TEXTO PRINCIPAL
“Assim veio a mim a palavra do SENHOR, dizendo:
Antes que eu te formasse no ventre, eu te conheci; e, antes que saísses da
madre, te santifiquei e às nações te dei por profeta.” Jeremias 1.4,5
RESUMO DA LIÇÃO
Jeremias foi escolhido e separado para exercer o ministério profético desde o ventre de sua mãe.
LEITURA SEMANAL
SEGUNDA – Deus conhece nossas vidas.
Jeremias foi escolhido e separado para exercer o ministério profético desde o ventre de sua mãe.
SEGUNDA – Deus conhece nossas vidas.
¹ SENHOR, tu me sondaste, e me conheces.
² Tu sabes o meu assentar e o meu levantar; de longe entendes o meu pensamento.
³ Cercas o meu andar, e o meu deitar; e conheces todos os meus caminhos.
⁴ Não havendo ainda palavra alguma na minha língua, eis que logo, ó Senhor, tudo conheces.
⁵ Tu me cercaste por detrás e por diante, e puseste sobre mim a tua mão.
⁶ Tal ciência é para mim maravilhosíssima; tão alta que não a posso atingir.
⁷ Para onde me irei do teu espírito, ou para onde fugirei da tua face?
⁸ Se subir ao céu, lá tu estás; se fizer no inferno a minha cama, eis que tu ali estás também.
⁹ Se tomar as asas da alva, se habitar nas extremidades do mar,
¹⁰ Até ali a tua mão me guiará e a tua destra me susterá.
¹¹ Se disser: Decerto que as trevas me encobrirão; então a noite será luz à roda de mim.
¹² Nem ainda as trevas me encobrem de ti; mas a noite resplandece como o dia; as trevas e a luz são para ti a mesma coisa;
¹³ Pois possuíste os meus rins; cobriste-me no ventre de minha mãe.
¹⁴ Eu te louvarei, porque de um modo assombroso, e tão maravilhoso fui feito; maravilhosas são as tuas obras, e a minha alma o sabe muito bem.
¹⁵ Os meus ossos não te foram encobertos, quando no oculto fui feito, e entretecido nas profundezas da terra.
¹⁶ Os teus olhos viram o meu corpo ainda informe; e no teu livro todas estas coisas foram escritas; as quais em continuação foram formadas, quando nem ainda uma delas havia.
¹⁷ E quão preciosos me são, ó Deus, os teus pensamentos! Quão grandes são as somas deles!
¹⁸ Se as contasse, seriam em maior número do que a areia; quando acordo ainda estou contigo.
Salmos 139.1-18
TERÇA – O chamado e a presença de Deus.
¹⁰ Vem agora, pois, e eu te enviarei a Faraó para que tires o meu povo (os filhos de Israel) do Egito.
¹¹ Então Moisés disse a Deus: Quem sou eu, que vá a Faraó e tire do Egito os filhos de Israel?
¹² E disse: Certamente eu serei contigo; e isto te será por sinal de que eu te enviei: Quando houveres tirado este povo do Egito, servireis a Deus neste monte.
¹³ Então disse Moisés a Deus: Eis que quando eu for aos filhos de Israel, e lhes disser: O Deus de vossos pais me enviou a vós; e eles me disserem: Qual é o seu nome? Que lhes direi?
¹⁴ E disse Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU me enviou a vós.
Êxodo 3.10-14
QUARTA – O Deus que chama é o mesmo que consola.
³ E foi Salomão, e toda a congregação com ele, ao alto que estava em Gibeom, porque ali estava a tenda da congregação de Deus, que Moisés, servo do Senhor, tinha feito no deserto.
⁴ Mas Davi tinha feito subir a arca de Deus de Quiriate-Jearim ao lugar que lhe preparara; porque lhe tinha armado uma tenda em Jerusalém.
2 Crônicas 1.3,4
QUINTA – A eleição dos Doze.
¹³ E subiu ao monte, e chamou para si os que ele quis; e vieram a ele.
¹⁴ E nomeou doze para que estivessem com ele e os mandasse a pregar,
¹⁵ E para que tivessem o poderde curar as enfermidades e expulsar os demônios:
¹⁶ A Simão, a quem pôs o nome de Pedro,
¹⁷ E a Tiago, filho de Zebedeu, e a João, irmão de Tiago, aos quais pôs o nome de Boanerges, que significa: Filhos do trovão;
¹⁸ E a André, e a Filipe, e a Bartolomeu, e a Mateus, e a Tomé, e a Tiago, filho de Alfeu, e a Tadeu, e a Simão, o Cananita,
¹⁹ E a Judas Iscariotes, o que o entregou.
Marcos 3.13-19
SEXTA – Um compromisso com Deus.
¹⁶ Porque, se anuncio o evangelho, não tenho de que me gloriar, pois me é imposta essa obrigação; e ai de mim, se não anunciar o evangelho!
¹⁷ E por isso, se o faço de boa mente, terei prêmio; mas, se de má vontade, apenas uma dispensação me é confiada.
¹⁸ Logo, que prêmio tenho? Que, evangelizando, proponha de graça o evangelho de Cristo para não abusar do meu poder no evangelho.
1 Coríntios 9.16-18
SÁBADO – Na dinâmica de um chamado.
¹¹ Então o anjo do Senhor veio, e assentou-se debaixo do carvalho que está em Ofra, que pertencia a Joás, abiezrita; e Gideão, seu filho, estava malhando o trigo no lagar, para o salvar dos midianitas.
APRESENTAR a natureza do chamado de Jeremias;
EXPLICAR o teor da mensagem de Jeremias;
DESTACAR a mensagem de Jeremias e os seus efeitos.
Prezado(a) professor(a), com a graça de Deus chegamos ao último trimestre do ano. Estudaremos treze lições a respeito do livro de Jeremias. Veremos o chamado e o teor da mensagem deste profeta que foi escolhido por Deus desde o ventre de sua mãe, para a missão de profetizar às nações. O comentarista das lições é o pastor Elias Torralbo. Ele é Mestre em Teologia Sistemática e especialista em Gestão Escolar. Diretor Executivo da FAESP – Faculdade Evangélica de São Paulo e atua como pastor na Assembleia de Deus Ministério do Belém, cidade de Mogi das Cruzes – SP. Que o estudo de cada lição possa nos encorajar a sermos como o profeta Jeremias, pregando a Palavra de Deus mesmo em meio às adversidades.
Professor(a), para esta primeira aula sugerimos que seja feito um resumo da biografia de Jeremias, enfatizando as suas dores e sofrimentos. Reproduza o esquema abaixo no quadro de escrever. Explique à classe que Jeremias não era nada popular, pois ele exortava Judá a se submeter à dominação do inimigo.
Cidade natal: Anatote.
Filiação: Filho de Hilquias, sacerdote em Anatote.
Reis contemporâneos: Josias, Jeoaquim e Zedequias.
Destinatários de suas mensagens: Judá (o Reino do Sul) e sua capital, Jerusalém.
Lugares-chaves em sua vida: Anatote, Jerusalém, Ramá e Egito.
Dores e sofrimentos: Lançado na prisão (Jr 37). Lançado em uma cisterna (Jr 38). Levado para o Egito contra sua vontade (Jr 43). Rejeitado por seus vizinhos (Jr 11.19-21). Rejeitado por sua família (Jr 12.6). Rejeitado pelos sacerdotes (Jr 20.1,2). Rejeitado por seu público (Jr 26.8). Rejeitado pelos reis (Jr 36.23.26).
Jeremias 1.1-10
¹Palavras de Jeremias, filho de Hilquias, dos sacerdotes que estavam em Anatote, na terra de Benjamim.
² ele veio a palavra do SENHOR, nos dias de Josias, filho de Amom, rei de Judá, no décimo terceiro ano de seu reinado.
³ E lhe veio também os dias de Jeoaquim, filho de Josias, rei de Judá, até ao fim do ano undécimo de Zedequias, filho de Josias, rei de Judá, até que Jerusalém foi levada em cativeiro no quinto mês.
⁴ Assim veio a mim a palavra do SENHOR, dizendo:
⁵ Antes que eu te formasse no ventre, eu te conheci; e, antes que saísses da madre, te santifiquei e às nações te dei por profeta.
⁶ então, disse eu: Ah! Senhor JEOVÁ! Eis que não sei falar, porque sou uma criança.
⁷ Mas o SENHOR me disse: Não digas: Eu sou uma criança; porque, aonde quer que eu te enviar, irás; e tudo quanto te mandar dirás.
⁸ Não temas diante deles, porque eu sou contigo para te livrar, diz o SENHOR.
⁹E estendeu o SENHOR à mão, tocou-me na boca e disse-me o SENHOR: Eis que ponho as minhas palavras na tua boca.
¹⁰ Olha, ponho-te neste dia sobre as nações e sobre os reinos, para arrancares, e para derribares, e para destruíres, e para arruinares; e também para edificares e para plantares.
INTRODUÇÃO
I- A NATUREZA DO CHAMADO
DE JEREMIAS
A vida e o ministério de
Jeremias são partes de uma mesma história (Jr 1.5 - ⁵ Antes que te formasse no ventre te conheci, e antes que saísses da madre, te santifiquei; às nações te dei por profeta.). Ele nasceu em uma família
de sacerdotes, na cidade de Anatote, nordeste de Jerusalém. A maioria dos
estudiosos defende que o seu nascimento se deu entre 650 e 645 a.C., dentro do
contexto da reforma espiritual dos dias do rei Josias (Jr 1.2 - ² Ao qual veio a palavra do Senhor, nos dias de Josias, filho de Amom, rei de Judá, no décimo terceiro ano do seu reinado. ). Jeremias é o
profeta que mais expõe a sua humanidade e, consequentemente, a sua
personalidade. Seu sofrimento expôs a sua sensibilidade e a sua personalidade
introspectiva, mas não anulou a sua força, franqueza e sinceridade na entrega
das mensagens (Jr 11.18-23; 26.16-18 - ¹⁶ Então disseram os príncipes, e todo o povo aos sacerdotes e aos profetas: Este homem não é réu de morte, porque em nome do Senhor, nosso Deus, nos falou. ¹⁷ Também se levantaram alguns homens dentre os anciãos da terra, e falaram a toda a congregação do povo, dizendo: ¹⁸ Miquéias, o morastita, profetizou nos dias de Ezequias, rei de Judá, e falou a todo o povo de Judá, dizendo: Assim disse o Senhor dos Exércitos: Sião será lavrada como um campo, e Jerusalém se tornará em montões de pedras, e o monte desta casa como os altos de um bosque.). O exercício ministerial exigiu de
Jeremias uma atitude de renúncia.
A relação de Deus com
Jeremias não começou a partir de seu chamado, mas remonta a um período no qual
o profeta não tinha consciência de sua própria existência (Jr 1.5). Deus
conhecia Jeremias antes que o formasse. A consciência da soberania do Eterno
inibiria o profeta de apresentar quaisquer possíveis obstáculos para atender o
seu chamado, afinal, Ele conhecia todas as suas limitações. A consagração de
Jeremias ocorreu antes de seu nascimento. Antes que os seus pais tomassem
alguma decisão sobre o futuro dele, Deus já o havia separado para profeta. A
vida de Jeremias pertencia a Deus, por isso ele foi enviado “às nações por
profeta”.
3- O ministério de Jeremias.
Ele nasceu com o
propósito de honrar a Deus, representando-o diante do povo (Jr 1.5,7,10,17,18 - ⁵ Antes que te formasse no ventre te conheci, e antes que saísses da madre, te santifiquei; às nações te dei por profeta. ⁷ Mas o Senhor me disse: Não digas: Eu sou um menino; porque a todos a quem eu te enviar, irás; e tudo quanto te mandar, falarás. ¹⁰ Olha, ponho-te neste dia sobre as nações, e sobre os reinos, para arrancares, e para derrubares, e para destruíres, e para arruinares; e também para edificares e para plantares. ¹⁷ Tu, pois, cinge os teus lombos, e levanta-te, e dize-lhes tudo quanto eu te mandar; não te espantes diante deles, para que eu não te envergonhe diante deles. ¹⁸ Porque, eis que hoje te ponho por cidade forte, e por coluna de ferro, e por muros de bronze, contra toda a terra, contra os reis de Judá, contra os seus príncipes, contra os seus sacerdotes, e contra o povo da terra.). Antes que te formasse no ventre te conheci, e antes que saísses da madre, te santifiquei; às nações te dei por profeta..
Os profetas eram levantados pelo Senhor e tinham o dever de transmitir a sua
mensagem ao povo com fidelidade. Essa era a sua principal missão, distinguindo
assim o verdadeiro profeta do falso (Jr 14.14 ‐ ¹⁴ E disse-me o Senhor: Os profetas profetizam falsamente no meu nome; nunca os enviei, nem lhes dei ordem, nem lhes falei; visão falsa, e adivinhação, e vaidade, e o engano do seu coração é o que eles vos profetizam ; 23.16,26,30 - ¹⁶ Assim diz o Senhor dos Exércitos: Não deis ouvidos às palavras dos profetas, que entre vós profetizam; fazem-vos desvanecer; falam da visão do seu coração, não da boca do Senhor. ²⁶ Até quando sucederá isso no coração dos profetas que profetizam mentiras, e que só profetizam do engano do seu coração? ³⁰ Portanto, eis que eu sou contra os profetas, diz o Senhor, que furtam as minhas palavras, cada um ao seu próximo.). No caso de
Jeremias, vemos que as expressões “Disse-me o Senhor” e “Ouvi a palavra do Senhor”
são recorrentes ao longo de todo o livro e, juntas, refletem a dinâmica do seu
ministério. Jeremias recebia a mensagem do próprio Deus e a entregava ao povo
que, quase sempre, a rejeitava. Com a rejeição da mensagem veio também as
perseguições e a tristeza, causando-lhe grande sofrimento. No entanto, quanto
mais sofria, mais se aproximava de Deus, conhecendo-o melhor e aprimorando
ainda mais o exercício de seu ministério (15.10-21; 17.5-10). A vida e o
ministério de Jeremias evidenciam a soberania de Deus em suas escolhas e na
execução de seu propósito na vida de alguém, conforme Ele mesmo disse: “E
pelejarão contra ti, mas não prevalecerão contra ti; porque eu sou contigo, diz
o Senhor, para te livrar” (1.19).
PENSE!
Qual a natureza e o propósito da vida e do
ministério de Jeremias?
PONTO
IMPORTANTE!
Deus foi a fonte da vida de
Jeremias e o seu ministério foi o cumprimento de seu propósito.
Professor(a), explique que “Jeremias foi chamado
(isto é, nomeado, encarregado, investido, conscientizado do seu propósito) por
Deus para ser um profeta, um porta-voz a respeito dos planos e propósitos
futuros de Deus para o seu povo. A mensagem de Jeremias e o seu ministério
estavam voltados ao reino do sul, Judá (separada do reino do norte, de Israel,
por volta de 930 a.C.; veja 2 Rs 12-14; 2 Cr 10,11). O ministério de Jeremias
abrangeu os últimos 40 anos da história de Judá, incluindo o período
imediatamente anterior e posterior à destruição de Jerusalém, e a deportação do
seu povo à Babilônia (627-586 a.C). Ele serviu durante os reinados de Josias,
Joacaz, Jeoaquim, Joaquim e Zedequias. Durante a maior parte desse período, a
nação estava se rebelando contra Deus e confiando em alianças políticas com
outras nações, visando a sua segurança e proteção de seus inimigos. Jeremias
incentivou o povo a se arrepender – a se afastar de seus próprios caminhos
desafiadores e a renovar a sua devoção a Deus -, advertindo-os de que
certamente sofrem punição por rejeitar a Deus e sua lei. Devido à sua mensagem
e à sua devoção ao Senhor, Jeremias sofreu grande oposição e muito sofrimento
pelas mãos de seus concidadãos e da liderança da nação.” (Extraído da Bíblia de
Estudo Pentecostal para Jovens. Rio de Janeiro: CPAD, 2023. p. 909.)
SUBSÍDIO 1
Escola Bíblica ︱4º Trimestre de 2025︱Jovens︱Exortação,
Arrependimento e Esperança – O Ministério Profético de Jeremias ︱Neweb ︱Compromisso com a
Palavra
II- A MENSAGEM DE
JEREMIAS
O profeta desempenhou o seu
ministério durante um dos períodos mais sombrios da história de Judá. Jerusalém
foi destruída pelo exército babilônico como juízo de Deus, fruto da má escolha
do povo em trocar o Senhor, “manancial de águas vivas” por “cisternas rotas,
que não retêm águas” (Jr 2.13). Historicamente, os profetas surgiam em épocas
de apostasia em que o povo se afasta de Deus. Eles eram usados pelo Senhor para
advertência, renovação da esperança e de chamado ao arrependimento, a fim de evitar
o juízo divino. Nos dias de Jeremias, Judá buscava pelos seus ídolos e a mancha
do pecado era tão grande e profunda que não tinham como removê-la (2.20-35).
Ninguém poderia salvá-los ou livrá-los da situação em que se encontravam. O
povo estava em profunda rebeldia contra Deus e foi chamado a um concerto. O
contexto da sociedade em que viveu o profeta Jeremias era difícil.
2- As duas visões de Jeremias.
No momento de seu
chamado, Jeremias recebeu duas visões e cada uma com um significado segundo a
missão para a qual fora designado pelo Senhor (Jr 1.11-13 - ¹¹ Ainda veio a mim a palavra do Senhor, dizendo: Que é que vês, Jeremias? E eu disse: Vejo uma vara de amendoeira. ¹² E disse-me o Senhor: Viste bem; porque eu velo sobre a minha palavra para cumpri-la. ¹³ E veio a mim a palavra do Senhor segunda vez, dizendo: Que é que vês? E eu disse: Vejo uma panela a ferver, cuja face está para o lado do norte.). A primeira visão
foi a de uma vara de amendoeira (1.11 - ¹¹ Ainda veio a mim a palavra do Senhor, dizendo: Que é que vês, Jeremias? E eu disse: Vejo uma vara de amendoeira.). Amendoeira vem das expressões hebraicas
shaqed (acordado) e shoqed (velar). Essa visão mostrou o compromisso de Deus
com a sua palavra e consolidou a certeza de que o ministério de Jeremias
sinalizaria que o Senhor estava acordado e atento às más obras do povo
(1.15-18 - ¹⁵ Porque eis que eu convoco todas as famílias dos reinos do norte, diz o Senhor; e virão, e cada um porá o seu trono à entrada das portas de Jerusalém, e contra todos os seus muros em redor, e contra todas as cidades de Judá. ¹⁶ E eu pronunciarei contra eles os meus juízos, por causa de toda a sua malícia; pois me deixaram, e queimaram incenso a deuses estranhos, e se encurvaram diante das obras das suas mãos. ¹⁷ Tu, pois, cinge os teus lombos, e levanta-te, e dize-lhes tudo quanto eu te mandar; não te espantes diante deles, para que eu não te envergonhe diante deles. ¹⁸ Porque, eis que hoje te ponho por cidade forte, e por coluna de ferro, e por muros de bronze, contra toda a terra, contra os reis de Judá, contra os seus príncipes, contra os seus sacerdotes, e contra o povo da terra.). A segunda visão foi a de uma panela a ferver inclinada para o norte,
indicando a mensagem de juízo que Deus derramaria sobre o seu povo por meio da
invasão dos babilônios (1.13 - ¹³ E veio a mim a palavra do Senhor segunda vez, dizendo: Que é que vês? E eu disse: Vejo uma panela a ferver, cuja face está para o lado do norte.; 21.8-10 - ⁸ E a este povo dirás: Assim diz o Senhor: Eis que ponho diante de vós o caminho da vida e o caminho da morte. ⁹ O que ficar nesta cidade há de morrer à espada, ou de fome, ou de pestilência; mas o que sair, e se render aos caldeus, que vos têm cercado, viverá, e terá a sua vida por despojo. ¹⁰ Porque pus o meu rosto contra esta cidade para mal, e não para bem, diz o SENHOR; na mão do rei de babilônia se entregará, e ele queimá-la-á a fogo.). As mensagens de arrependimento e juízo
são características das mensagens de Jeremias. Podem ser encontradas em toda a
sua jornada profética (1.13-16; 4.5-8,13-22,27-31). As suas últimas palavras
foram de condenação em vista à apostasia daquele povo (43.8-13; 44). Enquanto a
primeira visão indicou o caráter do ministério de Jeremias, a segunda apontou
para o conteúdo da mensagem a ser entregue.
Jeremias foi enviado ao povo de Judá, Reino do Sul, cuja capital era Jerusalém,
embora, há momentos em que ele é visto se dirigindo ao Reino do Norte, Israel,
com a capital em Samaria (3.12 - ¹² Vai, pois, e apregoa estas palavras para o lado norte, e dize: Volta, ó rebelde Israel, diz o Senhor, e não farei cair a minha ira sobre ti; porque misericordioso sou, diz o Senhor, e não conservarei para sempre a minha ira.; 31.2-6,15-22). A mensagem de Jeremias foi
entregue com ênfase e grande amor (9.1). Seu conteúdo foi de oposição à
apostasia e de denúncia contra a ingratidão do povo diante de Deus (2.14.13 - ¹⁴ Acaso é Israel um servo? É ele um escravo nascido em casa? Por que, pois, veio a ser presa? ¹⁵ Os filhos de leão rugiram sobre ele, levantaram a sua voz; e fizeram da sua terra uma desolação; as suas cidades se queimaram, e ninguém habita nelas. :
5.20-25 - ²⁰ Anunciai isto na casa de Jacó, e fazei-o ouvir em Judá, dizendo: ²¹ Ouvi agora isto, ó povo insensato, e sem coração, que tendes olhos e não vedes, que tendes ouvidos e não ouvis. ²² Porventura não me temereis a mim? diz o Senhor; não temereis diante de mim, que pus a areia por limite ao mar, por ordenança eterna, que ele não traspassará? Ainda que se levantem as suas ondas, não prevalecerão; ainda que bramem, não a traspassarão. ²³ Mas este povo é de coração rebelde e pertinaz: rebelaram-se e foram-se. ²⁴ E não dizem no seu coração: Temamos agora ao Senhor nosso Deus, que dá chuva, a temporã e a tardia, ao seu tempo; e nos conserva as semanas determinadas da sega. ²⁵ As vossas iniqüidades desviam estas coisas, e os vossos pecados apartam de vós o bem.; 18.13-17). Ela também lembrou o povo a respeito do amor, da bondade e
do cuidado de Deus ao longo da história, na intenção de despertar o
arrependimento. A sua mensagem foi um apelo para que o povo se arrependesse e
voltasse para Deus (3.12,13 - ¹² Vai, pois, e apregoa estas palavras para o lado norte, e dize: Volta, ó rebelde Israel, diz o Senhor, e não farei cair a minha ira sobre ti; porque misericordioso sou, diz o Senhor, e não conservarei para sempre a minha ira. ¹³ Somente reconhece a tua iniqüidade, que transgrediste contra o Senhor teu Deus; e estendeste os teus caminhos aos estranhos, debaixo de toda a árvore verde, e não deste ouvidos à minha voz, diz o Senhor., 19-22 - ¹⁹ Mas eu dizia: Como te porei entre os filhos, e te darei a terra desejável, a excelente herança dos exércitos das nações? Mas eu disse: Tu me chamarás meu pai, e de mim não te desviarás. ²⁰ Deveras, como a mulher se aparta aleivosamente do seu marido, assim aleivosamente te houveste comigo, ó casa de Israel, diz o Senhor. ²¹ Nos lugares altos se ouviu uma voz, pranto e súplicas dos filhos de Israel; porquanto perverteram o seu caminho, e se esqueceram do Senhor seu Deus. ²² Voltai, ó filhos rebeldes, eu curarei as vossas rebeliões. Eis-nos aqui, vimos a ti; porque tu és o Senhor nosso Deus. ; 4.1-9). A mensagem de Jeremias revelava o
interesse de Deus em perdoar o seu povo, renovar a sua aliança e cumprir as
suas promessas feitas desde Abraão.
PENSE!
Para quem Jeremias profetizou?
PONTO
IMPORTANTE!
Jeremias profetizou a um povo
distante de Deus e a sua mensagem foi de exortação e de chamado ao
arrependimento.
“Antes que Jeremias nascesse, Deus já havia
determinado que ele seria um profeta. Da mesma maneira como Deus tinha um plano
para a vida de Jeremias, também tinha um plano específico para cada pessoa. O
seu objetivo é que nós vivamos em conformidade com tais planos, permitindo que
Ele cumpra os seus propósitos em nós e por nosso intermédio. Como aconteceu com
Jeremias, a vida em conformidade com o plano de Deus pode envolver dificuldades
e sofrimentos. Independentemente do que encontramos quando seguimos a Deus, Ele
sempre opera para o nosso maior bem (Rm 8.28). Jeremias era um jovem, na época
em que Deus revelou o seu plano, deixando o rapaz ciente da missão de sua vida:
transmitir uma difícil mensagem de Deus. A princípio, Jeremias sentiu intensa
ansiedade e temor, diante da impressionante ideia e responsabilidade de
transmitir a palavra de Deus aos líderes de Judá (v. 7). Deus respondeu às
preocupações de Jeremias, prometendo estar com ele e capacitá-lo para o seu
propósito, que fora ordenado pelo próprio Deus. O Senhor assegura a Jeremias
que a sua mensagem profética seria inspirada por Deus. A mensagem viria
diretamente do Senhor, e o que Jeremias falasse seria exatamente o que Deus
desejava que ele falasse. Literalmente, as palavras de Jeremias seriam as
palavras de Deus (cf. Rm 10.8). Plenamente convencido disto, Jeremias nunca fez
concessões, nunca recuou nem tentou modificar o significado da mensagem de Deus
para o povo.” (Extraído da Bíblia de Estudo Pentecostal para Jovens. Rio de
Janeiro: CPAD, 2023, p. 909.)
SUBSÍDIO 2
Escola Bíblica ︱4º Trimestre de 2025︱Jovens︱Exortação,
Arrependimento e Esperança – O Ministério Profético de Jeremias ︱Neweb ︱Compromisso com a
Palavra
III- A MENSAGEM DE
JEREMIAS E OS SEUS EFEITOS
Toda mensagem divina é um
chamado e requer uma resposta dos que a ouvem. Diante da mensagem de Jeremias,
o povo foi indiferente e maldoso, vindo, inclusive, a persegui-lo. Ao convidar
o povo a andar nos caminhos do Senhor e a ouvir as suas palavras, a resposta
foi: Não andaremos e não escutaremos (6.16,17 - ¹⁶ Assim diz o Senhor: Ponde-vos nos caminhos, e vede, e perguntai pelas veredas antigas, qual é o bom caminho, e andai por ele; e achareis descanso para as vossas almas; mas eles dizem: Não andaremos nele. ¹⁷ Também pus atalaias sobre vós, dizendo: Estai atentos ao som da trombeta; mas dizem: Não escutaremos.). O povo ainda maquinou o mal
contra o mensageiro, conforme Jeremias 18.18: “[…] vinde, e maquinemos projetos
contra Jeremias […]; vinde, e firamo-lo com a língua e não escutemos nenhuma
das suas palavras". Esta é uma pequena amostra do tratamento que deram a
Jeremias e à sua mensagem. Esse comportamento do povo levou o profeta a um
profundo sofrimento (20.7 - ⁷ Persuadiste-me, ó Senhor, e persuadido fiquei; mais forte foste do que eu, e prevaleceste; sirvo de escárnio todo o dia; cada um deles zomba de mim.).
A humanidade e as
limitações de Jeremias podem ser observadas em seu sofrimento ao longo de sua
trajetória. O sofrimento do profeta se manifestou, externamente, na perseguição
de seus inimigos (Jr 20.1-3 - ¹ E Pasur, filho de Imer, o sacerdote, que havia sido nomeado presidente na casa do SENHOR, ouviu a Jeremias, que profetizava estas palavras. ² E feriu Pasur ao profeta Jeremias, e o colocou no cepo que está na porta superior de Benjamim, na casa do Senhor. ³E sucedeu que no dia seguinte Pasur tirou a Jeremias do cepo. Então disse-lhe Jeremias: O Senhor não chama o teu nome Pasur, mas, Terror por todos os lados.) e nas dúvidas provocadas pela injustiça e a
maldade humana. Jeremias teve de lidar com a solidão, a dor permanente e com
dúvidas profundas. Contudo, ele sempre clamou por amparo e contou com a direção
e o cuidado constantes de Deus (15.15-21). O sofrimento é parte inevitável da
vida de um crente fiel e tem um papel pedagógico, contribuindo com uma vida
cristã mais madura (Rm 5.3 - ³ E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a paciência, ), repleta da esperança eterna (2 Co 4.16-18 - ¹⁶ Por isso não desfalecemos; mas, ainda que o nosso homem exterior se corrompa, o interior, contudo, se renova de dia em dia. ¹⁷ Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós um peso eterno de glória mui excelente; ¹⁸ Não atentando nós nas coisas que se vêem, mas nas que se não vêem; porque as que se vêem são temporais, e as que se não vêem são eternas.).
Timóteo foi convidado a sofrer com o apóstolo Paulo na condição de bom soldado
de Cristo (2 Tm 2.3 - ³ Tu pois, sofre as aflições, como bom soldado de Jesus Cristo.). A adversidade permite o amadurecimento da fé em Deus e
consolida as bases do ministério cristão.
Jeremias chorou pela condição espiritual do povo de seus dias (Jr 9.1 - ¹ Oh! se a minha cabeça se tornasse em águas, e os meus olhos numa fonte de lágrimas! Então choraria de dia e de noite os mortos da filha do meu povo.),
antecipando cerca de 600 anos o que Jesus faria em seu ministério terreno (Lc
19.41 - ⁴¹ E, quando ia chegando, vendo a cidade, chorou sobre ela, ). Ele falou a respeito da tristeza de Deus pela condição espiritual de
seu povo, sobre a iminente destruição de Jerusalém e chamou o povo ao
arrependimento. Pregar o arrependimento era a principal missão do ministério de
Jeremias (Jr 18.7-11 - ⁷ No momento em que falar contra uma nação, e contra um reino para arrancar, e para derrubar, e para destruir, ⁸ Se a tal nação, porém, contra a qual falar se converter da sua maldade, também eu me arrependerei do mal que pensava fazer-lhe. ⁹ No momento em que falar de uma nação e de um reino, para edificar e para plantar, ¹⁰ Se fizer o mal diante dos meus olhos, não dando ouvidos à minha voz, então me arrependerei do bem que tinha falado que lhe faria. ¹¹ Ora, pois, fala agora aos homens de Judá, e aos moradores de Jerusalém, dizendo: Assim diz o Senhor: Eis que estou forjando mal contra vós; e projeto um plano contra vós; convertei-vos, pois, agora cada um do seu mau caminho, e melhorai os vossos caminhos e as vossas ações.). Parte das profecias dele se cumpriram e parte delas
ainda se cumprirão (Jr 33.14-18 - ¹⁴ Eis que vêm dias, diz o Senhor, em que cumprirei a boa palavra que falei à casa de Israel e à casa de Judá; ¹⁵ Naqueles dias e naquele tempo farei brotar a Davi um Renovo de justiça, e ele fará juízo e justiça na terra. ¹⁶ Naqueles dias Judá será salvo e Jerusalém habitará seguramente; e este é o nome com o qual Deus a chamará: O Senhor é a nossa justiça. ¹⁷ Porque assim diz o Senhor: Nunca faltará a Davi homem que se assente sobre o trono da casa de Israel; ¹⁸ Nem aos sacerdotes levíticos faltará homem diante de mim, que ofereça holocausto, queime oferta de alimentos e faça sacrifício todos os dias.). O desejo do profeta, de que o povo se
convertesse a Deus, será cumprido (Jr 32.38-41 - ³⁸ E eles serão o meu povo, e eu lhes serei o seu Deus; ³⁹E lhes darei um mesmo coração, e um só caminho, para que me temam todos os dias, para seu bem, e o bem de seus filhos, depois deles. ⁴⁰ E farei com eles uma aliança eterna de não me desviar de fazer-lhes o bem; e porei o meu temor nos seus corações, para que nunca se apartem de mim. ⁴¹ E alegrar-me-ei deles, fazendo-lhes bem; e plantá-los-ei nesta terra firmemente, com todo o meu coração e com toda a minha alma.).
PENSE!
Como Deus via e vê o pecado do seu povo?
PONTO
IMPORTANTE!
Deus é amoroso, mas Ele é santo e
vê o pecado como uma agressão a sua santidade e pureza. O peса-do necessita de
punição e Deus puniu o seu povo com o cativeiro babilônico.
“A mensagem de Jeremias continha elementos de
advertência (sobre juízo) e esperança (para restauração). No entanto, por causa
do seu lugar na história de Judá, a mensagem de Jeremias se concentrou
principalmente em juízo e condenação. A nação corrupta de Israel tinha que ser
destruída antes que Deus pudesse construí-la e restaurá-la à sua glória
anterior e ao seu lugar, no plano de Deus. O reino do norte, Israel, já havia
caído (diante dos assírios, em 722 a.C.) como resultado de sua constante
rebelião e do juízo de Deus. Agora Judá, o reino do sul, seguia rumo a um
desastre similar. Na antiga nação de Israel, a amendoeira era a primeira árvore
a florescer na primavera. Esta visão indicava duas coisas: (1) A palavra de
Deus, proferida por intermédio de Jeremias, seria cumprida rapidamente, e (2) o
povo iria reconhecer que Deus estava vivo, ativo e conduzindo o curso da
história para cumprir os seus propósitos (compare com a referência à vara de
Arão, que produziu amêndoas, Nm 17.1-10).” (Extraído da Bíblia de Estudo
Pentecostal para Jovens. Rio de Janeiro: CPAD, 2023. p. 909.)
SUBSÍDIO 3
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Arrependimento e Esperança – O Ministério Profético de Jeremias ︱Neweb ︱Compromisso com a
Palavra
CONCLUSÃO
HORA DA REVISÃO
O exercício ministerial exigiu de Jeremias uma atitude intencional de
auto anulação.
2- O que a vida e o ministério de Jeremias evidenciam?
2- O que a vida e o ministério de Jeremias evidenciam?
A vida e o ministério de Jeremias evidenciam a soberania de Deus em
suas escolhas e na execução de seu propósito na vida de alguém, conforme Ele
mesmo disse: “E pelejarão contra ti, mas não prevalecerão contra ti; porque eu
sou contigo, diz o Senhor, para te livrar” (1.19).
3- Como eram os dias em que o profeta Jeremias
desempenhou o seu ministério?
Ele desempenhou seu ministério durante um dos
períodos mais sombrios da história de Judá
4- Historicamente, quando surgiam os profetas?
4- Historicamente, quando surgiam os profetas?
Os
profetas surgiram em épocas de apostasia em que o povo se afasta de Deus. Eles
eram usados pelo Senhor para advertência, renovação da esperança e de chamado
ao arrependimento, com vistas a evitar o juízo divino.
5- Quem era o destinatário da mensagem de Jeremias?
5- Quem era o destinatário da mensagem de Jeremias?
Jeremias foi enviado ao povo de Judá, Reino do Sul, cuja capital era Jerusalém,
embora, há momentos em que ele é visto se dirigindo ao Reino do Norte, Israel,
com a capital em Samaria.
Escola Bíblica ︱4º Trimestre de 2025︱Jovens︱Exortação,
Arrependimento e Esperança – O Ministério Profético de Jeremias ︱Neweb ︱Compromisso com a
Palavra
Pb. Rogério Faustino
︱Escola
Bíblica ︱4º
Trimestre de 2025︱ Compromisso com a Palavra
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