TEXTO ÁUREO
“Portanto, ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo.” (Mt 28.19)
VERDADE PRÁTICA
Desde a eternidade Deus é Pai, Filho e Espírito Santo e essa verdade está em toda a Bíblia.
LEITURA DIÁRIA
Segunda - Os primeiros vislumbres da Trindade.
“Portanto, ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo.” (Mt 28.19)
Desde a eternidade Deus é Pai, Filho e Espírito Santo e essa verdade está em toda a Bíblia.
Segunda - Os primeiros vislumbres da Trindade.
¹ No princípio criou Deus o céu e a terra.
Gênesis 1.1
Terça - Javé, o Anjo de sua face e o Espírito de sua santidade são distinguíveis como três pessoas.
⁸ Porque dizia: Certamente eles são meu povo, filhos que não mentirão; assim ele se fez o seu Salvador.
⁹ Em toda a angústia deles ele foi angustiado, e o anjo da sua presença os salvou; pelo seu amor, e pela sua compaixão ele os remiu; e os tomou, e os conduziu todos os dias da antiguidade.
¹⁰ Mas eles foram rebeldes, e contristaram o seu Espírito Santo; por isso se lhes tornou em inimigo, e ele mesmo pelejou contra eles.
Isaías 63.8-10
Quarta - O Deus Triúno presente na distribuição dos dons espirituais.
⁴ Ora, há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo.
⁵ E há diversidade de ministérios, mas o Senhor é o mesmo.
⁶ E há diversidade de operações, mas é o mesmo Deus que opera tudo em todos.
1 Coríntios 12.4-6
Quinta - A Santíssima Trindade presente na bênção apostólica.
¹³ Todos os santos vos saúdam.
2 Coríntios 13.13
Sexta - Três pessoas: Pai é Pai, Filho é Filho e Espírito Santo é Espírito Santo.
⁴ Há um só corpo e um só Espírito, como também fostes chamados em uma só esperança da vossa vocação;
⁵ Um só Senhor, uma só fé, um só batismo;
⁶ Um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, e por todos e em todos vós.
Efésios 4.4-6
Sábado - A Trindade atua na obra da salvação.
² Eleitos segundo a presciência de Deus Pai, em santificação do Espírito, para a obediência e aspersão do sangue de Jesus Cristo: Graça e paz vos sejam multiplicadas.
1 Pedro 1.2
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
Mateus 3.15-17
¹⁵ Jesus, porém, respondendo, disse-lhe: Deixa por agora, porque assim nos convém cumprir toda a justiça. Então, ele o permitiu.
¹⁶ E, sendo Jesus batizado, saiu logo da água, e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito de Deus descendo como pomba e vindo sobre ele.
¹⁷ E eis que uma voz dos céus dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo.
Mateus 3.15-17
¹⁵ Jesus, porém, respondendo, disse-lhe: Deixa por agora, porque assim nos convém cumprir toda a justiça. Então, ele o permitiu.
¹⁶ E, sendo Jesus batizado, saiu logo da água, e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito de Deus descendo como pomba e vindo sobre ele.
¹⁷ E eis que uma voz dos céus dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo.
Mateus 28.19,20
¹⁹ Portanto, ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;
²⁰ ensinando-as a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até à consumação dos séculos. Amém!
Neweb Harpa Cristã - Compromisso com o louvor cristão
Alfredo H. Da Silva
1 Vem Tu, ó Rei dos reis.
Guiar os teus fiéis p’ra Te louvar.
Grande e glorioso Ser, Pai de todo o poder,
Vem sobre nós reger, oh! Deus sem par!
Guiar os teus fiéis p’ra Te louvar.
Grande e glorioso Ser, Pai de todo o poder,
Vem sobre nós reger, oh! Deus sem par!
2 Vem Tu, Verbo de Deus,
Fazer chegar aos céus nossa oração.
Vem, sim, abençoar teu povo e prosperar
Mensagem que falar da salvação.
Fazer chegar aos céus nossa oração.
Vem, sim, abençoar teu povo e prosperar
Mensagem que falar da salvação.
3 Vem. Tu. Consolador,
Inspira e dá fervor às orações;
Espírito de paz, afasta Satanás,
E plena graça traz aos corações.
Inspira e dá fervor às orações;
Espírito de paz, afasta Satanás,
E plena graça traz aos corações.
4 Ao grande trino Deus
Louvem os anjos Seus e nós também,
A Deus nosso Senhor: Pai, Filho e Condutor
Louvemos com fervor, pra sempre. Amém.
Louvem os anjos Seus e nós também,
A Deus nosso Senhor: Pai, Filho e Condutor
Louvemos com fervor, pra sempre. Amém.
Paulo Leivas Macalão
Ao Pai, ao Filho, o
Redentor,
Ao divinal Consolador;
Ao trino Deus, sim, adorai,
Louvor eterno tributai. Amém.
Ao divinal Consolador;
Ao trino Deus, sim, adorai,
Louvor eterno tributai. Amém.
Dario P. Araújo
1 Oh! Pai, o Santo Espírito,
Pedimos, vem nos dar,
Pra que Ele venha já
O seu poder nos outorgar!
Pedimos, vem nos dar,
Pra que Ele venha já
O seu poder nos outorgar!
2 Convença-nos de todo o mal,
Console os corações,
Ampare-nos a fé
Em meio à dor e ás aflições!
3 Habite nossos corações
Pra sermos templos teus,
Opere conversão
E redenção, oh! nosso Deus!
1. INTRODUÇÃO
Embora a palavra
“Trindade” não esteja escrita na Bíblia, o seu conceito é evidenciado por toda
a Escritura; desde o início da Criação, narrado no Antigo Testamento, até a
revelação das últimas coisas, presente no Apocalipse. Dessa forma sabemos que
essa doutrina não é irrelevante.
2. APRESENTAÇÃO DA LIÇÃO
A) Objetivos da Lição:
I) DEMONSTRAR como a Bíblia apresenta a Trindade;
II) INDICAR as principais heresias sobre a doutrina da Trindade;
III) EXPLICAR os perigos do Unicismo na atualidade.
B) Motivação:
Por mais elaborada e robusta que seja a explicação teológica sobre o Deus que é Pai, Filho e Espírito Santo - diferentes, mas iguais em majestade e poder; três, porém, um, o Criador continuará a transcender o entendimento da criatura.
C) Sugestão de Método:
Deus é transcendente; os seus pensamentos estão muito acima de nossa compreensão, quiçá a sua essência. Por isso, ao introduzir esta aula, compartilhe com a classe essa reflexão, a partir de 1 Coríntios 13.12, mostrando que agora vemos em parte, mas um dia o conheceremos como somos conhecidos.
3. CONCLUSÃO DA LIÇÃO
A) Aplicação:
Foi do agrado do Deus Todo-Poderoso se revelar aos pequeninos com todo esplendor de sua natureza triúna. Portanto, não percamos a oportunidade de nos relacionar com o Deus Pai, com o nosso Salvador Jesus Cristo, o Filho, e o Espírito Santo Consolador.
4. SUBSÍDIO AO PROFESSOR
A) Revista Ensinador Cristão.
Vale a pena conhecer essa revista que traz reportagens, artigos, entrevistas e subsídios de apoio à Lições Bíblicas Adultos. Na edição 100, p.38, você encontrará um subsídio especial para esta lição.
B) Auxílios Especiais:
Ao final do tópico, você encontrará auxílios que darão suporte na preparação de sua aula: 1) O texto “O conceito do Deus Trino e Uno”, localizado depois do segundo tópico, ressalta a distinção na unidade das três pessoas da Trindade; 2) O texto “Negação ao unicismo, unitarismo e triteísmo”, ao final do terceiro tópico, aprofunda a explicação apresentada, refutando-a biblicamente.
A) Objetivos da Lição:
I) DEMONSTRAR como a Bíblia apresenta a Trindade;
II) INDICAR as principais heresias sobre a doutrina da Trindade;
III) EXPLICAR os perigos do Unicismo na atualidade.
Por mais elaborada e robusta que seja a explicação teológica sobre o Deus que é Pai, Filho e Espírito Santo - diferentes, mas iguais em majestade e poder; três, porém, um, o Criador continuará a transcender o entendimento da criatura.
Deus é transcendente; os seus pensamentos estão muito acima de nossa compreensão, quiçá a sua essência. Por isso, ao introduzir esta aula, compartilhe com a classe essa reflexão, a partir de 1 Coríntios 13.12, mostrando que agora vemos em parte, mas um dia o conheceremos como somos conhecidos.
A) Aplicação:
Foi do agrado do Deus Todo-Poderoso se revelar aos pequeninos com todo esplendor de sua natureza triúna. Portanto, não percamos a oportunidade de nos relacionar com o Deus Pai, com o nosso Salvador Jesus Cristo, o Filho, e o Espírito Santo Consolador.
A) Revista Ensinador Cristão.
Vale a pena conhecer essa revista que traz reportagens, artigos, entrevistas e subsídios de apoio à Lições Bíblicas Adultos. Na edição 100, p.38, você encontrará um subsídio especial para esta lição.
Ao final do tópico, você encontrará auxílios que darão suporte na preparação de sua aula: 1) O texto “O conceito do Deus Trino e Uno”, localizado depois do segundo tópico, ressalta a distinção na unidade das três pessoas da Trindade; 2) O texto “Negação ao unicismo, unitarismo e triteísmo”, ao final do terceiro tópico, aprofunda a explicação apresentada, refutando-a biblicamente.
INTRODUÇÃO
PALAVRA-CHAVE: Trindade
I - COMO A BÍBLIA APRESENTA A SANTÍSSIMA
TRINDADE
As Escrituras ensinam que o Deus de Israel, revelado nas Escrituras dos judeus (Dt 6.4 - ⁴ Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor. ; 2 Rs 19.15 - ¹⁵ E orou Ezequias perante o Senhor e disse: Ó Senhor Deus de Israel, que habitas entre os querubins, tu mesmo, só tu és Deus de todos os reinos da terra; tu fizeste os céus e a terra.; Ne 9.6 - ⁶ Só tu és Senhor; tu fizeste o céu, o céu dos céus, e todo o seu exército, a terra e tudo quanto nela há, os mares e tudo quanto neles há, e tu os guardas com vida a todos; e o exército dos céus te adora.; SI 83.18 - ¹⁸ Para que saibam que tu, a quem só pertence o nome de Senhor, és o Altíssimo sobre toda a terra.; 86.10 - ¹⁰ Porque tu és grande e fazes maravilhas; só tu és Deus.), é o mesmo Deus do Novo Testamento (Mc 12.29-32).
a) Cada uma das
três pessoas é chamada “Deus”. A mesma Bíblia que ensina haver um só Deus, e
que Deus é um só, ensina também que o Pai é Deus, o Filho é Deus e o Espírito
Santo é Deus. O nome “Deus” se aplica ao Pai sozinho (Fp 2.11 - ¹¹ E toda a língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai.), da mesma forma
ao Filho (Cl 2.9 - ⁹ Porque nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade;) e ao Espírito Santo (At 5.3,4 - ³ Disse então Pedro: Ananias, por que encheu Satanás o teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo, e retivesses parte do preço da herdade? ⁴ Guardando-a não ficava para ti? E, vendida, não estava em teu poder? Por que formaste este desígnio em teu coração? Não mentiste aos homens, mas a Deus.).
b) Cada uma das três pessoas
é cada “Senhor”. Isso também ocorre com o Tetragrama (as quatro consoantes do
nome divino Yhwh), “Senhor”, pois aplica-se ao Pai sozinho (SI 110.1 - ¹ Disse o SENHOR ao meu Senhor: Assenta-te à minha mão direita, até que ponha os teus inimigos por escabelo dos teus pés. ), ao Filho
(Is 40.3 - ³ Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor; endireitai no ermo vereda a nosso Deus.; Mt 3.3 - ³ Porque este é o anunciado pelo profeta Isaías, que disse:Voz do que clama no deserto:Preparai o caminho do Senhor,Endireitai as suas veredas. ), e ao Espírito Santo (Ez 8.1,3 - ¹ Sucedeu, pois, no sexto ano, no sexto mês, no quinto dia do mês, estando eu assentado na minha casa, e os anciãos de Judá assentados diante de mim, que ali a mão do Senhor DEUS caiu sobre mim. ² E olhei, e eis uma semelhança como o aspecto de fogo; desde o aspecto dos seus lombos, e daí para baixo, era fogo; e dos seus lombos e daí para cima como o aspecto de um resplendor como a cor de âmbar. ³ E estendeu a forma de uma mão, e tomou-me pelos cabelos da minha cabeça; e o Espírito me levantou entre a terra e o céu, e levou-me a Jerusalém em visões de Deus, até à entrada da porta do pátio de dentro, que olha para o norte, onde estava o assento da imagem do ciúmes, que provoca ciúmes.). No entanto, aplica-se à
Trindade (Dt 6.4; SI 83.18).
( יהוה - As quatro letras do alfabeto hebraico que compõem o tetragrama, todas são consoantes.
São elas o י (yod), ה (he), ו (vav) e de novo ה.
A transliteração usual é YHWH.
A pronúncia original do tetragrama bíblico é "Yahweh". (Mais usual).
Tradução na língua portuguesa é Jeová ou Javé.)
c) o monoteísmo bíblico não contradiz a
Trindade. “Ouve, Israel, o Senhor, nosso Deus, é o único Senhor” (Dt 6.4).
Essa é a confissão de fé no Judaísmo. A palavra hebraica ’echad, traduzida como
“único”, indica uma unidade composta, é o mesmo termo usado para afirmar que
marido e mulher são ambos “uma só carne” (Gn 2.24 - ²⁴ Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne.). O termo ’echad, em
Deuteronômio 6.4, indica que o monoteísmo judaico-cristão não contradiz a
Trindade.
2. Evidência no Antigo
Testamento.
Essa doutrina está implícita desde o Antigo Testamento, pois há declarações que indicam claramente a pluralidade na unidade de Deus: “E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança” (Gn 1.26); “disse o Senhor Deus: Eis que o homem é como um de nós” (Gn 3.22); “e o Senhor disse: ... Eia, desçamos e confundamos ali a sua língua, para que não entenda um a língua do outro” (Gn 11.6,7). E, não para por aí, em Isaías 63.8-14, o Espírito Santo aparece alternadamente com Javé e com o “Anjo de sua face”.
3. Revelada no Novo Testamento.
Essa doutrina está implícita desde o Antigo Testamento, pois há declarações que indicam claramente a pluralidade na unidade de Deus: “E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança” (Gn 1.26); “disse o Senhor Deus: Eis que o homem é como um de nós” (Gn 3.22); “e o Senhor disse: ... Eia, desçamos e confundamos ali a sua língua, para que não entenda um a língua do outro” (Gn 11.6,7). E, não para por aí, em Isaías 63.8-14, o Espírito Santo aparece alternadamente com Javé e com o “Anjo de sua face”.
A
Trindade bíblica, ou seja, a Trindade em si mesma, pregada pelos cristãos,
consiste em um só Deus que subsiste eternamente em três Pessoas distintas.
a) A
Trindade em si mesma.
A base bíblica da Trindade salta à vista de qualquer
leitor do Novo Testamento a começar pela Grande Comissão (Mt 28.19 - ¹⁹ Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;), na
distribuição dos dons espirituais (1 Co 12.4-6 - ⁴ Ora, há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo. ⁵ E há diversidade de ministérios, mas o Senhor é o mesmo. ⁶ E há diversidade de operações, mas é o mesmo Deus que opera tudo em todos.), na bênção apostólica, também
conhecida como bênção trinitária (2 Co 13.13 - ¹³ Saudai-vos uns aos outros com ósculo santo.), na unidade da igreja (Ef 4.4-6 - ⁴ Há um só corpo e um só Espírito, como também fostes chamados em uma só esperança da vossa vocação; ⁵ Um só Senhor, uma só fé, um só batismo; ⁶ Um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, e por todos e em todos vós. ),
na obra da salvação (1 Pe 1.2 - ² Eleitos segundo a presciência de Deus Pai, em santificação do Espírito, para a obediência e aspersão do sangue de Jesus Cristo: Graça e paz vos sejam multiplicadas.). Além das inúmeras passagens tripartidas que
revelam a Trindade (Fp 3.3 - ³ Porque a circuncisão somos nós, que servimos a Deus em espírito, e nos gloriamos em Jesus Cristo, e não confiamos na carne.).
b) A Trindade dos credos.
A Trindade é a união de
três Pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo em uma só Divindade, iguais em
poder, glória, majestade e eternidade, da mesma substância, embora distintas.
SINOPSE I
Embora o termo “Trindade” não esteja nas Escrituras, seu conceito e doutrina são demonstrados por toda a Bíblia.
“A TRINDADE: É POSSÍVEL QUE DEUS
SEJA, AO MESMO TEMPO, UM E TRÊS?
A crença de que um Deus único exista eternamente em três pessoas é conhecida como a doutrina da Trindade. E esta doutrina tem um importante papel na fé cristã. Na verdade, a doutrina da encarnação — que afirma que Jesus, como Deus, tornou-se um homem, e que Ele é, portanto, plenamente divino e plenamente humano — pressupõe essa crença. Esta última doutrina está no âmago da fé cristã.” Amplie mais o conhecimento, lendo a Bíblia de Estudo Apologia Cristã, editada pela CPAD, p.1535.
Embora o termo “Trindade” não esteja nas Escrituras, seu conceito e doutrina são demonstrados por toda a Bíblia.
AMPLIANDO O CONHECIMENTO
A crença de que um Deus único exista eternamente em três pessoas é conhecida como a doutrina da Trindade. E esta doutrina tem um importante papel na fé cristã. Na verdade, a doutrina da encarnação — que afirma que Jesus, como Deus, tornou-se um homem, e que Ele é, portanto, plenamente divino e plenamente humano — pressupõe essa crença. Esta última doutrina está no âmago da fé cristã.” Amplie mais o conhecimento, lendo a Bíblia de Estudo Apologia Cristã, editada pela CPAD, p.1535.
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Defesa da Fé Cristã - Combatendo as Antigas Heresias que se Apresentam com Nova
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II - AS HERESIAS CONTRA A DOUTRINA DA TRINDADE
1. O Unicismo.
Esse movimento desde a sua origem no século 3 é conhecido como monarquianismo, modalismo, patripassianismo e sabelianismo. Os principais heresiarcas representantes desse movimento foram Noeto, Práxeas e Sabélio. O Unicismo não nega a deidade absoluta do Filho e nem a do Espírito Santo, mas negam a Trindade, pois confundem as pessoas. A heresia consiste em negar a Trindade, pois ensina ser o Pai, o Filho e o Espírito Santo uma única pessoa e não três pessoas distintas em uma só divindade. A Bíblia ensina o monoteísmo, ou seja, a existência de um só e único Deus eternamente subsistente em três pessoas distintas (Mt 3.16,17 - ¹⁶ E, sendo Jesus batizado, saiu logo da água, e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito de Deus descendo como pomba e vindo sobre ele. ¹⁷ E eis que uma voz dos céus dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo. ; 1 Pe 1.2 - ² Eleitos segundo a presciência de Deus Pai, em santificação do Espírito, para a obediência e aspersão do sangue de Jesus Cristo: Graça e paz vos sejam multiplicadas.). É como afirma o nosso Cremos em nossa Declaração de Fé.
Esse movimento desde a sua origem no século 3 é conhecido como monarquianismo, modalismo, patripassianismo e sabelianismo. Os principais heresiarcas representantes desse movimento foram Noeto, Práxeas e Sabélio. O Unicismo não nega a deidade absoluta do Filho e nem a do Espírito Santo, mas negam a Trindade, pois confundem as pessoas. A heresia consiste em negar a Trindade, pois ensina ser o Pai, o Filho e o Espírito Santo uma única pessoa e não três pessoas distintas em uma só divindade. A Bíblia ensina o monoteísmo, ou seja, a existência de um só e único Deus eternamente subsistente em três pessoas distintas (Mt 3.16,17 - ¹⁶ E, sendo Jesus batizado, saiu logo da água, e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito de Deus descendo como pomba e vindo sobre ele. ¹⁷ E eis que uma voz dos céus dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo. ; 1 Pe 1.2 - ² Eleitos segundo a presciência de Deus Pai, em santificação do Espírito, para a obediência e aspersão do sangue de Jesus Cristo: Graça e paz vos sejam multiplicadas.). É como afirma o nosso Cremos em nossa Declaração de Fé.
2. A verdade bíblica.
Ninguém no mundo chega à conclusão unicista simplesmente pela leitura da Bíblia, pelo contrário, salta à vista de qualquer leitor a distinção dessas três pessoas da Trindade, a começar pelo batismo de Jesus (Mt 3.16 - ¹⁶ E, sendo Jesus batizado, saiu logo da água, e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito de Deus descendo como pomba e vindo sobre ele. ). Diversas vezes Jesus deixou claro que Ele é uma Pessoa e o Pai outra (Jo 8.16,17 - ¹⁶ E, se na verdade julgo, o meu juízo é verdadeiro, porque não sou eu só, mas eu e o Pai que me enviou. ¹⁷ E na vossa lei está também escrito que o testemunho de dois homens é verdadeiro. ; 17.3 - ³ E a vida eterna é esta: que te conheçam, a ti só, por único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste.), embora sejam Eles o mesmo Deus (Jo 10.30 - ³⁰ Eu e o Pai somos um.). Com frequência, Ele se dirigia ao Pai como outra Pessoa (Mt 20.23 - ²³ E diz-lhes ele: Na verdade bebereis o meu cálice e sereis batizados com o batismo com que eu sou batizado, mas o assentar-se à minha direita ou à minha esquerda não me pertence dá-lo, mas é para aqueles para quem meu Pai o tem preparado.; Mt 26.39, 42 - ³⁹ E, indo um pouco mais para diante, prostrou-se sobre o seu rosto, orando e dizendo: Meu Pai, se é possível, passe de mim este cálice; todavia, não seja como eu quero, mas como tu queres. ⁴² E, indo segunda vez, orou, dizendo: Pai meu, se este cálice não pode passar de mim sem eu o beber, faça-se a tua vontade.); também, nos seus discursos (Jo 5.18-23; 8.19 - ¹⁹ Disseram-lhe, pois: Onde está teu Pai? Jesus respondeu: Não me conheceis a mim, nem a meu Pai; se vós me conhecêsseis a mim, também conheceríeis a meu Pai. ; 10.18 - ¹⁸ Ninguém ma tira de mim, mas eu de mim mesmo a dou; tenho poder para a dar, e poder para tornar a tomá-la. Este mandamento recebi de meu Pai.; 11.41, 42 -Tiraram, pois, a pedra de onde o defunto jazia. ⁴¹ E Jesus, levantando os olhos para cima, disse: Pai, graças te dou, por me haveres ouvido. ⁴² Eu bem sei que sempre me ouves, mas eu disse isto por causa da multidão que está em redor, para que creiam que tu me enviaste. ); e, na oração sacerdotal em João 17. Trata-se de um relacionamento do tipo eu, tu, ele. Quando Jesus anuncia a vinda do Consolador, Ele emprega a terceira pessoa (Jo 14.16,26 - ¹⁶ E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre; ²⁶ Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito.). A Bíblia ensina que Jesus é “o Filho do Pai” e não o próprio Pai (2 Jo 3). Isso significa que não pode ser o próprio Pai do mesmo Filho.
Ninguém no mundo chega à conclusão unicista simplesmente pela leitura da Bíblia, pelo contrário, salta à vista de qualquer leitor a distinção dessas três pessoas da Trindade, a começar pelo batismo de Jesus (Mt 3.16 - ¹⁶ E, sendo Jesus batizado, saiu logo da água, e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito de Deus descendo como pomba e vindo sobre ele. ). Diversas vezes Jesus deixou claro que Ele é uma Pessoa e o Pai outra (Jo 8.16,17 - ¹⁶ E, se na verdade julgo, o meu juízo é verdadeiro, porque não sou eu só, mas eu e o Pai que me enviou. ¹⁷ E na vossa lei está também escrito que o testemunho de dois homens é verdadeiro. ; 17.3 - ³ E a vida eterna é esta: que te conheçam, a ti só, por único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste.), embora sejam Eles o mesmo Deus (Jo 10.30 - ³⁰ Eu e o Pai somos um.). Com frequência, Ele se dirigia ao Pai como outra Pessoa (Mt 20.23 - ²³ E diz-lhes ele: Na verdade bebereis o meu cálice e sereis batizados com o batismo com que eu sou batizado, mas o assentar-se à minha direita ou à minha esquerda não me pertence dá-lo, mas é para aqueles para quem meu Pai o tem preparado.; Mt 26.39, 42 - ³⁹ E, indo um pouco mais para diante, prostrou-se sobre o seu rosto, orando e dizendo: Meu Pai, se é possível, passe de mim este cálice; todavia, não seja como eu quero, mas como tu queres. ⁴² E, indo segunda vez, orou, dizendo: Pai meu, se este cálice não pode passar de mim sem eu o beber, faça-se a tua vontade.); também, nos seus discursos (Jo 5.18-23; 8.19 - ¹⁹ Disseram-lhe, pois: Onde está teu Pai? Jesus respondeu: Não me conheceis a mim, nem a meu Pai; se vós me conhecêsseis a mim, também conheceríeis a meu Pai. ; 10.18 - ¹⁸ Ninguém ma tira de mim, mas eu de mim mesmo a dou; tenho poder para a dar, e poder para tornar a tomá-la. Este mandamento recebi de meu Pai.; 11.41, 42 -Tiraram, pois, a pedra de onde o defunto jazia. ⁴¹ E Jesus, levantando os olhos para cima, disse: Pai, graças te dou, por me haveres ouvido. ⁴² Eu bem sei que sempre me ouves, mas eu disse isto por causa da multidão que está em redor, para que creiam que tu me enviaste. ); e, na oração sacerdotal em João 17. Trata-se de um relacionamento do tipo eu, tu, ele. Quando Jesus anuncia a vinda do Consolador, Ele emprega a terceira pessoa (Jo 14.16,26 - ¹⁶ E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre; ²⁶ Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito.). A Bíblia ensina que Jesus é “o Filho do Pai” e não o próprio Pai (2 Jo 3). Isso significa que não pode ser o próprio Pai do mesmo Filho.
O Unicismo e o Unitarismo são duas das principais heresias sobre a Trindade, condenadas biblicamente.
AUXÍLIO TEOLÓGICO
Acha-se somente na tradição judaico-cristã. Esse conceito não surgiu mediante a especulação dos sábios deste mundo, mas através da revelação outorgada passo a passo na Palavra de Deus. Em todos os escritos dos apóstolos, a Trindade é implícita e tomada como certa (Ef 1.1-14; Pe 12). Fica claro que o Pai, o Filho e o Espírito Santo existem eternamente como três Pessoas distintas, mas as Escrituras também revelam a unidade dos três membros da Deidade. As Pessoas da Trindade têm vontades separadas, porém nunca conflitantes (Lc 22.42; 1 Co 12.11). O Pai fala ao Filho, empregando o pronome da segunda pessoa do singular: ‘Tu és meu Filho amado; em ti me tenho comprazido’ (Lc 3.22). Declara que veio ‘não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou’ (Jo 6.38)” (HORTON, Stanley. Teologia Sistemática: Uma Perspectiva Pentecostal. Rio de Janeiro: CPAD, 1996, pp.162-63).
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III - UNICISMO: UMA HERESIA ANTIGA NA
ATUALIDADE
Na atualidade, existem alguns movimentos evangélicos pentecostais que são unicistas e ensinam a respeito de um Deus diferente. De forma sutil e por meio da música, esses unicistas ensinam esse desvio doutrinário sobre Deus. Isso não é um mero jogo de palavras. Jesus disse que a vida eterna implica esta distinção: “E a vida eterna é esta: que conheçam a ti só por único Deus verdadeiro e a Jesus Cristo, a quem enviaste” (Jo 17.3). Essa passagem mostra que a salvação envolve duas pessoas distintas e que esse conhecimento não é cognoscível, mas místico, espiritual, que implica comunhão, fé, obediência, adoração. Conhecer a Deus é o mesmo que conhecer a Cristo, em virtude da unidade de natureza do Pai e do Filho (Jo 10.30). Jesus disse que ninguém conhece o Filho sem o Pai e vice-versa (Mt 11.27 - ²⁷ Todas as coisas me foram entregues por meu Pai, e ninguém conhece o Filho, senão o Pai; e ninguém conhece o Pai, senão o Filho, e aquele a quem o Filho o quiser revelar.).
2. Uma reflexão bíblica.
O que dizer de pessoas convertidas por meio do ministério dessas músicas unicistas? O poder é da Palavra, e não do tal movimento, a Palavra de Deus é a semente, mesmo sendo semeada por mãos enfermas e infeccionadas, a semente vai germinar. Jesus falou sobre isso no Sermão do Monte (Mt 7.21-23 - ²¹ Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. ²² Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas ²³ E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade.). Alguns podem dizer que se sentem bem ao ouvir tais músicas. Assim, convém lembrar que ninguém está autorizado a fundar doutrinas com base em experiências humanas. As emoções caíram com a natureza humana no Éden (Jr 17.9 - ⁹ Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá?), e não servem como instrumento aferidor da doutrina. A Bíblia é a única fonte de doutrina e não as nossas emoções, pois somos norteados pela Palavra na direção do Espírito (2 Pe 1.19 - ¹⁹ E temos, mui firme, a palavra dos profetas, à qual bem fazeis em estar atentos, como a uma luz que alumia em lugar escuro, até que o dia amanheça, e a estrela da alva apareça em vossos corações.; Jo 16.13 - ¹³ Mas, quando vier aquele Espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há de vir.).
O que dizer de pessoas convertidas por meio do ministério dessas músicas unicistas? O poder é da Palavra, e não do tal movimento, a Palavra de Deus é a semente, mesmo sendo semeada por mãos enfermas e infeccionadas, a semente vai germinar. Jesus falou sobre isso no Sermão do Monte (Mt 7.21-23 - ²¹ Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. ²² Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas ²³ E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade.). Alguns podem dizer que se sentem bem ao ouvir tais músicas. Assim, convém lembrar que ninguém está autorizado a fundar doutrinas com base em experiências humanas. As emoções caíram com a natureza humana no Éden (Jr 17.9 - ⁹ Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá?), e não servem como instrumento aferidor da doutrina. A Bíblia é a única fonte de doutrina e não as nossas emoções, pois somos norteados pela Palavra na direção do Espírito (2 Pe 1.19 - ¹⁹ E temos, mui firme, a palavra dos profetas, à qual bem fazeis em estar atentos, como a uma luz que alumia em lugar escuro, até que o dia amanheça, e a estrela da alva apareça em vossos corações.; Jo 16.13 - ¹³ Mas, quando vier aquele Espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há de vir.).
O Unicismo é condenado na Bíblia, considerado heresia pelas igrejas desde a sua origem e rejeitado pelos principais ramos do cristianismo e pela nossa Declaração de Fé (III.2). Temos um manifesto oficial contra o Unicismo e o uso de músicas de grupos unicistasem nossas igrejas. A maioria de nossa liderança tem se posicionado contra essa heresia. A importância dessa decisão é para evitar que se adore a outro Jesus, um Jesus falso, diferente do revelado no Novo Testamento (2 Co 11.4 - ⁴ Porque, se alguém for pregar-vos outro Jesus que nós não temos pregado, ou se recebeis outro espírito que não recebestes, ou outro evangelho que não abraçastes, com razão o sofreríeis.). Mas devemos destacar que não somos contra os unicistas, mas contra o unicismo, a doutrina desviante. Devemos manter contato respeitoso no nosso dia a dia com essas pessoas, embora discordando de suas crenças com mansidão (2 Jo 10,11 - ¹⁰ Se alguém vem ter convosco, e não traz esta doutrina, não o recebais em casa, nem tampouco o saudeis. ¹¹ Porque quem o saúda tem parte nas suas más obras.).
AUXÍLIO DOUTRINÁRIO
Negamos o unicismo sabelianista e moderno, ou seja, que o Pai, o Filho e o Espírito Santo sejam três modos de uma mesma pessoa divina, porque está escrito que as três pessoas são distintas. Negamos também o unitarismo, pois essa doutrina afirma que somente o Pai é Deus, negando, assim, a divindade do Filho e do Espírito Santo, ao passo que as Escrituras Sagradas ensinam a divindade do Filho e do Espírito Santo. Também negamos o triteísmo, ou seja, que existam três deuses separados, pois a Bíblia revela a existência de um único Deus verdadeiro: ‘há um só Deus e que não há outro além dele’ (Mc 12.32); ‘todavia, para nós há um só Deus’ (1 Co 8.6). Essa doutrina monoteísta tem implicação para a salvação: “ E a vida eterna é esta: que conheçam a ti só por único Deus verdadeiro e a Jesus Cristo, a quem enviaste” (Jo 17.3)’ ” (Declaração de Fé das Assembléias de Deus. Rio de Janeiro: CPAD, 2017, p.41).
Escola Bíblica ︱1º Trimestre de 2025︱Adultos︱Em
Defesa da Fé Cristã - Combatendo as Antigas Heresias que se Apresentam com Nova
Aparência ︱Neweb ︱Compromisso com a Palavra
O Unicismo, embora seja uma heresia antiga, também está presente na atualidade.
CONCLUSÃO
REVISANDO O CONTEÚDO
O termo ’echad, em Deuteronômio 6.4, indica que o monoteísmo judaico- - cristão não contradiz a Trindade.
“ Façamos o homem à nossa imagem” (Gn 1.26); “ Eis que o homem é como um de nós” (Gn 3.22); “ desçamos e confundamos ali a sua língua...” (Gn 11.6,7, o Espírito Santo aparece alternadamente com Javé e com 0 “Anjo de sua face” (Is 63.8-14).
A Grande Comissão (Mt 28.19), a distribuição dos dons espirituais (1 Co 12.4-6), a bênção trinitariana (2 Co 13.13), a unidade da igreja (Ef 4.4-6), a obra da salvação (1 Pe 1.2).
A heresia consiste em negar a Trindade. Os principais heresiarcas representantes desse movimento foram Noeto, Práxeas e Sabélio.
5. O que João 17.3 mostra em relação a salvação?
Essa passagem mostra que a salvação envolve duas pessoas distintas e que conhecimento não é cognoscível, mas místico, que implica comunhão, fé, obediência, adoração.
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