TEXTO ÁUREO
“E odiados de todos sereis por
causa do meu nome; mas aquele que perseverar até ao fim será salvo.” (Mt 10.22)
VERDADE PRÁTICA
Quando nos tornamos agradáveis ao
mundo é sinal de que nossa fidelidade a Deus está em crise.
LEITURA DIÁRIA
Segunda – Ef 6.9; 1 Pe 5.2,3
Devemos agir com serenidade em qualquer área de liderança.
⁹ E vós, senhores, fazei o mesmo para com eles, deixando as ameaças, sabendo também que o Senhor deles e vosso está no céu, e que para com ele não há acepção de pessoas.
Efésios 6.9
² Apascentai o rebanho de Deus, que está entre vós, tendo cuidado dele, não por força, mas voluntariamente; nem por torpe ganância, mas de ânimo pronto;
3 Nem como tendo domínio sobre a herança de Deus, mas servindo de exemplo ao rebanho.
Terça – Et 3.6 Hamã planeja
destruir os judeus de todo o reino de Assuero.
⁶ Porém teve como pouco, nos seus propósitos, o pôr as mãos só em Mardoqueu (porque lhe haviam declarado de que povo era Mardoqueu); Hamã, pois, procurou destruir a todos os judeus, o povo de Mardoqueu, que havia em todo o reino de Assuero.
Quarta – Gn 6.11-13; 2 Tm 3.1-4 A
motivação de Hamã para a violência remonta tempos longínquos. ¹¹ A terra, porém, estava corrompida diante da face de Deus; e encheu-se a terra de violência.
¹² E viu Deus a terra, e eis que estava corrompida; porque toda a carne havia corrompido o seu caminho sobre a terra.
¹³ Então disse Deus a Noé: O fim de toda a carne é vindo perante a minha face; porque a terra está cheia de violência; e eis que os desfarei com a terra.
Genesis 6.11-13
¹ Sabe, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos.
² Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos,
³ Sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons,
⁴ Traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus,
2 Timoteo 3.1-4
Quinta – Et 4.3,4 Luto, jejum,
choro e lamentação diante da ameaça de Hamã.
³ Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências;
⁴ E desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas.
Ester 4.3-4
Sexta – Dn 6.10; Ef 6.18; 1 Ts
5.17 A importância da oração para suportar as intempéries do mundo.¹⁰ Daniel, pois, quando soube que o edito estava assinado, entrou em sua casa (ora havia no seu quarto janelas abertas do lado de Jerusalém), e três vezes no dia se punha de joelhos, e orava, e dava graças diante do seu Deus, como também antes costumava fazer.
Daniel 6.10
¹⁸ Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos,
Efésios 6.18
¹⁷ Orai sem cessar.
1 Tessalonicenses 5.17
Sábado – Zc 14.4-9; Rm 11.26; Ap
1.7 Jesus, o Messias, salvará Israel, quando de sua conversão nacional.⁴ E naquele dia estarão os seus pés sobre o monte das Oliveiras, que está defronte de Jerusalém para o oriente; e o monte das Oliveiras será fendido pelo meio, para o oriente e para o ocidente, e haverá um vale muito grande; e metade do monte se apartará para o norte, e a outra metade dele para o sul.
⁵ E fugireis pelo vale dos meus montes, pois o vale dos montes chegará até Azel; e fugireis assim como fugistes de diante do terremoto nos dias de Uzias, rei de Judá. Então virá o Senhor meu Deus, e todos os santos contigo.
⁶ E acontecerá naquele dia, que não haverá preciosa luz, nem espessa escuridão.
⁷ Mas será um dia conhecido do Senhor; nem dia nem noite será; mas acontecerá que ao cair da tarde haverá luz.
⁸ Naquele dia também acontecerá que sairão de Jerusalém águas vivas, metade delas para o mar oriental, e metade delas para o mar ocidental; no verão e no inverno sucederá isto.
⁹ E o Senhor será rei sobre toda a terra; naquele dia um será o Senhor, e um será o seu nome.
Zacarias 14.4-9
²⁶ E assim todo o Israel será salvo, como está escrito: De Sião virá o Libertador, E desviará de Jacó as impiedades.
Romanos 11.26
⁷ Eis que vem com as nuvens, e todo o olho o verá, até os mesmos que o traspassaram; e todas as tribos da terra se lamentarão sobre ele. Sim. Amém.
Apocalipse 1.7
Paulo Leivas Macalão
1 Queres, neste mundo, ser um vencedor?
Queres tu cantar nas lutas e na dor?
Queres ser alegre, qual bom lutador?
Guarda o contacto com teu Salvador!
Guarda o contacto com
teu Salvador,
E a nuvem do mal não te cobrirá;
Pela senda alegre, tu caminharás
Indo em contacto com teu Salvador.
2 Neste mundo, vivem muitos a penar,
Cujos corações transbordam de pesar;
Dá-lhes a mensagem de amor sem par;
Com Deus o contacto deves tu guardar!
3 Queres tu, com Deus, a comunhão obter?
Sua glória em ti sempre permanecer?
Que o mundo possa Cristo em ti ver!
Guarda o contacto co’o supremo Ser.
4 Deixa que o Espírito implante em teu ser,
O amor de Cristo, divinal prazer;
Queres, neste mundo, todo mal vencer?
Guarda o contacto e terás poder!
Lydia Baxter
1 Leva tu contigo o nome
De Jesus, o Salvador!
Este nome dá conforto
Hoje, sempre e onde for.
Nome bom! – doce à fé
– A esperança do porvir!
Nome bom! – doce à fé
– A esperança do porvir!
2 Este nome leva sempre
Para bem te defender:
Ele é a arma ao teu alcance,
Quando o mal te aparecer.
3 Oh! que nome precioso!
Gozo traz ao coração!
Sendo por Jesus aceito,
Tu terás o seu perdão.
4 Santo nome! adorável!
Tem Jesus, o amado teu:
– “Rei dos reis”, “Senhor eterno”
Tu o aclamarás no Céu.
H.R.P / Mary Ann Baker
1 — Ó Mestre! O mar se revolta:
As ondas nos dão pavor:
O céu se reveste de trevas:
Não temos um Salvador!
Não se te dá que morramos?
Podes assim dormir.
Se a cada momento nos vemos,
Sim, prestes a submergir?
— “As ondas atendem ao
meu mandar:
Sossegai!
Seja o encapelado mar
A ira dos homens, o gênio do mal:
Tais águas não podem a nau tragar,
Que leva o Senhor, Rei do Céu e mar,
Pois todos ouvem o meu mandar:
Sossegai! — sossegai!
Convosco estou para vos salvar:
Sim, sossegai!”
2 — Mestre, na minha tristeza
Estou quase a sucumbir:
A dor que perturba minha alma,
Oh! Peço-te, vem banir!
De ondas do mal que me encobrem,
Quem me fará sair?
Pereço, sem ti, oh! meu Mestre!
Vem logo, vem me acudir!
3 — Mestre, chegou a bonança,
Em paz eis o céu e o mar!
O meu coração goza calma
Que não poderá findar.
Fica comigo, oh! meu Mestre,
Dono da Terra e Céu,
E assim chegarei bem seguro
Ao porto, destino meu.
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
Ester 3.7-11
⁷ No primeiro mês (que é o mês
de nisã), no ano duodécimo do rei Assuero, se lançou Pur, isto é, a sorte,
perante Hamã, de dia em dia e de mês em mês, até ao duodécimo mês, que é o mês
de adar.
⁸ E Hamã disse ao rei Assuero:
Existe espalhado e dividido entre os povos em todas as províncias do teu reino
um povo cujas leis são diferentes das leis de todos os povos e que não cumpre
as leis do rei; pelo que não convém ao rei deixá-lo ficar.
⁹ Se bem parecer ao rei,
escreva-se que os matem; e eu porei nas mãos dos que fizerem a obra dez mil
talentos de prata, para que entrem nos tesouros do rei.
¹⁰ Então, tirou o rei o anel da
sua mão e o deu a Hamã, filho de Hamedata, agagita, adversário dos judeus.
¹¹ E disse o rei a Hamã: Essa
prata te é dada, como também esse povo, para fazeres dele o que bem parecer aos
teus olhos.
Ester 4.1-4
¹ Quando Mardoqueu soube tudo
quanto se havia passado, rasgou Mardoqueu as suas vestes, e vestiu-se de um
pano de saco com cinza, e saiu pelo meio da cidade, e clamou com grande e
amargo clamor;
² e chegou até diante da porta
do rei; porque ninguém vestido de pano de saco podia entrar pelas portas do
rei.
³ E em todas as províncias
aonde a palavra do rei e a sua lei chegavam havia entre os judeus grande luto,
com jejum, e choro, e lamentação; e muitos estavam deitados em pano de saco e
em cinza.
⁴ Então, vieram as moças de
Ester e os seus eunucos e fizeram-lhe saber, com o que a rainha muito se doeu;
e mandou vestes para vestir a Mardoqueu e tirar-lhe o seu cilício; porém ele
não as aceitou.
PLANO DE AULA
1- INTRODUÇÃO
A lição de hoje nos auxilia a
refletir a respeito de um tema muito atual: o Antissemitismo. Nela, estudaremos
o plano odioso de Hamã em exterminar todos os judeus do reino persa. A causa
desse intento de Hamã se revela de caráter pessoal, mas que atinge toda uma
nação. A história bíblica que estudaremos nos revela como é antiga a campanha
de ódio contra o povo judeu.
2- APRESENTAÇÃO DA LIÇÃO
A) Objetivos da Lição:
I) Explicar o plano odioso de
Hamã;
II) Destacar a tristeza de
Mardoqueu, dos judeus e de Ester;
III) Apontar o perigo e a
crueldade do Antissemitismo Moderno.
B) Motivação:
Como reflexão a
respeito do perigo do Antissemitismo no meio cristão, leia atentamente o
seguinte trecho: “O Holocausto não começou com Hitler enfileirando os judeus
para a câmara de gás; ele começou com líderes religiosos plantando as sementes
de ódio contra o povo judeu em suas congregações. Hitler citava a Bíblia,
capítulo e versículo, para justificar o seu ataque aos judeus” (Em Defesa de
Israel, CPAD, p.40).
C) Sugestão de Método:
Para
complementar a exposição do terceiro tópico, faça uma pesquisa em sites ou
livros especializados a respeito do Holocausto, dos pogroms (ataques violentos
contra judeus na Rússia e Ucrânia). Busque imagens da época, depoimentos de
sobreviventes, por meio de entrevistas ou biografias, de modo que crie e
desenvolva uma perspectiva clara da gravidade e das consequências da tolerância
de ataques antissemitas ao povo judeu. Apresente essas imagens ou depoimentos à
medida que você exponha o tópico.
3- CONCLUSÃO DA LIÇÃO
A) Aplicação:
A história do ódio
de Hamã contra os judeus deve servir de alerta contra o Antissemitismo Moderno.
Como evangélicos, amamos o povo judeu e oramos para que ele reconheça Jesus
como o Messias. Isso não significa fechar os olhos para seus erros. Contudo,
nos impulsiona a repelir mentiras e narrativas construídas a fim de reputar o
Estado de Israel como algoz quando desde sempre é o alvo do Terrorismo
sistemático.
4- SUBSÍDIO AO PROFESSOR
A) Revista Ensinador Cristão.
Vale a pena conhecer essa revista que traz reportagens, artigos, entrevistas e
subsídios de apoio à Lições Bíblicas Adultos. Na edição 98, p.40, você
encontrará um subsídio especial para esta lição.
B) Auxílios Especiais:
Ao final
do tópico, você encontrará auxílios que darão suporte na preparação de sua
aula:
1) O texto “Procurou destruir
todos os judeus”, localizado depois do primeiro tópico, aprofunda mais sobre o
ódio de Hamã contra os judeus;
2) O texto “É possível um cristão
ser antissemita?”, ao final do terceiro tópico, aprofunda a reflexão a respeito
do antissemitismo moderno no mundo, bem como no meio cristão.
Na lição anterior, vimos que
Mardoqueu não se inclinava nem se prostrava diante de Hamã. Nesta lição,
estudaremos a respeito do plano de Hamã para exterminar todos os judeus do
reino da Pérsia. Veremos, também, como o povo judeu tem sido perseguido ao longo
de toda a história. Israel sobrevive pela providência divina.
Palavra-chave: Conspiração
I- O PLANO ODIOSO DE
HAMÃ
1- Intrigas e patologias do
poder. A conduta de Mardoqueu incomodou aos demais servos do rei. Eles o
questionavam todos os dias: “Porque traspassas o mandado do rei?” (Et 3.3).
Mardoqueu disse apenas que era judeu. Incomodados, seus conservos foram denunciá-lo
a Hamã para verem se Mardoqueu continuaria com a mesma postura. Pelo visto não
era um zelo sincero pela palavra do rei. Pareceu mais uma tentativa de jogar
lenha na fogueira. Invejas e intrigas costumam reinar em todo o tipo de grupo
social. Hamã ficou furioso e reagiu de maneira absolutamente desproporcional.
Revelando uma personalidade doentia, planejou o extermínio de todos os judeus
(Et 3.4-6 - ⁴ Sucedeu, pois, que, dizendo-lhe eles isto, dia após dia, e não lhes dando ele ouvidos, o fizeram saber a Hamã, para verem se as palavras de Mardoqueu se sustentariam, porque ele lhes tinha declarado que era judeu. ⁵ Vendo, pois, Hamã que Mardoqueu não se inclinava nem se prostrava diante dele, Hamã se encheu de furor. ⁶ Porém teve como pouco, nos seus propósitos, o pôr as mãos só em Mardoqueu (porque lhe haviam declarado de que povo era Mardoqueu.); Hamã, pois, procurou destruir a todos os judeus, o povo de Mardoqueu, que havia em todo o reino de Assuero. Quem exerce autoridade, em qualquer área da vida, precisa agir com
serenidade, sabendo que todos temos um Senhor nos céus (Ef 6.9 - ⁹ E vós, senhores, fazei o mesmo para com eles, deixando as ameaças, sabendo também que o Senhor deles e vosso está no céu, e que para com ele não há acepção de pessoas.; 1 Pe 5.2,3 - ² Nisto conhecemos que amamos os filhos de Deus, quando amamos a Deus e guardamos os seus mandamentos. ³ Porque este é o amor de Deus: que guardemos os seus mandamentos; e os seus mandamentos não são pesados.).
Abuso de poder leva à queda (Pv 16.18 - ¹⁸ A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito precede a queda.).
2- A extensão do plano.
O Império
Persa abrangia todo o Antigo Oriente Próximo, desde o rio Indo, na Índia (hoje
no Paquistão) até o Mediterrâneo Oriental. Incluía parte do Norte da África,
até a Etiópia, e se estendia para além do mar Egeu (até a Trácia, na Europa;
parte da atual Turquia, Grécia e Bulgária). Em linha reta, de um extremo a
outro, eram mais de 4 mil quilômetros. Em todo esse território havia inúmeras
comunidades judaicas. Hamã planejou a destruição dos judeus de todo o reino de
Assuero (Et 3.6). Isso incluía até os que haviam retornado para Jerusalém.
3- Astúcia e oportunismo.
Hamã
convenceu Assuero escondendo sua verdadeira motivação, que era pessoal. Disse
que havia um povo no reino que tinha leis diferentes e não cumpria as leis do
rei. Por isso, convinha que fosse exterminado (Et 3.8 - ⁸ E Hamã disse ao rei Assuero: Existe espalhado e dividido entre os povos em todas as províncias do teu reino um povo, cujas leis são diferentes das leis de todos os povos, e que não cumpre as leis do rei; por isso não convém ao rei deixá-lo ficar.). Se Assuero decretasse a
morte desse povo, Hamã entregaria 10 mil talentos de pratas (cerca 350
toneladas) para o tesouro real, o equivalente a dois terços da renda anual do
Império Persa (Et 3.9 - ⁹ Se bem parecer ao rei, decrete-se que os matem; e eu porei nas mãos dos que fizerem a obra dez mil talentos de prata, para que entrem nos tesouros do rei.). O texto bíblico nos permite entender que Assuero
concordou com Hamã sem questionar de que povo tratava. Simplesmente tirou seu
anel e o deu a Hamã, a quem coube definir os termos da carta a ser enviada a
todas as províncias, assinada em nome do rei (Et 3.10-12 - ¹⁰ Então tirou o rei o anel da sua mão, e o deu a Hamã, filho de Hamedata, agagita, adversário dos judeus. ¹¹ E disse o rei a Hamã: Essa prata te é dada como também esse povo, para fazeres dele o que bem parecer aos teus olhos. ¹² Então chamaram os escrivães do rei no primeiro mês, no dia treze do mesmo e, conforme a tudo quanto Hamã mandou, se escreveu aos príncipes do rei, e aos governadores que havia sobre cada província, e aos líderes, de cada povo; a cada província segundo a sua escrita, e a cada povo segundo a sua língua; em nome do rei Assuero se escreveu, e com o anel do rei se selou.). Nesse episódio,
Assuero mostrou-se facilmente manipulável. Hamã soube apelar para o seu ego.
Liderar requer prudência e sabedoria para identificar desavenças pessoais
disfarçadas de motivações, aparentemente, nobres.
SINÓPSE I
O plano odioso de Hamã contra os
judeus revela astúcia e oportunismo.
AUXÍLIO BIBLIOLÓGICO
“PROCUROU DESTRUIR TODOS OS
JUDEUS
Hamã, o primeiro-ministro da
Pérsia, é a primeira figura política na Bíblia a idealizar um plano sinistro
para, em sua esfera de influência e autoridade, exterminar todos os judeus.
Este plano de genocídio (isto é, um esforço sistemático de matar todas as
pessoas de um grupo étnico, nacional ou religioso) contra a raça dos judeus se
compara ao plano de Antíoco Epifânio, no século II a.C (veja Dn 11.28, nota),
aos perversos planos de Adolf Hitler, na Europa do século XX, e às intenções do
anticristo, que procurará destruir todos os judeus e cristãos no fim da
história […].
[…] Ao dar a sua lei a Israel, um
dos propósitos de Deus foi tornar o seu povo diferente de todos os outros. Hamã
reconheceu algo singular nos judeus e os odiou por isso. Sob o novo concerto (o
plano de Deus de salvação espiritual por meio da vida e do sacrifício de Jesus
Cristo), Deus ainda quer que o seu povo seja separado e positivamente distinto
de toda a iniquidade e impiedade do mundo. Ele deseja que eles sejam um povo
santo e puro, que pertence a Ele (cf. 1Pe 2.9). Como na época de Ester, o mundo
de hoje ainda odeia o povo de Deus porque eles são diferentes (cf. Jo
15.18-25). O seu caráter piedoso e o seu comportamento estão em completo
contraste com o modo de vida e os costumes aceitos pela maioria das pessoas do
mundo” (Bíblia de Estudo Pentecostal: Edição Global. Rio de Janeiro: CPAD,
2004, pp. 838-40).
Escola Bíblica ︱3º Trimestre de 2024︱Adultos︱O Deus que governa o mundo e cuida da família – Os ensinamento divinos nos livros de Rute e Ester para a nossa geração ︱Neweb ︱Compromisso com a Palavra
II- A TRISTEZA DE
MARDOQUEU, DOS JUDEUS E DE ESTER
1- O pavor da violência. No dia
definido para a morte dos judeus, ninguém deveria ser poupado. A ordem expressa
era “que destruíssem, matassem e lançassem a perder a todos os judeus desde o
moço até ao velho, crianças e mulheres, em um mesmo dia”, e que todos os seus
bens fossem saqueados (Et 3.13). Hamã destilou todo o seu ódio no texto que
preparou. Não há registro de levante algum dos judeus durante o Império Persa.
Mesmo assim, todos corriam o risco de serem vítimas da perversidade de Hamã.
Iniciada por Caim, a violência apavora a humanidade em todos os tempos, e,
infelizmente, cresce a cada dia (Gn 6.11-13 - ¹¹ A terra, porém, estava corrompida diante da face de Deus; e encheu-se a terra de violência. ¹² E viu Deus a terra, e eis que estava corrompida; porque toda a carne havia corrompido o seu caminho sobre a terra. ¹³ Então disse Deus a Noé: O fim de toda a carne é vindo perante a minha face; porque a terra está cheia de violência; e eis que os desfarei com a terra.; 2 Tm 3.1-4 - ¹ Sabe, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos. ² Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos, ³ Sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons, ⁴ Traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus,).
2- Bebida, confusão e tristeza.
O
Império Persa tinha um sistema de correios muito eficiente, principalmente em
função da estrada real, que ia de Susã a Sardes, na província da Lídia (hoje
território turco). Depois das cartas enviadas a cada província, Assuero e Hamã
puseram-se a beber. Os moradores de Susã, contudo, ficaram confusos, certamente
por não entenderem a repentina e esdrúxula ordem do rei. Mardoqueu entrou em
profunda tristeza. Rasgando suas vestes, vestiu-se de pano de saco com cinza e
saiu pela cidade “clamando em alta voz e soltando gritos de amargura” (Et 4.1 –
NAA). Ester ficou muito aflita. À medida que as cartas chegavam às províncias,
a reação era a mesma. Havia um clima de luto, com jejum, choro e lamentação (Et
4.3,4 - ³ E em todas as províncias aonde a palavra do rei e a sua lei chegava, havia entre os judeus grande luto, com jejum, e choro, e lamentação; e muitos estavam deitados em saco e em cinza. ⁴ Então vieram as servas de Ester, e os seus camareiros, e fizeram-na saber, do que a rainha muito se doeu; e mandou roupas para vestir a Mardoqueu, e tirar-lhe o pano de saco; porém ele não as aceitou.). Só Deus pode frear a impetuosa maldade humana (Sl 22.28 - ²⁸ Porque o reino é do Senhor, e ele domina entre as nações.; Rm 1.18-20 - ¹⁸ Porque do céu se manifesta a ira de Deus sobre toda a impiedade e injustiça dos homens, que detêm a verdade em injustiça. ¹⁹ Porquanto o que de Deus se pode conhecer neles se manifesta, porque Deus lho manifestou. ²⁰ Porque as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder, como a sua divindade, se entendem, e claramente se vêem pelas coisas que estão criadas, para que eles fiquem inescusáveis;; Ap
19.11-16).
3- Crise e clamor.
O decreto de
Assuero tirou a tranquilidade de todos os judeus e os levou a buscar o socorro
divino (Et 4.3 - ³ E em todas as províncias aonde a palavra do rei e a sua lei chegava, havia entre os judeus grande luto, com jejum, e choro, e lamentação; e muitos estavam deitados em saco e em cinza.). Se, de um lado, havia a fé e a bravura dos 50 mil judeus que
foram a Jerusalém para reedificá-la, liderados por Zorobabel (Ed 2.1,2,64-70),
de outro lado havia a aparente tranquilidade dos que decidiram ficar em suas
próprias habitações, por todo o Império Persa. Mesmo dentre os que foram a
Jerusalém, muitos se dedicaram a construir casas luxuosas, dando pouco valor à
reconstrução do Templo, como denunciam os profetas pós-exílicos Ageu e Zacarias
(Ag 1.9 - ⁹ Esperastes o muito, mas eis que veio a ser pouco; e esse pouco, quando o trouxestes para casa, eu dissipei com um sopro. Por que causa? disse o Senhor dos Exércitos. Por causa da minha casa, que está deserta, enquanto cada um de vós corre à sua própria casa.; Zc 8.9-13). Agora, todos corriam o risco de ser exterminados. Por que,
muitas vezes, precisamos experimentar crises para buscar a Deus de todo o
coração (Is 55.6 - ⁶ Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto.)? O correto é fazer como Daniel, que orava em todo tempo (Dn
6.10). Somente com uma vida de oração constante, em casa e no templo, podemos
vencer o mal (Ef 6.18 - ¹⁸ Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos,; 1 Ts 5.17).
SINÓPSE II
O plano odioso de Hamã trouxe
tristeza e medo ao povo judeu.
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III- O PERIGO E A
CRUELDADE DO ANTISSEMITISMO MODERNO
1- Faces do antissemitismo. De
forma prática, antissemitismo ( É o preconceito, hostilidade ou discriminação contra judeus.) é hostilidade sistemática contra os judeus. É
possível verificar, ao longo da história, três faces de expressão desse ódio
obstinado: antissemitismo religioso, nacionalista e racial. No aspecto
religioso, destacam-se as perseguições, como a do século XIV, quando os judeus
foram acusados de serem os responsáveis pela peste negra, (Peste Negra (também conhecida como Grande Peste, Peste ou Praga) foi uma das pandemias mais devastadoras registadas na história humana, tendo resultado na morte de 25 a 75 milhões de pessoas na Eurásia, atingindo o pico na Europa entre os anos de 1347 e 1351.) que assolou a Europa
em 1348. Também durante a Idade Média, sofreram intensa perseguição pela
Inquisição, (Inquisição, Santo Ofício, Santo Ofício da Inquisição ou Santa Inquisição foi um grupo de instituições dentro do sistema jurídico da Igreja Católica Romana cujo objetivo era combater a heresia, apostasia, blasfémia, feitiçaria e costumes considerados desviantes.) principalmente a partir de 1478, na Espanha, por ordem do papa
Sisto IV (1414-1484), e partir de 1536, em Portugal, pela instituição oficial
do Tribunal do Santo Ofício pelo papa Paulo III (1468-1549). O objetivo
principal era combater o que chamavam de “heresia judaica”. Milhões de judeus
foram espoliados, torturados, execrados e mortos por não aderirem ao
catolicismo e por questões econômicas e políticas. A primeira ordem de
confinamento de judeus em guetos não foi de Adolf Hitler, no século XX. Foi do
papa Paulo IV, em 1555, e atingiu todos os Estados papais por mais de 300 anos.
“O que os inimigos de Israel querem não é um acordo que lhes garanta um lugar
para viver. Sua verdadeira causa é o extermínio do Estado de Israel.”
2- Antissemitismo nacionalista e
racial.
O aspecto nacionalista pode ser visto no século XIX e no início do
século XX, na Ucrânia e na Rússia, através dos chamados pogroms (Pogrom é uma palavra russa que significa "destruição maciça, destruir violentamente". Historicamente, o termo designa os violentos ataques da população não judia contra os judeus na área do Império Russo.), violentos
ataques físicos indiscriminados aos judeus. A prosperidade dos judeus causava
ódio, alimentado por teorias de conspiração. O povo judeu era apontado como
culpado pelas crises econômicas de países do Leste Europeu, levando-os a reagir
violentamente contra as comunidades judaicas. Durante a Segunda Guerra Mundial
(1939-1945), Adolf Hitler protagonizou o antissemitismo racial, ao proclamar a
superioridade da raça ariana. O Holocausto exterminou 6 milhões de judeus em
toda a Europa.
3- Antissemitismo hoje.
A criação
do Estado de Israel, em 1948, não garantiu paz aos judeus. O país vive em
estado de alerta em função de ataques terroristas internos e externos, feitos
em nome de uma causa palestina. O mais brutal da história recente ocorreu em
outubro de 2023. Cinco grupos palestinos armados uniram-se ao Hamas, e, partir
da Faixa de Gaza, atacaram Israel por ar, terra e mar, cometendo barbáries
inimagináveis contra civis e deixando cerca de mil e duzentos mortos, além de
levar cerca de mais de 200 pessoas reféns. Depois disso, os casos de
antissemitismo aumentaram em várias partes do mundo. O que os inimigos de
Israel querem não é um acordo que lhes garanta um lugar para viver. Sua
verdadeira causa é o extermínio do Estado de Israel. Só Jesus, o Messias,
salvará Israel, quando de sua conversão nacional (Is 11.10-16; Ez 37.12-14; Zc
12; 13; 14.4-9; Rm 11.26; Ap 1.7).
SINOPSE III
O Antissemitismo Moderno é
perigoso e cruel.
AUXÍLIO HISTÓRICO-TEOLÓGICO
É POSSÍVEL UM CRISTÃO SER
ANTISSEMITA?
“É essencial para os antissemitas
separar Jesus de sua origem judaica, pois fizeram isso, então o ódio se torna
moderno, e o antissemitismo se torna uma virtude cristã. Como eu disse
anteriormente, um cristão antissemita é um paradoxo. Um antissemita, neste
contexto, é um cristão morto cujo ódio estrangulou a sua fé. Como um camaleão,
o antissemitismo pode mascarar-se, alternadamente, como “fazer a vontade de
Deus”, ou como uma ideologia política. Se Jesus puder ser separado de suas
raízes judaicas, então os cristãos podem continuar a louvar os judeus mortos do
passado (Abraão, Isaque e Jacó) enquanto desprezam os Goldberg do outro lado da
rua. Mas quando você encara corretamente o povo judeu como a família do nosso
Senhor, eles se tornam a nossa família ampliada, a quem recebemos a ordem de
amar incondicionalmente. Adolf Hitler reconheceu que precisava destruir as
raízes judaicas de Jesus na mente do povo alemão. Da sua mente doentia veio a
Regra Mischlinge, que definia legalmente um judeu como alguém que tivesse o pai
e a mãe judeus. Hitler fez isso por dois motivos. Primeiro, ele tinha que
absolver Jesus por ser judeu, reconhecendo que Ele nascera exclusivamente da
Virgem Maria. Os valentões nazistas jamais teriam assassinado entusiasticamente
seis milhões de parentes do nosso Senhor. Segundo, Hitler temia ser
parcialmente judeu” (HAGEE, John. Em Defesa de Israel. Rio de Janeiro: CPAD,
2009, pp.109-10).
O antissemitismo não se revela
apenas através de atos hostis, mas também de apoio aberto ou posturas
complacentes aos inimigos de Israel, como os grupos terroristas, ou, ainda, por
meio de críticas sistemáticas aos atos de defesa israelenses, pintando o país
como o vilão da história. A despeito dos pecados dos judeus, Deus tem um plano
com Israel e vai restaurá-lo quando, arrependido, aceitar o Messias (Rm
11.25-32). “[Oremos] pela paz de Jerusalém!” (Sl 122.6).
Escola Bíblica ︱3º Trimestre de 2024︱Adultos︱O Deus que governa o mundo e cuida da família – Os ensinamento divinos nos livros de Rute e Ester para a nossa geração ︱Neweb ︱Compromisso com a Palavra
1- Qual era o plano de Hamã e sua
extensão?
Hamã planejou a destruição dos
judeus de todo o reino de Assuero (Et 3.6). Isso incluía até os que haviam
retornado para Jerusalém.
2- Como Hamã fez para obter a
ordem do rei contra os judeus?
Hamã convenceu Assuero escondendo
sua verdadeira motivação, que era pessoal. Disse que havia um povo no reino que
tinha leis diferentes e não cumpria as leis do rei. Por isso, convinha que
fosse exterminado (Et 3.8).
3- Qual a reação dos judeus
diante da notícia de extermínio?
O decreto de Assuero tirou a
tranquilidade de todos os judeus e os levou a buscar o socorro divino (Et 4.3).
4- O que é o antissemitismo e
quais são as suas faces?
De forma prática, antissemitismo
é hostilidade sistemática contra os judeus.
5- Cite três exemplos de práticas
antissemitas.
É possível verificar, ao longo da
história, três faces de expressão desse ódio obstinado: antissemitismo
religioso, nacionalista e racial.
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