TEXTO PRINCIPAL
"Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e luz, para o meu caminho." (SM 19.105)
RESUMO DA LIÇÃO
A autenticidade no Cristianismo se revela na prática da Palavra de Deus por meio da escuta atenta, obediência e serviço, conforme o exemplo de Jesus.
LEITURA SEMANAL
SEGUNDA-FEIRA - O insensato edifica sobre a areia.
"Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e luz, para o meu caminho." (SM 19.105)
A autenticidade no Cristianismo se revela na prática da Palavra de Deus por meio da escuta atenta, obediência e serviço, conforme o exemplo de Jesus.
SEGUNDA-FEIRA - O insensato edifica sobre a areia.
²⁶ E aquele que ouve estas minhas palavras, e não as cumpre, compará-lo-ei ao homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia;
²⁷ E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e caiu, e foi grande a sua queda.
Mateus 7.26,27
TERÇA-FEIRA - O sábio
observa a Palavra.
⁹ Com que purificará o jovem o seu caminho? Observando-o conforme a tua palavra.
Salmos 119.9
QUARTA-FEIRA - A
decisão pessoal de observar os estatutos.
⁸ Observarei os teus estatutos; não me desampares totalmente.
Salmos 119.8
QUINTA -FEIRA - A
Palavra é eterna.
⁸⁹ Para sempre, ó Senhor, a tua palavra permanece no céu.
Salmos 119.89
SEXTA-FEIRA - "Quanto amo a tua lei".
⁹⁷ Oh! quanto amo a tua lei! É a minha meditação em todo o dia.
Salmos 119.97
SÁBADO - Aguardar e
cumprir a Palavra.
¹¹² Inclinei o meu coração a guardar os teus estatutos, para sempre, até ao fim.
Salmos 119.112
CONSCIENTIZAR da importância de ser pronto para ouvir, tardio para falar e se irar;
EXPLICAR as ações que devem os ter referentes à Palavra de Deus;
DESTACAR a Palavra e a verdadeira religião.
Prezado(a) professor(a), na lição deste domingo verem os que a autenticidade no Cristianismo se revela na prática da Palavra de Deus por meio da escuta atenta, obediência e serviço, conforme o exemplo de Jesus. Como servos(as) de Deus, precisam os ser ouvintes atentos e praticantes dedicados da Palavra de Deus, pois assim daremos o testemunho de que temos uma religião pura e imaculada. Ao ouvir com humildade, agir com obediência e servir com compaixão, demonstram os uma fé viva e verdadeira. Este chamado à prática não só transforma nossas vidas, mas também impacta positivamente nossos alunos, refletindo a luz de Cristo. Assim, som os convidados a viver uma fé autêntica que transcende palavras e se manifesta em atos de amor e justiça.
Professor(a), sente-se com seus alunos em círculo. Converse com eles explicando que Tiago exorta os crentes a respeito do ouvir e do falar, dizendo: “sabei isto" (19). Depois, faça a seguinte pergunta: "O cristão sábio e piedoso, segundo as Escrituras é o que sempre tem algo a falar?" Ouça os alunos com atenção e incentive a participação de todos. Em seguida, explique que, de acordo com a Palavra de Deus, o crente sábio não é aquele que tem sempre algo a dizer, mas é o que ouve o que lhe é necessário ouvir, e só então tem algo a falar (Pv 17.27,28). Com ente com os alunos a respeito do provérbio popular que diz: "Temos dois ouvidos, m as apenas uma boca; assim podem os escutar mais e falar menos." O problema de algum as pessoas é que elas não querem ouvir. Explique que a palavra "pronto", no grego, significa rápido, ligeiro, veloz. Devem os ter rapidez e disponibilidade para ouvir e não para falar ou se irar. Conclua a roda de conversa explicando que também precisamos estar sempre prontos para ouvir, primeiramente, a voz de Deus. O rei Salomão disse que quando formos à Casa de Deus, melhor é ouvir do que oferecer sacrifícios de tolos (Ec 5.1). Qual foi a última vez que você ouviu a voz de Deus?
Tiago 1.19-27
¹⁹ Sabeis isto, meus amados irmãos; mas todo o homem seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar.
²⁰ Porque a ira do homem não opera a justiça de Deus.
²¹ Pelo que, rejeitando toda imundícia e acúmulo de malícia, recebei com mansidão a palavra em vós enxertada, a qual pode salvar a vossa alma.
²² E sede cumpridores da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos com falsos discursos.
²³ Porque, se alguém é ouvinte da palavra e não cumpridor, é semelhante ao varão que contempla ao espelho o seu rosto natural.
²⁴ Porque se contempla a si mesmo, e foi-se, e logo se esqueceu de como era.
²⁵ Aquele, porém, que atenta bem para a lei perfeita da liberdade e nisso persevera, não sendo ouvinte esquecido, mas fazedor da obra, este tal será bem-aventurado no seu feito.
²⁶ Se alguém entre vós cuida ser religioso e não refreia a sua língua, antes, engana o seu coração, a religião desse é vã.
²⁷ A religião pura e imaculada para com Deus. o Pai, é esta: visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações e guardar-se da corrupção do mundo.
INTRODUÇÃO
I - PRONTO PARA OUVIR, TARDIO PARA FALAR E SE
IRAR (Tg 1.19)
Tiago nos aconselha a sermos “prontos para ouvir, tardios para falar e tardios para se irar". Ouvir atentamente é o primeiro passo para compreender a Palavra de Deus e então aplicá-la à nossa vida. A escuta atenta é fundamental. Somente os tolos falam sem ouvir primeiro. No entanto, os sábios ouvem atentamente e preparam o coração para receber a instrução divina. O sábio Salomão nos ensina que "responder antes de ouvir é estultícia e vergonha" (Pv 18.13). É importante ressaltar que ouvir não é apenas captar sons, mas prestar atenção, compreender e responder de maneira apropriada.
Ouvir implica:
a)
Querer aprender a sabedoria começa com a capacidade de ouvir;
b) Ter empatia
e compreensão. Ter empatia, elemento essencial para construir relacionamentos
saudáveis e resolver conflitos;
c) Ter discernimento espiritual. O
discernimento espiritual nos livra de muitos dissabores em nossa jornada de
vida.
2. Tardio para falar (v. 19).
Tiago nos exorta a sermos cuidadosos e refletir antes de abrir a boca e fazer uso das palavras. Esse cuidado nos leva a evitar respostas impulsivas, precipitadas, que possam causar mal a nós ou àqueles que nos ouvem. Precisamos de sabedoria para utilizar as palavras, falando somente aquilo que é bom para edificar, confortar e instruir, evitando fofocas, críticas destrutivas ou mentiras. Se você não tem, peça a Deus o controle da sua língua. Em sua Carta, Tiago destaca o poder da língua para o bem e para o mal (Tg 3.5-10 - ⁵ Assim também a língua é um pequeno membro, e gloria-se de grandes coisas. Vede quão grande bosque um pequeno fogo incendeia. ⁶ A língua também é um fogo; como mundo de iniqüidade, a língua está posta entre os nossos membros, e contamina todo o corpo, e inflama o curso da natureza, e é inflamada pelo inferno. ⁷ Porque toda a natureza, tanto de bestas feras como de aves, tanto de répteis como de animais do mar, se amansa e foi domada pela natureza humana; ⁸ Mas nenhum homem pode domar a língua. É um mal que não se pode refrear; está cheia de peçonha mortal. ⁹ Com ela bendizemos a Deus e Pai, e com ela amaldiçoamos os homens, feitos à semelhança de Deus. ¹⁰ De uma mesma boca procede bênção e maldição. Meus irmãos, não convém que isto se faça assim.). Controlar esse pequeno órgão do aparelho fonador é sinal de maturidade espiritual, pois "na multidão de palavras não falta transgressão, mas o que modera os seus lábios é prudente" (Pv 10.19).
Tiago nos exorta a sermos cuidadosos e refletir antes de abrir a boca e fazer uso das palavras. Esse cuidado nos leva a evitar respostas impulsivas, precipitadas, que possam causar mal a nós ou àqueles que nos ouvem. Precisamos de sabedoria para utilizar as palavras, falando somente aquilo que é bom para edificar, confortar e instruir, evitando fofocas, críticas destrutivas ou mentiras. Se você não tem, peça a Deus o controle da sua língua. Em sua Carta, Tiago destaca o poder da língua para o bem e para o mal (Tg 3.5-10 - ⁵ Assim também a língua é um pequeno membro, e gloria-se de grandes coisas. Vede quão grande bosque um pequeno fogo incendeia. ⁶ A língua também é um fogo; como mundo de iniqüidade, a língua está posta entre os nossos membros, e contamina todo o corpo, e inflama o curso da natureza, e é inflamada pelo inferno. ⁷ Porque toda a natureza, tanto de bestas feras como de aves, tanto de répteis como de animais do mar, se amansa e foi domada pela natureza humana; ⁸ Mas nenhum homem pode domar a língua. É um mal que não se pode refrear; está cheia de peçonha mortal. ⁹ Com ela bendizemos a Deus e Pai, e com ela amaldiçoamos os homens, feitos à semelhança de Deus. ¹⁰ De uma mesma boca procede bênção e maldição. Meus irmãos, não convém que isto se faça assim.). Controlar esse pequeno órgão do aparelho fonador é sinal de maturidade espiritual, pois "na multidão de palavras não falta transgressão, mas o que modera os seus lábios é prudente" (Pv 10.19).
Tiago revela a necessidade do crente desenvolver o controle emocional e a paciência, fruto do Espírito, para que ele não venha a dar lugar à ira e se torne uma pessoa iracunda. Tenha a certeza de que o furor leva a ações e palavras das quais nos arrependermos mais tarde, fazendo com que venhamos a ferir a nós e ao próximo. A Palavra de Deus nos desafia a exercer a paciência e o autocontrole a fim de responder com paciência, mesmo em situações difíceis de provocação e injustiça. Em Gálatas 5.22,23 ( ²² Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. ²³ Contra estas coisas não há lei.) somos desafiados a desenvolver o Fruto do Espírito (que inclui domínio próprio). Tiago orienta os crentes a reconhecerem que a ira não produz a justiça de Deus (Tg 1.20 - NVT - ²⁰ A ira humana não produz a justiça divina.). Além do mais, ela leva a ações destrutivas. Temos de seguir o exemplo do nosso Deus que é tardio em irar-se e cheio de misericórdia (Êx 34.6 - ⁶ Passando, pois, o Senhor perante ele, clamou: O Senhor, o Senhor Deus, misericordioso e piedoso, tardio em irar-se e grande em beneficência e verdade; ). Seguir esse exemplo deve ser o ideal do crente. Em Efésios 4.26,27, (²⁶ Irai-vos, e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira. ²⁷ Não deis lugar ao diabo.) Paulo traz uma recomendação muito importante a respeito da ira; ele mostra que ficar irado por muito tempo, por um dia, é dar lugar ao Diabo.
Você fala antes de ouvir? Se ira com facilidade?
SUBSÍDIO 1
Escola Bíblica ︱1º Trimestre de 2025︱Jovens︱A
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com a Palavra
II - AÇÕES REFERENTES À PALAVRA DE DEUS
Tiago 1.21 (NVT - ²¹ Portanto, removam toda impureza e maldade e aceitem humildemente a palavra que lhes foi implantada no coração, pois ela tem poder para salvá-los.) nos encoraja a receber com mansidão a Palavra em nós implantada. Isso significa reconhecer que não sabemos tudo, que temos sempre algo a aprender. Temos a necessidade de orientação diária de Deus, mantendo um coração ensinável. Entretanto, apenas ouvir, sem praticar, é insensatez. É construir utilizando com o alicerce a areia (Mt 7.26,27 - ²⁶ E aquele que ouve estas minhas palavras, e não as cumpre, compará-lo-ei ao homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia; ²⁷ E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e caiu, e foi grande a sua queda.). Tiago afirma também que agir assim é “como o homem que observa o seu rosto natural no espelho" e depois se esquece de sua aparência (Tg 1.23,24 - ²³ Porque, se alguém é ouvinte da palavra, e não cumpridor, é semelhante ao homem que contempla ao espelho o seu rosto natural; ²⁴ Porque se contempla a si mesmo, e vai-se, e logo se esquece de como era.). É preciso receber a Palavra com humildade, reconhecendo seu poder e a necessidade que temos de ser transformados (Rm 12.2 - ² E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.). Ouvir a Palavra é importante, mas agir conforme ela ensina é crucial para se ter uma vida cristã saudável, abundante. Tiago 1.22 nos exorta a sermos "praticantes da Palavra, e não apenas ouvintes", pois a fé genuína se manifesta em ações que refletem a Jesus Cristo.
A prática da Palavra de Deus leva à transformação pessoal e por essa razão, Tiago exorta aos seus leitores a serem "cumpridores da palavra, e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos" (v.22). Ler, meditar e não praticar os preceitos divinos é tolice. Na atualidade, muitos tem o conhecimento, a informação, a formação teológica, mas não são praticantes da Palavra e o conhecimento torna-se apenas teórico. Deus deseja que você conheça a sua Palavra e a pratique, pois a verdadeira fé cristã se manifesta em ações. Quando aplicamos os princípios bíblicos em nossas vidas, nossas ações e palavras revelam o Deus Pai e o Deus Filho. Praticar a Palavra é amar o próximo (Tg 2.8 - ⁸ Todavia, se cumprirdes, conforme a Escritura, a lei real: Amarás a teu próximo como a ti mesmo, bem fazeis.), mesmo aqueles que não seguem a nossa fé, praticar a justiça é viver com integridade (Tg 3.17,18 - ¹⁷ Mas a sabedoria que do alto vem é, primeiramente pura, depois pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade, e sem hipocrisia. ¹⁸ Ora, o fruto da justiça semeia-se na paz, para os que exercitam a paz.). Somente aqueles que desejam cumprir a Palavra, e se esforçam para isso, são capazes de cuidar dos necessitados conforme nos ensina o Senhor (Tg 1.27 - ²⁷ A religião pura e imaculada para com Deus e Pai, é esta: Visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações, e guardar-se da corrupção do mundo.), controlar a língua (Tg 3.2-12) e evitar o favoritismo (Tg 2.1-9).
A obediência à Palavra de Deus nos leva a desfrutar de uma vida abundante (Sl 1). Tiago afirma que a prática da Palavra promove felicidade: “Aquele, porém, que atenta bem para a lei perfeita da liberdade e nisso persevera, não sendo ouvinte esquecido, mas fazedor da obra, este tal será bem-aventurado no seu feito (Tg 1.25)." A lei perfeita é a Palavra de Deus e a verdadeira liberdade é encontrada na obediência a Deus (Jo 8.31,32 - ³¹ Jesus dizia, pois, aos judeus que criam nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sereis meus discípulos; ³² E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.). A bênção não está em apenas ouvir, mas em perseverar e colocar em prática os ensinamentos bíblicos. Isso implica um compromisso contínuo e dedicado à aplicação dos princípios bíblicos em todas as áreas da vida (Sl 1.1-3 - ¹ Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. ² Antes tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite. ³ Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto no seu tempo; as suas folhas não cairão, e tudo quanto fizer prosperará. ). A Bíblia está repleta de promessas de bênçãos para aqueles que obedecem a Deus, como por exemplo, paz (Fp 4.7 - ⁷ E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus.). direção (Pv 3.5,6 - ⁵ Confia no Senhor de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento. ⁶ Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas.) e prosperidade espiritual (Js 1.8 - ⁸ Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido.)
Como você tem recebido a palavra que vem da parte de Deus?
Ouça sempre o que Deus tem a dizer com mansidão e temor
SUBSÍDIO 2
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com a Palavra
III - A PALAVRA E A VERDADEIRA RELIGIÃO
A verdadeira religião manifesta-se em atos e palavras, pois Deus espera de seus filhos ações condizentes com a nova vida em Cristo (2 Co 5.17 - ¹⁷ Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.), ou seja, ações mais éticas, de compaixão e misericórdia. Sabemos que nas Escrituras existem várias recomendações para que venhamos a cuidar dos órfãos e das viúvas, ou seja, dos mais vulneráveis. Por essa razão, Tiago enfatiza que os atos de bondade, misericórdia e amor revelam uma fé autêntica. Cuidar dos necessitados é uma demonstração prática do amor de Cristo (Mt 25.35-40 - ³⁵ Porque tive fome, e destes-me de comer; tive sede, e destes-me de beber; era estrangeiro, e hospedastes-me; ³⁶ Estava nu, e vestistes-me; adoeci, e visitastes-me; estive na prisão, e foste me ver. ³⁷ Então os justos lhe responderão, dizendo: Senhor, quando te vimos com fome, e te demos de comer? ou com sede, e te demos de beber? ³⁸ E quando te vimos estrangeiro, e te hospedamos? ou nu, e te vestimos? ³⁹ E quando te vimos enfermo, ou na prisão, e fomos ver-te? ⁴⁰ E, respondendo o Rei, lhes dirá: Em verdade vos digo que quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes.).
Tiago nos adverte a vivermos de modo santo, ou seja, sem a mácula do mundo e isso implica viver de acordo com os princípios bíblicos, resistindo às influências da nossa cultura. Uma vida incontaminada é um testemunho poderoso da autenticidade da nossa fé. Para se ter uma vida ilibada, é preciso estar em constante vigilância contra o pecado e as tentações do mundo. A Carta de Tiago é muito prática, pois viver uma vida pura e íntegra é um poderoso testemunho da autenticidade da fé cristã. Muitos são levados a Cristo por meio do exemplo de vida dos crentes.
Como posso aplicar os ensinamentos de Tiago em minha vida cotidiana para demonstrar uma fé autêntica e viva?
A verdadeira fé cristã se manifesta em ações concretas de amor e justiça.
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CONCLUSÃO
HORA DA REVISÃO
Ouvir atentamente é o primeiro passo para compreender a Palavra de Deus e então aplicá-la a nossa vida.
Tolo.
Controlar esse pequeno órgão do aparelho fonador é sinal de maturidade espiritual.
Tiago 1.21 nos encoraja a “receber com mansidão a Palavra em nós implantada".
A verdadeira religião manifesta-se em atos e palavras, pois Deus espera de seus filhos ações condizentes com a nova vida em Cristo (2 C o 5.17), ou seja, ações mais éticas, de compaixão e misericórdia.
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