento, lendo a Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal, editada pela CPAD, p.1419.
 

AUXÍLIO BIBLIOLÓGICO

O AMOR DE DEUS
“[…] A nossa salvação acontece quando olhamos para Jesus, crendo que Ele irá salvar-nos. Deus nos tem dado este precioso Caminho, a fim de que possamos ser curados da ferida fatal, infligida pelo pecado! […] O amor de Deus não é estático ou egoísta; alcança e atrai os outros. Aqui, percebemos que Deus estabeleceu o exemplo do verdadeiro amor, a base para todos os relacionamentos amorosos: quem ama alguém carinhosamente está disposto a dar-se gratuitamente, a ponto de sacrificar a si mesmo. O amor de Deus o levou a pagar o preço da redenção do homem: a vida de seu Filho; o mais alto preço que Ele poderia pagar. Jesus aceitou nossa punição, pagou o preço por nossos pecados, e nos ofereceu uma nova vida, que comprou para nós. Quando partilhamos as Boas Novas com os outros, nosso amor deve ser como o de Jesus; devemos prontamente desistir de nosso conforto e segurança, caso seja necessário, para que outros possam unir-se a nós e receber o amor de Deus!” (Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal. Rio de Janeiro: CPAD, 2022, p.14.13).
 
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III – OS MEIOS DA OBRA REGENERADORA

1- A operação do Espírito Santo. 
O conceito de “nascer da água” refere-se, de forma metafórica, à ação purificadora do Espírito. Embora muitos interpretem a “água” no Evangelho de João como uma alusão ao batismo cristão, a regeneração que se produz não é algo físico ou material, mas sim uma transformação interior que apenas o Espírito Santo pode realizar. Nesse sentido, o “nascer da água” simboliza a obra purificadora do Espírito, referindo-se àqueles que são “nascidos do Espírito” (Jo 3.5,8 - ⁵ Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus. ⁶ O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito. ⁷  Não te maravilhes de te ter dito: Necessário vos é nascer de novo. ⁸ O vento assopra onde quer, e ouves a sua voz, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai; assim étodo aquele que é nascido do Espírito.). De certa forma, o modo como se manifesta a Regeneração na vida do salvo possui um caráter misterioso. No entanto, é inegável que aqueles que vivenciam essa experiência recebem, mediante a ação do Espírito, uma nova vida em Cristo e a “lavagem da regeneração e da renovação do Espírito Santo” (Tt 3.5).
 
2- A Palavra de Deus. 
A Palavra de Deus tem poder regenerador na vida do pecador, conforme podemos ler na Epístola do apóstolo Pedro: “sendo de novo gerados, não de semente corruptível, mas da incorruptível, pela palavra de Deus, viva e que permanece para sempre” (1 Pe 1.23). Semelhante, em Tiago lemos que pela sua vontade, Deus nos “gerou pela palavra da verdade” (Tg 1.18). Portanto, o Novo Testamento apresenta com clareza o caráter regenerador da Palavra de Deus. Por isso ela é tão poderosa, viva e eficaz, pois alcança o lugar mais profundo do pecador que mensagem humana alguma tem poder de alcançar (Hb 4.12 - ¹² Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração.). Ela é a semente de que o Espírito Santo se serve para gerar uma “nova criatura”.
 
3- A vontade soberana de Deus. 
A Palavra de Deus ensina que é intenção divina que todos os seres humanos alcancem a salvação e cheguem ao conhecimento da verdade (1 Tm 2.3,4 - ³ Porque isto é bom e agradável diante de Deus nosso Salvador, ⁴ Que quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade.). O plano de salvação de Deus revela a sua vontade perfeita, desejando que ninguém seja condenado eternamente, como é mencionado na Epístola de Pedro (2 Pe 3.9 - ⁹ O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; mas é longânimo para conosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se.). No entanto, segundo a sua vontade permissiva, as pessoas têm a liberdade de fazer escolhas, decidindo se buscam ou não o perdão divino e, por consequência, a vida eterna (Lc 7.30 - ³⁰ Mas os fariseus e os doutores da lei rejeitaram o conselho de Deus contra si mesmos, não tendo sido batizados por ele. ; At 7.51 -  ⁵¹ Homens de dura cerviz, e incircuncisos de coração e ouvido, vós sempre resistis ao Espírito Santo; assim vós sois como vossos pais.). Logo, o ser humano não pode escapar da sua tomada de decisão.

SINOPSE III

A ação do Espírito, a Palavra de Deus e a vontade soberana divina são os instrumentos através dos quais Deus atua na regeneração do pecador.
 

CONCLUSÃO

A obra de Regeneração do Espírito Santo possibilita ao pecador a participação na natureza divina (Gl 4.7 - ⁷ Assim que já não és mais servo, mas filho; e, se és filho, és também herdeiro de Deus por Cristo.). Este recebe pleno acesso ao Reino de Deus, bem como a sua filiação divina “aos que crêem no seu nome” (Jo 1.12). Dessa forma, assim que o pecador se arrepende e aceita o Evangelho, o Espírito Santo começa a residir nele e realiza a obra de Regeneração, capacitando-o para enfrentar a sua velha natureza e garantindo que ele alcance a vitória total em Cristo Jesus.
 
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REVISANDO O CONTEÚDO

1- Quem era Nicodemos?
Um sábio judeu de grande prestígio tanto entre o povo quanto entre os seus colegas fariseus.

2- Que afirmação de Jesus deixou Nicodemos perplexo?
A afirmação de Jesus sobre o conceito de “nascer de novo” e “nascer da água e do Espírito” para poder ver o Reino de Deus deixou Nicodemos perplexo (Jo 3.3,5,6).

3- O que se entende por Regeneração?

A Regeneração é um conceito utilizado na Teologia, especialmente na Soteriologia (Doutrina da Salvação), para descrever o ato divino de transformação interior do pecador.

4- Por qual razão todos os seres humanos necessitam de Regeneração?
Devido à nossa natureza pecaminosa e ao que Jesus realizou na Cruz, a ação regeneradora do Espírito Santo é essencial para todos os seres humanos.

5- Qual é o significado da expressão “nascer da água”?
O conceito de “nascer da água” refere-se, de forma metafórica, à ação purificadora do Espírito.

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Pb. Rogério Faustino ︱Escola Bíblica ︱2º Trimestre de 2025︱ Compromisso com a Palavra

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