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Lição 04: Missões Transculturais no Novo Testamento

TEXTO ÁUREO

“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” (Jo 3.16)

VERDADE PRÁTICA

A natureza missionária de Deus pode ser vista ao fazer de seu único Filho um missionário, e da Igreja a sucessora dessa sublime tarefa.

LEITURA DIÁRIA

Segunda  Jo 20.21; 3.16 O Pai enviou o Filho para uma grande missão.

²¹ E Jesus lhes disse outra vez:

  — Que a paz esteja com vocês! Assim como o Pai me enviou, eu também envio vocês.  

João 20:21

¹⁶ Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. 

João 3:16

Terça – 1 Co 15.28 O plano de Deus tem dimensão universal e abarca todas as esferas da vida.

²⁸ Quando, porém, todas as coisas lhe estiverem sujeitas, então o próprio Filho também se sujeitará àquele que todas as coisas lhe sujeitou, para que Deus seja tudo em todos. 

1 Coríntios 15:28

Quarta – Mt 28.19 A clareza da Grande Comissão no Novo Testamento.

¹⁹ Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, 

Mateus 28:19

Quinta – Is 61.1,2 A obra missionária do Senhor Jesus Cristo.

¹ O Espírito do Senhor Deus está sobre mim,  porque o Senhor me ungiu  para pregar boas-novas  aos pobres,  enviou-me a curar os quebrantados de coração,  a proclamar libertação  aos cativos  e a pôr em liberdade  os algemados,

² a apregoar o ano aceitável do Senhor e o dia da vingança do nosso Deus, a consolar todos os que choram 

Isaías 61:1,2

Sexta – Jo 8.32,36 A verdadeira liberdade está em conhecer o Senhor Jesus.

³² Conhecerão a verdade, e a verdade os libertará. 

³⁶ Se, pois, o Filho os libertar, vocês serão verdadeiramente livres. 

João 8:32,36

Sábado  Ef 2.14 O “muro da separação” entre judeus e gentios foi derrubado por meio de Jesus Cristo.

¹⁴ Porque ele é a nossa paz. De dois povos ele fez um só e, na sua carne, derrubou a parede de separação que estava no meio, a inimizade.  

Efésios 2:14

🔊 Hino da Harpa Cristã 371 Breve Vem o Dia

Breve vem o grande dia

Em que lutas findarão;

Todos males, agonias,

Deste mundo cessarão.


Cessará no céu o pranto,

Pois não haverá mais dor,

E ouvir-se-á o canto,

Dos remidos do Senhor!


Oh! que gozo, estar com Cristo,

Escutando a Sua voz!

Eu almejo hoje isto,

E segui-Lo sempre após!


Se Jesus Cristo é meu guia,

O Caminho hei de trilhar;

Quem assim em Deus confia,

Lá no Céu há de chegar.

Autor ou Tradutor: P.L.M Paulo Leivas Macalão

🔊 Hino da Harpa Cristã 378 - As Pisadas do Mestre

Quero seguir as pisadas do Mestre.

Quero ir após o meu Rei e Senhor,

Para que no Seu poder me adestre,

Eu vou orando ao meu Redentor.


Quão doce é seguir as pisadas do Mestre

Na bendita luz, perto de Jesus!

Quão doce é seguir as pisadas do Mestre,

E levar a Cruz!


Ando mais perto de Um que me guia,

Quando o maligno me vem enganar;

Que me sustenta na grande porfia.

Devo por isso, o Seu nome exaltar!


Sigo Seus passos de terno carinho,

Misericórdia, amor e mansidão;

Qual ave que vai em busca do ninho,

Eu me dirijo à santa Sião.


Quero seguir as pisadas de Cristo,

Sempre acima desejo galgar.

Para Sião, que por fé eu avisto.

Onde pra sempre eu vou descansar.

Autor ou Tradutor: P.L.M Paulo Leivas Macalão

🔊 Hino da Harpa Cristã 471  Avançai Fiéis

Avançai, fiéis soldados,

Contra as hostes infernais;

Ouve-se de guerra, brados,

Homens de Gideão sejais;

Deste mundo, a ilusão,

O terror da própria morte

Não nos turba o coração;

Torna Deus, o fraco - forte.


Pelo sangue do Cordeiro

Nós vamos, sim, triunfar,

O Senhor, ao vencedor vai coroar;

Hei de vencer

Com Jesus, o verdadeiro,

Hei de vencer,

Pelo Seu poder.


Avançai, fiéis soldados,

A seguir o pavilhão;

Ei-lo na frente arvorado

Por Jesus, nosso Capitão;

Escutemos o clamor

Dos que foram abatidos;

Vamos, logo sem temor,

Em socorro dos feridos.


Avançai, fiéis soldados,

Sempre fortes, a lutar,

E os povos escravizados,

Ide avante, a libertar,

Manda Cristo avançar

A vanguarda dos remidos;

Galardão hão de alcançar

Os que forem destemidos!

Autor ou Tradutor: P.L.M Paulo Leivas Macalão

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE

Isaías 61.1-2

1 – O Espírito do Senhor Jeová está sobre mim, porque o Senhor me ungiu para pregar boas-novas aos mansos; enviou­ me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos e abertura de prisão aos presos;

2 – a apregoar o ano aceitável do Senhor e o dia da vingança do nosso Deus; a consolar todos os tristes;

Lucas 4.17-2

17 – E foi-lhe dado o livro do profeta Isaías; e, quando abriu o livro, achou lugar em que estava escrito:

18 – O Espírito do Senhor é sobre mim, pois que me ungiu para evangelizar os pobres, enviou-me a curar os quebran­tados do coração,

19 – a apregoar liberdade aos cativos, a dar vista aos cegos, a pôr em liberdade os oprimidos, a anunciar o ano aceitável do Senhor.

20 – E, cerrando o livro e tornando a dá-lo ao ministro, assentou-se; e os olhos de todos na sinagoga estavam fitos nele.

PLANO DE AULA

1- INTRODUÇÃO

No Novo Testamento, o Senhor Jesus Cristo é apresentado como o primeiro missionário enviado diretamente pelo Pai ao mundo. A partir de seu ministério glorioso na Terra, os apóstolos o sucederam e, mediante a Igreja, o Corpo de Cristo, a missão de Jesus passou a ser a missão da Igreja. Hoje, como Corpo de Cristo, temos a responsabilidade de continuar a missão de Jesus, o enviado do Pai para salvar a humanidade.

2- APRESENTAÇÃO DA LIÇÃO

A) Objetivos da Lição:

I) Revelar o Deus missionário no Novo Testamento;

II) Mostrar as Missões nos Evangelhos e em Atos dos Apóstolos;

III) Enfatizar a Missão Cumprida nas Cartas e no Apocalipse.

B) Motivação: 

O caráter missionário é central no cristianismo primi­tivo, conforme podemos ver no Livro de Atos e nas Cartas Apostólicas. De modo, o Novo Testamento é um livro missionário no discurso, conteúdo e propósito. Esse entendimento do fundamento missionário da primeira igreja deve nos estimular a exercer a vocação missionária na atualidade.

C) Sugestão de Método: 

Antes de iniciar a aula desta semana, relembre o conteúdo passado, pois esta aula tem uma conexão com o tema de Missões do Antigo Testamento, conforme vimos na semana passada. Em seguida, introduza a aula destacando como é possível perceber a natureza missionária de Deus nas Escrituras, mais especificamente no desenvolvimento do Novo Testamento. Mostre que tudo no Novo Testamento tem uma inspiração missionária, sempre um propósito de mostrar aos povos as Boas Novas de salvação.

3- CONCLUSÃO DA LIÇÃO

A) Aplicação: 

A Igreja do Senhor herdou a missão de Deus, mediante o seu Filho, para testemunhar, apresentar e proclamar a mensagem de Salva­ção para o mundo. Por isso, a missão da Igreja de Cristo deve ser executada com todo temor e reverência.

4- SUBSÍDIO AO PROFESSOR

A) Revista Ensinador Cristão. 

Vale a pena conhecer essa revista que traz reportagens, artigos, entrevistas e subsídios de apoio a Li­ções Bíblicas Adultos. Na edição 95, p.37, você encontrará um subsídio especial para esta lição.

B) Auxílios Especiais: 

Ao final do tópico, você encontrará auxílios que darão suporte na preparação de sua aula:

1) O texto “Teologia Missionária e o Novo Testamento”, localizado depois do primeiro tópico, aprofunda a reflexão a respeito da revelação missionária de Deus no Novo Testamento;

2) O texto “Os Apóstolos viviam e ministravam com a consciência de estarem tomados pelo Espírito Santo”, ao final do terceiro tópico, amplia a reflexão a respeito da ênfase missionária no ministério apostólico.

INTRODUÇÃO

No Novo Testamento, o Senhor Jesus foi o primeiro missionário en­viado pelo Pai (Jo 20.21). Pelo fato de ter sido o enviado de Deus, Ele trouxe consigo um plano de resgate da humanidade que envolve todos os seus seguidores. Nosso Senhor disse aos seus primeiros discípulos: “Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens” (Mt 4.19). Por isso, podemos dizer que o Novo Testamento é uma obra de caráter missionário do início ao fim, onde os Evangelhos, o livro dos Atos, as Cartas e o Apocalipse (Novo Testamento é o nome dado à parte da Bíblia Cristã que foi escrita após o nascimento de Jesus. É constituído por 27 livros. 

Livros do Novo Testamento

Evangelhos, são 4 livros: Os 3 primeiros, Mateus, Marcos e Lucas são chamados sinóticos por haverem muita semelhanças entre eles, já o de João possui passagens peculiares que os distingue dos demais. Aproximadamente 92% do conteúdo do evangelho segundo João não se encontra nos demais evangelhos. Mateus Levi, filho de Alfeu, era publicano oi cobrador de impostos a cargo de Roma. Marcos parente de Barnabé, companheiro de Paulo.  Lucas, médico e historiador, lhe é  atribuido também a autoria de Atos dos Apóstolos. Companheiro inseparável do apóstolo Paulo. João,  o discípulo amado, se arribui também a autoria de o Apocalipse e as 1, 2 e 3 epístolas. 

✔️Mateus

✔️Marcos

✔️Lucas

✔️João

Livro Histórico, é 1 livro: A autoria é atribuida ao discípulo Lucas. O autor de atos redigiu essa obra de forma pesquisada. Além de muitas passagens ter sido participante da história.

✔️Atos dos Apóstolos 

Epístolas, são 21 livros: As epístolas ou cartas são subdividas em: A- 13 cartas escritas por Paulo, de Romanos a Filemon; B- 8 cartas gerais, de Hebreus a Judas.












  • Livro Profético, é 1 livro:  O livros de Apocalipse é um livro profético que narra os últimos dias da humanidade, o reino milenial e o futuro.
  • ✔️Apocalipse.   Fonte: Bibliaon), são instrumentos de um verdadeiro trabalho missionário.

PALAVRAS-CHAVES: NOVO TESTAMENTO

I – O DEUS MISSIONÁRIO REVELADO NO NOVO TESTAMENTO

1- A Bíblia mostra um Deus missionário. 

A Bíblia Sagrada, de Gênesis ao Apocalipse, é um livro eminentemente missionário porque sua inspiração emana de um Deus missionário, aquEle que envia: “Assim como o Pai me enviou, eu também vos envio” (Jo 20.21; Jo 3.16). No Antigo Testamento, Israel foi o instrumento usado por Ele para alcançar o objetivo divino, mas Israel não o alcançou. Todavia, a partir do Novo Testamento, Deus passou a usar a Igreja para cumprir esse propósito, mostrando ao mundo o seu grande e sublime amor

2- Uma perspectiva missionária do Novo Testamento. 

O ensino do Novo Testamento é totalmente missionário. Pelo fato de o povo de Israel ter falhado no seu propósito missionário, Deus organizou um novo povo, a Igreja de Cristo, para que ela levasse a frente o propósito universal de Deus em redimir o ser humano. Para isso que o Nosso Senhor, o Filho Unigênito de Deus, foi enviado ao mundo, fazendo-se assim o missionário por excelência (Jo 3.16). Não por acaso, o missionário escocês, David Livingnstone, (David Livingstone (1813-1873) foi um missionário e explorador escocês, que introduziu o cristianismo moderno na África e contribuiu para a integração do continente africano ao resto do mundo.) disse: “Deus tinha um único filho e fez dele um missionário”.

3- A Igreja à luz dessa revelação. 

A luz dessa revelação bíblica, a de um Deus missionário nas páginas do Novo Testamento, a Igreja de Cristo tem uma tarefa ainda inacabada: anunciar o Evangelho a toda a criatura (Mt 28.19). Essa tarefa começou em Deus, que enviou o seu Filho com a mesma missão, que passou a Igreja do Novo Testamento e, atualmente, perdura como missão primeira da igreja na atualidade.

SINOPSE I

A Bíblia toda, e mais especificamente o Novo Testamento, revela um Deus missionário.

AUXÍLIO MISSIOLÓGICO

“TEOLOGIA MISSIONÁRIA E O NOVO TESTAMENTO

A teologia missionária do Novo Testamento (separada dos Evangelhos) não é difícil de ser estabelecida. Precisamos apenas nos lembrar do fato de que o livro de Atos é o autêntico registro missionário dos apóstolos e da Igreja Primitiva e de que todas as epístolas foram escritas para igrejas estabelecidas através de esforços missionários. Se o cristianismo não fosse uma religião missionária e os apóstolos não tivessem sido missionários, não teríamos livro de Atos e nenhuma epístola. Com a exceção de Mateus, até mesmo os Evangelhos foram escritos para igrejas missionárias. O Novo Testamento é um livro missionário em discurso, conteúdo, espírito e desígnio. Esse é um fato simples, mas também é um fato de real e profunda importância. O Novo Testamento é mais a teologia em ação do que teologia em razão e conceito. Ele é “teologia missionária” (PETERS, George W. Teologia Bíblica de Missões. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2000, pp.159-60).

Neweb - um pouco de Bíblia!

✔️O Evangelho de Mateus: 

Escrito para os Judeus de Jerusalém e arredores, escrito em 75/80 d. C.

✔️O Evangelho de Marcos: 

Esxrito para os romanos em especial de Roma, foi o primeiro a ser escrito em 64 d. C.

✔️O Evangelho de Lucas: 

Esxrito para os gentios em especial das comunidades fundadas por Paulo, escrito em 80 d. C.

✔️O Evangelho de João: 

Um evangelho escrito para os convertidos vindo do mundo grego romano (os gentios), escrito em João 95 d. C.

II – MISSÕES NOS EVANGELHOS E EM ATOS DOS APÓSTOLOS

1- Nos Evangelhos. 

De acordo com os Evangelhos, Jesus é o Enviado de Deus para salvar e tornar o seu povo uma agência missionária. Seu ministério foi marcado inteiramente por ações missionárias, demonstrando muito amor e compaixão enquanto anunciava a mensagem de salvação para todas as pessoas (Is 61.1,2). Essa natureza missionária pode ser vista também na formação dos Evangelhos à medida que eles foram produzidos sob a inspiração do Espírito Santo, para que as pessoas pudessem conhecer o Senhor Jesus (Jo 8.32,36). Não por acaso, cada um dos Evangelhos é concluído com o mandato da Grande Comissão (Mt 28.18-20; Mc 16.15-18; Lc 24.44-48; Jo 20.21-23). Eis a natureza missionária deles.

2- Nos Atos dos Apóstolos: os missionários Filipe e Pedro. 

Na igreja cristã, os primeiros cristãos e líderes tinham a missão de propagarem a salvação a todos os povos em todos os tempos. Nesse sentido, Filipe foi o primeiro missionário transcultural da Igreja Primitiva, enviado para a estrada de Gaza (Gaza, heb. Forte. Uma das cinco principais cidades dos filisteus, Js.13:3; Josué 13.3 "desde o rio Sior, próximo ao Egito, até o território de Ecrom, ao norte, todo esse território considerado cananeu. Abrange a região dos aveus, isto é, dos cinco chefes filisteus, governantes de Gaza, de Asdode, de Ascalom, de Gate e de Ecrom.", antiga região dos filisteus, onde encontrou um eunuco (Significados dos nomke eunuco; o eunuco era um homem castrado, que teve os testículos e/ou o pênis removidos. No sentido figurado o termo é usado com o significado de “estéril”, “impotente”, “fraco” ou “inútil”. No Oriente Médio e na China, o eunuco era o guarda encarregado de cuidar dos haréns, local da casa reservado às esposas e odaliscas. Pode ser aplicado tambem a um oficial do rei. No texto de atos pode ser aplicado a ambos os significados,  ou a simplesmente o oficial da rainha dos etíopes.), alto oficial da rainha dos etíopes ( As Candaces eram títulos das rainhas dos etíopes, - Etiópia. Candace também não se refere diretamente ao nome da rainha. Na realidade, o termo era um título conferido a uma espécie de dinastia de rainhas guerreiras que detinham o poder do império Méroe, no Egito, pouco tempo antes da era cristã. )  . Depois de lhe ter anunciado o Evangelho, batizou-o nas águas (At 8.26-39). Outro episódio importante foi quando o apóstolo Pedro reconheceu que, para Deus, todos os seres humanos são alvos do amor divino, deixando claro que sua mensagem é dirigida a todas as pessoas, indepen­dentemente de sua nacionalidade (At 10.34,35; 11.17,18).

3- Nos Atos dos Apóstolos: os missionários Paulo e Barnabé. 

O apóstolo Paulo, de perseguidor dos cristãos, tornou-se o apóstolo dos gentios (At 9.15,16; 3.8; 1 Tm 2,7; Tt 2.11). Em Atos, vemos que, através de seu ministério, a primeira igreja estendeu-se a todos os povos, culturas e nações conhecidas naquela época. Nesse contexto, temos também Barnabé (Barnabé foi um membro da Igreja Primitiva de Jerusalém, descendente da tribo de Levi, originário de uma família sacerdotal judaico-cipriota. Ver mais: Barnabé. Estilo Adoração)que, após ter sido enviado pelos apóstolos a Antioquia, ( A igreja de Antioquia foi uma importante base missionária pra igreja primitiva, a igreja estava estabelecida na cidade de Antioquia da Síria. Ver mais: Antioquia. Estilo Adoração) em Antioquia, juntamente com Paulo, pelo poder do Espírito Santo, para o campo missionário. Assim, podemos afirmar que em Antioquia estava a primeira igreja missionária de natureza gentílica (At 13.1-4).

SINOPSE II

Nos Evangelhos e em Atos dos Apóstolos as Missões ocupam uma posição relevante.

III – A MISSÃO CUMPRIDA NAS CARTAS E NO APOCALIPSE

1- Nas Cartas Paulinas. 

O apóstolo Paulo escreveu suas epístolas como um missionário. Seu objetivo missionário era instruir, nos assuntos doutrinários e práticos, as igrejas que ele plantava. Por exemplo, a Carta aos Romanos é uma carta em que a universalidade do pecado e o processo de salvação são ensinados; a Carta aos Efésios traz a unidade da igreja a partir da queda “do muro da separação” entre judeus e gentios por meio de Jesus Cristo (Ef 2.14); as Cartas a Timóteo e Tito lidam especificamente com qualificações para a vocação de novos líderes das igrejas plantadas, como dirigir os assuntos de uma igreja local.

Neweb - um pouco de Bíblia!

Classificação das cartas de Paulo:

✔️As Cartas escatológicas são 2: 1 e 2 Tessalonicenses.

✔️As Cartas soteriológicas são 4: Romanos, 1 e 2 Coríntios e Gálatas.

✔️As Cartas da prisão são 4: Efésios, Filipenses, Colossenses e Filemom.

✔️As Cartas pastorais são 3: 1 e 2 Timóteo e Tito (embora a carta de 2 Timóteo também tenha sido escrita enquanto Paulo estava preso).

Veja mais: Cartas de Paulo Fonte:  Estilo Adoração 

2- Nas Cartas Gerais. 

As epístolas gerais dão um forte testemunho sobre Missões, como por exemplo: a Carta aos Hebreus demonstra a descontinuidade entre a Antiga e a Nova aliança, enfatizando a nova como “melhor” (Hb 7.19,22), a qual, uma vez aceita, a missão de Deus nos levará para o centro da vontade de Deus, para realizar a sua vontade como lhe agrada (Hb 13.20); a Carta de Tiago contém a sabedoria prática para viver o Evangelho de Cristo. E, finalmente, as Cartas de Pedro asseguram a nossa posição de povo de Deus e a esperança da vinda do Senhor Jesus.

As cartas gerais recebem esse nome devido os destinatários serem um público universal, não um publico especifico,  daí também serem conhecidas como epístolas universais ou católicas.

Veja mais: Cartas Gerais Fonte: Estilo Adoração 

3- No Apocalipse. 

Nesse livro o Senhor Jesus revela ao apóstolo João a conclusão da longa jornada e o destino de toda a raça humana. As sete igrejas localizadas na província da Ásia Menor, nos capítulos 2 e 3, devem ser vistas como “igrejas missionarias”. Nesse sentido, o apóstolo João relata que Deus se interessa pela salvação de todos os homens (Ap 5.9,10; 7.9; 11.15).

O livro de Apocalipse foi escrito por João enquanto esteve exilado na ilha de Patmos, onde os destinatários inicialmente são as sete igrejas da Ásia Menor, Éfeso, Esmirna, Pérgamo, Tiatira, Sardes, Filadélfia e Laodiceia.

Veja mais: Apocalipse: Estilo Adoração 

SINOPSE III

Nas Cartas paulinas e gerais, bem como no livro de Apocalipse, está presente o propósito missionário de instrução e consumação de tudo.

AUXÍLIO MISSIOLÓGICO

“OS APÓSTOLOS VIVIAM E MINISTRAVAM COM A CONSCIÊNCIA DE ESTAREM TOMADOS PELO ESPÍRITO SANTO

As experiências do Senhor vivo e glorioso eram mediadas pelo Espírito Santo. Dessa forma, há uma ênfase firme e consistente quanto ao Espírito Santo no ensinamento e nas experiências apostólicas. [ … ] O Espírito Santo é a dinâmica no ministério dos apóstolos, e estar repleto do Espírito é essencial para um serviço eficaz e aceitável (At 2.4; 4.8,31; 6.3,5,10; 7-55; 8.29,39; 10.19; 1 Pe 1.12; 2 Pe 1.21). O Espírito Santo também é a fonte apropriada de força e conforto no sofrimento e martírio. Os apóstolos sabiam por experiência a importância do Espírito Santo. Sem Ele, suas vidas teriam permanecido menos que cristas, menos que normais, pois Ele mediava vida, dinâmica, significado, orientação e glória. Foi devido a sua presença em suas vidas que a glória do Se­nhor ressuscitado irradiou-se dos apóstolos e os impeliu em seu empenho missionário” (PETERS, George W. Teologia Bíblica de Missões. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2000, p.175).

CONCLUSÃO

O Novo Testamento mostra clara­mente a forma pela qual Deus planejou a redenção da humanidade caída por meio da sublime tarefa missionária. Para esse fim, Ele enviou seu único Filho que, com preço de sangue, pagou o pecado dos homens de todas as tribos, línguas, povos e nações, constituindo-os seus cooperadores na obra de redenção de toda a Criação, decaída e prisioneira de Satanás. Ora, se Missões nasce do coração de Deus, ela deve estar no coração de quem ama a obra missionária.

REVISANDO O CONTEÚDO

1- Por que podemos dizer que a Bíblia é um livro eminentemente missionário? 

R. A Bíblia Sagrada, de Gênesis ao Apocalipse, é um livro eminentemente missionário porque sua inspiração emana de um Deus missionário, aquele que envia: “Assim como o Pai me enviou, eu também vos envio” (Jo 20.21; Jo 3.16).

2- Qual é a tarefa inacabada da Igreja de Cristo? 

R. Anunciar o Evangelho a toda a criatura (Mt 28.19).

3- Como a natureza missionária na formação dos Evangelhos pode ser vista? 

R. Essa natureza missionária pode ser vista também na formação dos Evange­lhos a medida que eles foram produzidos sob a inspiração do Espírito Santo para que as pessoas pudessem conhecer o Senhor Jesus (Jo 8.32,36).

4- Segundo a lição, quem foi o primeiro missionário transcultural da Igreja? 

R. Filipe foi o primeiro missionário transcultural da Igreja Primitiva.

5- Qual era o objetivo missionário do apóstolo Paulo com a suas Cartas? 

R. Seu objetivo missionário era instruir nos assuntos teológicos e práticos das igrejas que ele plantava.

Pb. Rogério Faustino

Neweb

Compromisso com a Palavra

Acompanhe todos os slides da lição clicando aqui

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