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LIÇÃO 08: CONFESSANDO E ABANDONANDO O PECADO.

 

TEXTO ÁUREO

“O que encobre as suas transgressões nunca prosperará, mas o que as confessa e deixa alcançará misericórdia.” (Pv 28.13)
 
VERDADE PRÁTICA

Para desfrutar um caminho de restauração e reconciliação com Deus, precisamos confessar o pecado e abandoná-lo de uma vez por todas.
 
LEITURA DIÁRIA

Segunda – Sl 12.5 Confessando as nossas transgressões ao Senhor.
⁵ Pela opressão dos pobres, pelo gemido dos necessitados me levantarei agora, diz o Senhor; porei a salvo aquele para quem eles assopram.
Salmos 12.5

Terça – Rm 3.10-12 Reconhecendo a nossa natureza pecaminosa diante de Deus.
¹⁰ Como está escrito:Não há um justo, nem um sequer.
¹¹ Não há ninguém que entenda;Não há ninguém que busque a Deus.
¹² Todos se extraviaram, e juntamente se fizeram inúteis. Não há quem faça o bem, não há nem um só.
Romanos 3.10-12

Quarta – Gn 3.8;14-19 O pecado de nossos primeiros pais, Adão e Eva.
⁸ E ouviram a voz do Senhor Deus, que passeava no jardim pela viração do dia; e esconderam-se Adão e sua mulher da presença do Senhor Deus, entre as árvores do jardim.
¹⁴ Então o Senhor Deus disse à serpente: Porquanto fizeste isto, maldita serás mais que toda a fera, e mais que todos os animais do campo; sobre o teu ventre andarás, e pó comerás todos os dias da tua vida.
¹⁵ E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.
¹⁶ E à mulher disse: Multiplicarei grandemente a tua dor, e a tua conceição; com dor darás à luz filhos; e o teu desejo será para o teu marido, e ele te dominará.
¹⁷ E a Adão disse: Porquanto deste ouvidos à voz de tua mulher, e comeste da árvore de que te ordenei, dizendo: Não comerás dela, maldita é a terra por causa de ti; com dor comerás dela todos os dias da tua vida.
¹⁸ Espinhos, e cardos também, te produzirá; e comerás a erva do campo.
¹⁹ No suor do teu rosto comerás o teu pão, até que te tornes à terra; porque dela foste tomado; porquanto és pó e em pó te tornarás.
Genesis 3.8, 14-19

Quinta – 2 Sm 12.1-4; 7-9 O pecado do rei Davi, o ungido do Senhor.
¹ E o SENHOR enviou Natã a Davi; e, apresentando-se ele a Davi, disse-lhe: Havia numa cidade dois homens, um rico e outro pobre.
² O rico possuía muitíssimas ovelhas e vacas.
³ Mas o pobre não tinha coisa nenhuma, senão uma pequena cordeira que comprara e criara; e ela tinha crescido com ele e com seus filhos; do seu bocado comia, e do seu copo bebia, e dormia em seu regaço, e a tinha como filha.
⁴ E, vindo um viajante ao homem rico, deixou este de tomar das suas ovelhas e das suas vacas para assar para o viajante que viera a ele; e tomou a cordeira do homem pobre, e a preparou para o homem que viera a ele.
⁷ Então disse Natã a Davi: Tu és este homem. Assim diz o Senhor Deus de Israel: Eu te ungi rei sobre Israel, e eu te livrei das mãos de Saul;
⁸ E te dei a casa de teu senhor, e as mulheres de teu senhor em teu seio, e também te dei a casa de Israel e de Judá, e, se isto é pouco, mais te acrescentaria tais e tais coisas.
⁹ Por que, pois, desprezaste a palavra do Senhor, fazendo o mal diante de seus olhos? A Urias, o heteu, feriste à espada, e a sua mulher tomaste por tua mulher; e a ele mataste com a espada dos filhos de Amom.
2 Samuel 12.1-4, 7-9

Sexta – Mt 6.12 Em primeiro lugar, nos dirigimos a Deus para o perdão dos pecados.
¹² E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores;
Mateus 6.12

Sábado – 2 Co 5.18 Deus investiu homens para o ministério.
¹⁸ E tudo isto provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por Jesus Cristo, e nos deu o ministério da reconciliação;
2 Corintios 5.18

192 - Pelo Sangue
Paulo Leivas Macalão


1 Pelo mundo brilha a luz,
Desde que morreu Jesus.
Pendurado lá na cruz do Calvário!
Os pecados carregou
E de culpa nos livrou,
Com o sangue que manou, no Calvário!
 
Pelo sangue, pelo sangue,
Somos redimidos, sim
Pelo sangue carmesim;
Pelo sangue, pelo sangue.
Pelo sangue de Jesus, no Calvário!

 
2 Antes, tinha mui temor,
Mas, agora, tenho amor,
Pois compreendo o valor do Calvário;
Eu vivi na perdição
Mas achei a salvação
Pela grande redenção: o Calvário!
 
3 És um grande pecador?
Eis aqui Teu Salvador!
Tema do bom pregador: o Calvário.
O Cordeiro divinal
Padeceu na cruz teu mal,
E oferece graça tal, no Calvário.

1 Tens achado em Cristo plena salvação,
Pelo sangue vertido na cruz?
Toda mancha lava de teu coração,
Este sangue eficaz de Jesus.
 
Salvo estás, limpo estás,
Pelo sangue de Cristo Jesus?
Tens teu coração mais alvo que a luz,
Foste limpo no sangue eficaz?

 
2 Vives sempre ao lado do teu Salvador,
Pelo sangue que mana da cruz?
Do pecado foste sempre vencedor,
Como foi teu bendito Jesus?
 
3 Terás roupa branca quando vier Jesus,
Foste limpo na fonte de amor?
Estás pronto pra seguir ao céu de luz,
Pelo sangue purificador?
 
4 Cristo hoje dá pureza e mui poder:
Fita os olhos na cruz do Senhor,
Dela, fonte sai que te enche de prazer,
Que te farta de vida e vigor.

1 O teu pecado tu queres deixar?
No sangue há poder, sim, há poder;
Queres do mal a vitória ganhar?
Seu sangue tem este poder!
 
Há poder, sim, força e vigor
Neste sangue de Jesus;
Há poder, sim, no bom Salvador;
Oh! Confia no Cristo da cruz.

 
2 Queres os vícios abandonar?
No sangue há poder, sim, há poder;
Confia em Cristo para te curar;
Seu sangue tem este poder!
 
3 Oh! Paralítico, queres andar?
No sangue há poder, sim, há poder;
Para fazer-te também caminhar,
Seu sangue tem esse poder!
 
4 Queres pureza pra teu coração?
No sangue há poder, sim, há poder;
Mais lealdade, mais consagração,
Seu sangue tem este poder!
 
5 Queres de Cristo a mensagem levar?
No sangue há poder, sim, há poder;
Queres co’os anjos, na glória cantar?
Seu sangue tem este poder!
 
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE

Salmos 51.1-12
¹ Tem misericórdia de mim, ó Deus, segundo a tua benignidade; apaga as minhas transgressões, segundo a multidão das tuas misericórdias.
² Lava-me completamente da minha iniquidade e purifica-me do meu pecado.
³ Porque eu conheço as minhas transgressões, e o meu pecado está sempre diante de mim.
⁴ Contra ti, contra ti somente pequei, e fiz o que a teus olhos é mau, para que sejas justificado quando falares e puro quando julgares.
⁵ Eis que em iniquidade fui formado, e em pecado me concebeu minha mãe.
⁶ Eis que amas a verdade no íntimo, e no oculto me fazes conhecer a sabedoria.
⁷ Purifica-me com hissopo, e ficarei puro; lava-me, e ficarei mais alvo do que a neve.
⁸ Faze-me ouvir júbilo e alegria, para que gozem os ossos que tu quebraste.
⁹ Esconde a tua face dos meus pecados e apaga todas as minhas iniquidades.
¹⁰ Cria em mim, ó Deus, um coração puro e renova em mim um espírito reto. 
¹¹ Não me lances fora da tua presença e não retires de mim o teu Espírito Santo.
¹² Torna a dar-me a alegria da tua salvação e sustém-me com um espírito voluntário.
 
1 João 1.8-10
⁸ Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e não há verdade em nós.
⁹ Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.
¹⁰ Se dissermos que não pecamos, fazemo-lo mentiroso, e a sua palavra não está em nós.
 
PLANO DE AULA

1- INTRODUÇÃO

Todo cristão em sua jornada vai ter que lidar, em algum momento, com o pecado. Isso se deve a natureza humana que herdamos de Adão e Eva. No entanto, não temos mais prazer no pecado, ou seja, não pecamos de modo deliberado. Errar o alvo, para o cristão, é um triste acidente de percurso. Quando pecamos, a atitude correta é o arrependimento, a confissão do pecado a Deus e o abandono da transgressão. Não podemos também nos esquecer de que o pecado confessado e abandonado é pecado perdoado por Deus (1 Jo 1.9). O Inimigo sempre vai tentar nos acusar dos erros que cometemos, mas precisamos lembrar de que “o sangue de Jesus Cristo nos purifica de todo o pecado” (1 Jo 1.7).

2- APRESENTAÇÃO DA LIÇÃO

A) Objetivos da Lição:
I) Compreender o que significa confissão de pecado;
II) Mostrar o perigo do pecado não confessado;
III) Compreender que a confissão de pecado é um caminho para a cura e a restauração.

B) Motivação: 
Converse com os alunos explicando que atualmente, muitos não acreditam em certo ou errado. O pecado passou a ser relativizado e o que é errado para uma pessoa pode não ser considerado errado para a outra, pois não acreditam mais em verdades absolutas. Entretanto, para o cristão o pecado não pode ser relativizado, pois nosso conceito de errar o alvo está firmado nas Escrituras Sagradas.
 
C) Sugestão de Método: 
Sugerimos que você coloque uma cesta (ou uma caixa de papelão) em um canto da sala. Providencie algumas bolinhas de papel amassado. Diga aos alunos que a cesta ou caixa será o alvo do dia. Em seguida, dê uma bolinha de papel a um aluno(a) e peça que, há uma certa distância, tente acertar o “alvo” (a cesta). Cada aluno(a) terá somente uma tentativa. Aqueles que errarem, pergunte como eles se sentiram, assim como os que acertaram. Diga que pecado significa “errar o alvo”. Ninguém quer errar nada. Quando erramos, seja em uma prova ou em qualquer situação, sentimos vergonha e ficamos constrangidos. O pecado tem como consequência a tristeza, o constrangimento e a culpa. É o que veremos nesta lição.
 
3- CONCLUSÃO DA LIÇÃO

A) Aplicação:
A lição de hoje é uma oportunidade ímpar para que os alunos reflitam a respeito do pecado e da importância da confissão. Mostre que o pecado tem nome, como por exemplo, mentira, fofoca, inveja etc. Temos que confessar para Deus as nossas atitudes, pensamentos e sentimentos, nomeando-os. Em seguida conclua lendo Provérbios 28.13: “O que encobre as suas transgressões nunca prosperará; mas o que as confessa e deixa alcançará misericórdia.”

4- SUBSÍDIO AO PROFESSOR

A) Revista Ensinador Cristão. 
Vale a pena conhecer essa revista que traz reportagens, artigos, entrevistas e subsídios de apoio à Lições Bíblicas Adultos. Na edição 97, p.40, você encontrará um subsídio especial para esta lição.
 
B) Auxílios Especiais: 
Ao final do tópico, você encontrará auxílios que darão suporte na preparação de sua aula:
1) A orientação bíblica, localizada no primeiro tópico, destaca importantes conceitos a respeito de confissão de pecados contidos no Salmo 51;
2) O texto ao final do terceiro tópico, mostra o caminho da cura e da restauração para aqueles que confessam e abandonam o pecado.
 
INTRODUÇÃO

Atualmente, muitos acreditam que não é preciso confessar o pecado ( É tudo aquilo que transgride a lei de Deus e é contra  sua moral e caráter por denominá-lo mera fraqueza ligada ao ambiente e aos aspectos hereditários. Nesta lição, veremos que a Bíblia não ensina assim. Em sua epístola, o apóstolo João escreve que o pecado é real e, por isso, é um perigo para a vida do crente, pois suas consequências são trágicas. A orientação bíblica é a de que, caso ocorra um pecado, ele deve ser confessado, abandonado como evidência do arrependimento para que o crente arrependido possa receber o perdão de Deus (1 Jo 2.9 - Aquele que diz que está na luz, e odeia a seu irmão, até agora está em trevas.; cf. Sl 32.5 - Confessei-te o meu pecado, e a minha maldade não encobri. Dizia eu: Confessarei ao Senhor as minhas transgressões; e tu perdoaste a maldade do meu pecado. (Selá.)).
 
Palavra-Chave – Confissão
 
I- A CONFISSÃO DE PECADO

1- Definição. 
O verbo “confessar”, da palavra hebraica yadah, aparece como “jogar”, “atirar”, “lançar” (1 Rs 8.33 - ), uma palavra que vem da raiz verbal de hadah que significa “estender a mão”. Essa palavra está presente 900 vezes no Antigo Testamento, aparecendo com o sentido de “tomar conhecimento”, “saber”, “reconhecer”. A palavra aparece no AT no contexto de confissão de pecado (Sl 32.5 -Confessei-te o meu pecado, e a minha maldade não encobri. Dizia eu: Confessarei ao Senhor as minhas transgressões; e tu perdoaste a maldade do meu pecado. (Selá.) ). No Novo Testamento, o verbo grego para “confessar” é homologéo, que significa “concordar com”, “consentir”, “conceder”. Essa palavra é composta da raiz homou, "junto de pessoas reunidas"; e de lógos, "do ato de falar". A palavra homologéo ocorre 25 vezes no Novo Testamento (Mt 7.23, Rm 10.9,10; Tg 5.16). Há um verbo grego importante para “confessar”, eksomologéo (Mt 3.6), que significa “professar”, “reconhecer aberta e alegremente para a honra de alguém”; “prometer publicamente que fará algo”, “comprometer-se com”. Logo, podemos dizer que confessar é uma maneira de declarar o que se crê ou sabe.

A primeira atitude de se obter o perdão divino dos pecados é confessá-lo. Reconhecer sua transgressão, sua tendência pecaminosa, sua inutilidade e deixar-se ser transformado pelo poder de Cristo. A atitude de confessar demonstra fé, dependência e submissão à Deus. 

2- A confissão bíblica de pecado. 
O ensino bíblico geral da confissão de pecado traz a ideia de reconhecê-lo e fazer a sua confissão, pois o perdão depende desse ato (Sl 32.5; 1 Jo 1.9 - Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça.). Essa confissão pode ser no momento da conversão; ou depois dela, quando pecados cometidos podem ser contra Deus ou contra um irmão (Mt 5.21,22 - ²¹ Ouvistes que foi dito aos antigos: Não matarás; mas qualquer que matar será réu de juízo. ²² Eu, porém, vos digo que qualquer que, sem motivo, se encolerizar contra seu irmão, será réu de juízo; e qualquer que disser a seu irmão: Raca, será réu do sinédrio; e qualquer que lhe disser: Louco, será réu do fogo do inferno.). Importante ressaltar, porém, que, segundo o ensino bíblico, era tão somente depois da confissão de pecados que se poderia viver verdadeiramente uma vida de oração e comunhão com Deus (Ne 1.6 - Estejam, pois, atentos os teus ouvidos e os teus olhos abertos, para ouvires a oração do teu servo, que eu hoje faço perante ti, dia e noite, pelos filhos de Israel, teus servos; e faço confissão pelos pecados dos filhos de Israel, que temos cometido contra ti; também eu e a casa de meu pai temos pecado.; SI 66.18 - Se eu atender à iniqüidade no meu coração, o Senhor não me ouvirá; Lc 18.9-14).
 
3- O símbolo da confissão de pecado. 
No ato da confissão de pecados, a pessoa reconhece de maneira autônoma os pecados cometidos e que, por isso, se encontra indigna de estar na presença de Deus. Ela reconhece a sua natureza pecaminosa diante do Altíssimo (Rm 3.10-12 - ¹⁰ Como está escrito:Não há um justo, nem um sequer. ¹¹ Não há ninguém que entenda;Não há ninguém que busque a Deus. ¹² Todos se extraviaram, e juntamente se fizeram inúteis.Não há quem faça o bem, não há nem um só.). Então, em arrependimento sincero e em confissão, busca o que lhe é garantido por meio da Palavra de Deus: o perdão. Assim, quem experimenta o ato sincero e humilde da confissão de pecado alcança a misericórdia de Deus (Pv 28.13 - O que encobre as suas transgressões nunca prosperará, mas o que as confessa e deixa, alcançará misericórdia.). Então, a alma é consolada e a vida espiritual é restaurada.
 
O pecado é uma dívida que o homem tem para com Deus.  Para se ter  condições novamente de está em comunhão com Deus precisa-se pagar essa dívida, ou seja, remover essa pendência dando condições básicas para se está com Ele, isso se obtém através do perdão.
Umas das condições para obtenção do perdão é o arrependimento,  umas das partes precisa se arrepender,  no caso do perdão divino, é imprescindível a pessoa do pecador arrependido.
Ao declarar que o homem foi perdoado, Deus afirma que aquele indivíduo não tem mais dívida para com Ele. A acusação que lhe estava imposta foi tirada pelo sacrifício de Cristo.
Logo concluímos que nesse processo de transformação é necessário o arrependimento, a confissão de pecado e o ato perdoador de Deus.  Sai dali então uma nova criatura,  um filho que estava perdido e foi achado.

SINOPSE I

O ensino bíblico da confissão de pecado traz a ideia de reconhecê-lo e fazer a sua confissão.
 
AUXÍLIO BÍBLICO-TEOLÓGICO

Professor(a), leia juntamente com a sua classe o Salmo 51 que se encontra na seção Leitura Bíblica em Classe. Utilize o texto para mostrar o conceito de pecado e as suas consequências (perda da salvação, da presença de Deus, da vitalidade e da alegria espiritual). Enfatize que a preocupação de Davi não foi com o fato de perder o trono, mas com a perda da comunhão com Deus e a salvação. Explique que, “este salmo de confissão é atribuído a Davi, alusivo ao momento em que o profeta Natã revelou seus pecados de adultério e de homicídio (cf. 2 Sm 12.1-3). (1) Note-se que este salmo foi escrito por um crente que voluntariamente pecou contra Deus e de modo tão grave foi privado da comunhão e da presença de Deus (cf. 11). (2) Provavelmente, Davi escreveu este salmo já arrependido, após Natā declarar-lhe o perdão divino (2 Sm 12.13). Davi roga diretamente a plena restauração da sua salvação, a pureza, a presença de Deus, a vitalidade espiritual e a alegria (vv. 7-13)” (Bíblia de Estudo Pentecostal Edição Global. Rio de Janeiro: CPAD, 2022, p.856).

Escola Bíblica 2º Trimestre de 2024︱Adultos︱A carreira que nos está proposta – O caminho da salvação, santidade e perseverança para chegar no céu︱Neweb ︱Compromisso com a Palavra

II- O PERIGO DO PECADO NÃO CONFESSADO

1- Os males dos pecados não confessados. 
Quando lemos e analisamos Provérbios 28.13 - O que encobre as suas transgressões nunca prosperará, mas o que as confessa e deixa, alcançará misericórdia., percebemos que a confissão de pecado não se trata apenas de um ensino judaico, mas também cristão. A Epístola de João corrobora com a necessidade de se confessar o pecado, deixá-lo e alcançar o perdão (1 Jo 1.9 - Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça.). Em contrapartida, quem ignora a confissão de pecado, ocultando-o, vive uma vida de aparência e de morte espiritual; semelhante ao que os nossos primeiros pais, Adão e Eva, viveram ao tentar ocultar os seus pecados diante de Deus (Gn 3.8 - E ouviram a voz do Senhor Deus, que passeava no jardim pela viração do dia; e esconderam-se Adão e sua mulher da presença do Senhor Deus, entre as árvores do jardim.); bem como o rei Davi, o homem segundo o coração de Deus, que procurou ocultar do Senhor seus pecados (2 Sm 11.12 - Então disse Davi a Urias: Demora-te aqui ainda hoje, e amanhã te despedirei. Urias, pois, ficou em Jerusalém aquele dia e o seguinte.).
 
Trata-se de uma via de mão dupla; quem confessa e deixa, alcançará misericórdia, quem age ao  contrário nunca irá prosperar. É um mal plantado pelo próprio pecador inconfesso. Ele apenas está  olhando o que plantou.

2- As consequências do pecado de Adão e Eva. 
A realidade bíblica do pecado pode ser vista no primeiro casal, Adão e Eva, quando pecou e, por isso, recebeu sentenças devidas (Gn 3.14-19 - ¹⁴ Então o Senhor Deus disse à serpente: Porquanto fizeste isto, maldita serás mais que toda a fera, e mais que todos os animais do campo; sobre o teu ventre andarás, e pó comerás todos os dias da tua vida. ¹⁵ E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar. ¹⁶ E à mulher disse: Multiplicarei grandemente a tua dor, e a tua conceição; com dor darás à luz filhos; e o teu desejo será para o teu marido, e ele te dominará. ¹⁷ E a Adão disse: Porquanto deste ouvidos à voz de tua mulher, e comeste da árvore de que te ordenei, dizendo: Não comerás dela, maldita é a terra por causa de ti; com dor comerás dela todos os dias da tua vida. ¹⁸ Espinhos, e cardos também, te produzirá; e comerás a erva do campo. ¹⁹ No suor do teu rosto comerás o teu pão, até que te tornes à terra; porque dela foste tomado; porquanto és pó e em pó te tornarás). Além disso, nossos primeiros pais perderam o direito de viver no ambiente mais perfeito e belo que Deus criou (Gn 3.24 - E havendo lançado fora o homem, pôs querubins ao oriente do jardim do Éden, e uma espada inflamada que andava ao redor, para guardar o caminho da árvore da vida.). Por isso na vida de Adão e Eva há consequências trágicas do pecado, tais como: alteração da condição física de ambos; a transição da natureza imortal para mortal; diversas tensões no gênero humano e na natureza. Assim, sabemos que as consequências do pecado de nossos primeiros pais não se limitaram a eles, mas perpassaram a todo o gênero humano e natural (Rm 5.12-14 - ¹² Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram. ¹³ Porque até à lei estava o pecado no mundo, mas o pecado não é imputado, não havendo lei. ¹⁴ No entanto, a morte reinou desde Adão até Moisés, até sobre aqueles que não tinham pecado à semelhança da transgressão de Adão, o qual é a figura daquele que havia de vir.).
 
À exemplo de Adão e Eva que colheram os frutos da desobediência e repassaram a toda a humanidade, pecados não  confessados e não perdoados são causas de muitos males na vida de muita gente.

3- As consequências do pecado de Davi. 
O rei Davi pagou um alto preço com o seu pecado. A Bíblia mostra que, por isso, a espada não sairia da sua casa (2 Sm 12.10-12 - ¹⁰ Agora, pois, não se apartará a espada jamais da tua casa, porquanto me desprezaste, e tomaste a mulher de Urias, o heteu, para ser tua mulher. ¹¹ Assim diz o Senhor: Eis que suscitarei da tua própria casa o mal sobre ti, e tomarei tuas mulheres perante os teus olhos, e as darei a teu próximo, o qual se deitará com tuas mulheres perante este sol. ¹² Porque tu o fizeste em oculto, mas eu farei este negócio perante todo o Israel e perante o sol.). Os capítulos 11 e 12 de 2 Samuel revelam o conflito e o senso de culpa que marcavam a vida de um homem que, por certo tempo, ocultou o seu pecado, trazendo-lhe enfermidades morais e aflição que o levavam a gemidos. O Salmo 32 mostra que, por se manter em silêncio, não confessando o seu pecado, Davi enfraqueceu cada vez mais, perdendo o vigor espiritual (Sl 32.2-4 - ² Bem-aventurado o homem a quem o Senhor não imputa maldade, e em cujo espírito não há engano. ³ Quando eu guardei silêncio, envelheceram os meus ossos pelo meu bramido em todo o dia. ⁴ Porque de dia e de noite a tua mão pesava sobre mim; o meu humor se tornou em sequidão de estio. (Selá.)). Já o Salmo 51 mostra a confissão de pecado do rei, reconhecendo todos os seus erros a fim de que eles fossem perdoados e o salmista purificado (Sl 51.2-6 - ² Lava-me completamente da minha iniqüidade, e purifica-me do meu pecado. ³Porque eu conheço as minhas transgressões, e o meu pecado está sempre diante de mim. ⁴ Contra ti, contra ti somente pequei, e fiz o que é mal à tua vista, para que sejas justificado quando falares, e puro quando julgares. ⁵ Eis que em iniqüidade fui formado, e em pecado me concebeu minha mãe. ⁶ Eis que amas a verdade no íntimo, e no oculto me fazes conhecer a sabedoria.).
 
Vejamos bem que os males decorrentes de pecados não confessados são terríveis à vida de seus transgressores.  Não podemos omitir a realidade de que o futuro reserva incertezas, desilusões,  perdas e muito mais para aqueles que escondem seus pecados. A vontade de Deus é que confessemos e deixemos todo pecado e embaraço e corramos para a carreira que nos está proposta.

SINOPSE II

A Palavra de Deus mostra a necessidade de se confessar o pecado, deixá-lo e assim alcançar o perdão.

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III – CONFISSÃO DE PECADO: UM CAMINHO DE CURA E RESTAURAÇÃO

1- Confessando o pecado a Deus. 
Segundo o ensino bíblico, a confissão de pecados deve primeiramente ser dirigida a Deus, por intermédio de seu Filho, pois só Ele pode perdoar os nossos pecados (Sl 51.3,4; Mt 9.2,6 - ² E Jesus, vendo a fé deles, disse ao paralítico: Filho, tem bom ânimo, perdoados te são os teus pecados. ³ E eis que alguns dos escribas diziam entre si: Ele blasfema. ⁴ Mas Jesus, conhecendo os seus pensamentos, disse: Por que pensais mal em vossos corações? ⁵ Pois, qual é mais fácil? dizer: Perdoados te são os teus pecados; ou dizer: Levanta-te e anda? ⁶ Ora, para que saibais que o Filho do homem tem na terra autoridade para perdoar pecados (disse então ao paralítico: Levanta-te, toma a tua cama, e vai para tua casa.). Ao longo do seu ministério, o Senhor Jesus disse à mulher pecadora: “Os teus pecados te são perdoados” (Lc 7.48). Na oração do Pai-Nosso, o Senhor Jesus ensinou: “[Pai] Perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores” (Mt 6.12). Em 1 João 1, lemos que os nossos pecados devem ser confessados a Cristo (1 Jo 1.7-9 - ⁷ Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado. ⁸ Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e não há verdade em nós. ⁹ Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça.). Dessa forma, perdoar pecado é uma prerrogativa de Deus Pai por intermédio do Senhor Jesus, mediante a sua obra no Calvário.

A confissão de pecados alivia a carga de culpa sobre o pecador confesso. Deus não apenas alivia , mas retirar todo fardo de pecado de sobre seus ombros.
 
2- Alcançando cura e restauração. 
O texto áureo da presente lição nos lembra que ocultar o pecado é decidir por trilhar uma jornada de sofrimento espiritual e emocional. Mas quem deixa de lado o orgulho e a soberba para trilhar o caminho humilde da confissão de pecado vive uma vida mais leve. Não há nada mais restaurador que desfrutar das misericórdias do Senhor (Pv 28.13 - O que encobre as suas transgressões nunca prosperará, mas o que as confessa e deixa, alcançará misericórdia.). Não há nada mais consolador do que confessar o pecado e deixá-lo definitivamente, pois assim encontraremos descanso para a alma. Todo esse processo de confissão e abandono de pecado revela a eficácia do ministério da reconciliação de Deus por meio de Jesus Cristo (2 Co 5.18 - E tudo isto provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por Jesus Cristo, e nos deu o ministério da reconciliação;). Quem faz assim encontra o caminho de cura e restauração, conforme lemos nas palavras do salmista: “Enquanto eu me calei, envelheceram os meus ossos pelo meu bramido em todo o dia. […] Confessei-te o meu pecado e a minha maldade não encobri; dizia eu: Confessarei ao Senhor as minhas transgressões; e tu perdoaste a maldade do meu pecado” (SI 51.3,5).
 
Que possamos ser sempre sensíveis à ponto de em qualquer situação confessar nossa condição miserável de pecador, sabendo que temos um Deus que nos ama e nos perdoa sem lançar em rosto nossas falhas.

SINOPSE III

A confissão de pecado é o único caminho para a cura e a restauração do corpo, alma e espírito.
 
AUXÍLIO BÍBLICO-TEOLÓGICO

“O Senhor restaurou a Davi a alegria da salvação, mas observa-se o seguinte respeito de sua vida:
(1) As Escrituras ensinam claramente que ceifaremos aquilo que semeamos; se semearmos no Espírito do Espírito ceifaremos a vida eterna; se semearmos na carne, da carne ceifaremos a corrupção (Gl 6.7,8). Davi, em virtude do seu pecado, sofreu consequências até o fim, na própria vida, na sua família e no seu reino (2 Sm 12.1-14).
(2) As terríveis consequências do pecado de Davi, mesmo depois da sua sincera confissão e arrependimento, devem suscitar em todos os filhos de Deus um santo temor de pecar deliberadamente em aberta rebelião contra a redenção provida para eles em Jesus Cristo” (Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal. Rio de Janeiro: CPAD, 2022, 2003, p.856).
 
CONCLUSÃO

Em nossa caminhada cristã estamos sujeitos ao pecado. Encobri-lo e viver uma vida espiritual de aparência não é uma opção bíblica para o caminho da cura e da restauração. Logo, uma jornada de perdão só é possível com a confissão do pecado praticado e a resolução de abandoná-lo de uma vez por todas. Quem procede assim desfrutará das infindáveis misericórdias divinas.

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REVISANDO O CONTEÚDO

1- Qual ideia o ensino geral da Bíblia traz a respeito da confissão de pecado? 
O ensino bíblico geral da confissão de pecado traz a ideia de reconhecê-lo e fazer a sua confissão, pois o perdão depende desse ato (Sl 32.5; 1 Jo 1.9).

2- O que a pessoa reconhece no ato de confissão de pecado? 
No ato da confissão de pecados, a pessoa reconhece de maneira autônoma os pecados cometidos e que, por isso, se encontra indigna de estar na presença de Deus.

3- O que podemos compreender em Provérbios 28.13? 
Quando lemos e analisamos Provérbios 28.13, percebemos que a confissão de pecado não se trata apenas de um ensino judaico, mas também cristão.

4- Segundo a lição, o que pode acontecer com quem ignora a recomendação bíblica de confessar o pecado? 
Ocultar o pecado é decidir por trilhar uma jornada de sofrimento espiritual e emocional.

5- Segundo o ensino bíblico, a confissão de pecados deve ser dirigida primeiramente a quem? 
Segundo o ensino bíblico, a confissão de pecados deve primeiramente ser dirigida a Deus, por intermédio de seu Filho, pois só Ele pode perdoar os nossos pecados.

DICIONÁRIO HEBRAICO NESSA LIÇÃO:
Yadah, significa “jogar”, “atirar”, “lançar;
Hadah que significa “estender a mão”;


DICIONÁRIO GREGO NESSA LIÇÃO:
Homologéo, que significa “concordar com”, “consentir”, “conceder”;
Homou, significa "junto de pessoas reunidas";
Lógos, significa "do ato de falar";
Eksomologéo significa “professar”, “reconhecer aberta e alegremente para a honra de alguém”; “prometer publicamente que fará algo”, “comprometer-se com”.


Pb. Rogério Faustino
Escola Bíblica ︱2º Trimestre de 2024︱

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