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LIÇÃO 10 - OS IMPÉRIOS MUNDIAIS E A SUPREMACIA DO FILHO DO HOMEM

TEXTO PRINCIPAL
“Eu estava olhando nas minhas visões da noite, e eis que vinha nas nuvens do céu um como o filho do homem[…].” (Dn 7 .13)

RESUMO DA LIÇÃO
Os reinos deste mundo vêm e vão, mas a soberania de Deus é para sempre.

LEITURA SEMANAL
SEGUNDA
– Hb 1.3 Jesus é rei eternamente.
³ O qual, sendo o resplendor da sua glória, e a expressa imagem da sua pessoa, e sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, havendo feito por si mesmo a purificação dos nossos pecados, assentou-se à destra da majestade nas alturas;
Hebreus 1.3

TERÇA – Dn 2.44 O reino do Messias será único e eterno.
⁴⁴ Mas, nos dias desses reis, o Deus do céu levantará um reino que não será jamais destruído; e este reino não passará a outro povo; esmiuçará e consumirá todos esses reinos, mas ele mesmo subsistirá para sempre,
Daniel 2.44

QUARTA – Ap 20.4 O reino milenial de Cristo.
⁴ E vi tronos; e assentaram-se sobre eles, e foi-lhes dado o poder de julgar; e vi as almas daqueles que foram degolados pelo testemunho de Jesus, e pela palavra de Deus, e que não adoraram a besta, nem a sua imagem, e não receberam o sinal em suas testas nem em suas mãos; e viveram, e reinaram com Cristo durante mil anos.
Apocalipse 20.4

QUINTA – Dn 7.14 O reino do Messias é invencível.
¹⁴ E foi-lhe dado o domínio, e a honra, e o reino, para que todos os povos, nações e línguas o servissem; o seu domínio é um domínio eterno, que não passará, e o seu reino tal, que não será destruído.
Daniel 7.14

SEXTA – Mt 6.33 A realidade do Reino de Deus.
³³ Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.
Mateus 7.13

SÁBADO – Fp 2.10,11 Todo joelho se dobrará.
¹⁰ Para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra,11 E toda a língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai.
Filipenses 2.10,11

OBJETIVOS
SABER a ocasião e as características da visão de Daniel dos quatro animais:
APRENDER sobre a interpretação profética do sonho;
COMPREENDER como se dará o cumprimento profético nos últimos tempos, com o julgamento divino.

INTERAÇÃO
O capítulo 7 do livro de Daniel marca uma transição significativa na narrativa, trazendo uma mudança de gênero literário. Enquanto os primeiros seis capítulos concentram-se em histórias e eventos da vida de Daniel e seus amigos, a partir do capítulo 2 entramos no território das visões e profecias. A partir daqui, até o capítulo 12, o livro assume um caráter apocalíptico, à medida que Daniel relata uma série de visões e sonhos que recebeu. Ao todo, serão quatro visões: duas no período babilônico e duas no período medo-persa. É importante perceber, portanto, que a narrativa não segue a sequência cronológica do capítulo anterior. As primeiras duas visões são anteriores aos acontecimentos relatados no capítulo 6; e as outras duas, após. Nesta Lição, estudaremos o relato da visão dada a Daniel sobre os quatro animais e o Filho do Homem, que forma um paralelo com o sonho de Nabucodonosor do capítulo 2.

ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA
A partir desta tição iniciamos a seção apocalíptica do livro de Daniel. Para uma aula de qualidade, é fundamental que você pesquise sobre o tema em livros de referência, especialmente dicionários e obras escatológicas. Para esta lição, apresenta o quadro sinótico abaixo com as características associadas aos animais que representam os impérios mundiais descritos no capítulo 7, bem como a visão do Filho do Homem que representa o reino eterno de Deus. É uma visão profética complexa que descreve o curso da história mundial e a soberania divina sobre os impérios da Terra.

Animal

Império Mundial

Características

Leão

Império Babllônlco

Asas de águia que são arrancadas, representando a queda do império babilônico

Urso 

Império Medo-persa

Três costelas na boca, simbolizando a conquista de três reinos pela Medo-pérsia: Lídia, Babilônia e Egito

Leopardo

Império Grego

Quatro asas e quatro cabeças, refletindo a velocidade da conquista de Alexandre, o Grande, e a divisão do seu império em quatro após sua morte

Besta Terrível

Império Romano

Dentes de ferro e dez chifres, representando a força  duradoura e a divisão do império Romanoem varias nações

O Filho do Homem

Reino Eterno de Deus

Estabelecidos após a destruição dos impérios terrenos, um reinado eterno de justiça e paz.


TEXTO BÍBLICO
Daniel 7.3-8,13,14
³ E quatro animais grandes, diferentes uns dos outros, subiam do mar.
⁴ O primeiro era como leão e tinha asas de águia; eu olhei até que lhe foram arrancadas as asas, e foi levantado da terra e posto em pé como um homem; e foi-Lhe dado um coração de homem.
⁵ Continuei olhando, e eis aqui o segundo animal, semelhante a um urso, o qual se levantou de um lado, tendo na boca três costelas entre os seus dentes; e foi-lhe dito assim: Levanta-te, devora muita carne.
⁶ Depois disto, eu continuei olhando, e eis aqui outro, semelhante a um leopardo, e tinha quatro asas de ave nas suas costas; tinha também este animal quatro cabeças, e foi-lhe dado domínio.
⁷ Depois disso, eu continuava olhando nas visões da noite, e eis aqui o quarto animal, terrível e espantoso e muito forte, o qual tinha dentes grandes de ferro; ele devorava, e fazia em pedaços, e pisava aos pés o que sobejava; era diferente de todos os animais que apareceram antes dele e tinha dez pontas.
⁸ Estando eu considerando as pontas, eis que entre elas subiu outra ponta pequena, diante da qual três das pontas primeiras foram arrancadas; e eis que nesta ponta havia olhos, como olhos de homem, e uma boca que falava grandiosamente.

¹³ Eu estava olhando nas minhas visões da noite, e eis que vinha nas nuvens do céu um como o filho do homem; e dirigiu-se ao ancião de dias, e o fizeram chegar até ele.
¹⁴ E foi-lhe dado o domínio, e a honra, e o reino, para que todos os povos, nações e línguas o servissem: o seu domínio e um domínio eterno, que não passará, e o seu reino, o único que não será destruído.

INTRODUÇÃO

Na lição de hoje estudaremos o capítulo 7 do livro de Daniel, que contém a descrição de uma visão profética que ocorreu durante o primeiro ano de reinado de Belsazar. Essa visão precede os eventos narrados nos capítulos anteriores do livro, e possui um paralelo com o sonho de Nabucodonosor, narrado no capítulo 2, mas com uma riqueza de detalhes que aprofunda nossa compreensão sobre o desenrolar da história mundial e a suprema soberania divina que permeia todos os eventos. A lição nos lembra de que Deus está no controle de todas as coisas.

I- A VISÃO DOS QUATRO ANIMAIS

1- A ocasião da visão. 
O capítulo 7 de Daniel descreve uma visão que o profeta teve durante o reinado de Belsazar. Vale lembrar que a partir desta seção, o livro não está redigido de forma cronológica, por isso não é uma sequência do capítulo anterior. Daniel data a visão no primeiro ano do reinado de Belsazar. Logo, ela ocorreu pelo menos dez anos antes do banquete mencionado no capítulo 5, sobre o qual estudamos na Lição 8. Na visão de Daniel, ele observa os ‘quatro ventos do céu ‘agitando o ‘grande mar’ (7.2 - ² Falou Daniel, e disse: Eu estava olhando na minha visão da noite, e eis que os quatro ventos do céu agitavam o mar grande.). Essa imagem simbólica sugere que eventos poderosos e influentes, representados pelos ventos, estão prestes a desencadear mudanças significativas e turbulentas na história da humanidade, simbolizada pelo mar. Na Bíblia, a agitação do mar representa a inquietude das nações da Terra (ls 17.12 - ¹² Ai do bramido dos grandes povos que bramam como bramam os mares, e do rugido das nações que rugem como rugem as impetuosas águas.; Ap 17.15 - ¹⁵ E disse-me: As águas que viste, onde se assenta a prostituta, são povos, e multidões, e nações, e línguas.).

2- Os quatro grandes animais. 
Daniel continua descrevendo sua visão, na qual quatro grandes animais surgem do mar: o “leão com asas de águia” (v.4); o urso (v,5); o leopardo com quatro asas (v.6) e o quarto animal, terrível e espantoso (v.7). A notável característica desses animais é que cada um deles é ‘diferente do outro’, o que indica que eles representam reinos ou impérios distintos, cada um com suas próprias características, poderes e importância na história. A simbologia animalesca indica a natureza selvagem dos impérios, que batalham em busca de domínio e poder. Esses quatro animais representam os reis da terra (v.17 - ¹⁷ Estes grandes animais, que são quatro, são quatro reis, que se levantarão da terra.): o rei da Babilônia, o rei Medo-Persa, o rei da Grécia e o rei de Roma. Portanto, profetizando no período do Império Babilônico, Daniel anteviu a sua queda e os governos seguintes.

3- O espanto de Daniel. 
A visão era tão impressionante que deixou Daniel perplexo (v.15 - ¹⁵ Quanto a mim, Daniel, o meu espírito foi abatido dentro do corpo, e as visões da minha cabeça me perturbaram.). Apesar de ser um homem sábio e experiente, aquela revelação era profunda e impactante para ele. Não importa o quanto tenhamos caminhado na vida cristã, Deus sempre nos surpreende. As implicações sombrias para as pessoas da terra e para o seu próprio povo eram mais do que Daniel poderia absorver calmamente. Contudo, o anjo de Deus estava lá para dar entendimento a Daniel, explicando o sentido do sonho (vv.16,17 - ¹⁶ Cheguei-me a um dos que estavam perto, e pedi-lhe a verdade acerca de tudo isto. E ele me disse, e fez-me saber a interpretação das coisas. ¹⁷ Estes grandes animais, que são quatro, são quatro reis, que se levantarão da terra.).

PENSE! 
Você já foi surpreendido por Deus e ficou espantado?

PONTO IMPORTANTE! 
O livro de Daniel não está redigido de forma cronológica, por isso o capítulo 7 não é uma sequência histórica do capítulo anterior.

SUBSÍDIO 1
Professor(a), peça que leiam Daniel 7.17. Depois explique que estes grandes animais, que são quatro, são quatro reis, que se levantarão da terra. A grande visão dada a Daniel se adapta perfeitamente com a interpretação verdadeira. Aqueles grandes impérios eram de fato discernidos quanto ao seu verdadeiro caráter de bestas ferozes. Em linhas gerais, esses grandes animais são discernidos pelo tempo e pela história, como segue:
1) O leão (tipificando o império da Babilônia). O versículo 4 do capítulo em foco, determina essa interpretação: Numa simbologia perfeita, o monarca caldeu e ali representado. Tem também respaldo bíblico em outras partes das Escrituras Sagradas (Jr 4,7:49.:19: Hc 1.8: ver Ez 17.3.
2) O urso simboliza o império Medo-persa, Já tivemos a oportunidade de explicar, em outras notas, porque esta fera se “levantou de um lado”. As três costelas na sua boca representam as três primeiras potências conquistadas por Ciro (Babilônia, Lídia, na Ásia Menor, e Egito).
3) O Leopardo representa o império Greco Macedônio. As 4 asas, significam seus 4 generais; as 4 cabeças, as quatro realezas fundadas por estes generais depois da morte de Alexandre.
4) A fera terrível representa o império Romano.” DA SILVA Severino Pedro. Daniel, Versículo por Versículo,’ As Visões para Estes Últimos Dias, Rio de Janeiro: CPAD, 2004)

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II- A INTERPRETAÇÃO DO SONHO

1- Os reinos deste mundo. 
O sonho de Daniel guarda relação direta com a estátua do sonho de Nabucodonosor no capítulo 2. O sonho e a visão retratam as mesmas realidades históricas, sob perspectivas diferentes.
a) Império Babilônico. O leão, animal feroz e régio, corresponde a cabeça de ouro (2.38 - ³⁸ E onde quer que habitem os filhos de homens, na tua mão entregou os animais do campo, e as aves do céu, e fez que reinasse sobre todos eles; tu és a cabeça de ouro. ) e, em Jeremias 4,7 - ⁷ Circuncidai-vos ao Senhor, e tirai os prepúcios do vosso coração, ó homens de Judá e habitantes de Jerusalém, para que o meu furor não venha a sair como fogo, e arda de modo que não haja quem o apague, por causa da malícia das vossas obras.- e 50.17 - ¹⁷ Cordeiro desgarrado é Israel; os leões o afugentaram; o primeiro a devorá-lo foi o rei da Assíria; e, por último Nabucodonosor, rei de babilônia, lhe quebrou os ossos.. Nabucodonosor é comparado a um leão. A menção de que lhe foi dado um coração de homem (v.4 - ⁴ O primeiro era como leão, e tinha asas de águia; enquanto eu olhava, foram-lhe arrancadas as asas, e foi levantado da terra, e posto em pé como um homem, e foi-lhe dado um coração de homem.), alude a sua restauração, após ter vivido entre os animais (Dn 4).
b) Império Medo-Persa. O urso que levantou de um lado é retratado como o peito e braços de prata da estátua, correspondendo ao império Medo-Persa, A este animal as pessoas diziam: “Levanta-te, devora muita carne” (v.5). Na simbologia profética, segundo os pastores Antônio Gilberto e Severino Pedro, as três costelas entre os dentes seriam potências conquistadas pelo império (Babilônia, Lídia e Egito).
c) Império Grego. O leopardo com asas correlaciona-se com o ventre e quadris de bronze. As características deste animal representam adequadamente o império Grego liderado por Alexandre, o Grande, que conquistou uma nação após a outra com extrema velocidade, Com a sua morte, o império se dividiu em quatro partes, distribuídas entre os seus generais: Seleuco, Ptolomeu, Lisímaco e Cassandro.
d) Império Romano. O quarto animal despertou a curiosidade de Daniel de maneira singular (v.19 - ¹⁹ Então tive desejo de conhecer a verdade a respeito do quarto animal, que era diferente de todos os outros, muito terrível, cujos dentes eram de ferro e as suas unhas de bronze; que devorava, fazia em pedaços e pisava aos pés o que sobrava;). Ele lembra a parte inferior da estátua, com pernas de ferro e os pés e dedos de ferro e barro. O profeta antecipou o período em que o império Romano emergiu como uma superpotência. A descrição do verso 7 diz que o animal fazia seus inimigos em pedaços. A primeira coisa que fazia o império Romano após conquistar uma nação, era dividir suas terras em regiões, tetrarquias, províncias e distritos. Roma se destacou como o império mais impactante na história da humanidade. Enquanto era formidável, representado pelo ferro em sua força e eficácia administrativa, também se mostrava frágil, como o barro, devido a imensa corrupção que, em última instância, contribuiu para o declínio de um império cujo nome se tornou sinônimo de grandiosidade e decadência.
2- O Anticristo. 
As dez pontas (algumas traduções usam a expressão ‘chifres’) que saíam da cabeça do quarto animal prefiguravam dez reis advindos do antigo Império Romano (v.20 - ²⁰ E também a respeito dos dez chifres que tinha na cabeça, e do outro que subiu, e diante do qual caíram três, isto é, daquele que tinha olhos, e uma boca que falava grandes coisas, e cujo parecer era mais robusto do que o dos seus companheiros.). Mas outro rei, representado pela pequena ponta, se levantará após os dez reis e abaterá os três primeiros, arrancando-os tal como descreve a visão. Essa descrição encontra ressonância em Apocalipse 17.12-14 - ¹² E os dez chifres que viste são dez reis, que ainda não receberam o reino, mas receberão poder como reis por uma hora, juntamente com a besta. ¹³ Estes têm um mesmo intento, e entregarão o seu poder e autoridade à besta. ¹⁴ Estes combaterão contra o Cordeiro, e o Cordeiro os vencerá, porque é o Senhor dos senhores e o Rei dos reis; vencerão os que estão com ele, chamados, e eleitos, e fiéis.. Os fatos proféticos do versículo 8 são ainda futuros, como bem mostra o livro de Apocalipse. Na escatologia pentecostal, a interpretação é que a pequena ponta representa o Anticristo, que surgirá no final dos tempos e fará guerra aos santos (7.21 - ²¹ Eu olhava, e eis que este chifre fazia guerra contra os santos, e prevaleceu contra eles. ). Esse é o homem do pecado, o filho da perdição (2 Ts 2.3,4 - ³ Ninguém de maneira alguma vos engane; porque não será assim sem que antes venha a apostasia, e se manifeste o homem do pecado, o filho da perdição, ⁴ O qual se opõe, e se levanta contra tudo o que se chama Deus, ou se adora; de sorte que se assentará, como Deus, no templo de Deus, querendo parecer Deus.). O Anticristo será a mais completa personificação de Satanás e o seu mais autêntico representante (2 Ts 2.9 - ⁹ A esse cuja vinda é segundo a eficácia de Satanás, com todo o poder, e sinais e prodígios de mentira,), porém, se apresentará como se fosse Deus. Será “o iníquo” (2 Ts 2.8), e a sua influência será “mundial”, pois governara sobre todas as nações (Ap 13.8 - ⁸ E adoraram-na todos os que habitam sobre a terra, esses cujos nomes não estão escritos no livro da vida do Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo.; Dn 8.24 - ²⁴ E se fortalecerá o seu poder, mas não pela sua própria força; e destruirá maravilhosamente, e prosperará, e fará o que lhe aprouver; e destruirá os poderosos e o povo santo.; Ap 17.12).

PENSE! 
Não importa o poder dos reinos deste mundo, Deus é soberano.

PONTO IMPORTANTE! 
Na escatologia pentecostal, a interpretação é que a pequena ponta representa o Anticristo, que surgirá no final dos tempos e fará guerra aos santos (7.21).

SUBSÍDIO 2
A Professor(a), inicie o tópico fazendo a seguinte pergunta: “Diante das tensões geopolíticas da atualidade, o que podemos fazer?” Incentive a participação de todos e ouça os alunos com atenção, Diga que assim como Daniel, podemos orar e confiar em Deus. Sabemos que o bode que surge na visão de Daniel e derrota o carneiro e o rei da Grécia (v.21) e que o Anticristo terá poder no mundo, mas será derrotado por Cristo. Em seguida, pergunte: “Como vocês acreditam que o Anticristo será?” Ouça os alunos com atenção e depois explique que segundo o pastor Antônio Gilberto ele “será um A profecia nos revelou que o juiz supremo neste julgamento e o ‘ancião de dias’, que é uma representação de Deus, com cabelos brancos e vestes brancas, homem personificando o Diabo, porém, apresentando-se como se fosse Deus (Dn 11.36). Ele terá uma habilidade e capacidade desconhecida até hoje.’ Ressalta que assim como Antíoco, o Anticristo também será derrotado, mas não por algum rei humano, mas pelo próprio Cristo. Deus é soberano e tem o controle da história, das nações e de toda a humanidade, criada pelas suas mãos. Não podemos nos esquecer dessa verdade para que não venhamos ficar aflitos diante das circunstâncias desse mundo.

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III- O REINO DE DEUS E O SEU JULGAMENTO

1- O juízo divino. 
A visão de Daniel mostra que o poder dos animais não é para sempre. O versículo nove nos diz’. “foram postos uns tronos, e um ancião de dias se assentou: sua veste era branca como a neve, e o cabelo da sua cabeça, como a limpa lã: o seu trono, chamas de fogo, e as rodas dele, fogo ardente" (v.9). O trono é símbolo de poder, governo e julgamento. A profecia nos revela que o juiz supremo neste julgamento é o ‘ancião de dias’, que é uma representação de Deus, com cabelos brancos e vestes brancas. O tribunal divino, apresentado no sétimo capítulo de Daniel, revela que Deus julgará ‘a pequena ponta’ e proferirá o veredito final contra o quarto animal, que representa Roma (vv. 11,12 - ¹¹ Então estive olhando, por causa da voz das grandes palavras que o chifre proferia; estive olhando até que o animal foi morto, e o seu corpo desfeito, e entregue para ser queimado pelo fogo; ¹² E, quanto aos outros animais, foi-lhes tirado o domínio; todavia foi-lhes prolongada a vida até certo espaço de tempo.). Este é o ponto culminante da visão de Daniel, onde o Altíssimo avalia e julga as más ações, a crueldade e a maldade das nações deste mundo!

2- A vinda do “Filho do Homem” (vv. 13,14). 
No sonho do capítulo 2, a estátua colossal foi destruída por uma pedra que depois encheu toda a terra. Agora, no capítulo 7, o animal será destruído e um como ‘filho do homem’ assume o Reino para sempre (v.13,14 - ¹³ Eu estava olhando nas minhas visões da noite, e eis que vinha nas nuvens do céu um como o filho do homem; e dirigiu-se ao ancião de dias, e o fizeram chegar até ele. ¹⁴ E foi-lhe dado o domínio, e a honra, e o reino, para que todos os povos, nações e línguas o servissem; o seu domínio é um domínio eterno, que não passará, e o seu reino tal, que não será destruído.). A pedra que esmaga a estátua e cresce para encher a terra é comparável à ascensão de Jesus Cristo como o Messias e a promessa de que seu reino se estabelecerá para sempre. Isso significa que os poderes terrenos e humanos são temporários, mas o Reino de Deus é eterno e preencherá todo o espaço. A mensagem central é a supremacia e o domínio duradouro de Deus sobre todas as coisas. Isso renova as nossas esperanças e fé no poder do Senhor Deus.

3- A Grande Tributação. 
Os versos 24 e apresentam um período específico dos últimos tempos, no qual o Anticristo perseguirá o povo de Deus. Ele vai falar contra Deus e perseguir os seguidores de Deus, representados como ‘os santos’, mártires e crentes advindos da Grande Tribulação. Além disso, ele tentará mudar leis e regulamentos, possivelmente tentando suprimir a religião e os princípios morais. "Por um tempo, e tempos, e metade de um tempo”, o ‘Anticristo” terá autoridade no mundo. Esse período equivale a “três anos e meio”, ou “quarenta e dois meses” ou “mil e duzentos e sessenta dias” (Dn 12.7 - ¹² E ouvi o homem vestido de linho, que estava sobre as águas do rio, o qual levantou ao céu a sua mão direita e a sua mão esquerda, e jurou por aquele que vive eternamente que isso seria para um tempo, tempos e metade do tempo, e quando tiverem acabado de espalhar o poder do povo santo, todas estas coisas serão cumpridas. ; 9,27 - ²⁷ E ele firmará aliança com muitos por uma semana; e na metade da semana fará cessar o sacrifício e a oblação; e sobre a asa das abominações virá o assolador, e isso até à consumação; e o que está determinado será derramado sobre o assolador. ; Ap 12.14 - ¹⁴ E foram dadas à mulher duas asas de grande águia, para que voasse para o deserto, ao seu lugar, onde é sustentada por um tempo, e tempos, e metade de um tempo, fora da vista da serpente.; 7.14 - ¹⁴ E eu disse-lhe: Senhor, tu sabes. E ele disse-me: Estes são os que vieram da grande tribulação, e lavaram as suas vestes e as branquearam no sangue do Cordeiro.). Ele compreende a metade dos sete anos finais prescritos como a Grande Tribulação e o fim do “tempo dos gentios”. Nos primeiros “três anos e meio” o Anticristo fará acordo com Israel, mas não o cumprirá (Dn 9.27 - ²⁷ E ele firmará aliança com muitos por uma semana; e na metade da semana fará cessar o sacrifício e a oblação; e sobre a asa das abominações virá o assolador, e isso até à consumação; e o que está determinado será derramado sobre o assolador.). Este é o período de grande poder e influência política desse líder mundial sobre o mundo e os judeus. Mas o Messias o dominará e quebrará o seu reino de mentira. O Anticristo será condenado e a plenitude do Reino de Deus será estabelecida para sempre!
Nossa corrente ideológica - Pré tribulacionista

Outras correntes ideológicas:
Meso tribulacionista

Pós tribulacionista

PENSE! 
Você anela e aguarda a volta de Cristo?.

PONTO IMPORTANTE! 
A visão de Daniel mostra que o poder dos animais não é para sempre.

PROFESSOR(A), ” a interpretação de qualquer livro considerado apocalíptico não exige uma hermenêutica específica ou sistemas interpretativos especiais. Mudar sua hermenêutica é separar a profecia bíblica de seu cumprimento histórico. É uma tentativa liberal de se considerar a profecia como mito ou fantasia” (LAHAYE, Tim, Enciclopédia Popular de Profecia Bíblica, 5 ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2023 p.175).

CONCLUSÃO

Como vimos no capítulo 7, Daniel recebe visões a respeito dos quatro grandes impérios e do estabelecimento do reino eterno de Deus, Essas visões revelam a promessa de que, apesar dos impérios e das forças poderosas que governam o mundo, o Senhor Deus continua no controle e, ao final estabelecerá seu reino eterno de justiça e paz. Isso nos desafia a manter nossa fé firme, mesmo em meio às incertezas e turbulências do mundo, pois Deus tem um plano soberano que se cumprirá.

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HORA DA REVISÃO

1- Quando Daniel teve a visão dos quatro animais?
No primeiro ano do reinado de BELSAZAR

2- Quais eram os animais da visão?
O Leão com asas de águia” (v.4): o urso (v.5), o leopardo com quatro asas (v.6) e o quarto animal, terrível e espantoso (v.7)

3- O urso simboliza qual império mundial?
O império Medo-Persa

4- Na escatologia pentecostal, qual a interpretação sobre a pequena ponta?
A interpretação é que a pequena ponta representa o Anticristo, que surgirá no final dos tempos e fará guerra aos santos (7.21)). Esse é o homem do pecado, o filho da perdição (2 Ts 2.3,4)

5- A que período equivale à expressão “um tempo, e tempos, e metade de um tempo”?
Esse período equivale a “três anos e meio”, ou “quarenta e dois meses” ou ‘mil e duzentos e sessenta dias” (Dn 12.7; 9.27; Ap 12.14; 7.14)

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Pb. Rogério Faustino
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