TEXTO ÁUREO
“E havia
entre eles alguns varões de Chipre e de Cirene, os quais, entrando em
Antioquia, falaram aos gregos, anunciando o Senhor Jesus.” (At 11.20).
VERDADE
PRÁTICA
Faz parte da
missão da Igreja a evangelização de povos não alcançados.
LEITURA DIÁRIA
Segunda — Alcançando os confins da terra.
⁸ Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra.
Atos 1.8
Terça — O Evangelho além-mar.
²⁴ Quando partir para Espanha irei ter convosco; pois espero que de passagem vos verei, e que para lá seja encaminhado por vós, depois de ter gozado um pouco da vossa companhia.
Romanos 15.24
Quarta — Implantando igrejas.
²⁰ E havia entre eles alguns homens chíprios e cirenenses, os quais entrando em Antioquia falaram aos gregos, anunciando o Senhor Jesus.
²¹ E a mão do Senhor era com eles; e grande número creu e se converteu ao Senhor.
Atos 11.20,21
Quinta — Fazendo discípulos.
²¹ E, tendo anunciado o evangelho naquela cidade e feito muitos discípulos, voltaram para Listra, e Icônio e Antioquia,
Atos 14.21
Sexta — Formando a identidade cristã.
²⁶ E sucedeu que todo um ano se reuniram naquela igreja, e ensinaram muita gente; e em Antioquia foram os discípulos, pela primeira vez, chamados cristãos.
Atos 11.26
Sábado — Socorrendo os necessitados.
²⁹ E os discípulos determinaram mandar, cada um conforme o que pudesse, socorro aos irmãos que habitavam na Judéia.
Atos 11.29
HINOS DA HARPA CRISTÃ
1 Marchai, soldados de Cristo Jesus,
Marchai, marchai e enfrentai
O inimigo do bem e da luz;
Soldados, avançai!
Sim, avançar, não recuar;
Sem temor, com valor,
Marchai, lutai, pois Cristo vai
Na vanguarda - Avançai!
2 Marchai, soldados, bem alto erguei
O pavilhão da salvação;
A Belial, firmes, ousados, vencei;
Vencei a corrupção.
3 Vossa armadura de guerra tomai,
O elmo, sim, da salvação:
E a espada: a Bíblia levai,
E vencereis, então.
4 Avante, avante, confiando em Jesus,
Fortes sereis por Seu amor,
Marchai invictos, soldados da luz,
Jesus é o vencedor.
Autor ou Tradutor: *** Autor desconhecido
1 Ó Cristãos, eia avante, eia avante!
Por Jesus e Sua Igreja a lutar;
Co'a Palavra, essa espada flamante,
Vamos, vamos, irmãos, pelejar.
Ó Cristão, sempre avante na lida!
O Evangelho com fé a pregar;
Ao trabalho o Senhor nos convida,
Vamos, pois, com Jesus pelejar.
2 Ó cristãos, eia avante, eia avante!
Boa nova aos perdidos levar;
Por cidades e vilas adiante,
Salvação vamos nós proclamar.
3 Ó Cristãos, eia avante, eia avante!
Pois a aurora já vemos raiar,
Desse dia em que Cristo, triunfante.
Neste mundo há de sempre reinar.
4 Ó cristãos, eia avante, eia avante!
Vexilários da fé vamos ser;
E a vanguarda do exército brilhante
Que gloriosa vitória há de ter!
5 Ó cristãos, eia avante, eia avante!
Com coragem, sem nada temer;
Com Jesus, divinal comandante,
Nós havemos, irmãos, de vencer.
Autor ou Tradutor: A.T.S A.Teixeira da Silva
1 Milhares de milhares em refulgente luz!
Eis os guerreiros santos, milícia de Jesus!
Completa, sim, completa sua longa luta aqui,
Com Cristo, seu Senhora Rei, vão descansar ali;
2 Que doces sinfonias encham a terra e o céu!
Que coros d’aleluias rompem além do véu!
E que chegou o dia, o dia triunfal,
E Cristo reinará, enfim, em glória divina!.
3 Então, não há mais choro, nem há mais tentação;
As dores, as tristezas p’ra sempre fugirão,
E os remidos todos verão seu Salvador;
E transformados, todos, serão como o Senhor.
Autor ou Tradutor: H.M.W H. Maxwell Wrigth
LEITURA
BÍBLICA EM CLASSE
Atos
11.19-30.
¹⁹ E os
que foram dispersos pela perseguição que sucedeu por causa de Estêvão
caminharam até à Fenícia, Chipre e Antioquia, não anunciando a ninguém a
palavra senão somente aos judeus.
²⁰ E havia
entre eles alguns varões de Chipre e de Cirene, os quais, entrando em
Antioquia, falaram aos gregos, anunciando o Senhor Jesus.
²¹ E a mão
do Senhor era com eles; e grande número creu e se converteu ao Senhor.
²² E
chegou a fama destas coisas aos ouvidos da igreja que estava em Jerusalém; e
enviaram Barnabé até Antioquia,
²³ o qual,
quando chegou e viu a graça de Deus, se alegrou e exortou a todos a que, com
firmeza de coração, permanecessem no Senhor.
²⁴ Porque
era homem de bem e cheio do Espírito Santo e de fé. E muita gente se uniu ao
Senhor.
²⁵ E
partiu Barnabé para Tarso, a buscar Saulo; e, achando-o, o conduziu para
Antioquia.
²⁶ E
sucedeu que todo um ano se reuniram naquela igreja e ensinaram muita gente. Em
Antioquia, foram os discípulos, pela primeira vez, chamados cristãos.
²⁷ Naqueles dias, desceram profetas de Jerusalém para Antioquia.
²⁸ E,
levantando-se um deles, por nome Ágabo, dava a entender, pelo Espírito, que haveria
uma grande fome em todo o mundo, e isso aconteceu no tempo de Cláudio César.
²⁹ E os
discípulos determinaram mandar, cada um conforme o que pudesse, socorro aos
irmãos que habitavam na Judeia.
³⁰ O que
eles com efeito fizeram, enviando-o aos anciãos por mão de Barnabé e de Saulo.
PLANO DE
AULA
1-
INTRODUÇÃO
A Igreja de
Jerusalém, mesmo enfrentando perseguições, não perdeu sua essência missionária.
Os cristãos dispersos pregaram com ousadia em cidades como Antioquia, levando o
Evangelho além das fronteiras de Israel. Essa expansão revela uma igreja viva,
sensível à direção do Espírito e comprometida com a ordem de Jesus: fazer
discípulos de todas as nações. Vamos refletir sobre como a graça de Deus
capacita pessoas simples para grandes obras, e, assim como os primeiros
crentes, somos chamados a testemunhar com coragem, fé e amor.
2-
APRESENTAÇÃO DA LIÇÃO
A) Objetivos
da Lição:
I) Destacar
o papel da dispersão cristã na expansão missionária da Igreja Primitiva;
II)
Enfatizar a importância da contextualização da mensagem do Evangelho para
diferentes contextos culturais, sem, contudo, perder sua essência;
III)
Valorizar a prática do discipulado como base para o crescimento saudável e a
manutenção da identidade da Igreja.
B) Motivação:
Vivemos em um tempo em que a Igreja é desafiada a sair de suas
fronteiras e alcançar os que ainda não ouviram sobre Cristo. A história da
Igreja de Jerusalém nos inspira a refletir: temos sido uma igreja consciente de
nossa missão? Estamos preparados para comunicar o Evangelho a diferentes
culturas e formar verdadeiros discípulos? Esta lição nos chama a agir com fé,
sensibilidade e compromisso com o “Ide do Senhor”.
C) Sugestão de Método:
Para concluir a lição de maneira significativa com a classe de
adultos, o professor pode aplicar o método do Círculo de Reflexão Dirigida.
Convide os alunos a compartilharem, de forma breve e objetiva, uma lição
prática que aprenderam e como pretendem aplicá-la em sua vida pessoal, familiar
ou ministerial. Estimule reflexões sobre o papel individual e coletivo da
igreja na missão de evangelizar e discipular. Essa troca fortalece o senso de
propósito e comunhão entre os participantes. Encerre com uma oração, pedindo
que Deus desperte ainda mais o compromisso missionário e a ação prática da
classe no contexto em que vivem.
3- CONCLUSÃO
DA LIÇÃO
A)
Aplicação:
Como Igreja, somos chamados a viver com intencionalidade
missionária, levando Cristo a todos, com sabedoria, coragem e compromisso. Que
sejamos discípulos que formam outros discípulos!
4- SUBSÍDIO
AO PROFESSOR
A) Revista
Ensinador Cristão.
Vale a pena conhecer essa revista que traz reportagens,
artigos, entrevistas e subsídios de apoio à Lições Bíblicas Adultos. Na edição
102, p.42, você encontrará um subsídio especial para esta lição.
B) Auxílios Especiais:
Ao final do tópico, você encontrará auxílios que darão suporte na
preparação de sua aula:
1) O texto “De Jerusalém à Antioquia da Síria”,
localizado depois do primeiro tópico, aprofunda a reflexão a respeito da
dispersão dos cristãos de Jerusalém para a chegada à Antioquia da Síria;
2) O
texto “A Pregação Transcultural do Evangelho”, ao final do terceiro tópico,
amplia a reflexão a respeito da liberalidade com a obra missionária.
INTRODUÇÃO
Como o evangelho
alcançou Antioquia, uma importante cidade da Síria dentro do Império Romano?
Conhecer esse fato é relevante porque, pela primeira vez, cristãos de Jerusalém
levam a mensagem da cruz aos gentios fora das fronteiras de Israel. Com o
ingresso do Evangelho na cidade de Antioquia, a igreja dava seu primeiro salto
na missão transcultural. Nesta lição, estudaremos sobre como o “Ide” de Jesus é
levado a sério por um grupo de cristãos refugiados, vítimas da perseguição que
sobreviera a Estêvão em Jerusalém. Esses crentes, mesmo sendo leigos, possuíam
uma forte consciência missionária. E, quando perseguidos, não escondiam sua fé,
mas a compartilhavam apontando sempre para a cruz de Cristo. Esse é um belo
exemplo de fé cristã que deve, não somente nos inspirar, mas, sobretudo, nos
levar a agir como eles.
Palavra-Chave: Missão
I- UMA IGREJA COM
CONSCIÊNCIA MISSIONÁRIA
1- O
Evangelho para além da fronteira de Israel.
Lucas abre essa seção de seu livro
fazendo referência aos cristãos, “os que foram dispersos pela perseguição que
sucedeu por causa de Estêvão caminharam até à Fenícia, Chipre e Antioquia” (At
11.19). Observamos que essa passagem bíblica faz um paralelo com Atos 8.1-4
onde narra o início da perseguição em Jerusalém que gerou a dispersão cristã.
Assim como Filipe, que em razão da perseguição levou o Evangelho à cidade de
Samaria, da mesma forma esses crentes, que também faziam parte desse grupo de
cristãos perseguidos, levaram o Evangelho para além da fronteira de Israel.
2- Cristãos dispersados, mas conscientes de sua missão.
Esses cristãos dispersados, após
fugirem de uma perseguição feroz, não esconderam a sua fé. Aonde chegavam,
anunciavam a Palavra de Deus (At 11.19,20 - ¹⁹ E os que foram dispersos pela perseguição que sucedeu por causa de Estêvão caminharam até à Fenícia, Chipre e Antioquia, não anunciando a ninguém a palavra, senão somente aos judeus. ²⁰ E havia entre eles alguns homens chíprios e cirenenses, os quais entrando em Antioquia falaram aos gregos, anunciando o Senhor Jesus.). Foi assim que eles deram testemunho
do Evangelho na Fenícia, Chipre e Antioquia. O que vemos são cristãos
conscientes da missão de testemunhar de sua fé onde quer que estivessem. Eles
haviam sido comissionados para isso (Mt 28.19 - ¹⁹ Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ; At 1.8 - ⁸ Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra.). Somente cristãos
participantes de uma igreja consciente de sua tarefa missionária age dessa forma.
Eles não perdem o foco: anunciam o Senhor Jesus em qualquer tempo, lugar e
circunstância.
3- Cristãos leigos, mas capacitados pelo Espírito.
Lucas destaca que dentre esses cristãos
havia “alguns” que levaram o Evangelho para Antioquia, capital da Síria, uma
cidade cosmopolita e uma das três cidades mais importantes do Império Romano
(At 11.20 -.²⁰ E havia entre eles alguns homens chíprios e cirenenses, os quais entrando em Antioquia falaram aos gregos, anunciando o Senhor Jesus.). O texto deixa claro que foram esses cristãos “comuns” os fundadores
da igreja de Antioquia, uma das mais relevantes e importantes do Novo
Testamento (At 13.1-4 - ¹ E na igreja que estava em Antioquia havia alguns profetas e doutores, a saber: Barnabé e Simeão chamado Níger, e Lúcio, cireneu, e Manaém, que fora criado com Herodes o tetrarca, e Saulo. ² E, servindo eles ao Senhor, e jejuando, disse o Espírito Santo: Apartai-me a Barnabé e a Saulo para a obra a que os tenho chamado. ³ Então, jejuando e orando, e pondo sobre eles as mãos, os despediram. ⁴ E assim estes, enviados pelo Espírito Santo, desceram a Selêucia e dali navegaram para Chipre.). Eram cristãos anônimos e leigos. Eles não são contados
entre os apóstolos, diáconos ou presbíteros. Contudo, eles foram usados por
Deus para fundar aquele trabalho e foram bem-sucedidos porque “a mão do Senhor
era com eles” (At 11.21), conforme Lucas destaca. Esse era o segredo que fez
toda a diferença. O que fica em destaque, portanto, não era o ofício ou o
cargo, mas a capacitação do Senhor. Os apóstolos eram extraordinários e os
profetas excepcionais somente porque sobre eles também estava a mão do Senhor.
SINÓPSE
I
A Igreja de
Jerusalém, mesmo dispersada, manteve seu compromisso de anunciar o Evangelho
com ousadia.
AUXÍLIO BÍBLICO-TEOLÓGICO
DE JERUSALÉM
À ANTIOQUIA DA SÍRIA
“Alguns
destes primeiros missionários cristãos foram a Antioquia, cidade cerca de
quatrocentos e oitenta quilômetros ao norte de Jerusalém. Sua importância
política era devido ao fato de que servia como capital da província romana da
Síria. Antioquia da Síria, a terceira maior cidade do Império Romano (depois de
Roma e Alexandria), tornou-se a sede da expansão do cristianismo fora da
Palestina e figurava significativamente nas missões cristãs aos gentios (At
13.1-3; 14.26-28; 15.22-35; 18.22). A marcha do evangelho não para em Samaria e
Cesareia. Alguns dos missionários evangelizam tão ao norte quanto a Fenícia (o
atual Líbano); outros vão à ilha de Chipre, a pátria de Barnabé (At 11.19,20;
cf. At 4.36). Isto significa que havia cristãos na ilha antes de que Paulo e
Barnabé pregassem o evangelho lá (At 13.4-12). Outros missionários se aventuram
indo muito mais ao norte, à cidade famosa de Antioquia, com uma população
calculada em aproximadamente quinhentos mil habitantes (Marshall, 1980, p.201)
e a comunidade judaica girando em torno de sessenta e cinco mil durante a era
do Novo Testamento (George, 1994, p.170).” (Comentário Bíblico Pentecostal Novo
Testamento. Volume 1. Rio de Janeiro: CPAD, 2024, pp.687,688).
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Doutrina, comunhão e fé; a base para o crescimento da igreja em meio as
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II- UMA IGREJA COM VISÃO
TRANSCULTURAL
1- A cultura
grega (helênica).
A Bíblia nos conta que alguns cristãos que tinham sido
espalhados pelo mundo chegaram a “Antioquia, falaram aos gregos” (At 11.20).
Essa expressão, “falaram aos gregos”, é muito importante. De acordo com
estudiosos, ela explica que esse foi o primeiro momento em que cristãos judeus
falaram de Jesus para pessoas que não eram judias, adoravam outros deuses e não
seguiam o Judaísmo. Isso mostra que a igreja começou a levar a mensagem de
Jesus para além das fronteiras da Palestina, chegando a um mundo totalmente
diferente, onde as pessoas não conheciam a fé judaica. Ou seja, não eram judeus
que falavam grego pregando para outros judeus da mesma cultura, mas cristãos
judeus que falavam grego levando o Evangelho a pessoas que não tinham nenhuma
ligação com o Judaísmo. Dessa forma, o que Jesus havia ordenado — pregar o
Evangelho a “toda criatura” (Mc 16.15) — começou a se cumprir.
2- Contextualizando a mensagem.
Podemos ver aqui um exemplo de como os primeiros
cristãos adaptavam a mensagem ao contexto em que estavam. Lucas nos conta que
eles “anunciavam o evangelho do Senhor Jesus” (At 11.20). O texto é curto e
direto, mas esses cristãos estavam pregando para pessoas que não eram judias.
Isso significa dizer que eles não podiam simplesmente usar o Antigo Testamento
para provar que Jesus era o Messias prometido, porque isso não faria sentido
para aquele público. Diferente dos judeus e samaritanos, que já esperavam um
Messias (At 2.36 - ³⁶ Saiba pois com certeza toda a casa de Israel que a esse Jesus, a quem vós crucificastes, Deus o fez Senhor e Cristo.; 5.42 - ⁴² E todos os dias, no templo e nas casas, não cessavam de ensinar, e de anunciar a Jesus Cristo. ; 8.5 - ⁵ E, descendo Filipe à cidade de Samaria lhes pregava a Cristo.; 9.22 - ²² Saulo, porém, se esforçava muito mais, e confundia os judeus que habitavam em Damasco, provando que aquele era o Cristo.), os gentios não tinham essa mesma
expectativa. Além disso, esses cristãos também não mencionam costumes judaicos,
como a circuncisão, que Estêvão citou em seu discurso (At 7.51 - ⁵¹ Homens de dura cerviz, e incircuncisos de coração e ouvido, vós sempre resistis ao Espírito Santo; assim vós sois como vossos pais.), porque isso
não fazia parte da cultura dos gentios. Em vez de enfatizar que Jesus era o
Messias, eles destacavam que Ele é o Senhor. Ou seja, estavam dizendo que os
pagãos precisavam deixar seus falsos deuses e se voltar para o único e
verdadeiro Senhor (At 14.15 - ¹⁵ E dizendo: Senhores, por que fazeis essas coisas? Nós também somos homens como vós, sujeitos às mesmas paixões, e vos anunciamos que vos convertais dessas vaidades ao Deus vivo, que fez o céu, e a terra, o mar, e tudo quanto há neles; ; 26.18,20 - ¹⁸ Os quais, havendo-me examinado, queriam soltar-me, por não haver em mim crime algum de morte. ¹⁹ Mas, opondo-se os judeus, foi-me forçoso apelar para César, não tendo, contudo, de que acusar a minha nação. ²⁰ Por esta causa vos chamei, para vos ver e falar; porque pela esperança de Israel estou com esta cadeia. ). Dessa forma, sem comprometer a verdade
da mensagem, o Evangelho foi se espalhando e alcançando diferentes culturas.
SINÓPSE
II
Cristãos
judeus pregaram aos gentios em Antioquia, contextualizando a mensagem sem
perder sua essência.
AUXÍLIO BÍBLICO-TEOLÓGICO
A PREGAÇÃO
TRANSCULTURAL DO EVANGELHO
“A maioria
destes crentes dispersos pregava somente ‘aos judeus’ (v.19), mas alguns
crentes de Chipre e Cirene dão um passo ousado e também pregam as boas-novas de
Jesus ‘aos gregos’, isto é, aos gentios pagãos em Antioquia (v.20). Parece que
eles alcançaram Antioquia numa época posterior do que aqueles que pregavam
somente aos judeus. Algo pode ter acontecido durante o intervalo para torná-los
tão corajosos e revolucionários, como o derramamento do Espírito Santo em
Cesareia. Eles puseram em prática o que o Espírito levou Pedro a fazer com
Cornélio e seus amigos. A pregação do evangelho em Antioquia tem sucesso
numérico, o qual é atribuído à ‘mão do Senhor’ (v.21). Quer dizer, Deus abençoa
esse ministério e seu poder capacita os discípulos a trazerem muitos judeus e
gentios daquela cidade à fé em Jesus Cristo. O ministério de Pedro tinha aberto
as portas da Igreja aos gentios em Cesareia, mas a pregação do evangelho em
Antioquia é o começo de um vigoroso esforço para evangelizar o mundo gentio.”
(Comentário Bíblico Pentecostal Novo Testamento. Volume 1. Rio de Janeiro:
CPAD, 2024, p.688).
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III- UMA IGREJA QUE
FORMA DISCÍPULOS
1- A base do
discipulado.
Ao serem informados de que o Evangelho havia chegado a Antioquia
(At 11.22 - ²² E chegou a fama destas coisas aos ouvidos da igreja que estava em Jerusalém; e enviaram Barnabé a Antioquia.), a partir de Jerusalém, os apóstolos enviaram Barnabé para lá.
Chegando ali, Barnabé viu uma igreja viva e cheia da graça de Deus (At 11.23 - ²³ O qual, quando chegou, e viu a graça de Deus, se alegrou, e exortou a todos a que permanecessem no Senhor, com propósito de coração;).
Como um homem de bem e cheio do Espírito Santo, Barnabé os encorajou na fé (At
11.24 - ²⁴ Porque era homem de bem e cheio do Espírito Santo e de fé. E muita gente se uniu ao Senhor.). Contudo, logo se percebeu que aquela igreja precisava de mais
instrução, ou seja, precisava ser discipulada. Com esse propósito, Barnabé foi
em busca de Saulo para que o auxiliasse nesta missão. E assim foi feito: “E
sucedeu que todo um ano se reuniram naquela igreja e ensinaram muita gente” (At
11.26). Esse episódio nos mostra que não basta ganhar almas, é preciso
ensiná-las. Sem o ensino, a igreja não cresce em graça e conhecimento. O
crescimento saudável só é possível por meio da obra da evangelização e do
discipulado.
2- Denominados de “cristãos”.
Os cristãos de Jerusalém haviam sido chamados na
igreja de “irmãos” (At 1.16 - ¹⁶ Homens irmãos, convinha que se cumprisse a Escritura que o Espírito Santo predisse pela boca de Davi, acerca de Judas, que foi o guia daqueles que prenderam a Jesus; ); “crentes” (At 2.44 - ⁴⁴ E todos os que criam estavam juntos, e tinham tudo em comum.); “discípulos” (At 6.1- ¹ Ora, naqueles dias, crescendo o número dos discípulos, houve uma murmuração dos gregos contra os hebreus, porque as suas viúvas eram desprezadas no ministério cotidiano.) e
“santos” (At 9.13 - ¹³ E respondeu Ananias: Senhor, a muitos ouvi acerca deste homem, quantos males tem feito aos teus santos em Jerusalém; ). Também passaram a ser identificados tanto pelos de dentro
da igreja como pelos de fora dela como aqueles que eram do “Caminho” (At 9.2 - ² E pediu-lhe cartas para Damasco, para as sinagogas, a fim de que, se encontrasse alguns deste Caminho, quer homens quer mulheres, os conduzisse presos a Jerusalém.;
19.9,23 - ⁹ Mas, como alguns deles se endurecessem e não obedecessem, falando mal do Caminho perante a multidão, retirou-se deles, e separou os discípulos, disputando todos os dias na escola de um certo Tirano. ²³ E, naquele mesmo tempo, houve um não pequeno alvoroço acerca do Caminho. ; 22.4 - ⁴ E persegui este caminho até à morte, prendendo, e pondo em prisões, tanto homens como mulheres, ; 24.14,22 - ¹⁴ Mas confesso-te isto que, conforme aquele caminho que chamam seita, assim sirvo ao Deus de nossos pais, crendo tudo quanto está escrito na lei e nos profetas. ²² Então Félix, havendo ouvido estas coisas, lhes pôs dilação, dizendo: Havendo-me informado melhor deste Caminho, quando o tribuno Lísias tiver descido, então tomarei inteiro conhecimento dos vossos negócios.). Agora em Antioquia são chamados de “cristãos” (At
11.26 - ²⁶ E sucedeu que todo um ano se reuniram naquela igreja, e ensinaram muita gente; e em Antioquia foram os discípulos, pela primeira vez, chamados cristãos.). O termo “cristãos” tem o sentido de “pessoas de Cristo”.
3- A identidade cristã.
O que realmente define um cristão não é apenas um nome ou um
rótulo, mas sim sua vida, sua fé e suas atitudes. Embora alguns estudiosos
acreditem que o termo “cristão” tenha sido usado em Antioquia como uma forma de
zombaria, a verdade é que aqueles seguidores de Jesus demonstravam um grande
entusiasmo e dedicação, assim como os primeiros crentes que vieram da igreja de
Jerusalém para pregar naquela cidade. O nome “cristão” aparece novamente na
Bíblia em Atos 26.28 (²⁸ E disse Agripa a Paulo: Por pouco me queres persuadir a que me faça cristão!) e 1 Pedro 4.16 ( ¹⁶ Mas, se padece como cristão, não se envergonhe, antes glorifique a Deus nesta parte.). Segundo a Bíblia, ser cristão significa
crer em Jesus, abandonar o pecado e receber a salvação como um presente de
Deus, dado pela sua graça.
SINÓPSE
III
A Igreja
investiu no ensino e discipulado, consolidando a fé e a identidade cristã dos
novos convertidos.
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Doutrina, comunhão e fé; a base para o crescimento da igreja em meio as
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CONCLUSÃO
Aprendemos
como a providência de Deus faz com que o Evangelho chegue, por meio da Igreja,
a povos ainda não alcançados. O que se destaca não é uma metodologia
sofisticada de evangelismo, mas a graça de Deus, que capacita pessoas simples e
anônimas a realizarem a sua obra. Quem deseja fazer, Deus capacita. Ninguém
jamais terá tudo de que precisa para cumprir a obra de Deus; no entanto, se
Deus tiver tudo de nós, Ele nos habilitará a realizá-la.
VOCABULÁRIO
Cosmopolita:
oriundo ou próprio dos grandes centros urbanos, das grandes cidades; que recebe
influência cultural de grandes centros urbanos de outros países.
REVISANDO O CONTEÚDO
1- Qual era
o foco dos cristãos que foram dispersados?
Anunciar o
Senhor Jesus em qualquer tempo, lugar e circunstância.
2- Como era
a cidade de Antioquia?
Antioquia
era uma cidade cosmopolita, capital da Síria e uma das três mais importantes do
Império Romano, com forte influência helênica.
3- Como os
primeiros cristãos contextualizavam a mensagem do Evangelho para os gentios?
Eles não
usavam o Antigo Testamento para provar que Jesus era o Messias prometido, nem
mencionavam costumes judaicos, mas enfatizavam que Jesus era o Senhor.
4- O que o
episódio de Atos 11.22,23,24,26 mostra?
Esse
episódio nos mostra que não basta ganhar almas, é preciso ensiná-las; sem o
ensino a igreja não cresce em graça e conhecimento.
5- Qual é o
sentido do termo “cristão”?
O termo
“cristão” tem o sentido de “pessoa de Cristo” e se refere à identidade daqueles
que seguem, creem e vivem de acordo com os ensinamentos de Jesus.
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Doutrina, comunhão e fé; a base para o crescimento da igreja em meio as
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Pb. Rogério Faustino
︱Escola
Bíblica ︱3º
Trimestre de 2025︱ Compromisso com a Palavra
ARQUIVOS:
Revista Ensinador Cristão
Querido(a) professor(a), a gloriosa paz do Senhor! A lição desta semana
destaca a consciência missionária que havia nos cristãos de Antioquia da Síria.
A história nos conta que esta igreja funcionou durante muitos anos como a
igreja base das missões realizadas em regiões fora da Palestina. Uma das
características que se destacava nesta igreja era a intrepidez dos irmãos para
testemunhar o Evangelho, apesar do pouco conhecimento que possuíam sobre as
verdades fundamentais da graça. Mesmo assim, Deus usou o entusiasmo deles e o
seu compromisso com as Escrituras Sagradas para fundar uma das igrejas mais importantes
do mundo antigo (At 11.21).
A partir do relato de Atos dos Apóstolos, podemos observar
o modo maravilhoso como Deus opera para alcançar vidas. Não foram os cargos do
apostolado nem mesmo o profundo conhecimento de Paulo que fizeram da igreja de Antioquia
um grande instrumento nas mãos de Deus, mas o amor pelas vidas. Os irmãos daquela
igreja pregavam porque desejam cumprir o que foi ordenado por nosso Senhor:
"E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda
criatura" (Mc 16.15). Não havia a intenção, por parte desses irmãos, de
distinguir judeus de gentios, mas apenas o desejo de cumprir a missão de
anunciar a salvação por meio de Jesus Cristo.
O pastor Olinto de Oliveira, na
obra Missões: a Hora Chegou, editada pela CPAD, ressalta que a igreja atual deve
ter o mesmo compromisso com a pregação do Evangelho. "No exercício de uma
vida cristã comprometida em ser como o Senhor Jesus, não existe dicotomia de
propósitos, ou seja, não existe o que é meu e o que é do Senhor. Tudo é dEle e
para Ele! 'Porque dele, e por Ele, e para ele são todas as coisas; glória,
pois, a ele eternamente. Amém!' (Rm 11.36). Quando encarnamos essa realidade na
sua totalidade, então viveremos uma vida completamente dedicada à obra de
proclamação do Evangelho. Essa foi a lição de vida deixada pelo Senhor Jesus a
ser seguida, como também os seus apóstolos e todos aqueles que serviram a Deus
por fé antes do Novo Testamento à espera da chegada do Messias. [...] Se
queremos se parecidos com o Senhor Jesus, temos que cultivar essa sensibilidade
de sentir com o sentimento de Deus a necessidade que o mundo vive de conhecer a
verdade que liberta. Quando esse sentimento for para nós o que foi em Jesus, estaremos
totalmente absorvidos pela missão de anunciar a todos a mensagem salvadora da
cruz" (2020, pp. 52, 53, 55). Que nestes últimos dias, tenhamos a mesma
consciência missionária que havia em nossos irmãos de Antioquia da Síria, pois
nosso Senhor está prestes a voltar!
Ensinador Cristão 42

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