TEXTO PRINCIPAL
"A morte e a vida estão no poder da língua; e aquele que a ama comerá do seu fruto." (Pv 18.21)
RESUMO DA LIÇÃO
O controle da língua é para um a vida piedosa e um a fé sadia.
LEITURA SEMANAL
SEGUNDA-FEIRA - Guarda a tua língua.
"A morte e a vida estão no poder da língua; e aquele que a ama comerá do seu fruto." (Pv 18.21)
O controle da língua é para um a vida piedosa e um a fé sadia.
SEGUNDA-FEIRA - Guarda a tua língua.
¹³ Guarda a tua língua do mal, e os teus lábios de falarem o engano.
Salmo 34.13
TERÇA-FEIRA - O que guarda a língua se livra de angústias.
²³ O que guarda a sua boca e a sua língua guarda a sua alma das angústias.
Provérbios 21.23
QUARTA-FEIRA - A língua do sábio é saúde.
¹⁸ Há alguns que falam como que espada penetrante, mas a língua dos sábios é saúde.
Provérbios 12.18
QUINTA-FEIRA - Prestaremos contas de nossas palavras.
³⁶ Mas eu vos digo que de toda a palavra ociosa que os homens disserem hão de dar conta no dia do juízo.
Mateus 12.36
SEXTA-FEIRA - A sua fala reflete o que está no seu coração.
⁴⁵ O homem bom, do bom tesouro do seu coração tira o bem, e o homem mau, do mau tesouro do seu coração tira o mal, porque da abundância do seu coração fala a boca.
Lucas 6.45
SÁBADO - Que as nossas palavras sejam agradáveis.
COMPREENDER a necessidade de dominar a língua;
EXPLICAR os perigos de uma língua descontrolada; ’
DESTACAR as características de uma linguagem sadia e irrepreensível.
Prezado(a) professor(a), dando continuidade ao estudo da Carta de Tiago, nesta lição estudaremos um tema atual e bem relevante — o cuidado que devemos ter com a nossa língua. Tiago faz uma excelente exposição a respeito da disciplina da língua no decorrer de toda a Carta (1.19, 26; 411.12; 5.12). A língua é um pequeno membro do nosso corpo, todavia seu poder é sem pre ambíguo. Ela tem poder para construir e para destruir, por isso, precisa ser controlada pelo Espírito Santo. Sozinhos não conseguirem os refrear nossa fala e utilizá-la para glória de Deus. Precisam os da ajuda do Criador. Tiago afirma que a pessoa que consegue ter domínio desse pequeno órgão é um ser humano perfeito, com a capacidade de tam bém refrear as dem ais partes do seu corpo.
Professor(a), reproduza o quadro abaixo. Use-o para ressaltaras características de quando a nossa fala é controlada por Deus. Em seguida, ressalte as características da fala que é motivada pelo Diabo. Enfatize os danos terríveis que uma língua descontrolada pode causar na família, na igreja e no ambiente corporativo. Conclua explicando que no dia do Juízo, teremos que dar conta ao nosso Senhor de toda palavra ociosa proferida pela nossa boca. Leia com os alunos Mateus 12.36.
Quando a fala é motivada por Satanás:
Está cheia de:
Amargo ciúme
Ambição egoísta
Preocupação e desejos terrenos
Pensamentos e idéias não espirituais
Desordem Males
Quando a fala é mdtivada por Deus:
Pureza
Paz
Consideração pelos outros
Submissão
Misericórdia
Sinceridade
Extraído da Bíblia de Estudo Aplicaçao Pessoal, ÇPAD, p. V256.
Tiago 3.1-12
¹ Meus irmãos, muitos de vós não sejam mestres, sabendo que receberemos mais duro juízo.
² Porque todos tropeçamos em muitas coisas. Se alguém não tropeça em palavra, o tal varão é perfeito e poderoso para também refrear todo o corpo.
³ Ora, nós pomos freio nas bocas dos cavalos, para que nos obedeçam; e conseguimos dirigir todo o seu corpo.
⁴ Vede também as naus que, sendo
tão grandes e levadas de impetuosos ventos, se viram com um bem pequeno leme
para onde quer a vontade daquele que as governa.
⁵ Assim também a língua é um pequeno membro e gloria-se de grandes coisas. Vede quão grande bosque um pequeno fogo incendeia.
⁶ A língua também é um fogo; como mundo de iniquidade, a língua está posta entre os nossos membros, e contamina todo o corpo, e inflama o curso da natureza, e é inflamada pelo inferno.
⁵ Assim também a língua é um pequeno membro e gloria-se de grandes coisas. Vede quão grande bosque um pequeno fogo incendeia.
⁶ A língua também é um fogo; como mundo de iniquidade, a língua está posta entre os nossos membros, e contamina todo o corpo, e inflama o curso da natureza, e é inflamada pelo inferno.
⁷ Porque toda a natureza, tanto
de bestas-feras
como de aves, tanto de répteis como de animais do mar, se amansa e foi domada
pela natureza humana;
⁸ Mas nenhum homem pode domar a língua. É um mal que não se pode refrear; está cheia de peçonha mortal.
⁹ Com ela bendizemos a Deus e Pai, e com ela amaldiçoamos os homens, feitos à semelhança de Deus:
¹⁰ de uma mesma boca procede bênção e . Meus irmãos, não convém que isto se faça assim.
¹¹ Porventura, deita alguma fonte de um mesmo m anancial água doce e água amargosa?
¹² Meus irmãos, pode também a figueira produzir azeitonas ou a videira, figos? Assim, tampouco pode uma fonte dar água salgada e doce.
Qual o efeito que nossas
palavras exercem sobre a vida daqueles que nos ouvem? No texto bíblico que
estudaremos
nesta lição, o capítulo 3 da Carta de Tiago, somos advertidos a respeito do
poder e a responsabilidade do uso da língua. Tiago aborda a importância de
controlar nossa língua e desenvolver uma elocução sadia que reflita nossa fé em
Jesus Cristo.
⁸ Mas nenhum homem pode domar a língua. É um mal que não se pode refrear; está cheia de peçonha mortal.
⁹ Com ela bendizemos a Deus e Pai, e com ela amaldiçoamos os homens, feitos à semelhança de Deus:
¹⁰ de uma mesma boca procede bênção e . Meus irmãos, não convém que isto se faça assim.
¹¹ Porventura, deita alguma fonte de um mesmo m anancial água doce e água amargosa?
¹² Meus irmãos, pode também a figueira produzir azeitonas ou a videira, figos? Assim, tampouco pode uma fonte dar água salgada e doce.
INTRODUÇÃO
I - A NECESSIDADE DE DOMINAR A LÍNGUA
1. A responsabilidade dos mestres
com o que falam.
Tiago inicia o capítulo três com uma advertência para os professores (v. 1). Aqueles que ensinam são responsáveis por usar sua língua com sabedoria, pois suas palavras têm grande influência sobre os outros. A palavra grega para mestre é hyrios ou kurios, cujo significado também é “senhor". (Ver nota abaixo) O mestre aqui é alguém que ensina a respeito das coisas de Deus, e dos deveres dos homens, alguém que é qualificado para ensinar, trazendo a ideia de um rabino que possuía conhecimentos sobre a Lei. Aqueles que ensinavam, nesse tempo, faziam de forma oral e seus insucessos estavam relacionados às palavras proferidas. O ato de ensinar está diretamente ligado à língua, à comunicação.
Tiago inicia o capítulo três com uma advertência para os professores (v. 1). Aqueles que ensinam são responsáveis por usar sua língua com sabedoria, pois suas palavras têm grande influência sobre os outros. A palavra grega para mestre é hyrios ou kurios, cujo significado também é “senhor". (Ver nota abaixo) O mestre aqui é alguém que ensina a respeito das coisas de Deus, e dos deveres dos homens, alguém que é qualificado para ensinar, trazendo a ideia de um rabino que possuía conhecimentos sobre a Lei. Aqueles que ensinavam, nesse tempo, faziam de forma oral e seus insucessos estavam relacionados às palavras proferidas. O ato de ensinar está diretamente ligado à língua, à comunicação.
NOTA: Livro de apoio dos jovens:
Provavelmente deva ter acontecido um erro de correção na edição. Veja a informação do livro:
"A palavra grega p ara mestre é didáskalos,1 podendo significar: no Novo Testamento, alguém que ensina a respeito das coisas de Deus, e dos deveres do homem; ou ainda alguém que é qualificado para ensinar. Trazendo a ideia de um rabino que possuía conhecimentos sobre a Lei."
Tiago faz uso de uma ilustração para ampliar a compreensão e o impacto da língua. Ele compara a língua ao freio que dirige um cavalo e ao leme que controla um navio (v. 4). Embora a língua seja um pequeno órgão do corpo humano, ela pode direcionar uma vida inteira para o bem ou para o mal. O ser humano, que é relativamente pequeno em porte e força, por meio do freio (um artefato muito pequeno), pode controlar um animal maior e mais forte, logo, tem condições de controlar sua boca. Da mesma forma, Tiago se utiliza da comparação com o leme. Grandes embarcações à vela, movidas pela força do vento, são guiadas por um pequeno leme. Assim, se o ser humano pode controlar o curso de uma grande embarcação com um pequeno leme, ele deve ser capaz de controlar a sua língua para que tenha um bom curso nos mares desta vida os quais precisamos atravessar.
SUBSÍDIO 1
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II - OS PERIGOS DE UMA LÍNGUA DESCONTROLADA
O freio dos cavalos, o leme e a língua possuem as mesmas características: são pequenos, porém capazes de grandes feitos. Tiago também descreve a língua como um fogo, capaz de incendiar um grande bosque (v. 5). A ideia é mostrar que palavras podem causar danos enormes e duradouros. Você já deve ter ouvido nos noticiários os muitos males que as queimadas produzem para o meio ambiente, sendo até mesmo capazes de mudar o clima de uma determinada região. Os prejuízos são enormes para os ecossistemas e principalmente para o homem. "Como um mundo de iniquidade", essa expressão significa uma profunda violação da lei e da justiça; injustiça de coração e vida. Como um fogo, a língua que professa iniquidade é perversa, está fora de controle e destrói tudo à sua volta. A fala pode ser um instrumento para o bem, semeando a Palavra de Deus, como também para o mal, como por exemplo; mentir, difamar, alimentar o ódio, criar discórdias, incitar a luxúria etc. Muitos dos pecados que são cometidos têm sua origem na falta de controle da língua.
No versículo 9, Tiago destaca a inconsistência da língua: “Com ela bendizemos a Deus e Pai, e com ela amaldiçoamos os homens, feitos à semelhança de Deus." Esta dualidade mostra a necessidade de sermos consistentes em nossa fala, refletindo nossa fé em todas as circunstâncias. As Sagradas Escrituras nos ensinam que as palavras adequadas, pronunciadas no momento certo e com a atitude correta, têm o potencial de gerar vida. Por outro lado, palavras inadequadas, proferidas no momento errado e com a atitude incorreta, podem trazer destruição (Pv 18.21 - ²¹ A morte e a vida estão no poder da língua; e aquele que a ama comerá do seu fruto.).
Tiago afirma que "nenhum homem pode domar a língua" (v. 8). É um mal incontido, cheio de veneno mortal. O termo grego utilizado aqui é hohos que significa uma natureza perversa no modo de pensar, sentir, e agir; pessoa desagradável, injuriosa, perniciosa, destrutiva, venenosa. A comparação é com uma víbora, cujo veneno é tão mortal quanto os insultos, calúnias, maledicência e mentiras. Embora difícil, o controle da língua é essencial para evitar as armadilhas do mal e para se viver uma vida piedosa. Esse controle só é possível mediante a ação do Espírito Santo em nós. Neste capítulo, é destacada a contradição quanto ao uso da língua por algumas pessoas, pois ao mesmo tempo em que louvam a Deus, também amaldiçoam o próximo, que são feitos à semelhança de Deus (v. 9). Tiago mostra aos irmãos(as) que tal atitude não deve existir entre os crentes, pois fomos chamados a utilizar nossas palavras para edificação e não para maldição. Considerando que as palavras possuem o poder tanto de gerar vida quanto de causar morte, elas são prejudiciais e contaminam aquele que as pronunciam e aos que ouvem. Um dia teremos que prestar contas de todas as palavras ociosas que proferirmos (Mt 12.36 - ³⁶ Mas eu vos digo que de toda a palavra ociosa que os homens disserem hão de dar conta no dia do juízo.). Em tempos de redes sociais, essa orientação de Tiago é fundamental. Não são poucos os que se utilizam delas para destilarem seus “venenos", fruto de um coração cheio de perversidade
É possível dom ara nossa língua e ter uma linguagem sadia?
É possível com a ajuda do Espírito Santo em nós.
SUBSÍDIO 2
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III - CARACTERÍSTICAS DE UMA LINGUAGEM SADIA E
IRREPREENSÍVEL
Tiago enfatiza o poder e a responsabilidade que acompanham o uso da língua. Somos advertidos a possuir uma linguagem sadia para edificar e encorajar os outros. Escrevendo aos crentes de Éfeso, Paulo também enfatiza esse ensino afirmando que: "Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a edificação, para que dê graça aos que a ouvem" (Ef 4.29). Nossas palavras devem ser construtivas e benéficas. Com a língua, pode-se bendizer e amaldiçoar, contudo não somos chamados para amaldiçoar ninguém, e sim para apregoar a Palavra de Deus. Que venhamos usar nossas palavras para a edificação, exortação e consolo dos que nos ouvem. Use a sua boca, os seus lábios como uma ferramenta poderosa para edificar sua igreja e promover o bem-estar seu e dos irmãos(as). Desenvolva uma linguagem sadia que ajude outros jovens a crescerem em fé e a buscarem uma vida mais alinhada com os princípios cristãos.
Precisamos demonstrar sabedoria por meio da nossa conduta e, especificamente, através das nossas palavras. Uma linguagem sábia é aquela que reflete o conhecimento que vem do alto, logo ela é pura, pacífica, amável, complacente, cheia de misericórdia e de bons frutos, imparcial e sincera (v. 17). Essa sabedoria deve permear nossas conversas diárias para que sejam construtivas e que promovam a paz e a justiça. A sabedoria divina é prática e se reflete não apenas em nossos pensamentos, mas em nossa fala e atitudes. Somos desafiados a mostrar a sabedoria por meio de boas ações, realizadas com mansidão. Uma língua controlada reflete a sabedoria divina e a presença do Espírito Santo em nossa vida.
Nossa fala deve ser um reflexo da nossa fé em Cristo. O crente deve se comunicar de modo a evidenciar sua fé em Jesus, sendo sempre cheia de graça e verdade, evitando gírias, palavrões etc. (Cl 4.6 - ⁶ A vossa palavra seja sempre agradável, temperada com sal, para que saibais como vos convém responder a cada um.). Nossas palavras são um reflexo daquilo que temos em nossos corações. A fé sem um uso responsável e amoroso da língua é uma fé incompleta. Nossas palavras devem ser um testemunho vivo de nossa crença em Cristo, evidenciando o Fruto do Espírito (Gl 5.22-23 - ²² Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. ²³ Contra estas coisas não há lei.). Quando nossas palavras são coerentes com a fé que professamos, elas se tornam ferramentas de evangelismo e testemunho, atraindo outros para Cristo.
Como posso garantir que as minhas palavras reflitam minha fé e edifiquem os que me ouvem ?
As palavras têm poder e precisam ser usadas com sabedoria e responsabilidade para edificar e não destruir.
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CONCLUSÃO
A Carta de Tiago nos adverte
sobre o imenso poder da língua e a necessidade
de controlá-la para evitar danos à nossa vida e à do próximo. Uma linguagem
saudável edifica, é cheia de sabedoria e reflete nossa fé em Cristo. Como
cristãos, somos chamados a usar nossas palavras para glorificar a Deus e
edificar os outros, demonstrando autenticidade em nossa fé por meio de uma
comunicação verdadeira e amorosa. Ao cultivar uma linguagem irrepreensível,
mostramos ao mundo a transformação que Cristo opera em nossas vidas
HORA DA REVISÃO
Tiago inicia o capítulo três com uma advertência para os professores.
2. Qual é a palavra grega utilizada para "mestre" e o seu significado?
A palavra grega para mestre ê hyrios ou kurios, cujo significado também e “senhor".
3. Quais são as figuras que Tiago utiliza para ilustrar o impacto da língua?
Ele com para a língua ao freio que dirige um cavalo e ao leme que controla um navio (v. 40)
4. Qual o significado da expressão "como um mundo de iniquidade"?
“Com o um mundo de iniquidade", essa expressão significa uma profunda violação da lei e da justiça: injustiça de coração e vida.
5. De acordo com a lição, quais são as características de uma linguagem sábia?
Fala que edifica, palavras de s a bedoria e reflexos da fé em Cristo.
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