TEXTO ÁUREO
“Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós, e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra” (At 1.8)
VERDADE
PRÁTICA
O Espírito Santo derramado no Pentecoste é o mesmo Espírito que Deus deseja derramar de novo na Igreja da atualidade.
LEITURA
DIÁRIA
Segunda - 1 Co 12.11 A atividade de Deus por meio do ministério do Espírito Santo.
¹¹ Mas um só e o mesmo Espírito opera todas estas coisas, repartindo particularmente a cada um como quer.
1 Coríntios 12.11
Terça – At 2.1-12 O Espírito Santo experimentado pelos cristãos do século I.
¹ E, cumprindo-se o dia de Pentecostes, estavam todos concordemente no mesmo lugar;
² E de repente veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados.
³ E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles.
⁴ E todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem.
⁵ E em Jerusalém estavam habitando judeus, homens religiosos, de todas as nações que estão debaixo do céu.
⁶ E, quando aquele som ocorreu, ajuntou-se uma multidão, e estava confusa, porque cada um os ouvia falar na sua própria língua.
⁷ E todos pasmavam e se maravilhavam, dizendo uns aos outros: Pois quê! não são galileus todos esses homens que estão falando?
⁸ Como, pois, os ouvimos, cada um, na nossa própria língua em que somos nascidos?
⁹ Partos e medos, elamitas e os que habitam na Mesopotâmia, Judéia, Capadócia, Ponto e Asia,
¹⁰ E Frígia e Panfília, Egito e partes da Líbia, junto a Cirene, e forasteiros romanos, tanto judeus como prosélitos,
¹¹ Cretenses e árabes, todos nós temos ouvido em nossas próprias línguas falar das grandezas de Deus.
¹² E todos se maravilhavam e estavam suspensos, dizendo uns para os outros: Que quer isto dizer?
Atos 2.1-12
Quarta - At 1.8 O poder pentecostal é indispensável para a obra de Missões.
⁸ Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra.
Atos 1.8
Quinta - At 8.26-30 O primeiro missionário transcultural da Igreja do Primeiro Século.
²⁶ E o anjo do Senhor falou a Filipe, dizendo: Levanta-te, e vai para o lado do sul, ao caminho que desce de Jerusalém para Gaza, que está deserta.
²⁷ E levantou-se, e foi; e eis que um homem etíope, eunuco, mordomo-mor de Candace, rainha dos etíopes, o qual era superintendente de todos os seus tesouros, e tinha ido a Jerusalém para adoração,
²⁸ Regressava e, assentado no seu carro, lia o profeta Isaías.
²⁹ E disse o Espírito a Filipe: Chega-te, e ajunta-te a esse carro.
³⁰ E, correndo Filipe, ouviu que lia o profeta Isaías, e disse: Entendes tu o que lês?
Atos 8.26-30
Sexta - At 10.34,35; 11.17,18 Deus não faz acepção de pessoas para a salvação.
³⁴ E, abrindo Pedro a boca, disse: Reconheço por verdade que Deus não faz acepção de pessoas;
³⁵ Mas que lhe é agradável aquele que, em qualquer nação, o teme e faz o que é justo.
Atos 10.34,35
¹⁷ Portanto, se Deus lhes deu o mesmo dom que a nós, quando havemos crido no Senhor Jesus Cristo, quem era então eu, para que pudesse resistir a Deus?
¹⁸ E, ouvindo estas coisas, apaziguaram-se, e glorificaram a Deus, dizendo: Na verdade até aos gentios deu Deus o arrependimento para a vida.
Atos 11.17,18
Sábado
– At 9.31 Ousadia e poder do Espírito na obra missionária.
³¹ Assim, pois, as igrejas em toda a Judéia, e Galiléia e Samaria tinham paz, e eram edificadas; e se multiplicavam, andando no temor do Senhor e consolação do Espírito Santo.
Atos 9.31
🔊 Hino da Harpa Cristã 24 – Poder Pentecostal
No Pentecostes sucedeu
O que Jesus falou,
Pois de repente lá do céu
Um vento assoprou,
Que veio a casa toda encher
E os corações com mui poder.
Poder, poder, poder pentecostal.
Ó vem nos Inflamar,
Também nos renovar;
Ó vem, sim, vem, ó chama divinal,
Teus servos batizar.
Em cada um veio repousar
A preciosa luz,
O Preceptor que veio ficar
Co’os servos de Jesus;
Foi o fogo santo do Senhor.
Que os encheu com Seu vigor.
E começaram a falar, Repletos de poder,
Em outras línguas exaltar
Ao que mandou trazer
Os ricos dons do Seu amor
E o poder consolador.
E quem deseja receber
Esta água salutar.
Que é prometida ao que crer
E humilde esperar,
Perseverando em oração,
Terá poder seu coração.
Autor ou Tradutor: A.S Almeida Sobrinho
🔊 Hino da Harpa Cristã 122 – Fogo Divino
Fogo divino, clamamos por ti;
Vem lá do alto, vem, desce aqui;
Ó vem despertar-nos com teu fulgor;
Vem inflamar-nos com teu calor.
Desce do alto, bendito fogo,
Desce poder celestial!
Desce do alto, bendito fogo,
Vem, chama pentecostal!
Desce, Espírito Consolador,
Desce e enche-nos de santo amor,
Desce ao mundo, nos mostra Jesus;
Dá-nos poder, vida, graça e luz.
Arde em minh’alma, ó chama de amor
Arde em meu peito e dá-me valor;
Consome todos os restos do mal;
Desce já, ó fogo pentecostal!
Autor ou Tradutor: J.T.L José T. De Lima
🔊Hino da Harpa Cristã 486 – Vasos Transbordantes
Qual vazio vaso ‘stá teu coração,
Para receber de Deus a salvação?
Só Jesus teu vaso poderá encher,
De bençãos que dão poder.
Deixa encher teu vaso até transbordar;
Que Jesus tua vida possa governar,
Põe teu sacrifício hoje sobre o altar;
E verás as bênçãos descer sem cessar.
A vida abundante tu receberás,
E constantemente em Deus te alegrarás,
Qual ribeiro d’água, o Senhor quer ver
O deserto florescer
O Senhor precisa vasos para encher.
Mas vazios vasos que irão conter
Toda a Sua graça, brasas do altar,
Para o fogo espalhar.
Autor ou Tradutor: N.K Nils Kastberg
LEITURA
BÍBLICA EM CLASSE
Atos
2.1-8, 14-18
¹ Cumprindo-se
o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar;
² e de repente, veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e
encheu toda a casa em que estavam assentados.
³ E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais
pousaram sobre cada um deles.
⁴ E todos foram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas,
conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem.
⁵ E em Jerusalém estavam habitando judeus, varões religiosos, de todas as
nações que estão debaixo do céu.
⁶ E correndo aquela voz, ajuntou-se uma multidão e estava confusa, porque cada
um os ouvia falar na sua própria língua.
⁷ E todos pasmavam e se maravilhavam, dizendo uns aos outros: Pois quê! Não são
galileus todos esses homens que estão falando?
⁸ Como pois os ouvimos, cada um, na nossa própria língua em que somos nascidos?
¹⁴ Pedro,
porém, pondo-se em pé com os onze, levantou a voz e disse-lhes: Varões judeus e
todos os que habitais em Jerusalém, seja-vos isto notório, e escutai as minhas
palavras.
¹⁵ Estes
homens não estão embriagados, como vós pensais, sendo esta a terceira hora do
dia.
¹⁶ Mas isto é o que foi dito pelo profeta Joel.
¹⁷ E nos últimos dias acontecerá, diz Deus, que do meu Espírito derramarei sobre
toda a carne; e os vossos filhos e as vossas filhas profetizarão, os vossos
jovens terão visões, e os vossos velhos sonharão sonhos;
¹⁸ e também do meu Espírito derramarei sobre os meus servos e minhas servas, naqueles dias, e profetizarão.
PLANO
DE AULA
1-
INTRODUÇÃO
Paixão
pelo Evangelismo e Missões é uma marca da identidade pentecostal no mundo e,
especificamente, em nosso território pátrio. Essa prioridade no Reino de Deus,
sob a dependência do Espírito Santo, é a causa do crescimento da obra
pentecostal no mundo. No Pentecoste, a Igreja nasceu pregando o Evangelho aos
que estavam presentes, advindos de diversas regiões do mundo (At 2.14-41). Na
atualidade, o Movimento Pentecostal é responsável por levar o Evangelho aos
lugares que ainda não tinham sido alcançados.
2-
APRESENTAÇÃO DA LIÇÃO
A)
Objetivos da Lição:
I)
Apresentar uma perspectiva pentecostal de Missões;
II) Explicar a obra missionária após o Pentecostes;
III)
Enfatizar a dependência do Espírito Santo na obra pentecostal de Missões.
B) Motivação:
No Livro dos Atos dos Apóstolos, percebemos a obra do Espírito Santo como realidade estabelecida na primeira igreja. Essa imagem presente no livro do Novo Testamento que narra a história da Igreja Primitiva se torna realidade no tempo presente quando, por meio do Espírito Santo, o Evangelho chega aos povos com a confirmação dos sinais e maravilhas que mostram a veracidade da Palavra de Deus.
C) Sugestão de Método:
Na lição anterior estudamos a respeito da natureza
missionária de Deus no Novo Testamento. Nesta lição, apresentaremos uma
perspectiva pentecostal da obra missionária fundamentada nas Escrituras
Sagradas. Por isso, para concluir o primeiro tópico, sugerimos que você
enfatize a marca e contribuição pentecostal para a causa missionária:
1) Marca Pentecostal:
A crença na mesma experiência com o Espírito Santo ocorrida
em Atos dos Apóstolos, um senso de profunda dependência do Espírito para fazer
qualquer obra;
2) Contribuição pentecostal:
O Espírito Santo como fundamento de qualquer projeto missionário, sinais e maravilhas confirmam a veracidade do Evangelho.
3-
CONCLUSÃO DA LIÇÃO
A) Aplicação:
Todo projeto missionário na Igreja de nosso tempo deve levar em
conta a dependência do Espírito Santo para dirigir o início, o meio e o final
de cada projeto.
4-
SUBSÍDIO AO PROFESSOR
A) Revista Ensinador Cristão.
Vale a pena conhecer essa revista que traz reportagens, artigos, entrevistas e subsídios de apoio à Lições Bíblicas Adultos. Na edição 95, p.38, você encontrará um subsídio especial para esta lição.
B) Auxílios Especiais:
Ao final do tópico, você encontrará auxílios que darão
suporte na preparação de sua aula:
1)
O texto “Quem É o ‘Pentecostal?”, localizado depois do primeiro tópico,
aprofunda a reflexão a respeito da identidade pentecostal;
2) O texto “A Negligência do Papel do Espírito na Teoria e Prática Missionária”, ao final do terceiro tópico, amplia a reflexão a respeito da ênfase do Espírito Santo na perspectiva missionária de Missões.
INTRODUÇÃO
Uma característica notável do Movimento Pentecostal, (A fé pentecostal, é uma vertente do cristianismo protestante que acredita na contemporaneidade dos dons espirituais descritos em Romanos 12, 1 Coríntios 12 e 14 e Efésios 4, além de toda literalidade de relatos milagrosos e sobrenaturais descritos na Bíblia com a possibilidade de experiência para a atualidade.) desde o seu início, na virada do século passado, tem sido a paixão por Evangelismo e Missões. Nesta lição, estudaremos algumas características que marcam o trabalho pentecostal em Missões, uma marca da obra do Espírito Santo nestes últimos dias.
Lição 05 - Uma perspectiva pentecostal de missões
Missões tem origem em Deus, e como tal tem a necessidade de ser universal, transcultural. No Antigo Testamento temos o povo de Israel como ferramenta de Missões por Deus pra alcançar os povos e as nações, no Novo Testamento temos a igreja como ferramenta em Missões dando continuidade no que Jesus iniciou.
Assim pra executarmos tal tarefa temos o auxílio e a presença do Espírito Santo na vida da Igreja, batizando-a, capacitando-a, ungindo-a e enviando-a as nações.
Nessa lição veremos a ação do pentecoste como agente propulsor em Missões, uma igreja cheia do poder do alto é uma igreja que entende, compreende e faz Missões, pois a partir do momento que recebemos o Espírito e o batismo não conseguimos separar essa atividade essencial pra vida da Igreja.
Crê no movimento pentecostal é ser mais do que cheio do Espírito Santo, é também querer que todos os homens cheguem ao conhecimento da verdade e assim também sejam cheios Dele. Ser pentecostal é acreditar na mesma atuação do Espírito Santo na igreja atual assim como o foi na igreja primitiva; é crê no batismo com Espírito Santo e no falar em línguas estranhas, na distribuição dos dons espirituais e sua atualidade.
Essa marca faz com que tenhamos êxito em Missões.
Uma igreja pentecostal é uma igreja missionária. É uma igreja evangélica.
O evangélico é aquele indivíduo que segue os Evangelhos de Jesus, obedece seus ensinamentos e faz a missão deixada por Ele; "Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda a criatura".
Essa é nossa marca; nós O aceitamos, aceitamos o compromisso de segui-Lo e fazer sua obra, de crermos na sua Palavra como autoridade máxima e nossa única regra de fé e prática, de abraçarmos a responsabilidade de anunciar a sua Palavra e vontade de salvação a todos os homens.
Acreditamos que o episódio de Atos 2 foi o agente propulsor pra igreja primitiva alcançar o mundo de sua época, e que assim eles fizeram cheios do Espírito Santo e de poder.
Eles conseguiram alcançar Jerusalém, foram a Samaria, chegaram na Judéia e pregaram até os confins da terra até então conhecido. Tudo isso impulsionados pelo poder e a chama do pentecoste, a descida do Espírito Santo.
É inimaginável fazer Missões e não ser cheio do Espírito Santo, é inimaginável ser pentecostal e não arder a chama de Missões continuamente em nossos corações. Se é Ele quem chama, capacita e envia logo não podemos disassociar sua presença nos corações daqueles que são pregadores e testemunhas da sua Palavra.
Logo percebemos que nossa teologia Pentecostal nos impulsiona cada vez mais pra fazermos ide do Senhor Jesus.
Pentecoste e Missões andam lado a lado.
Neweb
Palavra-Chave: Pentecostal
I-
UMA PERSPECTIVA PENTECOSTAL DE MISSÕES
1- Somos evangélicos.
Historicamente, o evangélico é conhecido como alguém que
enfatiza:
(1)
o compromisso pessoal com Jesus a partir do “novo nascimento” ( É a ação de fazer o homem uma nova criatura em Cristo, onde quem realiza essa ação é o Espírito Santo de Deus convencendo o homem de seus pecados, perdoando-o e restaurando sua condição de filho de Deus.) Saber mais: Nascer de Novo Estilo Adoração
(2)
a autoridade bíblica (A doutrina da inspiração divina, verbal e plenária da inerrante Palavra de Deus; sua inspiração é divina porque ela foi inspirada por Deus, Ele próprio a soprou e ditou, ela é verbal porque cada palavra escrita foi dita por Deus, Ele quis que cada uma dessas palavras estivesse lá escrita; ela é plenaria porque ela é completa, ou seja todas as palavras tanto do antigo como do novo testamento se completam e mostram a autoridade da palavra de Deus. A Bíblia é a única regra infalível e autoridade final de fé e prática.) e
(3) o apelo de anunciar a Cristo aos outros.
Basicamente,
esses princípios são o que os evangélicos têm em comum. Eles tornam-se num
impulso evangélico com raiz histórica na tríplice ênfase da Reforma Protestante. (Movimento reformista que surgiu no cristianismo no século XVI. Esse movimento iniciou-se a partir de Martinho Lutero, um monge católico que estava insatisfeito com algumas práticas e questões teológicas defendidas pela Igreja Católica.)
1)
a autoridade das Escrituras,
(2)
a salvação pela fé e
(3) o sacerdócio universal dos crentes. (O sacerdócio real universal de todos os crentes é uma doutrina bíblica fundamentada na realidade do sacerdócio celestial de Cristo. Jesus Cristo é o grande, perfeito e eterno Sumo Sacerdote; e por sua obra redentora os redimidos são feitos reis e sacerdotes no Reino de Deus.)
Ver mais: Sacerdócio Real Universal dos Crentes - Estilo Adoração
Então, de acordo com o missiólogo Paul Pomerville, (Paul A. Pomerville- É doutor em Filosofia, Estudos Interculturais, Escola de Missão Mundial pelo Seminário Teológico Fuller. Serviu como missionário na Ásia e na Europa, e como professor de pós-graduação e chefe do departamento de Missões Cristãs e Comunicações Interculturais no Seminário das Assembleias de Deus. Ele também deu treinamento para policiais sobre diversidade cultural em todo o mundo. Hoje ele mora em Bali, ilha da Indonésia.) podemos dizer que o Movimento Pentecostal contribuiu com esse impulso evangélico, descrito acima, com a natureza dinâmica da fé cristã. Esse princípio envolve a atividade de Deus em termos do ministério do Espírito Santo (1 Co 12.11).
2- Somos pentecostais.
Com o termo “pentecostal” nos referimos ao crente que crê que a experiência do Espírito Santo que ocorreu com os apóstolos, no dia de Pentecostes, de acordo com o Livro de Atos, pode acontecer hoje também, ou seja, a experiência com o Espírito Santo hoje não é diferente da experimentada pelos cristãos do século I (At 2.1-12). Nas palavras do missiólogo Paul Pomerville, essa experiência do Espírito perpassou a História da Igreja. Ela remonta à obra do Espírito Santo com a Igreja que começou no dia de Pentecostes e continua ao longo dos últimos dias, até que Jesus Cristo volte para arrebatar a sua Igreja (At 1.10,11).
3- Contribuições Pentecostais às Missões.
Uma das contribuições pentecostais mais significativas para as missões modernas, sem dúvida, é a ênfase (Entende-se por “dar ênfase”, o ato de focar, de salientar, de enfatizar certas palavras, frases ou ideias, com o propósito de dar-lhes uma importância especial. Ênfase é um substantivo feminino que significa realce, destaque exaltação ou importância.) do papel indispensável do Espírito Santo no complexo desafio de plantar igrejas onde Cristo ainda não foi anunciado. Esse entendimento está na base do importante crescimento evangélico depois das Missões operadas pela obra pentecostal. Nesse sentido, o sucesso das missões pentecostais está ligado diretamente ao “lugar” que damos ao Espírito Santo, um lugar semelhante ao que os crentes do Novo Testamento deram em Atos dos Apóstolos (At 16.6-10). Assim, podemos dizer que somos evangélicos-pentecostais, pois para além de afirmarmos todos os princípios que os evangélicos afirmam, para nós é inegociável e indispensável o poder do Espírito na prática das Missões.
SINOPSE
I
Além do compromisso pessoal com Jesus, da autoridade da Bíblia e do apelo de anunciar Cristo aos povos, os pentecostais enfatizam a presença do Espírito Santo em toda boa obra.
AMPLIANDO
O CONHECIMENTO
“AS
QUESTÕES MISSIONÁRIAS CONTEMPOR NEAS E PENTECOSTAIS.
[…] A atividade de Deus no mundo nunca mais seria a mesma após este ‘evento-Cristo’. Existe um novo paradigma para a atividade de Deus no mundo. Cristo voltou ao céu e foi entronizado para governar acima de todo principado, e poder, e potestade, e domínio, e o poder do Espírito Santo é liberado no mundo para capacitar o corpo de Cristo a cumprir a missão redentora de Cristo.” Amplie mais o seu conhecimento, lendo a obra A Força Pentecostal em Missões, editada pela CPAD, p.196.
AUXÍLIO
MISSIOLÓGICO
“QUEM
É O ‘PENTECOSTAL’?
O ‘pentecostalismo clássico’ refere-se às igrejas pentecostais que se separaram das igrejas históricas do protestantismo no início do século passado. A questão que ocasionou a ruptura foi a crença de que o evento no Dia de Pentecostes mencionado em Atos 2.4 refere-se a uma experiência disponível para os cristãos de todas as eras. Acreditava-se que o ‘batismo com o Espírito Santo’ é evidenciado pelo sinal de ‘falar em outras línguas, conforme o Espírito dá expressão vocal’ (Menzies, 1971, p. 9). A questão da glossolalia fez com que as igrejas históricas banissem os ‘faladores de línguas’. Tornou-se também o principal fator unificador entre os primeiros pentecostais, que vieram de diversas tradições cristãs. Hollenweger ( inglês-Walter Jacob Hollenweger foi um teólogo suíço, reconhecido como um especialista em pentecostalismo mundial.), enfatiza que o fator comum entre os pentecostais era ‘todos os grupos que professam pelo menos duas experiências de crise religiosa,
(1. O batismo ou o novo nascimento;
2. O batismo com o Espírito), sendo o segundo subsequente e diferente do primeiro, e sendo o segundo, geralmente, mas nem sempre, associado a falar em línguas’ (Hollenweger, 1972, p. xix)” (POMERVILLE, Paul A. A Força Pentecostal em Missões: Entendendo a Contribuição dos Pentecostais na Teologia Missionária Contemporânea. 1.ed. Rio de Janeiro: 2020, pp.28-29).
Neweb, é bom saber!
Pra entendimento temos três grupos principais de igrejas aqui no Brasil:
1. Os históricos, formados principalmente por batistas, presbiterianos, metodistas e congregacionais;
2. Os pentecostais, Assembléia de Deus 1911, Congregação Cristã no Brasil, 1910…e
3. os neopentecostais, com Universal do Reino de Deus, Igreja da Graça, Renascer, Mundial do Poder de Deus, Sara Nossa Terra etc.
Os históricos se consideram herdeiros da Reforma Protestante; os pentecostais são os herdeiros dos movimentos avivalistas baseados na experiência do “Espírito Santo”; e os neopentecostais surgiram da chamada teologia da prosperidade.
Ser pentecostal e pentecostalismo.
Ser pentecostal ou pertencer ao pentecostalismo é crê na ação sobrenatural do Espírito Santo batizando os crentes hoje e distribuindo os dons do Espírito assim como nos tempos da Igreja Primitiva e reconhecer esse batismo com o sinal inicial em falar em línguas estranhas (glossolalia). O que ocorreu com os discípulos em Atos 2 pode ser experimentado por todos os crentes em qualquer época. O pentecostal crê que Deus continua agindo por intermédio do Espírito Santo em nome de Jesus na vida da Igreja atual batizando-a e distribuindo os dons espirituais.
O pentecostalismo clássico é o movimento da primeira onda pentecostal distinguindo aqui no Brasil as igrejas Assembléia de Deus e Congregação Cristã no Brasil.
II- A OBRA MISSIONÁRIA DEPOIS DO PENTECOSTES
1- A causa da obra missionária da primeira igreja.
A descida do Espírito Santo no dia de Pentecostes é o acontecimento que impulsiona a obra missionária da primeira igreja. (Após a morte do Senhor Jesus os discipulos ficaram parados em Jerusalém a espera da promessa do revestimento, porém após a descida do Espírito em Atos 2, eles foram direcionados e impulsionados a espalharem a mensagem do Evangelho. A chama incomodara os discípulos a saírem de Jerusalém e irem a Judéia, Samaria e até os confins da terra. Foi a chama do batismo que os motivaram). O Senhor Jesus disse aos discípulos que, uma vez capacitados pelo poder do Espírito Santo, eles seriam suas testemunhas até aos confins da Terra (At 1.8). Por isso, o período em que a igreja cristã viveu seu maior crescimento foi o do primeiro século ( Século I, compreende do ano 1 d. C. até 100 d. C. É um periodo de 100 anos. O cristianismo surgiu com Cristo pregando o evangelho do reino de Deus e se solidificou após a sua ressurreição.) nossa era. Ali começou o poderoso movimento de Missões. Nesse sentido, os oito primeiros capítulos de Atos dos Apóstolos explicam a razão desse crescimento: antes de sair para alcançar as nações com o Evangelho, os discípulos deveriam estar revestidos de poder (At 1.4). Isso se cumpriu fielmente em Atos 2.
2- A expansão missionária da primeira igreja.
Depois de serem cheios do Espírito Santo, os discípulos puderam compartilhar a mensagem do Evangelho de Jesus Cristo com outras pessoas além das fronteiras da Palestina (A palavra Palestina é uma nominação dos gregos para a região conhecida como Filistia, uma estreita faixa litorânea do Mar Mediterrâneo, próxima à Judeia. Ocorre que com o tempo este nome Philistia, tornou-se Palestina, e a região toda (Canaã) passou a ser chamada de Palestina. O nome bíblico para toda essa região é Canaã, Terra Santa, Terra Prometida etc. Essa região começa nas montanhas da Síria e vai até as estepes do Neguebe (deserto) no comprimento e do grande deserto da Arábia até o mediterrâneo na sua largura.). O livro de Atos dos Apóstolos relata, de forma detalhada e precisa, o avanço missionário da igreja do século primeiro. Embora o Livro de Atos destaque a atuação do apóstolo Paulo, considerado o maior missionário da Igreja Primitiva (1 Co 16.8,9), pois ele estabeleceu igrejas nas quatro províncias romanas (Galácia, Macedônia, Acaia e Ásia, as províncias eram as grandes metrópoles, as principais cidades, os grandes centros urbanos.), também estão registrados trabalhos importantes de outros homens e mulheres de Deus, tais como: Barnabé, Pedro, Silas, Filipe, João Marcos, Apolo, Áquila, Priscila etc. Nesse aspecto, podemos dizer que o diácono-evangelista Filipe foi o primeiro missionário transcultural enviado a pregar para um africano (Eunuco da rainha dos etíopes) (At 8.26-30).
3- “Deus não faz acepção de pessoas”.
O apóstolo Pedro, um missionário cheio do Espírito Santo, reconheceu que todos os seres humanos são alvos do amor de Deus (At 10.34.35; 11.17,18). De perseguidor dos cristãos, Paulo se tornou o Apóstolo dos gentios (At 9.15,16, 1 Tm 2,7; Tt 2.11). O apóstolo João relata que Deus se interessa pela salvação de todos os homens (Ap 5.9,10,13; 7.9; 11.15). Com esse entendimento a respeito da natureza ilimitada do plano de salvação de Deus para os homens, e impulsionada pelo Espírito Santo, a Missão da primeira igreja atingiria a escala mundial. Podemos ver isso no ministério de Pedro com o centurião Cornélio (At 10), o trabalho de Filipe (At 8), a igreja missionária em Antioquia (At 13.1-3). bem como em Roma e outras regiões longinquas com o ministério apostólico de Paulo (Rm 15.22-29).
SINOPSE
II
O Espírito Santo impulsiona a igreja para fazer Missões, de modo a buscar os povos não alcançados.
III-
A AÇÃO DO ESPÍRITO SANTO E A OBRA MISSIONÁRIA
1- A função do Espírito na obra missionária.
Dentre as muitas funções do Espírito Santo estão as de ungir, inspirar, separar e enviar homens e mulheres para os quatro cantos da terra como missionários do Senhor. Por isso, a obra missionária é uma tarefa ligada à ação exclusiva do Espírito Santo. Vemos esse princípio com o nosso Senhor Jesus, que foi ungido pelo Espírito Santo para o exercício do seu ministério (Is 61.1-3; Lc 4.17-20). Em outro momento, o Espírito Santo não permitiu que os apóstolos ficassem envolvidos com problemas sociais e quaisquer outras atividades que não fosse a evangelização (At 6.1-41 - ¹ Ora, naqueles dias, crescendo o número dos discípulos, houve uma murmuração dos gregos contra os hebreus, porque as suas viúvas eram desprezadas no ministério cotidiano.
² E os doze, convocando a multidão dos discípulos, disseram: Não é razoável que nós deixemos a palavra de Deus e sirvamos às mesas.
³ Escolhei, pois, irmãos, dentre vós, sete homens de boa reputação, cheios do Espírito Santo e de sabedoria, aos quais constituamos sobre este importante negócio.
⁴ Mas nós perseveraremos na oração e no ministério da palavra.).
Os cristãos primitivos, por seu turno, eram fiéis em suas contribuições (At 4.32), o que proporcionava condições para que os apóstolos tivessem mais ousadia e poder do Espírito Santo para pregar a Palavra de Deus (At 9.31).
2- O Espírito Santo capacita para a obra.
O Espírito Santo é quem escolhe e envia missionários para anunciarem as Boas Novas de salvação ao mundo (At 8.29; 13.2; 20.28). Em Atos 16, temos uma revelação clara de como o Espírito Santo deseja que a ação missionária seja realizada (At 16.4-7
⁴ E, quando iam passando pelas cidades, lhes entregavam, para serem observados, os decretos que haviam sido estabelecidos pelos apóstolos e anciãos em Jerusalém.
⁵ De sorte que as igrejas eram confirmadas na fé, e cada dia cresciam em número.
⁶ E, passando pela Frígia e pela província da Galácia, foram impedidos pelo Espírito Santo de anunciar a palavra na Ásia.
⁷ E, quando chegaram a Mísia, intentavam ir para Bitínia, mas o Espírito não lho permitiu.).
Nesse sentido, o Espírito Santo também é o instrutor dos ministros da Palavra de Deus no exercício da proclamação da mensagem no campo missionário (1 Co 2.1-18). Não por acaso, a ação do poder do Espírito Santo na Igreja é a característica mais surpreendente no livro de Atos, a ponto de o livro ter sido chamado de “Os Atos do Espírito Santo”. Tanto o ministério público de Jesus quanto o ministério público da Igreja Primitiva foram iniciados sob a experiência do Espírito Santo.
3- Deus age por meio do Espírito Santo.
Na obra “Verdades Pentecostais” (CPAD), o pastor Antonio Gilberto descreve a assistência do Espírito Santo na obra missionária. Ele mostra que o Espírito Santo escolhe, envia, capacita e direciona os evangelizadores. É o que observamos no livro dos Atos dos Apóstolos, quando o Espírito Santo age na vida da Igreja. Ali, fica claro que o Deus da Bíblia não é o deísta ( No entendimento deísta, é acreditar que Deus criou tudo o que há, mas que Ele não intervem no universo, deixando que tudo siga seu curso natural) , isto é, impessoal, que se encontra longe do seu povo, mas Ele intervém de modo que deseja estabelecer um relacionamento vivo com a sua Igreja pelo poder ativo do Espírito Santo (At 17.28-30). Assim, a Igreja que dá espaço para a atuação do Espírito Santo será um celeiro de evangelismo, com eficácia e direção divina. Portanto, essa perspectiva de atividade do Espírito direta na obra missionária é uma ênfase dos pentecostais.
SINOPSE
III
Para os pentecostais, o Espírito Santo é indispensável à tarefa da obra missionária.
AUXÍLIO
MISSIOLÓGICO
“A
NEGLIGÊNCIA DO PAPEL DO ESPÍRITO NA TEORIA E PRÁTICA MISSIONÁRIA
Há evidências na história e na teologia missionárias protestantes de que a negligência à pneumatologia tem afetado negativamente a herança missionária ocidental. Não é de surpreender que Lindsell (1949), Allen (1960), Boer (1961),. Kane (1974) e Hodges (1977) perceberam que o papel do Espírito Santo nas missões modernas é grandemente negligenciado. Allen enfatiza que a revelação do Espírito Santo como Espírito missionário em Atos dos Apóstolos faz com que essa parte do Novo Testamento permaneça sozinha. […] O desenvolvimento da pneumatologia na área de que Allen falou ainda permanece em grande parte subdesenvolvido. Tal negligência só poderia afetar adversamente o conceito de teoria e prática missionárias” (POMERVILLE, Paul A. A Força Pentecostal em Missões: Entendendo a Contribuição dos Pentecostais na Teologia Missionária Contemporânea. 1.ed. Rio de Janeiro: 2020, pp.122-23).
CONCLUSÃO
Nesta lição, estudamos uma das mais importantes contribuições dos pentecostais para as missões modernas: o poder do Espírito Santo na vida da Igreja. Vimos que assim ocorreu no ministério terreno de Jesus, bem como o ministério terreno da Igreja Primitiva. Tudo isso nos mostra que é indispensável para qualquer projeto missionário que toda obra comece e termine sob o poder e direção do Espírito Santo. É essa presença santa que garante o sucesso e eficácia da obra missionária em pleno século XXI.
REVISANDO
O CONTEÚDO
1- A que nos referirmos com o termo “pentecostal”?
Referimo-nos ao crente que
crê que a mesma experiência do Espírito Santo que ocorreu com os apóstolos, no
dia de Pentecostes, de acordo com o Livro de Atos, pode acontecer hoje também,
ou seja, a experiência com o Espírito Santo hoje não é diferente da
experimentada pelos cristãos do século I (At 2.1-12).
2- Qual é uma das mais significativas contribuições pentecostais para as missões modernas?
É a ênfase do papel indispensável do Espírito Santo no complexo
desafio de plantar novas igrejas onde Cristo ainda não foi anunciado.
3- Qual o acontecimento que impulsiona a obra missionária da primeira Igreja do Novo Testamento?
A descida do Espírito Santo no dia de Pentecostes é o
acontecimento que impulsiona a obra missionária da primeira igreja.
4- Segundo a lição, como a primeira igreja atingiria a escala mundial de Missões?
Com o entendimento a respeito da natureza ilimitada do plano de salvação de Deus para os homens, e impulsionada pelo Espírito Santo, a Missão da primeira igreja atingiria a escala mundial.
5- Qual é a característica mais surpreendente no Livro de Atos?
A ação do poder do
Espírito Santo na Igreja é a característica mais surpreendente no livro de
Atos, a ponto de o livro ter sido chamado de “Os Atos do Espírito Santo”.
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