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Lição 03: O perigo do Ensino Progressista

TEXTO ÁUREO

“Sabe, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos.” (2 Tm 3.1)

VERDADE PRÁTICA

Os ensinos progressistas buscam desconstruir a fé cristã por dentro e afastar as pessoas do verdadeiro cristianismo bíblico, tornando-as meras militantes de causas sociais.

LEITURA DIÁRIA

Segunda – 1 Pe 1.15,16 As Escrituras advertem o cristão a viver em santidade.

Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver;

Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo.

1 Pedro 1:15,16

Terça – 2 Tm 3.16,17 A Bíblia é a única revelação escrita de Deus para a humanidade.

Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça;

Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra.

2 Timóteo 3:16,17

Quarta – 2 Pe 1.21 As Escrituras são a verdade plena de Deus, dada pelo Espírito Santo.

Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo.

2 Pedro 1:21

Quinta – Ap 22.18,19 Ninguém pode acrescentar ou retirar coisa alguma das Escrituras.

Porque eu testifico a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste livro que, se alguém lhes acrescentar alguma coisa, Deus fará vir sobre ele as pragas que estão escritas neste livro;

E, se alguém tirar quaisquer palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte do livro da vida, e da cidade santa, e das coisas que estão escritas neste livro.

Apocalipse 22:18,19

Sexta – Rm 12.7 Exortação à Igreja acerca da dedicação ao ensino das Escrituras.

Se é ministério, seja em ministrar; se é ensinar, haja dedicação ao ensino;

Romanos 12:7

Sábado – Rm 12.1,2 É preciso manter-se em comunhão com Deus e permanecer separado das armadilhas do pecado.

Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.

E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.

Romanos 12:1,2

Hinos Sugeridos, clique para ouvir:

210, Fala, Fala Senhor

Fala, fala, Senhor, nesta hora,
Que ansioso te quero ouvir;
Teu falar dá valor e restaura,
E mais sábio me faz no porvir.

Oh! Bendito o Teu nome em eterno,
Que Tu falas a quem escutar,
De saúde e repouso superno,
De alegria e paz eternal.

Fala, fala, Senhor, que conservo
Tuas palavras de vida e vigor;
Estou pronto a seguir-Te com zelo,
Pelas Tuas veredas de amor.

Fala, fala, Senhor, que eu ouço
Tuas palavras com todo fervor,
Pois conduzem ao eterno repouso,
São conselhos mui ricos de amor.

Autor ou Tradutor: E.C Emílio Conde

259, Creio Eu na Bíblia

Creio eu na Bíblia, o Livro do Senhor,
Pois de Jesus Cristo mostra o doce amor;
todos meus pecados apagados estão,
Paz e gozo tenho em meu coração.

Creio eu na Bíblia, livro de meu Deus;
Para mim a Bíblia é o maná dos céus!
Mostra-me o caminho para o lar celestial;
Acho eu na bíblia, graça divinal!

Creio eu na Bíblia, ensina-me a cantar
Cantos de vitória, e de amor sem par;
Lindas melodias, eu cantando vou,
Porque redimido pelo Sangue estou!

Só a santa Bíblia a santidade dá,
Este dom de Cristo, prometido já;
Todos os que buscam plena salvação,
Estas bênçãos, só em Cristo, acharão.

Lemos hoje a bíblia p’ra todo pecador,
Para que encontre Cristo, o Salvador;
Sendo sua vida, livre de pecar,
O divino Livro, ele vai honrar!

Autor ou Tradutor: P.L.M Paulo Leivas Macalão

306, A Palavra de Deus é Um Tesouro

A Palavra de Deus é para mim
Um tesouro sem igual em valor!
Fala do amor de Deus, do amor que não tem fim;
Mais precioso do que ouro é este amor!

A Palavra de Deus é doce, mais que o mel,
O que a toma pela fé há de ser fiel,
Porque Deus nos concedeu o Emanuel,
Rocha viva donde mana leite e mel.

Luz que guia pela senda da paz,
E alumia os que em trevas estão;
Lâmpada que nos faz ver os ardis de Satanás,
E que brilha mesmo na escuridão.

É um farol que sempre resplandeceu.
E que mostra o porto da salvação;
Quem na arca já entrou
e do mundo se esqueceu,
Chegará por certo à eternal mansão.

Autor ou Tradutor: E.C Emílio Conde

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE

Timóteo 3.1-9

1 – Sabe, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos;

2 – porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos,

3 – sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons,

4 – traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus,

5 – tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. Destes afasta-te.

6 – Porque deste número são os que se introduzem pelas casas e levam cativas mulheres néscias carregadas de pecados, levadas de várias concupiscências,

7 – que aprendem sempre e nunca podem chegar ao conhecimento da verdade.

8 – E, como Janes e Jambres resistiram a Moisés, assim também estes resistem à verdade, sendo homens corruptos de entendimento e réprobos quanto à fé.

9 – Não irão, porém, avante; porque a todos será manifesto o seu desvario, como também o foi o daqueles.

PLANO DE AULA

1- INTRODUÇÃO

Nesta lição, veremos alguns perigos do ensino progressista (  É o ensino que está ligado ou transmite todas as idéias das teologias liberais é um ataque ideológico à ortodoxia bíblica. - veremos a seguir)  à fé cristã bíblica. Fazem parte do arcabouço (estrutura, armação) progressista o liberalismo teológico ( Movimento que tem como ideal a oposição ao conservadorismo teológico, negam a inerrância, a infalibilidade da biblia, as doutrinas  da fé são reinterpretadas e ressignificadas ), o teísmo aberto ( Movimento que limita a pessoa de Deus, Ele não conhece o futuro, não exerce o controle sobre o universo e nem sobre a vida humana. Seu conhecimento do que pode acontecer depende das ações humanas. Não acreditam na presciência de Deus.), a teologia da libertação ( Ensinos que tem ideias socialista e comunistas, que se fundamenta numa luta entre classes, numa revolução social, promete a libertação das estruturas opressoras da sociedade. Reduzem a fé cristã em mera militância ideológica, politica, socialista e marxista. Isso está acima dos valores morais cristãos, transforma o evangelho numa simples luta de desigualdade social) bem como suas deri­vadas, tais como: teologia feminista ( Ensinos que reivindicam a posição das mulheres dentro das religiões equiparando aos homens, porém com conceito de revolta, rebelião; questionam o modelo patriarcal; aceitam o aborto, entre tantos outros assuntos que vão de encontro os ensinamentos bíblicos) , teologia negra ( Ensinos que reivindicam a igualdade das pessoas negras com mas demais pessoas de peles claras. Embora sejamos todos iguais, essa teologia como as anteriores vem com conceito de revolta, rebelião), teologia queer ( Ensinos que visam reinterpretar a bíblia numa visão LGBTQ+.) etc. O propósito básico desses movimentos teológicos é desconstruir a moral cristã, implodir (Colapsar para dentro; explodir internamente) a ortodoxia bíblica ( Ortodoxia é uma palavra de origem grega. Vem de orthós, reto e doxa, opinião. Daí surge a ortodoxia como “crença correta”. Crença correta é aquela que está conforme a verdade, ou seja, no caso em questão, crença correta nas verdades da Bíblia sagrada.) e corromper a fé bíblica por dentro da igreja evangélica.

2- APRESENTAÇÃO DA LIÇÃO

A) Objetivos da Lição:

I) Elencar os elementos que descaracterizam o cristianismo bíblico;

II) Explicar as principais teorias progressistas;

III) Aplicar elementos que refutam o ensino progressista.

B) Motivação: 

É muito provável que você já tenha ouvido algumas preleções em que há uma insistente ênfase em desconstruir postulados que sempre foram caros ao cristia­nismo bíblico. Em relação a isso, o apóstolo Paulo diz que estamos diante de pessoas orgulhosas, tomadas por desejo doentio por discussões a respeito de palavras, fazendo falsas acusações a respeito da piedade como uma mera fonte de lucro; trata-se, pois, de uma mente pervertida, privada da verdade (1 Tm 6.3-5).

C) Sugestão de Método: 

Em 2022 um vídeo de uma militante política circulou nas redes sociais. Esse vídeo é revelador. Nele, há uma fala cla­ramente a respeito da estratégia de militantes atuarem na Escola Dominical das igrejas evangélicas, principalmente, nas classes infantis, onde há maior necessidade de voluntários para o trabalho. Você pode procurar este vídeo na internet, pois ele foi viralizado. Em seguida, alerte os alunos a respeito do que uma ideologia progressista pode fazer na mente de uma pessoa. Sim, deixe claro que há pessoas em nosso meio que acreditam piamente que precisam “converter” os evangélicos para ler a Bíblia de uma maneira mais progressista. Esse fenômeno é real.

3- CONCLUSÃO DA LIÇÃO

A) Aplicação: Ao final desta lição, estimulemos aos alunos a reafirma­rem a autoridade da Bíblia para toda prática e fé, a conhecer e a ensinar as grandes doutrinas da Palavra de Deus e, finalmente, a cultivar uma vida de santidade ao Senhor.

4- SUBSÍDIO AO PROFESSOR

A) Revista Ensinador Cristão. 

Vale a pena conhecer essa revista que traz reportagens, artigos, entrevistas e subsídios de apoio a Lições Bíblicas Adultos. Na edição 94, p.37, você encontrará um subsídio espe­cial para esta lição.

B) Auxílios Especiais: Ao final do tópico, você encontrará auxílios que darão suporte na preparação de sua aula:

1) O texto “Pressuposições do Intérprete e do Teólogo Pentecos­tal”, localizado depois do primeiro tópico, aprofunda a reflexão a respeito da autoridade do texto bíblico;

2) O texto “Purificando o Crente”, ao final do terceiro tópico, amplia a reflexão a respeito da ênfase na santificação do crente.

INTRODUÇÃO

Nesta lição, veremos que os ensinos progressistas ( São os ensinos que estão ligados ou transmitem todas as idéias das teologias liberais é um ataque ideológico à ortodoxia bíblica.) enfraquecem a autoridade da Bíblia. Suas heresias propagam que as Escrituras contêm erros, que Deus não é Soberano e que o sobrenatural é um mito. São indiferentes à doutrina bíblica do pecado, relativizam os valores morais e defendem a necessidade de “ressignificar” a fé cristã. Por conseguinte, seus ensinos progressistas resultam na descaracterização do cristianismo bíblico. Nesta oportunidade, verificaremos alguns de seus heréticos conceitos e os meios espirituais pelos quais a Igreja deve resistir aos seus efeitos maléficos (Jd 1.3).

*Livro Adultos

Definição de Progressismo

"Pode-se definir progressismo como o conjunto de ensinamentos filosóficos, sociais e econômicos baseados na ideia de que o progresso é fundamental para o aprimoramento do ser humano. O progressismo inclui ideais ateístas e racionalismo exacerbado. De modo geral, o progressismo questiona a divindade e repudia os valores religiosos. Por conseguinte, o uso do termo “progressista” aqui adotado refere-se às teorias e aos temas que se distanciam da visão tradicional do papel da religião, em especial dos valores da cultura judaico-cristã, tais como a doutrina, a moral e os costumes cristãos (Fp 3.18,19; 2 Pe 2.19)."

Livro: A igreja de Cristo e o império do mal, páginas 33 e 34,  - Pr. Douglas Baptista, CPAD

I- A DESCARACTERIZAÇÃO DO CRISTIANISMO

1- A deterioração (Ação ou efeito de deteriorar. Deterioração é sinônimo de: alteração, apodrecimento, corrução, decomposição, estrago, pioria, ruína) moral. 

A expressão bíblica ”últimos dias” faz alusão ao período anterior à volta de Cristo, sendo retratado como um tempo “extremamente difícil” (2 Tm 3.1). O apóstolo Paulo alerta que o comportamento humano estará associado à impiedade, caracterizada pela profunda degradação moral (2 Tm 3.2-4). Por isso, a lista paulina é uma descrição da escalada dos pecados na sociedade. E o enfraquecimento da doutrina bíblica e o relativismo (O relativismo é uma corrente filosófica que afirma que as verdades e valores morais são relativos aos contextos históricos, culturais e sociais em que são produzidos. Em outras palavras, não existe uma verdade ou valor moral absoluto e universal.), que não aceita norma moral absoluta, instigam a má conduta da humanidade. O atual e alarmante crescimento do pecado é uma indicação de que já vivemos esses últimos dias. Não obstante, apesar das investidas heréticas, a Bíblia nos adverte a viver em santidade em qualquer época da jornada cristã (1 Pe 1.15, 23-25).

2- A erosão (A erosão é um processo de desgaste e deslocamento de terra ou de rochas de uma superfície terrestre. A erosão pode ocorrer por ação de fenômenos da natureza ou do ser humano.) da ortodoxia. 

O ensino progressista representa um ataque ideológico à ortodoxia bíblica. Suas te­ses reduzem o texto bíblico a um mero registro de experiências religiosas. Desse modo, o fundamento da fé cristã é questionado, isto é, a autoridade bíblica é rejeitada e suas verdades negligenciadas; o conteúdo doutrinário cede espaço para a cultura, o entretenimento e ao resultado a qualquer custo; os cristãos tornam-se “mais amigos dos deleites do que amigos de Deus” (2 Tm 3.4); a vida em igreja fica desprovida do poder do Espírito, sendo incapaz de ser instrumento de transformação do caráter das pessoas (2 Tm 3.5; 2 Co 4.2,3). Portanto, não podemos negociar a verdade de que a Bíblia é a única revelação escrita de Deus, dada pelo Espírito Santo, capaz de constranger a consciência dos pecadores (2 Tm 3.16,17).

3- A corrupção (Corrupção" surgiu a partir do latim corruptus, que significa o "ato de quebrar aos pedaços", ou seja, decompor e deteriorar algo. É o ato ou efeito de corromper-se; decomposição; devassidão, depravação; suborno; ) da fé. 

Com o caráter humano maculado (que há mácula; que está manchado) e a corrosão da or­todoxia, promovidos pelo progressismo no ensino, o cristianismo e a fé bíblica são descaracterizados ( Deixar de possuir o caráter). Não por acaso, o apóstolo Paulo acrescenta as práticas dos falsos cristãos (2 Tm 3.2-4 - Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanosSem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons, Traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus,) à repulsiva conduta da luxúria e de várias concupiscências (2 Tm 3.6 - Porque deste número são os que se introduzem pelas casas, e levam cativas mulheres néscias carregadas de pecados, levadas de várias concupiscências;). Os hereges (Herege é o nome dado ao indivíduo que professa uma heresia, ou seja, que questiona certas crenças estabelecidas por uma determinada religião. É a pessoa que é contrária aos dogmas de uma determinada religião ou seita.) cativam as pessoas por meio da sedução e do engano. Escravos que são das paixões, eles acreditam que os prazeres do corpo não podem contaminar a alma. Por isso, os pecados morais (Moral trata-se de um conjunto de valores, normas e noções sobre o que é certo ou errado, proibido e permitido, dentro de uma determinada sociedade.), a libertinagem (Libertinagem é abusar da liberdade, fazendo coisas erradas e irresponsáveis.) e o abuso do corpo são tolerados, tais como: a prostituição, a ideologia de gênero, as drogas, o aborto, o relativismo moral etc . A rebeldia e a ausência de genuína conversão os impedem de alcançar o conhecimento da verdade (2 Tm 3.7). Por fim, o engano desses mestres e seus seguidores será objeto do juízo divino (2 Tm 3.8).

SINOPSE I

A deterioração moral, a erosão da ortodoxia e a corrupção da fé são elementos que descaracterizam o cristianismo bíblico.

AUXÍLIO TEOLÓGICO

PRESSUPOSIÇÕES DO INTÉRPRETE E DO TEÓLOGO PENTECOSTAL

“Finalmente, é importante exa­minarmos o que nós, intérpretes, trazemos de nosso mundo, e acrescentamos ao texto (pressuposições). Primeiro: tenhamos um compromisso com a inspiração verbal e plenária. Os métodos supra delineados devem afirmar esse ponto de vista. Prestemos atenção a todo o conselho de Deus, e evitemos a ênfase exagerada num só tema ou texto. Doutra forma, surge um cânon dentro de um cânon, que é outro erro grave. E que, na prática, traçamos um círculo dentro do círculo maior (a Bíblia), e dizemos, na prática, que essa parte assim delineada é mais inspirada do que o resto. Se derivarmos a teologia só de uma parte selecionada da Bíblia, acontecerá a mesma coisa. É importante, portanto, que pentecostal tenha uma base e um ponto de referência realmente bíblicos. Primeiro: deve crer no mundo sobrenatural, especialmente em Deus, que opera de forma poderosa e revela-se na história. Os milagres, no sentido bíblico, são ocorrências comuns. Na Bíblia, ‘milagre’ refere-se a qualquer manifestação do poder de Deus, e não necessariamente a um evento raro ou incomum. Além disso, outros poderes no mundo sobrenatural, quer angelicais (bons), quer demoníacos (maus), penetram em nosso mundo e aqui operam. O pentecostal não é materialista nem racionalista, mas reconhece a realidade da dimensão sobrenatural” (HORTON, Stanley M (ed.). Teologia Sistemática: Uma Perspectiva Pentecostal. Rio de Janeiro: CPAD, 2018, pp.61-62).

II – AS TEORIAS PROGRESSISTAS

1- A desconstrução da Bíblia. 

O ensino progressista e o desdobramento do liberalismo teológico ( Movimento que tem como ideal a oposição ao conservadorismo teológico, negam a inerrância, a infalibilidade da bíblia, as doutrinas  da fé são reinterpretadas e ressignificadas ). Sua principal característica é o repúdio a inspiração e inerrância da Bíblia (2 Tm 3.16). A Ênfase do Progressismo repousa no antropocentrismo (Doutrina filosófica que coloca a figura do ser humano como o "centro do mundo") (homem como centro). Esse ensino produz pessoas egocêntricas e retira a convicção do pecado (2 Tm 3.2). O parâmetro progressista é de reinterpretação das Escrituras para satisfazer a concupiscência humana (2 Tm 4.3). Então, propaga-se um “evangelho” em que a salvação do homem ocorre por meio de uma reforma social com a relativização do pecado, da moral e da fé bíblica (Gl 1.7-10). Assim, o termo “progressista” refere-se às teorias que se distanciam do cristianismo bíblico, em especial na deturpação das doutrinas e dos valores cristãos (Fp 3.18,19; 2 Pe 2.19).

2- O Teísmo aberto. 

Outra corrente da teologia liberal/progressista é o ensino do teísmo  aberto. ( Movimento que limitada a pessoa de Deus, Ele não conhece o futuro, não exerce o controle sobre o universo e nem sobre a vida humana. Seu conhecimento do que pode acontecer depende das ações humanas. Não acreditam na presciência de Deus.). Nessa teologia, Deus é limitado, não conhece o futuro em detalhes, não exerce o controle­ absoluto sobre o universo e nem sobre a vida humana. Afirma-se que o conhecimento divino das coisas que estão por acontecer depende das ações livres dos homens. Rejeita-se o conceito de presciência em que Deus sabe todas as coisas antecipadamente. Nessa heresia, Deus foi surpreendido pelo pecado no Éden e forçado a redesenhar a história (Gn 3.8-19). Essa ênfase extremada nas decisões do homem sacrifica a soberania de Deus, e a autolimitação ( Limitação imposta a si mesmo) divina anula o que a Bíblia ensina sobre a queda e a corrupção do gênero humano, afetando assim a doutrina da providência divina e da presença do mal moral no mundo. Logo, embora seus postulantes não reconheçam publicamente, a conclusão é bem lógica: Se Deus não é Soberano, então, não faz sentido orar a Ele.

3- A Teologia da Demitologização. 

Em 1958, Rudolph Bultmann propôs um programa de demitologização ( É a conhecida tentativa hermenêutica de analisar o significado real da linguagem mitológica usada na Bíblia, em especial no Novo Testamento) do texto bíblico. O mito (Um mito é uma narrativa de caráter simbólico-imagético, ou seja, o mito não é uma realidade independente, mas evolui com as condições históricas e étnicas relacionadas a uma dada cultura, que procura explicar e demonstrar, por meio da ação e do modo de ser das personagens, a origem das coisas. Wikipédia) é uma história de caráter religioso que não tem fundamento na realidade, e que se destina a transmitir um conceito de fé. Para esse teólogo alemão havia mitos na Bíblia e era preciso separá-los da verdade. Nesse pensamento, o Céu e o Inferno, a tentação, os demônios e a possessão demoníaca passam a ser vistos como mitológicos. Até a doutrina da concepção, do nascimento virginal e a promessa da vinda de Cristo são classificados como mitologia. Nessa teologia, a Bíblia só é crível se dela forem extirpados os milagres, os sinais e outras revelações sobrenaturais. Em oposição a esses disparates, ratificamos que a Bíblia é a verdade plena de Deus, atestada pelo Espírito Santo, sustentada pela história e confirmada por milhões de pessoas alcançadas pela fé em Cristo (2 Pe 1.21).

SINOPSE II

As teorias progressistas passam pela desconstrução da Bíblia, pelo teísmo aberto e pela teologia liberal.

III – REFUTANDO O ENSINO PROGRESSISTA

1- Reafirmando a autoridade bíblica. 

Em refutação ao ensino progressista é indispensável reafirmar a doutrina da inspiração divina (Vem de Deus), verbal (Deus soprou nos escritores sagrados aquilo que deveria ser escrito) e plenária (A inspiração é total e completa, tanto do Antigo quanto do Novo Testamento) da inerrante (Não erra) Palavra de Deus (2 Tm 3.16,17) e validar o princípio de Sola Scriptura (O termo Sola Scriptura é o princípio segundo o qual a Bíblia tem absoluta primazia, sendo ela a única regra de Fé e Prática que todo ser humano deve seguir) instituído na Reforma, que estabelece a Bíblia como a única regra infalível e autoridade final de fé e prática. Nessa direção, Lutero advertia sobre a necessidade de distinguir entre o que foi entregue por Deus nos textos sagrados e o que foi inventado pelos homens no contexto da pesada tradição romana na Idade Média. Armínio, por sua vez, alertava que a perfeição das Escrituras é solapada (Solapada é o feminino de solapado. O mesmo que: abalada, oculta, escavada, recôndita) quando sua verdade é negada ou reinterpretada. Desse modo, a autoridade bíblica é ratificada ( Ratificada é o feminino de ratificado. O mesmo que: sancionada, aprovada, autenticada, legalizada, reconhecida) quando se oferece resistência a presunção das ideologias humanas em acrescentar ou retirar alguma coisa das Escrituras (Ap 22.18,19).

2- Ensinando as doutrinas bíblicas. 

A Grande Comissão (A Grande Comissão é a ordem que Jesus deu para ir e fazer discípulos em todo o mundo. Jesus deu essa ordem aos apóstolos quando ressuscitou. A Grande Comissão é uma ordem para todos os crentes. A passagem conhecida como a “Grande Comissão” é Mateus 28:18-20) confiada a igreja consiste em fazer e ensinar discípulos (Mt 28.19,20). Compreende uma orde­nança proclamadora e um mandato educacional. A incumbência é tanto de formação quanto de transformação de indivíduos. É responsabilidade da Igreja evangelizar o mundo e ensinar as doutrinas bíblicas (2 Tm 4.2). Em vista disso, Paulo exorta a necessária dedicação ao ensino (Rm 12.7). A atividade (ensinar) é essencial para instruir, expor e corrigir o erro (2 Tm 3.16). Essa atuação é primordial na transformação da velha natureza (Ef 4.22-24), formação do caráter cristão (Ef 4.13), resultando no genuíno crescimento de uma igreja espiritualmente saudável e doutrinariamente bíblica (Ef 4.16).

3- Enfatizando a santificação. 

O fortalecimento da autoridade bíblica e o aprendizado das doutrinas cristãs precisam estar atrelados a uma vida de santidade (1 Pe 1.16). O verbo santificar vem do grego hagiazo que significa “separar, purificar, consagrar”. O adjetivo “santo” é tradução do vocábulo “hagios”. Desse modo, a santificação é a operação do Espírito Santo em manter o crente separado do pecado e consagrado a Deus (Rm 12.1,2). É a continuação da obra iniciada na regeneração (Ser gerado de Deus (1 Pedro 1:3), ser vivificado por Ele (Efésios 2:1-5), ser de novo gerado da semente incorruptível por Sua Palavra (1 Pedro 1:23). É a mesma ação do novo nascimento.) (Ef 1.13), quando o salvo recebe novidade de vida (2 Co 5.17) e se estende até o dia da glorificação (A glorificação é o último estágio da aplicação da obra da redenção no processo de salvação. A glorificação ocorrerá no dia da segunda vinda de Cristo. Nesse dia os corpos de todos os santos de todas as épocas serão ressuscitados dentre os mortos. Já aqueles que estiverem vivos, terão seus corpos transformados, de corruptível, para incorruptível. Todos os santos receberão no mesmo momento um corpo semelhante ao de Cristo. - Estilo Adoração do crente (Rm 6.22). A ênfase está na obediência à Palavra de Deus (Tg 1.22), no abandono das concupiscências (1 Pe 1.13,14) e numa vida de retidão moral em toda a maneira de viver (1 Pe 1.15).

SINOPSE III

Refutamos o ensino progressista, reafirmamos a autoridade da Bíblia, ensinando as doutrinas bíblicas e vivendo uma vida de santidade ao Senhor.

AUXÍLIO TEOLÓGICO.

“PURIFICANDO O CRENTE

A obra do Espírito não cessa quando a pessoa reconhece sua culpa diante de Deus, mas vai crescendo a cada etapa subsequente. A segunda etapa na santificação pelo Espírito Santo no indivíduo é a conversão. Esta é uma experiência instantânea. Inclui a santificação pelo Espírito, ou, em linguagem bi­blicamente mais correta, o processo da santificação pelo Espírito inclui a conversão” HORTON, Stanley M (ed.). Teologia Sistemática: Uma Perspectiva Pentecostal. Rio de Janeiro: CPAD, 2018, pp.423-24.

CONCLUSÃO

As Escrituras advertem que a conduta humana dos “últimos dias” é de repulsiva descaracterização da fé. A heresia progressista crítica as Escrituras, promove o enfraquecimento da ortodoxia, instiga a frouxidão moral e afasta as pessoas do verdadeiro cristianismo. Contudo, a postura da Igreja não deve ser de inércia, mas de resistência à iniquidade. A defesa da fé ocorre quando os valores imutáveis e atemporais da Bíblia são exercitados pelo poder de Deus na vida diária do crente salvo (1Co 2.4,5).

REVISANDO O CONTEÚDO

1- Para o que o apóstolo Paulo alerta? 

R. O apóstolo Paulo alerta que o comportamento humano estará associado à impiedade, caracterizada pela profunda degradação moral (2 Tm 3.2-4).

2- O que o ensino progressista representa? 

R. O ensino progressista representa um ataque ideológico à ortodoxia bíblica. Suas teses reduzem o texto bíblico a um mero registro de experiências religiosas.

3- O que o ensino progressista enfatiza? 

R. A ênfase do Progressismo repousa no antropocentrismo (homem como centro). Esse ensino produz pessoas egocêntricas e retira a convicção do pecado (2 Tm 3.2).

4- O que é indispensável na refutação do ensino progressista? 

R. Em refutação ao ensino progressista é indispensável reafirmar a doutrina da inspiração divina, verbal e plenaria da inerrante Palavra de Deus (2 Tm 3.16,17). Validar o princípio de Sola Scriptura instituído na Reforma, que estabelece a Bíblia como a única regra infalível e autoridade final de fé e prática.

5- O fortalecimento da autoridade bíblica e o aprendizado das doutrinas cristãs precisam estar atrelados a que? 

R. O fortalecimento da autoridade bíblica e o aprendizado das doutrinas cristãs precisam estar atrelados a uma vida de santidade (1 Pe 1.16).

Pb. Rogério Faustino

Neweb

Compromisso com a Palavra

Acompanhe todos os slides da lição clicando aqui

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