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LIÇÃO 12 - A IGREJA TEM UMA NATUREZA ORGANIZACIONAL

TEXTO ÁUREO
“Por esta causa te deixei em Creta, para que pusesses em boa ordem as coisas que ainda restam e, de cidade em cidade, estabelecesses presbíteros, como já te mandei.” (Tt 1.5)
 
VERDADE PRÁTICA
A Igreja é um organismo vivo de natureza espiritual e, ao mesmo tempo, uma organização.
 
LEITURA DIÁRIA
Segunda
– Uma reunião de ministério para consagração de presbíteros.
E, havendo-lhes, por comum consentimento, eleito anciãos em cada igreja, orando com jejuns, os encomendaram ao Senhor em quem haviam crido.
Atos 14.23

Terça- O primeiro concílio para tratar de assuntos doutrinários.
⁶ Congregaram-se, pois, os apóstolos e os anciãos para considerar este assunto.
Atos 15.6

Quarta – O apóstolo Paulo se envolvia em campanhas pela ação social.
²⁵ Pareceu-nos bem, reunidos concordemente, eleger alguns homens e enviá-los com os nossos amados Barnabé e Paulo,
²⁶ Homens que já expuseram as suas vidas pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo.
²⁷ Enviamos, portanto, Judas e Silas, os quais por palavra vos anunciarão também as mesmas coisas.
Atos 15.25-27

Quinta – “Comissão de Ética” na igreja de Corinto.
² Estais ensoberbecidos, e nem ao menos vos entristecestes por não ter sido dentre vós tirado quem cometeu tal ação.
³ Eu, na verdade, ainda que ausente no corpo, mas presente no espírito, já determinei, como se estivesse presente, que o que tal ato praticou,
⁴ Em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, juntos vós e o meu espírito, pelo poder de nosso Senhor Jesus Cristo,
⁵ Seja, este tal, entregue a Satanás para destruição da carne, para que o espírito seja salvo no dia do Senhor Jesus.
Atos 5.2-5

Sexta – “Tesouraria” para cuidar das finanças.
¹ Ora, quanto à coleta que se faz para os santos, fazei vós também o mesmo que ordenei às igrejas da Galácia.
² No primeiro dia da semana cada um de vós ponha de parte o que puder ajuntar, conforme a sua prosperidade, para que não se façam as coletas quando eu chegar.
1 Coríntios 16.1,2

Sábado – Carta de recomendação e a “secretaria” da igreja.
¹ Recomendo-vos, pois, Febe, nossa irmã, a qual serve na igreja que está em Cencréia,
² Para que a recebais no Senhor, como convém aos santos, e a ajudeis em qualquer coisa que de vós necessitar; porque tem hospedado a muitos, como também a mim mesmo.
Romanos 16.1,2


H. Maxwell Wrigth
1 Até que volte o Salvador,
Cercando a mesa do Senhor,
A Ceia vimos celebrar,
De Cristo, a morte anunciar,
E com humilde devoção,
Render a Deus adoração.
 
2 Até que volte o Salvador,
Aqui mostremos Seu amor;
Com viva fá e gratidão,
Participemos deste pão,
Obedientes a Jesus,
Lembrando assim a Sua cruz!
 
3 Até que volte o Salvador,
Bebendo o cálice do Senhor,
Seu nome queremos bendizer,
E mais e mais engrandecer,
O sangue que Ele derramou,
O sangue que nos resgatou!
 
4 Se duras são as provações,
Se fortes as perseguições,
Se as lutas fazem-se sentir,
E custa-nos as resistir,
Não nos deixemos perturbar:
São só até Jesus voltar!
 
5 Bem prontos para O receber,
Devemos sempre aqui viver;
O tempo foge, o dia vem,
A glória esperamos além,
Pois trabalhemos, com fervor,
Até que volte o Salvador.

Emílio Conde
1 Deus nos guarde bem no Seu amor;
Onde quer que nos achemos,
O Seu nome louvaremos;
Deus nos guarde bem no Seu amor!
 
Ao voltar Jesus vamos nós estar
Livres de qualquer separação;
U’a coroa, então vamos, sim, formar,
Lá no céu, na eternal mansão.
 
2 Deus nos guarde em santificação
Nas agruras da jornada,
Que é mui breve terminada!
Deus nos guarde em Santificação!
 
3 Deus nos guarde e nos conceda paz,
De que tanto carecemos;
Ó, enquanto aqui vivemos,
Deus nos guarde e nos conceda paz.

*** Autor desconhecido
1 Bendito Jesus, nós chamamos por Ti,
Cercamos Tua mesa, Senhor;
Por Teu Paracleto nos preside aqui;
Vem encher-nos de santo fervor.
 
2 A grande ternura do Teu coração
Chamou-nos aqui, oh! Senhor!
Pra nós celebrarmos em santa união,
Tua morte, oh! bom Redentor!
 
3 Os pés dos Teus servos lavando, Senhor,
Quiseste o exemplo nos dar,
Da Tua humildade, do Teu grande amor,
Que entre nós deve sempre reinar.
 
4 Abençoaste o pão e o partiste a dizer:
“Tomai o meu corpo e comei,
E todas as vezes, pois é o dever,
Em memória de Mim o fazei”.
 
5 O cálice da Nova Aliança de amor,
No Teu sangue, ó meigo Jesus,
Nos encha de graça, de novo vigor,
Nos anime na senda da luz!
 
6 Queremos, Jesus, neste ato de amor,
O Teu memorial celebrar;
Pra nós ele tem um infinito valor,
Um valor que jamais vai cessar.
 
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
Tito 1.1-9

¹ Paulo, servo de Deus e apóstolo de Jesus Cristo, segundo a fé dos eleitos de Deus e o conhecimento da verdade, que é segundo a piedade,
² em esperança da vida eterna, a qual Deus, que não pode mentir, prometeu antes dos tempos dos séculos,
³ mas, a seu tempo, manifestou a sua palavra pela pregação que me foi confiada segundo o mandamento de Deus, nosso Salvador,
⁴ a Tito, meu verdadeiro filho, segundo a fé comum: graça, misericórdia e paz, da parte de Deus Pai e da do Senhor Jesus Cristo, nosso Salvador.
⁵ Por esta causa te deixei em Creta, para que pusesses em boa ordem as coisas que ainda restam e, de cidade em cidade, estabelecessem presbíteros, como já te mandei:
⁶ aquele que for irrepreensível, marido de uma mulher, que tenha filhos fiéis, que não possam ser acusados de dissolução nem são desobedientes.
⁷ Porque convém que o bispo seja irrepreensível como despenseiro da casa de Deus, não soberbo, nem iracundo, nem dado ao vinho, nem espancador, nem cobiçoso de torpe ganância;
⁸ mas dado à hospitalidade, amigo do bem, moderado, justo, santo, temperante,
⁹ retendo firme a fiel palavra, que é conforme a doutrina, para que seja poderoso, tanto para admoestar com a sã doutrina como para convencer os contradizentes.
 
PLANO DE AULA
1- INTRODUÇÃO

Nesta lição, estudaremos a perspectiva bíblica a respeito da natureza orgânica e organizacional da Igreja de Cristo. Esta é, ao mesmo tempo, um organismo vivo e uma organização constituída de múltiplos ministérios a fim de que a causa do Reino de Deus seja atendida. Por isso, a partir do ensino bíblico a respeito da natureza da Igreja, teremos a oportunidade de refletir sobre o contexto atual que muitos procuram negar a natureza organizacional do Corpo de Cristo como se houvesse uma impossibilidade de conjugar organismo e organização.

2- APRESENTAÇÃO DA LIÇÃO
A) Objetivos da Lição:

I) Analisar a atuação pastoral de Tito na Ilha de Creta;
II) Reconhecer a institucionalidade bíblica da Igreja;
III) Dialogar com a realidade atual a partir do texto bíblico.

B) Motivação: 
A Igreja é uma instituição divina, criada por Deus e edificada por Cristo para ser um testemunho vivo do Reino de Deus dentro deste mundo. Por isso, essa instituição torna-se tanto orgânica quanto organizacional. Sua origem não é deste mundo, mas sua atuação se encontra exatamente neste mundo.

C) Sugestão de Método: 
Para introduzir a aula desta semana, inicie perguntando o que a classe entende sobre organismo e organização. Ouça as respostas com atenção e, em seguida, pergunte se é possível haver conciliação entre organismo e organização. Pergunte também se o organismo anula a organização ou se a organização anula o organismo. Após consolidar essa pequena atividade reflexiva, anuncie que a lição desta semana tem como propósito correlacionar, do ponto de vista bíblico, o equilíbrio entre organismo e organização na Igreja de Cristo.
 
3- CONCLUSÃO DA LIÇÃO
A) Aplicação: 
Organismo e organização não são excludentes em si. Como membros da Igreja de Cristo, devemos o equilíbrio bíblico de ser uma igreja orgânica e viva de modo que a sua organização honre a Bíblia e a natureza do Reino de Deus.

4- SUBSÍDIO AO PROFESSOR
A) Revista Ensinador Cristão. 
Vale a pena conhecer essa revista que traz reportagens, artigos, entrevistas e subsídios de apoio à Lições Bíblicas Adultos. Na edição 100, p.42, você encontrará um subsídio especial para esta lição.
 
B) Auxílios Especiais: 
Ao final do tópico, você encontrará auxílios que darão suporte na preparação de sua aula:
1) O texto “Ordem na igreja em Creta”, logo após o primeiro tópico, destaca a importância da organização e da disciplina na Igreja; 2) O texto “A Ida de Tito para Creta”, ao final do segundo tópico, aborda a importância de uma boa liderança.

 

INTRODUÇÃO

A Bíblia apresenta a Igreja como corpo espiritual de Cristo, um organismo vivo com suas reuniões em torno do Senhor Jesus e suas ordenanças. Por outro lado, é também uma organização, congregação ou assembleia, com sua forma de governo. A presente lição pretende mostrar a natureza organizacional da Igreja.
 
Palavra-Chave: Organização
 

I – TITO E AS IGREJAS NA ILHA DE CRETA

1- Tito (v.4). 
O apóstolo escreveu a Tito, estando ele em Nicópolis, na costa oeste da Grécia, ou mais provavelmente, a caminho dessa região, pois ele afirma “deliberei invernar ali”, e não “aqui”. Como as Epístolas a Timóteo, a de Tito traz importantes diretrizes para os pastores em todos os lugares e épocas. Tito é chamado de “verdadeiro filho” do apóstolo Paulo (1.4), expressão que o apóstolo também usa para Timóteo (1 Tm 1.2). Tito era grego (Gl 2.3 -  ³ Mas nem ainda Tito, que estava comigo, sendo grego, foi constrangido a circuncidar-se;), convertido provavelmente em Antioquia. Seu nome não é mencionado em Atos dos Apóstolos, mas aparece nove vezes em 2 Coríntios, duas em Gálatas (2.1,3 - ¹ Depois, passados catorze anos, subi outra vez a Jerusalém com Barnabé, levando também comigo Tito. ² E subi por uma revelação, e lhes expus o evangelho, que prego entre os gentios, e particularmente aos que estavam em estima; para que de maneira alguma não corresse ou não tivesse corrido em vão. ³ Mas nem ainda Tito, que estava comigo, sendo grego, foi constrangido a circuncidar-se;), uma em 2 Timóteo (4.10 - ¹⁰ Porque Demas me desamparou, amando o presente século, e foi para Tessalônica, Crescente para Galácia, Tito para Dalmácia.) e na epístola que lhe fora destinada, que traz o seu nome. Foi companheiro do apóstolo Paulo em suas viagens missionárias, e ajudou o apóstolo em Roma (2 Tm 4.10) e em Nicópolis (Tt 3.12 - ¹² Quando te enviar Ártemas, ou Tíquico, procura vir ter comigo a Nicópolis; porque deliberei invernar ali.).
 
2- O pastor de Creta (v. 5). 
Foi constituído pastor da ilha Creta pelo apóstolo Paulo para colocar “em boa ordem as coisas que restam” e, também, para estabelecer presbíteros de cidade em cidade. Os relatos de Atos omitem esse trecho do itinerário de Paulo. Ele passou por Creta durante a sua quarta viagem, da condição de prisioneiro com destino a Roma, num local chamado “bons portos” (At 27.8 -  E, consteando-a dificilmente, chegamos a um lugar chamando Bons Portos, perto do qual estava a cidade de Laséia.), pelo que parece não foi nessa ocasião que ele deixou Tito em Creta.
 
3- Creta. 
Em 67 a.C., Roma anexou a ilha de Creta ao seu império, unindo-a a Cirene, no Norte da África, nos termos da Líbia, como uma só província. A situação espiritual de Creta era desanimadora porque a igreja estava desorganizada, e o grande descuido no comportamento daqueles crentes é denunciado no capítulo 2. Parece que o relaxamento espiritual era consequência de um desleixo natural, que era característica dos cretenses (Tt 1.12,13 - ¹² Um deles, seu próprio profeta, disse: Os cretenses são sempre mentirosos, bestas ruins, ventres preguiçosos. ¹³ Este testemunho é verdadeiro. Portanto, repreende-os severamente, para que sejam sãos na fé.). Outro problema ali é que havia judaizantes rebeldes, mercenários e provocadores de divisão (Tt 1.10-16).
 
SINOPSE I
O apóstolo Paulo colocou Tito como pastor em Creta para cuidar das demandas organizacionais e orgânicas da igreja.
 

AMPLIANDO O CONHECIMENTO

“CONTEXTO HISTÓRICO
[…] Em sua viagem a Roma, Paulo havia visitado originalmente a ilha de Creta (a sudoeste da Ásia Menor, no Mar Mediterrâneo) como prisioneiro (At 27.7,8). Posteriormente, depois de ser libertado de seu primeiro período de aprisionamento em Roma, Paulo voltou a Creta com Tito e trabalhou durante um breve período em seu ministério ali […]. A seguir, Paulo incumbiu Tito de continuar trabalhando com os cretenses para organizar igrejas (1.5) enquanto ele continuava a viagem à Macedônia (cf. 1Tm 1.3). Alguns tempos depois, Paulo escreveu esta carta a Tito, instruindo-o a concluir a tarefa que ambos haviam iniciado. Paulo provavelmente enviou a carta por meio de Zenas e Apolo, que estavam viajando por Creta (3.13)” Amplie mais o seu conhecimento, lendo a Bíblia de Estudo Pentecostal: Edição Global, editada pela CPAD, p.2280.
 

AUXÍLIO BIBLIOLÓGICO

ORDEM NA IGREJA EM CRETA
“A carta de Paulo a Tito é breve, porém é um vínculo importante no processo de discipulado, ajudando um jovem a tornar-se um líder da igreja. Ao ler esta carta pastoral, você aumentará seu conhecimento em relação à organização e à vida da Igreja Primitiva, e encontrará princípios para estruturar as igrejas contemporâneas. Mas aprenderá também como ser um líder cristão responsável. […] Paulo exige ordem na igreja e um viver correto em uma ilha conhecida pela preguiça, glutonaria, mentira e maldade. Os cristãos devem ser auto disciplinados como indivíduos e devem ser ordeiros como pessoas que formam um corpo, a Igreja. Precisamos obedecer a esta mensagem em nossos dias, quando a disciplina não é respeitada ou recompensada pela nossa sociedade. Embora outros possam não apreciar nossos esforços, devemos viver uma vida íntegra, obedecer ao governo e falar com prudência. Devemos viver unidos e pacificamente na igreja e sermos exemplos vivos de nossa fé para a sociedade contemporânea” (Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2013, pp.1718,19).

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II- A INSTITUCIONALIDADE BÍBLICA DA IGREJA

1- A instrução paulina. 
A organização eclesiástica a que o apóstolo Paulo instrui Tito não se restringe a uma estruturação ministerial. Estabelecer presbíteros de cidade em cidade (v. 5) e instruir os líderes durante a sua carreira apostólica (At 14.23 - ²³ E, havendo-lhes, por comum consentimento, eleito anciãos em cada igreja, orando com jejuns, os encomendaram ao Senhor em quem haviam crido.; 20.28 - ²⁸ Olhai, pois, por vós, e por todo o rebanho sobre que o Espírito Santo vos constituiu bispos, para apascentardes a igreja de Deus, que ele resgatou com seu próprio sangue.), o apóstolo já vinha fazendo. O Novo Testamento revela a origem e o desenvolvimento desse governo. O apóstolo menciona “os bispos e diáconos” (Fp 1.1). O contexto da epístola dá a entender que o relaxo e o descuido em que estavam as comunidades cristãs da ilha de Creta eram reflexo da cultura da região (Tt 1.12 - ¹² Um deles, seu próprio profeta, disse: Os cretenses são sempre mentirosos, bestas ruins, ventres preguiçosos.). Isso está além de um problema meramente ministerial.
 
2- Igreja como instituição. 
Podemos definir organismo como forma individual de vida, um ser ou algo vivente. Na eclesiologia, o ensino ou estudo sobre a Igreja, significa ser a igreja um organismo porque é um corpo espiritual e vivo, cuja espiritualidade é gerada pelo Espírito Santo (1 Co 3.16,17 - ¹⁶ Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós? ¹⁷ Se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá; porque o templo de Deus, que sois vós, é santo.; 6.19 - ¹⁹ Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?; Ef 2.21 - ²¹ No qual todo o edifício, bem ajustado, cresce para templo santo no Senhor.). Ela é uma instituição divina que veio à existência pelo poder de Deus. Mas o nosso enfoque é a igreja como organização. Quando se fala em institucionalizar, dar caráter institucional ou de tornar institucional significa estabelecer organização. Na igreja isso foi acontecendo com o tempo desde os dias apostólicos. O apóstolo tinha em mente uma organização da igreja.
 
3- Organização. 
Temos no Novo Testamento alguns lampejos que nos mostram que aqueles irmãos se organizavam. Seguem alguns exemplos a favor da organização eclesiástica: havia local e horário e ordem no culto (1 Co 14.26,40 - ²⁶ Que fareis pois, irmãos? Quando vos ajuntais, cada um de vós tem salmo, tem doutrina, tem revelação, tem língua, tem interpretação. Faça-se tudo para edificação. ⁴⁰ Mas faça-se tudo decentemente e com ordem.), reunião de ministério para consagração de presbíteros, segundo o contexto da época de uma igreja emergente (At 14.23 - ²³ Se, pois, toda a igreja se congregar num lugar, e todos falarem em línguas, e entrarem indoutos ou infiéis, não dirão porventura que estais loucos?); foi realizado um concílio, que nós diríamos, uma convenção, para tratar de assuntos doutrinários (At 15.6 -  Alguns, porém, da seita dos fariseus, que tinham crido, se levantaram, dizendo que era mister circuncidá-los e mandar-lhes que guardassem a lei de Moisés.). As igrejas dispunham de serviços sociais para atender as famílias economicamente fragilizadas, os capítulos 8 e 9 de 2 Coríntios tratam do assunto (Rm 15.25-27 - ²⁵ Pareceu-nos bem, reunidos concordemente, eleger alguns homens e enviá-los com os nossos amados Barnabé e Paulo, ²⁶ Homens que já expuseram as suas vidas pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo. ²⁷ Enviamos, portanto, Judas e Silas, os quais por palavra vos anunciarão também as mesmas coisas.); havia na igreja de Corinto o que hoje chamaríamos de comissão de ética (1 Co 5.2-5 - ² Estais ensoberbecidos, e nem ao menos vos entristecestes por não ter sido dentre vós tirado quem cometeu tal ação. ³ Eu, na verdade, ainda que ausente no corpo, mas presente no espírito, já determinei, como se estivesse presente, que o que tal ato praticou, ⁴ Em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, juntos vós e o meu espírito, pelo poder de nosso Senhor Jesus Cristo, ⁵ Seja, este tal, entregue a Satanás para destruição da carne, para que o espírito seja salvo no dia do Senhor Jesus.) e também tesouraria (1 Co 16.1-3 - ¹ Ora, quanto à coleta que se faz para os santos, fazei vós também o mesmo que ordenei às igrejas da Galácia. ² No primeiro dia da semana cada um de vós ponha de parte o que puder ajuntar, conforme a sua prosperidade, para que não se façam as coletas quando eu chegar. ³ E, quando tiver chegado, mandarei os que por cartas aprovardes, para levar a vossa dádiva a Jerusalém.). A carta de recomendação era mais como um documento, um recurso para garantir a origem e identidade das pessoas (Rm 16.1,2 - ¹ Recomendo-vos, pois, Febe, nossa irmã, a qual serve na igreja que está em Cencréia, ² Para que a recebais no Senhor, como convém aos santos, e a ajudeis em qualquer coisa que de vós necessitar; porque tem hospedado a muitos, como também a mim mesmo.).
 
SINOPSE II
A Igreja é uma instituição divina que demanda uma organização institucional.
 

AUXÍLIO BIBLIOLÓGICO

A IDA DE TITO PARA CRETA
“Tito, um grego, era um dos cooperadores mais confiáveis de Paulo. O apóstolo Paulo enviou Tito a Corinto em várias missões especiais para ajudar a igreja em suas dificuldades (2 Co 7-8). Paulo e Tito também viajaram juntos para Jerusalém (Gl 2.3) e Creta (1.5). Paulo deixou Tito em Creta para liderar as novas igrejas que surgiram na ilha. A última vez que Tito é mencionado por Paulo é em 2 Timóteo 4.10, a derradeira carta registrada de Paulo. Tito tinha habilidade de liderança, então Paulo deu-lhe a responsabilidade de liderar, exortando-o a usar bem sua habilidade. […] Paulo havia designado presbíteros em várias igrejas durante suas viagens (At 14.23). Ele não poderia permanecer em cada igreja, mas sabia que estas novas igrejas precisavam de uma forte liderança espiritual. Os homens escolhidos deveriam liderar as igrejas ensinando a să doutrina, ajudando os crentes a amadurecer espiritualmente, e equipando-os para viver para Jesus Cristo apesar da oposição ” (Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2013, pp.1720,21).

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III – A QUESTÃO ATUAL

1- Organismo e organização. 
A ideia é de que a igreja deve se restringir a um local onde as pessoas se reúnem para adorar a Deus, estudar a Palavra, pregar o evangelho, orar e celebrar as ordenanças eclesiásticas. O que alguns ainda não entenderam é que essas atividades espirituais exigem uma organização. A nossa atitude é mostrar que a Bíblia nos apresenta a igreja como um organismo e ao mesmo tempo uma organização. Mas nunca devemos nos esquecer de que somos cidadãos de duas pátrias, a terrestre e a celestial, e isso significa responsabilidade com as autoridades civis constituídas (Rm 13.1-7) como também com as autoridades eclesiásticas (Hb 13.17 - ¹⁷ Obedecei a vossos pastores, e sujeitai-vos a eles; porque velam por vossas almas, como aqueles que hão de dar conta delas; para que o façam com alegria e não gemendo, porque isso não vos seria útil.). O ensino de Jesus é: “Dai, pois, a César o que é de César e a Deus, o que é de Deus” (Mt 22.21 - ²¹ Dizem-lhe eles: De César. Então ele lhes disse: Dai pois a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus.). A organização da igreja além de ser uma necessidade natural é também uma exigência do Estado.
 
2- A experiência pentecostal. 
O movimento pentecostal moderno surgiu num contexto antidenominacionista e ainda hoje há os que acreditam que tal organização representa um problema à vida espiritual. Os primeiros pentecostais modernos desde os seus ancestrais, o Movimento Holiness, conhecido também como Movimento de Santidade, eram contra à institucionalidade da Igreja. Charles Fox Pahram, aos 20 anos de idade, assumiu o pastorado de uma Igreja, em Eudora, Kansas, mas, em 1895, ele entregou a licença de pregador local, deixando o denominacionismo para sempre, de modo que se tornou itinerante independente até o fim da vida. Mas a igreja do período apostólico adotou um programa de funcionamento logo no limiar de sua história e foi uma bênção, pois ajudou a cumprir a sua tarefa de maneira eficaz (At 6.1-7).
 
3- É necessário organizar. 
Em 1914, alguns dos pioneiros entenderam que havia chegado a hora de rever o sentimento antidenominacionista de Parham e de outros líderes que havia entre os pentecostais da santidade, isso para evitar um crescimento desordenado. Foi nesse contexto que foi criado o Concílio das Assembleias de Deus nos Estados Unidos. No Brasil não foi diferente. Diante do avanço da obra no Brasil era necessário estruturar o Movimento Pentecostal e criar um órgão máximo para manter a identidade e a unidade doutrinária das dessas igrejas no país e, dessa forma, trazer soluções para as questões de ordem doméstica, interna e externa. Foi com base nesses ideais que os pioneiros brasileiros e suecos criaram a Convenção Geral das Assembleias de Deus, em setembro de 1930.
 
SINOPSE III
Organismo e Organização não são excludentes em si, mas necessárias para a missão da Igreja.
 

CONCLUSÃO

É importante entender que organização e organismo não são elementos excludentes em si mesmos, mas o contrário, pois isso ajuda no arranjo entre muitos organismos individuais num sistema geral. A Igreja é o povo de Deus do Novo Concerto, é uma comunidade internacional, uma congregação supranacional de estrangeiros e peregrinos (1 Pe 2.11 - 
¹¹ Amados, peço-vos, como a peregrinos e forasteiros, que vos abstenhais das concupiscências carnais, que combatem contra a alma;). Seria humanamente impossível ela cumprir a sua agenda missionária, evangelizadora, ensino da Palavra e serviço social em nosso país e no mundo sem uma estrutura organizacional.

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REVISANDO O CONTEÚDO

1- Por que a situação espiritual de Creta era desanimadora?
A situação espiritual de Creta era desanimadora porque a igreja estava desorganizada, e o grande descuido no comportamento daqueles crentes é denunciado no capítulo.

2- O que dá a entender o contexto da Epístola a Tito?
O contexto da epístola dá a entender que o relaxo e o descuido em que estavam as comunidades cristãs da ilha de Creta eram reflexo da cultura da região (Tt 1.12).

3- Cite três exemplos bíblicos em favor da organização eclesiástica.
Havia local e horário e ordem no culto (1 Co 14.26,40), reunião de ministério para consagração de presbíteros, segundo o contexto da época de uma igreja emergente (At 14.23); foi realizado um concílio, que nós diríamos, uma convenção, para tratar de assuntos doutrinários (At 15.6).

4- Qual a nossa atitude em relação aos que pensam ser a igreja apenas local de culto?
A nossa atitude é mostrar que a Bíblia nos apresenta a igreja como um organismo e ao mesmo tempo uma organização.

5- Por que o programa de funcionamento, adotado pela igreja do período apostólico, foi uma bênção?
A igreja do período apostólico adotou um programa de funcionamento logo no limiar de sua história e foi uma bênção, pois ajudou a cumprir a sua tarefa de maneira eficaz (At 6.1-7).

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Pb. Rogério Faustino
Escola Bíblica ︱1º Trimestre de 2025︱
Compromisso com a Palavra

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