Joel Carlson
1 Ó Jesus Cristo, aqui estamos
Unidos todos em um lugar,
Pra Tua morte nós relembrarmos,
Que Tu quiseste por nós provar.
Enchendo-nos do Consolador;
Ó grande graça Tu nos tens dado,
Pois somos salvos p’lo Teu amor.
Também o pão e o vinho aqui,
P’lo Teu poder sejam consagrados
P’ra nos alimentarmos de Ti.
Um dia, lá no Teu lar, nos céus,
Nós aleluias, sim, cantaremos,
Eterno hino ao nosso Deus.
Autor Desconhecido
1 Bendito Jesus, nós chamamos por Ti,
Cercamos Tua mesa, Senhor;
Por Teu Paracleto nos preside aqui;
Vem encher-nos de santo fervor.
Chamou-nos aqui, oh! Senhor!
Pra nós celebrarmos em santa união,
Tua morte, oh! bom Redentor!
Quiseste o exemplo nos dar,
Da Tua humildade, do Teu grande amor,
Que entre nós deve sempre reinar.
“Tomai o meu corpo e comei,
E todas as vezes, pois é o dever,
Em memória de Mim o fazei”.
No Teu sangue, ó meigo Jesus,
Nos encha de graça, de novo vigor,
Nos anime na senda da luz!
O Teu memorial celebrar;
Pra nós ele tem um infinito valor,
Um valor que jamais vai cessar.
PLANO DE AULA
1- INTRODUÇÃO
A Ceia do Senhor ( É uma ordenança deixada por Jesus a sua igreja como recordação de seu sacrifício e ao mesmo tempo que é uma celebração de comunhão da igreja com Cristo, onde Ele é a cabeça e a igreja os membros.) é outra
importante ordenança prática da Igreja de Cristo. É um rito que foi instituído
pelo próprio Senhor Jesus e perpassou (decorreu, transcorreu, correu, escoou) toda a Igreja até a atualidade. Ao longo
dos séculos, essa celebração também tem sido uma identidade da Igreja. Nesta
lição, procuraremos compreender o propósito bem como a forma da Ceia do Senhor
de acordo com Bíblia. Por isso, faremos шпа exposição da doutrina biblica da
Ceia do Senhor e também consideraremos suas implicações históricas.
2- APRESENTAÇÃO DA LIÇÃO
A) Objetivos da lição:
I) Apresentar a natureza da Ceia
do Senhor na Tradição Cristã;
II) Mostrar o propósito da Ceia do
Senhor;
III) Refletir a respeito do modo
de celebração da Ceia do Senhor.
B) Motivação:
A Ceia do Senhor traz uma perspectiva passada, pois nos remete ao perdão dos pecados e à obra salvífica de Jesus Cristo: ela traz uma perspectiva presente, pois realça a nossa comunhão com Cristo e com sua igreja e, finalmente, aponta para o futuro esperançosamente, pois somos lembrados da promessa da vinda de Cristo.
C) Sugestão de Método.
Para
introduzir o segundo tópico desta lição, sugerimos que você leia atentamente a
seção Motivação e o segundo subsidio com o titulo ‘A Tríplice Lembrança da Ceia
do Senhor Em seguida, antes de expor o segundo tópico, pergunte a classe a
respeito do símbolo da Ceia do Senhor, o que os alunos pensam a respeito do seu
significado. Após ouvir as respostas, exponha o tópico e aprofunde a
perspectiva da tríplice lembrança da Ceia do Senhor de acordo com a leitura que
você já fez na seção “Motivação” e o “segundo auxilio.
3- CONCLUSÃO DA LIÇÃO
A) Aplicação:
Leve o (a) aluno(a)
a refletir a respeito do valor do privilégio de participar da celebração da
Ceia do Senhor. De acordo com a natureza, os símbolos e propósito dessa grande
celebração cristã, mostre o quanto a Cela do Senhor tem um significado
espiritual para a nossa fé.
4- SUBSIDIO AO PROFESSOR
A) Revista Ensinador Cristã.
Vale a pena conhecer essa revista que traz reportagens, artigos, entrevistas e subsídios de apoio à Lições Bíblicas Adultos. Na edição 96, p. 41, você encontrará um subsidio especial para esta lição
B) Auxílios Especiais.
Ao final do
tópico, você encontrará auxílios que darão suporte na preparação de sua aula:
1) O texto “A Ordenança da Ceia do
Senhor”, localizado depois do primeiro tópico, aprofunda a compreensão da Ceia
do Senhor como uma ordenança de Cristo
2) O texto ” Tríplice Sentido da Ceia do Senhor”, ao final do segundo tópico, amplia a reflexão a respeito do propósito da Ceia do Senhor.
INTRODUÇÃO
Assim como a Batismo em águas, a Ceia do Senhor também é uma ordenança dada por Jesus à sua Igreja. Ao longo da história, a Igreja tem a Ceia do Senhor como uma das celebrações mais significativas. Nesse sentido, o cristão pode contemplar a Ceia sob três perspectivas:
- Primeira, um olhar para trás,
quando contempla Cristo entregando-se em sacrifício vicário na cruz;
- Segunda,
um olhar para o presente, quando vê sua real condição diante de Deus e como foi
alcançado pela graça de Deus;
- Terceira, um olhar para o futuro, quando mantém
sua expectativa e esperança na Segunda Vinda de Cristo. ( A segunda vinda de Cristo se dará em duas etapas: A primeira etapa será secreta e invisível, reservada apenas aos salvos, arrebatamento da igreja, Ele vem buscar a igreja. Já a segunda etapa será pública e visível a todos, Ele virá com a igreja e ocorrerá depois de um período de grande tribulação, um período de sete anos.)
Nesse sentido, a Ceia
do Senhor é uma cerimônia que deve ser celebrada com reverência, júbilo e
expectativa.
Palavra chave: Comunhão
I- A NATUREZA DA CEIA DO SENHOR NA
TRADIÇÃO CRISTÃ
1- Na tradição romana.
O romanismo compreende de forma literal as expressões ditas por Jesus em referência aos elementos da Ceia do Senhor “isto é o meu corpo (Lc 22.19); “Este cálice é […] meu sangue” (Lc 22.20). Assim, segundo esse entendimento, durante o cerimonial os elementos da Ceia se convertem no corpo e no sangue de Cristo. Esse ensino é conhecido como transubstanciação ( Entendimento onde se menciona que a cada celebração da ceia o sacrificio de Cristo é repetido e que o corpo e o sangue de Jesus são literalmente o pão e o vinho) pelo menos dois problemas com essa interpretação.
O primeiro de natureza lógica, pois quando Jesus celebrou a última Páscoa, Ele estava presente e, portanto, não poderia estar fisicamente no pão e muito menos no cálice, já que fisicamente ele se encontrava lá.
Por outro lado, entender essas palavras de forma literal e não como metáforas (Metáfora é uma figura de linguagem muito utilizada para fazer comparações por semelhança. É o uso de uma palavra com o significado de outra. É um tipo de comparação subjetiva, momentânea.), cria problemas de natureza exegética. Jesus disse, por exemplo, que ele era a porta (Jo 10.9). Evidentemente, Ele não se referia a uma porta literal.
A exegese é o estudo da interpretação gramatical e sistemática das Escrituras Sagradas. Para que uma pessoa possa estar apta a fazer uma exegese bíblica, é necessário que esta seja especialista nos idiomas originais bíblicos, como o grego e o hebraico.
A exegese é o processo de ir até o texto a fim de determinar o seu sentido e “trazer para fora” a interpretação.
2- Na tradição protestante.
A tradição luterana diverge da tradição católica quando nega que os elementos da Ceia, o pão e o vinho, se tornem ou se convertam no corpo e no sangue de Cristo. Contudo, afirma que o corpo físico de Jesus está presente no pão da Ceia. Esse entendimento luterano é denominado de consubstanciação ( Entendimento dos reformadores que acreditavam que Cristo estava presente no pão e no vinho. Eles discordavam que os elementos pão e vinho se tornaram o corpo e sangue respectivamente, mas que Cristo estava presente no pão e no vinho.). Como se vê, Lutero não conseguiu se desvencilhar por completo da tradição católica quando dá uma versão modificada da sua antiga crеnçа.
3- A posição pentecostal.
A tradição pentecostal entende que o pão e o vinho não se convertem fisicamente no corpo de Jesus nem tampouco Jesus está presente fisicamente neles. Assim, o pão e o vinho simbolizam o corpo e o sangue de Jesus. Contudo, Jesus se faz presente espiritualmente nos símbolos da Ceia (Mt 18.20). Essa é a posição da maioria dos pentecostais. Também enfatizamos o aspecto memorial na celebração da Ceia do Senhor. Nesse sentido, a Ceia do Senhor é para quem está em comunhão, e não para dar comunhão. Esse entendimento se ajusta ao ensino do Novo Testamento sobre a Ceia do Senhor.
No entendimento pentecostal o pão e o vinho simbolizam o corpo e o sangue de Cristo que foi cravado na cruz do Calvário.
SINOPSE I
A Ceia do Senhor é celebrada em nossa igreja sob uma perspectiva memorial em que Jesus está espiritualmente presente.
AUXILIO TEOLÓGICO
A ORDENANÇA DA CEIA DO SENHOR
A segunda ordenança da Igreja é a Santa Ceia ou Santa Comunhão. Assim como o batismo, esta ordenança tem feito parte do culto cristão desde o ministério terrestre de Cristo, quando Ele próprio instituiu o rito na refeição da Páscoa, na noite em que foi traído. A Ceia do Senhor tem alguns paralelos em outras tradições religiosas (tais como a Páscoa judaica: outras religiões antigas também se valiam de refeições sacramentais para se identificar com suas deidades), mas ela vai muito além quanto ao seu significado e importância. Seguindo as instruções dadas por Jesus, os cristãos participam da Comunhão em ‘memória’ dEle (Lc 22.19,20; 1 Co 11.24,25). O termo traduzido por lembrança (gr. anamnêsis) talvez não signifique exatamente o que o leitor está imaginando. Hoje, lembrar-se de alguma coisa é pensar numa ocasião passada. O modo neotestamentário de entender anamnêsis é exatamente o inverso: significava transportar uma ação enterrada no passado, de tal maneira que não se percam a sua potência e a vitalidade originais, mas sejam trazidas para a momento presente. Semelhante conceito é refletido até mesmo no Antigo Testamento (DI 16.3; 1 Rs 17.18) (HORTON, Stanley. Teologia Sistemática: Uma Perspectiva Pentecostal 1. ed. Rio de Janeiro CPAD. 2023, pp. 573-74).
Escola Bíblica︱1º Trimestre de 2024︱Adultos O Corpo de Cristo –Origem, Natureza e Missão da Igreja no Mundo︱Neweb︱Compromisso com a Palavra
II- O PROPOSITO DA CEIA DO SENHOR
1- Celebrar a expiação de Cristo.
Ao escrever sobre a Ceia do Senhor, o apóstolo Paulo destacou como propósito dessa celebração “anunciar a morte do Senhor". (1 Co 11.26). Nesse caso, a Ceia do Senhor aponta para o Calvário (Lugar de crucificações (Gólgota ou monte Calvário) situado nos arredores de Jerusalém.) Ela celebra a vitória de Cristo na cruz sobre o pecado, a morte e o Diabo (Hb 2.14,15) Por intermédio da morte de Cristo na cruz, fomos justificados e reconciliados com Deus (2 Co 5.21). Portanto, na Ceia do Senhor celebramos a vitória de Jesus na cruz, que também é a nossa vitória (Ap 12.11)
2- Proclamar a segunda vinda de Cristo.
A Ceia do Senhor proclama a sua segunda vinda (1 Co 11.26), Logo, há um sentido escatológico na celebração da Ceia do Senhor. Quando essa bendita esperança é perdida, a igreja se seculariza. Assim, na Ceia do Senhor, a Igreja mantém um olhar no passado, quando contempla a vitória de Jesus na cruz, mas também mantem o seu olhar no futuro, esperando e ansiando por sua Segunda Vinda. Ao contemplar o retorno de Cristo, a Igreja lembra que é peregrina nesta Terra e que a sua pátria não é aqui (Fp 3.20,21)
3- Celebrar a comunhão cristã.
Uma das razões que levou o apóstolo Paulo a escrever a sua Primeira Carta aos Coríntios estava relacionada à questão de divisões entre os irmãos daquela igreja (1 Co 1.11) Esse era um problema recorrente entre os coríntios e estava presente também durante a celebração da Ceia do Senhor. Paulo os reprova por isso (1. Co 11.17). O clima fraterno e de comunhão deixara de existir (At 2.42: 1 Jo 1.7). Nesse sentido, alguns não esperavam pelos outros para celebrarem a Ceia juntos (1 Co 11.22). Quando há o espirito de divisão, litígios e intrigas entre os crentes, a celebração da Ceia do Senhor perde todo o seu sentido.
Entre os tantos problemas que haviam na igreja de Corinto estava a formação de facções entre os cristãos. O sentimento de disputa, intriga e competição eta sem precedentes na igreja, a ponto de não se entenderem em nenhuma questão, inclusive no ato da santa Ceia. Cada um celebrava da maneira que bem entendia e fazia com competição. O caos estava instaurado na igreja de maneira que não celebravam mais a Ceia na lembrança de seus propósitos. Por isso Paulo os alertou sobre participar da Ceia do Senhor indignamente.
SINOPSE II
O propósito da Ceia do Senhor passa pela lembrança da expiação de Crista, nossa comunhão com Ele e a promessa de sua segunda vinda.
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III- O MODO DE CELEBRAÇÃO DA CEIA
DO SENHOR
1- O que é participar “indignamente”?
Concernente à celebração da Ceia do Senhor, Paulo advertiu sobre o perigo de participar da Ceia indignamente. (1 Co 11.27) O termo português “indignamente é a tradução do advérbio grego anariós. Um advérbio indica a maneira ou modo como se faz uma coisa enquanto um adjetivo indica a seu estado. Nesse sentido, esse advérbio modifica o verbo comer e está relacionado ao modo ou maneira como os coríntios estavam comendo a Ceia do Senhor - de maneira desordenada, quando não esperavam um pelos outros, de maneira indisciplinada, quando comiam mais do que os outros e de maneira irreverente quando se embriagavam (1 Co 11. 18.21,22).
Indignamente indica a maneira errada como eles celebravam a Ceia, ou, se celebravam, porque o sentido já não era mais o mesmo. Os corações e as atitudes dos coríntios já não estavam mais no real significado da Ceia.
Um ato que deveria fazer em memória de Jesus já não era feito, pois faziam pensando em si; em menosprezar e atacar os outros; indiferentes a adoração a Deus naquele momento, eles ficavam embriagados. Que lamentável, uma igreja que tinha os dons, mas uma igreja cheia de problemas, doentia e pecadora tanto quanto os moradores da cidade ímpia.
Uma igreja espiritual só será verdadeira se guardar as Palavras de Jesus.
2- Uma celebração reverente.
Se em lugar de um advérbio, que indica modo ou maneira, Paulo tivesse usado um adjetivo, que indica estado, qualidade ou natureza, então ninguém poderia participar da Ceia, pelo fato de que ninguém é digno (1 Co 11.27) Como mostramos, não é esse o caso. É verdade que não participamos da Ceia do Senhor porque somos dignos, mas pela graça de Deus. Contudo, ninguém seja tentado em pensar que, pelo fato de ser um pecador alcançado pela graça, pode participar da Ceia vivendo deliberadamente em pecado. Se a simples maneira irreverente de celebrar a Ceia atrai o juízo divino, o que dizer então de quem participa com pecados não confessados? Pecado não confessado atrai o juizo divino.
Embora sejamos pecadores, mas pecadores alcançados pela graça divina, devemos participar da Ceia com temor, obediência, mãos e corações limpos.
Paulo alerta; "Examine-se, pois, o homem a si mesmo,..." Ao participar da Ceia deva-se levar em conta a nossa postura como verdadeiros cristãos. Jamais participar da Ceia em pecado ou contaminado com algum tipo de embaraço. Paulo solicita que se examine, e só depois dessa avaliação, se digno de participar, "e assim coma desse pão, e beba deste cálice ". Caso contrário, "come e bebe para sua própria condenação".
3- Celebração festiva.
A Ceia do Senhor celebra a morte e ressurreição de Jesus e não o seu funeral. A Ceia celebra o Cristo que morreu, mas que ressuscitou (1 Co. 15.1-4). Deve, portanto, ser uma celebração reverente, contudo, festiva (1 Co 3.7 8) Nosso Redentor vive e, por isso, devemos demonstrar isso na Celebração da Ceia do Senhor. Nela, portanto, deve haver um ambiente de reverência e ao mesmo tempo, de abundante alegria.
Celebramos a Ceia porque Jesus morreu, mas certo de que Ele ressuscitou e está vivo, e um dia vem nos buscar.
SINOPSE II
A celebração da Ceia do Senhor deve acontecer de modo reverente e, ao mesmo tempo, festiva.
AUXÍLIO TEOLÓGICO
O TRÍPLICE SENTIDO DA LEMBRANÇA DA
CEIA DO SENHOR
Na Ceia do Senhor, talvez possamos sugerir um tríplice sentido de lembrança passado, presente e futuro. A Igreja se reúne como um só corpo à mesa do Senhor, relembrando a sua morte. Os próprios elementos usados de modo simbólico па Comunhão representam o derradeiro sacrifício de Cristo, no qual Ele entregou seu corpo e sangue para redimir os pecados do mundo. Existe ainda um sentido bem presente, o convívio espiritual com Cristo à sua mesa. A Igreja vem proclamar não um herói morto, mas um Salvador ressuscitado e vencedor. A expressão “mesa do Senhor” sugere estar Ele presente como o verdadeiro anfitrião, aquele que transmite o sentido de terem os crentes, nEle, segurança e paz (ver SI 23.5). Finalmente, há um sentido futuro neste relembrar, sendo que a comunhão da qual o crente agora participa com o Senhor não é o ponto final. Neste sentido, a Ceia do Senhor tem uma dimensão escatológica. Ao participarmos dela, antecipamos a alegria pela sua segunda vinda e pela reunião da Igreja com Ele para toda a eternidade (Mc 14.25; 1 Co 11.26)” (HORTON, Stanley. Teologia Sistemática. Uma Perspectiva Pentecostal Led. Rio de Janeiro CPAD, 2023, p.573-77).
CONCLUSÃO
Nesta lição, sob diferentes perspectivas, vimos alguns aspectos que revelam o sentido e propósito da Ceia do Senhor. Não é um sacramento, que de forma mágica concede graça aos que dela participam nem tampouco uma vacina para dar comunhão a quem não tem. Na verdade, o direito de celebrar essa importante ordenança é o resultado da graça que foi concedida a cada crente. É necessário ter esse discernimento quando se participa desse rito cristão. Trata, pois, de um ato que não pode ser celebrado de qualquer jeito ou maneira, nem tampouco por quem vive deliberadamente em pecado.
Escola Bíblica︱1º Trimestre de 2024︱Adultos O Corpo de Cristo –Origem, Natureza e Missão da Igreja no Mundo︱Neweb︱Compromisso com a Palavra
REVISANDO O CONTEÚDO
1- Qual é a posição da maioria dos
pentecostais em relação aos elementos da Cela do Senhor?
O pão e o vinho simbolizam o corpo
e o sangue de Jesus. Contudo, Jesus se faz presente espiritualmente nos
símbolos da Ceia (Mt 18.20). E também há o aspecto memorial da Ceia do Senhor.
2- Para o que a Ceia do Senhor
aponta?
A Ceia do Senhor aponta para o
Calvário
3- Que tipo de sentido está
presente na Ceia do Senhor?
A Ceia do Senhor proclama a sua
segunda vinda (1 Co 11.26). Logo, há um sentido escatológico na celebração da
Ceia do Senhor.
4- Qual foi a advertência de Paulo
em relação à Cela do Senhor?
Concernente à celebração da Ceia
do Senhor, Paulo advertiu sobe o perigo de participar da Ceia indignamente (1
Co 11.27).
5- O que a Ceia do Senhor celebra?
A Ceia do Senhor celebra a morte e
ressurreição de Jesus e não o seu funeral. A. Cela celebra o Cristo que morreu,
mas que ressuscitou (1 Co 15.1-4).
Pb. Rogério Faustino
Neweb
Compromisso com a Palavra
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