TEXTO
PRINCIPAL
“Desde
agora, ninguém me inquiete; porque trago no meu corpo as marcas do Senhor
Jesus.” (Gl 1.7).
RESUMO DA
LIÇÃO
Não há
virtude alguma na circuncisão e nem na incircuncisão, mas a virtude está em ser
uma nova criatura mediante a fé em Jesus Cristo.
LEITURA DA
SEMANA
SEGUNDA — Rm
2.25 A circuncisão só tem valor se guardar a Lei.
TERÇA — Gl
6.10 Façamos o bem a todos.
QUARTA — Gl
6.13 Os judaizantes ensinavam a Lei, mas não a guardavam.
QUINTA — Gl
6.9 A colheita para os que não se cansam de fazer o bem.
SEXTA — Hb
4.16 Graça em tempo oportuno.
SÁBADO — Gl
6.17 Um soldado com várias cicatrizes.
OBJETIVOS
SABER que o
bem deve continuar sendo feito;
COMPREENDER
que os gálatas que desejavam se circuncidar queriam demonstrar uma aparência de
que andavam no Espírito;
CONSCIENTIZAR
de que ser ou não circuncidado não faz diferença em Cristo, mas sim, ser uma
nova criatura.
INTERAÇÃO
Professor(a),
com a graça de Deus, estamos concluindo mais um trimestre. Aprendemos com a
Carta aos Gálatas que a graça do Eterno é uma graça disposta não somente para a
salvação, mas também para a manutenção dela. Que a maravilhosa graça do Senhor
esteja com você e seus alunos, até que um dia sejam chamados para experimentar
a vida eterna com Ele nos céus.
ORIENTAÇÃO
PEDAGÓGICA
Professor(a),
escreva no quadro: “A Carta aos Gálatas”. Pergunte aos alunos os pontos que
eles mais gostaram de estudar e o porquê. Ouça-os com atenção e incentive a
participação de todos, pois o envolvimento deles vai ajudar você a fazer uma
avaliação do trimestre. Depois, explique que “Gálatas é muitas vezes entendida
como a carta que ensina a justificação pela fé somente em Cristo. Paulo investe
contra falsos mestres que ensinam os cristãos a complementarem a obra de Cristo
com a guarda da Lei como parte de ganhar a salvação. Diga que a Galácia é uma
região étnico-geográfica no norte da Ásia Menor habitada principalmente por
povos de origem gaulesa e celta desde meados do século IV a.C. Em 25 a.C., os
romanos conferiram o status de província à região étnico-geográfica da Galácia
e a partes do Ponto, Frígia, Pisídia e Licaônia, mais ao sul. Algumas das
cidades que Paulo visitou na Primeira Viagem Missionária (At 13 — 14)
situavam-se na parte sul desta região: Antioquia, Icônio, Listra e Derbe”
(Adaptado de Dicionário Bíblico Baker. Rio de Janeiro: CPAD, 2023,
p.210).Bíblia para crianças
TEXTO
BÍBLICO
Gálatas
6.9-15.
⁹ E não
nos cansemos de fazer o bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não houvermos
desfalecido.
¹⁰ Então,
enquanto temos tempo, façamos o bem a todos, mas principalmente aos domésticos
da fé.
¹¹ Vede
com que grandes letras vos escrevi por minha mão.
¹² Todos
os que querem mostrar boa aparência na carne, esses vos obrigam a
circuncidar-vos, somente para não serem perseguidos por causa da cruz de
Cristo.
¹³ Porque
nem ainda esses mesmos que se circuncidam guardam a Lei, mas querem que vos
circuncideis, para se gloriarem na vossa carne.
¹⁴ Mas
longe esteja de mim gloriar-me, a não ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo,
pela qual o mundo está crucificado para mim e eu, para o mundo.
¹⁵ Porque,
em Cristo Jesus, nem a circuncisão nem a incircuncisão têm virtude alguma, mas
sim o ser uma nova criatura.
INTRODUÇÃO
Ao longo
deste trimestre estudamos a Carta aos Gálatas, escrita pelo apóstolo Paulo. Ao
concluir sua carta, Paulo apresenta recomendações práticas para os irmãos e os
incentiva a terem uma fé igualmente prática. Ele prossegue com a ideia da
perseverança no fazer a obra de Deus, e lembra novamente do centro do seu
pensamento na Carta: a não circuncisão para os gentios que aceitaram a Jesus.
Como um bom soldado, ele trazia consigo as marcas do seu Senhor, algo que os
judaizantes não traziam, e completa desejando a graça de Deus para os seus
leitores.
I- O BEM
DEVE PERMANECER SENDO FEITO
1- Firmeza
no fazer o bem.
Na parte final de sua Carta, Paulo fala sobre a constância no
fazer o bem. Se por um lado, ele adverte aos gálatas sobre questões
doutrinárias, por outro lado, reconhece que eles faziam boas obras, e que elas
deveriam permanecer como uma prática cristã. Paulo não diz que os gálatas
precisavam fazer o bem, como se não o fizessem. Ele pede para que não se cansem
de fazê-lo. O motivo pelo que Paulo incentiva os gálatas a serem constantes
nisso é que um dia ceifarão o que estão plantando. Essa linguagem conectada à
agricultura era de conhecimento dos seus leitores. Se na lição antecedente
vimos um tipo de plantio e colheita, o que o homem semear, isto também colherá,
nesta lição veremos o poder da decisão e a necessidade de ser constante no
trabalho do Reino. Quem faz o bem, ainda que demore, um dia colherá o que
plantou, isso se tal pessoa não desistir. Paulo lembra aos seus leitores de que
para receber a recompensa não podem desfalecer, se cansar. Da mesma forma que
um agricultor exerce seu trabalho constante, mesmo dependendo do clima, sabe
que um dia a colheita vai chegar.
2- Os domésticos
da fé.
A nossa fé deve ser prática e direcionada às pessoas que nos cercam, mas
de forma específica. Paulo menciona um grupo de pessoas: os domésticos da fé.
Esses eram os irmãos da igreja em que congregavam. A prioridade deveria ser
direcionada aos que já tinham sido salvos. Em nossos dias, somos bombardeados
com propagandas solicitando auxílio para diversos grupos tidos por
necessitados. Não é errado um cristão oferecer auxílio a qualquer grupo de
pessoas que realmente precise, pois doenças, guerras, catástrofes naturais e
outras situações que afetam a economia e a segurança de um país podem surgir em
qualquer lugar do mundo. Muitos cristãos colaboram nesse aspecto, que é uma
forma de generosidade, e isso não deve ser desconsiderado. Entretanto, a
recomendação apostólica é que façamos o bem a todos, “principalmente aos
domésticos da fé” (v.10).
3- Grandes
letras.
É provável que Paulo estivesse tendo dificuldades com sua visão. Uma
possível referência nesse aspecto é que ele relembra aos gálatas que quando
esteve com eles, mesmo em fraqueza, não foi desprezado. Pelo contrário, ele diz
que se os gálatas pudessem, eles teriam arrancado os olhos para darem ao
apóstolo (Gl 4.15). Pode ter sido esse o motivo que o levou a destacar esse
texto.
SUBSÍDIO 1
Professor
(a), peça que um aluno leia Gálatas 6.11: “Vede com que grandes letras vos
escrevi por minha mão”. Em seguida pergunte qual o significado desse versículo.
Ouça os alunos com atenção e depois converse com eles mostrando que é possível
que a Carta aos Gálatas tenha sido escrita por um amanuense, um escritor
profissional, que ia escrevendo à medida que Paulo ditava, e que nesse momento,
o leitor da Carta tenha parado a leitura e mostrado aos crentes as letras de
Paulo, que teria passado nessa parte a escrever de próprio punho.
II-
APARÊNCIA NA CARNE
1-
Circuncisão nos gentios.
“Todos os que querem mostrar boa aparência na carne,
esses vos obrigam a circuncidar-vos” (v.12). O apóstolo mostra que os
judaizantes queriam demonstrar uma aparência de que andavam no Espírito. Eles
preferiam a marca de um ato exterior para não serem perseguidos. A circuncisão
nunca foi nem nunca será um pré-requisito ou pós requisito para a salvação em
Cristo.
2- Não
guardam a Lei.
Um dos problemas dos falsos mestres é que eles não cumpriam
aquilo que ensinavam os outros a guardarem. Na prática, os judaizantes
provavelmente foram os primeiros a perseguir os verdadeiros cristãos, não com a
força do Estado ou com armas e prisões, como o Saulo não convertido fazia. A
constância na apresentação e um falso ensino não deixa de ser uma forma de
perseguição. Uma das formas de tirar uma pessoa dos caminhos do Senhor é
ensinar a ela um atalho que a levará a lugar nenhum.
3- Em que
gloriar-se.
Os judaizantes impunham a circuncisão aos gentios, mas eles mesmos
não guardavam a Lei. Se sentiam realizados em obrigar os gentios a guardarem os
mandamentos que eles mesmos não guardavam (v.13). Paulo diz que a alegria dele
não era a mensagem da circuncisão, e sim a cruz de Cristo. Ele via o mundo como
crucificado, ou seja, morto, e da mesma forma, se via morto para o mundo. Essa
fala é necessária, pois uma pessoa pode ver o mundo como um sistema morto, mas
estar disponível para torná-lo vivo em sua vida.
SUBSÍDIO 2
“Os
judaizantes continuaram a observar as práticas judaicas da circuncisão, das
leis alimentares, do sábado e das outras festas ao lado da nova fé em Jesus
como o Messias. Em particular, eles criam que a salvação era para os judeus e
que qualquer um que quisesse experimentá-la precisava alinhar-se com todas as
práticas judaicas do Antigo Testamento. Paulo, mais do que ninguém, viu os
perigos desse movimento e condenou corretamente até o próprio Pedro, quando viu
que este e outros ‘não andavam bem e diretamente conforme a verdade do
evangelho’. Paulo ‘[…] disse a Pedro na presença de todos: Se tu, sendo judeu,
vives como os gentios e não como judeu, por que obrigas os gentios a viverem
como judeus?’ (Gl 2.14). Os judaizantes sofreram uma derrota significativa no
concílio de Jerusalém, quando Tiago e a igreja de Jerusalém determinaram que os
gentios não precisavam ser circuncidados para serem salvos (At 15).”
(Dicionário Bíblico Baker. Rio de Janeiro: CPAD, 2023, p.291). Bíblia para
crianças
PROFESSOR(A),
“Paulo conhecia as Escrituras melhor do que a maioria das pessoas. Ele via mais
do mundo do que a maioria dos mercadores. Ele escreveu algumas das cartas mais
longas conhecidas na época. Para os seus convertidos, ele era um amigo fiel:
para os seus oponentes, um agitador irreprimível. Mas, segundo ele mesmo, não
era nada mais, nada menos, do que o homem a quem Deus chamou por meio de Jesus
Cristo para levar o Evangelho até os confins da terra.” (Dicionário Bíblico
Baker. Rio de Janeiro: CPAD, 2023, p.283).
III-
PALAVRAS FINAIS
1- Jesus faz
acepção de pessoas?
Paulo explica que ser ou não circuncidado não faz diferença
em Cristo, mas sim ser uma nova criatura. Milhares de judeus, no primeiro
século, receberam Jesus como seu Messias, da mesma forma que gentios também
creram no Evangelho e tiveram suas vidas transformadas. Não é a circuncisão que
faz a pessoa ser uma nova criatura. No judaísmo, uma pessoa gentia poderia se
tornar um prosélito, desde que fosse circuncidada e praticasse as obras da Lei,
mas isso não fazia dela uma nova criatura.Bíblia para crianças
2- As marcas
de Cristo.
Paulo fala algo que os judaizantes não tinham autoridade para
alegar: ele tinha as marcas de Cristo. Essa expressão remonta aos sofrimentos e
adversidades enfrentados por amor a Jesus ao longo do seu ministério. Ele
escreveu aos Coríntios sobre o que havia passado por amor do Evangelho:
açoitado diversas vezes, preso, apedrejado, náufrago em três ocasiões, além das
viagens perigosas por causa de ladrões, de falsos irmãos, de judeus que lhe
desejavam a morte, e os períodos de escassez, de vigílias e a constante pressão
que as igrejas lhe traziam ao coração (2Co 11.22-29). Cada momento de
perseguição deixou marcas no apóstolo, mas ele não se manifesta em tom de
reclamação ou vitimismo, mas sim no sentido de mostrar que os seus acusadores
tentavam fugir da perseguição por causa da cruz de Cristo.
3- A graça
de Jesus.
Paulo começa sua Carta aos Gálatas desejando “graça e paz da parte de
Deus pai e da de nosso Senhor Jesus Cristo” (Gl 1.3) e conclui com a graça de
Jesus. Ao longo de sua Carta, ele mostrou que a graça não é somente para a
salvação, mas também para a nossa vida cristã. Ele experimentou a graça em sua
vida mesmo quando teve negada uma oração por si mesmo, ao ouvir de Deus: “E
disse-me: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza”
(2Co 12.9). O autor aos Hebreus nos orienta a que “Cheguemos, pois, com
confiança ao trono da graça, para que possamos alcançar misericórdia e achar
graça, a fim de sermos ajudados em tempo oportuno” (Hb 4.16). Aqui vale lembrar
de que um dos lemas da Reforma Protestante: “Somente a graça, e não os esforços
humanos, pode nos levar até Deus”.
SUBSÍDIO 3
“Paulo
conclui em 6.11-18, resumindo a maioria dos seus pontos principais. A Lei e a
circuncisão agora não contam para nada: somente a fidelidade operando através
do amor e a nova criação em Cristo contam para qualquer coisa (5.6; 6.15). Para
Paulo em Gálatas, a fidelidade de Cristo em forma de cruz, e orientada aos
outros, oferece uma identidade comunitária mais concreta e um modo de vida
prático do que a Lei jamais poderia. A fidelidade de Cristo e do Espírito
define os gálatas como povo da nova criação. A justificação em Gálatas envolve
mais do que a doutrina tradicional: envolve a unificação associada ao fruto do
Espírito, e não a divisão e contenda das obras da carne/Lei. Relaciona-se e
estabelece as condições para a radical e tangível fidelidade comunal (de
Cristo) em forma de cruz e orientada aos outros, a qual deve definir o povo de
Deus).” (Dicionário Bíblico Baker. Rio de Janeiro: CPAD, 2023, p.212).Bíblia
para crianças
CONCLUSÃO
A Carta aos
Gálatas permanece sendo uma defesa do Evangelho de Jesus Cristo para os
gentios. É um documento para toda a Igreja. Que essa seja apresentada completa,
da mesma forma que foi completo o sacrifício de Jesus por nós. Assim concluímos
este trimestre: com a graça de Deus, uma graça disposta não somente para a
salvação, mas também para a manutenção dela. Que esta esteja conosco, em nossas
vidas até que sejamos chamados por Deus para experimentar a vida eterna com Ele
nos céus.
HORA DA
REVISÃO
1- O que
Paulo fala na parte final de sua Carta?
Na parte
final de sua Carta, Paulo fala sobre a constância no fazer o bem.
2- Segundo a
lição, a qual grupo de pessoas a nossa fé deve ser direcionada?
A nossa fé
deve ser prática e direcionada às pessoas que nos cercam, mas de forma
específica. Paulo menciona um grupo de pessoas: os domésticos da fé.
3- O que os
que desejavam a circuncisão queriam demonstrar?
O apóstolo
mostra que os que desejavam se circuncidar queriam demonstrar uma aparência de
que andavam no Espírito.
4- A
circuncisão é um pré-requisito para a salvação?
A
circuncisão nunca foi nem nunca será um pré-requisito ou pós-requisito para a
salvação.
5- O que a
expressão “as marcas de Cristo” remonta?
Essa
expressão remonta aos sofrimentos e adversidades enfrentados por amor a Jesus
ao longo do seu ministério.
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