TEXTO PRINCIPAL
“A saber: Se, com tua boca, confessares ao Senhor Jesus Cristo e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dos mortos, serás salvo.” (Rm 10.9)
A salvação é oferecida por Deus por intermédio do sacrifício de Jesus Cristo, seu Filho Unigênito.
SEGUNDA – Sl 68.20 Deus é o Deus da salvação.
²⁰ O nosso Deus é o Deus da salvação; e a DEUS, o Senhor, pertencem os livramentos da morte.
Sãos 68.20
TERÇA – Rm 3.20 Pelas obras da Lei ninguém será justificado.
²⁰ Por isso nenhuma carne será justificada diante dele pelas obras da lei, porque pela lei vem o conhecimento do pecado.
Romanos 3.20
QUARTA – Ef 2.8 A Graça de Deus na Salvação.
⁸ Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus.
Efesios 2.8
QUINTA – Tt 2.11 A graça é para todos os homens.
¹¹ Porque a graça salvadora de Deus se há manifestado a todos os homens,
Tito 2.11
SEXTA – At 17.30 Deus quer que todos se arrependam.
³⁰ Mas Deus, não tendo em conta os tempos da ignorância, anuncia agora a todos os homens, e em todo o lugar, que se arrependam;
Atos 17.30
SÁBADO – Mt 1.21 Jesus salva dos pecados.
²¹ E dará à luz um filho e chamarás o seu nome JESUS; porque ele salvará o seu povo dos seus pecados.
Mateus 1.21
OBJETIVOS
ENFATIZAR a necessidade da salvação;
CONSCIENTIZAR dos efeitos da salvação;
COMPREENDER que a salvação é para todos que desejam recebê-la.
Professor(a), na lição deste domingo estudaremos a respeito da realidade da salvação oferecida por Deus a todos os seres humanos. A Bíblia nos mostra a má notícia sobre a nossa condição, a de que somos pecadores e estamos afastados de Deus, entretanto ela também nos mostra uma boa notícia: Deus proveu, em Jesus Cristo, a salvação de que necessitamos para ser reconciliados com Ele. O apóstolo Paulo na sua Carta aos Romanos, revela que todos nós, independente de raça, cor, gênero ou classe social estamos na mesma condição: a de pecadores. Logo, necessitamos da mesma solução para a nossa justificação diante de Deus. Essa solução foi oferecida na cruz do Calvário mediante o sacrifício perfeito de Jesus Cristo.
Professor(a), sugerimos que você converse com seus alunos explicando que “a obra salvífica de Cristo é a coluna central no templo da redenção divina. É o sustentáculo que carrega a maior parte do peso, sem o qual a estrutura jamais poderia ter sido completada. Podemos compará-la também ao eixo em torno do qual gira toda a atividade de Deus na revelação. É a obra que fornece uma cabeça ao corpo, um antítipo ao tipo, uma substância às sombras e purificações. Tais afirmações em nada diminuem a importância do que Deus fez em favor do seu povo, segundo a aliança do Antigo Testamento, e às nações em redor. Para os estudiosos das Escrituras, permanece sua incalculável relevância, refletindo o pensamento de Hebreus 1.1. Deus falou de modo infalível e relevante no passado, mas não pela última vez. Sua derradeira palavra só chegou com a vinda de seu Filho, e o registro dessa vinda aparece de forma infalível e definitiva nos 27 livros do cânon do Novo Testamento” (HORTON, Stanley. Teologia Sistemática: Uma Perspectiva Pentecostal. 19.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2018, p. 335)-
Romanos 3.21-31
²¹ Mas, agora, se manifestou, sem a lei, a justiça de Deus, tendo o testemunho da Lei e dos Profetas,
²² Isto é, a justiça de Deus pela fé em Jesus Cristo para todos e sobre todos os que creem; porque não há diferença.
²³ Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus,
²⁴ Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus,
²⁵ Ao qual Deus propôs para propiciação pela fé no seu sangue, para demonstrar a sua justiça pela remissão dos pecados dantes cometidos, sob a paciência de Deus;
²⁶ Para demonstração da sua justiça neste tempo presente, para que ele seja justo e justificador daquele que tem fé em Jesus.
²⁷ Onde está, logo, a jactância? É excluída. Por qual lei? Das obras? Não! Mas pela lei da fé.
²⁸ Concluímos, pois, que o homem é justificado pela fé, sem as obras da lei.
²⁹ É, porventura, Deus somente dos judeus? E não o é também dos gentios? Também dos gentios, certamente.
³⁰ Se Deus é um só, que justifica, pela fé, a circuncisão e, por meio da fé, a incircuncisão.
³¹ Anulamos, pois, a lei pela fé? De maneira nenhuma! Antes, estabelecemos a lei.
Nesta lição, estudaremos a respeito da realidade da salvação oferecida por Deus e a sua operação contra o pecado. Se por um lado, a Bíblia nos mostra uma má notícia sobre a nossa condição, a de que somos pecadores e estamos afastados de Deus, por outro lado, ela nos mostra uma boa notícia nos Evangelhos, que Deus proveu, em Jesus Cristo, a salvação de que necessitamos para sermos reconciliados com Ele.
A Bíblia, a Palavra de Deus, mostra a condição e a situação do homem, pecador afastado de Deus, porém mostra a solução, o caminho da salvação, Jesus. Quem o aceita como Salvador tem o direito de ser perdoado e a herança da vida eterna.
O processo da salvação envolve algumas etapas a serem observadas.
Primeiro temos após a aceitação do Salvador Jesus os processos de regeneração, justificação, adoção e santificação.
I – A NECESSIDADE DA SALVAÇÃO
1- O que é a salvação.
Ao longo
das Escrituras, Deus se manifestou trazendo livramentos para o seu povo quando
esse se encontrava em situação de perigo, Deus os livrou da escravidão egípcia,
deu-lhes uma terra e diversas vezes operou livramentos de forma milagrosa para
os hebreus. O salmista, agradecido e respeitoso diante das diversas batalhas
pelas quais havia passado e recebido livramentos, comenta: “O nosso Deus é o
Deus da Salvação […]” (Sl 68,20). No Antigo Testamento, duas palavras se
destacam para mostrar a ideia de salvação: natsal, que significa livrar ou
libertar, e yasha, que traz a ideia de conceder vitória ou ajudar. A palavra
“salvação” designa o ato de trazer livramento, de colocar numa posição
protegida, de livrar da morte. No Antigo Testamento, Deus é visto como trazendo
salvação ao seu povo, entretanto, o seu objetivo sempre foi demonstrar o seu
poder para salvação dos pecados e conciliar consigo a humanidade. É Ele que
começa o plano dessa salvação, anunciando aos profetas o nascimento do Messias,
e quando chega o momento, Ele inicia o plano da Salvação ( A salvação é uma obra espiritual na vida do ser humano operada pelo Espirito Santo quando esse crê que Jesus é o Filho de Deus, o unico mediador e salvador dos homens. É uma obra projetada por Deus pra reestabelecer a comunhao dos homens com Ele.) com o nascimento de
Jesus Cristo (Mt 1.21)
Do hebraico yasha significa "liberdade” ou “libertar daquilo que prende.
Do grego, o verbo sozo e seus cognatos soteria (salvação) e soter (salvador) traduzem o hebraico yasha.
A
salvação tem sua origem no próprio Deus. Foi Ele que planejou todo o cenário
pelo qual ela aconteceria, e uma das coisas que precisamos entender é que o
homem não pode salvar a si mesmo. A “moeda de troca” proposta pela humanidade
para tentar se chegar a Deus são as obras, mas estas são insuficiências (Rm
3.20 - Por isso nenhuma carne será justificada diante dele pelas obras da lei, porque pela lei vem o conhecimento do pecado.). O pecado é uma realidade da qual a humanidade não pode se desvencilhar e pelo fato de o pecado ofender a Deus, Ele estabeleceu os critérios pelos
quais a humanidade pode ser reconciliada com Ele, ainda que pertença a uma
sociedade altamente desenvolvida. Em sua sabedoria e justiça, o Senhor nos deu
a sua graça, que iguala a todos os homens (Rm 11.32). É desconcertante para o
ser humano orgulhoso deparar-se com o fato de que não pode salvar a si mesmo,
mas isso não muda a realidade da mecânica da salvação.
A salvação é oferecida somente por Deus. Nenhum ato ou serviço que o homem possa fazer pode ser suficiente pra salvar a sua alma. Não existe outro caminho pelo qual o homem possa ser salvo, somente pelo amor de Deus em Cristo Jesus.
Como vimos, a salvação de que o homem necessita por causa de seus
pecados não pode ser conseguida pelas obras. Essas estão contaminadas. E que
meio Deus escolheu para trazer essa salvação? A graça divina (Ef 2.8,9 - ⁸Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. ⁹Não vem das obras, para que ninguém se glorie;). A
graça é o caminho apresentado para todos, e isso contradiz a insuficiência das
obras. Essas são tão falhas que o apóstolo nos aponta um perigo acerca do
orgulho e das obras: ambos andam juntos. É natural que estejamos satisfeitos
com nossas boas ações, e nisso não há nenhuma condenação. Quando somos
aprovados em uma avaliação, quando tomamos decisões acertadas ou quando
realizamos algo que traz orgulho e alegria para a família ou o ambiente que nos
cerca, o sentimento natural é que sintamos orgulho pelo que fizemos. Ocorre que
podemos nos tornar orgulhosos de nossas vitórias, a ponto de imaginar que nos
bastamos para todas as coisas. As obras, portanto, não têm a capacidade de nos
salvar. Somente a fé em Cristo pode fazer isso.
A graça divina é o único e exclusivo favor que Deus derrama sobre o ser humano pra lhes salvar. É um favor divino que não merecemos, não podemos fazer nada para alcançar, até porque não existe meios pra se alcançar. Ele só pode ser obtido gratuitamente pela misericórdia divina. Logo, só salvo pela graça!
Professor(a), inicie o primeiro tópico da lição ressaltando a necessidade de salvação da humanidade. Explique que a salvação não pode ser alcançada pelas obras. Em seguida, faça a seguinte pergunta: “Qual o meio que Deus escolheu para trazer essa salvação?” Incentive a participação de todos os alunos e ouça as respostas com atenção. O objetivo é levar os alunos a reflexão, Em seguida, diga que o meio é a graça divina (Ef 2.8. 9). Ninguém pode obter a salvação mediante as obras. Enfatiza que a graça é para todos. As obras, não tem a capacidade de nos salvar. Somente a fé em Cristo pode fazer isso. O texto de Romanos é bem enfático quando afirma: “Deus encerrou a todos debaixo da desobediência, para com todos usar de misericórdia” (Rm 11.32)
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1- Regeneração.
Ser regenerado é
nascer novamente (Jo 3.3). Essa ação é realizada pelo Espírito Santo quando a
pessoa se arrepende e confessa a Jesus como seu Salvador e Senhor, crendo em
seu sacrifício. É algo que está além da imaginação humana, pois o homem não
pode mudar a si mesmo. Seu estado pecaminoso não o impede de ouvir o Evangelho
e de entendê-lo, mas o intelecto sem o arrependimento é insuficiente para fazer
do homem uma nova criatura. Ele precisa crer em Jesus (Jo 1.12,13).
Portanto, regeneração é o termo usado pra explicar o processo do novo nascimento em Cristo.
2- Justificação e adoção.
A
Justificação é o ato vindo de Deus, em que há o reconhecimento de que fomos
absolvidos de nossos pecados, e, portanto, não há pendências nossas junto a
Deus. Tal fato se dá porque o sacrifício que a nós estava atribuído por causa
dos nossos pecados, o Senhor Jesus Cristo já o fez. E, sendo esse sacrifício
perfeito, estamos livres das acusações que nos eram contrárias (Rm 5.1). Ser
considerado justo implica também ter paz com Deus.
No hebraico tsadaq quer dizer declarar justo.
No grego dikaioo significa “vindicar”, “inocentar”, “declarar e tratar como justo”.
Portanto justificação é o ato divino que nos declara justo mediante o perdão alcançado no sacrifício de Cristo. É um ato de Deus onde Ele nos declara justo; as ofensas e pecados que outrora nos manchada, foram abolidas por Ele.
A adoção é o ato divino onde Deus nos aceita como filhos Dele mediante o novo nascimento.
3. Santificação.
A
santificação não é a adoção de uma vida isolada da coletividade, como se o
afastamento para com outras pessoas nos tornasse santos. Ser santo é afastar-se
do pecado para uma dedicação exclusiva para Deus. É certo que a santificação
exige de nós ações que estejam compatíveis com a nossa nova posição. Ao novo
homem , nascido de novo, foi dada uma chance de ser diferente, e essa diferença
começa com a santificação.
Santificação do hebraico qadash que quer dizer "separado”, “consagrado".
Do grego hagiasmos, “consagração” e “purificação”.
Significa viver uma vida separada pra Deus mesmo diante de uma sociedade corrompida pelo pecado.
SUBSÍDIO 2
Professor(a) o segundo tópico da lição vai tratar dos efeitos da salvação: regeneração, justificação e santificação. Sugerimos que você inicie o tópico fazendo a seguinte pergunta: “O que é a regeneração?” Explique que a regeneração é a ação decisiva e instantânea do Espírito Santo, mediante a qual Ele cria de novo a natureza interior, O substantivo grego (palingenesia) traduzido por ‘regeneração’ aparece apenas duas vezes no Novo Testamento. Mateus 19,28 emprega-o com referência aos tempos do fim. Somente em Tito 3.5 se refere à renovação espiritual do indivíduo. Embora o Antigo Testamento tenha em vista a nação de Israel, a Bíblia emprega várias figuras de linguagem para descrever o que aconteceu. O Novo Testamento apresenta a figura do ser criado de novo (2 Co 5.17) e a devoção (Tt 3.5), porém a mais comum é a de ‘nascer’ (Jo 3.3). Pedro declara que Deus, em sua grande misericórdia, ‘nos gerou de novo para uma viva esperança’ (1 Pe 1.3). É uma obra que somente Deus realiza. Nascer de novo diz respeito a uma transformação radical. A regeneração é o início do nosso crescimento no conhecimento de Deus, na nossa experiência de Cristo e do Espírito no nosso caráter moral,” (HORTON, Stanley. Teologia Sistemática. Rio de Janeiro: CPAD, 1996. p. 371)
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1- Uma tão grande salvação.
A
Palavra de Deus nos mostra que “a graça de Deus se há manifestado, trazendo
salvação a todos os homens” (Tt 2.11). Quando Deus planejou a salvação , Ele
objetivou salvar a todos (At 17.30). A Palavra de Deus, portanto, deixa claro
que a salvação é oferecida para todos, mesmo que nem todos aceitem o Evangelho.
A expressão “todos” não é reducionista nem restritiva. Portanto, a morte de
Cristo tem o poder de salvar a todos os homens, desde que se arrependam de seus
pecados nesta vida e recebam a salvação pela fé em Jesus.
2- A presciência de Deus e a
salvação.
Um dos atributos de Deus é a presciência ( A presciência divina é o atributo de Deus onde e somente Ele tem a ciência de saber da coisas antes mesmo delas acontecerem. Isso se aplica também as questões teológicas de se entender como acontece com as situações onde não se tem conhecimento de como obter solução.) , ou seja, a capacidade
divina de saber o que há de acontecer no futuro. Por meio de sua presciência,
Deus sabe quem há de responder à mensagem do Evangelho, mas isso não significa
que foi Deus que escolheu quem será salvo e quem não será. Deus não restringe a
sua salvação a um grupo isolado de pessoas escolhidas por um critério
misterioso, deixando de fora da salvação outras pessoas, mas simplesmente
porque Ele assim o quis. Aliás, Ele deixou bem claro que os critérios da
salvação são o arrependimento e a fé no sacrifício do seu Filho, Jesus (Mc
1.15). Presciência é uma característica do intelecto divino e não traz consigo
uma ação que inclui ou exclui pessoas.
3- A resposta humana à salvação.
Se, por um lado, a salvação é para todos, por outro lado, é preciso que o ser
humano corresponda ao chamado de Deus. Os atos de confessar e crer são
impulsionados pelo Espírito, mas são ações meramente humanas. Somos chamados a
tratar a nossa salvação com zelo, pois ela custou o sangue do Senhor Jesus
Cristo. Não podemos viver uma vida de pecados, resistindo ao Espírito Santo e
nos afastando, como consequência, da fé que uma vez nos foi dada.
A salvação é ofertada a todos os homens. Agora só serão salvos quem entender e atender o chamado à salvação.
A questão de predestinação de alguns pra salvação e outros não, teologicamente acreditamos que seja mal interpretada já que para sermos salvos deve haver uma confissão de pecados e crença no sacrifício vicário de Jesus. Mas isso não vem ao caso de discussão, e sim entender que Deus deseja salvar todos os homens, mas nem todos "querem" ser salvos, nem todos querem crê que Jesus é o Filho de Deus, o Salvador do mundo.
Professor(a). sugerimos que você inicie o tópico com uma pergunta: “O que é graça?” Trabalhe para que seus alunos possam interagir mais nas aulas. A interação se dá por meio de perguntas, tornando sua aula mais dinâmica. Explique que graça significa “favor imerecido concedido por Deus à raça humana”. Através da graça, o homem é capacitado a compreender, aceitar e a usufruir, imediatamente, dos benefícios do Plano de Salvação (Ef 2.8.9). O objetivo da graça é duplo: 1) Salvar o homem do pecado; e 2) Restringe a ação deste, levando o homem a viver nas regiões celestiais em Cristo Jesus. A graça, segundo ensina o apóstolo Paulo, é operada mediante a fé,” (Adaptado de Dicionário Teológico. 13 ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2004. p 203.)
A salvação é ofertada por Deus a todos os homens, de forma indistinta, ainda que nem todos a queiram. Ela nos foi dada por Deus por um ato da sua graça, pois as obras não têm o poder de nos salvar de nossos pecados. E a salvação faz de nós pessoas nascidas novamente, justificadas e santas para a glória de Deus.
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1- Quais são as duas palavras do Antigo Testamento que mostram a ideia de salvação?
No Antigo Testamento, duas
palavras se destacam para mostrar a ideia de salvação: natsat, que significa
livrar ou libertar, eyasha, que traz a ideia de conceder vitória ou ajudar.
2- Qual o significado da palavra “salvação”?
A palavra “salvação” designa o ato de trazer livramento, de colocar
numa posição protegida, de livrar da morte.
3- Qual a origem da salvação?
A
salvação tem sua origem no próprio Deus.
4- Cite, conforme a lição, os efeitos da salvação.
Regeneração, justificação e santificação.
5- O que é a presciência divina?
É
a capacidade divina de saber o que há de acontecer no futuro. Por meio de sua
presciência. Deus sabe quem há de responder à mensagem do Evangelho, mas isso
não significa que foi Deus que escolheu quem será salvo e quem não será.
Pb. Rogério Faustino
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