TEXTO ÁUREO
“E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.”
“E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.”
1 Tessalonicenses 5.23
VERDADE PRÁTICA
Deus nos fez corpo, alma e espírito para glorificá-lo eternamente com todo o nosso ser.
LEITURA DIÁRIA
Segunda – O homem é pouco menor que os anjos.
Deus nos fez corpo, alma e espírito para glorificá-lo eternamente com todo o nosso ser.
Segunda – O homem é pouco menor que os anjos.
³ Quando vejo os teus céus, obra dos teus dedos, a lua e as estrelas que preparaste;
⁴Que é o homem mortal para que te lembres dele? e o filho do homem, para que o visites?
⁵ Pois pouco menor o fizeste do que os anjos, e de glória e de honra o coroaste.
⁶ Fazes com que ele tenha domínio sobre as obras das tuas mãos; tudo puseste debaixo de seus pés:
⁷ Todas as ovelhas e bois, assim como os animais do campo,
⁸ As aves dos céus, e os peixes do mar, e tudo o que passa pelas veredas dos mares.
⁹ Ó Senhor, Senhor nosso, quão admirável é o teu nome sobre toda a terra!
Salmos 8.3-9
Terça – O espírito abatido dentro do corpo.
¹⁵ Quanto a mim, Daniel, o meu espírito foi abatido dentro do corpo, e as visões da minha cabeça me perturbaram.
Daniel 7.15
Quarta – Deus forma o espírito dentro do homem.
¹ Peso da palavra do SENHOR sobre Israel: Fala o SENHOR, o que estende o céu, e que funda a terra, e que forma o espírito do homem dentro dele.
Zacarias 12.1
Quinta – Jó menciona corpo, alma e espírito.
¹¹ Por isso não reprimirei a minha boca; falarei na angústia do meu espírito; queixar-me-ei na amargura da minha alma.
Jó 7.11
Sexta – As almas dos degolados pelo testemunho de Jesus.
⁴ E vi tronos; e assentaram-se sobre eles, e foi-lhes dado o poder de julgar; e vi as almas daqueles que foram degolados pelo testemunho de Jesus, e pela palavra de Deus, e que não adoraram a besta, nem a sua imagem, e não receberam o sinal em suas testas nem em suas mãos; e viveram, e reinaram com Cristo durante mil anos.
Apocalipse 20.4
Sábado – O homem interior consiste no espírito e na alma.
¹⁶ Para que, segundo as riquezas da sua glória, vos conceda que sejais corroborados com poder pelo seu Espírito no homem interior;
Efésios 3.16
HINOS DA HARPA CRISTÃ
Oferto a Ti, Senhor,
Como hóstia verdadeira,
Em oblação de amor.
Eu tudo a Deus consagro
Em Cristo, o vivo altar;
Ó desce, fogo santo,
Do céu vem tu selar!
2 Sou teu, ó Jesus Cristo!
Teu sangue me comprou;
Eu quero a Tua graça,
Pois de Ti sempre sou.
3 Espírito divino,
Do Pai a promissão;
Sedenta a alma pede,
A Ti, a santa unção.
Autor ou Tradutor: P.L.M Paulo Leivas Macalão
1 No jardim. Jesus Cristo clamava,
Quando os ímpios O foram prender;
E falando co'o Pai suplicava,
Pelo cálice que ia beber.
Com Jesus a min'alma deseja estar
No jardim, em constante oração;
Quando a noite chegar, e o mal me cercar,
Quero estar em constante oração.
2 Qual orvalho que dá vida às flores,
Assim é para o crente a oração;
Meus cuidados, tristezas e dores,
Cristo as sabe por minha oração.
3 Jesus teve completa vitória,
Porque sempre viveu em oração,
Muitos santos chegaram à glória,
Sob o manto da doce oração.
4 Renovados em forças seremos,
Nós teremos u'a nova unção;
E com Deus, no jardim falaremos,
Se vivermos sempre em oração.
Autor ou Tradutor: E.C Emílio Conde
1 De pesar estás cercado,
Es provado pela dor?
De sofrer estás cansado,
E também do teu labor?
Vai orando, vai orando,
Ao soprar do furacão.
O Senhor está velando,
Dar-te-á consolação.
2 Nas doenças, incertezas,
Que tu'alma passará,
Só Jesus dará firmeza,
E também te curará.
3 Ao Senhor a voz eleva,
Ora a Deus com mui fervor,
Pois as faltas te releva
E mitiga a tua dor.
4 Tarda Deus em consolar-te?
Vai orando com poder;
Presto, ajuda pode dar-te,
Teu pedido responder.
Autor ou Tradutor: P.L.M Paulo Leivas Macalão
Gênesis 1.26-28
²⁶ E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo réptil que se move sobre a terra.
²⁷ E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; macho e fêmea os criou.
²⁸ E Deus os abençoou e Deus lhes disse: Frutificai, e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra.
⁷ E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra e soprou em seus narizes o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente.
¹⁸ E disse o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma adjutora que esteja como diante dele.
²¹ Então, o Senhor Deus fez cair um sono pesado sobre Adão, e este adormeceu; e tomou uma das suas costelas e cerrou a carne em seu lugar.
²² E da costela que o Senhor Deus tomou do homem formou uma mulher; e trouxe-a a Adão.
²³ E disse Adão: Esta é agora osso dos meus ossos e carne da minha carne; esta será chamada varoa, porquanto do varão foi tomada.
1- INTRODUÇÃO
Neste trimestre, estudaremos a respeito do corpo, da alma e do espírito; ou seja, temos o propósito de aprofundar a compreensão bíblica da natureza humana e sua relação com Deus na vida prática. Para introduzir o tema, iniciaremos com a lição que abordará o ser humano criado por Deus de forma tricotômica: corpo, alma e espírito. Aqui, estudaremos a distinção e a interação entre essas três dimensões, destacando que fomos formados para glorificar a Deus integralmente. Enfatizaremos a relevância de uma vida equilibrada e santa em todas as áreas do ser. Para nos auxiliar neste trimestre, contaremos com o pastor Silas Queiroz – jornalista, bacharel em Teologia e Direito, especialista em Direito Público e Processual Civil, e Procurador-Geral do município de Ji-Paraná, RO. Atua como pastor nas congregações de Ji–Paraná, cidade na qual reside.
2- APRESENTAÇÃO DA LIÇÃO
A) Objetivos da Lição:
I) Levar os alunos a entenderem que o ser humano é formado por corpo, alma e espírito;
II) Ensinar a diferença entre alma e espírito com base nos termos originais, mostrando que ambos compõem a parte imaterial do homem;
III) Conscientizar sobre a importância da harmonia entre corpo, alma e espírito, destacando como que os desequilíbrios em algumas dessas áreas podem afetar as demais.
B) Motivação:
Você já tentou consertar algo sem
saber exatamente como aquilo foi feito? Como foi a experiência? Muitas vezes
tentamos lidar com questões emocionais, espirituais ou físicas sem entender
como Deus nos criou. Nesta lição, vamos descobrir como fomos formados corpo,
alma e espírito e como essa compreensão nos ajuda a viver de forma equilibrada
e segundo a vontade de Deus.
C) Sugestão de Método:
Como método introdutório,
você pode iniciar a aula perguntando aos alunos: “O que define o ser humano
como único entre as criaturas?” Em seguida, pode apresentar as três dimensões
do corpo, alma e espírito homem e pedir que eles relacionem algumas funções ou
características humanas a cada uma delas. Após isso, leia 1 Tessalonicenses
5.23 e destaque a visão bíblica da tricotomia. Essa abordagem ajudará a
introduzir o tema do trimestre e mostrar que fomos criados para glorificar a
Deus integralmente.
3- CONCLUSÃO DA LIÇÃO
A) Aplicação:
Devemos buscar uma vida equilibrada,
cuidando do corpo, da alma e do espírito, pois fomos criados por Deus para
glorificá-lo com todo o nosso ser. A verdadeira saúde espiritual envolve
comunhão com Deus, santidade e maturidade emocional.
4- SUBSÍDIO AO PROFESSOR
A) Revista Ensinador Cristão.
Vale a pena conhecer
essa revista que traz reportagens, artigos, entrevistas e subsídios de apoio à
Lições Bíblicas Adultos. Na edição 103, p.36, você encontrará um subsídio
especial para esta lição.
B) Auxílios Especiais:
Ao final do tópico, você
encontrará auxílios que darão suporte na preparação de sua aula:
1) O texto “O que significa ser humano?”, localizado depois do primeiro tópico, aponta para a reflexão a respeito da tríplice natureza do ser humano de acordo com a revelação bíblica;
2) O texto “A Alma e o Espírito”, ao final do segundo tópico, aprofunda a distinção entre alma e espírito.
1) O texto “O que significa ser humano?”, localizado depois do primeiro tópico, aponta para a reflexão a respeito da tríplice natureza do ser humano de acordo com a revelação bíblica;
2) O texto “A Alma e o Espírito”, ao final do segundo tópico, aprofunda a distinção entre alma e espírito.
INTRODUÇÃO
A Doutrina do Homem ( É o estudo teológico, ou seja, baseado nas Sagradas Escrituras que define quem é o homem, sua natureza, sua origem, seu propósito, definindo que ele foi criado a imagem e semelhança de Deus. )está
fundamentada em toda a Escritura, numa revelação suficiente para demonstrar
quem é o homem, como foi criado e com que propósito (Gn 1.26-29 - ²⁶ E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra. ²⁷ E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. ²⁸ E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra. ²⁹ E disse Deus: Eis que vos tenho dado toda a erva que dê semente, que está sobre a face de toda a terra; e toda a árvore, em que há fruto que dê semente, ser-vos-á para mantimento. ; 2.15 - ¹⁵ E tomou o Senhor Deus o homem, e o pôs no jardim do Éden para o lavrar e o guardar. ; SI
8.3-9; Ef 1.3-6 - ³ Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo; ⁴ Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor. ⁵ E nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade, ⁶ Para louvor da glória de sua graça, pela qual nos fez agradáveis a si no Amado, ). No campo da Teologia Sistemática, ela é conhecida como
Antropologia Bíblica, que estuda o homem desde sua origem, constituição e
existência, considerando o período anterior à Queda, o pecado original e suas
consequências, o plano redentor e a eternidade. Relaciona-se com todas as
outras grandes doutrinas da Bíblia e responde às intrigantes e milenares
perguntas: Quem é o homem? De onde veio? Para onde vai? Em um tempo de tanta
psicologização da fé e intensa busca de respostas para os problemas humanos em
concepções não cristãs, um piedoso e profundo estudo das Escrituras é cada vez
mais necessário e urgente, a fim de desfazer toda e qualquer dúvida existencial
e gerar uma fé bíblica genuína, sadia e equilibrada (1 Co 2.1-16; 2 Tm 3.16,17 - ¹⁶ Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça; ¹⁷ Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra.;
Hb 4.12 - ¹² Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração. ).
NÃO CONFUNDIR COM: ANTROPOLOGIA GERAL.
A antropologia geral é o estudo cientifico que tem o homem como objeto de análise valendo-se de todas as ciências que tratam de sua origem, natureza e potencialidades – isso inclui a constituição e história da humanidade, a estrutura e características fisiológicas e psíquicas do homem, e seu desenvolvimento etnológico, cultural, linguístico e religioso.
Já a antropologia bíblica se preocupa exclusivamente acerca do que a Bíblia revela acerca do homem.
2- A tríplice natureza.
A teologia utiliza o termo
“tricotomia” para tratar da tríplice constituição do ser humano: o corpo, a
alma e o espírito. Essas três substâncias, ou componentes do homem, são
descritas tanto no Antigo quanto no Novo Testamento (Dt 4.9 - ⁹ Tão-somente guarda-te a ti mesmo, e guarda bem a tua alma, que não te esqueças daquelas coisas que os teus olhos têm visto, e não se apartem do teu coração todos os dias da tua vida; e as farás saber a teus filhos, e aos filhos de teus filhos.; SI 42.11 - ¹¹ Por que estás abatida, ó minha alma, e por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, o qual é a salvação da minha face, e o meu Deus. ; 139.16 - ¹⁶ Os teus olhos viram o meu corpo ainda informe; e no teu livro todas estas coisas foram escritas; as quais em continuação foram formadas, quando nem ainda uma delas havia. ;
Dn 7.15 - ¹⁵ Quanto a mim, Daniel, o meu espírito foi abatido dentro do corpo, e as visões da minha cabeça me perturbaram.; Zc 12.1 - ¹ Peso da palavra do SENHOR sobre Israel: Fala o SENHOR, o que estende o céu, e que funda a terra, e que forma o espírito do homem dentro dele. ; Mt 10.28 - ²⁸ E não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei antes aquele que pode fazer perecer no inferno a alma e o corpo. ; Lc 1.46,47 - ⁴⁶ Disse então Maria: A minha alma engrandece ao Senhor, ⁴⁷ E o meu espírito se alegra em Deus meu Salvador;; 1 Co 14.14,15 - ¹⁴ Porque, se eu orar em língua desconhecida, o meuE espírito ora bem, mas o meu entendimento fica sem fruto. ¹⁵ Que farei, pois? Orarei com o espírito, mas também orarei com o entendimento; cantarei com o espírito, mas também cantarei com o entendimento.). O próprio Jesus Cristo,
o Filho de Deus encarnado — plenamente homem e plenamente Deus — possuía essa
constituição (Lc 24.39 - ³⁹ Vede as minhas mãos e os meus pés, que sou eu mesmo; apalpai-me e vede, pois um espírito não tem carne nem ossos, como vedes que eu tenho.; Jo 12.27 - ²⁷ Agora a minha alma está perturbada; e que direi eu? Pai, salva-me desta hora; mas para isto vim a esta hora.; Lc 23.46 - ⁴⁶ E, clamando Jesus com grande voz, disse: Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito. E, havendo dito isto, expirou.). A primeira divisão — as partes
material e imaterial — é explicitamente apresentada no ato de formação do
homem: “E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra e soprou em seus narizes
o fôlego da vida, e o homem foi feito alma vivente” (Gn 2.7).
O processo formativo usado
pelo Criador, que é Espírito (Jo 4.24 - ²⁴ Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade.), foi constituído de uma combinação
única: o elemento físico (pó da terra) com o elemento espiritual (o sopro
divino), tornando o homem um ser vivente diferente de todos os demais. Os anjos
são seres espirituais, porém sem corpo material (SI 33.6 - ⁶ Pela palavra do Senhor foram feitos os céus, e todo o exército deles pelo espírito da sua boca.; Hb 1.13,14 - ¹³ E a qual dos anjos disse jamais: Assenta-te à minha destra, Até que ponha a teus inimigos por escabelo de teus pés? ¹⁴ Não são porventura todos eles espíritos ministradores, enviados para servir a favor daqueles que hão de herdar a salvação?). Os
animais não possuem a parte imaterial que há no homem (alma e espírito). A
“alma” do animal (sua vida) se restringe ao corpo e se esvai com ele (Lv
17.12-14 - ¹² Portanto tenho dito aos filhos de Israel: Nenhum dentre vós comerá sangue, nem o estrangeiro, que peregrine entre vós, comerá sangue. ¹³ Também qualquer homem dos filhos de Israel, ou dos estrangeiros que peregrinam entre eles, que caçar animal ou ave que se come, derramará o seu sangue, e o cobrirá com pó; ¹⁴ Porquanto a vida de toda a carne é o seu sangue; por isso tenho dito aos filhos de Israel: Não comereis o sangue de nenhuma carne, porque a vida de toda a carne é o seu sangue; qualquer que o comer será extirpado.). Já o termo hebraico para “vida”, em Gênesis 2.7 (⁷ E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente.) , alusivo ao homem, é
chayim (no plural), permitindo a expressão literal “fôlego das vidas”. Isso
pode significar que, em um único substantivo, o texto sagrado esteja aludindo
implicitamente à vida do espírito humano, da alma humana e do corpo humano.
Tricotomia:
É a linha de pensamento onde se desgina que o ser humano é composto de três partes: corpo (parte material), alma (parte imaterial) e espírito (parte imaterial).
IMPORTANTE SABER PRA SE DEFENDER:
Dicotomia:
Diz que o ser humano é composto de dois elementos: um material e outro imaterial.
Corpo: componente material do homem.
Alma ou espírito: são termos sinônimos que se referem à única parte imaterial do homem. Embora os dicotomistas utilizem alguns textos da Bíblia pra fundamentar seus argumentos preferimos não expor.
Se quiser saber mais segue dica: Estilo Adoração, o que é dicotomia e tricotomia.
SINÓPSE
I
AMPLIANDO O CONHECIMENTO
Deus, que é trino, criou o homem como um ser tríplice, isto é, composto de corpo, alma e espírito. O Deus Trino, isto é, Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo, imprimiu sua semelhança na formação do homem. Também Jesus, quando se fez homem, recebeu um corpo (cf. Hb 10.5), uma alma (cf. Mt 26.38) e um espírito (cf. Lc 23.46). A Bíblia fala muito dessas três partes do homem (cf. 1 Ts 5.23).” Amplie mais o seu conhecimento, lendo a obra Teologia Sistemática, de Eurico Bergstén, editada pela CPAD.
AUXÍLIO BIBLIOLÓGICO
A Bíblia afirma claramente que a raça humana, por decisão especial de Deus, foi criada à imagem e semelhança de Deus (Gn 1.26-27). Isto significa que Adão e Eva não eram produtos de evolução (Gn 1.27; Mt 19.4; Mc 10.6; veja o artigo A CRIAÇÃO, p. 7). O fato de terem sido criados à semelhança de Deus significa que eles eram capazes de responder a Deus e ter um relacionamento pessoal com Ele. […] Observe pelo menos três aspectos diferentes da imagem de Deus na humanidade (veja Gn 1.26, nota): Adão e Eva possuíam uma semelhança moral com Deus, pelo fato de que foram originalmente criados justos e santos. Ou seja, eles estavam em um relacionamento correto com Deus, dedicados completamente a bons propósitos e separados do mal (cf. Ef 4.24), com o coração capaz de amar e desejar fazer o que é certo. Eles possuíam uma semelhança com Deus em sua inteligência, porque foram criados com espírito, mente, emoções e o poder de escolha (Gn 2.19-20; 3.6-7). De certa forma, a constituição física das pessoas também estava na imagem de Deus, de uma maneira que não acontecia com os animais. Deus deu aos seres humanos a forma em que Ele apareceria visivelmente no Antigo Testamento (Gn 18.1-2), e a forma que o seu Filho assumiria quando viesse à terra (Lc 1.35; Fp 2.7) para dar a vida em pagamento pelo nosso pecado” (Bíblia de Estudo Pentecostal — Edição Global. Rio de Janeiro: CPAD, 2022, p.1106).
Escola Bíblica ︱4º Trimestre de 2025︱Adultos ︱ Corpo,
Alma e Espírito A Restauração Integral do Ser Humano para chegar à Estatura
Completa de Cristo︱Neweb ︱Compromisso com a Palavra
II – A DISTINÇÃO ENTRE
ALMA E ESPÍRITO
Do hebraico nephesh e do grego psyché,
“alma” é uma das muitas palavras polissêmicas (São aquelas que, embora escritas da mesma forma, possuem mais de um significado, dependendo do contexto em que são usadas.) da Bíblia — possui vários
significados. Aparece 755 vezes somente no Antigo Testamento. Seu primeiro
sentido é “ser vivo”, como em Gênesis 1.20: “alma vivente”. Nesta acepção, a
palavra “alma” é usada também para os animais (Gn 1.24 - ²⁴ E disse Deus: Produza a terra alma vivente conforme a sua espécie; gado, e répteis e feras da terra conforme a sua espécie; e assim foi. ) e significa
simplesmente “vida”. A distinção entre a alma do homem e a do animal é
evidenciada no processo criativo: procedente do sopro de Deus (Gn 2.7 - ⁷ E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente.), a alma
do homem constitui uma substância espiritual, incorpórea, invisível e imortal
(Dn 12.2 - ² E muitos dos que dormem no pó da terra ressuscitarão, uns para vida eterna, e outros para vergonha e desprezo eterno.; Mt 25.46 - ⁴⁶ E irão estes para o tormento eterno, mas os justos para a vida eterna.; Lc 16.22-25 - ²² E aconteceu que o mendigo morreu, e foi levado pelos anjos para o seio de Abraão; e morreu também o rico, e foi sepultado. ²³ E no inferno, ergueu os olhos, estando em tormentos, e viu ao longe Abraão, e Lázaro no seu seio. ²⁴ E, clamando, disse: Pai Abraão, tem misericórdia de mim, e manda a Lázaro, que molhe na água a ponta do seu dedo e me refresque a língua, porque estou atormentado nesta chama. ²⁵ Disse, porém, Abraão: Filho, lembra-te de que recebeste os teus bens em tua vida, e Lázaro somente males; e agora este é consolado e tu atormentado. ; Ap 20.4 - ⁴ E vi tronos; e assentaram-se sobre eles, e foi-lhes dado o poder de julgar; e vi as almas daqueles que foram degolados pelo testemunho de Jesus, e pela palavra de Deus, e que não adoraram a besta, nem a sua imagem, e não receberam o sinal em suas testas nem em suas mãos; e viveram, e reinaram com Cristo durante mil anos. ). É dotada de razão, sentimento e
vontade — atributos dados por Deus ao homem para o exercício de sua missão (Gn
1.28 - ²⁸ E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra.), especialmente sua vocação relacionai com o Criador e com os semelhantes
(Gn 2.15-24; 3.8 - ⁸ E ouviram a voz do Senhor Deus, que passeava no jardim pela viração do dia; e esconderam-se Adão e sua mulher da presença do Senhor Deus, entre as árvores do jardim. ). Isso, aliás, decorre do fato de o homem ser um ser pessoal,
criado à imagem de Deus (Gn 1.26).
Do hebraico ruah e do grego pneuma,
o espírito do homem provém de Deus e constitui sua principal dimensão. É por
meio dele que mantemos nossa comunhão com o Criador, o Pai dos espíritos, e o
adoramos (Hb 12.9 - ⁹ Além do que, tivemos nossos pais segundo a carne, para nos corrigirem, e nós os reverenciamos; não nos sujeitaremos muito mais ao Pai dos espíritos, para vivermos?; Jo 4.23,24 - ²³ Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem. ²⁴ Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade.). Junto com a alma, e inseparável dela, compõe a
parte imaterial do ser humano. É o “homem interior” que, na linguagem do
apóstolo Paulo, aparece algumas vezes em contraste direto com o corpo, o homem
exterior (Rm 7.22-25 - ²² Porque, segundo o homem interior, tenho prazer na lei de Deus; ²³ Mas vejo nos meus membros outra lei, que batalha contra a lei do meu entendimento, e me prende debaixo da lei do pecado que está nos meus membros. ²⁴ Miserável homem que eu sou! quem me livrará do corpo desta morte? ²⁵ Dou graças a Deus por Jesus Cristo nosso Senhor. Assim que eu mesmo com o entendimento sirvo à lei de Deus, mas com a carne à lei do pecado.; 2 Co 4.16-18 - ¹⁶ Por isso não desfalecemos; mas, ainda que o nosso homem exterior se corrompa, o interior, contudo, se renova de dia em dia. ¹⁷Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós um peso eterno de glória mui excelente; ¹⁸ Não atentando nós nas coisas que se vêem, mas nas que se não vêem; porque as que se vêem são temporais, e as que se não vêem são eternas.; Ef 3.16-19 - ¹⁶ Para que, segundo as riquezas da sua glória, vos conceda que sejais corroborados com poder pelo seu Espírito no homem interior; ¹⁷ Para que Cristo habite pela fé nos vossos corações; a fim de, estando arraigados e fundados em amor, ¹⁸ Poderdes perfeitamente compreender, com todos os santos, qual seja a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade, ¹⁹ E conhecer o amor de Cristo, que excede todo o entendimento, para que sejais cheios de toda a plenitude de Deus.). Como ensina o pastor Antônio
Gilberto, em sua Bíblia com Comentários, “à luz das Escrituras, o espírito é a
fonte da vida recebida de Deus. O espírito usa e transmite essa vida à alma, que,
por sua vez, a expressa por meio do corpo, utilizando seus sentidos físicos
para explorar o mundo exterior e dele receber as necessárias impressões”. São
três elementos que formam um único ser ou pessoa.
SINÓPSE
II
AUXÍLIO BIBLIOLÓGICO
“A alma (heb. nephesh; gr. psyché), frequentemente traduzida como ‘vida’, pode ser brevemente definida como a parte não material do ser humano, que resulta da união de corpo e espírito. Ela inclui a mente, as emoções e o livre-arbítrio. Juntamente com o espírito humano, a alma continuará a viver quando a pessoa morrer fisicamente. (Nesse sentido, há certa superposição na Bíblia no uso das palavras ‘alma’ e ‘espírito’.) A alma está tão intimamente conectada à personalidade interior que o termo é usado, às vezes, como sinônimo de ‘pessoa’ (p.ex., Lv 4.2; 7.20; Js 20.3). O corpo (heb. basar; gr. sõma) pode ser brevemente definido como o elemento físico e material de um indivíduo que retorna ao pó quando este morre (às vezes, chamado de ‘carne’). O espírito (heb. ruach; gr. pneuma) pode ser brevemente definido como o componente de vida não material do ser humano – a essência verdadeira da pessoa, dada por Deus – incluindo as nossas capacidades espirituais e a nossa consciência. É o aspecto pelo qual temos contato mais direto com o Espírito de Deus” (Bíblia de Estudo Pentecostal — Edição Global. Rio de Janeiro: CPAD, 2022, pp.1106-07).
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Alma e Espírito A Restauração Integral do Ser Humano para chegar à Estatura
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III – A INTERAÇÃO DAS
TRÊS DIMENSÕES
O corpo (gr. soma)
é a parte material do ser humano, por meio da qual comumente manifestamos os
atributos da alma e do espírito. Empregando o vocábulo “coração” (heb. leb; gr.
kardia) — uma das principais palavras que o Antigo e o Novo Testamentos usam
como sinônimo de alma —, Salomão bem identificou essa interação ao afirmar: “O
coração alegre aformoseia o rosto” (Pv 15.13); “O coração com saúde é a vida da
carne” (Pv 14.30); “O coração alegre serve de bom remédio, mas o espírito
abatido virá a secar os ossos” (Pv 17.22). Identificados como doenças
psicossomáticas (Doenças psicossomáticas são condições de saúde causadas por alterações emocionais, como estresse ou ansiedade, provocando sintomas físicos.) a partir do século XX, muitos problemas físicos decorrem de
crises da alma (e também do espírito, inclusive pecados, cf. SI 31.9,10 - ⁹ Tem misericórdia de mim, ó Senhor, porque estou angustiado. Consumidos estão de tristeza os meus olhos, a minha alma e o meu ventre. ¹⁰ Porque a minha vida está gasta de tristeza, e os meus anos de suspiros; a minha força descai por causa da minha iniqüidade, e os meus ossos se consomem. ;
32.1-5 - ¹ Bem-aventurado aquele cuja transgressão é perdoada, e cujo pecado é coberto. ² Bem-aventurado o homem a quem o Senhor não imputa maldade, e em cujo espírito não há engano. ³ Quando eu guardei silêncio, envelheceram os meus ossos pelo meu bramido em todo o dia. ⁴ Porque de dia e de noite a tua mão pesava sobre mim; o meu humor se tornou em sequidão de estio. (Selá.) ⁵ Confessei-te o meu pecado, e a minha maldade não encobri. Dizia eu: Confessarei ao Senhor as minhas transgressões; e tu perdoaste a maldade do meu pecado. (Selá.) ). E como se multiplicam em nossos dias!
Da mesma forma que o corpo
padece por causa de disfunções da alma e do espírito, estes também sofrem por
problemas do corpo — naturais ou não. A língua é um dos membros que mais
produzem angústias ao ser humano (Pv 18.7,21 - ⁷ A boca do tolo é a sua própria destruição, e os seus lábios um laço para a sua alma. ²¹ A morte e a vida estão no poder da língua; e aquele que a ama comerá do seu fruto.; 21.23 - ²³ O que guarda a sua boca e a sua língua guarda a sua alma das angústias. ). Tem o nefasto poder de
contaminar a pessoa por inteiro (Tg 3.6 - ⁶ A língua também é um fogo; como mundo de iniqüidade, a língua está posta entre os nossos membros, e contamina todo o corpo, e inflama o curso da natureza, e é inflamada pelo inferno.). Um viver santo e equilibrado requer
constante vigilância e oração, preservando corpo, alma e espírito de toda a
espécie de males, o que inclui cuidados físicos e relacionais saudáveis (Cl
3.5-9 - ⁵ Mortificai, pois, os vossos membros, que estão sobre a terra: a fornicação, a impureza, o afeição desordenada, a vil concupiscência, e a avareza, que é idolatria; ⁶ Pelas quais coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência; ⁷ Nas quais, também, em outro tempo andastes, quando vivíeis nelas. ⁸Mas agora, despojai-vos também de tudo: da ira, da cólera, da malícia, da maledicência, das palavras torpes da vossa boca. ⁹Não mintais uns aos outros, pois que já vos despistes do velho homem com os seus feitos,; Ef 4.25-32; 6.18 - ¹⁸ Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos,). Quanto à crescente busca por medicamentos como
solução para todo tipo de problema emocional, é preciso discernimento e
cautela. O acompanhamento médico e psicológico é importante em situações
clinicamente diagnosticadas, mas, quando o problema tem origem espiritual —
como crises produzidas por pecados não confessados —, os medicamentos não
resolvem; no máximo, aliviam os sintomas. Arrependimento e abandono do pecado
são essenciais para a verdadeira cura da alma (Cl 3.8 ‐ ⁸ Mas agora, despojai-vos também de tudo: da ira, da cólera, da malícia, da maledicência, das palavras torpes da vossa boca.; Ef 4.31 - ³¹ Toda a amargura, e ira, e cólera, e gritaria, e blasfêmia e toda a malícia sejam tiradas dentre vós, ; Tg 4.6-10 ‐ ⁶ Antes, ele dá maior graça. Portanto diz: Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes. ⁷ Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós. ⁸ Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós. Alimpai as mãos, pecadores; e, vós de duplo ânimo, purificai os corações. ⁹ Senti as vossas misérias, e lamentai e chorai; converta-se o vosso riso em pranto, e o vosso gozo em tristeza. ¹⁰ Humilhai-vos perante o Senhor, e ele vos exaltará. ; 2 Cr
7.14 - ¹⁴ E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra.; Is 53.4,5 - ⁴ Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido. ⁵ Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados. ).
SINÓPSE
III
É BOM SABER DISSO:
Quais são os sintomas de doença psicossomática?
Ansiedade;
Irritabilidade;
Dores crônicas;
Alterações no apetite;
Fadiga e fraqueza;
Distúrbios gastrointestinais, como diarreias, náuseas, vômitos ou constipação;
Problemas respiratórios, como falta de ar;
Problemas cardíacos, como taquicardia;
Distúrbios dermatológicos, como coceiras ou erupções cutâneas;
Distúrbios de sono, como insônia.
Quais são as doenças psicossomáticas mais comuns?
Síndrome do intestino irritável
Enxaqueca
Dermatite atópica
Dores musculares e nas articulações
Disfunção erétil
Gastrite
Etc.
Escola Bíblica ︱4º Trimestre de 2025︱Adultos ︱ Corpo,
Alma e Espírito A Restauração Integral do Ser Humano para chegar à Estatura
Completa de Cristo︱Neweb ︱Compromisso com a Palavra
CONCLUSÃO
REVISANDO O CONTEÚDO
No campo da Teologia Sistemática, ela é conhecida como Antropologia Bíblica.
2- A que perguntas milenares a Doutrina do Homem responde?
Responde às intrigantes e milenares perguntas: Quem é o homem? De onde veio? Para onde vai?
3- Qual o significado de tricotomia?
A teologia utiliza o termo “tricotomia” para tratar da tríplice constituição do ser humano: o corpo, a alma e o espírito.
4- Qual a distinção entre a alma dos animais e a alma do homem?
A distinção entre a alma do homem e a do animal é evidenciada no processo criativo: procedente do sopro de Deus (Gn 2.7), a alma do homem constitui uma substância espiritual, incorpórea, invisível e imortal (Dn 12.2; Mt 25.46; Lc 16.22-25; Ap 20.4).
5- Como conceituar “espírito”?
Do hebraico ruah e do grego pneuma, o espírito do homem provém de Deus e constitui sua principal dimensão. É por meio dele que mantemos nossa comunhão com o Criador, o Pai dos espíritos, e o adoramos.
Escola Bíblica ︱4º Trimestre de 2025︱Adultos ︱ Corpo,
Alma e Espírito A Restauração Integral do Ser Humano para chegar à Estatura
Completa de Cristo︱Neweb ︱Compromisso com a Palavra
Pb. Rogério Faustino
︱Escola
Bíblica ︱4º
Trimestre de 2025︱ Compromisso com a Palavra
ARQUIVOS:
Revista Ensinador Cristão
Estimado(a) professor(a),
a gloriosa paz do Senhor. Estamos iniciando um novo trimestre de estudos com a
revista Lições Bíblicas Adultos, editada pela CPAD. Rogamos que as ricas bênçãos
do Senhor sejam derramadas sobre a sua vida, ministério e família. Nesta rica oportunidade,
estudaremos sobre a natureza humana a partir da Antropologia na visão bíblica.
Deus constituiu o homem de corpo, alma e espírito. Estes aspectos fundamentam a
Doutrina do Homem e apontam como o homem foi criado, bem como revela o
propósito do Criador em trazê-lo à existência.
O estudo sistemático sobre
a Doutrina do Homem tem a pretensão de dirimir em que consiste a natureza humana
atrelada aos propósitos do Criador para a humanidade. Deus, por sua infinita
graça, criou os seres humanos com o fim de glorificá-lo a partir de uma
comunhão eterna. No estudo desta lição, sua classe é convidada a conhecer com
maiores detalhes dos três componentes básicos da existência humana, a saber,
corpo, alma e espírito. Para termos uma visão geral do assunto, Stanley M.
Horton, na obra "Teologia Sistemática: Uma Perspectiva Pentecostal" (CPAD),
Discorre: "[...] A composição física dos seres humanos é a parte material
da sua constituição que os une aos demais seres viventes, inclusive as plantas
e os animais. As plantas, os animais, os seres humanos, todos podem ser descritos
em termos de existência física. A 'alma' é considerada o princípio da vida
física ou animal. Os animais possuem uma alma básica e rudimentar: apresentam
evidências de emoções e são descritos com o termo psuchê em Apocalipse 16.3
(ver também Gn 1.20, onde são descritos como nephesh chayyah, 'de alma vivente'
no sentido de 'indivíduos vivos' dotados de certa medida de personalidade). Os
seres distintos das plantas, em parte pela capacidade de expressar sua personalidade
individual. O 'espírito' é considerado um poder sublime que estabelece os seres
humanos na dimensão espiritual e os capacita à comunhão com Deus. Pode-se
distinguir o espírito da alma, sendo aquele 'a sede das qualidades espirituais do
indivíduo, ao passo que nesta residem os traços da personalidade'. Embora
distintos entre si, não é possível separar a alma do espírito" (1996, p.
248).
No estudo da natureza
humana, a compreensão desses três componentes é indispensável para que o cristão
experimente a vontade de Deus em sua totalidade e tenha uma vida equilibrada.

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