TEXTO ÁUREO
“Eu sou o bom Pastor, e conheço
as minhas ovelhas, e das minhas sou conhecido.” (Jo 10.14)
VERDADE PRÁTICA
Jesus é o Bom Pastor e nós, que pertencemos à sua Igreja, somos as ovelhas do seu rebanho.
LEITURA DIÁRIA
Segunda – As ovelhas do
aprisco precisam de ser bem tratadas.
Jesus é o Bom Pastor e nós, que pertencemos à sua Igreja, somos as ovelhas do seu rebanho.
² Filho do homem, profetiza contra os pastores de Israel; profetiza, e dize aos pastores: Assim diz o Senhor DEUS: Ai dos pastores de Israel que se apascentam a si mesmos! Não devem os pastores apascentar as ovelhas?
³ Comeis a gordura, e vos vestis da lã; matais o cevado; mas não apascentais as ovelhas.
⁴ As fracas não fortalecestes, e a doente não curastes, e a quebrada não ligastes, e a desgarrada não tornastes a trazer, e a perdida não buscastes; mas dominais sobre elas com rigor e dureza.
Ezequiel 34.2-4
Terça – Em que lugar
estão as ovelhas do aprisco?
⁶ As minhas ovelhas andaram desgarradas por todos os montes, e por todo o alto outeiro; sim, as minhas ovelhas andaram espalhadas por toda a face da terra, sem haver quem perguntasse por elas, nem quem as buscasse.
Ezequiel 34.6
Quarta – Jesus é a entrada acessível para as suas ovelhas.
¹⁵ Assim como o Pai me conhece a mim, também eu conheço o Pai, e dou a minha vida pelas ovelhas.
¹⁶ Ainda tenho outras ovelhas que não são deste aprisco; também me convém agregar estas, e elas ouvirão a minha voz, e haverá um rebanho e um Pastor.
João 10.15,16
Quinta – O Senhor é a entrada direta para o Deus Pai.
¹⁴ Visto que temos um grande sumo sacerdote, Jesus, Filho de Deus, que penetrou nos céus, retenhamos firmemente a nossa confissão.
¹⁵ Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; porém, um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado.
Hebreus 4.14,15
Sexta – A diferença entre o verdadeiro pastor e o mercenário.
¹² Mas o mercenário, e o que não é pastor, de quem não são as ovelhas, vê vir o lobo, e deixa as ovelhas, e foge; e o lobo as arrebata e dispersa as ovelhas.
¹³ Ora, o mercenário foge, porque é mercenário, e não tem cuidado das ovelhas.
¹⁴ Eu sou o bom Pastor, e conheço as minhas ovelhas, e das minhas sou conhecido.
João 10.12-14
Sábado – Jesus é o Bom Pastor que orienta suas ovelhas.
² Aquele, porém, que entra pela porta é o pastor das ovelhas.
³ A este o porteiro abre, e as ovelhas ouvem a sua voz, e chama pelo nome às suas ovelhas, e as traz para fora.
⁴ E, quando tira para fora as suas ovelhas, vai adiante delas, e as ovelhas o seguem, porque conhecem a sua voz.
João 10.2-4
HINOS DA HARPA CRISTÃ
1 Jesus, eu almejo a pureza do céu,
Tua linda presença no coração meu
Os ídolos quebro, me toma Jesus;
Ó dá-me a pureza da nívea luz.
Nívea luz, a nívea luz,
Ó dá-me a pureza da nívea luz.
2 Jesus, me acode enquanto lidar,
A colocar tudo no santo altar;
A Ti me entrego; nas chamas me pus;
Ó dá-me a pureza da nívea luz!
3 Jesus, com instância, humilde, roguei
Que o sangue perfeito pureza me dê;
Me lava na fonte aberta na cruz
Ó dá-me a pureza da nívea luz!
4 Jesus, neste instante, espero a mão
Que há de criar-me o bom coração;
Aqueles que o Espírito pedem de Deus,
Dás sempre a pureza da nívea luz!
Autor ou Tradutor: J.H.N Justus H. Nelson
1 Bem-aventurado o que confia
No Senhor, como fez Abraão;
Ele creu, ainda que não via,
E, assim, a fé não foi em vão.
É feliz quem segue, fielmente,
Nos caminhos santos do Senhor,
Na tribulação é paciente,
Esperando no seu Salvador.
2 Os heróis da Bíblia Sagrada,
Não fruíram logo seus troféus;
Mas levaram sempre a cruz pesada,
Para obter poder dos céus,
E depois, saíram pelo mundo,
Como mensageiros do Senhor,
Com coragem e amor profundo,
Proclamando Cristo, o Salvador.
3 Quem quiser de Deus ter a coroa,
Passará por mais tribulação;
Às alturas santas ninguém voa,
Sem as asas da humilhação;
O Senhor tem dado aos Seus queridos,
Parte do Seu glorioso ser;
Quem no coração for mais ferido,
Mais daquela glória há de ter.
4 Quando aqui as flores já fenecem,
As do céu começam a brilhar;
Quando as esperanças desvanecem,
O aflito crente vai orar;
Os mais belos hinos e poesias,
Foram escritos em tribulação,
E do céu, as lindas melodias,
Se ouviram, na escuridão.
5 Sim, confia tu, inteiramente;
Na imensa graça do Senhor;
Seja de ti longe o desalento
E confia no Seu santo amor.
Aleluia seja a divisa,
Do herói e todo o vencedor;
E do céu mais forte vem a brisa,
Que te leva ao seio do Senhor.
Autor ou Tradutor: F.V Frida Vingren
1 O mundo perdido em pecado se achou,
Jesus é a luz do mundo;
Mas nas densas trevas a glória brilhou,
Jesus é a luz do mundo!
Vem para a luz, não queiras perder
Perfeita paz, dum novo viver:
Eu cego fui, mas Já posso ver,
Jesus é a luz do mundo!
2 Nas trevas do mundo já temos Betel,
Jesus é a luz do mundo,
Irás pela luz se tu fores fiel,
Jesus é a luz do mundo!
3 Ó cegos e presos no vale de horror,
Jesus é a luz do mundo,
E manda chamar-vos a ver Seu fulgor,
Jesus é a luz do mundo!
4 Nem sol, nem luzeiros no mundo haverá
Jesus é a luz do mundo,
A luz do Seu rosto ali brilhará,
Jesus é a luz do mundo!
Autor ou Tradutor: P.L.M Paulo Leivas Macalão
João 10.1-16
¹ Na verdade, na verdade vos digo que aquele que não entra pela porta no curral das ovelhas, mas sobe por outra parte, é ladrão e salteador.
² Aquele, porém, que entra pela porta é o pastor das ovelhas.
³ A este o porteiro abre, e as ovelhas ouvem a sua voz, e chama pelo nome às suas ovelhas e as traz para fora.
⁴ E, quando tira para fora as suas ovelhas, vai adiante delas, e as ovelhas o seguem, porque conhecem a sua voz.
⁵ Mas, de modo nenhum, seguirão o estranho, antes, fugirão dele, porque não conhecem a voz dos estranhos.
⁶ Jesus disse-lhes esta parábola, mas eles não entenderam o que era que lhes dizia.
⁷ Tornou, pois, Jesus a dizer-lhes: Em verdade vos digo que eu sou a porta das ovelhas.
⁸ Todos quantos vieram antes de mim são ladrões e salteadores, mas as ovelhas não os ouviram.
⁹ Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens.
¹⁰ O ladrão não vem senão a roubar, a matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham com abundância.
¹¹ Eu sou o bom Pastor; o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas.
¹² Mas o mercenário, que não é pastor, de quem não são as ovelhas, vê vir o lobo, e deixa as ovelhas, e foge; e o lobo as arrebata e dispersa.
¹³ Ora, o mercenário foge, porque é mercenário e não tem cuidado das ovelhas.
¹⁴ Eu sou o bom Pastor, e conheço as minhas ovelhas, e das minhas sou conhecido.
¹⁵ Assim como o Pai me conhece a mim, também eu conheço o Pai e dou a minha vida pelas ovelhas.
¹⁶ Ainda tenho outras ovelhas que não são deste aprisco; também me convém agregar estas, e elas ouvirão a minha voz, e haverá um rebanho e um Pastor.
1- INTRODUÇÃO
A lição desta semana está organizada em três pontos:
1) Jesus como a Porta das Ovelhas, que permite o
acesso ao aprisco e à salvação;
2) o Aprisco das Ovelhas, simbolizando um
espaço de segurança e proteção;
3) a distinção entre o Bom Pastor, que sacrifica
a sua vida pelas ovelhas, e o mercenário, que as deixa em risco. Baseada em
João 10.1-16, esta aula apresenta uma descrição de Jesus sobre as qualidades do
Bom Pastor e o seu relacionamento com as ovelhas. Assim, é uma lição que
destaca a liderança amorosa de Jesus e, ao mesmo tempo, ressalta a
responsabilidade das ovelhas de identificarem a sua voz e atenderem ao seu
chamado.
2- APRESENTAÇÃO DA LIÇÃO
A) Objetivos da Lição:
I) Analisar que Jesus é a porta das ovelhas, o único acesso para o pecador alcançar a salvação e estabelecer a comunhão com
Deus.;
II) Esclarecer o simbolismo do aprisco enquanto espaço de segurança, assistência e pertencimento ao Corpo de Cristo;
III) Diferenciar as atitudes do Bom Pastor dos comportamentos egoístas do mercenário.
B) Motivação:
A parábola do Bom
Pastor ilustra o cuidado e a liderança de Jesus sobre o seu rebanho. Assim como
um pastor guia, protege e atende às necessidades das suas ovelhas, Jesus faz o
mesmo por aqueles que têm fé nEle. Ele é a Porta que nos conduz à salvação, o
Aprisco onde encontramos abrigo, e o Pastor que, ao contrário do mercenário,
entrega a sua vida para nos salvar e proteger.
C) Sugestão de Método:
Inicie a
aula fazendo a seguinte pergunta: “O que representa para si o fato de saber que
Jesus é o Bom Pastor que cuida das suas ovelhas?” Relacione as respostas com
situações do cotidiano em que eles procuram segurança, orientação ou proteção.
Esclareça que nesta lição iremos aprender como Jesus nos guia com amor e
cuidado, proporcionando salvação, segurança e uma liderança genuína. Destaque
também o contraste entre o cuidado genuíno do Bom Pastor e as influências que
negligenciam o bem-estar das ovelhas, ressaltando a importância de reconhecer e
obedecer à voz de Jesus, que nos conduz em
caminhos de vida e proteção.
3- CONCLUSÃO DA LIÇÃO
A) Aplicação:
Da mesma forma que
as ovelhas reconhecem a voz do seu pastor e o seguem, somos convidados a
identificar a voz de Cristo em nossa vida diária e a seguir suas diretrizes.
Assim, é o momento de trilhar o caminho de Jesus com firmeza, prestando atenção
à sua voz e seguindo-a, cientes de que Ele nos orientará sempre com sabedoria,
amor e proteção.
4- SUBSÍDIO AO PROFESSOR
A) Revista Ensinador Cristão.
Vale a pena conhecer essa revista que traz reportagens, artigos, entrevistas e
subsídios de apoio à Lições Bíblicas Adultos. Na edição 101, p.39, você
encontrará um subsídio especial para esta lição.
B) Auxílios Especiais:
Ao final
do tópico, você encontrará auxílios que darão suporte na preparação de sua
aula:
1) O texto “Eu Sou a Porta”, localizado depois do primeiro tópico,
apresenta a reflexão bíblica a respeito da “porta” e seu simbolismo em Jesus;
2) No final do terceiro tópico, o texto “O Bom Pastor” mostra uma reflexão que
aprofunda o relacionamento do Bom Pastor com suas ovelhas.
Nesta lição, estudaremos o
capítulo 10 do Evangelho de João, destacando a figura de Jesus como o Bom
Pastor, aquele que protege, cuida e orienta as suas ovelhas. Analisaremos o
contexto em que nosso Senhor é descrito como “A Porta das Ovelhas” e a conexão
desta imagem com o aprisco das ovelhas, que representa o lugar de habitação do
rebanho. Por fim, diferenciarmos as figuras do Bom Pastor e do Mercenário, para
que possamos reconhecer a voz do verdadeiro pastor de nossas almas.
1- O contexto.
INTRODUÇÃO
Palavra-Chave: Cuidado
I- JESUS, A PORTA DAS OVELHAS
Este capítulo é
antecedido pelo capítulo 9, onde Jesus teve uma conversa breve com fariseus que
tentavam encontrar algum ponto de discórdia para acusá-lo (Jo 9.40,41 - ⁴⁰ E aqueles dos fariseus, que estavam com ele, ouvindo isto, disseram-lhe: Também nós somos cegos? ⁴¹ Disse-lhes Jesus: Se fôsseis cegos, não teríeis pecado; mas como agora dizeis: Vemos; por isso o vosso pecado permanece. ). No
capítulo 10, o nosso Senhor interrompe esse diálogo após a cura de um cego de
nascença, que foi expulso da sinagoga da cidade porque sabiam que o seu
testemunho os incomodaria. No entanto, Jesus utilizou a parábola do Pastor e
das Ovelhas para caracterizar os religiosos como falsos pastores e, mais
especificamente, como mercenários. Este relato possui a mesma força da crítica
aos falsos pastores presente na profecia de Ezequiel 34.1-10.
Nesta
parábola de Jesus, contada no capítulo 10 de João, destacam-se dois pontos
principais. Em primeiro lugar, Ele entra pela porta do aprisco onde se
encontram as ovelhas (Jo 10.1-3 - ¹ Na verdade, na verdade vos digo que aquele que não entra pela porta no curral das ovelhas, mas sobe por outra parte, é ladrão e salteador. ² Aquele, porém, que entra pela porta é o pastor das ovelhas. ³ A este o porteiro abre, e as ovelhas ouvem a sua voz, e chama pelo nome às suas ovelhas, e as traz para fora. ). Em segundo lugar, Ele se refere a si mesmo como
“a porta das ovelhas” (Jo 10.7). Nos primeiros versículos de João 10, sugere-se
que aquele que passa pela porta do aprisco é o verdadeiro pastor, enquanto quem
utiliza outros caminhos é associado a “ladrões e salteadores”. Assim, as
ovelhas reconhecem a voz do verdadeiro pastor e não dão atenção ao mercenário.
Além disso, Jesus afirma: “Eu sou a Porta” (Jo 10.7 - ⁷ Tornou, pois, Jesus a dizer-lhes: Em verdade, em verdade vos digo que eu sou a porta das ovelhas.); e logo depois declara:
“Eu sou o Bom Pastor” (Jo 10.11 - ¹¹ Eu sou o bom Pastor; o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas.). Estas declarações são direcionadas aos
líderes religiosos judeus, que podem ser vistos como falsos pastores do povo
(Jo 10.11,14 - ¹¹ Eu sou o bom Pastor; o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas.¹² Mas o mercenário, e o que não é pastor, de quem não são as ovelhas, vê vir o lobo, e deixa as ovelhas, e foge; e o lobo as arrebata e dispersa as ovelhas. ¹³ Ora, o mercenário foge, porque é mercenário, e não tem cuidado das ovelhas. ¹⁴ Eu sou o bom Pastor, e conheço as minhas ovelhas, e das minhas sou conhecido.), pois não cuidavam, protegiam ou orientavam o povo de Deus.
O
significado contido na frase “Eu Sou a Porta”. É bastante claro: existe apenas
um caminho exclusivo para entrar no Reino de Deus, que é através da fé em Jesus
Cristo. O nosso Senhor atua como a porta de acesso direto ao Pai (Hb 4.14,15 - ¹⁴ Visto que temos um grande sumo sacerdote, Jesus, Filho de Deus, que penetrou nos céus, retenhamos firmemente a nossa confissão. ¹⁵ Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; porém, um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado.),
permitindo-nos aproximarmos dEle com ousadia e confiança (Hb 4.16 - ¹⁶ Cheguemos, pois, com confiança ao trono da graça, para que possamos alcançar misericórdia e achar graça, a fim de sermos ajudados em tempo oportuno. ). Para
desfrutarmos de uma relação eterna e significativa com Deus, é essencial crer
em Jesus, viver conforme os seus ensinamentos e obedecê-lo plenamente. O nosso
Senhor é a “porta” pela qual todos os pecadores devem entrar.
SINOPSE I
AUXÍLIO BÍBLICO-TEOLÓGICO
“A exclusividade deste caminho de fé em Cristo nunca foi melhor colocada do que quando Jesus disse: Eu sou a porta. Cristo é o Caminho para Cristo, pois Ele é ao mesmo tempo a Porta e o Aprisco. Parece atraente quando os homens dizem que todos aqueles que têm ideais éticos elevados comparáveis aos do Sermão da Montanha são cristãos. Mas como isso parece vazio quando colocado ao lado do desafio pessoal: Eu sou a porta! Não existe outra! Assim, todos quantos vieram antes de mim são ladrões e salteadores, mas as ovelhas não os ouviram (8). Certamente isto não deve ser interpretado como uma referência àqueles verdadeiros mensageiros de Deus do Antigo Testamento, mas inclui todos aqueles que falsamente se intitulam mensageiros de Deus. Mesmo os fariseus, que corromperam os ensinos de Moisés como se estes mesmos fossem capazes de dar vida, estão sob esta condenação. ‘Não há um ponto na história humana que esteja além do horizonte dos ladrões e mercenários das parábolas. Quando o homem afirma anunciar o dom da vida, à parte da fé em Jesus, ele se proclama como ladrão e mercenário, e a sua atividade foi, é, e será, uma atividade destrutiva” (Comentário Bíblico Beacon. Vol. 7. Rio de Janeiro: CPAD, 2022, p.97).
Escola Bíblica ︱2º Trimestre de 2025︱Adultos︱E
o Verbo Se Fez Carne - Jesus Sob o Olhar do Apóstolo do Amor ︱Neweb ︱Compromisso
com a Palavra
II- O APRISCO DAS OVELHAS
O
versículo 6 indica que a história narrada pelo nosso Senhor é uma parábola.
Trata-se de uma narrativa, normalmente breve, que ensina através de uma
alegoria. Assim, o Senhor Jesus comunicava as suas lições de forma sistemática
utilizando a parábola. Desta forma, as figuras do Pastor e das Ovelhas servem
como símbolos para ilustrar o ensinamento de Cristo sobre o pastoreio das
ovelhas no aprisco.
2- O aprisco das ovelhas.
O
aprisco das ovelhas consistia, essencialmente, numa edificação de pedras que
possuía apenas uma entrada (ou porta) por onde as ovelhas eram levadas para
dentro ao entardecer (Jo 10.1 - ¹ Na verdade, na verdade vos digo que aquele que não entra pela porta no curral das ovelhas, mas sobe por outra parte, é ladrão e salteador.). Essas ovelhas eram supervisionadas pelo porteiro,
ou pastor, que se acomodava junto à entrada do abrigo para assegurar a proteção
delas. Desta forma, a representação simbólica do abrigo remete à atividade
pastoril que os judeus exerceram ao longo de várias gerações, assim como à
relação religiosa entre os líderes judeus e a população. Portanto, atualmente,
essa imagem simbólica da parábola pode ser relacionada ao vínculo da Igreja de
Cristo com o Senhor Jesus, nosso Sumo Pastor (1 Pe 5.4 - ⁴ E, quando aparecer o Sumo Pastor, alcançareis a incorruptível coroa da glória. ).
3- Um lugar de proteção.
O
aprisco das ovelhas simboliza também um espaço de proteção. Este local é
defendido diretamente pelo Pastor do Rebanho, que está disposto a
sacrificar-se, se necessário (Jo 10.11 - ¹¹ Eu sou o bom Pastor; o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas. ). Não existe lugar mais seguro do que
aquele que está sob a vigilância e proteção do Sumo Pastor, o Senhor Jesus
Cristo. O seu compromisso com o seu rebanho ficou evidente através da sua obra
realizada no Calvário (Jo 19.30 - ³⁰ E, quando Jesus tomou o vinagre, disse: Está consumado. E, inclinando a cabeça, entregou o espírito.). Assim, as afirmações “Eu sou a porta” (v.9) e
“Eu sou o bom pastor” (v.11) expressam essa realidade de cuidado por todos os
que fazem parte do Corpo de Cristo (Cl 1.24 - ²⁴ Regozijo-me agora no que padeço por vós, e na minha carne cumpro o resto das aflições de Cristo, pelo seu corpo, que é a igreja; ).
“No aprisco, o pastor desempenha
a função de uma porta, fazendo com que, por seu intermédio, as ovelhas entrem e
sejam protegidas. Jesus é a porta da salvação de Deus para nós. Ele oferece o
acesso à segurança e à proteção. Cristo é o nosso protetor. Algumas pessoas
ressentem-se por Jesus ser a porta, o único caminho de acesso a Deus. Jesus é o
Filho de Deus, então, porque deveríamos buscar outro caminho ou desejar um
caminho particular que leve a Deus?” Amplie mais o seu conhecimento, lendo a
Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal, editada pela CPAD, p.1437.
AMPLIANDO O CONHECIMENTO
Escola Bíblica ︱2º Trimestre de 2025︱Adultos︱E
o Verbo Se Fez Carne - Jesus Sob o Olhar do Apóstolo do Amor ︱Neweb ︱Compromisso
com a Palavra
SINOPSE II
III- A DISTINÇÃO ENTRE O BOM PASTOR E O
MERCENÁRIO
O versículo 11
menciona que Jesus é o “Bom Pastor” que sacrifica a sua vida pelas ovelhas. Em
contraste com o ladrão (v.10), que vem para roubar, matar e destruir, a missão
do Bom Pastor é oferecer vida, tanto na perspectiva eterna/celestial da
salvação, como na dimensão virtuosa da santidade enquanto forma de viver no
mundo (Jo 20.31 - ³¹ Estes, porém, foram escritos para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais vida em seu nome.; Rm 8.29 - ²⁹ Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.). A generosidade do Sumo Pastor é sem igual, pois
ninguém pode defender as suas ovelhas como Ele faz. O nosso Senhor é
indiscutivelmente o melhor dos pastores. Quem entra no seu aprisco encontra uma
vida verdadeira.
2- O Mercenário.
O versículo 12
apresenta a figura do mercenário. Ao contrário do Bom Pastor, que se sacrifica
pela vida das ovelhas, o mercenário opta por fugir diante do perigo,
dispersando e roubando as ovelhas. Não demonstra zelo nem cuidado por elas. Por
essa razão, é simbolizado como ladrão e bandido. Assim, enquanto o Bom Pastor
promove a vida, o mercenário traz consigo a morte; em vez de construir, ele
destrói tudo o que encontra pelo caminho. Ele abandona as ovelhas à sua própria
sorte. A representação do mercenário ilustra o caráter dos falsos líderes e
mestres fraudulentos que procuram constantemente semear divisões entre o povo
de Deus.
3- Lobos vorazes x o Bom Pastor.
Os lobos aproximam-se do aprisco para atacar as ovelhas apenas quando percebem
que o mercenário não está atento à sua chegada. O mercenário, por sua vez, opta
por fugir e abdica das suas responsabilidades: “Mas o mercenário que não é
pastor, de quem não são as ovelhas, foge, e o lobo arrebata e dispersa” (Jo
10.12). Não é por acaso que o apóstolo Paulo descreve esses “lobos vorazes”
como sendo os falsos mestres que promovem doutrinas enganosas e comprometem a
fé recebida do Evangelho, iludindo e levando consigo as ovelhas desatentas (At
20.29,30 - ²⁹ Porque eu sei isto que, depois da minha partida, entrarão no meio de vós lobos cruéis, que não pouparão ao rebanho; ³⁰ E que de entre vós mesmos se levantarão homens que falarão coisas perversas, para atraírem os discípulos após si.). Estes têm intenções destrutivas (2 Co - ¹⁷ Porque nós não somos, como muitos, falsificadores da palavra de Deus, antes falamos de Cristo com sinceridade, como de Deus na presença de Deus.), geram divisões no
rebanho (Tt 3.10 - ¹⁰ Ao homem hereje, depois de uma e outra admoestação, evita-o,) e dispersam as ovelhas (1 Jo 2.18,19 - ¹⁸ Filhinhos, é já a última hora; e, como ouvistes que vem o anticristo, também agora muitos se têm feito anticristos, por onde conhecemos que é já a última hora. ¹⁹ Saíram de nós, mas não eram de nós; porque, se fossem de nós, ficariam conosco; mas isto é para que se manifestasse que não são todos de nós.; 4.1-3 - ¹ Amados, não creiais a todo o espírito, mas provai se os espíritos são de Deus, porque já muitos falsos profetas se têm levantado no mundo. ² Nisto conhecereis o Espírito de Deus: Todo o espírito que confessa que Jesus Cristo veio em carne é de Deus; ³ E todo o espírito que não confessa que Jesus Cristo veio em carne não é de Deus; mas este é o espírito do anticristo, do qual já ouvistes que há de vir, e eis que já agora está no mundo.). Por essa razão,
nosso Senhor se apresenta como a Porta das Ovelhas, o Bom Pastor (Mt 7.13,14 - ¹³ Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela; ¹⁴ E porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem.;
Lc 13.24 - ²⁴ Porfiai por entrar pela porta estreita; porque eu vos digo que muitos procurarão entrar, e não poderão. ).
SINOPSE III
AUXÍLIO BÍBLICO-TEOLÓGICO
“A observação universal do quarto Evangelho se destaca na afirmação de Jesus: Ainda tenho outras ovelhas que não são deste aprisco; também me convém agregar estas, e elas ouvirão a minha voz, e haverá um rebanho e um Pastor (16). Observe que há outras ovelhas, não bodes. “O rebanho de Cristo não está limitado àqueles que estão encerrados no curral judaico, seja na Palestina, seja em outros lugares” (cf. 11.52; 12.32). O amor de Deus é para todo o mundo (3.16). A urgência moral de trazer essas outras ovelhas para o curral está expressa nas palavras, também me convém agregar estas. O verbo ouvir “assume o genitivo, como quando tem a conotação de ouvir com entendimento e obediência”. Haverá um rebanho tem o verbo no plural nos melhores manuscritos, e a palavra ‘rebanho’ é a tradução correta do termo grego poimne (cf. Ez 34.20-24). “Todos (judeus e gentios) formarão um único rebanho sob um único Pastor'” (Comentário Bíblico Beacon. Vol. 7. Rio de Janeiro: CPAD, 2022, p.98).
Escola Bíblica ︱2º Trimestre de 2025︱Adultos︱E
o Verbo Se Fez Carne - Jesus Sob o Olhar do Apóstolo do Amor ︱Neweb ︱Compromisso
com a Palavra
CONCLUSÃO
REVISANDO O CONTEÚDO
Jesus utilizou a parábola do Pastor e das Ovelhas para caracterizar os religiosos como falsos pastores e, mais especificamente, como mercenários.
2- Qual é a mensagem evidente da afirmação “Eu Sou a Porta”?
O significado contido na frase “Eu Sou a Porta” é bastante claro: existe apenas um caminho exclusivo para entrar no Reino de Deus, que é através da fé em Jesus Cristo.
3- O que constituía o aprisco das ovelhas?
O aprisco das ovelhas consistia, essencialmente, numa edificação de pedras que possuía apenas uma entrada (ou porta) por onde as ovelhas eram levadas para dentro ao entardecer (Jo 10.1).
4- Qual é a missão do Bom Pastor?
A missão do Bom Pastor é oferecer vida, tanto na perspectiva eterna/celestial da salvação, como na dimensão virtuosa da santidade enquanto forma de viver no mundo (Jo 20.31; Rm 8.29).
5- De que forma você pode caracterizar o Mercenário?
O mercenário opta por fugir diante do perigo, dispersando e roubando as ovelhas. Não demonstra zelo nem cuidado por elas.
Escola Bíblica ︱2º Trimestre de 2025︱Adultos︱E
o Verbo Se Fez Carne - Jesus Sob o Olhar do Apóstolo do Amor ︱Neweb ︱Compromisso
com a Palavra
Pb. Rogério Faustino ︱Escola Bíblica ︱2º Trimestre de 2025︱ Compromisso com a Palavra
Comentários
Postar um comentário