TEXTO ÁUREO
“Então, dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos.” (Mt 25.41)
VERDADE PRÁTICA
O Inferno é um lugar real de dor, agonia e desespero. Sua realidade é um alerta para nós ao longo de nossa jornada.
LEITURA DIÁRIA
Segunda – 2 Tm 3.5; cf. Mt 7.15 A enganosa aparência de piedade dos falsos ensinadores.
⁵ Tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. Destes afasta-te.
2 Timóteo 3.5
¹⁵ Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas, interiormente, são lobos devoradores.
Mateus 7.15
Terça – 2 Tm 3.8; cf. Êx 7.11 Um contexto de resistência à verdade.
⁸ E, como Janes e Jambres resistiram a Moisés, assim também estes resistem à verdade, sendo homens corruptos de entendimento e réprobos quanto à fé.
2 Timoteo 3.8
¹¹ E Faraó também chamou os sábios e encantadores; e os magos do Egito fizeram também o mesmo com os seus encantamentos.
Exodo 7.11
Quarta – Jó 17.13; Sl 16.10; Is 38.10 Inferno como sepultura, lugar dos mortos.
¹³ Se eu esperar, a sepultura será a minha casa; nas trevas estenderei a minha cama.
Jo 17.13
¹⁰ Pois não deixarás a minha alma no inferno, nem permitirás que o teu Santo veja corrupção.
Salmos 16,10
¹⁰ Eu disse: No cessar de meus dias ir-me-ei às portas da sepultura; já estou privado do restante de meus anos.
Isaias 38.10
Quinta – 2 Pe 2.4 Inferno como lugar de prisão dos anjos caídos.
⁴ Porque, se Deus não perdoou aos anjos que pecaram, mas, havendo-os lançado no inferno, os entregou às cadeias da escuridão, ficando reservados para o juízo;
2 Pedro 2.4
Sexta – Mt 23.33; 25.41,46 Inferno como castigo eterno, fogo eterno.
³³ Serpentes, raça de víboras! como escapareis da condenação do inferno?
Mateus 23.33
⁴¹ Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos;
⁴⁶ E irão estes para o tormento eterno, mas os justos para a vida eterna.
Mateus 25.41,46
Sábado – Mt 25.46; Jo 5.26 Passar a eternidade tem a ver com uma escolha.
⁴⁶ E irão estes para o tormento eterno, mas os justos para a vida eterna.
Mateus 25.46
²⁶ Porque, como o Pai tem a vida em si mesmo, assim deu também ao Filho ter a vida em si mesmo;
João 5.26
HINOS DA HARPA CRISTÃ
048 - O Dia do Triunfo
Henry Maxwell Wrigth
1 Quando lá do céu descendo,
para os Seus, Jesus voltar,
E o clarim de Deus a todos proclamar,
Que chegou o grande dia do triunfar do meu Rei,
Eu, por Sua imensa graça, lá estarei.
Quando enfim, chegar o dia
Do triunfar do meu Rei,
Quando enfim, chegar o dia,
Pela graça de Jesus eu lá estarei!
2 Nesse dia, quando os mortos
hão de a voz de Cristo ouvir,
E dos seus sepulcros hão de ressurgir,
Os remidos reunidos, logo aclamarão seu Rei,
E, por Sua imensa graça, lá estarei.
3 Pelo mundo, rejeitado foi,
Jesus, meu Salvador.
Desprezaram, insultaram meu Senhor,
Mas, faustoso, vem o dia
do triunfar do meu Rei,
E, por Sua imensa graça, lá estarei.
4 Em mim mesmo, nada tenho em que possa confiar,
Mas Jesus morreu na cruz p’ra me salvar;
Tão somente nEle espero, sim, e sempre esperarei.
Pois, por Sua imensa graça, lá estarei.
127 - O Senhor da Ceifa Chama
Otto Nelson
1 O Senhor da ceifa está chamando:
“Quem quer ir por Mim a procurar
Almas que no mundo, vão chorando;
Sem da salvação participar?”
Fala Deus! Fala Deus!
Toca-me com brasa do altar;
Fala Deus! Fala Deus!
Sim, alegre, atendo ao Teu mandar.
2 O profeta a Deus se aproximando,
Considera-se um pecador,
Mas, o fogo santo o queimando,
Torna-o útil para seu Senhor.
3 Muitos são os que vão expirando
Sem ter esperança de ver Deus:
Vai depressa lhes anunciando,
Que Jesus os leva para os céus.
4 Breve, os trabalhos serão findos,
Bênçãos vão os servos desfrutar;
E Jesus os saudará: “Bem-vindos”,
Esta glória espero alcançar.
182 - Jesus no Getsêmane
Paulo Leivas Macalão
1 Jesus no Getsêmane foi ligado,
E pelos ímpios foi arrastado
A corte, onde foi muito insultado,
E atingido, por meu pecado;
E a sentença da turba foi o brado:
“Que seja Cristo crucificado.”
Vituperado e flagelado
Jesus sofreu o meu pecado.
Vituperado e flagelado
Jesus sofreu o meu pecado.
2 Então, na cruz, foi o Cristo pendurado
E duma lança foi traspassado;
Ali estava Jesus ensangüentado,
Por meus pecados atormentado!
“Deus meu, Deus meu,
por que tens m’abandonado?”
Clamava Cristo crucificado;
“Perdoa o povo tão enganado,
Que cometeu um tal pecado”.
“Perdoa o povo tão enganado,
Que cometeu um tal pecado”.
3 Depois Jesus Cristo foi da cruz tirado,
E ao sepulcro foi carregado;
Por santos, Seu corpo foi embalsamado,
E entre ricos foi sepultado;
Estando Cristo Jesus já enterrado;
O Seu sepulcro foi bem guardado;
Após três dias, Jesus amado,
Da morte foi ressuscitado.
Após três dias Jesus amado,
Da morte foi ressuscitado.
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
Mateus 25.41-46
⁴¹ Então, dirá também aos que estiverem à sua esquerda Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos,
⁴² porque tive fome, e não me destes de comer, tive sede, e não me destes de beber,
⁴³ sendo estrangeiro, não me recolhestes, estando nu, não me vestistes, e estando enfermo e na prisão, não me visitastes.
⁴⁴ Então, eles também lhe responderão, dizendo: Senhor, quando te vimos com fome, ou com sede, ou estrangeiro, ou na, ou enferme, ou na prisão e não te servimos?
⁴⁵ Então, lhes responderá, dizendo: Em verdade vos digo que, quando a um destes pequeninos o não fizestes, não o fizestes a mim.
⁴⁶ E indo estes para o tormento eterno, mas os justos, para a vida eterna.
PLANO DE AULA
1-INTRODUÇÃO
Na lição deste domingo estudaremos a respeito do Inferno. Muitos evitam falar sobre este tema, entretanto, não falar a respeito desse assunto não evita que alguns caminhem em sua direção. Um dia todos vão experimentar a morte, independente da classe social a que pertençam, religião ou títulos, e sabemos que, depois da morte, segue-se o juízo: Céu ou Inferno. O Inferno é real e ele não foi preparado para o ser humano, por essa razão nos sentimos incomodados de falar a respeito dele. Contudo, a sua realidade é um alerta para nós ao longo de nossa carreira, Embora esse seja um assunto difícil de tratar na atualidade, o Inferno é um dos principais assuntos do Novo Testamento, Veremos que Jesus ensinou de forma enfática a realidade do Inferno nos Evangelhos.
2- APRESENTAÇÃO DA LIÇÃO
A) Objetivos da Lição:
I) Mostrar o pensamento humano a respeito do Inferno;
II) Saber como a palavra Inferno aparece na Bíblia;
III) Compreender a doutrina bíblica do Inferno.
B) Motivação:
Converse com os alunos explicando que atualmente muitos não acreditam no Inferno. Para estes, o Inferno é uma criação humana para colocar medo nas pessoas e mantê-las presas a uma religião, ritos, dogmas etc. Procure mostrar, biblicamente, a realidade do Inferno por meio dos ensinos de Jesus. O Mestre veio salvar a humanidade de seus pecados, contudo, Ele mostrou que o Inferno é real. Tal realidade deve valorizar a tão grande salvação que Deus providenciou para nós e, por isso, devemos estar firmes em Jesus durante a nossa jornada de fé, pois sem Cristo, o ser humano passará a eternidade em um lugar de dor e sofrimento.
C) Sugestão de Método:
Sugerimos que você escreva no quadro as palavras “Inferno” e “Céu”. Pergunte aos seus alunos o que vem à mente deles quando ouvem a palavra “Inferno “. À medida que forem falando vá anotando no quadro. Em seguida faça o mesmo com a palavra “Céu”. Conclui ressaltando que o ensino bíblico a respeito do Inferno e do Céu é simples: os que rejeitaram a Cristo receberão o castigo eterno, no Inferno (Mt 25.46); os que escolheram a Cristo receberão a vida eterna, no Céu (Jo 5.26). Portanto, a escolha de ir para o Céu ou para o Inferno é pessoal.
3- CONCLUSÃO DA LIÇÃO
A) Aplicação:
A lição de hoje é uma oportunidade ímpar para que os alunos reflitam a respeito do valor da nossa salvação. Mostre que sem Jesus Cristo estaríamos destinados ao Inferno, mas Ele, mediante a sua graça, nos resgatou. Em seguida, conclua lendo o Texto Áureo da Lição.
4- SUBSÍDIO AO PROFESSOR
A) Revista Ensinador Cristão.
Vale a pena conhecer essa revista que traz reportagens, artigos, entrevistas e subsídios de apoio à Lições Bíblicas Adultos. Na edição 97, p.41, você encontrará um subsídio especial para esta lição.
B) Auxílios Especiais:
Ao final do tópico, você encontrará auxílios que darão suporte na preparação de sua aula:
1) A orientação bíblica, “Inferno”, localizada no primeiro tópico, destaca o que é o Inferno segundo os ensinos bíblicos;
2) O texto ao final do segundo tópico, traz uma reflexão a respeito dos ensinamentos de Jesus Cristo sobre o Inferno.
INTRODUÇÃO
O Inferno é um dos assuntos principais do Novo Testamento. O Senhor Jesus ensinou mais a respeito do Inferno que o Céu nas páginas dos Evangelhos. Ele também ensinou mais sobre o Inferno do que o apóstolo Paulo. Por isso, nesta lição, estudaremos a doutrina bíblica do Inferno. Situando a resistência atual de muitos em relação à doutrina, veremos as principais palavras que traduzem “Inferno” e mostraremos que negar essa doutrina bíblica significa negar todo o cristianismo bíblico.
Palavra-Chave: Inferno
I- O PENSAMENTO HUMANO A RESPEITO DO INFERNO
1- Filósofos e teólogos de mente cauterizada.
Os que vivem na incredulidade, dominados pelos poderes das trevas neste mundo, negam prontamente a realidade do Inferno. Filósofos humanistas dizem que a afirmação bíblica da existência do Inferno não é compatível com os valores éticos modernos. Teólogos modernos e pós-modernos negam a inspiração plenária da Bíblia e (A inspiração da Bíblia também é plenária, isto é, a inspiração é total e completa, tanto do Antigo quanto do Novo Testamento. A inspiração é chamada de verbal porque Deus soprou nos escritores sagrados aquilo que deveria ser escrito.), por isso, agem para enfraquecer a doutrina bíblica sobre o Inferno, dizendo que se trata de um pensamento pagão que deve ser erradicado da Bíblia. Outros chegam até a admitir que certas pessoas irão para o Inferno, mas por tempo provisório. Porém, durante esse período, serão purificadas e receberão uma segunda chance para entrar no Céu.
2- O ensino do Universalismo.
Outro argumento muito frequente atualmente é o falso ensino de que, no final das contas, todas as pessoas irão para o Céu. Por exemplo, não haveria diferença no destino de um assassino frio e cruel para um crente que buscou ter uma vida santa, fugindo do pecado. A ideia central do Universalismo ( Uma filosofia humana que defende a igualdade entre as pessoas não vendo diferenças culturais, religiosas e politicas, ou seja, busca uma igualdade independente das diferenças.) é a de que todos somos filhos de Deus e, como Ele é um Ser de amor, não pode condenar o ser humano a uma punição eterna.
O universalismo é humano e diabólico pois anula a salvação em Cristo e o seu sacrifício em resgaste da vida do pecador.
3- O alerta apostólico.
Esses falsos ensinos revelam a fraude que muitos intelectuais cristãos cometem a respeito do cristianismo bíblico. O que eles fazem é transformar a verdade de Deus em mentira, negar integralmente o ensinamento bíblico a respeito da realidade bíblica do Inferno como se encontra claramente exposto no Novo Testamento. Não por acaso, o apóstolo Paulo escreveu a respeito desses falsos ensinadores: eles teriam aparência de piedade, mas negariam sua eficácia (2 Tm 3.5 - Tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. Destes afasta-te.; cf. Mt 7.15 -Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas, interiormente, são lobos devoradores.); resistiriam à verdade (2 Tm 3.8 - E, como Janes e Jambres resistiram a Moisés, assim também estes resistem à verdade, sendo homens corruptos de entendimento e réprobos quanto à fé.; cf. Êx 7.11 - E Faraó também chamou os sábios e encantadores; e os magos do Egito fizeram também o mesmo com os seus encantamentos.); apostatariam da fé e dariam ouvido a doutrina de demônios, tendo suas consciências cauterizadas (1 Tm 4.1 - Mas o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios;). Atualmente, estamos testemunhando de maneira vivida todos os alertas apostólicos quanto aos falsos ensinos e ensinadores dos últimos dias.
SINOPSE I
Na atualidade muitos pensam que a existência do Inferno não é compatível com os valores éticos modernos.
AUXÍLIO BIBLIOLÓGICO
INFERNO
“Lugar onde Deus designa os perdidos para o castigo eterno tanto do corpo quanto da alma (Mt 10.28). Essa agonia de tormento eterno no Inferno é a maior de todas as tragédias possíveis. Esse tópico da vida após a morte foi revelado apenas gradualmente nas Escrituras. ‘Geena’ originalmente se referia ao vale de Hinom perto de Jerusalém, o local das notórias ofertas, feitas por Acaz, de sacrifício de crianças pelo fogo ao deus Moloque (2 Cr 28.3) e Manassés (2Cr 33.6). Mais tarde, o significado desse termo foi estendido ao lugar do castigo de fogo em geral. Ainda mais tarde, a localização geográfica deste lugar de punição foi mudada para debaixo da terra, mas a ideia de tormento de fogo continuou. Nos tempos do NT, os fariseus criam claramente na punição dos ímpios na vida após a morte. É principalmente nos ensinos de Jesus que a realidade de um lugar de punição eterna entra em nítido foco. Na descrição de Jesus, o Inferno envolve fogo, inextinguível (Mt 18.8,9), um lugar onde o verme não morre (Mc 4.48)” (Dicionário Bíblico Baker. Rio de Janeiro: CPAD, 2023, p. 255).
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II- COMO A PALAVRA INFERNO APARECE NA BÍBLIA
1- No Antigo Testamento.
A primeira palavra a ser destacada no Antigo Testamento é Sheol, “mundo inferior dos mortos”, “sepultura”, “inferno”, “cova”. Ela traz a ideia do AT para “morada dos mortos”, “lugar que não tem retorno”. Essa palavra aparece 65 vezes no AT: sepultura, lugar para onde os mortos iam (Jó 17.13 - Se eu esperar, a sepultura será a minha casa; nas trevas estenderei a minha cama.; SI 16.10 - Pois não deixarás a minha alma no inferno, nem permitirás que o teu Santo veja corrupção.; Is 38.10 - Eu disse: No cessar de meus dias ir-me-ei às portas da sepultura; já estou privado do restante de meus anos.); os fiéis seriam resgatados desse lugar (Sl 16.9-11 - ⁹ Portanto está alegre o meu coração e se regozija a minha glória; também a minha carne repousará segura. ¹⁰ Pois não deixarás a minha alma no inferno, nem permitirás que o teu Santo veja corrupção. ¹¹ Far-me-ás ver a vereda da vida; na tua presença há fartura de alegrias; à tua mão direita há delícias perpetuamente.; 49.15 - Mas Deus remirá a minha alma do poder da sepultura, pois me receberá. (Selá.)); os ímpios não seriam resgatados de lá (Jó 21.13 - Na prosperidade gastam os seus dias, e num momento descem à sepultura.; 24.19 - A secura e o calor desfazem as águas da neve; assim desfará a sepultura aos que pecaram.; SI 9.17 - Os ímpios serão lançados no inferno, e todas as nações que se esquecem de Deus.; 55.15 - A morte os assalte, e vivos desçam ao inferno; porque há maldade nas suas habitações e no meio deles.). No ΑΤ, ο ensino sobre o destino das pessoas se concentrava mais para o lugar onde os corpos das pessoas iam, não para o destino da alma após a morte. Não há, portanto, um texto claro no AT a respeito da divisão do Sheol entre um lugar de castigo e outro de bênçãos. Assim, o Antigo Testamento aponta para o Novo. Neste Testamento a doutrina do destino eterno das pessoas após a morte é bem clara. Contudo, de modo geral, a palavra hebraica Sheol também é descrita como lugar de castigo (Jó 24.19 - Por um poucose exaltam, e logo desaparecem; são abatidos, encerrados como todos os demais; e cortados como as cabeças das espigas.).
No antigo testamento observamos portanto uma analise sobre o inferno como lugar onde os corpos das pessoas eram levadas, não o destino das almas dessas pessoas, ambas as pessoas, ímpios e salvos, onde os ímpios permaneceriam lá e os salvos iriam ser resgatados de lá. Somente o novo testamento irá revelar com mais clareza o destino das almas tanto de ímpios quanto de salvos.
2- No Novo Testamento.
Três palavras gregas que aparecem no Novo Testamento foram traduzidas pela palavra “Inferno”: hades (traduz a hebraica Sheol); tártaro, geena.
A palavra hades significa “lugar de castigo” (Mt 11.23 - E tu, Cafarnaum, que te ergues até ao céu, serás abatida até ao inferno; porque, se em Sodoma tivessem sido feitos os prodígios que em ti se operaram, teria ela permanecido até hoje.; Lc 10.15 - E tu, Cafarnaum, que te levantaste até ao céu, até ao inferno serás abatida.; 16.23 - E no inferno, ergueu os olhos, estando em tormentos, e viu ao longe Abraão, e Lázaro no seu seio.); também pode se referir ao estado de morte que o ser humano experimentará no fim da vida (Mt 16.18 - Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela;; At 2.27,31 - Pois não deixarás a minha alma no inferno, Nem permitirás que o teu Santo veja a corrupção; Nesta previsão, disse da ressurreição de Cristo, que a sua alma não foi deixada no inferno, nem a sua carne viu a corrupção.; Ap 1.18 - E o que vivo e fui morto, mas eis aqui estou vivo para todo o sempre. Amém. E tenho as chaves da morte e do inferno.).
A palavra tártaro traz a ideia de um abismo mais profundo que a sepultura, a habitação dos ímpios mortos em que eles sofrem punição pelas suas obras más. Os anjos caídos estão presos neste lugar (2 Pe 2.4 - Porque, se Deus não perdoou aos anjos que pecaram, mas, havendo-os lançado no inferno, os entregou às cadeias da escuridão, ficando reservados para o juízo;).
A palavra geena, que aparece 12 vezes no Novo Testamento, significa “castigo eterno”. É uma palavra que deriva de termos hebraicos atrelados ao Vale de Hinom, ao lado sul e leste de Jerusalém. Neste lugar, os adoradores de Moloque sacrificavam bebês pelo fogo (2 Rs 16.3 - Porque andou no caminho dos reis de Israel, e até a seu filho fez passar pelo fogo, segundo as abominações dos gentios que o Senhor lançara fora de diante dos filhos de Israel.; 21.6 - E até fez passar a seu filho pelo fogo, adivinhava pelas nuvens, era agoureiro e ordenou adivinhos e feiticeiros; e prosseguiu em fazer o que era mau aos olhos do Senhor, para o provocar à ira.). Não por acaso, o profeta Jeremias se refere ao Vale de Hinom como de julgamento (Jr 7.32 - Portanto, eis que vêm dias, diz o Senhor, em que não se chamará mais Tofete, nem Vale do Filho de Hinom, mas o Vale da Matança; e enterrarão em Tofete, por não haver outro lugar.; 19.6 -Por isso eis que dias vêm, diz o Senhor, em que este lugar não se chamará mais Tofete, nem o Vale do Filho de Hinom, mas o Vale da Matança.). No tempo do NT era um lugar em que se queimava o lixo da cidade. Essa palavra recebeu todo o simbolismo de “castigo eterno”, “fogo eterno” e “julgamento final” (Mt 23.33 - Serpentes, raça de víboras! como escapareis da condenação do inferno?; 25.41,46 - Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos; E irão estes para o tormento eterno, mas os justos para a vida eterna.) que faz jus ao termo Inferno.
O novo testamento já faz uma analise do temo inferno como lugar de tormento e castigo para aqueles que morreram sem salvação. Aqueles que praticaram e morreram no pecado.
SINOPSE II
A palavra Inferno aparece na Bíblia tanto no Antigo quanto no Novo Testamento.
AUXÍLIO BIBLIOLÓGICO
Professor(a), explique que Jesus também retrata a extrema angústia dos que sofrem o castigo final de serem ‘lançados nas trevas exteriores; ali, haverá pranto e ranger de dentes’ (Mt 8.12).Os apóstolos também ensinam a ideia de um severo castigo eterno para os perdidos. Na volta de Cristo, os que vivem fora de um relacionamento adequado com o Senhor Deus experimentarão repentina destruição (1 Ts 5.3), quando os anjos vieram ‘como labaredas de fogo’ e ‘tomando vingança dos que não conhecem a Deus e dos que não obedecem ao Evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo (2 Ts 1.6-9). O autor aos Hebreus fala de ‘uma certa expectativa horrível de juízo e ardor de fogo, que há de devorar os adversários’ (Hb 10.27). Apocalipse descreve que ‘a fumaça do seu tormento sobre para todo o sempre ‘(Ap 14.11) e que os ímpios serão lançados no lago que arde com fogo e enxofre” (Ap 21.8) (Dicionário Bíblico Baker. Rio de Janeiro: CPAD, 2023, p. 256).
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III- A DOUTRINA BÍBLICA DO INFERNO
1-O conceito bíblico de Inferno.
À luz de Mateus 25.41 - Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos;, o Inferno é um lugar real. O Deus justo e bom jamais faria um lugar como esse para o ser humano criado à sua imagem e semelhança (Gn 1.26 - E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra.), mas, sim, para o Diabo e seus anjos que se rebelaram contra Ele (2 Pe 2.4 - Porque, se Deus não perdoou aos anjos que pecaram, mas, havendo-os lançado no inferno, os entregou às cadeias da escuridão, ficando reservados para o juízo;; Jd 1.6 - E aos anjos que não guardaram o seu principado, mas deixaram a sua própria habitação, reservou na escuridão e em prisões eternas até ao juízo daquele grande dia;; Ap 12.7 - E houve batalha no céu; Miguel e os seus anjos batalhavam contra o dragão, e batalhavam o dragão e os seus anjos;). Entretanto, quando ser humano despreza a Deus e sua Palavra, colocando-se sob o governo do deus deste século, o Diabo, será também sentenciado e destinado ao mesmo lugar que Satanás e seus demônios foram (2 Co 4. 4 - Nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus.).
2- O que ensina a doutrina?
A realidade do Inferno é um ensino integralmente bíblico (Mt 10.28 - E não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei antes aquele que pode fazer perecer no inferno a alma e o corpo.; 23.33; Mc 9.43 - E, se a tua mão te escandalizar, corta-a; melhor é para ti entrares na vida aleijado do que, tendo duas mãos, ires para o inferno, para o fogo que nunca se apaga,; Lc 12.5 - Mas eu vos mostrarei a quem deveis temer; temei aquele que, depois de matar, tem poder para lançar no inferno; sim, vos digo, a esse temei.), descrito como um lugar de tristeza, vergonha, dor e extrema agonia. Isso porque o ser humano irá para o Inferno de maneira integral: corpo e alma. Assim, de acordo com o vasto ensino do Novo Testamento, todas as pessoas que desprezam Jesus como Senhor e Salvador de suas vidas passarão a eternidade totalmente separadas de Deus, na presença do Diabo e seus demônios (Mt 25.41).
3- O castigo será eterno.
Diversas passagens do Novo Testamento denotam a realidade do Inferno como lugar de castigo eterno: fogo inextinguível (Mt 3.12 - Em sua mão tem a pá, e limpará a sua eira, e recolherá no celeiro o seu trigo, e queimará a palha com fogo que nunca se apagará. ; Mc 9.43,48); fornalha acesa (Mt 13.42,50 - E lançá-los-ão na fornalha de fogo; ali haverá pranto e ranger de dentes. E lançá-los-ão na fornalha de fogo; ali haverá pranto e ranger de dentes.); trevas (Mt 8.12 - E os filhos do reino serão lançados nas trevas exteriores; ali haverá pranto e ranger de dentes. ; 22.13 - Disse, então, o rei aos servos: Amarrai-o de pés e mãos, levai-o, e lançai-o nas trevas exteriores; ali haverá pranto e ranger de dentes.); fogo eterno (Mt 25.41); Lago de Fogo (Ap 19.20 - E a besta foi presa, e com ela o falso profeta, que diante dela fizera os sinais, com que enganou os que receberam o sinal da besta, e adoraram a sua imagem. Estes dois foram lançados vivos no lago de fogo que arde com enxofre.; 20.10,14,15). Então, o castigo eterno se configura como uma penalidade aos que se rebelaram contra Deus e sua Palavra. Por isso, esse castigo tem relação direta com o pecado. Todos os pecadores que não se arrependeram de seus pecados serão lançados no Lago de Fogo, o Inferno, logo após o julgamento do Grande Trono Branco (Ap 20.11-15). Contudo, precisamos observar algo importante. A ida do ser humano para o Inferno não é uma iniciativa primária de Deus, mas um fruto da escolha do ser humano em viver deliberadamente em rebelião contra o Altíssimo. O ensino bíblico é claro e simples: os que rejeitaram a Cristo receberão o castigo eterno (Mt 25.46 - E irão estes para o tormento eterno, mas os justos para a vida eterna.); os que escolheram a Cristo receberão a vida eterna (Jo 5.26 - Em verdade, em verdade vos digo que vem a hora, e agora é, em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus, e os que a ouvirem viverão.). Portanto, a escolha de ir para o Céu ou para o Inferno, se passarmos a eternidade com Cristo ou sem Ele, é pessoal.
O conceito bíblico sobre o inferno é que ele é um lugar real, a doutrina sobre sua existência tem fundamento na bíblia, e que ele está preparado para o diabo, seus anjos e a todos aqueles que desprezam a Deus e a salvação em Jesus, e que é um lugar de eterno sofrimento onde os que ali forem colocados viveram por toda a eternidade em tormento separado de Deus.
O desejo de Deus não é que o homem desça ao inferno, mas que se arrependa e volte-se pra Ele e desfrute da eternidade junto Dele. A condição do seu destino é o próprio homem quem decide.
SINOPSE III
A doutrina bíblica do Inferno prova a sua realidade.
CONCLUSÃO
À luz da Bíblia, a possibilidade de passar a eternidade num contexto de dor e sofrimento é real. Por isso, essa realidade deve valorizar mais a tão grande salvação que Deus providenciou para as nossas vidas e, por isso, devemos estar firmes em Jesus durante a nossa jornada de fé, pois sem Cristo, o ser humano passará a eternidade longe de Deus.
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com a Palavra
REVISANDO O CONTEÚDO
1- Explique pelo menos um argumento apresentado na lição que nega o ensino bíblico sobre o Inferno.
Teólogos modernos e pós-modernos negam a inspiração plenária da Bíblia e, por isso, agem para enfraquecer a doutrina bíblica sobre o Inferno, dizendo que se trata de um pensamento pagão que deve ser erradicado da Bíblia.
2- O que os falsos ensinadores afirmam ao distorcerem as verdades do cristianismo bíblico?
O que eles fazem é transformar a verdade de Deus em mentira, negar integralmente o ensinamento bíblico a respeito da realidade bíblica do Inferno como se encontra claramente exposto no Novo Testamento.
3- Qual palavra do Novo Testamento traz o simbolismo de “castigo eterno”, “fogo eterno” e “julgamento final”?
A palavra geena recebeu todo o simbolismo de “castigo eterno”, “fogo eterno” e “julgamento final” (Mt 23.33; 25.41,46) que faz jus ao termo Inferno.
4- Cite ao menos três expressões que descrevem o Inferno.
Fornalha acesa (Mt 13.42,50); fogo eterno (Mt 25.41); Lago de Fogo (Ap 19.20; 20.10,14,15).
5- De quem é a iniciativa primária do destino do ser humano ao Inferno?
A ida do ser humano para o Inferno não é uma iniciativa primária de Deus, mas um fruto da escolha do ser humano em viver deliberadamente em rebelião contra o Altíssimo.
DICIONÁRIO HEBRAICO NESSA LIÇÃO:
Sheol, significa mundo inferior dos mortos, sepultura, inferno, cova. morada dos mortos, lugar que não tem retorno, lugar de castigo.
DICIONÁRIO GREGO NESSA LIÇÃO:
Hades, significa lugar de castigo;
Tártaro significa um abismo mais profundo que a sepultura, a habitação dos ímpios mortos em que eles sofrem punição pelas suas obras más;
Geena significa castigo eterno, fogo eterno e julgamento final.
Pb. Rogério Faustino
Escola Bíblica ︱2º Trimestre de 2024︱
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