TEXTO ÁUREO
“Respondeu,
então, Pedro: Pode alguém, porventura, recusar a água, para que não sejam
batizados estes que também receberam, como nós, o Espírito Santo?” (At 10.47).
VERDADE PRÁTICA
O episódio da igreja hebreia na casa do gentio Cornélio demonstra que Deus não faz acepção de pessoas.
LEITURA DIÁRIA
Segunda — Os gentios no plano da salvação.
VERDADE PRÁTICA
O episódio da igreja hebreia na casa do gentio Cornélio demonstra que Deus não faz acepção de pessoas.
LEITURA DIÁRIA
Segunda — Os gentios no plano da salvação.
¹² Outra vez diz Isaías: Uma raiz em Jessé haverá, e naquele que se levantar para reger os gentios, os gentios esperarão.
Romanos 15:12
Terça — Deus não faz acepção de pessoas.
³⁴ E, abrindo Pedro a boca, disse: Reconheço por verdade que Deus não faz acepção de pessoas;
Atos 10:34
Quarta — A pregação do Evangelho a todo tipo de pessoa.
¹⁶ Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.
Marcos 16:16
¹⁶ Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
João 3:16
¹¹ Porque a graça salvadora de Deus se há manifestado a todos os homens,
Tito 2:11
Sábado — O Espírito derramado sobre todos.
⁴⁴ E, dizendo Pedro ainda estas palavras, caiu o Espírito Santo sobre todos os que ouviam a palavra.
Atos 10:44
HINOS DA HARPA CRISTÃ
1 Peregrino segue para a glória,
Pois no céu em breve entrarás!
Ouves já os cantos de vitória?
Tua voz também lá unirás.
Pois no céu em breve entrarás!
Ouves já os cantos de vitória?
Tua voz também lá unirás.
Sim, queres entoar
O cântico dos salvos, lá na glória,
Que nos céus há de sempre soar?
Sim, queres tu cantar,
Os gloriosos hinos de vitória?
A Jesus mil louvores entoar?
2 Vem do céu um som de alegria,
Na escura noite te chamar,
Mui suave e cheio de harmonia.
- Ó minh'alma. volta pra teu lar!
3 Raios últimos do sol se escondem,
Na dourada porta de Sião;
Terminada a luta estarei onde
As saudades não mais chegarão.
4 De Jesus, o sangue, dá entrada;
Glória a Deus, a porta aberta está!
Queres tu no céu feliz morada?
Pois será mui triste não ir lá.
Autor ou Tradutor: F.V Frida Vingren
2 Vem do céu um som de alegria,
Na escura noite te chamar,
Mui suave e cheio de harmonia.
- Ó minh'alma. volta pra teu lar!
3 Raios últimos do sol se escondem,
Na dourada porta de Sião;
Terminada a luta estarei onde
As saudades não mais chegarão.
4 De Jesus, o sangue, dá entrada;
Glória a Deus, a porta aberta está!
Queres tu no céu feliz morada?
Pois será mui triste não ir lá.
Autor ou Tradutor: F.V Frida Vingren
1 Peregrinos somos aqui
Té o labor findar;
Deste mundo queremos ir
Ao celeste lar.
Oh! Pátria mui feliz
Em ti irei morar;
Eu irei morar
Eu irei morar
Jerusalém, oh meu país
E meu querido lar!
Jerusalém, oh meu país
E meu querido lar!
2 Minha grande consolação
É sempre em ti morar,
Oh, querida, bela Sião,
Meu eterno lar!
3 Como o povo de Abraão,
Sempre a viajar,
Para a terra da promissão,
Santo e doce lar.
4 Ó Senhor, queremos vencer,
E de Ti alcançar
Gozo, paz, eterno prazer,
No bendito lar!
5 É o meu desejo, Jesus,
Sempre peregrinar;
Dirigido por lua luz
Té que chegue ao lar.
Autor ou Tradutor: M.A.N Manuel Augusto das Neves
1 Eu avisto uma terra feliz,
Onde irei para sempre morar:
Há mansões nesse lindo país,
Que Jesus foi pra mim preparar.
Onde irei para sempre morar:
Há mansões nesse lindo país,
Que Jesus foi pra mim preparar.
Vou morar! - vou morar
Nessa terra celeste porvir!
Vou morar! - vou morar!
Nessa terra celeste porvir!
2 Cantarei nesse lindo país
Belos hinos ao meu Salvador.
Pois ali viverei bem feliz,
Sem angústias, tristezas, nem dor.
2 Cantarei nesse lindo país
Belos hinos ao meu Salvador.
Pois ali viverei bem feliz,
Sem angústias, tristezas, nem dor.
Vou cantar! - vou cantar
Nessa terra celeste porvir!
Vou cantar! vou cantar
Nessa terra celeste porvir!
3 Deixarei este mundo, afinal,
Para ir a Jesus adorar.
Nessa linda cidade real,
Em venturas sem fim vou estar.
3 Deixarei este mundo, afinal,
Para ir a Jesus adorar.
Nessa linda cidade real,
Em venturas sem fim vou estar.
Vou estar! - vou estar
Nessa terra celeste porvir!
Vou estar! - vou estar
Nessa terra celeste porvir!
Autor ou Tradutor: S.F.B Sanford Filmore Bennett
Autor ou Tradutor: S.F.B Sanford Filmore Bennett
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
Atos 10.1-8,21-23,44-48.
¹ E havia em Cesareia um varão por nome Cornélio, centurião da coorte chamada Italiana,
² piedoso e temente a Deus, com toda a sua casa, o qual fazia muitas esmolas ao povo e, de contínuo, orava a Deus.
³ Este, quase à hora nona do dia, viu claramente numa visão um anjo de Deus, que se dirigia para ele e dizia: Cornélio!
⁴ Este, fixando os olhos nele e muito atemorizado, disse: Que é, Senhor? E o anjo lhe disse: As tuas orações e as tuas esmolas têm subido para memória diante de Deus.
⁵ Agora, pois, envia homens a Jope e manda chamar a Simão, que tem por sobrenome Pedro.
⁶ Este está com um certo Simão, curtidor, que tem a sua casa junto do mar. Ele te dirá o que deves fazer.
⁷ E, retirando-se o anjo que lhe falava, chamou dois dos seus criados e a um piedoso soldado dos que estavam ao seu serviço.
⁸ E, havendo-lhes contado tudo, os enviou a Jope.
²¹ E, descendo Pedro para junto dos varões que lhe foram enviados por Cornélio, disse: Sou eu a quem procurais; qual é a causa por que estais aqui?
²² E eles disseram: Cornélio, o centurião, varão justo e temente a Deus e que tem bom testemunho de toda a nação dos judeus, foi avisado por um santo anjo para que te chamasse a sua casa e ouvisse as tuas palavras.
²³ Então, chamando-os para dentro, os recebeu em casa. No dia seguinte, foi Pedro com eles, e foram com ele alguns irmãos de Jope.
⁴⁴ E, dizendo Pedro ainda estas palavras, caiu o Espírito Santo sobre todos os que ouviam a palavra.
⁴⁵ E os fiéis que eram da circuncisão, todos quantos tinham vindo com Pedro, maravilharam-se de que o dom do Espírito Santo se derramasse também sobre os gentios.
⁴⁶ Porque os ouviam falar em línguas e magnificar a Deus.
⁴⁷ Respondeu, então, Pedro: Pode alguém, porventura, recusar a água, para que não sejam batizados estes que também receberam, como nós, o Espírito Santo?
⁴⁸ E mandou que fossem batizados em nome do Senhor. Então, rogaram-lhe que ficasse com eles por alguns dias.
PLANO DE AULA
1- INTRODUÇÃO
Nesta lição, estudaremos um dos momentos mais marcantes da história da Igreja: a visita do apóstolo Pedro à casa do centurião Cornélio. Esse episódio revela que o plano de salvação em Cristo não está restrito a um povo ou cultura, mas se estende a todas as nações. Através da ação do Espírito Santo, Deus rompe barreiras étnicas e culturais, mostrando que não faz acepção de pessoas. Veremos como a mensagem do Evangelho alcançou os gentios com poder, a partir da igreja em Jerusalém.
2- APRESENTAÇÃO DA LIÇÃO
A) Objetivos da Lição:
I) Mostrar que Deus incluiu os gentios em seu plano de salvação;
II) Ressaltar que a salvação é oferecida a todos os que creem em Jesus, independentemente de sua origem étnica ou cultural;
III) Enfatizar a obra do Espírito Santo como confirmação do agir de Deus entre os gentios, demonstrando que o Pentecostes não foi exclusivo dos judeus.
B) Motivação:
A lição de hoje nos mostra que o Evangelho rompe barreiras e convida
a Igreja a viver a missão com abertura, compaixão e obediência ao Espírito. Que
nossos corações estejam sensíveis à voz de Deus e prontos a levar sua salvação
a todos.
C) Sugestão de Método:
Para reforçar o ensino do Tópico III — O Espírito Derramado sobre os
Gentios, você pode aplicar o método comparativo reflexivo. Sugerimos que
utilize um quadro ou cartolina com duas colunas: uma para o Pentecostes entre
os judeus (Atos 2) e outra para o Pentecostes entre os gentios (Atos 10). Peça
que os alunos apontem elementos em comum, como o derramamento do Espírito, o
falar em línguas e a manifestação da presença de Deus. Após essa análise,
promova um momento de reflexão em grupo: “O que essa igualdade espiritual entre
judeus e gentios nos ensina sobre o agir de Deus hoje?”. Isso fortalecerá a
compreensão doutrinária e despertará a aplicação pessoal do ensino.
3- CONCLUSÃO DA LIÇÃO
A) Aplicação:
A presente lição nos convida a que tenhamos corações abertos à
direção do Espírito e dispostos a acolher todos aqueles que Deus chama para o
seu Reino.
4- SUBSÍDIO AO PROFESSOR
A) Revista Ensinador Cristão.
Vale a pena conhecer essa revista que traz reportagens,
artigos, entrevistas e subsídios de apoio à Lições Bíblicas Adultos. Na edição
102, p.41, você encontrará um subsídio especial para esta lição.
B) Auxílios Especiais:
Ao final do tópico, você encontrará auxílios que darão suporte na
preparação de sua aula:
1) O texto “Cornélio e Pedro”, localizado depois do
primeiro tópico, aprofunda a reflexão a respeito da evangelização dos gentios e
do derramamento do Espírito sobre eles;
2) O texto “Deus não faz acepção de
pessoas”, ao final do terceiro tópico, amplia a reflexão sobre a aceitação de
Deus a respeito de todos os que confessam o Senhor Jesus sob o poder do
Espírito Santo.
Nesta
semana, estudaremos sobre como a igreja judaica de Jerusalém deu um passo
gigantesco quando foi chamada por Deus para compartilhar sua fé com pessoas de
outras nações. O apóstolo Pedro foi escolhido divinamente para pregar as
Boas-Novas da salvação aos gentios, o que na época não era aceitável. Atos 10 é
uma das mais impressionantes histórias da Bíblia, onde fica evidente o grande
amor e graça de Deus em salvar a todos aqueles que demonstrem fé na pessoa do
seu bendito Filho, Jesus Cristo. Lucas destaca em seu livro que os gentios
foram salvos e receberam o dom do Espírito da mesma forma que os judeus no
Pentecostes.
1- A visão
de Cornélio.
INTRODUÇÃO
Palavra-Chave:
Aceitação
I- A REVELAÇÃO DE DEUS
AOS GENTIOS
Cornélio, um centurião romano da cidade de Cesareia, orava por
volta das três horas da tarde quando teve uma revelação de Deus. Ele viu um
anjo de Deus (At 10.3 - ³ Este, quase à hora nona do dia, viu claramente numa visão um anjo de Deus, que se dirigia para ele e dizia: Cornélio. ). Não é incomum, nas páginas das Escrituras, Deus se
revelar por meio de anjos. Contudo, essa revelação se distingue de outras por
conta de seu propósito: a inclusão dos gentios à Igreja do Senhor. Cornélio era
um homem que tinha desejo de salvação, pois mesmo sendo um gentio, era piedoso
e temente a Deus com toda a sua casa (At 10.2 - ² Piedoso e temente a Deus, com toda a sua casa, o qual fazia muitas esmolas ao povo, e de contínuo orava a Deus.). No entanto, isso não era
suficiente para salvá-lo. Ele precisava ouvir acerca da mensagem da cruz e o
anjo de Deus estava ali para instruí-lo a como fazer. Não sendo a pregação do
Evangelho missão para um anjo, Cornélio foi instruído a chamar o apóstolo Pedro
para fazer isso (At 10.22 - ²² E eles disseram: Cornélio, o centurião, homem justo e temente a Deus, e que tem bom testemunho de toda a nação dos judeus, foi avisado por um santo anjo para que te chamasse a sua casa, e ouvisse as tuas palavras. ).
2- A experiência espiritual de Pedro.
2- A experiência espiritual de Pedro.
Assim como Cornélio, Pedro também teve uma
revelação (At 10.10 - ¹⁰ E tendo fome, quis comer; e, enquanto lho preparavam, sobreveio-lhe um arrebatamento de sentidos, ). Pedro teve uma experiência espiritual com visão e
revelação divina, que o deixou perplexo (At 10.11,12 - ¹¹ E viu o céu aberto, e que descia um vaso, como se fosse um grande lençol atado pelas quatro pontas, e vindo para a terra. ¹² No qual havia de todos os animais quadrúpedes e feras e répteis da terra, e aves do céu. ). Deus sabia do impacto
que a missão na casa do gentio Cornélio teria sobre as convicções de Pedro e,
por isso, por meio dessa experiência espiritual, o prepara para o que viria
pela frente. Pedro levaria as Boas-Novas do Evangelho a um povo que, para ele,
estava excluído do plano salvífico de Deus. Ele sentiu o caráter excepcional
dessa revelação e achou por bem levar consigo outros seis irmãos judeus naquela
missão (At 10.23 - ²³ Então, chamando-os para dentro, os recebeu em casa. E no dia seguinte foi Pedro com eles, e foram com ele alguns irmãos de Jope. ; 11.12 - ¹² E disse-me o Espírito que fosse com eles, nada duvidando; e também estes seis irmãos foram comigo, e entramos em casa daquele homem;; 15.7 - ⁷ E, havendo grande contenda, levantou-se Pedro e disse-lhes: Homens irmãos, bem sabeis que já há muito tempo Deus me elegeu dentre nós, para que os gentios ouvissem da minha boca a palavra do evangelho, e cressem. ).
3- A urgência da pregação do Evangelho.
Deus ainda pode revelar a alguém o seu plano
salvífico de forma excepcional, inclusive usando anjos eleitos, como fez na
casa de Cornélio. Contudo, essa não é a maneira usual do Senhor trabalhar. A
partir da verdade bíblica de que Deus quer salvar a todos (1 Tm 2.4. - ⁴ Que quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade.), a igreja
deve levar adiante a grandiosa missão de pregar o Evangelho a toda criatura (Mc
16.15 - ¹⁵ E disse-lhes: Ide por todo omundo, pregai o evangelho a toda criatura. ). Paulo afirmou que Deus achou por bem salvar os que creem por meio da
pregação (1 Co 1.21 - ²¹ Visto como na sabedoria de Deus o mundo não conheceu a Deus pela sua sabedoria, aprouve a Deus salvar os crentes pela loucura da pregação. ). Devemos, portanto, pregar. Não é preciso ninguém ficar
esperando um anjo comissioná-lo a pregar o Evangelho. Deus já fez isso.
Deus revelou
seu plano de salvação a Cornélio e preparou Pedro para anunciar o Evangelho aos
gentios.
SINÓPSE
I
AUXÍLIO BÍBLICO-TEOLÓGICO
CORNÉLIO E
PEDRO
“A primeira
igreja, fundada após o Pentecostes, era composta quase exclusivamente de
judeus. Durante anos, nenhuma tentativa foi feita no sentido de evangelizar os
gentios. Apesar do último mandamento de Cristo. Isto nos parece surpreendente!
Mas, era difícil remover da mentalidade judaica certos preconceitos seculares.
Somente o poder de Deus poderia arrancar deles tais costumes. Antes da Grande
Comissão ser efetuada pela igreja judaica e o Evangelho alcançar os gentios,
algumas questões teriam de ser solucionadas. Será que judeus e gentios poderiam
receber igual salvação, ficando em pé de igualdade? Os crentes judeus poderiam
ter comunhão e convívio com os gentios? Os judeus os consideravam ‘impuros’.
Até da sua comida se recusavam participar. Isto por não ser preparada de acordo
com a Lei de Moisés. Deus se pronunciou sobre estas dúvidas. Primeiro, providenciou
um contato entre duas pessoas: Cornélio, um gentio interessado no Evangelho, e
Pedro, o pregador judeu.” (PEARLMAN, Myer. Atos: Estudo do Livro de Atos e o Crescimento da Igreja
Primitiva. Rio de Janeiro: CPAD, 2023, pp.119,120).
Escola
Bíblica ︱3º Trimestre de 2025︱Adultos︱A igreja em Jerusalém:
Doutrina, comunhão e fé; a base para o crescimento da igreja em meio as
perseguições ︱Neweb ︱Compromisso com a Palavra
II- A SALVAÇÃO DOS
GENTIOS
Pedro recebeu a missão de pregar para Cornélio e sua casa (At
11.14 - ¹⁴ O qual te dirá palavras com que te salves, tu e toda a tua casa.). Sua pregação é totalmente cristocêntrica, sempre apontando para a cruz
de Cristo. Assim, podemos perceber alguns eixos principais que sua mensagem
percorria. Primeiramente, Deus ama a todos (At 10.34 - ³⁴ E, abrindo Pedro a boca, disse: Reconheço por verdade que Deus não faz acepção de pessoas;). Todas as pessoas, quer
judeus quer gentios, são objeto do amor de Deus. Em segundo lugar, Deus quer
salvar a todos (At 10.35 - ³⁵ Mas que lhe é agradável aquele que, em qualquer nação, o teme e faz o que é justo. ). Deus não somente ama a todos, mas quer salvar a
todos. Pedro agora reconhece que a salvação não é apenas para os judeus que
guardam a Lei, mas também para todo aquele que em qualquer nação o “teme”. Em
terceiro lugar, Cristo é o Senhor de todos (At 10.36 - ³⁶ A palavra que ele enviou aos filhos de Israel, anunciando a paz por Jesus Cristo (este é o Senhor de todos);). Cristo é o centro do
Evangelho. Ele é o eixo em torno do qual todas as bênçãos espirituais se
encontram. Estar em Cristo é estar salvo; não estar em Cristo é não estar
salvo!
2- A conversão dos gentios.
2- A conversão dos gentios.
A mensagem da cruz é um chamado ao arrependimento (At
10.43 - ⁴³ A este dão testemunho todos os profetas, de que todos os que nele crêem receberão o perdão dos pecados pelo seu nome.). Todos os que, arrependidos, creem em Cristo, serão perdoados, e,
portanto, salvos. Na sua soberania e graça, Deus havia incluído no seu plano de
salvação todos os não judeus que, arrependidos, professariam o nome do Senhor
Jesus. Ninguém é salvo à força; é preciso crer em Cristo para receber a salvação.
Tanto judeus quanto gentios necessitam se arrepender para ser salvos. Os judeus
acreditavam que o privilégio da salvação era exclusividade deles e que,
portanto, os gentios estavam excluídos. O Criador havia mostrado que isso era
um erro. Posteriormente, os judeus convertidos reconheceram maravilhados que
Deus, por meio do arrependimento, abriu a porta da fé para os gentios (At
11.18 - ¹⁸ E, ouvindo estas coisas, apaziguaram-se, e glorificaram a Deus, dizendo: Na verdade até aos gentios deu Deus o arrependimento para a vida. ). Portanto, Ele salvou os gentios que demonstraram fé em Jesus e se
arrependeram de seus pecados.
A mensagem
de Pedro mostrou que todos, judeus e gentios, são chamados à salvação pela fé
em Cristo.
SINÓPSE
II
Escola
Bíblica ︱3º Trimestre de 2025︱Adultos︱A igreja em Jerusalém:
Doutrina, comunhão e fé; a base para o crescimento da igreja em meio as
perseguições ︱Neweb ︱Compromisso com a Palavra
III- O ESPÍRITO
DERRAMADO SOBRE OS GENTIOS
O batismo no Espírito Santo experimentado pelos gentios na
casa de Cornélio (At 10.44-46 - ⁴⁴ E, dizendo Pedro ainda estas palavras, caiu o Espírito Santo sobre todos os que ouviam a palavra. ⁴⁵ E os fiéis que eram da circuncisão, todos quantos tinham vindo com Pedro, maravilharam-se de que o dom do Espírito Santo se derramasse também sobre os gentios. ⁴⁶ Porque os ouviam falar línguas, e magnificar a Deus.) foi um dos fatos mais marcantes que aconteceu
nos dias da Igreja Primitiva. Anos mais tarde, durante o primeiro Concílio da
Igreja em Jerusalém, Pedro faz referência a esse fato como sendo uma das
promessas feitas por Deus aos gentios (At 15.16 - ⁴⁴ E, dizendo Pedro ainda estas palavras, caiu o Espírito Santo sobre todos os que ouviam a palavra. ⁴⁵ E os fiéis que eram da circuncisão, todos quantos tinham vindo com Pedro, maravilharam-se de que o dom do Espírito Santo se derramasse também sobre os gentios. ⁴⁶ Porque os ouviam falar línguas, e magnificar a Deus.). Assim, o recebimento do
Espírito Santo, incluindo a experiência pentecostal do batismo no Espírito
Santo, era a “bênção de Abraão” feita aos gentios (Gl 3.14 - ¹⁴ Para que a bênção de Abraão chegasse aos gentios por Jesus Cristo, e para que pela fé nós recebamos a promessa do Espírito.). Pedro já havia
dito, citando a profecia do profeta Joel (Jl 2.28 - ²⁸ E há de ser que, depois derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão visões.), que o batismo no Espírito
Santo era uma promessa de Deus a “toda carne” (At 2.17 - ¹⁷ E nos últimos dias acontecerá, diz Deus, Que do meu Espírito derramarei sobre toda a carne; E os vossos filhos e as vossas filhas profetizarão, Os vossos jovens terão visões, E os vossos velhos sonharão sonhos;). A promessa, portanto,
não se limitava mais aos judeus, nem tampouco a uma classe especial (reis,
profetas e sacerdotes), mas a todos quantos nosso Deus chamar (At 2.39 - ³⁹ Porque a promessa vos diz respeito a vós, a vossos filhos, e a todos os que estão longe, a tantos quantos Deus nosso Senhor chamar.). Eu,
você e todos os que creem em Cristo somos contemplados com essa promessa de
Deus.
2- O Espírito recebido.
Como vimos, logo após os gentios terem “recebido a Palavra
de Deus” (At 11.1 - ¹ E ouviram os apóstolos, e os irmãos que estavam na Judéia, que também os gentios tinham recebido a palavra de Deus. ), isto é, se convertido à fé cristã, o Espírito Santo foi
derramado sobre os crentes gentios de Cesareia: “E os fiéis que eram da
circuncisão, todos quantos tinham vindo com Pedro, maravilharam-se de que o dom
do Espírito Santo se derramasse também sobre os gentios” (At 10.45). Esse
derramamento do Espírito veio acompanhado pela evidência física do falar em
outras línguas e expressões de louvor, que aparece aqui como um padrão já
aceito pela comunidade cristã: “Porque os ouviam falar em línguas e magnificar
a Deus” (At 10.46).
3- Um pentecoste “visto” e “ouvido”.
3- Um pentecoste “visto” e “ouvido”.
Posteriormente, quando questionado e censurado
por outros judeus por ter ido à casa de um gentio em Cesareia, Pedro usou a
experiência pentecostal ocorrida na casa de Cornélio como argumento a favor da
autenticidade da fé gentílica. Na argumentação de Pedro, os gentios haviam recebido
a mesma experiência pentecostal que eles haviam recebido no dia de Pentecostes
(At 2.4 - ⁴ E todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem.), inclusive com a manifestação do fenômeno das línguas (At 11.15-18 - ¹⁵ E, quando comecei a falar, caiu sobre eles o Espírito Santo, como também sobre nós ao princípio. ¹⁶ E lembrei-me do dito do Senhor, quando disse: João certamente batizou com água; mas vós sereis batizados com o Espírito Santo. ¹⁷ Portanto, se Deus lhes deu o mesmo dom que a nós, quando havemos crido no Senhor Jesus Cristo, quem era então eu, para que pudesse resistir a Deus? ¹⁸ E, ouvindo estas coisas, apaziguaram-se, e glorificaram a Deus, dizendo: Na verdade até aos gentios deu Deus o arrependimento para a vida).
Em outras palavras, o Pentecostes gentílico, assim como o Pentecostes judaico,
foi marcado pela experiência do Espírito. Em ambos os casos, foi um Pentecostes
“visto” e “ouvido”.
SINÓPSE
III
AUXÍLIO BÍBLICO-TEOLÓGICO
‘Deus mostrou-me que a nenhum homem chame comum ou imundo. Reconheço por verdade que Deus não faz acepção de pessoas’. Há pessoas de certas nações que consideram os habitantes de todas as outras um amontoado de raças inferiores. Outras, até crentes, pensam que seu pequeno grupo é a esfera limitada do favor de Deus. O racismo, ou preconceito racial, não pode ser adotado por crentes. Ninguém foi consultado, antes de nascer, quanto à raça à qual gostaria de pertencer. Portanto, não é base para alguém se orgulhar ou desprezar seu próximo. Deus ‘de um só fez toda a geração dos homens, para habitar sobre toda a face da terra’ (At 17.26). Nenhum cientista verá diferença entre amostras de sangue de pessoas de todas as raças. Cristo veio oferecer a salvação a todos aqueles que creem, independentemente de raça (Gl 3.28). A Igreja é uma fraternidade espiritual em que não se reconhecem distinções dessa natureza. Todos somos um em Cristo.” (PEARLMAN, Myer. Atos: Estudo do Livro de Atos e o Crescimento da Igreja Primitiva. Rio de Janeiro: CPAD, 2023, p.126).
Escola
Bíblica ︱3º Trimestre de 2025︱Adultos︱A igreja em Jerusalém:
Doutrina, comunhão e fé; a base para o crescimento da igreja em meio as
perseguições ︱Neweb ︱Compromisso com a Palavra
CONCLUSÃO
REVISANDO O CONTEÚDO
A inclusão dos gentios à Igreja do Senhor.
2- Para quem Pedro levaria o Evangelho?
Pedro
levaria as Boas-Novas do Evangelho a um povo a quem para ele estava excluído do
plano salvífico de Deus.
3- De acordo com a lição, quais são os principais eixos que podemos perceber na pregação de Pedro na casa de Cornélio?
Deus ama a todos, quer salvar a todos e Cristo é o Senhor de todos.
4- Segundo a lição, qual foi um dos fatos mais marcantes da Igreja Primitiva?
O Batismo no Espírito experimentado pelos gentios na casa de Cornélio.
5- O que marcou o Pentecostes Gentílico?
Foi marcado pela experiência do Espírito. Em ambos os casos, foi um Pentecostes “visto” e “ouvido”.
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Doutrina, comunhão e fé; a base para o crescimento da igreja em meio as
perseguições ︱Neweb ︱Compromisso com a Palavra
Pb. Rogério Faustino
︱Escola
Bíblica ︱3º
Trimestre de 2025︱ Compromisso com a Palavra
ARQUIVOS:
PDF DO ESBOÇO DA LIÇÃO
VIDEO DO ESBOÇO DA LIÇÃO
Revista Ensinador Cristão
Querido(a) professor(a), a paz de nosso Senhor e Sal- vador Jesus Cristo.
A lição desta semana aborda um dos dilemas enfrentados pela igreja primitiva:
como a igreja formada por cristãos judeus lidaria com os gentios
recém-convertidos? A experiência de Pedro com a revelação em Jope, bem como a
sua visita à casa de Cornélio para esclarecê-lo a respeito do Evangelho,
corroboram que a salvação pela graça não era uma bênção exclusiva da nação
judaica, mas que havia se manifestado a todas as pessoas (Tt 2.11). A compreensão
dessa verdade não foi fácil, pois o entendimento que os apóstolos tinham até então
era de que a promessa abraâmica estava restrita aos seus descendentes conforme
a carne. No entanto, a manifestação do Espírito na casa de Cornélio é um marco na
história da igreja primitiva e mostra o interesse de Deus em chamar todos os
povos para a comunhão do Espírito.
A forma didática como Pedro recebeu a
revelação divina antes de ir à casa de Cornélio mostra que nosso Senhor
precisava quebrar o preconceito religioso que ainda predominava na mente de
Pedro. Deus não faz acepção de pessoas e a manifestação do Espírito, evidenciada
pelas línguas estranhas faladas por Cornélio e sua família, mostravam que não
havia barreiras étnicas ou geográficas para o Senhor operar (At 10.46).
De
acordo com Lawrence O. Richards, na obra Comentário Devocional da Bíblia,
editada pela CPAD, "Pedro tinha sido acompanhado por seis cristãos judeus.
Posteriormente, o testemunho que eles deram, de que o Espírito Santo realmente
tinha sido dado aos gentios, foi crucial para convencer a igreja de Jerusalém
de que Cristo se estende a todos. Novamente, vemos circunstâncias especiais
para um evento incomum. Os gentios deram evidência da presença do Espírito,
falando em línguas. Posteriormente, Pedro relacionou isso com a experiência do
Pentecostes. Como os gentios tinham recebido o mesmo dom que foi dado aos
crentes judeus, obviamente eles foram aceitos por Deus. Assim, 'quem era,
então, eu, para que pudesse resistira Deus?' (At 11.17). Quando houve a
necessidade de convencer uma igreja judaica cética de que Deus pretendia
receber os convertidosgentios, foi dado um sinal especial. Nós não precisamos ser
convencidos — ou não deveriamos. Nós sabemos, pelas Escrituras, que todos os
que professam a Cristo como Salvador, quaisquer que sejam seus antecedentes, pertencem
a Ele conosco" (2012, p. 734). Este evento que impressionou a igreja primitiva
revela a graça de Deus para salvar e a operação do Espírito quando há barreiras
em nosso entendimento. Atos nos mostra a multiforme graça de Deus alcançando os
mais distantes pecadores para salvação (1Tm 2.3,4).
Ensinador Cristão 41

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