TEXTO ÁUREO
“Se vivemos no Espírito, andemos também no
Espírito. Não sejamos cobiçosos de vanglórias, irritando-nos uns aos outros,
invejando-nos uns aos outros.” (Gl 5.25,26)
VERDADE PRÁTICA
Na jornada da fé há inimigos que tentam nos
atrapalhar: o Diabo, a Carne e o Mundo; mas em Cristo somos mais que
vencedores.
LEITURA DIÁRIA
Segunda – Mt 13.39; Lc 11.18 A realidade bíblica
do Inimigo de nossas almas.
³⁹ O inimigo, que o semeou, é o diabo; e a ceifa é o fim do mundo; e os ceifeiros são os anjos.
Mateus 13.39
¹⁸ E, se também Satanás está dividido contra si mesmo, como subsistirá o seu reino? Pois dizeis que eu expulso os demônios por Belzebu.
Lucas 11.18
Terça – Mt 4.1-12 Como tentador, o Diabo atua para
desestabilizar o crente.
¹ Então foi conduzido Jesus pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo.
² E, tendo jejuado quarenta dias e quarenta noites, depois teve fome;
³ E, chegando-se a ele o tentador, disse: Se tu és o Filho de Deus, manda que estas pedras se tornem em pães.
⁴ Ele, porém, respondendo, disse: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus.
⁵ Então o diabo o transportou à cidade santa, e colocou-o sobre o pináculo do templo,
⁶ E disse-lhe: Se tu és o Filho de Deus, lança-te de aqui abaixo; porque está escrito: Que aos seus anjos dará ordens a teu respeito, E tomar-te-ão nas mãos, Para que nunca tropeces com o teu pé em alguma pedra.
⁷ Disse-lhe Jesus: Também está escrito: Não tentarás o Senhor teu Deus.
⁸ Novamente o transportou o diabo a um monte muito alto; e mostrou-lhe todos os reinos do mundo, e a glória deles.
⁹ E disse-lhe: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares.
¹⁰ Então disse-lhe Jesus: Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás.
¹¹ Então o diabo o deixou; e, eis que chegaram os anjos, e o serviam.
¹² Jesus, porém, ouvindo que João estava preso, voltou para a Galiléia;
Mateus 4.1-12
Quarta – Gl 5.19; 6.8 A realidade bíblica da Carne
como inimiga da jornada.
¹⁹ Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, fornicação, impureza, lascívia,
Galatas 5.19
⁸ Porque o que semeia na sua carne, da carne ceifará a corrupção; mas o que semeia no Espírito, do Espírito ceifará a vida eterna.
Galatas 6.8
Quinta – 1 Jo 2.16 Concupiscência da carne, dos
olhos e soberba da vida.
²⁶ E o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre.
1João 2.16
Sexta – Jo 12.31; 15.18 O mundo como sistema que
procurar oprimir o crente.
³¹ Agora é o juízo deste mundo; agora será expulso o príncipe deste mundo.
João 12.31
¹⁸ Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós, me odiou a mim.
João 15.18
Sábado – Tg 5.7 É preciso sujeitar-se a Deus e
resistir o Diabo.
⁷ Sede pois, irmãos, pacientes até à vinda do Senhor. Eis que o lavrador espera o precioso fruto da terra, aguardando-o com paciência, até que receba a chuva temporã e serôdia.
Tiago 5.7
HINOS DA HARPA CRISTÃ
004 - Deus Velará Por Ti
Autor Desconhecido
Autor Desconhecido
1 Não desanimes, Deus proverá;
Deus velará por ti;
Sob Suas asas te acolherá;
Deus velará por ti.
No teu viver, no teu sofrer;
Seu olhar te acompanhará;
Deus velará por ti.
Deus velará por ti;
Tu já provaste Seu terno amor.
Deus velará por ti.
Deus velará por ti;
Lembra-te dEle nas tentações;
Deus velará por ti.
Deus velará por ti;
E o que precisas, não negará.
Deus velará por ti.
Deus velará por ti;
Ele te entende e te ama bem!
Deus velará por ti.
1 Com Tua mão, segura bem a minha,
Pois eu tão fraco sou, ó Salvador!
Que não me atrevo a dar nem um só passo
Sem Teu amparo, meu Jesus Senhor!
2 Com Tua mão, segura bem a minha,
E mais e mais unido a Ti, Jesus.
Ó traze-me, que nunca me desvie
De Ti, Senhor, a minha vida e luz!
3 Com Tua mão, segura bem a minha,
E, pelo mundo, alegre seguirei:
Mesmo onde as sombras caem mais escuras
Teu rosto vendo, nada temerei.
4 E, se chegar à beira desse rio,
Que Tu por mim quiseste atravessar,
Com Tua mão segura bem a minha,
E sobre a morte eu hei de triunfar.
5 Quando voltares esses céus
rompendo,
segura bem a minha mão, Senhor,
E, meu Jesus, ó leva-me contigo,
Para onde eu goze Teu eterno amor.
Pois eu tão fraco sou, ó Salvador!
Que não me atrevo a dar nem um só passo
Sem Teu amparo, meu Jesus Senhor!
E mais e mais unido a Ti, Jesus.
Ó traze-me, que nunca me desvie
De Ti, Senhor, a minha vida e luz!
E, pelo mundo, alegre seguirei:
Mesmo onde as sombras caem mais escuras
Teu rosto vendo, nada temerei.
Que Tu por mim quiseste atravessar,
Com Tua mão segura bem a minha,
E sobre a morte eu hei de triunfar.
segura bem a minha mão, Senhor,
E, meu Jesus, ó leva-me contigo,
Para onde eu goze Teu eterno amor.
1 Castelo forte é nosso Deus,
Amparo e fortaleza:
Com seu poder defende os seus
Na luta e na fraqueza.
Nos tenta Satanás,
Com fúria pertinaz,
Com artimanhas tais
E astúcias tão cruéis,
Que iguais não há na Terra.
2 A nossa força nada faz:
Estamos, sim, perdidos.
Mas nosso Deus socorro traz
E somos protegidos.
Defende-nos Jesus,
O que venceu na cruz
O Senhor dos altos céus.
E sendo também Deus,
Triunfa na batalha.
3 Se nos quisessem devorar
Demônios não contados,
Não nos podiam assustar,
Nem somos derrotados.
O grande acusador
Dos servos do Senhor
Já condenado está:
Vencido cairá
Por uma só palavra.
4 Que Deus a luta vencerá,
Sabemos com certeza,
E nada nos assustará
Com Cristo por defesa.
Se temos de perder
Família, bens, poder,
E, embora a vida vá,
Por nós Jesus está,
E dar-nos-á seu reino
Amparo e fortaleza:
Com seu poder defende os seus
Na luta e na fraqueza.
Nos tenta Satanás,
Com fúria pertinaz,
Com artimanhas tais
E astúcias tão cruéis,
Que iguais não há na Terra.
Estamos, sim, perdidos.
Mas nosso Deus socorro traz
E somos protegidos.
Defende-nos Jesus,
O que venceu na cruz
O Senhor dos altos céus.
E sendo também Deus,
Triunfa na batalha.
Demônios não contados,
Não nos podiam assustar,
Nem somos derrotados.
O grande acusador
Dos servos do Senhor
Já condenado está:
Vencido cairá
Por uma só palavra.
Sabemos com certeza,
E nada nos assustará
Com Cristo por defesa.
Se temos de perder
Família, bens, poder,
E, embora a vida vá,
Por nós Jesus está,
E dar-nos-á seu reino
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
Romanos 6.11-14
¹¹ Assim também vós considerai-vos como mortos
para o pecado, mas vivos para Deus, em Cristo Jesus, nosso Senhor.
¹² Não reine, portanto, o pecado em vosso corpo
mortal, para lhe obedecerdes em suas concupiscências;
¹³ Nem tampouco apresenteis os vossos membros ao
pecado por instrumentos de iniquidade, mas apresentai-vos a Deus, como vivos
dentre mortos, e os vossos membros a Deus, como instrumentos de justiça.
¹⁴ Porque o pecado não terá domínio sobre vós,
pois não estais debaixo da lei, mas debaixo da graça.
1 João 2.15-17
¹⁵ Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se
alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele.
¹⁶ Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência
da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do
mundo.
¹⁷ E o mundo passa, e a sua concupiscência; mas
aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre.
PLANO DE AULA
1- INTRODUÇÃO
A Palavra de Deus identifica três grandes inimigos
que se colocam diante de nós ao longo de nossa carreira cristã: o Diabo, a
Carne e o Mundo. Por isso, nesta lição, estudaremos cada um desses inimigos, o
conceito bíblico de cada um deles, e como, do ponto de vista doutrinário, a
Bíblia nos orienta a lidar com esses inimigos. Diante de nossa jornada para o
Céu, nos deparamos com esses três inimigos. Dessa forma, devemos estar
biblicamente instruídos e, espiritualmente preparados, para enfrentá-los ao longo
da caminhada com Cristo.
2- APRESENTAÇÃO DA LIÇÃO
A) Objetivos da Lição:
I) Identificar o primeiro inimigo do Cristão: o
Diabo;
II) Explicar o conceito bíblico da palavra
“carne”;
III) Apresentar o termo “mundo”, enfatizando os
três níveis de vícios infames de acordo com a lição.
B) Motivação:
Temos inimigos que nos atacam de
maneira externa: O Diabo e o Mundo; e um inimigo que nos afronta do ponto de
vista interno: a Carne. Ambos os inimigos constituem uma oposição que nos
enfrenta tanto do ponto de vista externo quanto do interno. Quantas ciladas o
inimigo já armou para nós? Quantas armadilhas o sistema do mundo planeja para
nos afrontar? Quantas tentações por meio de pensamentos, sentimentos e vontade
estão a todo tempo nos confrontando?
C) Sugestão de Método:
Após fazer uma pequena
revisão da aula anterior, inicie a aula de hoje perguntando se o crente tem
inimigo. Dê oportunidade para cada aluno(a) falar livremente a respeito da
pergunta colocada para ele(a). Controle bem o tempo para que a aula não seja
prejudicada. Cinco minutos são suficientes para essa atividade. Em seguida,
introduza o assunto lição, dizendo que a Palavra de Deus nos mostra que o
crente não tem as pessoas como inimigas, mas sim os principados, potestades,
príncipes das trevas e hostes espirituais da maldade que procuram induzir
pessoas ao pecado e a rebelar-se contra Deus.
3- CONCLUSÃO DA LIÇÃO
A) Aplicação:
Nossos alunos precisam sair desta
aula com plena consciência de que temos inimigos perigosos que têm como
propósito nos remover do caminho para o Céu. Uma vez fortalecidos pelo Espírito
Santo, tenhamos perseverança para superá-los ao longo da nossa carreira.
4- SUBSÍDIO AO PROFESSOR
A) Revista Ensinador Cristão.
Vale a pena conhecer
essa revista que traz reportagens, artigos, entrevistas e subsídios de apoio à
Lições Bíblicas Adultos. Na edição 97, p.38, você encontrará um subsídio
especial para esta lição.
B) Auxílios Especiais:
Ao final do tópico, você
encontrará auxílios que darão suporte na preparação de sua aula:
1) O texto “Demônios”, localizado depois do
primeiro tópico, destaca iden- tidade dos demônios para aprofundar o tópico;
2) O texto “Os Atos da Natureza Pecaminosa e o
Fruto do Espírito”, ao final do segundo tópico, expande a reflexão a respeito
da “carne” como o segundo inimigo do cristão.
INTRODUÇÃO
Na jornada da vida cristã nos deparamos com
perigos que ameaçam a trajetória do nosso caminho para o céu. Nela, encontramos
três inimigos que buscam nos atrapalhar: o Diabo, a carne e o mundo. O Diabo e
o mundo estão do lado externo de nossa trajetória; a carne, porém, está do lado
de dentro: é a nossa natureza pecaminosa. Por isso, nesta lição, estudaremos
esses três inimigos da Jornada da Vida Cristã.
Os três inimigos do cristão: o Diabo, o mundo e a carne.
O mais terrível de todos, o Diabo, a todo momento trabalha incansavelmente para destruir e acabar com a vida do cristão. Ele sabe que pra ele não há mais solução e quanto mais pessoas ele conseguir levar pra junto na sua condenação melhor. Ele trabalha desde o princípio para desconstruir o que Deus construiu.
O mundo e o seu sistema pecaminoso que arrasta milhões de pessoas pra longe de Deus não adia nem para um instante com sua armadilhas pra acabar a comunhão ou qualquer condição que leve a Deus.
A carne luta diariamente contra o espírito para que façamos as suas obras e assim caminhemos em uma estrada cada vez mais pra longe Dele.
É uma luta diária, árdua, que os nossos inimigos não economizam munição pra acabar, destruir ou ferir nossa relação com Deus.
Temos que ter ciência que é uma batalha real, mas que não estamos sozinhos, Deus está conosco.
Palavra Chave: Inimigos
1- O PRIMEIRO INIMIGO DO CRISTÃO: O DIABO
1- O Diabo é real.
A existência do Diabo ( O diabo é uma ser real, um espírito real, é um ser pessoal que tem personalidade, possui sentimentos como raiva, ódio, orgulho, soberba e etc) pessoa é descrita desde o primeiro livro da Bíblia. No Antigo Testamento, as
ações de Satanás são descritas em Gênesis, 1 Crônicas, Jó, Salmos, Isaías,
Ezequiel e Zacarias. O Novo Testamento mostra a atuação do Diabo por cerca de
25 vezes das 29 passagens dos Evangelhos em que Jesus o menciona. Em seu
ministério, nosso Senhor atesta a realidade de Satanás (Mt 13.39 - O inimigo, que o semeou, é o diabo; e a ceifa é o fim do mundo; e os ceifeiros são os anjos. ; Lc 11.18 - E, se também Satanás está dividido contra si mesmo, como subsistirá o seu reino? Pois dizeis que eu expulso os demônios por Belzebu.).
2- A descrição de Satanás.
As Escrituras Sagradas
descrevem Satanás como um ser espiritual que pertencia a uma ordem angelical
dos querubins ( Classe de seres celestiais que assistem diante de Deus e foram designados a guardar o caminho da arvore da vida; Gênesis 3:24; e a guarda do propiciatório; Êxodo 25:18-20; 37:7-10; ainda sao citados como a carruagem em que Deus desce a terra; 2 Samuel 22:11; Salmos 18:10; 22:11. Podemos dizer que são os respo saveis de revelar a majestade e a glória do Senhor.), sendo o mais exaltado deles (Ez 28.12,14 - ). Em Judas 9, por ele
pertencer a uma ordem elevada, está registrado que o Arcanjo Miguel contendeu
com Satanás a respeito do corpo de Moisés, mas não ousou pronunciar juízo de
maldição contra ele. (Mas o arcanjo Miguel, quando contendia com o diabo, e disputava a respeito do corpo de Moisés, não ousou pronunciar juízo de maldição contra ele; mas disse: O Senhor te repreenda.) De fato, Satanás é o chefe dos anjos caídos. Ele possui
poder, porém, suas ações estão limitadas, mas é visto como o deus deste século,
o príncipe da potestade do ar (2 Co 4.4; Ef 2.2). Também podemos afirmar que
Satanás é um ser que possui personalidade, ou seja, ele tem inteligência (2 Co
11.3), raiva (Ap 12.17), desejos (Lc 22.31) e vontade própria (Is 14.13,14; 2
Tm 2.26). Nosso Senhor considerava Satanás como uma pessoa e, por isso, usou
pronomes pessoais para se referir a ele (Mt 4.1-12; cf. Jó 1.6-12; 2.1-4).
3- A identidade do Inimigo.
Podemos conhecer o
Inimigo por meio dos nomes que a Bíblia usa para descrevê-lo:
Serpente,
refere-se a sua sagacidade e astúcia (Gn 3.1; Ap 12.9);
Satanás, mencionado 52
vezes, adversário ou opositor (Zc 3.1; Mt 4.10; Ap 20.2);
Diabo, aparece 35
vezes, acusador (Mt 4.1; Ef 4.27);
Maligno, revela o seu caráter (1 Jo
5.18,19);
Dragão Vermelho, revela sua ferocidade (Ap 12.3,7,9,10);
Tentador,
ação tentadora no campo da mentira e da imoralidade (At 5.3; 1 Co 7.5);
Enganador (Ap 12.9; 20.2,3);
Belzebu, chefe dos demônios (Lc 11.15);
Belial,
pessoa má, sem valor (Jz 19.22; 1 Sm 30.22; 2 Co 6.15).
Esses nomes revelam uma
natureza cruel, perversa e destruidora do nosso inimigo.
Os principais deles são:
●Belzebu: significa “senhor das moscas” (Mateus 12:24).
●Inimigo: indica sua oposição (Mateus 13:28).
●Maioral dos demônios: indica sua liderança entre os anjos caídos (Marcos 3:22).
●Diabo: significa “acusador” (Lucas 8:12).
●Assassino: procura a morte física e espiritual das pessoas (João 8:44).
●Pai da mentira: ele é o grande fomentador da falsidade e engano que há no mundo (João 8:44).
●O príncipe deste mundo: indica sua influência sobre os governos mundiais (João 12:31).
●O mal: indica toda a maldade de seu ser (João 17:15).
●O deus deste século: preside sobre o estilo de vida pecaminoso da humanidade (2 Coríntios 4:4).
●Maligno, do grego Belial: indica sua falta de valor (2 Coríntios 6:15).
●O príncipe da potestade do ar: (Efésios 2:2).
●Tentador: ele é aquele que incita as pessoas a pecar (1 Tessalonicenses 3:5).
●Satanás: significa adversário (1 Timóteo 5:15). Este é o principal designativo para o Diabo na Bíblia.
●Adversário: ele é contrário a Deus (1 Pedro 5:8).
●Leão que ruge: indica sua ambição destrutiva (1 Pedro 5:8).
●Dragão: mais um indicativo de seu poder destrutivo (Apocalipse 12:3,7,9).
●Acusador: ele dissemina falsos testemunhos contra o povo de Deus (Apocalipse 12:10).
●Antiga serpente: ele foi o ser que enganou o homem no início da História (Apocalipse 12:9; 20:2).
Estilo Adoração
SINOPSE I
O primeiro inimigo do cristão, o Diabo, é descrito
na Bíblia como um ser real.
AUXÍLIO BÍBLICO-TEOLÓGICO
“DEMÔNIOS. […] Os demônios são seres que têm
personalidade e inteligência. Como membros do reino de Satanás (veja Mt 12.26),
eles fazem parte de um império maligno altamente organizado, que tem autoridade
sobre ‘as potestades do ar’ (Ef 2.2). Como agentes da promulgação dos
propósitos de Satanás, os demônios são inimigos de Deus e dos seres humanos (Mt
12.43-45). Os espíritos demoníacos são completamente malignos,
mal-intencionados, e estão sob a autoridade de Satanás (veja Mt 4.10, nota). A
fim de vencer os esquemas e as tentações de Satanás e suas forças demoníacas,
os cristãos devem travar uma contínua guerra espiritual contra eles (veja Ef
6.12, nota). […] Os demônios podem causar enfermidades e doenças físicas ao
corpo humano (Mt 9.32-33; 12.22; 17.14-18; Mc 9.20-22; Lc 13.11,16), embora não
possa ser afirmado, de maneira nenhuma, que toda doença e enfermidade sejam
resultado de espíritos malignos (Mt 4.24; Lc 5.12-13″ (Bíblia de Estudo
Pentecostal Edição Global. Rio de Janeiro: CPAD, 2022, p.1707).
Escola Bíblica ︱2º Trimestre de 2024︱Adultos︱A carreira que nos está proposta – O caminho da salvação, santidade e perseverança para chegar no céu︱Neweb ︱Compromisso com a Palavra
II- O SEGUNDO INIMIGO DO CRISTÃO: A CARNE
1- Conceito bíblico de carne.
Há quatro definições
para a palavra “carne” na Bíblia:
1) o tecido muscular do corpo humano e dos
animais (Gn 2.21);
2) о corpo humano inteiro (Ex 4.7);
3) o ser humano segundo
a sua fragilidade e mortalidade (Sl 78.39);
4) a natureza humana pecaminosa (Gl
5.19; 6.8).
Dentre muitas perspectivas da palavra carne na Bíblia, a expressão
“concupiscência da carne” tem grande relevância (1 Jo 2.16 Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo.). Quando o apóstolo
João usa esse termo, ele se refere à satisfação carnal em todas as suas
dimensões: glutonarias, sensualidade, bebedeira, relações sexuais ilícitas. A
expressão revela que não há critério ou norma moral num contexto em que a busca
pelo prazer individual dita a tendência. É o egoísmo em grau elevado.
A carne como inimigo do cristão constitui a natureza pecaminosa que reina na vida humana e que inclina o homem na satisfação do pecado sem que este tenha noção da moralidade.
A satisfação do desejo pecaminoso não dita critérios, nem normas, nem regras, apenas a satisfação do pecado custe o que custar.
Ela cega o entendimento humano quanto a sua ética e moral. Não é a toa que vemos os homens que não a presença de Deus cometendo pecados absurdos contra si, a sociedade e contra Deus. O Diabo ele cegou os entendimentos dos homens para que não contemplem suas maldades e nem reconheçam as misericórdias divinas. (2 Corintios 4.4)
2- A Carne no Novo Testamento.
Na perspectiva do
Novo Testamento, o termo grego sarx, isto é, “carne”, é uma referência direta à
totalidade da natureza humana pecaminosa, à parte de Deus, degradada, sem a
presença do Espírito Santo. Em suas cartas, o apóstolo Paulo evidencia o que
uma natureza dominada pela carne pode produzir (Gl 5.19-21; Cl 3.5,9). A carne
opõe-se a Deus e aos seus propósitos, pois ela tenciona caminhar de modo
independente do Altíssimo; seu desejo e vontade estão fora dos planos divinos,
ela faz com que o ser humano aja como se fosse o próprio Deus.
3- A perspectiva doutrinária da palavra carne.
Doutrinariamente, a “carne” é a natureza humana depois da queda de Adão. Como
vimos, a expressão “carne” pode ser usada para se referir ao corpo humano (1 Co
15.39), mas também à natureza pecaminosa (Rm 8.6). Nesse sentido, embora uma
mesma palavra possa trazer sentidos diferentes, não há razão de confundir-se
entre “carne” como corpo e “carne” como natureza pecaminosa, pois o que é
produzido pela natureza pecaminosa, logo, é reconhecido como por exemplo: a idolatria
é uma obra da carne, ou seja, da natureza humana pecaminosa (Gl 5.20).
AMPLIANDO O CONHECIMENTO
“Como é que Deus, como o Senhor soberano,
permitiria a existência de tamanha oposição? […] Na estratégia da redenção, a
tolerância divina quanto à oposição satânica é só provisória; não faz parte do
processo da redenção da humanidade. Pelo contrário: a vontade de Deus é que
todos triunfamos sobre a oposição satânica. Deus não está secretamente por trás
das obras de Satanás, embora possa obrigar tais obras a concorrerem para a
redenção do homem. Mas não há nada em comum entre Satanás e Deus.” Amplie mais
o seu conhecimento, lendo a Teologia Sistemática: Uma Perspectiva Pentecostal,
editado pela CPAD, pp.208-10.
SINOPSE II
O segundo inimigo do cristão, a Carne, pode se
referir ao corpo, mas também à natureza humana caída.
AUXÍLIO BÍBLICO-TEOLÓGICO
“Os Atos da Natureza Pecaminosa e o Fruto do
Espírito
Não há passagem na Bíblia que mostre um contraste
mais claro entre o modo de vida dos crentes cheios do Espírito Santo (isto é,
aqueles que têm o Espírito de Deus vivendo neles, Jo 3.5; Rm 8.9; 1 Co 6.19; 2
Co 1.22; 1 Jo 4.13) e o das pessoas ainda controladas pela sua natureza, que Gl
5.16-26. Paulo comenta as diferenças gerais dos modos de vida, enfatizando que
o Espírito de Deus está em guerra contra a natureza humana pecadora. Paulo
também incluía uma lista específica tanto dos atos da natureza pecaminosa (isto
é, rebelde e desafiadora a Deus), como os frutos (isto é, os traços de caráter,
os efeitos) do Espírito. A ‘natureza pecaminosa’, ou a ‘carne’ (gr. sarx),
indica a natureza humana com os seus desejos corruptos e a sua tendência de
desafiar a Deus e seguir o seu próprio caminho. […] Os que seguem as tendências
e os comportamentos da natureza pecaminosa não podem fazer parte do reino de
Deus (Gl 5.21). Por esse motivo, é preciso resistir a esta natureza pecaminosa
e matá-la, espiritualmente, por meio de uma contínua batalha espiritual que os
cristãos devem travar e vencer pelo poder do Espírito Santo […]” (Bíblia de
Estudo Pentecostal Edição Global. Rio de Janeiro: CPAD, 2022, p.2166).
Escola Bíblica ︱2º Trimestre de 2024︱Adultos︱A carreira que nos está proposta – O caminho da salvação, santidade e perseverança para chegar no céu︱Neweb ︱Compromisso com a Palavra
III- O TERCEIRO INIMIGO DO CRISTÃO: O MUNDO
1- Perspectivas bíblicas da palavra “mundo”.
Há
cinco conotações bíblicas para a palavra mundo:
1) a terra (Sl 24.1);
2) o conjunto das nações conhecidas (1 Rs 10.23);
3) a raça humana (Sl 9.8; Jo 3.16);
4) o universo (Rm 1.20);
5) os que se opõem a Deus.
Esses têm o Diabo como
chefe e vivem na impiedade (Jo 12.31; 15.18). De modo geral, a Bíblia usa a
palavra “mundo” para descrever duas grandes realidades:
a) o planeta Terra em que habitamos (SI 19.4);
b) as pessoas que vivem de maneira independente de
Deus.
A passagem de 1 João 2.15, quando diz para “não
amarmos o mundo”, a ideia é a de uma sociedade separada de Cristo e que se
manifesta contrariamente a Deus, pois está dominada pelos vícios mais infames,
e cujas ações não condizem com a vontade de Deus. Na epístola, esses vícios são
classificados em três níveis:
● concupiscência da carne,
● concupiscência dos olhos
e
● a soberba da vida.
O mundo como inimigo do cristão constitui toda forma de governo e sistema humano que se opõe a Deus e a sua vontade. Uma sociedade corrompida pelo pecado, depravada, ímpia, incrédula e injusta.
2- Três níveis de vícios infames.
As
concupiscências ( Desejo ou cobiça exagerada por algo) da carne, dos olhos e a soberba da vida são níveis de vícios
infames que todo cristão encontrará diante de sua jornada:
a) A concupiscência da carne. A concupiscência da
carne tem a ver com a natureza humana completamente dominada pelo pecado,
corrompida, decaída, todo ato do corpo para fins maléficos e imorais.
A concupiscência da carne é a falta de domínio sobre os desejos carnais. As pessoas que se entregam à cobiça da carne tornam-se escravas de pecados, como por exemplo, prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçarias (Gl 5.19,20). Porém, “os que são de Cristo crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências” (Gl 5.24).
Lições Bíblicas 2⁰ Trimestre de 2019
Pr. Natalino das Neves
b) A concupiscência dos olhos. A concupiscência
dos olhos tem a ver com tudo o que envolve a mente e a imaginação.
Ela cria o desejo pelas coisas pecaminosas
oferecidas pela mídia, música, filmes, literatura, a arte para ceder aos
desejos carnais.
Os olhos são considerados as janelas da alma. Se controlados e conduzidos pelos interesses individuais e egoístas, podem levar o ser humano a uma cobiça desenfreada e ao afastamento da vontade de Deus. A Bíblia narra alguns episódios de pessoas que, devido à cobiça dos olhos, atraíram para si resultados desastrosos.
Lições Bíblicas 2⁰ Trimestre de 2019
Pr. Natalino das Neves
c) A soberba da vida. Esse nível de vício expressa
a autoglorificação do homem no pecado, denotando seu egoísmo, vanglória e
ateísmo. É o homem da atualidade desprezando o Criador em oposição deliberada.
Aquele que não tem o temor de Deus busca a ostentação pretensiosa a qualquer preço, se precisar renuncia à prática da honestidade, da integridade para buscar “poder” e “glamour”.
Lições Bíblicas 2⁰ Trimestre de 2019
Pr. Natalino das Neves
3- Vencendo o mundo.
Há um sistema carnal que age
sob o controle do Maligno, que busca nos remover do caminho que leva ao céu por
meio de ideologias anticristãs, estilos de vidas que não glorificam a Deus e
formas contrárias aos valores do Evangelho. Para vencer essas investidas é
preciso ter uma vida cheia do Espírito (Ef 5.18). É preciso também viver
plenamente em Cristo Jesus, fazendo a vontade de Deus (Mt 7.21). Sendo assim,
precisamos nos sujeitar a Ele, resistir ao Diabo, pois temos a sublime promessa:
“ele fugirá de vós” (Tg 5.7).
Existe uma guerra do mundo contra Deus. O mundo dominado pelo diabo e seus demônios lutam incansavelmente com toda sorte de maldades e pecados, utilizando das mais diversas armas contra a igreja e contra Deus.
Vivemos em um mundo onde o relativismo religioso impera de maneira sutil introduzindo no meio do povo cristão práticas e maneiras pecaminosas maquiadas como se não fosse ofensa contra Deus, porém o que se ver é o povo perdendo a essência divina por praticarem o mesmo pecado dos que estão do lado de fora.
O pecado já não está nas escondidas, mas é abertamente difundido nas escolas, praças, ruas, mídias, e até no templos religiosos.
O cristão precisa saber discernir nesse contexto seus inimigos e lutar com as armas de Deus contra o diabo, o mundo e a carne.
SINOPSE III
O terceiro inimigo do cristão, o Mundo, apresenta
três níveis de vícios infames: a concupiscência da carne, dos olhos e a soberba
da vida.
CONCLUSÃO
O apóstolo Pedro nos adverte a respeito do plano
do inimigo em nos tragar (1 Pe 5.8 - Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar;) com o objetivo de destruir a obra realizada
por Cristo em nossas vidas. Ele quer enfraquecer a nossa caminhada rumo aos
céus. A ação diabólica é feita mediante aos ataques do Inimigo. Então, para não
ceder aos seus ardis, precisamos viver constantemente sob a presença do
Espírito Santo, preparados e fortalecidos em Deus (Gl 5.16; Ef 6.10).
Escola Bíblica ︱2º Trimestre de 2024︱Adultos︱A carreira que nos está proposta – O caminho da salvação, santidade e perseverança para chegar no céu︱Neweb ︱Compromisso com a Palavra
REVISANDO O CONTEÚDO
1- O que o Senhor Jesus atestou em seu ministério?
Em seu ministério, nosso Senhor atesta a realidade de Satanás (Mt 13.39; Lc
11.18).
2- Cite ao menos três nomes em que podemos
conhecer o Inimigo na Bíblia.
Serpente, adversário e Maligno.
3- O que a expressão “concupiscência da carne”
revela?
A expressão revela que não há critério ou norma moral num contexto em
que a busca pelo prazer individual dita a tendência. É o egoísmo em grau
elevado.
4- Qual a perspectiva do Novo Testamento em
relação a palavra grega sárx, ou seja, carne?
Na perspectiva do Novo
Testamento, o termo grego sárx, isto é, “carne”, é uma referência direta à
totalidade da natureza humana pecaminosa, à parte de Deus, degradada, sem a
presença do Espírito Santo.
5- De acordo com a lição, quais são os três níveis
de vícios infames?
A concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a
soberba da vida.
DICIONÁRIO GREGO NESSA LIÇÃO:
Sarx, significa carne;
Pb. Rogério Faustino
Escola Bíblica ︱2º Trimestre de 2024︱
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