TEXTO ÁUREO
“Porque, se de todo te calares neste tempo, socorro e livramento doutra parte virá para os judeus, mas tu e a casa de teu pai perecereis; e quem sabe para tal tempo como este chegaste a este reino?” (Et 4.14)
“Porque, se de todo te calares neste tempo, socorro e livramento doutra parte virá para os judeus, mas tu e a casa de teu pai perecereis; e quem sabe para tal tempo como este chegaste a este reino?” (Et 4.14)
VERDADE PRÁTICA
A perfeita vontade de Deus é nos guiar por caminhos que levem ao cumprimento de seus eternos propósitos.
A perfeita vontade de Deus é nos guiar por caminhos que levem ao cumprimento de seus eternos propósitos.
LEITURA DIÁRIA
Segunda – 2 Tm 3.16,17 O Livro de
Ester é a revelação divina escrita, completa e perfeita.
¹⁶ Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça;
¹⁷ Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra.
2 Timoteo 3.16,17
Terça – Jr 25.11; 29.10-14 O
contexto do Livro de Ester remonta ao Cativeiro Babilônico.
¹¹ E toda esta terra virá a ser um deserto e um espanto; e estas nações servirão ao rei de babilônia setenta anos.
Jeremias 25.11
¹⁰ Porque assim diz o SENHOR: Certamente que passados setenta anos em babilônia, vos visitarei, e cumprirei sobre vós a minha boa palavra, tornando a trazer-vos a este lugar.
¹¹ Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais.
¹² Então me invocareis, e ireis, e orareis a mim, e eu vos ouvirei.
¹³ E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração.
¹⁴ E serei achado de vós, diz o Senhor, e farei voltar os vossos cativos e congregar-vos-ei de todas as nações, e de todos os lugares para onde vos lancei, diz o Senhor, e tornarei a trazer-vos ao lugar de onde vos transportei.
Jeremias 29.10-14
Quarta – Ed 1.1-3 O contexto do
Livro de Ester remonta ao decreto de Ciro.
¹ No primeiro ano de Ciro, rei da Pérsia (para que se cumprisse a palavra do SENHOR, pela boca de Jeremias), despertou o SENHOR o espírito de Ciro, rei da Pérsia, o qual fez passar pregão por todo o seu reino, como também por escrito, dizendo:
² Assim diz Ciro, rei da Pérsia: O Senhor Deus dos céus me deu todos os reinos da terra, e me encarregou de lhe edificar uma casa em Jerusalém, que está em Judá.
³ Quem há entre vós, de todo o seu povo, seja seu Deus com ele, e suba a Jerusalém, que está em Judá, e edifique a casa do Senhor Deus de Israel (ele é o Deus) que está em Jerusalém.
Esdras 1.1-3
Quinta – 1 Tm 2.1-4 Instruções
para os cristãos se relacionarem com governos terrenos.
¹ Admoesto-te, pois, antes de tudo, que se façam deprecações, orações, intercessões, e ações de graças, por todos os homens;
² Pelos reis, e por todos os que estão em eminência, para que tenhamos uma vida quieta e sossegada, em toda a piedade e honestidade;
³ Porque isto é bom e agradável diante de Deus nosso Salvador,
⁴ Que quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade.
1 Timóteo 2.1-4
Sexta – Et 3.7-13 Tudo parecia bem até que surgiu uma ordem contra os judeus.
⁷ No primeiro mês (que é o mês de Nisã), no ano duodécimo do rei Assuero, se lançou Pur, isto é, a sorte, perante Hamã, para cada dia, e para cada mês, até ao duodécimo mês, que é o mês de Adar.
⁸ E Hamã disse ao rei Assuero: Existe espalhado e dividido entre os povos em todas as províncias do teu reino um povo, cujas leis são diferentes das leis de todos os povos, e que não cumpre as leis do rei; por isso não convém ao rei deixá-lo ficar.
⁹ Se bem parecer ao rei, decrete-se que os matem; e eu porei nas mãos dos que fizerem a obra dez mil talentos de prata, para que entrem nos tesouros do rei.
¹⁰ Então tirou o rei o anel da sua mão, e o deu a Hamã, filho de Hamedata, agagita, adversário dos judeus.
¹¹ E disse o rei a Hamã: Essa prata te é dada como também esse povo, para fazeres dele o que bem parecer aos teus olhos.
¹² Então chamaram os escrivães do rei no primeiro mês, no dia treze do mesmo e, conforme a tudo quanto Hamã mandou, se escreveu aos príncipes do rei, e aos governadores que havia sobre cada província, e aos líderes, de cada povo; a cada província segundo a sua escrita, e a cada povo segundo a sua língua; em nome do rei Assuero se escreveu, e com o anel do rei se selou.
¹³ E enviaram-se as cartas por intermédio dos correios a todas as províncias do rei, para que destruíssem, matassem, e fizessem perecer a todos os judeus, desde o jovem até ao velho, crianças e mulheres, em um mesmo dia, a treze do duodécimo mês (que é o mês de Adar), e que saqueassem os seus bens.
Ester 3.7-13
Sábado – Et 9.20-28 A instituição
da Festa de Purim, o livramento dos judeus.
²⁰ E Mardoqueu escreveu estas coisas, e enviou cartas a todos os judeus que se achavam em todas as províncias do rei Assuero, aos de perto, e aos de longe,
²¹ Ordenando-lhes que guardassem o dia catorze do mês de Adar, e o dia quinze do mesmo, todos os anos,
²² Como os dias em que os judeus tiveram repouso dos seus inimigos, e o mês que se lhes mudou de tristeza em alegria, e de luto em dia de festa, para que os fizessem dias de banquetes e de alegria, e de mandarem presentes uns aos outros, e dádivas aos pobres.
²³ E os judeus encarregaram-se de fazer o que já tinham começado, como também o que Mardoqueu lhes tinha escrito.
²⁴ Porque Hamã, filho de Hamedata, o agagita, inimigo de todos os judeus, tinha intentado destruir os judeus, e tinha lançado Pur, isto é, a sorte, para os assolar e destruir.
²⁵ Mas, vindo isto perante o rei, mandou ele por cartas que o mau intento que Hamã formara contra os judeus, se tornasse sobre a sua cabeça; pelo que penduraram a ele e a seus filhos numa forca.
²⁶ Por isso àqueles dias chamam Purim, do nome Pur; assim também por causa de todas as palavras daquela carta, e do que viram sobre isso, e do que lhes tinha sucedido,
²⁷ Confirmaram os judeus, e tomaram sobre si, e sobre a sua descendência, e sobre todos os que se achegassem a eles, que não se deixaria de guardar estes dois dias conforme ao que se escrevera deles, e segundo o seu tempo determinado, todos os anos.
²⁸ E que estes dias seriam lembrados e guardados em cada geração, família, província e cidade, e que esses dias de Purim não fossem revogados entre os judeus, e que a memória deles nunca teria fim entre os de sua descendência.
Ester 9.20-28
HINOS DA HARPA CRISTÃ
77 - Guarda o ContatoPaulo Leivas Macalão
1 Queres, neste mundo, ser
um vencedor?
Queres tu cantar nas lutas e na dor?
Queres ser alegre, qual bom lutador?
Guarda o contacto com teu Salvador!
Guarda o contacto com teu
Salvador,
E a nuvem do mal não te cobrirá;
Pela senda alegre, tu caminharás
Indo em contacto com teu Salvador.
2 Neste mundo, vivem muitos
a penar,
Cujos corações transbordam de pesar;
Dá-lhes a mensagem de amor sem par;
Com Deus o contacto deves tu guardar!
3 Queres tu, com Deus, a
comunhão obter?
Sua glória em ti sempre permanecer?
Que o mundo possa Cristo em ti ver!
Guarda o contacto co’o supremo Ser.
4 Deixa que o Espírito
implante em teu ser,
O amor de Cristo, divinal prazer;
Queres, neste mundo, todo mal vencer?
Guarda o contacto e terás poder!
Queres tu cantar nas lutas e na dor?
Queres ser alegre, qual bom lutador?
Guarda o contacto com teu Salvador!
E a nuvem do mal não te cobrirá;
Pela senda alegre, tu caminharás
Indo em contacto com teu Salvador.
Cujos corações transbordam de pesar;
Dá-lhes a mensagem de amor sem par;
Com Deus o contacto deves tu guardar!
Sua glória em ti sempre permanecer?
Que o mundo possa Cristo em ti ver!
Guarda o contacto co’o supremo Ser.
O amor de Cristo, divinal prazer;
Queres, neste mundo, todo mal vencer?
Guarda o contacto e terás poder!
F.S / Erik Janson
1 Oh! Por que duvidar,
Sobre as ondas do mar,
Quando Cristo caminho abriu?
– Quando forçado és, contra as ondas lutar,
Seu amor a ti quer revelar.
Solta o cabo da nau
Toma os remos na mão,
E navega com fé em Jesus;
E então, tu verás que bonança se faz
Pois com Ele, seguro serás.
2 Trevas vêm te assustar,
Tempestades no mar?
– Da montanha o Mestre te vê;
E na tribulação
Ele vem socorrer,
Sua mão bem te pode suster.
3 Podes tu recordar,
Maravilhas, sem par?
– No deserto ao povo fartou;
E o mesmo poder
Ele sempre terá,
Pois não muda e não falhará.
4 Quando pedes mais fé,
Ele ouve, ó crê!
Mesmo sendo em tribulação;
Quando a mão de poder o teu “ego” tirar,
Sobre as ondas poderás andar.
Sobre as ondas do mar,
Quando Cristo caminho abriu?
– Quando forçado és, contra as ondas lutar,
Seu amor a ti quer revelar.
Toma os remos na mão,
E navega com fé em Jesus;
E então, tu verás que bonança se faz
Pois com Ele, seguro serás.
Tempestades no mar?
– Da montanha o Mestre te vê;
E na tribulação
Ele vem socorrer,
Sua mão bem te pode suster.
Maravilhas, sem par?
– No deserto ao povo fartou;
E o mesmo poder
Ele sempre terá,
Pois não muda e não falhará.
Ele ouve, ó crê!
Mesmo sendo em tribulação;
Quando a mão de poder o teu “ego” tirar,
Sobre as ondas poderás andar.
Stuart K. Hine
1 Senhor, meu Deus, quando
eu, maravilhado,
Contemplo a tua imensa criação,
A terra e o mar e o céu todo estrelado
Me vêm falar da tua perfeição.
Então minh’alma canta a
ti, Senhor:
– “Grandioso és Tu! – grandioso és Tu!”
Então minh’aima canta a ti, Senhor:
– “Grandioso és Tu! – grandioso és Tu!”
2 Quando as estrelas, tão de
mim distantes,
Vejo a brilhar com vivido esplendor,
Relembro, oh! Deus, as glórias cintilantes
Que meu Jesus deixou, por meu amor!
3 Olho as florestas
murmurando ao vento
E, ao ver que Tu plantaste cada pé,
Recordo a cruz, o lenho tão cruento,
E no teu Filho afirmo a minha fé.
4 E quando penso que Tu não
poupaste
Teu Filho amado por amor de mim,
Meu coração, que nele Tu ganhaste,
Transborda, oh! Pai, de amor que não tem fim!
5 E quando Cristo, o amado
meu, voltando,
Vier dos céus o povo seu buscar,
No lar eterno quero, jubilando,
A tua santa face contemplar.
Contemplo a tua imensa criação,
A terra e o mar e o céu todo estrelado
Me vêm falar da tua perfeição.
– “Grandioso és Tu! – grandioso és Tu!”
Então minh’aima canta a ti, Senhor:
– “Grandioso és Tu! – grandioso és Tu!”
Vejo a brilhar com vivido esplendor,
Relembro, oh! Deus, as glórias cintilantes
Que meu Jesus deixou, por meu amor!
E, ao ver que Tu plantaste cada pé,
Recordo a cruz, o lenho tão cruento,
E no teu Filho afirmo a minha fé.
Teu Filho amado por amor de mim,
Meu coração, que nele Tu ganhaste,
Transborda, oh! Pai, de amor que não tem fim!
Vier dos céus o povo seu buscar,
No lar eterno quero, jubilando,
A tua santa face contemplar.
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
Ester 1.1-9
¹ E sucedeu, nos dias de Assuero (este é aquele Assuero que reinou, desde a Índia até à Etiópia, sobre cento e vinte e sete províncias);
² naqueles dias, assentando-se o rei Assuero sobre o trono do seu reino, que está na fortaleza de Susã,
³ no terceiro ano de seu reinado, fez um convite a todos os seus príncipes e seus servos (o poder da Pérsia e Média e os maiores senhores das províncias estavam perante ele),
⁴ para mostrar as riquezas da glória do seu reino e o esplendor da sua excelente grandeza, por muitos dias, a saber, cento e oitenta dias.
⁵ E, acabados aqueles dias, fez o rei um convite a todo o povo que se achou na fortaleza de Susã, desde o maior até ao menor, por sete dias, no pátio do jardim do palácio real.
⁶ As tapeçarias eram de pano branco, verde e azul celeste, pendentes de cordões de linho fino e púrpura, e argolas de prata, e colunas de mármore; os leitos eram de ouro e de prata, sobre um pavimento de pórfiro, e de mármore, e de alabastro, e de pedras preciosas.
⁷ E dava-se de beber em vasos de ouro, e os vasos eram diferentes uns dos outros; e havia muito vinho real, segundo o estado do rei.
⁸ E o beber era, por lei, feito sem que ninguém forçasse a outro; porque assim o tinha ordenado o rei expressamente a todos os grandes da sua casa que fizessem conforme a vontade de cada um.
⁹ Também a rainha Vasti fez um banquete para as mulheres da casa real do rei Assuero.
PLANO DE AULA
1- INTRODUÇÃO
A partir desta lição, estudaremos o Livro de Ester. Veremos como o livro está organizado, a categoria a que pertence, características literárias, autoria e data. Procuraremos também situar o contexto histórico em que o livro foi produzido. Veremos que o exílio de Israel é uma informação essencial para remontar o contexto histórico do Livro de Ester. Finalmente, perceberemos que a providência divina apresentada no livro é um assunto que formula o propósito de Ester. Trata-se de uma providência divina não mencionada, porém, constatada ao longo do livro sagrado.
2- APRESENTAÇÃO DA LIÇÃO
A) Objetivos da Lição:
I) Apresentar a organização do Livro de Ester;
II) Explorar o contexto histórico do Livro de Ester;
III) Expor o propósito e a mensagem do Livro de Ester.
B) Motivação:
Deus sempre esteve
no controle da história. O Livro de Ester apresenta o fato de que, a despeito
de experimentarmos períodos de ameaças e sofrimento, ele provê o livramento na
história. A dor e o sofrimento, por mais difícil de explicar que seja, não
anulam a ação da providência divina.
C) Sugestão de Método:
A partir
desta lição, estudaremos o Livro de Ester. Nesse sentido, sugerimos que, ao
introduzi-la, você apresente o esboço do livro:
I) Deus levanta uma nova rainha na hora certa (1.1-2.18);
II) Deus usa o primo da rainha para denunciar um trama (2.19-4.17);
III) Deus usa a corajosa rainha para resgatar o seu povo (5.1-9.32);
IV) Deus promove Mardoqueu por sua fidelidade (10.1-3).
Para ter acesso ao esboço mais detalhado, você pode consultar a Bíblia de Estudo Pentecostal edição global na página 832. Esse esboço dará à classe a oportunidade de ver o panorama de todo o Livro de Ester, o que é indispensável para o processo de ensino-aprendizagem de um livro bíblico.
I) Deus levanta uma nova rainha na hora certa (1.1-2.18);
II) Deus usa o primo da rainha para denunciar um trama (2.19-4.17);
III) Deus usa a corajosa rainha para resgatar o seu povo (5.1-9.32);
IV) Deus promove Mardoqueu por sua fidelidade (10.1-3).
Para ter acesso ao esboço mais detalhado, você pode consultar a Bíblia de Estudo Pentecostal edição global na página 832. Esse esboço dará à classe a oportunidade de ver o panorama de todo o Livro de Ester, o que é indispensável para o processo de ensino-aprendizagem de um livro bíblico.
3- CONCLUSÃO DA LIÇÃO
A) Aplicação:
O Livro de Ester
nos lembra da ação providencial de Deus. Ele nos revela que há um Deus que por
meio de sua divina providência dirige a história. Nada que aconteça neste mundo
anula a divina providência.
4- SUBSÍDIO AO PROFESSOR
A) Revista Ensinador Cristão.
Vale a pena conhecer essa revista que traz reportagens, artigos, entrevistas e
subsídios de apoio à Lições Bíblicas Adultos. Na edição 98, p.39, você
encontrará um subsídio especial para esta lição.
B) Auxílios Especiais:
Ao final
do tópico, você encontrará auxílios que darão suporte na preparação de sua
aula:
1) O texto “Nome e Panorama Geral”, localizado depois do primeiro tópico, apresenta os marcos cronológicos da história de Ester;
2) O texto “A Instituição da Festa de Purim”, ao final do terceiro tópico, explica os detalhes desta importante celebração.
1) O texto “Nome e Panorama Geral”, localizado depois do primeiro tópico, apresenta os marcos cronológicos da história de Ester;
2) O texto “A Instituição da Festa de Purim”, ao final do terceiro tópico, explica os detalhes desta importante celebração.
INTRODUÇÃO
《 PALAVRA-CHAVE: ESTER 》
I
– A ORGANIZAÇÃO DO LIVRO
Da
mesma forma que Rute, Ester pertence aos Escritos, os onze livros que compõem a
terceira seção da Bíblia Hebraica. E nesta seção – também ao lado de Rute –,
integra os Megillot (Os Cinco Pergaminhos, também conhecidos como Megillot, são uma coleção de cinco livros da Bíblia hebraica que são tradicionalmente lidos durante os festivais judaicos ao longo do ano, a saber; Pessach/Páscoa (Cântico dos Cânticos), Shavuot / Pentecostes (Rute), Tishá BeAv / Memorial pela destruição do Templo e de Jerusalém (Lamentações), Sucot / Festa das Tendas (Eclesiastes) e Purim (Ester).), os cinco livros curtos lidos anualmente nas festas
judaicas. As categorizações de Rute e Ester também são semelhantes na Bíblia
Cristã, na qual figuram entre os livros históricos. Por sua reconhecida
canonicidade, Ester compõe o conjunto da revelação divina escrita, completa e
perfeita (2 Tm 3.16,17 - ¹⁶ Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça; ¹⁷ Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra.).
A Bíblia Hebraica está dividida em três blocos:
A Torá (A Lei), Neviim (Os Profetas) e Ketuvim (Os Escritos).
I. A Lei (Torá)
A. Gênesis
B. Êxodo
C. Levítico
D. Números
E. Deuteronômio
II. Os Profetas (Nevi’im)
A. Profetas Antigos:
1. Josué
2. Juízes
3. I & II Samuel
4. I & II Reis
B. Últimos Profetas:
1. Isaías
2. Jeremias
3. Ezequiel
4. Os doze:
a. Oséias
b. Joel
c. Amós
d. Obadias
e. Jonas
f. Miquéias
g. Naum
h. Habacuque
i. Sofonias
j. Ageu
k. Zacarias
Ll. Malaquias
III. Os Escritos (Kethubim)
A. Livros do Festival (megelloth)
1. Rute (lido no Pentecostes)
2. Cantares (lido na Páscoa)
3. Eclesiastes (lido na Festa das Cabanas)
4. Lamentações (lido para no dia de comemorar a queda de Jerusalém)
5. Ester (lido no Purim)
B. Livros de Sabedoria
1. Jó
2. Salmos
3. Provérbios
C. Livros Históricos
1. Esdras
2. Neemias
3. Crônicas
4. Daniel
2- Características literárias.
O
Livro de Ester tem 10 capítulos. Dentre suas características literárias
destaca-se sua objetiva historicidade, vista na expressa referência ao rei
persa Assuero (Et 1.1 - ¹ E sucedeu nos dias de Assuero, o Assuero que reinou desde a India até a Etiópia, sobre cento e vinte e sete províncias,) e em vários outros detalhes factuais, além de seu caráter
de fonte primária para a Festa de Purim, (A Festa de Purim comemora a salvação do povo judeu do plano de Haman de "destruir, matar e aniquilar todos os judeus.), anualmente celebrada pelos judeus( Celebrada no décimo quarto dia, ou 14 de Adar, mês hebraico.), no nosso calendário entre (Et
9.20-32). O estilo narrativo é menos dialógico que o de Rute. O texto é mais do
narrador que dos personagens.
3- Autoria e data.
O autor de
Ester é desconhecido. Muitos estudiosos consideram que o livro foi escrito por
um judeu que viveu na Pérsia, pelo fato de o autor demonstrar amplo
conhecimento da cidade de Susã e de sua estrutura, e de importantes documentos
do Império Persa. Considerando essa possível autoria e algumas evidências
internas, acredita-se que o livro seja datado ainda do século V a.C. (por volta
de 460 a.C.), logo após a morte de Assuero, ocorrida em 465 a.C. Outro fator
levado em conta para essa datação é de ordem linguística: o autor empregou
algumas palavras persas em meio ao hebraico, mas não fez uso algum de
expressões originárias do grego, o que revela um estilo anterior à ascensão da
Grécia sobre a Pérsia, que se deu com Alexandre, o grande, em 330 a.C.
SINÓPSE I
O Livro de Ester tem 10 capítulos e está classificado na categoria de livros históricos da Bíblia Cristã.
AUXÍLIO BIBLIOLÓGICO
“NOME E PANORAMA GERAL
O livro de Ester leva o nome de sua personagem principal, uma judia chamada Hadassa (‘murta’), mas que foi renomeada Ester (‘uma estrela’). Um nome provavelmente escolhido como um reconhecimento de sua beleza, após tornar-se rainha. A história pertence cronologicamente ao período entre o retorno de Zorobabel e Esdras, ou seja, entre o sexto e o sétimo capítulo de Esdras. Os estudiosos chegaram à conclusão de que o rei Assuero a que se refere, é identificado como Xerxes. Assuero ou Akhashverosh equivale no hebraico ao persa Khshayarsha, e é denominado Xerxes em grego.
O escritor foi meticuloso ao datar seus acontecimentos. O banquete de casamento em que Ester tomou posse como rainha, ocorreu no sétimo ano do reinado de Assuero (479 a.C.), quatro anos depois da celebração que resultou no divórcio de Vasti. “Acreditava-se que entre estes acontecimentos, Assuero (Xerxes) tenha feito sua mal sucedida expedição à Grécia. Assim, ele retornou da sua derrota vergonhosa em Salamina (480 a.C.) e encontrou consolo nos braços de Ester”. Os acontecimentos indicados no livro variam do terceiro ao décimo segundo ano do reinado de Xerxes, ou de 483 a 474 a.C.” (Comentário Bíblico Beacon. Vol. II. Rio de Janeiro: CPAD, 2005, p. 543).
Escola Bíblica ︱3º Trimestre de 2024︱Adultos︱O Deus que governa o mundo e cuida da família – Os ensinamento divinos nos livros de Rute e Ester para a nossa geração ︱Neweb ︱Compromisso com a Palavra
II
– O CONTEXTO HISTÓRICO
Para
uma melhor compreensão do contexto histórico do Livro de Ester é importante
mencionar o final do período da monarquia do povo hebreu. Em 722 a.C. houve a
queda do Reino do Norte sob os assírios ( Cativeiro Assirio. Queda do Reino do Norte diante dos assirios em 722 a.C. ) (2 Rs 17.6 - ⁶ No ano nono de Oséias, o rei da Assíria tomou a Samaria, e levou Israel cativo para a Assíria; e fê-los habitar em Hala e em Habor junto ao rio de Gozã, e nas cidades dos medos,). Pouco mais de 100 anos
depois, Judá, o Reino do Sul, foi levado para o Cativeiro Babilônico em três
levas: 605, 597 e 586 a.C. Conforme Jeremias havia profetizado, o exílio na
Babilônia duraria 70 anos (Jr 25.11 - ¹¹ E toda esta terra virá a ser um deserto e um espanto; e estas nações servirão ao rei de babilônia setenta anos.; 29.10-14 - ¹⁰ Porque assim diz o SENHOR: Certamente que passados setenta anos em babilônia, vos visitarei, e cumprirei sobre vós a minha boa palavra, tornando a trazer-vos a este lugar. ¹¹ Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais. ¹² Então me invocareis, e ireis, e orareis a mim, e eu vos ouvirei. ¹³ E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração. ¹⁴ E serei achado de vós, diz o Senhor, e farei voltar os vossos cativos e congregar-vos-ei de todas as nações, e de todos os lugares para onde vos lancei, diz o Senhor, e tornarei a trazer-vos ao lugar de onde vos transportei.). Foi um período em que Deus
tratou com Judá, principalmente para extirpar a idolatria que havia contaminado
a nação (Ez 36.16-25). Deus abomina todo o pensamento, sentimento e
comportamento idolátricos (Rm 1.18-25). Por isso, nada em nossa vida pode
ocupar o lugar que pertence a Ele (1 Jo 2.15-17). “A soberania de Deus não
encontra limites. Ele age em qualquer época ou lugar para cumprir seus
propósitos.”
Os cativos levados pelos assirios não retornaram a Israel. Deus aniquilou a idolatria. Somente os cativos do Sul retornaram a Israel depois de aproximadamente 70 anos.
2- O fim do exílio.
Ao mesmo
tempo em que julgava Judá por sua idolatria, o Deus Eterno, Juiz de toda a
terra, exercia seu justo juízo sobre a Babilônia, por sua iniquidade (Jr
25.12 - ¹² Acontecerá, porém, que, quando se cumprirem os setenta anos, visitarei o rei de babilônia, e esta nação, diz o SENHOR, castigando a sua iniqüidade, e a da terra dos caldeus; farei deles ruínas perpétuas.). Antes, já havia julgado a Assíria, como profetizado por Naum: Deus não
tem o culpado por inocente (Na 1.2,3 - ² O Senhor é Deus zeloso e vingador; o Senhor é vingador e cheio de furor; o Senhor toma vingança contra os seus adversários, e guarda a ira contra os seus inimigos. ³ O Senhor é tardio em irar-se, mas grande em poder, e ao culpado não tem por inocente; o Senhor tem o seu caminho na tormenta e na tempestade, e as nuvens são o pó dos seus pés.). Em 539 a.C. Ciro venceu os babilônios e
anexou seu território ao Império Persa. Logo no primeiro ano de reinado,
“despertou o Senhor o espírito de Ciro, rei da Pérsia” e o fez decretar o
retorno do povo judeu para Jerusalém (Ed 1.1-3 - ¹ No primeiro ano de Ciro, rei da Pérsia (para que se cumprisse a palavra do SENHOR, pela boca de Jeremias), despertou o SENHOR o espírito de Ciro, rei da Pérsia, o qual fez passar pregão por todo o seu reino, como também por escrito, dizendo: ² Assim diz Ciro, rei da Pérsia: O Senhor Deus dos céus me deu todos os reinos da terra, e me encarregou de lhe edificar uma casa em Jerusalém, que está em Judá. ³ Quem há entre vós, de todo o seu povo, seja seu Deus com ele, e suba a Jerusalém, que está em Judá, e edifique a casa do Senhor Deus de Israel (ele é o Deus) que está em Jerusalém.). Daniel havia se humilhado
diante de Deus, jejuando e orando fervorosamente para a restauração de
Jerusalém, confessando os pecados da nação de Israel (Dn 9.1-19). O ensino
bíblico a respeito de nosso relacionamento com as estruturas de poder terreno é
sempre confiar na soberania divina, buscando, com humildade, a intervenção de
Deus em nosso favor (2 Cr 7.14 - ¹⁴ E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra.). Agindo assim, poderemos ter “uma vida quieta e
sossegada, em toda a piedade e honestidade”, e contribuir para o cumprimento do
maior propósito de Deus, que é a salvação de todos os homens, inclusive dos que
não governam segundo os valores divinos (1 Tm 2.1-4).
3- O pós-exílio.
Ester registra
fatos ocorridos na capital do Império Persa, Susã, entre o primeiro e o segundo
retorno dos judeus para Jerusalém. Estima-se que mais de 1 milhão de judeus
viviam na região da Babilônia. Mesmo com o decreto de Ciro, que permitia a
volta para Jerusalém, a maioria absoluta dos judeus decidiu pelo que lhes
parecia mais cômodo: permanecer nas cidades que ocupavam na Babilônia. Somente
cerca de 50 mil voltaram para Jerusalém no primeiro grupo, liderados por
Zorobabel (Ed 1.5 - ⁵ Então se levantaram os chefes dos pais de Judá e Benjamim, e os sacerdotes e os levitas, com todos aqueles cujo espírito Deus despertou, para subirem a edificar a casa do Senhor, que está em Jerusalém.; 2.64,65 - ⁶⁴ Toda esta congregação junta foi de quarenta e dois mil trezentos e sessenta, ⁶⁵ Afora os seus servos e as suas servas, que foram sete mil trezentos e trinta e sete; também tinha duzentos cantores e cantoras.), no segundo ano do reinado de Ciro (538 a.C.). Esse
período da história é narrado do capítulo 1 ao capítulo 6 do livro de Esdras.
Entre o capítulo 6 e o capítulo 7 há um intervalo de aproximadamente 60 anos. É
na segunda metade desse período que se passam os fatos do livro de Ester
(483-473 a.C.).
SINÓPSE II
Os fatos registrados no Livro de Ester se passam na capital do Império Persa, Susã, entre o primeiro e o segundo retorno dos judeus para Jerusalém.
Escola Bíblica ︱3º Trimestre de 2024︱Adultos︱O Deus que governa o mundo e cuida da família – Os ensinamento divinos nos livros de Rute e Ester para a nossa geração ︱Neweb ︱Compromisso com a Palavra
III
– PROPÓSITO E MENSAGEM
O
principal propósito do livro de Ester é registrar o cuidado providencial de
Deus com o seu povo, a despeito de suas escolhas fora de seu propósito. Ao
decidirem permanecer na Babilônia, sob os domínios do Império Persa, os judeus
olharam para a estabilidade que imaginavam ter conquistado, não apenas no
aspecto econômico, mas também cultural, social e religioso. Os persas tinham
fama de benevolência com os povos que dominavam, principalmente quanto à
liberdade religiosa. O retorno a Jerusalém exigia renúncia e disposição para
uma viagem penosa e para a dura reconstrução de uma cidade totalmente
destruída. Para muitos, pareceu melhor ficar na Babilônia: “Há caminho que ao
homem parece direito, mas o fim dele são os caminhos da morte” (Pv 14.12).
2- Uma falsa estabilidade.
Ester
nos transmite como mensagem o perigo de confiar nas falsas estabilidades que as
estruturas do mundo nos oferecem, e costumam parecer mais vantajosas. Estava
tudo indo muito bem em Susã, até surgir a ordem de extermínio total dos judeus
(Et 3.7-13). A falsa segurança foi embora. O povo de Judá dependia novamente da
intervenção divina para sua sobrevivência. Ester nos mostra Deus agindo mais
uma vez, movendo as estruturas humanas; agora, no grande e poderoso Império
Persa. Seja qual for a circunstância, é melhor confiar no Senhor do que no
homem (Sl 118.8,9 - ⁸ É melhor confiar no Senhor do que confiar no homem. ⁹ É melhor confiar no Senhor do que confiar nos príncipes.).
3- A Festa de Purim.
O livro de
Ester tem como propósito, também, registrar a instituição da Festa de Purim,
ordenada por Mardoqueu depois do grande livramento que os judeus receberam (Et
9.20-28). Purim é o plural da palavra pur (“lançar sorte”). Conforme Ester 3.7 ( ⁷ No primeiro mês (que é o mês de Nisã), no ano duodécimo do rei Assuero, se lançou Pur, isto é, a sorte, perante Hamã, para cada dia, e para cada mês, até ao duodécimo mês, que é o mês de Adar.),
Hamã lançou sorte para fixar o dia da morte dos judeus. A festa comemora a
frustração desse nefasto plano diante da providencial ação divina para a
libertação de seu povo. A soberania de Deus não encontra limites. Ele age em
qualquer época ou lugar para cumprir seus propósitos.
SINOPSE III
O propósito do livro é registrar a providência de Deus com seu povo; sua mensagem é a respeito do perigo de se confiar nas falsas estabilidades.
AUXÍLIO BIBLIOLÓGICO
“A INSTITUIÇÃO DA FESTA DE PURIM
Um dia de banquetes e alegria inaugurou a celebração de Purim (9.17,26). ‘Dia de banquetes e de alegria’ é uma hendíadis, uma figura de linguagem que expressa uma ideia por meio de duas palavras independentes — cada uma delas amplificando a outra de modo que no final a ideia é maior que as duas palavras isoladas —, em vez de uma palavra com um modificador (cp. 9.17-19,24,28). O livro tem muitos aspectos poéticos, incluindo aliteração, paralelismo, hipérbole, ironia e também construções quiasmáticas. O nome da festa (Purim ou Festa das Sortes), uma das duas festas não estabelecidas no Pentateuco (cp. Êx 34.18-27; Lv 23.1-44; 25.1-17), mas consideradas pelos judeus tão obrigatórias quanto as celebrações, salienta a importância do lançar sortes como um indício do cuidado providencial do povo de Deus e do controle de seus inimigos (Et 9.24-26). Foram designados dois dias para as celebrações: os judeus em Susã tiveram dois dias para matar seus inimigos (v. 18) e descansaram no dia 15 de adar (final de fevereiro ou início de março) e, por conseguinte, a celebração deles foi designada para esse dia. Os judeus nas províncias remotas tiveram apenas o dia 13 de adar para responder a seus inimigos, e eles celebraram no dia 14 de adar (9.19). O dia 13 de adar também é celebrado por alguns judeus como a Festa de Ester, por causa da menção de comemorar as práticas do jejum e do seu clamor (v. 31)” (Patterson, D. K, KELLEY, R. H. Comentário Bíblico da Mulher – Antigo Testamento. Vol. I. Rio de Janeiro: CPAD, 2022, pp. 897-98).
Um dia de banquetes e alegria inaugurou a celebração de Purim (9.17,26). ‘Dia de banquetes e de alegria’ é uma hendíadis, uma figura de linguagem que expressa uma ideia por meio de duas palavras independentes — cada uma delas amplificando a outra de modo que no final a ideia é maior que as duas palavras isoladas —, em vez de uma palavra com um modificador (cp. 9.17-19,24,28). O livro tem muitos aspectos poéticos, incluindo aliteração, paralelismo, hipérbole, ironia e também construções quiasmáticas. O nome da festa (Purim ou Festa das Sortes), uma das duas festas não estabelecidas no Pentateuco (cp. Êx 34.18-27; Lv 23.1-44; 25.1-17), mas consideradas pelos judeus tão obrigatórias quanto as celebrações, salienta a importância do lançar sortes como um indício do cuidado providencial do povo de Deus e do controle de seus inimigos (Et 9.24-26). Foram designados dois dias para as celebrações: os judeus em Susã tiveram dois dias para matar seus inimigos (v. 18) e descansaram no dia 15 de adar (final de fevereiro ou início de março) e, por conseguinte, a celebração deles foi designada para esse dia. Os judeus nas províncias remotas tiveram apenas o dia 13 de adar para responder a seus inimigos, e eles celebraram no dia 14 de adar (9.19). O dia 13 de adar também é celebrado por alguns judeus como a Festa de Ester, por causa da menção de comemorar as práticas do jejum e do seu clamor (v. 31)” (Patterson, D. K, KELLEY, R. H. Comentário Bíblico da Mulher – Antigo Testamento. Vol. I. Rio de Janeiro: CPAD, 2022, pp. 897-98).
CONCLUSÃO
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HORA DA REVISÃO
Ester, por sua vez, tem como característica singular, e sempre destacada, a completa ausência do nome de Deus.
2- Quais as evidências da historicidade do Livro de Ester?
Muitos estudiosos consideram que o livro foi escrito por um judeu que viveu na Pérsia, pelo fato de o autor demonstrar amplo conhecimento da cidade de Susã e de sua estrutura, e de importantes documentos do Império Persa.
3- Qual o contexto histórico de Ester em relação ao período pós-exílico?
Ester registra fatos ocorridos na capital do Império Persa, Susã, entre o primeiro e o segundo retorno dos judeus para Jerusalém.
4- Qual o principal propósito do livro de Ester?
O principal propósito do livro de Ester é registrar o cuidado providencial de Deus com o seu povo, a despeito de suas escolhas fora de seu propósito.
5- Que mensagem principal podemos extrair de Ester?
Ester nos transmite como mensagem o perigo de confiar nas falsas estabilidades que as estruturas do mundo nos oferecem, e costumam parecer mais vantajosas.
VOCABULÁRIO
Canonicidade: característica ou qualidade do que é canônico; legitimidade, veracidade, sacralidade.
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