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LIÇÃO 11 - REVELAÇÕES SOBRE O TEMPO DO FIM

 

TEXTO PRINCIPAL
“E aconteceu que, havendo eu, Daniel, visto a visão, busquei entendê-la e eis que se me apresentou diante uma como semelhança de homem.” (Dn 8.10)

RESUMO DA LIÇÃO
O conhecimento das coisas futuras nos dá esperança e a certeza de que Deus está no controle de todas as coisas.

LEITURA SEMANAL
SEGUNDA – 2Ts 2.3-4 O homem da iniquidade.
³ Ninguém de maneira alguma vos engane; porque não será assim sem que antes venha a apostasia, e se manifeste o homem do pecado, o filho da perdição,
⁴ O qual se opõe, e se levanta contra tudo o que se chama Deus, ou se adora; de sorte que se assentará, como Deus, no templo de Deus, querendo parecer Deus.
2 Tessalonicenses 2.3,4

TERÇA – Ap 13.1-10 Os atos da Besta.
¹ E eu pus-me sobre a areia do mar, e vi subir do mar uma besta que tinha sete cabeças e dez chifres, e sobre os seus chifres dez diademas, e sobre as suas cabeças um nome de blasfêmia.
² E a besta que vi era semelhante ao leopardo, e os seus pés como os de urso, e a sua boca como a de leão; e o dragão deu-lhe o seu poder, e o seu trono, e grande poderio.
³ E vi uma das suas cabeças como ferida de morte, e a sua chaga mortal foi curada; e toda a terra se maravilhou após a besta.
⁴ E adoraram o dragão que deu à besta o seu poder; e adoraram a besta, dizendo: Quem é semelhante à besta? Quem poderá batalhar contra ela?
⁵ E foi-lhe dada uma boca, para proferir grandes coisas e blasfêmias; e deu-se-lhe poder para agir por quarenta e dois meses.
⁶ E abriu a sua boca em blasfêmias contra Deus, para blasfemar do seu nome, e do seu tabernáculo, e dos que habitam no céu.
⁷ E foi-lhe permitido fazer guerra aos santos, e vencê-los; e deu-se-lhe poder sobre toda a tribo, e língua, e nação.
⁸ E adoraram-na todos os que habitam sobre a terra, esses cujos nomes não estão escritos no livro da vida do Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo.
⁹ Se alguém tem ouvidos, ouça.
¹⁰ Se alguém leva em cativeiro, em cativeiro irá; se alguém matar à espada, necessário é que à espada seja morto. Aqui está a paciência e a fé dos santos.
Apocalipse 13.1-10

QUARTA – 1 Jo 2.18 Anticristos no mundo.
¹⁸ Filhinhos, é já a última hora; e, como ouvistes que vem o anticristo, também agora muitos se têm feito anticristos, por onde conhecemos que é já a última hora.
1 João 2.18

QUINTA – 2 Pe 3.13-14 Esperança futura.
¹³ Mas nós, segundo a sua promessa, aguardamos novos céus e nova terra, em que habita a justiça.
¹⁴ Por isso, amados, aguardando estas coisas, procurai que dele sejais achados imaculados e irrepreensíveis em paz.
2 Pedro 3.13,14

SEXTA – Rm 12.21. Vencendo o mal com o bem.
²¹ Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem.
Romanos 12.21

SÁBADO – 1Ts 4.16-17 Esperança futura.
¹⁶ Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro.
¹⁷ Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor.
1 Tessalonicenses 4.16,17

OBJETIVOS
CONHECER a visão de Daniel do carneiro e do bode:
COMPREENDER a simbologia do bode e do pequeno chifre;
APRENDER sobre o cumprimento da visão para o tempo do fim.

INTERAÇÃO
Professor(a), no oitavo capítulo, encontramos o relato de Daniel sobre uma visão profética que teve no terceiro ano do reinado de Belsazar Nessa visão, Daniel foi transportado espiritualmente para a cidadela de Susã, na região de Elão, onde testemunhou uma intensa batalha entre um carneiro e um bode. Esses símbolos representam eventos relacionados aos impérios Medo-Persa e Grego, além de fornecerem um vislumbre profético da ascensão do Anticristo. Essa visão preenche os principais detalhes do plano divino para a humanidade até o fim dos tempos, Além disso, ela nos lembra que, mesmo em meio a turbulência geopolítica. Deus mantém o controle soberano sobre a ascensão e queda de reis e reinos. Nessa passagem, os fiéis foram previamente informados das calamidades que estavam porvir, a fim de que eles pudessem direcionar seus olhares para o Senhor e confiar em sua soberania, mesmo em tempos de incerteza.

ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA
Nesta aula recorde aos seus alunos o sentido da palavra ‘escetologia’. Ela é formada pela junção dos termos “eschafos”, que significa “último” ou “fina[“, e “logos’, que significa “estudo” ou “tratado”, Portanto, a escatologia estuda os últimos acontecimentos da história humana, conforme Deus revelou em sua Palavra. Lembre que ao estudarmos esses temas não podemos ser direcionados pela especulação, pelo medo e pela fuga da realidade. Em vez disso, precisamos nos manter vinculados àquilo que a Bíblia diz, termos uma perspectiva de esperança e mantermos o nosso compromisso com a vida cotidiana. Uma visão distorcida do estudo das últimas coisas pode levar a busca de detalhes sensacionalistas e a negligência das responsabilidades terrenas. No entanto, a abordagem escatológica correta nos direciona para compreensão dos princípios chave das Escrituras, a confiança em Deus e a expectativa no cumprimento da sua Palavra. Use o quadro abaixo que mostram dois erros comuns e opostos quando se estuda o fim dos tempos.
Tendência à Especulação injustificada   
A queda na rotina de especulações e conjecturas injustificadas resulta no desejo de arrancar mais dados detalhados da Bíblia do que a Bíblia claramente fornece. As passagens proféticas da Bíblia são infladas até que as demais coisas que ela tem a dizer são marginalizadas, empurrando Jesus e o evangelho para as bordas e cantos de cada página.           
Tendência ao Cinismo Desistente
A queda na rotina do cinismo desistente sobre o fim dos tempos resulta em minimizar ou ignorar a importância dos textos sobre o fim dos tempos. Parece que uma compreensão equilibrada é inatingível, de forma que os cristãos abandonam o estudo cuidadoso do fim dos tempos. Jesus é descentralizado quando os leitores deixam de esperar ansiosamente pelo Salvador como a consumação do plano de Deus para o mundo.

TEXTO BÍBLICO
Daniel 8.1-6
¹ No ano terceiro do reinado do rei Belsazar, apareceu-me uma visão, a mim, Daniel, depois daquela que me apareceu no princípio.
² E vi na visão (acontecendo, quando vi, que eu estava na cidadela de Susã, na província de Elão), vi, pois, na visão, que eu estava junto ao rio Ulai.
³ E levantei os meus olhos e vi, e eis que um carneiro estava diante do rio, o qual tinha duas pontas; e as duas pontas eram altas, mas uma era mais alta do que a outra; e a mais alta subiu por último.
⁴ Vi que o carneiro dava marradas para o ocidente, e para o norte, e para o meio-dia; e nenhum animal podiam estar diante de[e, nem havia quem pudesse Livrar-se da sua mão; e ele fazia conforme a sua vontade e se engrandecia.
⁵ E, estando eu considerando, eis que um bode vinha do ocidente sobre toda a terra, mas sem tocar no chão; e aquele bode tinha uma ponta notável entre os outros.
⁶ Dirigiu-se ao carneiro que tinha as duas pontas, ao qual eu tinha visto diante do rio: e correu contra ele com todo o ímpeto da sua força.

INTRODUÇÃO

Nesta lição, estudaremos o capítulo 8 do livro de Daniel. Esta visão, narrada por Daniel, descreve um conflito entre um carneiro e um bode, numa alusão aos impérios Medo-Persa e Grego. Ao mesmo tempo, a passagem descreve uma revelação sobre Antíoco Epifânio e a sua representação do Anticristo, nos tempos do fim.

I – A VISÃO DE UM CARNEIRO E UM BODE

1- Características da visão. 
A visão do capítulo 8 ocorre no terceiro ano do reinado de Belsazar (Foi o ultimo rei babilônico,  filho de Nabonido. Não, Belsazar não era filho de Nabucodonosor.  O que acontece é que na narrativa bíblica é comum o uso da palavra “filho” com o significado de descendente. Tem sido aceito que sua mãe era Nitócris, filha de Nabucodonosor. Se essa sugestão estiver correta, então é provável que Nitócris seja a rainha-mãe mencionada em Daniel 5. Foi o governante da Babilônia que morreu em decorrência da invasão da cidade pelos medos e pelos persas sob o comando de Ciro em 539 a.C.), por volta de 550/549 a.C. Não se tratava de uma visão pelos olhos físicos e nem imaginação da mente humana, mas uma revelação celestial concedida pelo Senhor ao seu servo. Em seu vislumbre profético, Daniel se vê na cidadela de Susã, na província de Elão, localizada a cerca de 300 quilômetros a leste da Babilônia. A expressão “cidadela” alude a um local específico, referindo-se a uma fortaleza situada em lugar estratégico, que domina e protege uma cidade. Segundo historiadores, Susã servia como residência de inverno dos reis persas. É importante perceber que grande parte da visão é explicada pelo anjo Gabriel, a quem Deus enviou com o propósito de dar a interpretação a Daniel.

2- O carneiro. 
O primeiro animal da visão do profeta é um carneiro que possuía duas pontas (chifres), simbolizando o império Medo-Persa (v. 20 - ²⁰ Aquele carneiro que viste com dois chifres são os reis da Média e da Pérsia,). Os dois chifres compridos do animal, sendo um maior que o outro, representam a história destes dois impérios que se unem após a conquista da Média por volta de 550 a,C, dando origem ao Império Aquemênida. O chifre mais alto (v. 3 - ³ E levantei os meus olhos, e vi, e eis que um carneiro estava diante do rio, o qual tinha dois chifres; e os dois chifres eram altos, mas um era mais alto do que o outro; e o mais alto subiu por último.) aponta para a Pérsia, que apesar de ser posterior ao reino Medo, tornou-se proeminente.
3- Ciro, o Grande. 
Este foi o Líder persa responsável por essa unificação e, posteriormente, pela tomada da Babilônia. Trata-se do mesmo Ciro ( Ciro,  o Grande, ou Ciro II, filho de Cambises e neto de Ciro I. Ciro foi o rei da Pérsia que governou aproximadamente entre 559 e 530 a.C.) mencionado pelo profeta Isaías (ls 44.28 - ²⁸ Que digo de Ciro: É meu pastor, e cumprirá tudo o que me apraz, dizendo também a Jerusalém: Tu serás edificada; e ao templo: Tu serás fundado.: 45.1 - ¹ Assim diz o SENHOR ao seu ungido, a Ciro, a quem tomo pela mão direita, para abater as nações diante de sua face, e descingir os lombos dos reis, para abrir diante dele as portas, e as portas não se fecharão.) que Deus levantou para colocar fim ao período de exílio dos judeus na Babilônia (Ed 1.1 - ¹ No primeiro ano de Ciro, rei da Pérsia (para que se cumprisse a palavra do SENHOR, pela boca de Jeremias), despertou o SENHOR o espírito de Ciro, rei da Pérsia, o qual fez passar pregão por todo o seu reino, como também por escrito, dizendo:). Isso porque Deus é soberano e usa quem Ele quer para cumprir os seus desígnios sobre o seu povo e sobre o mundo. De acordo com o relato de Daniel (vv. 4,5 - ⁴ Vi que o carneiro dava marradas para o ocidente, e para o norte e para o sul; e nenhum dos animais lhe podia resistir; nem havia quem pudesse livrar-se da sua mão; e ele fazia conforme a sua vontade, e se engrandecia. ⁵ E, estando eu considerando, eis que um bode vinha do ocidente sobre toda a terra, mas sem tocar no chão; e aquele bode tinha um chifre insigne entre os olhos.). Ciro era um conquistador implacável, sendo invencível em suas campanhas militares, o que o tornou um líder poderoso. Filho do rei persa, Cambises, Ciro conseguiu conquistar os territórios da Mesopotâmia, de toda a Ásia Menor (atual Turquia) e de territórios a leste da Pérsia (parte ocidental da índia). Também é conhecido por sua atitude respeitosa em relação aos inimigos derrotados, tratando os povos conquistados com tolerância.
SUBSÍDIO 1
“Razões para estudar o fim dos tempos.
A questão não é se devemos estudar o fim dos tempos, Os cristãos têm de considerar o fim dos tempos Veja porquê:
1) Os apóstolos de Jesus mandaram que o povo de Deus pesquisasse as Escrituras ( 2Tm 3.14-17; 2Pe 1.19,20), e as Escrituras testificam que Deus dará um fim ao mundo como o Conhecemos (ls 65.17-25)
2) Jesus, repetidamente, lembrou os discípulos sobre sua futura chegada (Mt 24,42; veja também Mt 25.13; Mc 13.35-37; Lc 12.37)
3) Paulo disse aos seus leitores: “Mas vós, irmãos , já não estais em trevas, para que aquele Dia vos surpreenda como um ladrão, […] Vigiemos e sejamos sóbrios” (1 Ts 5.4,6)
4) No Apocalipse, João registrou esta bênção dita pelos próprios lábios de Jesus; -Eis que venho como ladrão. Bem-aventurado aquele que vigia’ (Ap 16.15)
Portanto, a questão não é se devemos pensar sobre o fim dos tempos, Deus é claro em querer que consideremos, cuidadosamente, sobre o fim dos tempos. A questão é: “Como podemos ‘controlar os pés’ em nosso estudo sobre o fim dos tempos? Como estudar a segunda vinda de Jesus sem nos desviar do curso e entrar em território doutrinal perigoso? Como explorar o fim dos tempos de forma a focarmos em Jesus?” Há um fato que você precisa saber para manter-se na direção certa quando se trata de estudar o fim dos tempos: Só é perigoso quando você foca na direção errada,” (JONES, Timothy Paul, Guia Profético para o Fim dos Tempos, Rio de Janeiro: CPAD, 2016, p.7)

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II- O BODE E O PEQUENO CHIFRE

1- O bode. 
O bode peludo que surge na visão de Daniel e derrota o carneiro é o rei da Grécia (v.21 - ²¹ Mas o bode peludo é o rei da Grécia; e o grande chifre que tinha entre os olhos é o primeiro rei;). Na história, ele é identificado como Alexandre, o Grande (356-323 a.C), rei da Macedônia. Amplamente reconhecido como um dos maiores líderes militares da história, graças às suas conquistas expansivas pelo mundo conhecido na época. Educado pelo filósofo Aristóteles, também difundiu a cultura grega por meio de uma política chamada ‘helenização‘. O fato do animal surgir “sem tocar no chão” (v.5) mostra a velocidade da sua expansão. Em doze anos de reinado, Alexandre tinha um vasto império que se estendia da Grécia até a Índia.
2- Os quatro chifres. 
Alexandre morreu com apenas 33 anos de idade sem sucessor familiar, cumprindo-se a profecia de que o seu reino seria quebrado e repartido, mas não para a sua posteridade (cf, Dn 11.8 - ⁸ Também os seus deuses com as suas imagens de fundição, com os seus objetos preciosos de prata e ouro, levará cativos para o Egito; e por alguns anos ele persistirá contra o rei do norte.). Os quatro chifres que surgem referem-se à divisão do reino depois da sua morte (v.22 - ²² E com os braços de uma inundação serão varridos de diante dele; e serão quebrantados, como também o príncipe da aliança.), que desencadeou uma série de lutas entre os seus generais: Cassandro, Lisímaco, Ptolomeu e Seleuco. O império foi então dividido em quatro partes, cada uma governada por um dos generais. 
I - Cassandro reinou na Macedônia; 
II - Lisímaco reinou na Trácia e Ásia Menor; 
III - Ptolomeu reinou no Egito; 
IV - Seleuco reinou sobre a Síria e o restante do Oriente Médio. 
Este último reino incluía a Judeia naquela ocasião e será ele o palco da sequência da profecia.

3- O pequeno chifre. 
Enquanto Daniel observava, viu surgir de um dos quatro chifres um pequeno chifre, que cresceu rapidamente e se lançou contra o exército do céu (v.10 - ¹⁰ Mas seus filhos intervirão e reunirão uma multidão de grandes forças; e virá apressadamente e inundará, e passará adiante; e, voltando levará a guerra até a sua fortaleza.), profanando o santuário. Historicamente, esse pequeno chifre simboliza Antíoco lV (215-162 a.C), pertencente à dinastia selêucida. Embora não fosse herdeiro direto do trono, Antíoco assumiu o poder após o assassinato de Seleuco IV Filopátor, em meio a intrigas e disputas. Ao assumir o trono sírio, mudou o título para Antíoco Epifânio, isto é, “Deus manifestado”, reinando de 175 a 164 a.C. Dotado de um temperamento cruel e sanguinário, esse homem cometeu diversas atrocidades contra o povo judeu, buscando o seu extermínio. Em uma de suas campanhas militares, invadiu Jerusalém e profanou o Templo, conforme a visão de Daniel (vv.10,11). Posteriormente, proibiu as práticas religiosas judaicas. Isto deu lugar a Revolta dos Macabeus, liderada por Judas Macabeus.


SUBSÍDIO 2
‘O carneiro medo-persa (8.3-4) Na primeira visão de Daniel no capítulo 7 os animais que simbolizavam o poder mundial eram animais selvagens. Agora a disposição da visão muda e dois desses mesmos poderes mundiais aparecem como animais domesticados – um carneiro e um bode. Será que é possível que o Espírito de Deus esteja retratando aqui mais uma importante fase da vida humana e da história, ou seja, o aspecto cultural? Enquanto o capítulo 7 ressalta o poder político das nações, o capítulo 7 destaca as influências culturais, Se concordarmos com essa hipótese, é possível imaginar que esses dois aspectos, provenientes de dois reinos diferentes, convirjam em dado momento em uma manifestação culminante do ma[, ou seja, no surgimento do Anticristo,” (SWIN, Ray E Comentário Bíblico Beacon. Vol. 4, Rio de Janeiro: CPAD, 2016, p, 529.)

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III – O TEMPO DO FIM

1- Um protótipo do Anticristo. 
Em razão de suas características e descrições bíblicas, Antíoco é tido por muitos intérpretes das Escrituras como um tipo de Anticristo, um líder no fim dos tempos que se levantará contra o povo de Deus e fará coisas semelhantes (vv.23-24 - ²³ E, depois do concerto com ele, usará de engano; e subirá, e se tornará forte com pouca gente. ²⁴ Virá também caladamente aos lugares mais férteis da província, e fará o que nunca fizeram seus pais, nem os pais de seus pais; repartirá entre eles a presa e os despojos, e os bens, e formará os seus projetos contra as fortalezas, mas por certo tempo.). Conforme o ensino do saudoso Pr. Antônio Gilberto, Antíoco seria o cumprimento parcial desta visão o Anticristo, o cumprimento cabal. Suas características são as de um ditador mundial. Será o último grande governo mundial da história, identificado em Apocalipse como a besta que surge do mar (Ap 13.1 - ¹ E eu pus-me sobre a areia do mar, e vi subir do mar uma besta que tinha sete cabeças e dez chifres, e sobre os seus chifres dez diademas, e sobre as suas cabeças um nome de blasfêmia.) – é uma personagem que terá controle sobre dez reinos. Ela representa o Anticristo e o seu governo (Ap 17.13 - ¹³ Estes têm um mesmo intento, e entregarão o seu poder e autoridade à besta.). Contudo, assim como Antíoco, o Anticristo também será derrotado, mas não por algum rei humano, mas pelo próprio Cristo (v.25 - ²⁵ E pelo seu entendimento também fará prosperar o engano na sua mão; e no seu coração se engrandecerá, e destruirá a muitos que vivem em segurança; e se levantará contra o Príncipe dos príncipes, mas sem mão será quebrado.). O verso 25 retrata o Armagedom apocalíptico, quando o poder gentílico mundial sob o Anticristo será sobrenaturalmente destruído por Cristo na sua vinda.

2- Uma visão atormentadora. 
A visão foi tão terrível que Daniel ficou fragilizado, espantado (v.27 - ²⁷ E eu, Daniel, enfraqueci, e estive enfermo alguns dias; então levantei-me e tratei do negócio do rei. E espantei-me acerca da visão, e não havia quem a entendesse.) e adoeceu. Afinal, ele viu coisas angustiantes que se abateriam sobre o mundo e principalmente sobre o seu próprio povo. Por mais espirituais que possamos ser, existem momentos em que a fraqueza nos abate. Contudo, diz a Bíblia que ele se levantou e voltou aos seus afazeres perante o rei. Mesmo sabendo que o rei seria destronado, Daniel não deixou de trabalhar e servir. Isso mostra que o conhecimento do porvir e a escatologia não podem nos levar a uma fuga da realidade e das nossas responsabilidades terrenas.

3- Humildade e confiança diante do futuro. 
Ao final, Daniel declara que ninguém podia entender aquela visão: estava além da compreensão humana. O profeta foi humilde em reconhecer que nem mesmo ele tinha todas as respostas. Atitude muito diferente daqueles em nossos dias que parecem saber tudo sobre os eventos escatológicos, inclusive detalhes irrelevantes baseados em especulações. O estudo das últimas coisas exige seriedade e cautela (Dt 29.29 - ²⁹ As coisas encobertas pertencem ao Senhor nosso Deus, porém as reveladas nos pertencem a nós e a nossos filhos para sempre, para que cumpramos todas as palavras desta lei.; Rm 12.3 - ³ Porque pela graça que me é dada, digo a cada um dentre vós que não pense de si mesmo além do que convém; antes, pense com moderação, conforme a medida da fé que Deus repartiu a cada um.). Assim como o profeta, precisamos confiar no Senhor. Olhando para o contexto social e político, era praticamente improvável conjecturar os fatos futuros, como por exemplo a ascensão da Grécia.

SUBSIDIO 3
‘O Anticristo será um homem personificando o Diabo, porém, apresentando-se como se fosse Deus (Dn 11.36; 2Ts 4.3,4). […] A Besta ou Anticristo será uma personagem de uma habilidade e capacidade desconhecida até hoje Será o maior líder de toda a história; acima de qualquer famoso general ou governante mundial conhecido. Será portador de uma personalidade irresistível, Sua sabedoria e capacidade serão sobrenaturais. Além da ação diabólica direta- outros fatores contribuirão decisivamente para a implantação do governo do Anticristo, como poderio britânico, alta tecnologia e poder econômico. Será um grande demagogo. Influenciam decisivamente as massas com seus discursos inflamados (Ap 13.5). A Bíblia diz que toda a terra se maravilhara após a Besta (Ap 13.13), Exercerá uma influência e um fascínio extraordinário sobre as massas. […] O Anticristo será recebido ao aparecer como solução dos problemas e crises sociais e políticas que fustigam o mundo inteiro* para os quais os líderes mundiais mais capazes não encontram solução,’ (GILBERIO A. O Calendário da Profecia. 16.ed. Rio de Janeiro: CPAD.2003. pp.48,49)

CONCLUSÃO

Ao estudarmos os últimos eventos mundiais, de acordo com a revelação das Escrituras, somos tomados pela esperança e a certeza de que Deus está no controle de todas as coisas. Enquanto isso, vivendo nesse mundo, mantemos nossa responsabilidade social e afazeres.

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HORA DA REVISÃO

1- Qual o sentido da expressão “cidadela”?
A expressão cidadela refere-se a um local específico, referindo-se a uma fortaleza situada em lugar estratégico, que domina e protege uma cidade.

2- Quem o carneiro, na visão de Daniel, simbolizava?
O Império Medo-Persa

3- Na história, com quem é identificado o bode?
Alexandre, o Grande (356-323 a.C) rei da Macedônia

4- Em razão de suas características e descrições bíblicas, Antíoco é tido por muitos intérpretes da Escrituras como sendo quem?
Como um tipo de Anticristo, um líder no fim do tempos que se levantará contra o povo de Deus e fará coisas semelhantes(v.v. 23-24)

5- O que retrata do verso 25 da passagem em estudo?
O verso 25 retrata o Armagedom apocalíptico, quando o poder gentílico mundial, sob o Anticristo será sobrenaturalmente destruído por Cristo na sua vinda.

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Pb. Rogério Faustino
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