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Lição 12 - O Papel da Pregação no Culto.

TEXTO ÁUREO

“Que pregues a palavra, instes a tempo e fora de tempo, redarguas, repreendas, exortes, com toda a longanimidade e doutrina.” (2 Tm 4.2)

VERDADE PRÁTICA

Pregar a Palavra de Deus é a sublime missão da Igreja. É por intermédio do ministério da Palavra que vidas são salvas, transformadas e edificadas.

LEITURA DIÁRIA

Segunda – Mt 4.23 A proclamação da Palavra de Deus.
²³ E percorria Jesus toda a Galiléia, ensinando nas suas sinagogas e pregando o evangelho do reino, e curando todas as enfermidades e moléstias entre o povo.
Mateus 4.23

Terça – Mt 5.1,2 A disposição em ensinar a Palavra de Deus.
¹ E Jesus, vendo a multidão, subiu a um monte, e, assentando-se, aproximaram-se dele os seus discípulos;
² E, abrindo a sua boca, os ensinava, dizendo:
Mateus 5.1-2

Quarta – 1 Tm 4.13 Perseverando em exortar com a Palavra de Deus.
¹³ Persiste em ler, exortar e ensinar, até que eu vá.
1Timoteo 4.13

Quinta – At 8.5 Pregando a Cristo em todo tempo e lugar.
⁵ E, descendo Filipe à cidade de Samaria lhes pregava a Cristo.
Atos 8.5

Sexta – At 2.40 A pregação como resposta a uma geração sem Deus.
⁴⁰ E com muitas outras palavras isto testificava, e os exortava, dizendo: Salvai-vos desta geração perversa.
Atos 8.40

Sábado – At 8.35 As Escrituras como a base da pregação.
³⁵ Então Filipe, abrindo a sua boca, e começando nesta Escritura, lhe anunciou a Jesus.
Atos 8.35

Paulo Leivas Macalão

1 Santa Bíblia, para mim,
És o meu tesouro, sim;
Tu conténs a lei de Deus
E me mostras lindos céus;
Tu me dizes quem eu sou,
Donde vim, pra onde vou!
 
2 Tu repreendes meu falar,
Me exortas sem cessar.
Alumias os meus pés,
E me guias, pela fé,
Para as fontes de amor,
Do bendito Salvador!
 
3 És a voz dos altos céus,
Do Espírito de Deus.
Que vigor pra alma dá,
Quando em aflição está;
Me ensinas triunfar
Dentre os mortos, do pecar!
  
4Por Tua santa letra sei,
Que com Cristo reinarei;
Eu que tão indigno sou,
Por Tua luz, ao céu eu vou;
Santa Bíblia para mim,
És o meu tesouro, sim!

505 - As Palavras de Jesus
Paulo Leivas Macalão

1 Anelo eu ouvir a voz do meu bom Salvador,
Seus ditos um banquete são, banquete de amor
Qual o maná celestial, vigor me dão também,
Me trazem sempre instrução do Mestre de Belém.
 
As palavras do Senhor,
São palavras de vigor,
Me ensinam, me guiam,
Me trazem a luz, as palavras de Jesus.

 
2 Só as palavras de Jesus infundem-me valor,
Afastam do meu coração os males e a dor.
A mansidão do Salvador me fazem conhecer,
O gozo divinal do céu me trazem ao meu ser.
 
3 Em todo tempo meu Jesus, palavras me dirá,
Nas provas elas são meu bem, sua voz me alentará,
Minh’alma nelas tem a paz, quem pode me turbar,
Jesus me dá real festim me chama pra cear.
 
4 Lugar não há. nem haverá no mundo de horror.
Em que o perdido tenha paz a não ser no Senhor
Pois, as palavras que nos diz, são fonte de poder,
Pra todo pobre pecador, que humilhado crer.

559 - Bíblia Sagrada
Raimundo Nonato

1 Bíblia Sagrada,
És a Palavra de Deus:
És o mapa da jornada
Dos que seguem para o Céu.
És a carta enviada,
Que o Atalaia tem na mão:
És as velas da jangada
Dos que levam a salvação.
 
Livro de amor,
Livro que nos dá prazer
No Salvador,
No Espírito e no saber.
Livro bendito!
Só em ti pode habitar
A Palavra de amor,
Que dos lábios do Senhor
Saiu para em ti falar.

 
2 Bíblia Sagrada,
És o livro de fulgor,
És a jóia rejeitada
Pelo vituperador.
És o livro para a senda,
Contra o horror da corrução.
És o livro que nos manda
Falar desta salvação.
 
Além do véu,
Estás, livro do Senhor,
Livro do Céu,
Que transforma o pecador.
Livro Sagrado!
Bem-aventurados são
Os que cantam o louvor,
Que registras com amor,
Pela nossa salvação.

 
3 Bíblia Sagrada,
És a luz do meu Brasil,
És a lança e a espada
Deste povo varonil.
És dos dedos, o brilhante,
És do jardim, a linda flor,
És a luz mais radiante
Que nos mostra o Salvador.
 
Tu vens de Deus,
Livro santo de Jesus.
Dos altos céus,
Revelaste a nós a Cruz.
Livro que fala
Do poder do Salvador,
Livro que nos revelou
Como Deus a nós amou,
És a voz do Redentor.

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE

2 Timóteo 4.1-5
¹ Conjuro-te, pois, diante de Deus, e do Senhor Jesus Cristo, que há de julgar os vivos e os mortos, na sua vinda e no seu reino,
² Que pregues a palavra, instes a tempo e fora de tempo, redarguas, repreendas, exortes, com toda a longanimidade e doutrina.
³ Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências;
⁴ E desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas.
⁵ Mas tu, sê sóbrio em tudo, sofre as aflições, faz a obra de um evangelista, cumpre o teu ministério.

PLANO DE AULA

1- INTRODUÇÃO

Nesta lição estudaremos a importância da pregação da Palavra de Deus no culto cristão. Vamos refletir a respeito do Ministério da Palavra e de seu propósito no culto. Perceberemos que a pregação da Palavra de Deus traz edificação ao Corpo de Cristo, bem como atua na formação de valores do povo de Deus. Nesse sentido, veremos que o Ministério da Palavra deve ser exercido de maneira cristocêntrica e, sobretudo, fundamentado na Bíblia.

2- APRESENTAÇÃO DA LIÇÃO

A) Objetivos da Lição:

I) Apresentar o Ministério da Palavra e seu propósito;

II) Enfatizar a importância do Ministério da Palavra;

III) Explicitar a fundamentação do Ministério da Palavra.

B) Motivação: 

A pregação da Palavra de Deus é o antídoto divino para formar os cristãos, edificar a Igreja de Cristo e influenciar os crentes a terem vidas mais piedosas. Por isso, desde os primórdios da Igreja, o Ministério da Palavra teve primazia no culto cristão.

C) Sugestão de Método: 

Ao iniciar o terceiro tópico, peça aos alunos exemplos de pregações que não seja cristocêntricas nem bíblicas. Pergunte a eles que consequências essas pregações podem trazer para a vida da igreja. Após ouvi-los atenciosamente, exponha o tópico enfatizando a importância de a pregação cristã está fundamentada em Cristo e, ao mesmo tempo, ser devidamente bíblica.

3- CONCLUSÃO DA LIÇÃO

A) Aplicação: 

A pregação da Palavra de Deus tem o propósito de edificar a Igreja de Cristo, formar os valores do crente em Jesus e, ao mesmo tempo, estabelecer uma defesa diante de uma cultura sem Deus.

4- SUBSÍDIO AO PROFESSOR

A) Revista Ensinador Cristão. 

Vale a pena conhecer essa revista que traz reportagens, artigos, entrevistas e subsídios de apoio à Lições Bíblicas Adultos. Na edição 96, p.41, você encontrará um subsídio especial para esta lição.

B) Auxílios Especiais: 

Ao final do tópico, você encontrará auxílios que darão suporte na preparação de sua aula:

1) O texto “Uma Mensagem Pentecostal”, localizado depois do primeiro tópico, aprofunda a reflexão a respeito do propósito do Ministério da Palavra;

2) O texto “O Espírito Santo é a Fonte”, ao final do segundo tópico, amplia a reflexão da importância da pregação.

INTRODUÇÃO

Nesta lição, veremos a importância da pregação bíblica, denominada também como “Ministério da Palavra( Esse ministério está relacionado a pregação, ensino e disseminação da Palavra de Deus, objetivando a edificação e instrução da igreja bem como alcançar aqueles que precisam ouvir sobre o Reino de Deus.) Nesse aspecto, para refletir a glória de Deus, a pregação precisa manter o propósito para a qual foi estabelecida: revelar Deus e educar a igreja. Por isso, podemos afirmar que o Ministério é importante, pois assim a igreja é edificada e moldada pelos valores do Reino. Uma igreja em que a Palavra de Deus não tem primazia, tanto na ação evangelística quanto na discipuladora, é uma igreja fraca. Portanto, a natureza da pregação precisa ser bíblica e cristocêntrica. Em outras palavras, deve possuir sólidos fundamentos.

PALAVRA-CHAVE: Pregação

I- MINISTÉRIO DA PALAVRA E SEU PROPÓSITO

1- A pregação como Proclamação. 

O propósito mais sublime do Ministério da Palavra está no fato de ele revelar Deus às pessoas. Frequentemente as Escrituras se referem a esse aspecto da pregação como sendo uma “proclamação”. O verbo grego keryssô, traduzido como “proclamar”, é usado nesse sentido em vários textos do Novo Testamento (Mt 3.1; 4.23; Lc 4.18; At 8.5; Rm 10.8). Nesse aspecto, a pregação tem o propósito de revelar Deus às pessoas (1 Co 1.21). Esse fato por si só mostra a grandiosidade da pregação: trazer o conhecimento de Deus.

A igreja precisa ter em foco que dos vários propósitos da pregação da Palavra de Deus temos como principal o de que as pessoas precisam ouvir a mensagem do evangelho e o plano de Deus para resgate da humanidade caída no pecado.

Desde o inicio da entrada do pecado na humanidade o propósito de Deus foi revelar seu plano para restaurar o homem perdido.

2- O caso emblemático de Lídia (At 16.14). 

Enquanto Lídia (Lídia foi uma mulher natural de Tiatira, na região de Lídia, que, em Filipos, se tornou, possivelmente, uma das primeiras pessoas (se não a primeira) europeia convertida no ministério de Paulo.) ouvia a pregação feita por Paulo, o Senhor abriu-lhe o coração. A pregação foi o instrumento que Deus usou para se revelar àquela mulher e o resultado disso foi a sua conversão. Deus é glorificado na revelação de sua Palavra. Esse fato é destacado por Paulo na sua Carta aos Romanos: “De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus” (Rm 10.17). Assim, devemos nos conscientizar de que a pregação da Palavra de Deus é mais do que uma simples exposição de ideias, mais do que um discurso inflamado; ela é o canal pelo qual Deus se revela ao coração endurecido.

Somente a Palavra de Deus tem o poder de convencer o coração endurecido. Nada no mundo consegue convencer alguém do seu erro e fazer com que ele volte atrás e nunca mais queira cometer seus velhos atos. Somente o poder da Palavra de Deus tem a eficácia de transformar o velho no novo.

3- A pregação como instrução. 

As pessoas que foram alcançadas pela proclamação da Palavra precisam crescer e amadurecer no Evangelho, ou seja, necessitam ser discipuladas, instruídas. É significativo o fato de que o ministério de Jesus tenha o ensino como um dos fundamentos: “E percorria Jesus toda a Galiléia, ensinando nas suas sinagogas” (Mt 4.23). No sermão do Monte, Jesus também “ensinava” seus discípulos (Mt 5.2). Assim também o apóstolo Paulo gastou grande parte de seu tempo ensinando os crentes (At 18.11). Paulo chegou mesmo a exigir de alguém que tivesse pretensão ministerial que fosse “apto para ensinar” (1 Tm 3.2). Tudo isso mostra a importância do ministério do ensino e a responsabilidade de quem o exerce.

Após serem alcançados pela pregação da Palavra de Deus,  os novos  convertidos precisam agora serem ensinados e discipulados pela mesma. Eis o que diz o apóstolo Pedro: "Despojando-vos, portanto, de toda maldade e dolo, de hipocrisias e invejas e de toda sorte de maledicências, desejai ardentemente, como crianças recém-nascidas, o genuíno leite espiritual, para que, por ele, vos seja dado crescimento para salvação, se é que já tendes a experiência de que o Senhor é bondoso (1 Pedro 2.1-3)."

É necessário esse passo na vida espiritual do novo cristão; ele precisa crescer espiritualmente pra que chegue a estatura de varão perfeito.

SINOPSE I

O Ministério da Palavra exerce um papel de proclamação e, ao mesmo tempo, de instrução.

AUXÍLIO TEOLÓGICO

UMA MENSAGEM PENTECOSTAL

A igreja pentecostal conhecida como Assembleia de Deus é um movimento que começou sobrenaturalmente, em resultado do poderoso derramamento do Espírito Santo. Desde o seu início, Deus tem abençoado esse movimento, porque é dependente dEle; é guiado pelo Espírito Santo, orientado pela Palavra de Deus e usado para alcançar este mundo necessitado de Jesus Cristo. Desde o nosso começo temos sido abençoados com poderosos sinais e maravilhas. Humildemente agradecemos a Deus por isso. […] Os primeiros cristãos foram perseguidos por causa da mensagem que anunciavam e por aquilo que eram. Também seremos perseguidos. Eles foram mal compreendidos pela sociedade em que viviam. Também seremos mal compreendidos. Os outros grupos religiosos os rejeitaram, por causa da posição dogmática de que Jesus Cristo é o Senhor ressurreto e está ativamente envolvido nos assuntos da igreja. Nós também seremos rejeitados” (CARLSON, Raymond; TRASK, Thomas E. et al. O Pastor Pentecostal: Teologia e Práticas Pastorais. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2023, p.99).

Escola Bíblica︱1º Trimestre de 2024︱Adultos O Corpo de Cristo –Origem, Natureza e Missão da Igreja no Mundo︱Neweb︱Compromisso com a Palavra

II- O MINISTÉRIO DA PALAVRA E SUA IMPORTÂNCIA

1- A edificação da igreja. 

A Palavra tem a importante função de edificar a igreja. Essa edificação vem pelo confronto que o Espírito Santo traz pelo ministério da Palavra, que exorta e consola. Às vezes isso pode vir em um tom de elogio (1 Co 11.2) ou em uma forte repreensão (1 Co 11.17). O termo grego paraklésis, traduzido como “exortar” e “consolar”, significa um “chamado para “ajudar” e “encorajar”. Ele ocorre com muita frequência no Novo Testamento, sendo a maioria das vezes no contexto da igreja. Assim, vemos Paulo solicitando a Timóteo que persistisse em ler, ensinar a Palavra e “exortar” (1 Tm 4.13) e Lucas destacando que a igreja andava na “consolação do Espírito Santo” (At 9.31). Em ambos os textos se pressupõe o ministério da Palavra como instrumento de exortação e edificação.

Assim como cada cristão em particular precisa ser ensinado pela Palavra, a igreja no seu geral necessita ser edificada pela exposição do ensino da Palavra de Deus. Uma igreja edificada na Palavra não se corrompe e nem é levada por ventos de doutrinas falsas, nem tampouco se engoda com falsos profetas e pregadores.

2- Formação de valores. 

A pregação é importante instrumento para formação de uma consciência cristã. A guerra cultural travada nos últimos anos contra a fé cristã mostrou a necessidade de a igreja firmar cada vez mais os seus valores ( Os Valores Cristãos são os princípios que a igreja defende e assume  como regras e diretrizes para sua conduta, seu modo de ser e agir. São principios da ética e da moral baseados na fé cristã e fundamentados na Bíblia e nos ensinamentos de Jesus.  São eles que regem nossa conduta e nosso modo de viver. ) . Isso, contudo, só pode acontecer de forma eficaz por meio da formação de uma consciência cristã fundamentalmente bíblica. Isso significa que a igreja precisa mostrar, de forma bem didática, sua forma de pensar, crer e agir, ou seja, é preciso definir sua cosmovisão ( A visão como a igreja ver o que é certo e errado baseada na Palavra de Deus.  Uma igreja que é ensinada pela Palavra de Deus jamais aceitará que sua doutrina, seus costumes e sua cultura sejam iguais a do mundo ou influenciada pelo mundo.) , isto é, sua visão de mundo. Uma visão que seja diferente à da cultura secular. Esta, por sua vez, sempre se mostrou hostil ao povo de Deus. Do contrário, não seremos capazes de resistir a inversão de valores por ela disseminada.

Vivemos em uma época em que a igreja, que nunca deixou de ser perseguida pelo mundo, experimenta uma crescente perseguição contra seus valores. O diabo percebeu que o caminho mais fácil de querer tentar destruir a igreja não foi matando os cristãos, mas foi contaminando-os em seus valores. Foi disseminando ensinos de que o que a Bíblia ensina não era absoluto, mas relativo. A velha conversa de que não faz mal ou tanto faz. 

3- Resistindo diante de uma cultura sem Deus. 

Jesus censurou seus discípulos, chamando-os de “geração perversa” porque os viu agindo com incredulidade (Mt 17.17). A influência de uma cultura sem Deus havia atingido negativamente os que andavam com Jesus. Por sua vez, no Pentecostes, Pedro também exortou seus ouvintes a salvarem-se daquela “geração perversa” (At 2.40). Assim também Paulo escreveu que Demas, (Demas foi um cooperador de Paulo mencionado três vezes no Novo Testamento. Mas a história de Demas ficou marcada na Bíblia por ele ter abandonado o apóstolo perto do tempo de sua morte.) um amigo de Ministério, havia amado aquela presente era e o abandonou (2 Tm 4.10). Esse mesmo apóstolo exortou os crentes de Roma a não se conformarem com aquela presente era (Rm 12.2). Nas duas últimas referências, a palavra grega aion, traduzida como “era” ou “século”, é uma referência clara a uma cultura sem Deus.

Não é a toa que a presente era é um tempo de relativismo religioso. As doutrinas Bíblicas são constantemente confrontadas com interpretações meramente humanas a fim de satisfazer o ego humano. A exposição da Palavra virou uma moda para a satisfação do homem e não de mostrar a verdadeira vontade de Deus para a vida do homem. Mais vale está bem do que mostrar o que realmente Deus quer que sejamos.

SINOPSE II

O Ministério da Palavra traz edificação à Igreja, forma os valores do crente e levanta uma resistência diante de uma cultura sem Deus.

AUXÍLIO TEOLÓGICO

O ESPÍRITO SANTO É A FONTE

Jesus disse: ‘O Espírito é o que vivifica, a carne para nada aproveita; as palavras que eu vos disse são espírito e vida’ (Jo 6.63). Essa é a verdade poderosa a ser compreendida. Não é minha responsabilidade dar vida. Como pastor, não preciso fazer com que algo aconteça em um culto. Como crente, não preciso estar sob a pressão de ter de realizar algo para obter resultados espirituais. A mágica não está envolvida nos sinais e maravilhas de Deus. O Espírito Santo se move quando a Palavra de Deus é pregada, e dEle dependemos para os resultados. A igreja não precisa de demonstrações da carne; precisa de uma demonstração do Espírito Santo. Os crentes se desviam quando a carne se manifesta em nossas igrejas. Há algo poderoso, dinâmico, maravilhoso e glorioso, quando as pessoas chegam à presença de Jesus Cristo. O Espírito torna o ambiente vivo e o enche de poder e expectativa do que Deus está fazendo. Quando temos o privilégio de estar em tal ambiente, o Espírito Santo é o agente acelerador. O mesmo Espírito Santo que dirigiu os escritores da Bíblia também deseja dirigir-nos hoje, de modo que venhamos a entender. Sem o Espírito Santo, a Bíblia é como um oceano que não pode ser sondado, como o céu que não pode ser inspecionado, como uma mina que não pode ser explorada e como um mistério além da compreensão. Devemos — temos de — render-nos à liderança do Espírito Santo’” (CARLSON, Raymond; TRASK, Tho- mas E. et al. O Pastor Pentecostal: Teologia e Práticas Pastorais. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2023, p.103).

Escola Bíblica︱1º Trimestre de 2024︱Adultos O Corpo de Cristo –Origem, Natureza e Missão da Igreja no Mundo︱Neweb︱Compromisso com a Palavra

III- O MINISTÉRIO DA PALAVRA E SUA FUNDAMENTAÇÃO

1- Deve ser cristocêntrico. 

A Bíblia diz que “descendo Filipe à cidade de Samaria, lhes pregava a Cristo” (At 8.5). A pregação precisa ser cristocêntrica. Cristo é o centro da Bíblia (Lc 24.27), o centro da mensagem dos profetas: “indagando que tempo ou que ocasião de tempo o Espírito de Cristo, que estava neles, indicava, anteriormente testificando os sofrimentos que a Cristo haviam de vir e a glória que se lhes havia de seguir” (1 Pe 1.11). Assim, o alvo da pregação é revelar Cristo. Apolo (Apolo era um eloquente pregador, e possuía um profundo conhecimento do Antigo Testamento. Ele também havia sido instruído no caminho do Senhor. Site: EstiloAdoração), por exemplo, era conhecido por sua eloquência e capacidade de mostrar que o Cristo prometido nas Escrituras hebraicas era Jesus de Nazaré: “Porque com grande veemência convencia publicamente os judeus, mostrando pelas Escrituras que Jesus era o Cristo” (At 18.28). Dizendo isso, precisamos destacar que a forma e os métodos usados para a exposição das Escrituras são importantes. Contudo, o mais importante é a revelação do seu conteúdo, Cristo Jesus.

Todo e qualquer pregador da Palavra de Deus precisa entender e fazer com que suas mensagens tenham como centro, a pessoa de Jesus Cristo. 

2- Deve ser bíblico. 

Vivemos em um tempo em que a pregação em muitos espaços virou um modismo. Parece que temos “pregadores” em demasia, (o que está em excesso; o que ultrapassa a média ou o bom senso.) mas o que se passa por pregação na maioria das vezes não o é. Na verdade são mensagens de autoajuda com um verniz de pregação. Esse tipo de mensagem é atraente porque amacia o ego e geralmente consegue muitos seguidores nas redes sociais para quem se vale dessa técnica. Contudo, não são pregações de verdade porque não há nelas uma exposição de um conteúdo bíblico. A ênfase está na performance, forma ou modo de se exibir a temática a ser abordada. O objetivo quase sempre é financeiro (Fp 3.19; 1 Tm 6.9). A doutrina do pecado, o apelo por uma vida separada do mundo e dedicada a Deus são esquecidos (2 Co 6.17). Essa modalidade de pregação opõe-se ao verdadeiro Evangelho de Cristo. É uma mensagem sem cruz (Gl 6.14-16). Na verdade, esse tipo de pregação glorifica os homens que são amantes de si mesmos (2 Tm 3.1-5).

Vivemos em uma época em que a mensagem que confronta nossos interesses foi esquecida lá atrás e as que temos são mensagens que satisfazem nosso ego.

É o tempo da mensagem coaching,  aquelas mensagens em que o centro é o homem e seu bem estar, seu sucesso, sua prosperidade. São mensagens de autoajuda, de incentivo financeiro, de riquezas e o que dizer mais...são momentos que esqueceram o genuíno evangelho. 

SINOPSE III

O Ministério da Palavra deve ser fundamentalmente cristocêntrico e, ao mesmo tempo, bíblico.

CONCLUSÃO

Após a exposição desta lição, constatamos que a igreja precisa manter-se fiel ao ministério da Palavra. Isso só pode ser feito por meio de uma pregação genuinamente bíblica que reflita os valores do Reino de Deus. Para isso, não há atalhos. Numa cultura cada vez mais hostil à fé cristã, a igreja necessita proclamar as verdades do Reino por meio da poderosa pregação da Palavra de Deus.

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REVISANDO O CONTEÚDO

1- Em que fato o propósito mais sublime da Igreja está amparado?

O propósito mais sublime do Ministério da Palavra está no fato de ele revelar Deus às pessoas.

2- O que as pessoas, que foram alcançadas pelo Evangelho, precisam fazer?

As pessoas que foram alcançadas pela proclamação da Palavra precisam crescer e amadurecer no Evangelho, ou seja, necessitam ser discipuladas, instruídas.

3- Qual é a função da Palavra na igreja?

A Palavra tem a importante função de edificar a igreja. Essa edificação vem pelo confronto que o Espírito Santo traz pelo ministério da Palavra, que exorta e consola.

4- O que a igreja precisa mostrar de forma bem didática?

O que significa que a igreja precisa mostrar, de forma bem didática, sua forma de pensar, crer e agir, ou seja, é preciso definir sua cosmovisão, isto é, sua visão de mundo.

5- De acordo com a lição, qual é o alvo da pregação?

O alvo da pregação é revelar Cristo.

Pb. Rogério Faustino

Neweb

Compromisso com a Palavra

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