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LIÇÃO 05 - JESUS É DEUS

TEXTO ÁUREO
“No princípio, era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus (Jo 1.1)
 
VERDADE PRÁTICA
A divindade de Jesus está muito clara e direta na Bíblia, além de ser revelada no seu ministério terreno, na manifestação dos seus atributos e obras divinas.
 
LEITURA DIÁRIA
Segunda
-  A divindade de Jesus segundo o salmista
⁶ O teu trono, ó Deus, é eterno e perpétuo; o cetro do teu reino é um cetro de eqüidade.
⁷ Tu amas a justiça e odeias a impiedade; por isso Deus, o teu Deus, te ungiu com óleo de alegria mais do que a teus companheiros.
Salmos 45.6,7

Terça - A deidade absoluta do Messias segundo o profeta.
⁶ Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado está sobre os seus ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz.
Isaías 9.6

Quarta -  Jesus é o mesmo “Grande Eu Sou”, do Antigo Testamento.
⁵⁸ Disse-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que antes que Abraão existisse, eu sou.
João 8.58

Quinta - A divindade do Senhor Jesus segundo o apóstolo Paulo.
¹³ Aguardando a bem-aventurada esperança e o aparecimento da glória do grande Deus e nosso Senhor Jesus Cristo;
Tito 2.13

Sexta - A deidade absoluta de Cristo segundo o apóstolo Pedro.
¹ Simão Pedro, servo e apóstolo de Jesus Cristo, aos que conosco alcançaram fé igualmente preciosa pela justiça do nosso Deus e Salvador
2 Pedro 1.1

Sábado - O Senhor Jesus é o verdadeiro Deus segundo o apóstolo João.
²⁰ E sabemos que já o Filho de Deus é vindo, e nos deu entendimento para que conheçamos ao Verdadeiro; e no que é verdadeiro estamos, isto é, em seu Filho Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna.
1 João 5.20

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
João 1.1-4 ,9 -14

¹ No princípio, era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.
² Ele estava no princípio com Deus.
³ Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez.
⁴ Nele, estava a vida e a vida era a luz dos homens;
⁹ Ali estava a luz verdadeira, que alumia a todo homem que vem ao mundo,
¹⁰ estava no mundo, e o mundo foi feito por ele e o mundo não o conheceu.
¹¹ Veio para o que era seu, e os seus não o receberam.
¹² Mas a todos quantos o receberam deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus: aos que creem no seu nome,
¹³ os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do varão, mas de Deus.
¹⁴ E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do Unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade.
Emílio Condeh
1 Nas horas que passo pensando em Jesus
As trevas desfaço, buscando a luz;
Que horas de vida, tão doces p'ra mim,
Jesus me convida, que eu suba p'ra Si!

2 Da vida voando, sem nenhum temor;
Acima buscando do véu o amor;
Que doce ventura, que aspecto feliz,
Que nova natura minh'alma bendiz.

3 Do mar o bramido, da brisa o langor
Da ave o carpido de doce amor,
Me falam sentidos acordes dos céus,
Me trazem aos ouvidos os hinos de Deus!

4 Minh’alma ansiosa já quer percorrer
A senda gloriosa que eu hei de ver;
Que coisa tão bela; oh! que luz sem véu!
Jesus me revela mistérios do céu.

H. Maxwell Wrigth
1 A Cristo coroai! Que por nós encarnou,
E Deus, o Santo Deus e Pai, aos homens revelou.
Eis Sua compaixão! Eis Sua mansidão!
Quem vê a Cristo, vê ao Pai; sim, vê Seu coração.

2 A Cristo coroai! De tudo o Criador,
O Filho do eterno Deus, do mundo, o Salvador, Jesus Emanuel,
o grande Redentor!
Em busca dos perdidos, vem o nosso bom Pastor.

3 A Cristo coroai! Que sobre a cruz, ganhou
Por nós eterna redenção e para o céu voltou!
Ele é o Rei dos reis! O Príncipe da paz!
Jesus, da morte, o vencedor, que a Salvação nos traz.

4 A Cristo coroai! De todos o Senhor,
A quem a multidão dos céus aclama com fervor!
Eis o Cordeiro ali, que sobre o trono está!
Que vive e reina lá por nós, e cedo voltará.

Glória Gaither
1 Deus enviou seu Filho amado
Pra perdoar, pra me salvar.
Na cruz morreu por meu pecado,
Mas ressurgiu e vivo com o Pai está.

Porque Ele vive, posso crer no amanhã.
Porque Ele vive, temor não há.
Mas eu bem sei, eu sei, que a minha vida
Está nas mãos de meu Jesus, que vivo está.

2 E quando, enfim, chegar a hora
Em que a morte enfrentarei,
Sem medo, então, terei vitória:
Irei à Glória, ao meu Jesus que vivo está. 


PLANO DE AULA
1. INTRODUÇÃO

A divindade de Cristo é revelada em toda a Bíblia, não apenas no Novo Testamento. Isaías, o profeta messiânico, anunciou aproximadamente em 735 a.C. a vinda miraculosa do Emanuel, cuja tradução literal é “Deus conosco” (Is 7.14). Jesus, o Deus encarnado, veio como o prometido, cumprindo toda a Escritura.
 
2. APRESENTAÇÃO DA LIÇÃO
A) Objetivos da Lição:

I) Demonstrar na Bíblia a natureza divina de Jesus;
II) Explicar a heresia do Arianismo;
III) Apresentar as implicações do Arianismo na atualidade.

 
B) Motivação:
Jesus disse que só os que permanecessem em sua Palavra seriam de fato seus discípulos; e então “conhecereis a verdade e a verdade vos libertará” (Jo 8.31,32). Sabemos que Cristo é a verdade (Jo 14.6). Por isso, é crucial conhecermos a Palavra encarnada.
 
C) Sugestão de Método:
Aproveite as inúmeras referências bíblicas como embasamento dessa lição para envolver a classe no decorrer da aula. Previamente, você pode colocar as referências que considera de leitura essencial para o debate em classe, separadamente, em tiras de papel e sorteá-las no início da aula para os alunos voluntários as lerem quando você solicitar.
 
3. CONCLUSÃO DA LIÇÃO
A) Aplicação:

Para além do conhecimento teológico sobre a divindade de Cristo, devemos viver em coerência com os ensinamentos dEle; seguirmos os seus passos, proclamar o Reino de Deus com o nosso viver diário.
 
4. SUBSÍDIO AO PROFESSOR
A) Revista Ensinador Cristão.

Vale a pena conhecer essa revista que traz reportagens, artigos, entrevistas e subsídios de apoio à Lições Bíblicas Adultos. Na edição 100, p.38, você encontrará um subsídio especial para esta lição.
 
B) Auxílios Especiais:
Ao final do tópico, você encontrará auxílios que darão suporte na preparação de sua aula: 1) O texto “O Filho é Deus”, após o primeiro tópico, enfatiza a fundamentação bíblica sobre a divindade de Jesus; 2) O texto “Arianismo e o Concilio de Nicéia e de Constantinopla” , ao final do segundo tópico, resume a origem do Arianismo e o posicionamento da Igreja para combatê-lo.
 

INTRODUÇÃO

O apóstolo João, como judeu monoteísta instruído na sinagoga, não está apresentando um novo Deus, mas colocando o Verbo dentro da divindade dos seus antepassados. O apóstolo não admitia, em hipótese alguma, outra divindade, senão só, e somente só, o Deus Javé de Israel (Mc 12.28-30). Por isso, no prólogo do seu Evangelho ele descreve o Verbo com os atributos da deidade, aqueles que mais se destacam no seu relato do começo ao fim.
 
PALAVRA-CHAVE: Emanuel
 

I - A DOUTRINA BÍBLICA DA DIVINDADE DE JESUS

1. Jesus é Deus.
O Novo Testamento é direto quanto à natureza divina de Jesus: “E o Verbo era Deus” (Jo 1.1); “Ao que Tomé lhe respondeu: — Senhor meu e Deus meu!” (Jo 20.28); “mesmo existindo na forma de Deus, não considerou o ser igual a Deus algo que deveria ser retido a qualquer custo” (Fp 2.6, NAA); “para conhecimento do mistério de Deus, que é Cristo” (Cl 2.2, NAA); “e a manifestação da glória do nosso grande Deus e Salvador Jesus Cristo” (Tt 2.13, NAA); “aos que conosco obtiveram fé igualmente preciosa na justiça do nosso Deus e Salvador Jesus Cristo” (2 Pe 1.1, NAA); “E nós estamos naquele que é o Verdadeiro, em seu Filho, Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna” (1 Jo 5.20, NAA).
 
2. Seus atributos absolutos.
Os atributos são perfeições próprias da essência de Deus. Os atributos absolutos ou incomunicáveis são exclusivos da divindade como onipotência, eternidade, onisciência e onipresença. A onipotência significa “ter todo poder, ser todo-poderoso”, Jesus é onipotente (Mt 28.18 - ¹⁸ E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É-me dado todo o poder no céu e na terra.; Ef 1,21 - ²¹ Acima de todo o principado, e poder, e potestade, e domínio, e de todo o nome que se nomeia, não só neste século, mas também no vindouro; ; Ap 1.8 - ⁸ Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim, diz o Senhor, que é, e que era, e que há de vir, o Todo-Poderoso. ). Ele é eterno (Is 9.6 - ⁶ Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado está sobre os seus ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz.; Mq 5.2 - ² E tu, Belém Efrata, posto que pequena entre os milhares de Judá, de ti me sairá o que governará em Israel, e cujas saídas são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade.; Hb 13.8 - ⁸ Jesus Cristo é o mesmo, ontem, e hoje, e eternamente). “No princípio era o Verbo” (Jo 1.1) indica que Ele já existia antes mesmo da criação com o Pai (Gn 1.1). A onipresença é o poder de estar em todos os lugares ao mesmo tempo, Jesus é onipresente (Mt 18.20 - ²⁰ Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles. ; 28.20- ²⁰ Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém.). A onisciência é o conhecimento perfeito e absoluto que Deus possui de todas as coisas, de todos os eventos e de todas as circunstâncias por toda a eternidade passada e futura. Jesus possui esse atributo (Mt 17.27 - ²⁷ Mas, para que os não escandalizemos, vai ao mar, lança o anzol, tira o primeiro peixe que subir, e abrindo-lhe a boca, encontrarás um estáter; toma-o, e dá-o por mim e por ti.; Jo 1.47,48 - ⁴⁷ Jesus viu Natanael vir ter com ele, e disse dele: Eis aqui um verdadeiro israelita, em quem não há dolo. ⁴⁸ 
Disse-lhe Natanael: De onde me conheces tu? Jesus respondeu, e disse-lhe: Antes que Filipe te chamasse, te vi eu, estando tu debaixo da figueira. ; 2.24,25 - ²⁴ Mas o mesmo Jesus não confiava neles, porque a todos conhecia; ²⁵ E não necessitava de que alguém testificasse do homem, porque ele bem sabia o que havia no homem.; 4.17,18 - ¹⁷ A mulher respondeu, e disse: Não tenho marido. Disse-lhe Jesus: Disseste bem: Não tenho marido; ¹⁸ Porque tiveste cinco maridos, e o que agora tens não é teu marido; isto disseste com verdade.; 16.30 - ³⁰ Agora conhecemos que sabes tudo, e não precisas de que alguém te interrogue. Por isso cremos que saíste de Deus.; 21.17 - ¹⁷ Disse-lhe terceira vez: Simão, filho de Jonas, amas-me? Simão entristeceu-se por lhe ter dito terceira vez: Amas-me? E disse-lhe: Senhor, tu sabes tudo; tu sabes que eu te amo. Jesus disse-lhe: Apascenta as minhas ovelhas.).
 
SINOPSE I
A Bíblia demonstra claramente a natureza divina de Jesus Cristo, bem como seus atributos.
 

AUXÍLIO DOUTRINÁRIO

“O FILHO É DEUS
O Senhor Jesus Cristo é, desde a eternidade, o único Filho de Deus e possui a mesma natureza do Pai, como afirmam os credos: ‘consubstanciai com o Pai’, em grego, homooúsion to patrí, que significa ‘da mesma substância com o Pai’, qualifica a unidade de essência do Pai e do Filho. Jesus disse: ‘Eu e o Pai somos um’ (Jo 10.30). Ele é a segunda pessoa da Trindade e que foi enviado pelo Pai ao mundo. Ensinamos que o Filho se fez carne, possuindo agora duas naturezas, a divina e a humana, sendo verdadeiro Deus e verdadeiro homem. Acreditamos em sua concepção sem pecado no ventre da virgem Maria. Negamos que tenha sido criado ou passado a existir somente depois que foi gerado por obra do Espírito Santo. Confessamos que o Filho é autoexistente (Jo 5.26; 8.58) e eterno, que voluntariamente se sujeita ao Pai. Que, em obediência ao plano do Pai, morreu e ressuscitou para que o mundo fosse salvo” (Declaração de Fé das Assembléias de Deus. Rio de Janeiro: CPAD, 2017, p.43).

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II - A HERESIA QUE NEGA A DIVINDADE DE JESUS

1. Arianismo.
Os primeiros a negarem a divindade de Jesus foram os ebionitas ( Segundo estudiosos Ebion foi um judeu, líder da comunidade judaica. Seus ensinos consistiam basicamente na descrença da divindade de Cristo. Negavam sua preexistência, sua encarnação e seu nascimento virginal. No conceito ebionita, embora Jesus fosse o Messias, era puramente humano. Ebionitas, do termo hebraico ebyônîm, uma referência aos "pobres". O evangelho dos ebionitas consiste praticamente nesse conceito.)
, seguidos pelos monarquianistas dinâmicos, (Monarquianismo, doutrina que enfatiza Deus como um ser indivisível, logo não há Deus Filho nem Deus Espírito Santo, em contraste direto com o trinitarismo.) mas a heresia principal que abalou os fundamentos da igreja foi o Arianismo ( Heresia fundada por Ário,  presbitero da igreja de Alexandria, no Egito, no seculo IV. Sua pregação consistia em negar a divindade de Cristo.). O termo “arianismo” vem de Ário, o expoente dessa doutrina em Alexandria a partir do ano 318. Ele negava a divindade de Cristo e o considerava como um deus de segunda categoria. Ário rejeitava a eternidade do Verbo; embora defendesse sua existência antes da encarnação, recusava que fosse Ele eterno com o Pai, insistindo na tese de que o Verbo foi criado como primeira criatura de Deus. A palavra de ordem arianista era: “houve tempo que o Verbo não existia”.
 
2. Suas explicações.
Ário e seus seguidores pinçavam as Escrituras aqui e acolá em busca de algumas passagens bíblicas para dar sustentação às suas crenças. Seguem algumas delas, as mais emblemáticas: “O Senhor me criou no princípio dos seus caminhos” (Pv 8.22 - LXX); “o qual é imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação” (Cl 1.15); “houve tempo em que o Filho não existia”. Outra passagem favorita era: “E a vida eterna é esta: que conheçam a ti só por único Deus verdadeiro e a Jesus Cristo, a quem enviaste” (Jo 17.3). Com isso ignoravam todo o pensamento bíblico que defende a eternidade e a deidade de Cristo (Jo 1.1- 3 - ¹ No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. ²
 Ele estava no princípio com Deus. ³ Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez.).
 
3. Como solucionar a controvérsia?
A tradução “criou” de Provérbios 8.22 da Septuaginta é opcional, pois o verbo hebraico nessa passagem é qãnâ, “obter, adquirir, criar”, mas o sentido de “criar” para “trazer à existência algo do nada” é o verbo bãrã\ como em Gênesis 1.1. O texto de Colossenses 1.15 diz que Jesus é o primogênito de toda a criação, e não o primogênito de Deus. A palavra prototokos, “primogênito, primeiro, chefe”, foi usada pelos escritores sagrados com o sentido de importância, prioridade, posição, primazia, preeminência (Cl 1.15-18 - ¹⁵ O qual é imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação; ¹⁶ 
Porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado por ele e para ele. ¹⁷ E ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por ele. ¹⁸ E ele é a cabeça do corpo, da igreja; é o princípio e o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a preeminência.). Ou seja, Jesus encarnado tem a primazia na criação, é a imagem do Deus invisível porque é Deus. Conhecer a Deus (Jo 17.3 - ³ E a vida eterna é esta: que te conheçam, a ti só, por único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste.) é o mesmo que conhecer a Cristo, em virtude da unidade de natureza do Pai e do Filho (Jo 10.30 - ³⁰ Eu e o Pai somos um. ).
 
SINOPSE II
Ário negava a divindade de Cristo e o considerava como um deus de segunda categoria.
 

AUXÍLIO TEOLÓGICO

“ARIANISMO E O CONCÍLIO DE NICEIA E DE CONSTANTINOPLA
Arianismo foi a heresia fermentada por um presbítero do 4° século chamado Ário. Negando a divindade de Cristo, ensinava ele ser Jesus o mais elevado dos seres criados. Todavia, não era Deus. Por este motivo, seria impropriedade referir-se a Cristo como se fora um ente divino. Para fundamentar seus devaneios doutrinários, buscava desautorizar o Evangelho de João por ser o propósito desta Escritura, justamente, mostrar que Jesus Cristo era, de fato, o Filho de Deus. Os ensinos de Ário foram condenados no Concilio de Niceia em 325. [...] O primeiro concilio ecumênico da história, convocado pelo imperador Constantino, teve como objetivo solucionar os problemas que dividiam a cristandade. Problemas esses causados pelo arianismo” (ANDRADE, Claudionor. Dicionário Teológico. Rio de Janeiro: CPAD, 2004, pp.52,88-9).

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III - IMPLICAÇÕES DO ARIANISMO NA ATUALIDADE

1. A Tradução do Novo Mundo.
A exemplo do Arianismo, há um movimento religioso que usa a Bíblia fora do contexto por meio de uma versão exclusiva das Escrituras, denominada de Tradução do Novo Mundo. A (Tradução do Novo Mundo é uma tradução da Bíblia produzida pelas Testemunhas de Jeová.)Trata-se de uma versão tendenciosa. Veja alguns exemplos de suas falsificações: “e a Palavra era um deus” (Jo 1.1), “deus” com “d” minúsculo, visto que o texto correto é: “e a Palavra era Deus” ou “e o Verbo era Deus”. O texto sagrado declara: “grande Deus e nosso Senhor Jesus Cristo” (Tt 2.13); “nosso Deus e Salvador Jesus Cristo” (2 Pe 1.1); essas passagens falam textualmente que Jesus é Deus. Entretanto, a Tradução do Novo Mundo diz: “do grande Deus e do nosso Salvador, Jesus Cristo”; “do nosso Deus e do Salvador Jesus Cristo”. Mudaram o texto sagrado acrescentando um “do”, onde não existe no texto grego para desvincular a divindade de Jesus.
 
2. Os movimentos orientais.
Nenhum deles reconhece a divindade de Jesus e para os panteístas monistas ( Panteísmo é a crença de que tudo compõe um Deus imanente e abrangente, ou que o universo (ou natureza) é idêntico à divindade. Não acreditam na pessoalidade de Deus. Os panteístas são "monistas" ... eles acreditam que existe apenas um Ser, e que todas as outras formas de realidade são modos (ou aparências) dele ou idênticos a ele.) não existe Trindade e nem Jesus. O movimento Hare Krishna (O Movimento Hare Krishna se caracteriza por considerar Krishna como a suprema Personalidade de Deus. Krishna é o personagem que aparece na batalha de Kuruksetra, relatada no MahaBharata, grande poema épico que conta a história da Índia.) ,por exemplo, nega a divindade de Jesus e nem acredita que Ele seja o Salvador, pois vê o Senhor Jesus como um mero guia espiritual e uma das inúmeras encarnações de Krishna (Krishna é um deus personificado do hinduísmo, representante das manifestações de Deus Supremo no mundo, segundo a tradição hindu).
 
3. Outros grupos.
O Jesus do Alcorão é um mero mensageiro, não é reconhecido como Deus, nem como o Filho de Deus, nem como Salvador, nem morreu e nem ressuscitou. As religiões reencanacionistas recusam a deidade absoluta de Jesus, a sua ressurreição dentre os mortos e não reconhecem a sua singularidade. O Jesus deles não passa de mais um médium ou um dos grandes mestres e filósofos. No entanto, a Bíblia nos mostra que Jesus é muito mais (Ef 1.21 - ¹ Acima de todo o principado, e poder, e potestade, e domínio, e de todo o nome que se nomeia, não só neste século, mas também no vindouro; ; Hb 7.26 - ²⁶ Porque nos convinha tal sumo sacerdote, santo, inocente, imaculado, separado dos pecadores, e feito mais sublime do que os céus; ), é o Deus em forma humana (Rm 9.5 - ⁵ Dos quais são os pais, e dos quais é Cristo segundo a carne, o qual é sobre todos, Deus bendito eternamente. Amém.)
 
SINOPSE III
Grupos religiosos negam a divindade de Cristo alterando o texto sagrado.
 

CONCLUSÃO

Diante do exposto, a conclusão bíblica é que somente Deus pode salvar, somente Ele é o Salvador (Is 45.21 - ²¹ Anunciai, e chegai-vos, e tomai conselho todos juntos; quem fez ouvir isto desde a antiguidade? Quem desde então o anunciou? Porventura não sou eu, o Senhor? Pois não há outro Deus senão eu; Deus justo e Salvador não há além de mim. ). Se o Senhor Jesus não é Deus, logo não pode ser salvador, então negar a divindade de Jesus é negar a salvação.

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REVISANDO O CONTEÚDO

1. Como a Bíblia revela Jesus como o verdadeiro Deus?
“E nós estamos naquele que é o Verdadeiro, em seu Filho, Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna” (1 Jo 5.20, NAA).
 
2. Quais os primeiros grupos religiosos da história a negarem a divindade de Jesus?
Os ebionitas, os monarquianistas dinâmicos, os arianistas.
 
3. Cite três passagens bíblicas adulteradas na Tradução do Novo Mundo para negar a divindade de Jesus.
João 1.1; Tito 2.13; 2 Pedro 1.1.
(¹ No princípio era a Palavra,+ e a Palavra estava com Deus, e a Palavra era um deus. João 1.1
¹³ ao passo que aguardamos a feliz esperança+ e a gloriosa manifestação do grande Deus e do nosso Salvador, Jesus Cristo,  Tito 2.13
¹ Simão Pedro, escravo e apóstolo de Jesus Cristo, aos que adquiriram uma fé tão preciosa como a nossa* por meio da justiça do nosso Deus e do Salvador Jesus Cristo: 2 Pedro 1.1)
4. Cite três grupos religiosos da atualidade que negam a divindade de Jesus.
As Testemunhas de Jeová, os Hare Krishna e os muçulmanos.
 
5. Qual o ponto mais crucial do Arianismo?
Negar a divindade de Cristo é negar a salvação (Rm 10.9).
 
VOCABULÁRIO
Monista:
partidário do Monismo; concepção que remonta ao eleatismo grego, segundo a qual a realidade é constituída por um princípio único, um fundamento elementar, sendo os múltiplos seres redutíveis em última instância a essa unidade. LXX: Septuaginta.

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Pb. Rogério Faustino
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