TEXTO ÁUREO
“E tomou o Senhor Deus o homem e o pôs no jardim do Éden para o lavrar e o guardar.” (Gn 2.15)
VERDADE PRÁTICA
O homem foi criado com qualidades que expressam virilidade, responsabilidade e liderança.
LEITURA DIÁRIA
Segunda – Gn 1.27
Deus criou o ser humano e os definiu pelo sexo: macho e fêmea.
Assim Deus criou o ser humano à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.
Gênesis 1:27
Terça – Gn 2.15 Ao criar o homem , Deus lhe confiou duas tarefas: cultivar e guardar o jardim.
O Senhor Deus tomou o homem e o colocou no jardim do Éden para o cultivar e o guardar.
Gênesis 2:15
Quarta – Rm 1.26,27
O uso antinatural da sexualidade é condenado nas Escrituras.
Por causa disso, Deus os entregou a paixões vergonhosas. Porque até as mulheres trocaram o modo natural das relações íntimas por outro, contrário à natureza.
Da mesma forma, também os homens, deixando o contato natural da mulher, se inflamaram mutuamente em sua sensualidade, cometendo indecência, homens com homens, e recebendo, em si mesmos, a merecida punição do seu erro.
Romanos 1:26,27
Quinta – Ez 22.30
Deus procura homens capazes para reverter situações adversa.
— “Procurei entre eles um homem que reconstruísse a muralha e se colocasse na brecha diante de mim, a favor desta terra, para que eu não a destruísse, mas não encontrei ninguém.
Ezequiel 22:30
Sexta – Rt 3.8 O
autocontrole e moderação nos instintos sexuais.
Aconteceu que, no meio da noite, o homem se assustou e sentou-se; e eis que uma mulher estava deitada a seus pés.
Rute 3:8
Sábado – Rt 4.13-16
Espera-se do homem cristão um caráter protetor e provedor para toda a sua
família.
Assim Boaz recebeu Rute, e ela passou a ser a sua mulher. Ele teve relações com ela, e o Senhor concedeu que ela ficasse grávida e tivesse um filho.
Então as mulheres disseram a Noemi:
— Bendito seja o Senhor, que não deixou hoje de lhe dar um neto que será o seu resgatador. Que o nome dele venha a ser famoso em Israel.
Nele você terá renovação da vida e consolo na velhice, pois a sua nora, que ama você, o deu à luz, e para você ela é melhor do que sete filhos.
Noemi pegou o menino no colo e passou a cuidar dele.
Rute 4:13-16
Hinos Sugeridos, clique para ouvir:
260, Avante com o Nosso Capitão
416, Quando o Povo Salvo Entrar
LEITURA BÍBLICA EM
CLASSE
Rute 4.7-12
7 – Havia, pois, já
de muito tempo este costume em Israel, quanto à remissão e contrato, para
confirmar todo negócio, que o homem descalçava o sapato e o dava ao seu
próximo; e isto era por testemunho em Israel.
8 – Disse, pois, o remidor a Boaz: Toma-a para ti. E descalçou o sapato.
9 – Então, Boaz
disse aos anciãos e a todo o povo: Sois, hoje, testemunhas de que tomei tudo
quanto foi de Elimeleque, e de Quiliom, e de Malom da mão de Noemi;
10 -e de que também tomo por mulher a Rute, a moabita, que foi mulher de Malom, para suscitar o nome do falecido sobre a sua herdade, para que o nome do falecido não seja desarraigado dentre seus irmãos e da porta do seu lugar; disto sois hoje testemunhas.
11 – E todo o povo
que estava na porta e os anciãos disseram: Somos testemunhas; O Senhor faça a
esta mulher, que entra na tua casa, como a Raquel e como a Leia, que ambas
edificaram a casa de Israel; e há-te já valorosamente em Efrata e faze-te nome
afamado em Belém.
12 E seja a tua casa como a casa de Perez (que Tamar teve de Judá), da semente que o Senhor te der desta moça.
PLANO DE AULA
1- INTRODUÇÃO
É preciso refletir a
respeito do conceito e do papel da masculinidade (Masculinidade é um conjunto de atributos, comportamentos e papéis geralmente associados a meninos e homens.) do ponto de vista bíblico.
Nesse sentido, a lição desta semana chama a atenção para um processo presente
na sociedade de desconstrução da masculinidade tal como é apresentado na Bíblia
e o impacto que isso pode ter na funcionalidade da família cristã. Por isso,
chamamos a atenção que, de acordo com a Palavra de Deus, a masculinidade
bíblica leva em conta a criação divina, a constituição biológica e o papel
estabelecido por Deus para o homem cristão.
2- APRESENTAÇÃO DA
LIÇÃO
A) Objetivos da
Lição:
I) Mostrar que a
masculinidade bíblica provém da criação divina e que suas características
passam pela provisão e proteção da família;
II) Destacar que a erosão da masculinidade tem a ver com a apologia à homossexualidade e com a negligência da responsabilidade masculina;
III) Enfatizar a
imagem de Boaz como símbolo de uma masculinidade bíblica e equilibrada.
B) Motivação:
Há uma
clara relativização quanto à imagem bíblica do homem. O movimento progressista
procura romper com os padrões bíblicos e desconstruir a masculinidade como a
encontramos na Bíblia e na constituição biológica do homem. Por isso, é
importante refletir a respeito dos impactos que essa agenda pode causar no
exercício do papel masculino tal qual revelado nas Escrituras Sagradas.
C) Sugestão de Método:
O segundo tópico traz uma explicação a respeito da erosão da masculinidade. Sugerimos que você apresente uma tabela em que conste as seguintes informações em relação ao assunto: Apologia midiática da homossexualidade contra a hetero normatividade; responsabilidades de proteção, trabalho e liderança negligenciadas; incapacidade de os homens cumprirem o seu papel. A ideia é que você apresente uma tabela com essas informações para introduzir o assunto. Em seguida, dê tempo para que a classe exponha o que pensa, gerando uma tempestade de ideias. Depois, exponha o conteúdo do segundo tópico conforme a lição.
3- CONCLUSÃO DA
LIÇÃO
A) Aplicação:
A
presente lição estimula que os homens cristãos sejam generosos conforme o
modelo bíblico representado por Boaz, que assumam o papel que se espera deles
em sua família como marido, pai e líder. É preciso que trabalhemos o aspecto
positivo do papel do homem na família e na sociedade conforme as diretrizes da
Palavra de Deus.
4- SUBSÍDIO AO
PROFESSOR
A) Revista Ensinador Cristão.
Vale a pena conhecer essa revista que traz reportagens, artigos,
entrevistas e subsídios de apoio à Lições Bíblicas Adultos. Na edição 94, p.39,
você encontrará u m subsídio especial para esta lição.
B) Auxílios Especiais:
Ao final do tópico, você encontrará auxílios que darão suporte na
preparação de sua aula:
1) O texto “A
Qualidade da Paternidade” expande a reflexão das funções naturais do homem de
prover e proteger. Aqui tomamos o exemplo concreto da paternidade.
2) O texto “A Liderança Masculina” , localizado no terceiro tópico, aprofunda as características de liderança masculina apresentadas à luz da vida de Boaz.
INTRODUÇÃO
O conceito progressista de ruptura dos padrões bíblicos atua na desconstrução da masculinidade. Assim, os marcos judaico-cristãos do papel do homem são questionados. Nesse contexto, a masculinidade é relativizada e o modelo bíblico de homem, desconstruído. Nesta lição, apresentaremos o mandato divino para o homem, as ofensivas de desmasculinização ( Movimento que tende a acabar, inibir todos os aspectos da masculinidade) e o exemplo de masculinidade bíblica que Deus requer do homem cristão.
PALAVRA-CHAVE: MASCULINIDADE
I -A MASCULINIDADE
BÍBLICA
1- A criação divina do ser humano.
Deus é o Criador de todas as coisas nos céus, na terra e no mar (Gn 1.1; At 4.24). A Escritura registra que Ele criou o ser humano e o definiu pelo sexo: macho e fêmea, homem e mulher (Gn 1.27). Essa diferenciação visa ao complemento mútuo na união conjugal e ao desempenho dos papéis divinamente designados a cada um (1 Co 11.11,12). Desse modo, pode-se afirmar que nenhuma outra criatura foi feita como o ser humano. Os peixes, as aves e todos os outros animais foram produzidos “segundo a sua espécie” (Gn 1.21,24,25). Entretanto, ao criar o ser humano, Deus o fez olhando para si mesmo, isto é, sua própria imagem e semelhança (Gn 1.26). Por conseguinte, o ser humano é considerado a coroa da Criação.
2- Características da masculinidade.
As Escrituras revelam um conjunto de características do papel do homem na história, bem como segundo a sua constituição biológica. Ao criar o homem, Deus lhe confiou duas tarefas primárias e essenciais: cultivar e guardar (Gn 2.15). Esses dois termos resumem o mandado divino para o comportamento masculino. Significa que as funções de provedor e protetor são próprias da natureza do homem. Nesse sentido, Paulo ratifica (fazer a ratificação, a validação; confirmar, validar, patentear a verdade de; comprovar, corroborar) que cabe ao homem proteger sua esposa e família, bem como prover-lhes uma vida digna (Ef 5.28-30). Ressalta-se que a “masculinidade bíblica” enaltece o amor e o cuidado em relação à mulher e que “o machismo” a inferioriza e a desonra. Nesse aspecto, a Bíblia ensina ao homem a honrar a mulher com toda a dignidade (1 Pe 3.7).
3- A liderança masculina.
Deus confiou ao homem a responsabilidade da liderança (Gn 1.26; 3.16). Na Bíblia, Deus é a cabeça de Cristo; Cristo é a cabeça do homem; e o homem é a cabeça da mulher (1 Co 11.3). O movimento feminista, de viés neomarxista (Adepto do movimento Neomarxismo; aqueles que são inspirados pela doutrina marxista adaptando-se às mudanças nas condições econômicas, políticas e sociais e integrando-a com o contributo de teorias mais recentes (Neomarxismo) ) considera esse modelo como um sistema machista opressor para com a mulher. Ao contrário dessa falácia (qualidade do que é falaz; falsidade;) , o apóstolo Paulo revela que o homem deve liderar a sua casa do mesmo modo que Cristo lidera a Igreja (Ef 5.29). Uma vez que Cristo se entregou pelo bem-estar da Igreja, a liderança masculina requer a prática de algum tipo de sacrifício pela mulher (Ef 5.25b). Nesse sentido, no exercício da liderança, o homem deve evidenciar virtudes, tais como: fortaleza, sabedoria, coragem , amor e respeito (Jz 6.14; 2 Cr 1.10; Ne 6.11; Jo 15.12,13).
SINOPSE I
Deus criou o homem com funções de prover e proteger a sua família, trazendo assim segurança a sua casa.
AUXÍLIO DE VIDA
CRISTÃ
A QUALIDADE DA
PATERNIDADE
“RECORDO-ME CLARAMENTE do dia em que meu primeiro filho nasceu – 10 de agosto de 1963 -, uma noite de calor sufocante, no sul da Califórnia. Fazia tanto calor que levei minha mulher para um passeio na praia de Huntington. Tomamos a direção de volta para casa, a encalorada e poluída Los Angeles, já no meio da tarde. Após o jantar, enquanto nos acomodamos em nossos finos lençóis, o trabalho de parto começou. E isto é tudo de que nos lembramos do ardor do sol. Minha esposa estava ocupada com outro tipo de dor, e eu estava tão nervoso que esqueci da minha. Aquela noite trouxe um dos maiores acontecimentos de nossas vidas. Deus nos dava nosso primogênito, uma bela menininha a quem demos o nome de Holly. Eu me lembro de tudo, até das cores da parede do hospital. Parece que foi ontem. Hoje, como avô de seis crianças, é natural que meu verdadeiro tesouro, depois da minha conversão a Cristo, sejam os membros da minha família. Admito a ideia de que, se houvesse um incêndio, voltaria para pegar as fotos, o álbum de recortes, os cartões de aniversário e as notas. Sim , pelo amor que sinto por eles” (HUGHES, Kent R. Disciplina do Homem Cristão. Rio de Janeiro: CPAD, 2004, p.37).
II – A EROSÃO DA
MASCULINIDADE
1- Apologia a homossexualidade.
Em tempos pós-modernos, a “ideologia de gênero” (Consiste na ideia de que os seres humanos nascem iguais, sendo a definição de masculino e feminino um produto histórico-cultural, desenvolvido pela sociedade.) faz continuas investidas de legitimação da homossexualidade (Característica atribuída aos seres vivos que se sentem atraídos seja fisicamente, esteticamente ou emocionalmente por um outro ser vivo que possua o mesmo sexo biológico e o mesmo gênero que o seu. Um comportamento antibíblico e antinatural.). Esse conceito ignora as características físicas e biológicas, alegando que o ser humano nasce sexualmente neutro. Essa concepção invalida a criação divina da raça humana como ser binário (Binaridade de gênero: Termo usado para descrever a ideia de que existem apenas duas possibilidades: homem e mulher. Essas classificações são atribuídas no nascimento com base nos genitais.) “masculino” e “feminino” (Gn 1.27). Ensina que a identidade de gênero e a orientação sexual independem da anatomia do corpo. Assim, não aceita que os órgãos do sistema reprodutor humano sirvam de parâmetro para a sexualidade. Como consequência, a sexualidade antinatural é incentivada (Rm 1.26,27). Disso decorre uma crise do comportamento masculino no tempo presente (1 Co 6.10).
2- Responsabilidade negligenciada.
Em virtude da relativização da masculinidade, o modelo bíblico vem sendo abandonado. A identidade masculina, que deveria estar associada à virilidade (masculinidade, hombridade, varonilidade), à capacidade de prover e proteger a família, é substituída por indivíduos de duplo ânimo, vacilantes e inconsequentes (Tg 1.8). Uma parcela é incapaz de sustentar a sua própria casa, não pelo desemprego, mas pela aversão ao trabalho (Pv 21.25). Os efeitos desse comportamento resultam em inúmeros casos de desajustes familiares e divórcio.
3- Crise de liderança.
A crise de masculinidade tem gerado homens incapazes de exercer liderança. Uma sociedade sem líderes eficazes transforma-se em anarquia (Sistema político baseado na negação do princípio da autoridade. Anarquismo.) No período do profeta Ezequiel, Jerusalém estava imersa na corrupção, fraudes, mentiras, opressão, extorsão, imoralidade, injustiça e violência (Ez 22.2-13). Deus revelou ao profeta que uma das causas do juízo iminente era crise de liderança e que procurava alguém para reverter a situação (Ez 22.30). Nesse caso, Deus ainda procura esse tipo de homem na atualidade (1 R s 2.2).
SINOPSE II
A erosão da masculinidade é representada pela apologia a homossexualidade, a negligencia das responsabilidades masculinas e a crise de liderança.
III – BOAZ: SÍMBOLO
BÍBLICO DE MASCULINIDADE
1- Modelo de generosidade.
Boaz (Boaz é um personagem do Antigo Testamento da Bíblia, citado no livro de Rute e em I Crônicas como pertencente à tribo de Judá, filho de Salmom, vindo a ser bisavô do rei Davi.) é um grande símbolo de masculinidade bíblica. Ele era um parente de Elimeleque, o falecido esposo de Noemi (Rt 2.1). Esta perdera o marido, os filhos e ficará apenas com a moabita Rute, uma de suas noras, também viúva e sem filhos (Rt 1.3,5,16). Para sobreviver, Rute foi trabalhar no campo de Boaz (Rt 23,5,6). Ao saber que Rute deixara a sua terra para apoiar a sogra, Boaz a tratou com generosidade (Rt 2 .11,12 ). Ele se dirigiu a ela com ternura (Rt 2.8); a protegeu para não ser molestada (Rt 2.9); a alimentou (Rt 2.14); e ordenou que fosse favorecida na colheita (Rt 2.15,16). Porém, pela lei, uma viúva sem filhos só poderia ser resgatada pelo casamento com um parente próximo do falecido (Dt 25.5,6; Rt 4.9,10). Assim, apesar da compaixão de Boaz, Noemi e Rute ainda estavam em apuros.
2- Modelo de responsabilidade.
Ao prometer resgatar Rute e a herança de Elimeleque, Boaz estava ciente que o direito era de um parente mais próximo que ele (Rt 3.12,13). Assim, movido pelo senso de responsabilidade, liderança e honra, Boaz levou o caso aos anciãos (Rt 4.1,2). Na audiência, explicou que as terras estavam à venda e aquele que as comprasse deveria casar-se com Rute (Rt 4.4,5). O parente que tinha a primazia autorizou Boaz a comprar as terras e se casar com a moabita (Rt 4.6,9,10). Ao adquirir a propriedade e tomar Rute por mulher, Boaz tornou-se o provedor e protetor daquela família (Rt 4.13-16). O casal gerou a Obede, avô do Rei Davi de cuja linhagem nasceu Cristo (Rt 4 .2 2 , M t 1.5,6 ,16 ). Boaz é símbolo de masculinidade enquanto marido, pai e líder exemplar.
SINOPSE III
Boaz representa um símbolo de masculinidade bíblica enquanto marido, pai e líder.
AUXÍLIO DE VIDA
CRISTÃ
A LIDERANÇA MASCULINA
“O consenso pessimista e a ansiedade por liderança se expande até a igreja de modo que, hoje, muitas sofrem da alarmante falta de liderança, quando comparadas à história tão recente quanto as décadas de 40 e 70 (décadas que produziram líderes do porte de Harold John Ockenga, Billy Graham, Carl F. H. Henry e Frands Schaeffer, assim como a igreja local dinâmica e líderes leigos). Existirá realmente menos liderança do que costumava haver? Parece que sim, mas uma análise objetiva é difícil. As estatísticas indicam que sim . No entanto, a liderança masculina na igreja está decaindo, enquanto as mulheres superam os homens, já que os homens se comprometem apenas em 41 por cento com o serviço adulto na igreja. E algumas igrejas não conseguem encontrar um só homem para prestar atendimento no gabinete dos idosos. Mais e mais homens se satisfazem em deixar que os outros assumam as responsabilidades pesadas, preferindo assumir apenas a parte mais leve. Certamente, é fato que a liderança é mais difícil hoje, devido à mudança da complexidade e o volume das instituições de hoje. E, também , por causa da confusão contemporânea sobre o que é liderança. […] Porém, nada disto exime a igreja ou o cristão de hoje. Ao contrário de nossa cultura, a Bíblia nos dá instruções claras com relação à liderança através das vidas de seus grandes líderes e através de ensinamento específico referente à natureza, qualificações e compromissos dos líderes espirituais” (HUGHES, Kent R. Disciplinas do Homem Cristão. Rio de Janeiro: CPAD, 2004, pp.157-58).
CONCLUSÃO
Deus criou o ser humano com dois gêneros: masculino e feminino (Gn 1.27). Por isso, a diferenciação dos sexos é um princípio determinado pela criação divina (Gn 2.23). Nesse sentido, a masculinidade é um conjunto de atributos e funções inerentes ao homem. Já a desmasculinização decorre da inversão dos papéis do homem na sexualidade, na liderança e na prática de seus deveres. A masculinidade bíblica exige o autocontrole, sacrifício e firmeza de caráter no encargo de suas tarefas. Nesse aspecto, a sociedade, a família e a igreja esperam por homens que honrem a sua masculinidade e exerçam o papel que Deus os vocacionou a desempenharem.
REVISANDO O CONTEÚDO
1- O que visa a diferenciação entre homem e mulher?
R. Essa diferenciação visa ao complemento
mútuo na união conjugal e ao desempenho dos papéis divinamente designados a
cada um (1 Co 11.11,12).
2- Quais as funções próprias da natureza do homem?
R. As funções de provedor e protetor são
próprias da natureza do homem.
3- Do que decorre a crise do comportamento masculino?
R. A não aceitação de que os órgãos do
sistema reprodutor humano sirvam de parâmetro para a sexualidade e o incentivo
à prática da sexualidade antinatural.
4- O que moveu Boaz a levar o resgate de Rute aos anciãos?
R. Movido pelo senso de
responsabilidade, liderança e honra, Boaz levou o caso aos anciãos (Rt 4.1,2).
5- Qual símbolo Boaz representa?
R. Boaz é símbolo de masculinidade enquanto marido, pai e líder
exemplar.
Pb. Rogério Faustino
Neweb
Compromisso com a Palavra
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