TEXTO ÁUREO
“Não pelas obras de justiça que
houvéssemos feito, mas, segundo a sua misericórdia, nos salvou pela lavagem da
regeneração e da renovação do Espírito Santo.” (Tt 3.5)
VERDADE PRÁTICA
A salvação é um ato da graça soberana de Deus pelo mérito de Jesus Cristo e não vem das obras humanas.
LEITURA DIÁRIA
Segunda – Não há recurso humano que possa salvar o ser humano.
A salvação é um ato da graça soberana de Deus pelo mérito de Jesus Cristo e não vem das obras humanas.
Segunda – Não há recurso humano que possa salvar o ser humano.
⁷ Nenhum deles de modo algum pode remir a seu irmão, ou dar a Deus o resgate dele.
⁸ (Pois a redenção da sua alma é caríssima, e cessará para sempre),
⁹ Para que viva para sempre, e não veja corrupção.
Salmos 49.7-9
Terça – Somente em Deus há salvação.
³ Não confieis em príncipes, nem em filho de homem, em quem não há salvação.
Salmos 146.3
Quarta – Jesus Cristo é o único Salvador do mundo.
¹⁶ Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
João 3.16
Quinta – A fé em Jesus é suficiente para a salvação.
¹ Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo;
Romanos 5.1
Sexta – Ninguém é salvo pelas obras da lei.
¹⁶ Sabendo que o homem não é justificado pelas obras da lei, mas pela fé em Jesus Cristo, temos também crido em Jesus Cristo, para sermos justificados pela fé em Cristo, e não pelas obras da lei; porquanto pelas obras da lei nenhuma carne será justificada.
Gálatas 2.16
Sábado – A graça e a verdade vieram por Jesus Cristo.
¹⁷ Porque a lei foi dada por Moisés; a graça e a verdade vieram por Jesus Cristo.
João 1.17
HINOS DA HARPA CRISTÃ
Neweb Harpa Cristã - Compromisso com o louvor cristão
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*** Autor desconhecido
1 O bom Pastor buscou-me
Já longe do redil,
E com ternura achou-me,
Caído, triste, vil!
As chagas com amor pensou,
E ao lar nos braços me levou.
Sim, Jesus amou-me,
Com amor buscou-me,
Ele mesmo restaurou-me a Deus;
Por Seu sangue, restaurou-me a Deus.
2 Seguiu-me, bem distante
Do Seu lugar, no céu,
E disse, em voz amante:
“Achei-te, tu és Meu”.
Jamais senti tão grande amor
Como este do meu bom Pastor.
3 Por Ele sou querido,
Que graça singular!
Pois Ele foi ferido,
A fim de me salvar;
Assim, ovelha dEle sou,
E com o Seu rebanho vou.
4 Prossigo alegre agora;
Deus dá poder cabal
E graça salvadora;
Protege-me do mal,
O bom Pastor comigo está,
Meus passos Ele guiará.
Já longe do redil,
E com ternura achou-me,
Caído, triste, vil!
As chagas com amor pensou,
E ao lar nos braços me levou.
Sim, Jesus amou-me,
Com amor buscou-me,
Ele mesmo restaurou-me a Deus;
Por Seu sangue, restaurou-me a Deus.
2 Seguiu-me, bem distante
Do Seu lugar, no céu,
E disse, em voz amante:
“Achei-te, tu és Meu”.
Jamais senti tão grande amor
Como este do meu bom Pastor.
3 Por Ele sou querido,
Que graça singular!
Pois Ele foi ferido,
A fim de me salvar;
Assim, ovelha dEle sou,
E com o Seu rebanho vou.
4 Prossigo alegre agora;
Deus dá poder cabal
E graça salvadora;
Protege-me do mal,
O bom Pastor comigo está,
Meus passos Ele guiará.
Emílio Conde
1 Deus amou de tal maneira
Este mundo sofredor.
Que à humanidade inteira,
Deus Seu Filho para Salvador.
E agora nunca mais perece
O que crê, mais vida eterna tem;
Quem em Cristo permanece.
Vai ser coroado além.
O pecado na cruz foi vencido,
Podes, pele fé, vencer também;
De justiça, ó sê vestido,
E receberás coroe além.
2 Prisioneiro do pecado,
Vagas sem esperança ter;
Mas Jesus foi enviado,
Para liberdade te trazer.
3 Tu que vives desviado
Sem a paz de Deus gozar,
Ouve a voz do Pai amado,
Que te espera para te abraçar.
Este mundo sofredor.
Que à humanidade inteira,
Deus Seu Filho para Salvador.
E agora nunca mais perece
O que crê, mais vida eterna tem;
Quem em Cristo permanece.
Vai ser coroado além.
O pecado na cruz foi vencido,
Podes, pele fé, vencer também;
De justiça, ó sê vestido,
E receberás coroe além.
Vagas sem esperança ter;
Mas Jesus foi enviado,
Para liberdade te trazer.
3 Tu que vives desviado
Sem a paz de Deus gozar,
Ouve a voz do Pai amado,
Que te espera para te abraçar.
Thomas Obediah Chishom
1 Tu és fiel, Senhor, meu
Pai celeste:
Pleno poder aos teus filhos darás.
Nunca mudaste: tu nunca faltaste:
Tal como eras, tu sempre serás.
Tu és fiel, Senhor! Tu és fiel, Senhor!
Dia após dia, com bênçãos sem fim,
Tua mercê me sustenta e me guarda.
Tu és fiel, Senhor, fiel a mim.
2 Flores e frutos, montanhas e mares,
Sol, Lua, estrelas no céu a brilhar:
Tudo criaste na terra e nos ares.
Todo o Universo vem pois te louvar!
3 Pleno perdão tu dás: paz, segurança:
Cada momento me guias, Senhor.
E, no porvir, oh! que doce esperança:
Desfrutarei do teu rico favor!
Pleno poder aos teus filhos darás.
Nunca mudaste: tu nunca faltaste:
Tal como eras, tu sempre serás.
Tu és fiel, Senhor! Tu és fiel, Senhor!
Dia após dia, com bênçãos sem fim,
Tua mercê me sustenta e me guarda.
Tu és fiel, Senhor, fiel a mim.
2 Flores e frutos, montanhas e mares,
Sol, Lua, estrelas no céu a brilhar:
Tudo criaste na terra e nos ares.
Todo o Universo vem pois te louvar!
3 Pleno perdão tu dás: paz, segurança:
Cada momento me guias, Senhor.
E, no porvir, oh! que doce esperança:
Desfrutarei do teu rico favor!
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
Efésios 2.1-10
¹ E vos vivificou, estando vós mortos em ofensas e pecados,
² em que, noutro tempo, andastes, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que, agora, opera nos filhos da desobediência;
³ entre os quais todos nós também, antes, andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como os outros também.
⁴ Mas Deus, que é riquíssimo em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou,
⁵ estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos),
⁶ e nos ressuscitou juntamente com ele, e nos fez assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus;
⁷ para mostrar nos séculos vindouros as abundantes riquezas da sua graça, pela sua benignidade para conosco em Cristo Jesus.
⁸ Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isso não vem de vós; é dom de Deus.
⁹ Não vem das obras, para que ninguém se glorie.
¹⁰ Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas.
PLANO DE AULA
1- INTRODUÇÃO
A lição desta semana traz o ensino bíblico a respeito da salvação. Nela, reafirmamos a afirmação bíblica da salvação pela graça mediante a fé em Cristo. Isso significa que a salvação se revela por meio da graça de Deus manifestada em Cristo Jesus, nosso Senhor. Ao mesmo tempo, também analisaremos algumas visões a respeito da salvação que contradizem o ensino bíblico. Veremos o quanto essas visões soteriológica distorcidas são prejudiciais à vida cristã e que, por isso, podem trazer muitos prejuízos espirituais.
¹ E vos vivificou, estando vós mortos em ofensas e pecados,
² em que, noutro tempo, andastes, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que, agora, opera nos filhos da desobediência;
³ entre os quais todos nós também, antes, andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como os outros também.
⁴ Mas Deus, que é riquíssimo em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou,
⁵ estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos),
⁶ e nos ressuscitou juntamente com ele, e nos fez assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus;
⁷ para mostrar nos séculos vindouros as abundantes riquezas da sua graça, pela sua benignidade para conosco em Cristo Jesus.
⁸ Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isso não vem de vós; é dom de Deus.
⁹ Não vem das obras, para que ninguém se glorie.
¹⁰ Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas.
1- INTRODUÇÃO
A lição desta semana traz o ensino bíblico a respeito da salvação. Nela, reafirmamos a afirmação bíblica da salvação pela graça mediante a fé em Cristo. Isso significa que a salvação se revela por meio da graça de Deus manifestada em Cristo Jesus, nosso Senhor. Ao mesmo tempo, também analisaremos algumas visões a respeito da salvação que contradizem o ensino bíblico. Veremos o quanto essas visões soteriológica distorcidas são prejudiciais à vida cristã e que, por isso, podem trazer muitos prejuízos espirituais.
2- APRESENTAÇÃO DA LIÇÃO
A) Objetivos da Lição:
I) Ensinar a respeito da doutrina da salvação sob a graça de Deus;
II) Elencar ensinos inadequados sobre a salvação na antiguidade;
III) Correlacioná-los aos ensinos inadequados sobre a salvação na atualidade. 2016
B) Motivação:
Há ensinos a
respeito da salvação que defendem uma ideia de redenção como um processo
evolutivo da vida em que a ênfase recai no esforço próprio. Vemos isso nas
religiões reencarnacionistas. Há também os legalistas, que atribuem a salvação à
observação rigorosa da lei, também mediante ao esforço próprio, como nos
judaizantes. O fato é que a Bíblia nos mostra que a salvação é pura graça de
Deus comunicada a nós por intermédio do Espírito Santo, que nos convence do
pecado, da justiça e do juízo.
C) Sugestão de Método:
Para
introduzir o último tópico da presente lição, sugerimos que você crie uma
tabela com a presença das três visões sobre salvação conforme descritas na
lição: Islamismo, Testemunhas de Jeová e Mormonismo. Apresente essa tabela no
projetor ou diretamente na lousa. À medida que você for apresentando as visões
inadequadas da salvação, apresente o contraponto bíblico conforme explicado no
primeiro tópico. Afirme a relevância do ensino bíblico preservar a iniciativa
amorosa de Deus em salvar o ser humano (Jo 3.16).
3- CONCLUSÃO DA LIÇÃO
A) Aplicação:
Somente pela graça
de Deus é possível nos aproximar dEle, amá-lo e viver segundo a sua vontade.
Para esse processo se tornar real em nossas vidas, temos o auxílio do Espírito
Santo para nos conduzir de acordo com os propósitos de Deus.
4- SUBSÍDIO AO PROFESSOR
A) Revista Ensinador Cristão.
Vale a pena conhecer essa revista que traz reportagens, artigos, entrevistas e
subsídios de apoio à Lições Bíblicas Adultos. Na edição 100, P.41, você
encontrará um subsídio especial para esta lição.
B) Auxílios Especiais:
Ao final
do tópico, você encontrará auxílios que darão suporte na preparação de sua
aula: 1) O texto “Como a Morte de Jesus Pode Trazer o Perdão?”, logo após o
primeiro tópico, aprofunda a obra salvífica de Cristo mediante a graça de Deus;
2) O texto “Alá É Idêntico ao Deus Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo?”, ao final do terceiro tópico, aprofunda a distinção entre Islamismo e Cristianismo
O apóstolo Paulo mostra nessa
Leitura Bíblica em Classe o contraste entre o estado espiritual da miséria
humana e a restauração à comunhão com Deus. Além disso, deixa claro a
impossibilidade de qualquer pessoa angariar a salvação por meio de seu próprio esforço,
e até mesmo, de desejar a salvação ou sentir a necessidade de Deus, senão por
intervenção divina direta, por meio do Espírito Santo.
2) O texto “Alá É Idêntico ao Deus Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo?”, ao final do terceiro tópico, aprofunda a distinção entre Islamismo e Cristianismo
INTRODUÇÃO
Palavra-Chave: Salvação
I – A SALVAÇÃO SOB A GRAÇA DE DEUS
O relato da condição pecaminosa da natureza humana
confirma a extensão da corrupção do gênero humano, estudado na lição anterior.
O apóstolo emprega algumas expressões para reforçar a dura realidade do pecado:
“mortos em ofensas e pecados” (v. 1); andar “segundo o curso deste mundo” (v.
2); “segundo o príncipe das potestades do ar” (v. 2.b); “do espírito que,
agora, opera nos filhos da desobediência” (v. 2c); “andávamos nos desejos da
nossa carne” (v. 3); “éramos por natureza filhos da ira” (v. 3b). É uma triste
fotografia da raça humana.
2- Mortos em ofensas e pecados
(vv. 1, 5).
As expressões “E vos vivificou” (v. 1) e “nos vivificou juntamente
com Cristo” (v. 5) revelam a ação do Espírito Santo em favor dos pecadores, que
a salvação só é possível mediante a graça de Deus, e sem ela ninguém pode ser
salvo (vv. 4, 5). Mas há algo que precisa ser esclarecido, as expressões
“mortos em ofensas e pecados” (v. 1) e “mortos em nossas ofensas” (v. 5) não
devem ser entendidas literalmente por se tratar de uma metáfora, uma das
figuras de linguagem para descrever o estado da queda espiritual. Por “morte
espiritual”, a Bíblia quer dizer que a humanidade caída está separada de Deus
(Is 59.2 - ² Mas as vossas iniqüidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que não vos ouça.) e não significa aniquilação espiritual total.
Essa passagem bíblica elimina qualquer interpretação ou tentativa da salvação
com ajuda humana ou de qualquer esforço adicional para completar a obra de
Cristo. O termo “graça” significa literalmente “favor imerecido”, o favor
divino do qual não somos merecedores. A salvação é pela graça de Deus mediante
a fé em Jesus e não vem das obras, pois não se trata de uma recompensa. Uma boa
exegese esclarece que a expressão “isto é dom de Deus” se refere à salvação
pela graça e não à fé. Como afirma o respeitado erudito da língua grega, A. T.
Robertson: “a graça é a parte de Deus e a fé é a nossa”. De modo, como dizia
Norman Geisler, “a fé é o meio e a salvação é o fim. O meio vem antes do fim”.
SINOPSE I
O ensino bíblico sobre a salvação descreve o real estado do ser humano caído em pecado e ofensas. Por isso, só a graça de Deus pode salvá-lo.
“COMO A MORTE DE JESUS PODE
TRAZER O PERDÃO?
As Escrituras ensinam que toda a humanidade está manchada e corrompida pelo pecado, tanto por causa do pecado de nosso antepassado, Adão (Rm 5.12- 21), como porque nós mesmos somos todos pecadores (Ef 2.1-3). Deus, como o justo Juiz, não pode ignorar o pecado, e não o fará, uma vez que o pecado viola a sua natureza e traz destruição para o mundo perfeito que Ele criou. […] O Novo Testamento nos fala que a morte de Jesus propiciou o perdão, pelo menos de três maneiras. Em primeiro lugar, a morte de Jesus foi um sacrifício pelos nossos pecados. Cristo cumpre o sistema de sacrifícios do Antigo Testamento, sendo, ao mesmo tempo, sumo sacerdote e sacrifício (Hb 5-10). […] Em segundo lugar, o Novo Testamento fala sobre a morte de Cristo como uma ‘propiciação’ pelos nossos pecados (Rm 3.21-26). Esta palavra, hilasmos, tem o significado de ‘uma oferta que satisfaz a ira de Deus pelo pecado’, todavia, notavelmente, o próprio Deus fornece esta oferta. Quando Jesus morreu na cruz, clamou: ‘Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?’ (Mt 27.46). […] Em terceiro lugar, e relacionado aos dois aspectos já mencionados, a Bíblia fala sobre a morte de Cristo como uma substituição. Jesus não veio para ser servido, mas para servir e “dar a sua vida em resgate de muitos” (Mc 10.45). Jesus “se deu a si mesmo por nossos pecados, para nos livrar do presente século mau” (Gl 1.4)” (Bíblia de Estudo Apologética Cristã. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2017, p.1878).
O ensino bíblico sobre a salvação descreve o real estado do ser humano caído em pecado e ofensas. Por isso, só a graça de Deus pode salvá-lo.
AUXÍLIO BIBLIOLÓGICO
As Escrituras ensinam que toda a humanidade está manchada e corrompida pelo pecado, tanto por causa do pecado de nosso antepassado, Adão (Rm 5.12- 21), como porque nós mesmos somos todos pecadores (Ef 2.1-3). Deus, como o justo Juiz, não pode ignorar o pecado, e não o fará, uma vez que o pecado viola a sua natureza e traz destruição para o mundo perfeito que Ele criou. […] O Novo Testamento nos fala que a morte de Jesus propiciou o perdão, pelo menos de três maneiras. Em primeiro lugar, a morte de Jesus foi um sacrifício pelos nossos pecados. Cristo cumpre o sistema de sacrifícios do Antigo Testamento, sendo, ao mesmo tempo, sumo sacerdote e sacrifício (Hb 5-10). […] Em segundo lugar, o Novo Testamento fala sobre a morte de Cristo como uma ‘propiciação’ pelos nossos pecados (Rm 3.21-26). Esta palavra, hilasmos, tem o significado de ‘uma oferta que satisfaz a ira de Deus pelo pecado’, todavia, notavelmente, o próprio Deus fornece esta oferta. Quando Jesus morreu na cruz, clamou: ‘Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?’ (Mt 27.46). […] Em terceiro lugar, e relacionado aos dois aspectos já mencionados, a Bíblia fala sobre a morte de Cristo como uma substituição. Jesus não veio para ser servido, mas para servir e “dar a sua vida em resgate de muitos” (Mc 10.45). Jesus “se deu a si mesmo por nossos pecados, para nos livrar do presente século mau” (Gl 1.4)” (Bíblia de Estudo Apologética Cristã. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2017, p.1878).
Escola Bíblica ︱1º
Trimestre de 2025︱Adultos︱Em
Defesa da Fé Cristã - Combatendo as Antigas Heresias que se
Apresentam com Nova Aparência ︱Neweb ︱Compromisso
com a Palavra
II- SOTERIOLOGIAS INADEQUADAS NA ANTIGUIDADE
Com o
termo “soteriologia” ( Soteriologia é a doutrina da salvação. E a área da teologia que estuda a salvação em todos os seus aspectos. )nos referimos aos diversos ensinos religiosos inadequados
sobre a salvação. O primeiro deles é a doutrina da reencarnação, tão antiga
quanto a humanidade, originária do Hinduísmo, mas presente também no Budismo,
no Jainismo e no Sikhismo. É defendida, pelos Hare Krishnas, kardecistas e
muitos outros. Os adeptos da doutrina da reencarnação têm em comum a busca da
perfeição por meio de um progresso evolutivo até que esses ciclos da roda de
renascimento parem de girar. Em resumo: a salvação pelo seu próprio esforço e
sem Jesus. Trata-se de uma crença antibíblica (Sl 78.39 - ³⁹ Porque se lembrou de que eram de carne, vento que passa e não volta.; Hb 9.27 - ²⁷ E, como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o juízo,; Jo 9.1-3 - ¹ E, passando Jesus, viu um homem cego de nascença. ² E os seus discípulos lhe perguntaram, dizendo: Rabi, quem pecou, este ou seus pais, para que nascesse cego? ³ Jesus respondeu: Nem ele pecou nem seus pais; mas foi assim para que se manifestem nele as obras de Deus.).
No sinergismo por sua vez acredita-se que quando Deus quer salvar o homem também deve querer ser salvo. Ele recebe, aceita e responde positivamente ao chamado de Deus a salvação.
Hinduismo: Hinduísmo é um termo genérico para uma ampla gama de tradições religiosas e espirituais indianas (sampradayas) que são unificadas pelo conceito de dharma ('dharma hindu'), uma ordem universal mantida por seus seguidores por meio de rituais e vida justa. É a terceira maior religião do mundo, com aproximadamente 1,2 bilhão de seguidores, ou cerca de 15% da população global, conhecidos como hindus.
Budismo: O budismo é uma religião indiana baseada nos ensinamentos de Sidarta Gautama, conhecido como o Buda. Atualmente é a quarta maior religião do mundo,[3] com mais de 520 milhões de seguidores (cerca de 7% a 8% da população global).
Jainismo, também conhecido como Jain Dharma, é uma religião indiana que traça suas ideias espirituais e história através da sucessão de vinte e quatro tirthankaras (pregadores supremos do Dharma). A religião tem entre quatro e cinco milhões de seguidores, conhecidos como jainistas, que residem principalmente na Índia, onde somam cerca de 4,5 milhões de acordo com o censo de 2011. Fora da Índia, algumas das maiores comunidades estão no Canadá, Europa e Estados Unidos, com o Japão hospedando uma comunidade crescente de convertidos.
Siquismo ou sikhismo (em panjabi: ਸਿੱਖੀ) é uma religião dármica (também categorizada como uma religião étnica por alguns estudiosos) e uma filosofia que se originou na região ocidental do Himalaia e sub-Himalaia do Punjabe no subcontinente indiano, por volta do final do século XV. É a religião organizada mais recentemente fundada e é a quinta maior do mundo, com cerca de 25 a 30 milhões de adeptos (conhecidos como siques ou sikhs) no início do século XXI.
Existe uma lição sobre essas religiões:
2º Trimestre de 2006
Título: Heresias e Modismos — Combatendo os erros doutrinários
Comentarista: Esequias Soares
Lição 7: As Seitas Orientais
Data: 14 de Maio de 2006
2- Os galacionistas.
É o nome
dado aos legalistas judaizantes opositores do apóstolo Paulo na província da
Galácia (Gl 1.7 - ⁷ O qual não é outro, mas há alguns que vos inquietam e querem transtornar o evangelho de Cristo.). Esses judeus convertidos ao Cristianismo queriam que os
gentios observassem a Lei de Moisés como condição para salvação (At 15.1 - ¹ Então alguns que tinham descido da Judéia ensinavam assim os irmãos: Se não vos circuncidardes conforme o uso de Moisés, não podeis salvar-vos.). A
verdade bíblica é que “pelas obras da lei nenhuma carne será justificada” (Gl
2.16 - ¹⁶Sabendo que o homem não é justificado pelas obras da lei, mas pela fé em Jesus Cristo, temos também crido em Jesus Cristo, para sermos justificados pela fé em Cristo, e não pelas obras da lei; porquanto pelas obras da lei nenhuma carne será justificada.).
No campo
soteriológico, eles apregoavam uma visão dualista do universo, o maniqueísmo. O
que é isso? Fundado por Mâni (216-276), na Pérsia, atual Irã, seu ensino era
que o “universo é composto do reino das trevas e do reino da luz e os dois
lutam pelo domínio da natureza e do próprio ser humano”. Desse modo, o ser
humano, para ser salvo, precisa se libertar da prisão do mundo e de seus
poderes planetários, e essa libertação só é possível por meio de um
conhecimento místico, gnōsis, uma espécie de iluminação espiritual limitada aos
“espirituais”. Os demais são pessoas materiais e não podem receber esse
conhecimento. De fato, sabemos da existência do mal, proveniente de Satanás,
mas não admitimos que o Diabo tenha poder suficiente para medir força com Deus
e o seu Filho, Jesus Cristo (Jó 1.12 - ¹² E disse o Senhor a Satanás: Eis que tudo quanto ele tem está na tua mão; somente contra ele não estendas a tua mão. E Satanás saiu da presença do Senhor.; 2.6 - ⁶E disse o Senhor a Satanás: Eis que ele está na tua mão; porém guarda a sua vida. , Mc 5.7-13). A salvação é para todas
as pessoas (At 17.30 - ³⁰ Mas Deus, não tendo em conta os tempos da ignorância, anuncia agora a todos os homens, e em todo o lugar, que se arrependam;; Tt 2.11 - ¹¹ Porque a graça salvadora de Deus se há manifestado a todos os homens,).
As soteriologias inadequadas na Antiguidade passam pelas reencarnacionistas, galacionistas e gnósticas.
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Trimestre de 2025︱Adultos︱Em
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com a Palavra
III- AS SOTERIOLOGIAS INADEQUADAS DE HOJE
Segundo essa
religião, se as boas ações superarem as más, tal pessoa irá para o paraíso
(Alcorão 13.22.23). Eles ensinam ainda que Allah não ama os pecadores, mas
somente os piedosos: “Allah não ama os agressores… Allah não ama a nenhum ingrato
peca- dor” (Alcorão 2.190, 276). Esta é uma das 24 vezes que o Alcorão afirma
que Allah não ama os pecadores. Na concepção dos islâmicos, não há necessidade
de expiação, logo, não existe salvação como no sistema cristão. A salvação no
contexto deles é por mérito, pelas obras. Mas, à luz da Bíblia, o pecador
recebe a vida eterna a partir do momento que passa a crer, no coração, que Deus
ressuscitou Jesus dentre os mortos e confessa publicamente o nome de Jesus (Rm
10.9,10 - ⁹ A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. 10 Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação.).
Existe uma lição sobre essa religião:
2º Trimestre de 2006
Título: Heresias e Modismos — Combatendo os erros doutrinários
Comentarista: Esequias Soares
Lição 2: O Islamismo
Data: 9 de Abril de 2006
2- As Testemunhas de Jeová.
A
salvação não está em Cristo, mas na organização religiosa delas, diferente do
que ensina a Bíblia (Jo 14.6 - ⁶ Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.). Existem dois grupos de salvos, um que tem
direito ao céu, restrito a 144.000, a “classe dos ungidos”; outro grupo, a
“classe da grande multidão” e a que vai herdar a terra, segundo a teologia do
movimento. Seus teólogos ensinam que as Testemunhas de Jeová, que pertencem à
“classe da grande multidão”, não são filhos de Deus, não pertencem a Cristo,
não têm o Espírito Santo, Jesus não é o Mediador delas nem têm esperança de
salvação. A Bíblia nos ensina que não existe cristão sem o Espírito Santo (Rm
8.9 - ⁹ Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele.) e que “Mas a todos quantos o receberam deu-lhes o poder de serem feitos
filhos de Deus: aos que crêem no seu nome” (Jo 1.12).
Título: Heresias e Modismos — Combatendo os erros doutrinários
Comentarista: Esequias Soares
Lição 5: As Testemunhas de Jeová
Data: 30 de Abril de 2006
3- O Mormonismo.
Os mórmons creem
numa salvação geral, em que os não mórmons são castigados e depois liberados
para a salvação, e numa perspectiva individual, em que a salvação é obtida pela
fé em Jesus e pela obediência às leis e às ordenanças. Eles consideram
ordenanças, segundo os artigos 3 e 4 das Regras de Fé, fé em Jesus,
arrependimento, batismo por imersão e imposição de mãos, mas há outros
requisitos. Um deles é aceitar Joseph Smith Jr. como porta-voz de Deus. Tal
ensino, no entanto, diverge das Escrituras, pois elas nos ensinam que o Senhor
Jesus não precisa de co-salvador. A Bíblia ensina que Ele é o único Salvador
(Jo 14.6; At 4.12 - ¹² E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos.). A salvação não é por mérito humano, ninguém pode ser salvo
pelas boas obras, mas somente pela graça, mediante a fé (Tt 3.5 - ⁵ Não pelas obras de justiça que houvéssemos feito, mas segundo a sua misericórdia, nos salvou pela lavagem da regeneração e da renovação do Espírito Santo,; Ef 2.8,9 - ⁸ Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. 9 Não vem das obras, para que ninguém se glorie;).
Existe apenas uma salvação, e ela está à disposição de todos os seres humanos
(Tt 2.11 - ¹¹ Porque a graça salvadora de Deus se há manifestado a todos os homens,; Jd 3 - ³ Amados, procurando eu escrever-vos com toda a diligência acerca da salvação comum, tive por necessidade escrever-vos, e exortar-vos a batalhar pela fé que uma vez foi dada aos santos.).
Os mórmons, ou Santos dos Últimos Dias, são um grupo religioso e cultural cristão restauracionista relacionado ao Movimento dos Santos dos Últimos Dias iniciado por Joseph Smith Jr. no norte do estado de Nova Iorque durante a década de 1820. Hoje eles sao aproximadamente 17.225.394 no mundo todo.
Existe uma lição sobre essa religião:
2º Trimestre de 2006
Título: Heresias e Modismos — Combatendo os erros doutrinários
Comentarista: Esequias Soares
Lição 3: O mormonismo
Data: 16 de Abril de 2006
O Islamismo, as Testemunhas de Jeová e o Mormonismo apresentam uma doutrina da salvação inadequada em nossos dias.
AUXÍLIO BIBLIOLÓGICO
Esta é uma pergunta difícil, especialmente na língua inglesa. Linguisticamente, quem quer que use o termo ‘Deus’ está basicamente dizendo a mesma coisa: estará se referindo ao Criador não criado do universo. Assim, muçulmanos, judeus, cristãos, hindus e todos os demais estão se referindo ao Senhor do universo quando usam a palavra ‘Deus’. Com relação ao Islamismo, as similaridades entre Alá e Jeová são maiores, por dois motivos:
(1) O islamismo é adepto do monoteísmo, que significa “um só Deus”, exatamente como o Cristianismo e o Judaísmo, e (2) Maomé usou muitas das pessoas citadas na Bíblia, quando criou o Corão, como Noé (Surah 6.84), Jacó (Surah 2.132) e Jesus (Surah 3.45-47). As similaridades, todavia, terminam aqui. Pense no Islamismo como uma forma de “mormonismo medieval”. Como o mormonismo, o Islamismo está baseado na premissa equivocada de que a descrição que a Bíblia apresenta de Deus e de Jesus Cristo é incorreta. Como o mormonismo, o Islamismo ensina que tanto o Cristianismo como o Judaísmo são falsas religiões, e que o Islamismo, por meio do Corão, é a única fé verdadeira. […] Em resumo, podemos afirmar o seguinte: o Islamismo rejeita a paternidade de Deus, a divindade do Filho e a pessoa do Espírito Santo. Não podemos modificar a natureza do Deus da Bíblia sem modificar o “deus” que estamos apresentando. Não é o mesmo Deus” (Bíblia de Estudo Apologética Cristã. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2017, p.1866). 060
Escola Bíblica ︱1º
Trimestre de 2025︱Adultos︱Em
Defesa da Fé Cristã - Combatendo as Antigas Heresias que se
Apresentam com Nova Aparência ︱Neweb ︱Compromisso
com a Palavra
CONCLUSÃO
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REVISANDO O CONTEÚDO
Por “morte espiritual”, a Bíblia quer dizer que a humanidade caída está separada de Deus (Is 59.2) e não significa aniquilação espiritual total.
2- O que esclarece uma boa exegese sobre a expressão, “isto é dom de Deus”?
Uma boa exegese esclarece que a expressão “isto é dom de Deus” se refere à salvação pela graça e não à fé.
3- Quais os três principais movimentos dos primeiros séculos cuja soteriologia é inadequada?
Os reencarnacionistas, galacionistas e os gnósticos.
4- Quais as três soteriologias inadequadas de hoje?
O Islamismo, as Testemunhas de Jeová e o Mormonismo.
5- O que ensinam os teólogos das Testemunhas de Jeová sobre a “classe da grande multidão”?
Seus teólogos ensinam que as
Testemunhas de Jeová, que pertencem à “classe da grande multidão”, não são
filhos de Deus, não pertencem a Cristo, não têm o Espírito Santo, Jesus não é o
Mediador delas nem têm esperança de salvação.
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