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LIÇÃO 10: DESENVOLVENDO UMA CONSCIÊNCIA DE SANTIDADE.

 

TEXTO ÁUREO

“Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor.” (Hb 12.14)
 
VERDADE PRÁTICA

Na jornada para o Céu, devemos estar conscientes a respeito da necessidade de ter uma vida santa para nos encontrarmos com o Senhor.
 
LEITURA DIÁRIA

Segunda – Jo 17.17 A Palavra de Deus gera verdadeira santidade.
¹⁷ Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade.
João 17.17
Terça – Rm 6.19-22 Um chamado para a santificação na jornada.
¹⁹ Falo como homem, pela fraqueza da vossa carne; pois que, assim como apresentastes os vossos membros para servirem à imundícia, e à maldade para maldade, assim apresentai agora os vossos membros para servirem à justiça para santificação.
²⁰ Porque, quando éreis servos do pecado, estáveis livres da justiça.
²¹ E que fruto tínheis então das coisas de que agora vos envergonhais? Porque o fim delas é a morte.
²² Mas agora, libertados do pecado, e feitos servos de Deus, tendes o vosso fruto para santificação, e por fim a vida eterna.
Romanos 6.19-22
Quarta – Rm 8.29; 1 Jo 3.2 O propósito de ser como Jesus.
²⁹ Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.
Romanos 8.29

² Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não é manifestado o que havemos de ser. Mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele; porque assim como é o veremos.
1 João 3.2
Quinta – 1 Co 6.11 A santificação inicial na jornada.
¹¹ E é o que alguns têm sido; mas haveis sido lavados, mas haveis sido santificados, mas haveis sido justificados em nome do Senhor Jesus, e pelo Espírito do nosso Deus.
1 Coríntios 6.11
Sexta – Ef 4.20-24, 27-30 A santificação progressiva na jornada.
²⁰ Mas vós não aprendestes assim a Cristo,
²¹ Se é que o tendes ouvido, e nele fostes ensinados, como está a verdade em Jesus;
²² Que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe pelas concupiscências do engano;
²³ E vos renoveis no espírito da vossa mente;
²⁴ E vos revistais do novo homem, que segundo Deus é criado em verdadeira justiça e santidade.
²⁷ Não deis lugar ao diabo.
²⁸ Aquele que furtava, não furte mais; antes trabalhe, fazendo com as mãos o que é bom, para que tenha o que repartir com o que tiver necessidade.
²⁹ Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a edificação, para que dê graça aos que a ouvem.
³⁰ E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção.
Efésios 4.0-24, 27-30
Sábado – 1Ts 4.13-18 A glorificação final após a jornada da vida cristã.
¹³ Não quero, porém, irmãos, que sejais ignorantes acerca dos que já dormem, para que não vos entristeçais, como os demais, que não têm esperança.
¹⁴ Porque, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também aos que em Jesus dormem, Deus os tornará a trazer com ele.
¹⁵ Dizemo-vos, pois, isto, pela palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, não precederemos os que dormem.
¹⁶ Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro.
¹⁷ Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor.
¹⁸ Portanto, consolai-vos uns aos outros com estas palavras.
1 Tessalonicenses 4.13-18

HINOS DA HARPA CRISTà

039 - Alvo Mais Que a Neve
Henry Maxwell Wrigth

Bendito seja o Cordeiro,
Que na cruz por nós padeceu!
Bendito seja o Seu sangue,
Que por nós, ali Ele verteu!
Eis nesse sangue levados,
Com roupas que tão alvas são,
Os pecadores remidos,
Que perante seu Deus já estão!
 
Alvo mais que a neve!
Alvo mais que a neve!
Sim, nesse sangue lavado,
Mais alvo que a neve serei.
 
Quão espinhosa a coroa
Que Jesus por nós suportou!
Oh! Quão profundas as chagas,
Que nos provam quanto Ele amou!
Eis nessas chagas pureza
Para o maior pecador!
Pois que mais alvo que a neve,
O Teu sangue nos torna, Senhor!
 
Se nós a Ti confessarmos,
E seguirmos na Tua luz,
Tu não somente perdoas,
Purificas também, ó Jesus;
Sim, e de todo o pecado!
Que maravilha de amor!
Pois que mais alvo que a neve.
O Teu sangue nos torna, Senhor.

175 - Irmãos Amados
Paulo Leivas Macalão

Irmãos amados – E resgatados,
Segui avante – E triunfantes,
Combateremos – E venceremos,
No nome santo de Jesus!
 
No nome santo – alegre canto:
Eu fui lavado – Santificado;
Vivi perdido – Mas sou remido.
No nome santo de Jesus!
 
Irmãos amados – Santificados,
Vivei unidos – Pois sois remidos,
Não mais temendo – O bem fazendo,
No nome santo de Jesus!
 
Irmãos amados – Purificados,
Sede valentes – E mui prudentes,
Estais lavados – E libertados,
No nome santo de Jesus!

339 - Jesus Ressuscitado
Francisco N. De Queiroz

Oh! Jesus ressuscitado,
Grande é o Teu poder!
Sê comigo, ó meu amado,
Dá-me a graça e o saber.
 
P’ra fazer a Tua vontade,
Quero de Ti mais poder;
Dá-me a Tua santidade,
Quero só p’ra Ti viver.
 
Meu Senhor, Tu és meu guia,
Dá-me força, vida e luz;
Plena paz e alegria,
Me concede,ó meu Jesus!
 
Es a luz tão radiosa,
Que me traz consolação;
Com Tua morte dolorosa,
Tu me deste a salvação.
 
Quero, ó Deus, agradecer-Te
O Teu grande, imenso amor,
Porque já me concedeste
O real Consolador.
 
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE

1 Pedro 1.13-21
¹³ Portanto, cingindo os lombos do vosso entendimento, sede sóbrios e esperai inteiramente na graça que se vos ofereceu na revelação de Jesus Cristo,
¹⁴ como filhos obedientes, não vos conformando com as concupiscências que antes havia em vossa ignorância;
¹⁵ mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver,
¹⁶ porquanto escrito está: Sede santos, porque eu sou santo.
¹⁷ E, se invocais por Pai aquele que, sem acepção de pessoas, julga segundo a obra de cada um, andai em temor, durante o tempo da vossa peregrinação,
¹⁸ sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver que, por tradição, recebestes dos vossos pais,
¹⁹ mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado,
²⁰ O qual, na verdade, em outro tempo, foi conhecido, ainda antes da fundação do mundo, mas manifestado, nestes últimos tempos, por amor de vós;
²¹ e por ele credes em Deus, que o ressuscitou dos mortos e lhe deu glória, para que a vossa fé e esperança estivessem em Deus.
 
PLANO DE AULA

1- INTRODUÇÃO

A santidade é um atributo pelo qual o Senhor se faz conhecido. Ter consciência de que Deus é santo implica ao crente tornar-se santo também para que possa manter-se em comunhão com o Criador durante a jornada para o Céu. Nesta lição, veremos a perspectiva bíblica de santificação, bem como os estágios da santificação. Veremos também que a santidade é acompanhada da justiça, atributos divinos que não se contradizem.

2- APRESENTAÇÃO DA LIÇÃO

A) Objetivos da Lição:
I) Apresentar a perspectiva bíblica da santificação;
II) Descrever a abrangência dos estágios da santificação;
III) Distinguir a santidade e a justiça de Deus como atributos inerentes à sua natureza.

B) Motivação: 
A santificação é um processo contínuo na vida do crente. Ter uma vida santa é viver separado das práticas pecaminosas deste mundo. A mente do homem natural não entende as coisas do Espírito e acha estranho os crentes não seguirem o mesmo curso natural de pecados. Converse com a classe sobre a forma como o crente lida com as pessoas que não professam a fé em Jesus.

C) Sugestão de Método: 
O segundo tópico da lição elenca os três estágios que a santificação abrange. Escreva na lousa os respectivos títulos em três colunas: estágio 1- estágio 2 – estágio 3. Com a colaboração dos alunos, abaixo de cada coluna, escreva as características pertinentes a cada estágio da santificação. Ao final, reforça que a santificação tem como objetivo que o crente tenha o seu caráter transformado a fim de que se torne cada vez mais parecido com Jesus.

3- CONCLUSÃO DA LIÇÃO

A) Aplicação: 
Durante a jornada rumo à eternidade o crente não pode perder a consciência da santidade divina. É a partir da percepção de que Deus é santo que o crente prossegue em santidade e nutre uma vida de rejeição ao pecado. O fato de desfrutarmos o amor de Deus não nos isenta da consciência de que o juízo virá sobre as obras infrutuosas das trevas as quais não podemos compartilhar.
 
4- SUBSÍDIO AO PROFESSOR

A) Revista Ensinador Cristão. 
Vale a pena conhecer essa revista que traz reportagens, artigos, entrevistas e subsídios de apoio à Lições Bíblicas Adultos. Na edição 97, p. 41, você encontrará um subsídio especial para esta lição.

B) Auxílios Especiais: 
Ao final do tópico, você encontrará auxílios que darão suporte na preparação de sua aula:
1) O texto “Santo”, localizado depois do primeiro tópico, aprofunda a reflexão sobre a santidade como atributo divino;
2) O texto “A Adoção de Atitudes Cristas”, ao final do segundo tópico, amplia a reflexão sobre a conduta cristã, inclusive, quanto ao exercício da santificação.
 
INTRODUÇÃO

A palavra “consciência” ( A consciência é uma instância, um poder implantado em nós que avalia moralmente os nossos atos, nossos pensamentos, nossos planos e opiniões (Bíblia de Estudos de Genebra). – A consciência é aquela voz interior que impele a pessoa a fazer o que ela considera correto (Charles Ryrie).) nos remete a ideia de percepção a respeito de algo que está em nossa volta, é o estado em que estamos despertos, acordados e lúcidos no tempo presente e, por isso, sabemos que existimos. Desse jeito, o crente em Jesus, que iniciou a sua jornada de fé com Cristo, deve estar consciente a respeito de viver uma vida santa, sem a qual, a Bíblia afirma: “ninguém verá o Senhor” (Hb 12.14). Nesta lição, estudaremos a importância da santidade em nossa jornada para o Céu.
 
Palavra-Chave: Santidade
 
I- A PERSPECTIVA BÍBLICA DA SANTIFICAÇÃO

1- Santificação no Antigo Testamento. 
Do hebraico qõdesh, santidade é um substantivo masculino que significa “sacralidade”, “posto à parte”, que pode se referir a Deus, aos lugares, coisas, algo à parte, separado. Essa palavra deriva da raiz verbal hebraica qadash, que traz a ideia de “consagrar”, “santificar”, “preparar”, “dedicar”, “ser consagrado”, “ser santo”, “ser santificado”, “ser separado”. Nesse sentido, a palavra qodesh aparece cerca 469 vezes no Antigo Testamento como santidade (Êx 15.11 - Ó Senhor, quem é como tu entre os deuses? Quem é como tu glorificado em santidade, admirável em louvores, realizando maravilhas?), coisa santa (Nm 4.15 - Havendo, pois, Arão e seus filhos, ao partir do arraial, acabado de cobrir o santuário, e todos os instrumentos do santuário, então os filhos de Coate virão para levá-lo; mas no santuário não tocarão para que não morram; este é o cargo dos filhos de Coate na tenda da congregação.), santuário (Êx 36.4 - E vieram todos os sábios, que faziam toda a obra do santuário, cada um da obra que fazia,). Outrossim, o adjetivo qâdôsh, muito presente no Pentateuco, os primeiros livros da Bíblia, traz a ideia de "um dia, uma pessoa ou uma nação inteiramente consagrada, separada, santificada a Deus" (Gn 2.3 - Êx 19.6 - E vós me sereis um reino sacerdotal e o povo santo. Estas são as palavras que falarás aos filhos de Israel.).
 
2- No Novo Testamento. 
O verbo grego hagiadzô, quer dizer “santificar”, traz a ideia de “tornar santo”, “purificar ou consagrar”, “venerar”, “ser santo”. Esse termo abrange o sentido de o crente tornar-se puro, de modo a estar purificado e santificado por obra graciosa do Espírito Santo (1 Co 6.11 - E é o que alguns têm sido; mas haveis sido lavados, mas haveis sido santificados, mas haveis sido justificados em nome do Senhor Jesus, e pelo Espírito do nosso Deus.). Nesse sentido, no Novo Testamento, a santidade operada na vida do crente é uma obra autêntica do alto (Ef 5.26 - Para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra,; 1 Ts 5.23 - E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.).
 
3- A santidade exigida pela Palavra. 
Em nossa jornada cristã rumo ao Céu, a Palavra de Deus exige santidade em todas as áreas de nossa vida. Isso porque a palavra da verdade nos santifica (Jo 17.17 - Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade.). Desse modo, o crente em Jesus não pode ter compromisso com o comportamento pecaminoso, visto que em sua lida diária, ele tem um compromisso de buscar um estilo de vida santo, pois sabe que sem ele não podemos ver o Senhor (Hb 12.14 - Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor;).
 
SINOPSE I

A Palavra de Deus aponta o estilo de vida santo sem o qual não podemos agradar a Deus.
 
AUXÍLIO BIBLIOLÓGICO

SANTO

“Santidade é um atributo de Deus e de tudo o que é adequado para associação com Ele. Somente o Senhor é intrinsecamente santo (Ap 15.4). Deus Pai é santo (Jo 17.11), assim como o Filho (At 3.14), ao mesmo tempo que ‘Santo’ é a designação característica do Espírito de Deus (Sl 51.11; Mt 1.18). O nome de Deus é santo (Lc 1.49), assim como o seu braço (Sl 98.1), caminhos (Sl 77.13) e palavras (SI 105.42). Com referência ao próprio Deus, a santidade pode indicar algo como a sua singularidade e está associada a atributos como a glória (Is 6.3), justiça (Is 5.16) e zelo, ou seja, a preocupação com a sua reputação (Js 24.19). A morada de Deus é no Céu (SI 20.6), e ‘santo’ funciona em alguns contextos como equivalente virtual de celestial (11.4). O trono de Deus é santo (47.8), e os anjos que o cercam são ‘santos’ (89.5; cf. Mc 8.38). Um corolário da santidade de Deus é que Ele deve ser tratado como santo (Lv 22.32), ou seja, honrado (Lv 10.3), adorado (Sl 96.9) e temido (Is 8.13)” (Dicionário Bíblico Baker. Rio de Janeiro: CPAD, 2023, p. 452).

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II- A SANTIFICAÇÃO E SEUS ESTÁGIOS

1- A realidade da santificação. 
A partir do que estudamos sobre os termos bíblicos a respeito da santificação, ( A santificação é um processo cristão em que se busca a separação do pecado para uso exclusivo de Deus.  É um processo continuo de se separar do que é profano e impuro e apegar-se ao que é santo e puro com objetivo de se está mais próximo de Deus. ) podemos afirmar que se trata de um ato, um estado e um processo pelo qual o pecador se torna santo (Rm 6.19-22; 1 Ts 4.1-7). Em primeiro lugar, a santificação é um ato de separação do mundo. Em segundo, ela é um processo cujo propósito é levar o cristão a se tornar semelhante ao nosso Senhor Jesus Cristo (Rm 8.29 - Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.). Assim, a santificação busca aperfeiçoar o crente de modo que a imagem de Cristo se reflita plenamente em sua vida (2 Co 7.1 - Ora, amados, pois que temos tais promessas, purifiquemo-nos de toda a imundícia da carne e do espírito, aperfeiçoando a santificação no temor de Deus.; Ef 4.12,13 - ¹² Querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo;
¹³ Até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo,; Ef 5.26 - Para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra,). 
Nesse caso, a santificação bíblica é um processo que abrange pelo menos três estágios: 
●Santificação inicial (posicional);
Apartir do momento que cremos e aceitamos a Jesus como Salvador de nossa vida ocorre uma santificação em nós.  Somos Purificados pelo sangue de Cristo. Deixamos de ser impuro e nos tornamos puros pela lavagem em seu sangue que nos purifica de todo pecado.
●Santificação Progressiva;
É a santificação que vamos Alcançando dia após dia durante toda nossa caminhada cristã. 
●Glorificação.
É a santificação completa, final. É quando do arrebatamento da igreja Deus nos tornará santo em sua plenitude.

2- Três estágios da santificação. 
Em primeiro lugar, a santificação do crente inicia com o Novo Nascimento, pois por intermédio do Espírito Santo, o crente é declarado justo diante de Deus, completamente regenerado, declarado sem pecado; trata-se da santificação inicial ou posicional (1 Co 6.11 - E é o que alguns têm sido; mas haveis sido lavados, mas haveis sido santificados, mas haveis sido justificados em nome do Senhor Jesus, e pelo Espírito do nosso Deus.). Em segundo lugar, há o estágio progressivo da santificação neste mundo, em que o crente se despoja do “velho homem” e vai se revestindo do “novo homem” até alcançar a perfeita imagem de Cristo (Gl 5.16-18 - ¹⁶ Digo, porém: Andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne. ¹⁷ Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes opõem-se um ao outro, para que não façais o que quereis. ¹⁸ Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais debaixo da lei.; Ef 4.20 - Mas vós não aprendestes assim a Cristo,; Ef 24,27-30). Esse estágio leva ao último: o da glorificação. Esse é o momento em que o crente será como Jesus é (Rm 8.29 - Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.; 1Jo 3.2 - Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não é manifestado o que havemos de ser. Mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele; porque assim como é o veremos.) e receberá um corpo ressurreto tal qual o do nosso Senhor, por ocasião da sua aparição após a ressurreição (Jo 20.24-29; cf. 1 Ts 4.13-18).
 
3- O alvo da santificação. 
Segundo o estudo dos três estágios da santificação, percebemos que o propósito da santificação é tornar o crente perfeitamente coerente com a plenitude do caráter divino (Mt 5.8 - Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus;). Nesse aspecto, todo crente regenerado é chamado por Deus para ouvir, guardar e praticar seus mandamentos, de modo que seja a sua santa habitação de Deus (Jo 14.23 - Jesus respondeu, e disse-lhe: Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele, e faremos nele morada.).
 
SINOPSE II

A santificação trata-se de um ato, um estado é um processo pelo qual o pecador se torna santo.
 
AUXÍLIO BÍBLICO-TEOLÓGICO

A Adoção de Atitudes Cristãs

“A obediência tem duas dimensões: a positiva e a negativa. Os filhos de Deus não devem se conformar com os desejos pecaminosos que tinham no passado; antes, devem ‘ser santos’ em tudo que fizerem (1 Pe 1.15). Isso porque aquele que os chamou é santo. Isto é, Deus é o modelo de conduta e comportamento para seus filhos. Obviamente, os filhos de Deus devem refletir a característica de santidade da família, uma característica nitidamente diferente daquela de seu antigo estilo de vida (1.14; 2.1; 4.3). Na terminologia contemporânea, esse relacionamento entre o Pai e a conduta dos filhos é chamado de ‘modelo de conduta’. Essa obrigação de santificação inclui obediência às Escrituras, pois está escrito: ‘Sede santos, porque eu sou santo’ (1.16). […] Portanto, como a salvação é uma questão de graça e aquele que convoca à salvação é santo, torna-se imperativo que os leitores de Pedro também sejam santos. Entretanto, a fim de que possam obedecer a essa ordem, devem adotar atitudes e condutas que estejam de acordo com seu santo modelo. Uma atitude negativa seria insistir em permanecer em sua antiga conduta de desejos pecaminosos (1.14); e a positiva seria ter uma atitude de autocontrole (1.13). Devem assumir a identidade de serem santos (1.15, 16). À medida que o povo de Deus atender a essa ordem de santificar sua vida, adotará novas atitudes em relação ao pecado (2.1-3), ao Estado (2.13-17), à escravidão (2.18-25) e ao casamento (3.1-7)” (Comentário Bíblico Pentecostal Novo Testamento. Vol. 2. Romanos-Apocalipse. Rio de Janeiro: CPAD, 2003, pp. 897-98).

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III- O JULGAMENTO DO DEUS SANTO

1- O Deus Santo. 
A Bíblia revela Deus como o Santo de Israel (Is 1.4 - Ai, nação pecadora, povo carregado de iniqüidade, descendência de malfeitores, filhos corruptores; deixaram ao Senhor, blasfemaram o Santo de Israel, voltaram para trás.), com um nome Santo (Is 57.15 - Porque assim diz o Alto e o Sublime, que habita na eternidade, e cujo nome é Santo: Num alto e santo lugar habito; como também com o contrito e abatido de espírito, para vivificar o espírito dos abatidos, e para vivificar o coração dos contritos.); os serafins declaram a sua santidade (Is 6.3 - E clamavam uns aos outros, dizendo: Santo, Santo, Santo é o Senhor dos Exércitos; toda a terra está cheia da sua glória.) e, em santidade, ninguém pode se igualar a Deus (1 Sm 2.2 - Não há santo como o Senhor; porque não há outro fora de ti; e rocha nenhuma há como o nosso Deus.). Desse modo, a Bíblia afirma enfaticamente que Deus é Santo. Assim, Ele é o nosso parâmetro para uma vida de santidade, conforme registra o texto bíblico: “Santos sereis, porque eu, o Senhor, vosso Deus, sou santo” (Lv 19.2; cf. 1 Pe 1.16 - Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo.). Portanto, à luz da santidade de Deus, somos chamados a ser santos em nossa jornada.
 
2- Santidade exigida a todos os crentes. 
A Igreja de Cristo neste mundo é o santuário dedicado ao Senhor (Ef 2.21 - No qual todo o edifício, bem ajustado, cresce para templo santo no Senhor.). Por meio do nosso amado Salvador, o Senhor Jesus Cristo, a Igreja foi santificada para apresentar-se gloriosa, santa e sem defeito diante de Deus (Ef 5.26,27 - ²⁶ Para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra, ²⁷ Para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível.). Por isso, como membros do Corpo de Cristo neste mundo, comprados pelo seu precioso sangue, somos exortados e convocados a andar em santidade (Hb 12.14). Empenhamo-nos a nos consagrarmos a Deus em verdadeira santidade (Rm 12.1 - Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.)!
 
3- Santidade e justiça de Deus. 
Biblicamente, a santidade e a justiça são atributos divinos que se relacionam. Como vimos, essa virtude aponta para a essência de Deus, que é totalmente puro, como bem afirma João: “Ele é luz e nEle não há treva alguma” (1 Jo 1.5). Tudo em Deus é santo, puro e verdadeiro. A justiça dele aponta para a sua retidão, para a harmonia de sua justiça com a Lei. Desse modo, compreender a santidade e a justiça de Deus como atributos é importante para reconhecermos que Ele é santo, reto, justo e verdadeiro. E que, por isso, jamais deixará o ser humano impune diante de sua rebelião contra a sua santidade e justiça (Gn 6.12,13 - ).
 
SINOPSE III

Nenhum ser humano ficará impune diante da santidade e justiça de Deus.
 
CONCLUSÃO

Na jornada para o Céu, o cristão precisa desenvolver uma consciência da santidade de Deus para que possa tomá-la como o padrão perfeito de vida. Devemos sempre progredir em santidade desde o momento em que iniciamos a vida com Cristo até o final de nossa jornada (1Jo 2.3 - ). Estamos no tempo de ser conscientes de que Deus ama a todos e não deseja que ninguém se perca. Todavia, os que rejeitam uma vida santa e se entregam ao pecado sofrerão a condenação eterna, pois santidade e justiça são atributos de Deus que não se contradizem.
 
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REVISANDO O CONTEÚDO

1- O que a Palavra de Deus gera? 
A Palavra de Deus santifica o crente.

2- Segundo a lição, o que queremos dizer com santificação? 
A partir do que estudamos sobre os termos bíblicos a respeito da santificação, podemos afirmar que se trata de um ato, um estado é um processo pelo qual o pecador se torna santo (Rm 6.19-22; 1 Ts 4.1-7).

3- Mencione os três estágios da santificação. 
A santificação bíblica é um processo que abrange pelo menos três estágios: Santificação inicial (posicional), Santificação Progressiva e Glorificação.

4- Como a Bíblia revela Deus? 
A Bíblia revela Deus como o Santo de Israel (Is 1.4), com um nome Santo (Is 57.15); os serafins declaram a sua santidade (Is 6.3) e, em santidade, ninguém pode se igualar a Deus (1 Sm 2.2).

5- Para o que a Bíblia aponta a santidade de Deus? 
Aponta para a essência de Deus, que é totalmente puro, como bem afirma João: “Ele é luz e nEle não há treva alguma” (1 Jo 1.5).

DICIONÁRIO HEBRAICO NESSA LIÇÃO:
Qõdesh, substantivo, significa “sacralidade”, “posto à parte”, que pode se referir a Deus, aos lugares, coisas, algo à parte, separado.

Qadash, verbo, que traz a ideia de “consagrar”, “santificar”, “preparar”, “dedicar”, “ser consagrado”, “ser santo”, “ser santificado”, “ser separado”.

Qâdôsh,  adjetivo, traz a ideia de "um dia, uma pessoa ou uma nação inteiramente consagrada, separada, santificada a Deus".

DICIONÁRIO GREGO NESSA LIÇÃO:
Hagiadzô, verbo, quer dizer “santificar”, traz a ideia de “tornar santo”, “purificar ou consagrar”, “venerar”, “ser santo”.




. Rogério Faustino
Escola Bíblica ︱2º Trimestre de 2024︱

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