TEXTO ÁUREO
“E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.”
“E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.”
1 Tessalonicenses 5.23
VERDADE PRÁTICA
Deus nos fez corpo, alma e espírito para glorificá-lo eternamente com todo o nosso ser.
LEITURA DIÁRIA
Segunda – O homem é pouco menor que os anjos.
Deus nos fez corpo, alma e espírito para glorificá-lo eternamente com todo o nosso ser.
Segunda – O homem é pouco menor que os anjos.
³ Quando vejo os teus céus, obra dos teus dedos, a lua e as estrelas que preparaste;
⁴Que é o homem mortal para que te lembres dele? e o filho do homem, para que o visites?
⁵ Pois pouco menor o fizeste do que os anjos, e de glória e de honra o coroaste.
⁶ Fazes com que ele tenha domínio sobre as obras das tuas mãos; tudo puseste debaixo de seus pés:
⁷ Todas as ovelhas e bois, assim como os animais do campo,
⁸ As aves dos céus, e os peixes do mar, e tudo o que passa pelas veredas dos mares.
⁹ Ó Senhor, Senhor nosso, quão admirável é o teu nome sobre toda a terra!
Salmos 8.3-9
Terça – O espírito abatido dentro do corpo.
¹⁵ Quanto a mim, Daniel, o meu espírito foi abatido dentro do corpo, e as visões da minha cabeça me perturbaram.
Daniel 7.15
Quarta – Deus forma o espírito dentro do homem.
¹ Peso da palavra do SENHOR sobre Israel: Fala o SENHOR, o que estende o céu, e que funda a terra, e que forma o espírito do homem dentro dele.
Zacarias 12.1
Quinta – Jó menciona corpo, alma e espírito.
¹¹ Por isso não reprimirei a minha boca; falarei na angústia do meu espírito; queixar-me-ei na amargura da minha alma.
Jó 7.11
Sexta – As almas dos degolados pelo testemunho de Jesus.
⁴ E vi tronos; e assentaram-se sobre eles, e foi-lhes dado o poder de julgar; e vi as almas daqueles que foram degolados pelo testemunho de Jesus, e pela palavra de Deus, e que não adoraram a besta, nem a sua imagem, e não receberam o sinal em suas testas nem em suas mãos; e viveram, e reinaram com Cristo durante mil anos.
Apocalipse 20.4
Sábado – O homem interior consiste no espírito e na alma.
¹⁶ Para que, segundo as riquezas da sua glória, vos conceda que sejais corroborados com poder pelo seu Espírito no homem interior;
Efésios 3.16
HINOS DA HARPA CRISTÃ
1 Espírito, alma e corpo,
Oferto a Ti, Senhor,
Como hóstia verdadeira,
Em oblação de amor.
Eu tudo a Deus consagro
Em Cristo, o vivo altar;
Ó desce, fogo santo,
Do céu vem tu selar!
2 Sou teu, ó Jesus Cristo!
Teu sangue me comprou;
Eu quero a Tua graça,
Pois de Ti sempre sou.
3 Espírito divino,
Do Pai a promissão;
Sedenta a alma pede,
A Ti, a santa unção.
Autor ou Tradutor: P.L.M Paulo Leivas Macalão
1 No jardim. Jesus Cristo clamava,
Quando os ímpios O foram prender;
E falando co'o Pai suplicava,
Pelo cálice que ia beber.
Com Jesus a min'alma deseja estar
No jardim, em constante oração;
Quando a noite chegar, e o mal me cercar,
Quero estar em constante oração.
2 Qual orvalho que dá vida às flores,
Assim é para o crente a oração;
Meus cuidados, tristezas e dores,
Cristo as sabe por minha oração.
3 Jesus teve completa vitória,
Porque sempre viveu em oração,
Muitos santos chegaram à glória,
Sob o manto da doce oração.
4 Renovados em forças seremos,
Nós teremos u'a nova unção;
E com Deus, no jardim falaremos,
Se vivermos sempre em oração.
Autor ou Tradutor: E.C Emílio Conde
1 De pesar estás cercado,
Es provado pela dor?
De sofrer estás cansado,
E também do teu labor?
Vai orando, vai orando,
Ao soprar do furacão.
O Senhor está velando,
Dar-te-á consolação.
2 Nas doenças, incertezas,
Que tu'alma passará,
Só Jesus dará firmeza,
E também te curará.
3 Ao Senhor a voz eleva,
Ora a Deus com mui fervor,
Pois as faltas te releva
E mitiga a tua dor.
4 Tarda Deus em consolar-te?
Vai orando com poder;
Presto, ajuda pode dar-te,
Teu pedido responder.
Autor ou Tradutor: P.L.M Paulo Leivas Macalão
Gênesis 1.26-28
²⁶ E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo réptil que se move sobre a terra.
²⁷ E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; macho e fêmea os criou.
²⁸ E Deus os abençoou e Deus lhes disse: Frutificai, e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra.
⁷ E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra e soprou em seus narizes o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente.
¹⁸ E disse o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma adjutora que esteja como diante dele.
²¹ Então, o Senhor Deus fez cair um sono pesado sobre Adão, e este adormeceu; e tomou uma das suas costelas e cerrou a carne em seu lugar.
²² E da costela que o Senhor Deus tomou do homem formou uma mulher; e trouxe-a a Adão.
²³ E disse Adão: Esta é agora osso dos meus ossos e carne da minha carne; esta será chamada varoa, porquanto do varão foi tomada.
1- INTRODUÇÃO
Neste trimestre, estudaremos a respeito do corpo, da alma e do espírito; ou seja, temos o propósito de aprofundar a compreensão bíblica da natureza humana e sua relação com Deus na vida prática. Para introduzir o tema, iniciaremos com a lição que abordará o ser humano criado por Deus de forma tricotômica: corpo, alma e espírito. Aqui, estudaremos a distinção e a interação entre essas três dimensões, destacando que fomos formados para glorificar a Deus integralmente. Enfatizaremos a relevância de uma vida equilibrada e santa em todas as áreas do ser. Para nos auxiliar neste trimestre, contaremos com o pastor Silas Queiroz – jornalista, bacharel em Teologia e Direito, especialista em Direito Público e Processual Civil, e Procurador-Geral do município de Ji-Paraná, RO. Atua como pastor nas congregações de Ji–Paraná, cidade na qual reside.
2- APRESENTAÇÃO DA LIÇÃO
A) Objetivos da Lição:
I) Levar os alunos a entenderem que o ser humano é formado por corpo, alma e espírito;
II) Ensinar a diferença entre alma e espírito com base nos termos originais, mostrando que ambos compõem a parte imaterial do homem;
III) Conscientizar sobre a importância da harmonia entre corpo, alma e espírito, destacando como que os desequilíbrios em algumas dessas áreas podem afetar as demais.
B) Motivação:
Você já tentou consertar algo sem
saber exatamente como aquilo foi feito? Como foi a experiência? Muitas vezes
tentamos lidar com questões emocionais, espirituais ou físicas sem entender
como Deus nos criou. Nesta lição, vamos descobrir como fomos formados corpo,
alma e espírito e como essa compreensão nos ajuda a viver de forma equilibrada
e segundo a vontade de Deus.
C) Sugestão de Método:
Como método introdutório,
você pode iniciar a aula perguntando aos alunos: “O que define o ser humano
como único entre as criaturas?” Em seguida, pode apresentar as três dimensões
do corpo, alma e espírito homem e pedir que eles relacionem algumas funções ou
características humanas a cada uma delas. Após isso, leia 1 Tessalonicenses
5.23 e destaque a visão bíblica da tricotomia. Essa abordagem ajudará a
introduzir o tema do trimestre e mostrar que fomos criados para glorificar a
Deus integralmente.
3- CONCLUSÃO DA LIÇÃO
A) Aplicação:
Devemos buscar uma vida equilibrada,
cuidando do corpo, da alma e do espírito, pois fomos criados por Deus para
glorificá-lo com todo o nosso ser. A verdadeira saúde espiritual envolve
comunhão com Deus, santidade e maturidade emocional.
4- SUBSÍDIO AO PROFESSOR
A) Revista Ensinador Cristão.
Vale a pena conhecer
essa revista que traz reportagens, artigos, entrevistas e subsídios de apoio à
Lições Bíblicas Adultos. Na edição 103, p.36, você encontrará um subsídio
especial para esta lição.
B) Auxílios Especiais:
Ao final do tópico, você
encontrará auxílios que darão suporte na preparação de sua aula:
1) O texto “O que significa ser humano?”, localizado depois do primeiro tópico, aponta para a reflexão a respeito da tríplice natureza do ser humano de acordo com a revelação bíblica;
2) O texto “A Alma e o Espírito”, ao final do segundo tópico, aprofunda a distinção entre alma e espírito.
1) O texto “O que significa ser humano?”, localizado depois do primeiro tópico, aponta para a reflexão a respeito da tríplice natureza do ser humano de acordo com a revelação bíblica;
2) O texto “A Alma e o Espírito”, ao final do segundo tópico, aprofunda a distinção entre alma e espírito.
INTRODUÇÃO
Palavra-Chave: Tricotomia
I – A TRICOTOMIA
A Doutrina do Homem está
fundamentada em toda a Escritura, numa revelação suficiente para demonstrar
quem é o homem, como foi criado e com que propósito (Gn 1.26-29 - ²⁶ E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra. ²⁷ E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. ²⁸ E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra. ²⁹ E disse Deus: Eis que vos tenho dado toda a erva que dê semente, que está sobre a face de toda a terra; e toda a árvore, em que há fruto que dê semente, ser-vos-á para mantimento. ; 2.15 - ¹⁵ E tomou o Senhor Deus o homem, e o pôs no jardim do Éden para o lavrar e o guardar. ; SI
8.3-9; Ef 1.3-6 - ³ Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo; ⁴ Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor. ⁵ E nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade, ⁶ Para louvor da glória de sua graça, pela qual nos fez agradáveis a si no Amado, ). No campo da Teologia Sistemática, ela é conhecida como
Antropologia Bíblica, que estuda o homem desde sua origem, constituição e
existência, considerando o período anterior à Queda, o pecado original e suas
consequências, o plano redentor e a eternidade. Relaciona-se com todas as
outras grandes doutrinas da Bíblia e responde às intrigantes e milenares
perguntas: Quem é o homem? De onde veio? Para onde vai? Em um tempo de tanta
psicologização da fé e intensa busca de respostas para os problemas humanos em
concepções não cristãs, um piedoso e profundo estudo das Escrituras é cada vez
mais necessário e urgente, a fim de desfazer toda e qualquer dúvida existencial
e gerar uma fé bíblica genuína, sadia e equilibrada (1 Co 2.1-16; 2 Tm 3.16,17;
Hb 4.12).
A teologia utiliza o termo
“tricotomia” para tratar da tríplice constituição do ser humano: o corpo, a
alma e o espírito. Essas três substâncias, ou componentes do homem, são
descritas tanto no Antigo quanto no Novo Testamento (Dt 4.9; SI 42.11; 139.16;
Dn 7.15; Zc 12.1; Mt 10.28; Lc 1.46,47; 1 Co 14.14,15). O próprio Jesus Cristo,
o Filho de Deus encarnado — plenamente homem e plenamente Deus — possuía essa
constituição (Lc 24.39; Jo 12.27; Lc 23.46). A primeira divisão — as partes
material e imaterial — é explicitamente apresentada no ato de formação do
homem: “E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra e soprou em seus narizes
o fôlego da vida, e o homem foi feito alma vivente” (Gn 2.7).
3- Físico e espiritual.
O processo formativo usado
pelo Criador, que é Espírito (Jo 4.24), foi constituído de uma combinação
única: o elemento físico (pó da terra) com o elemento espiritual (o sopro
divino), tornando o homem um ser vivente diferente de todos os demais. Os anjos
são seres espirituais, porém sem corpo material (SI 33.6; Hb 1.13,14). Os
animais não possuem a parte imaterial que há no homem (alma e espírito). A
“alma” do animal (sua vida) se restringe ao corpo e se esvai com ele (Lv
17.12-14). Já o termo hebraico para “vida”, em Gênesis 2.7, alusivo ao homem, é
chayim (no plural), permitindo a expressão literal “fôlego das vidas”. Isso
pode significar que, em um único substantivo, o texto sagrado esteja aludindo
implicitamente à vida do espírito humano, da alma humana e do corpo humano.
O ser humano foi criado por Deus com uma natureza
tricotômica — corpo, alma e espírito — revelando seu propósito e dignidade
única na criação.
“O HOMEM É UM SER TRÍPLICE
Deus, que é trino, criou o homem como um ser tríplice, isto é, composto de corpo, alma e espírito. O Deus Trino, isto é, Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo, imprimiu sua semelhança na formação do homem. Também Jesus, quando se fez homem, recebeu um corpo (cf. Hb 10.5), uma alma (cf. Mt 26.38) e um espírito (cf. Lc 23.46). A Bíblia fala muito dessas três partes do homem (cf. 1 Ts 5.23).” Amplie mais o seu conhecimento, lendo a obra Teologia Sistemática, de Eurico Bergstén, editada pela CPAD.
“O QUE SIGNIFICA SER HUMANO?
A Bíblia afirma claramente que a raça humana, por decisão especial de Deus, foi criada à imagem e semelhança de Deus (Gn 1.26-27). Isto significa que Adão e Eva não eram produtos de evolução (Gn 1.27; Mt 19.4; Mc 10.6; veja o artigo A CRIAÇÃO, p. 7). O fato de terem sido criados à semelhança de Deus significa que eles eram capazes de responder a Deus e ter um relacionamento pessoal com Ele. […] Observe pelo menos três aspectos diferentes da imagem de Deus na humanidade (veja Gn 1.26, nota): Adão e Eva possuíam uma semelhança moral com Deus, pelo fato de que foram originalmente criados justos e santos. Ou seja, eles estavam em um relacionamento correto com Deus, dedicados completamente a bons propósitos e separados do mal (cf. Ef 4.24), com o coração capaz de amar e desejar fazer o que é certo. Eles possuíam uma semelhança com Deus em sua inteligência, porque foram criados com espírito, mente, emoções e o poder de escolha (Gn 2.19-20; 3.6-7). De certa forma, a constituição física das pessoas também estava na imagem de Deus, de uma maneira que não acontecia com os animais. Deus deu aos seres humanos a forma em que Ele apareceria visivelmente no Antigo Testamento (Gn 18.1-2), e a forma que o seu Filho assumiria quando viesse à terra (Lc 1.35; Fp 2.7) para dar a vida em pagamento pelo nosso pecado” (Bíblia de Estudo Pentecostal — Edição Global. Rio de Janeiro: CPAD, 2022, p.1106).
SINÓPSE
I
AMPLIANDO O CONHECIMENTO
Deus, que é trino, criou o homem como um ser tríplice, isto é, composto de corpo, alma e espírito. O Deus Trino, isto é, Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo, imprimiu sua semelhança na formação do homem. Também Jesus, quando se fez homem, recebeu um corpo (cf. Hb 10.5), uma alma (cf. Mt 26.38) e um espírito (cf. Lc 23.46). A Bíblia fala muito dessas três partes do homem (cf. 1 Ts 5.23).” Amplie mais o seu conhecimento, lendo a obra Teologia Sistemática, de Eurico Bergstén, editada pela CPAD.
AUXÍLIO BIBLIOLÓGICO
A Bíblia afirma claramente que a raça humana, por decisão especial de Deus, foi criada à imagem e semelhança de Deus (Gn 1.26-27). Isto significa que Adão e Eva não eram produtos de evolução (Gn 1.27; Mt 19.4; Mc 10.6; veja o artigo A CRIAÇÃO, p. 7). O fato de terem sido criados à semelhança de Deus significa que eles eram capazes de responder a Deus e ter um relacionamento pessoal com Ele. […] Observe pelo menos três aspectos diferentes da imagem de Deus na humanidade (veja Gn 1.26, nota): Adão e Eva possuíam uma semelhança moral com Deus, pelo fato de que foram originalmente criados justos e santos. Ou seja, eles estavam em um relacionamento correto com Deus, dedicados completamente a bons propósitos e separados do mal (cf. Ef 4.24), com o coração capaz de amar e desejar fazer o que é certo. Eles possuíam uma semelhança com Deus em sua inteligência, porque foram criados com espírito, mente, emoções e o poder de escolha (Gn 2.19-20; 3.6-7). De certa forma, a constituição física das pessoas também estava na imagem de Deus, de uma maneira que não acontecia com os animais. Deus deu aos seres humanos a forma em que Ele apareceria visivelmente no Antigo Testamento (Gn 18.1-2), e a forma que o seu Filho assumiria quando viesse à terra (Lc 1.35; Fp 2.7) para dar a vida em pagamento pelo nosso pecado” (Bíblia de Estudo Pentecostal — Edição Global. Rio de Janeiro: CPAD, 2022, p.1106).
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Alma e Espírito A Restauração Integral do Ser Humano para chegar à Estatura
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II – A DISTINÇÃO ENTRE
ALMA E ESPÍRITO
Do hebraico nephesh e do grego psyché,
“alma” é uma das muitas palavras polissêmicas da Bíblia — possui vários
significados. Aparece 755 vezes somente no Antigo Testamento. Seu primeiro
sentido é “ser vivo”, como em Gênesis 1.20: “alma vivente”. Nesta acepção, a
palavra “alma” é usada também para os animais (Gn 1.24) e significa
simplesmente “vida”. A distinção entre a alma do homem e a do animal é
evidenciada no processo criativo: procedente do sopro de Deus (Gn 2.7), a alma
do homem constitui uma substância espiritual, incorpórea, invisível e imortal
(Dn 12.2; Mt 25.46; Lc 16.22-25; Ap 20.4). É dotada de razão, sentimento e
vontade — atributos dados por Deus ao homem para o exercício de sua missão (Gn
1.28), especialmente sua vocação relacionai com o Criador e com os semelhantes
(Gn 2.15-24; 3.8). Isso, aliás, decorre do fato de o homem ser um ser pessoal,
criado à imagem de Deus (Gn 1.26).
2- O espírito.
Do hebraico ruah e do grego pneuma,
o espírito do homem provém de Deus e constitui sua principal dimensão. É por
meio dele que mantemos nossa comunhão com o Criador, o Pai dos espíritos, e o
adoramos (Hb 12.9; Jo 4.23,24). Junto com a alma, e inseparável dela, compõe a
parte imaterial do ser humano. É o “homem interior” que, na linguagem do
apóstolo Paulo, aparece algumas vezes em contraste direto com o corpo, o homem
exterior (Rm 7.22-25; 2 Co 4.16-18; Ef 3.16-19). Como ensina o pastor Antônio
Gilberto, em sua Bíblia com Comentários, “à luz das Escrituras, o espírito é a
fonte da vida recebida de Deus. O espírito usa e transmite essa vida à alma, que,
por sua vez, a expressa por meio do corpo, utilizando seus sentidos físicos
para explorar o mundo exterior e dele receber as necessárias impressões”. São
três elementos que formam um único ser ou pessoa.
A distinção entre alma e espírito, mostrando que
ambos compõem a parte imaterial do ser humano, mas com funções diferentes na
relação com Deus e com o próximo.
A ALMA E O ESPÍRITO
“A alma (heb. nephesh; gr. psyché), frequentemente traduzida como ‘vida’, pode ser brevemente definida como a parte não material do ser humano, que resulta da união de corpo e espírito. Ela inclui a mente, as emoções e o livre-arbítrio. Juntamente com o espírito humano, a alma continuará a viver quando a pessoa morrer fisicamente. (Nesse sentido, há certa superposição na Bíblia no uso das palavras ‘alma’ e ‘espírito’.) A alma está tão intimamente conectada à personalidade interior que o termo é usado, às vezes, como sinônimo de ‘pessoa’ (p.ex., Lv 4.2; 7.20; Js 20.3). O corpo (heb. basar; gr. sõma) pode ser brevemente definido como o elemento físico e material de um indivíduo que retorna ao pó quando este morre (às vezes, chamado de ‘carne’). O espírito (heb. ruach; gr. pneuma) pode ser brevemente definido como o componente de vida não material do ser humano – a essência verdadeira da pessoa, dada por Deus – incluindo as nossas capacidades espirituais e a nossa consciência. É o aspecto pelo qual temos contato mais direto com o Espírito de Deus” (Bíblia de Estudo Pentecostal — Edição Global. Rio de Janeiro: CPAD, 2022, pp.1106-07).
SINÓPSE
II
AUXÍLIO BIBLIOLÓGICO
“A alma (heb. nephesh; gr. psyché), frequentemente traduzida como ‘vida’, pode ser brevemente definida como a parte não material do ser humano, que resulta da união de corpo e espírito. Ela inclui a mente, as emoções e o livre-arbítrio. Juntamente com o espírito humano, a alma continuará a viver quando a pessoa morrer fisicamente. (Nesse sentido, há certa superposição na Bíblia no uso das palavras ‘alma’ e ‘espírito’.) A alma está tão intimamente conectada à personalidade interior que o termo é usado, às vezes, como sinônimo de ‘pessoa’ (p.ex., Lv 4.2; 7.20; Js 20.3). O corpo (heb. basar; gr. sõma) pode ser brevemente definido como o elemento físico e material de um indivíduo que retorna ao pó quando este morre (às vezes, chamado de ‘carne’). O espírito (heb. ruach; gr. pneuma) pode ser brevemente definido como o componente de vida não material do ser humano – a essência verdadeira da pessoa, dada por Deus – incluindo as nossas capacidades espirituais e a nossa consciência. É o aspecto pelo qual temos contato mais direto com o Espírito de Deus” (Bíblia de Estudo Pentecostal — Edição Global. Rio de Janeiro: CPAD, 2022, pp.1106-07).
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III – A INTERAÇÃO DAS
TRÊS DIMENSÕES
O corpo (gr. soma)
é a parte material do ser humano, por meio da qual comumente manifestamos os
atributos da alma e do espírito. Empregando o vocábulo “coração” (heb. leb; gr.
kardia) — uma das principais palavras que o Antigo e o Novo Testamentos usam
como sinônimo de alma —, Salomão bem identificou essa interação ao afirmar: “O
coração alegre aformoseia o rosto” (Pv 15.13); “O coração com saúde é a vida da
carne” (Pv 14.30); “O coração alegre serve de bom remédio, mas o espírito
abatido virá a secar os ossos” (Pv 17.22). Identificados como doenças
psicossomáticas a partir do século XX, muitos problemas físicos decorrem de
crises da alma (e também do espírito, inclusive pecados, cf. SI 31.9,10;
32.1-5). E como se multiplicam em nossos dias!
2- Equilíbrio e saúde.
Da mesma forma que o corpo
padece por causa de disfunções da alma e do espírito, estes também sofrem por
problemas do corpo — naturais ou não. A língua é um dos membros que mais
produzem angústias ao ser humano (Pv 18.7,21; 21.23). Tem o nefasto poder de
contaminar a pessoa por inteiro (Tg 3.6). Um viver santo e equilibrado requer
constante vigilância e oração, preservando corpo, alma e espírito de toda a
espécie de males, o que inclui cuidados físicos e relacionais saudáveis (Cl
3.5-9; Ef 4.25-32; 6.18). Quanto à crescente busca por medicamentos como
solução para todo tipo de problema emocional, é preciso discernimento e
cautela. O acompanhamento médico e psicológico é importante em situações
clinicamente diagnosticadas, mas, quando o problema tem origem espiritual —
como crises produzidas por pecados não confessados —, os medicamentos não
resolvem; no máximo, aliviam os sintomas. Arrependimento e abandono do pecado
são essenciais para a verdadeira cura da alma (Cl 3-8; Ef 4.31; Tg 4.6-10; 2 Cr
7-14; Is 53-4,5).
O corpo, a alma e o espírito estão interligados. O
equilíbrio entre essas dimensões é essencial para uma vida cristã saudável e
plena diante de Deus.
SINÓPSE
III
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Alma e Espírito A Restauração Integral do Ser Humano para chegar à Estatura
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CONCLUSÃO
REVISANDO O CONTEÚDO
No campo da Teologia Sistemática, ela é conhecida como Antropologia Bíblica.
2- A que perguntas milenares a Doutrina do Homem responde?
Responde às intrigantes e milenares perguntas: Quem é o homem? De onde veio? Para onde vai?
3- Qual o significado de tricotomia?
A teologia utiliza o termo “tricotomia” para tratar da tríplice constituição do ser humano: o corpo, a alma e o espírito.
4- Qual a distinção entre a alma dos animais e a alma do homem?
A distinção entre a alma do homem e a do animal é evidenciada no processo criativo: procedente do sopro de Deus (Gn 2.7), a alma do homem constitui uma substância espiritual, incorpórea, invisível e imortal (Dn 12.2; Mt 25.46; Lc 16.22-25; Ap 20.4).
5- Como conceituar “espírito”?
Do hebraico ruah e do grego pneuma, o espírito do homem provém de Deus e constitui sua principal dimensão. É por meio dele que mantemos nossa comunhão com o Criador, o Pai dos espíritos, e o adoramos.
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Pb. Rogério Faustino
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