TEXTO ÁUREO
“Na verdade, pareceu bem ao Espírito Santo e a nós não vos impor mais encargo algum, senão estas coisas necessárias.” (At 15.28).
VERDADE
PRÁTICA
Em sua essência, a Igreja é tanto um organismo quanto uma organização e, como tal, precisa seguir princípios e regras para funcionar plenamente.
LEITURA
DIÁRIA
Segunda — 1Co 12.12 A igreja local como um organismo vivo.
“Na verdade, pareceu bem ao Espírito Santo e a nós não vos impor mais encargo algum, senão estas coisas necessárias.” (At 15.28).
Em sua essência, a Igreja é tanto um organismo quanto uma organização e, como tal, precisa seguir princípios e regras para funcionar plenamente.
Segunda — 1Co 12.12 A igreja local como um organismo vivo.
Terça — Tt 1.5 A igreja como organização.
Quarta — At 14.23 Estabelecendo líderes.
Quinta — At 15.28 Dando voz à igreja.
Sexta — At 15.30,31 A necessidade de possuir parâmetros.
Sábado — 1Co 14.40 Tudo com decência e ordem.
HINOS DA HARPA CRISTÃ
144162
167
LEITURA
BÍBLICA EM CLASSE
Atos
15.22-32.
²² Então, pareceu bem aos apóstolos e aos anciãos, com toda a igreja, eleger varões dentre eles e enviá-los com Paulo e Barnabé a Antioquia, a saber: Judas, chamado Barsabás, e Silas, varões distintos entre os irmãos.
²³ E por intermédio deles escreveram o seguinte: Os apóstolos, e os anciãos, e os irmãos, aos irmãos dentre os gentios que estão em Antioquia, Síria e Cilícia, saúde.
²⁴ Porquanto ouvimos que alguns que saíram dentre nós vos perturbaram com palavras e transtornaram a vossa alma (não lhes tendo nós dado mandamento),
²² Então, pareceu bem aos apóstolos e aos anciãos, com toda a igreja, eleger varões dentre eles e enviá-los com Paulo e Barnabé a Antioquia, a saber: Judas, chamado Barsabás, e Silas, varões distintos entre os irmãos.
²³ E por intermédio deles escreveram o seguinte: Os apóstolos, e os anciãos, e os irmãos, aos irmãos dentre os gentios que estão em Antioquia, Síria e Cilícia, saúde.
²⁴ Porquanto ouvimos que alguns que saíram dentre nós vos perturbaram com palavras e transtornaram a vossa alma (não lhes tendo nós dado mandamento),
²⁵ pareceu-nos
bem, reunidos concordemente, eleger alguns varões e enviá-los com os nossos
amados Barnabé e Paulo,
²⁶ homens que já expuseram a vida pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo.
²⁷ Enviamos, portanto, Judas e Silas, os quais de boca vos anunciarão também o mesmo.
²⁸ Na verdade, pareceu bem ao Espírito Santo e a nós não vos impor mais encargo algum, senão estas coisas necessárias:
²⁹ Que vos abstenhais das coisas sacrificadas aos ídolos, e do sangue, e da carne sufocada, e da fornicação; destas coisas fareis bem se vos guardardes. Bem vos vá.
³⁰ Tendo-se eles, então, despedido, partiram para Antioquia e, ajuntando a multidão, entregaram a carta.
³¹ E, quando a leram, alegraram-se pela exortação.
³¹ Depois, Judas e Silas, que também eram profetas, exortaram e confirmaram os irmãos com muitas palavras.
PLANO DE
AULA
1- INTRODUÇÃO
Nesta lição, encerramos nosso trimestre estudando um dos momentos mais importantes da história da Igreja Primitiva em Jerusalém: a Assembleia de Jerusalém. Diante de um grave conflito doutrinário sobre a salvação dos gentios, os líderes da Igreja buscaram, com sabedoria e submissão ao Espírito Santo, uma solução que preservasse a doutrina da graça e a unidade do Corpo de Cristo.
²⁶ homens que já expuseram a vida pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo.
²⁷ Enviamos, portanto, Judas e Silas, os quais de boca vos anunciarão também o mesmo.
²⁸ Na verdade, pareceu bem ao Espírito Santo e a nós não vos impor mais encargo algum, senão estas coisas necessárias:
²⁹ Que vos abstenhais das coisas sacrificadas aos ídolos, e do sangue, e da carne sufocada, e da fornicação; destas coisas fareis bem se vos guardardes. Bem vos vá.
³⁰ Tendo-se eles, então, despedido, partiram para Antioquia e, ajuntando a multidão, entregaram a carta.
³¹ E, quando a leram, alegraram-se pela exortação.
³¹ Depois, Judas e Silas, que também eram profetas, exortaram e confirmaram os irmãos com muitas palavras.
1- INTRODUÇÃO
Nesta lição, encerramos nosso trimestre estudando um dos momentos mais importantes da história da Igreja Primitiva em Jerusalém: a Assembleia de Jerusalém. Diante de um grave conflito doutrinário sobre a salvação dos gentios, os líderes da Igreja buscaram, com sabedoria e submissão ao Espírito Santo, uma solução que preservasse a doutrina da graça e a unidade do Corpo de Cristo.
2- APRESENTAÇÃO DA LIÇÃO
A) Objetivos da Lição:
I) Mostrar o contexto e os motivos que levaram à controvérsia sobre a salvação dos gentios;
II) Relatar os argumentos apresentados pelos apóstolos, especialmente por Pedro e Tiago, sobre a inclusão dos gentios na Igreja;
III) Reconhecer a importância da direção do Espírito Santo na resolução dos conflitos e na preservação da unidade da Igreja.
B) Motivação:
Assim como os primeiros líderes buscaram a verdade com humildade e
temor, somos chamados a valorizar a unidade da fé sem renunciar à sã doutrina.
Que esta lição nos inspire a agir com discernimento e compromisso com a vontade
de Deus.
C) Sugestão de Método:
Para reforçar o tópico III — A Decisão da Assembleia de Jerusalém,
você pode usar o método Estudo de Caso Guiado. Apresente à classe o contexto da
decisão em Atos 15.28,29, destacando o papel do Espírito Santo e a sabedoria
dos líderes em preservar a unidade da fé sem comprometer a doutrina. Em
seguida, conduza uma reflexão coletiva, propondo perguntas como: “O que essa
decisão nos ensina sobre lidar com conflitos na igreja hoje?”. Incentive a
participação com exemplos práticos, criando um ambiente de aprendizado mútuo.
3- CONCLUSÃO DA LIÇÃO
A) Aplicação:
A direção do Espírito Santo e a fidelidade à Palavra devem guiar
nossas decisões, promovendo a unidade da fé.
4- SUBSÍDIO AO PROFESSOR
A) Revista Ensinador Cristão.
Vale a pena conhecer essa revista que traz reportagens,
artigos, entrevistas e subsídios de apoio à Lições Bíblicas Adultos. Na edição
102, p.42, você encontrará um subsídio especial para esta lição.
B) Auxílios Especiais:
Ao final do tópico, você encontrará auxílios que darão suporte na
preparação de sua aula:
1) O texto “A Lei e a Graça”, localizado depois do segundo tópico, traz a reflexão a respeito da relação entre Lei e Graça para aprofundar esse tópico;
2) O texto “A Liberdade Cristã”, ao final do terceiro tópico, correlaciona a decisão da Assembleia de Jerusalém com que de fato é a liberdade de Cristo em nós.
INTRODUÇÃO
Com esta lição, terminamos mais um trimestre de estudos sobre a igreja de Jerusalém. Aqui veremos como a igreja agiu para resolver seus conflitos de natureza doutrinária. Um grupo composto por fariseus convertidos à fé insistia que os gentios convertidos deveriam guardar a Lei, especialmente o rito da circuncisão. No entendimento dos apóstolos, se isso fosse exigido, a salvação deixaria de ser totalmente pela graça, o que era inaceitável. Devido à dimensão da questão e à sua importância para o futuro da Igreja, os líderes se reuniram em Jerusalém para buscar uma solução para o problema. Lucas deixa claro que a decisão tomada pela Igreja naquele momento foi guiada pelo Espírito Santo. É isso que veremos agora.
I- A QUESTÃO
DOUTRINÁRIA
1- O relatório missionário.
1) O texto “A Lei e a Graça”, localizado depois do segundo tópico, traz a reflexão a respeito da relação entre Lei e Graça para aprofundar esse tópico;
2) O texto “A Liberdade Cristã”, ao final do terceiro tópico, correlaciona a decisão da Assembleia de Jerusalém com que de fato é a liberdade de Cristo em nós.
Com esta lição, terminamos mais um trimestre de estudos sobre a igreja de Jerusalém. Aqui veremos como a igreja agiu para resolver seus conflitos de natureza doutrinária. Um grupo composto por fariseus convertidos à fé insistia que os gentios convertidos deveriam guardar a Lei, especialmente o rito da circuncisão. No entendimento dos apóstolos, se isso fosse exigido, a salvação deixaria de ser totalmente pela graça, o que era inaceitável. Devido à dimensão da questão e à sua importância para o futuro da Igreja, os líderes se reuniram em Jerusalém para buscar uma solução para o problema. Lucas deixa claro que a decisão tomada pela Igreja naquele momento foi guiada pelo Espírito Santo. É isso que veremos agora.
Palavra-Chave:
ASSEMBLEIA
1- O relatório missionário.
A questão doutrinária que se tornou objeto de discussão
no Concílio de Jerusalém, abordada no capítulo 15 de Atos dos Apóstolos, teve
seu início na igreja de Antioquia. Ela começou quando Paulo e Barnabé
apresentaram à igreja de Antioquia um relatório sobre a Primeira Viagem
Missionária que haviam realizado. Nesse relatório, os missionários narraram o
que Deus havia feito entre os gentios e como estes aceitaram a fé (At 14.27). O
relatório deixa implícito que a salvação dos gentios ocorreu inteiramente pela
graça de Deus, sem que nenhuma exigência da Lei, como a circuncisão, fosse
imposta a eles. Tanto Paulo quanto Barnabé viam a ação de Deus — manifestada
por meio de milagres extraordinários entre os gentios — como um sinal de sua
aprovação, demonstrando que nenhuma outra exigência, além da fé em Jesus, era
necessária para a salvação. Em outras palavras, a salvação é um dom de Deus,
concedido inteiramente por sua graça.
2- O
legalismo judaizante.
Lucas mostra que um grupo de judaizantes se sentiu
incomodado com o relatório dos missionários (At 15.1). Esse grupo, composto por
fariseus supostamente convertidos à fé, que haviam vindo de Jerusalém para
Antioquia, se opôs ao ingresso de gentios na Igreja sem que estes, antes,
cumprissem as exigências da Lei. Houve, portanto, um confronto entre esse grupo
judaizante e os missionários Paulo e Barnabé. A questão tomou grandes proporções,
correndo o risco até mesmo de dividir a igreja em Antioquia, o que exigia uma
resposta rápida por parte da liderança. Contudo, por se tratar de um tema
complexo e de amplo alcance, a igreja de Antioquia considerou adequado remeter
a questão para Jerusalém, a igreja-mãe, onde o assunto seria analisado e
amplamente discutido pelos apóstolos e presbíteros (At 15.2).
SINOPSE I
A exigência da circuncisão aos gentios gerou um sério questionamento sobre a natureza da salvação em Cristo.
AMPLIANDO O
CONHECIMENTO
“PARECEU BEM
AO ESPÍRITO SANTO
O Espírito Santo dirigiu aqueles que participaram do Concílio de Jerusalém a tomarem as decisões certas. Jesus prometeu que o Espírito os guiaria em toda a verdade (Jo 16.13). As decisões da igreja não devem ser tomadas apenas pelos seres humanos. Os líderes devem buscar e aceitar a direção do Espírito através da oração, do jejum e da devoção à Palavra de Deus até que possam discernir claramente a sua vontade (cf. 13.2-4). A igreja, se quiser ser verdadeiramente leal a Cristo, deve ouvir o que o Espírito lhe diz (cf. Ap 2.7).” Amplie mais o seu conhecimento, lendo a Bíblia de Estudo Pentecostal — Edição Global, edita pela CPAD, p.1973.Bíblia em áudio
II- O DEBATE
DOUTRINÁRIO
1- Uma questão crucial.
A exigência da circuncisão aos gentios gerou um sério questionamento sobre a natureza da salvação em Cristo.
O Espírito Santo dirigiu aqueles que participaram do Concílio de Jerusalém a tomarem as decisões certas. Jesus prometeu que o Espírito os guiaria em toda a verdade (Jo 16.13). As decisões da igreja não devem ser tomadas apenas pelos seres humanos. Os líderes devem buscar e aceitar a direção do Espírito através da oração, do jejum e da devoção à Palavra de Deus até que possam discernir claramente a sua vontade (cf. 13.2-4). A igreja, se quiser ser verdadeiramente leal a Cristo, deve ouvir o que o Espírito lhe diz (cf. Ap 2.7).” Amplie mais o seu conhecimento, lendo a Bíblia de Estudo Pentecostal — Edição Global, edita pela CPAD, p.1973.Bíblia em áudio
1- Uma questão crucial.
A questão gentílica chegou a Jerusalém para ser tratada.
Contudo, judaizantes, que ali se encontravam, deixaram claro que a igreja
deveria circuncidar os gentios convertidos e ordenar que eles “guardassem a lei
de Moisés” (At 15.5). No entendimento desse grupo, sem a observância da Lei,
ninguém podia se salvar. Pedro é o primeiro a ver a gravidade da questão e
percebe que ela não pode ser tratada de forma subjetiva. A questão deveria ser
tratada com a objetividade que o caso exigia, e a experiência da salvação dos
gentios em Cesareia, ocorrida anos antes, deveria servir de parâmetro (At
10.1-46). Pedro, então, evoca a experiência pentecostal gentílica como prova da
aceitação deles por Deus: “E Deus, que conhece os corações, lhes deu
testemunho, dando-lhes o Espírito Santo, assim como também a nós” (At 15.8).
2- A
experiência do Pentecostes na fé dos gentios.
O derramamento do Espírito sobre
os gentios, anos antes, em Cesareia, na casa de Cornélio (At 10), havia sido
uma experiência objetiva, física e observável por todos os presentes ali (At
10.44-46; At 2.4). Pedro espera que seu argumento seja aceito da mesma forma
que fora aceito, anos antes, pelos judeus que haviam questionado a salvação dos
gentios de Cesareia. Convém lembrar que esse mesmo argumento de Pedro já havia
sido usado pelo apóstolo Paulo por ocasião de seu debate com os crentes da
Galácia. Da mesma forma, ali, Paulo deixou claro que o recebimento do Espírito
era um fato observável e que todos, portanto, tinham consciência de que o
haviam recebido (Gl 3.5).
3- A
fundamentação profética da fé gentílica.
Enquanto Pedro recorreu à experiência
do Pentecostes como sinal de validação da fé gentílica. Por outro lado, Tiago,
o irmão do Senhor Jesus, recorre às profecias para fundamentar sua defesa da aceitação
dos gentios na Igreja. Para ele, a inclusão dos gentios na igreja estava
predita nos profetas: “E com isto concordam as palavras dos profetas” (At
15.15). A aceitação dos gentios na Igreja não era uma inovação sem respaldo nas
Escrituras. Pelo contrário, Deus já havia mostrado aos antigos profetas que os
gentios também fariam parte de seu povo. Esse era um favor divino, fruto de sua
graça, e que nada mais precisava ser acrescentado.
SINOPSE II
Os apóstolos usaram experiências espirituais e fundamentos proféticos para afirmar a aceitação dos gentios por Deus.
AUXÍLIO
BÍBLICO-TEOLÓGICO
“A LEI E A GRAÇA
Quando judaizantes queriam sobrecarregar os gentios com o sistema mosaico, Pedro protestou (At 15.10). Poderia ter mencionado a libertação de muitos gentios dos tremendos fardos impostos pelos sacerdotes pagãos. E que não deveriam ser submetidos de novo a sistemas de exigências para ‘merecerem a salvação’. […] Há ocasiões em que pregar a Lei é necessário, para levar os ouvintes à convicção de pecados. Porém, antes de tudo, o Evangelho é o oferecimento da livre graça de Deus. O Evangelho não aceita o conceito de um Deus sem misericórdia. Um Deus que exige rituais, flagelações e boas obras mediante as quais seja gracioso para conosco. Não. Deus já revela sua natureza de graça e misericórdia. E quer nos justificar, de tal modo que sirvamos a Ele sem medo de perder a salvação. A Lei diz: ‘Faça isso, e viverá’. O Evangelho diz: ‘Receba a vida, e faça’. A Lei diz: ‘Pague!’. O Evangelho diz: ‘Está pago!’.” (PEARLMAN, Myer. Atos: Estudo do Livro de Atos e o Crescimento da Igreja Primitiva. Rio de Janeiro: CPAD, 2023, pp.171,172).Compre online os livros best-sellersBíblia em áudio
III- A
DECISÃO DA ASSEMBLEIA DE JERUSALÉM
1- O Espírito na Assembleia.
Os apóstolos usaram experiências espirituais e fundamentos proféticos para afirmar a aceitação dos gentios por Deus.
“A LEI E A GRAÇA
Quando judaizantes queriam sobrecarregar os gentios com o sistema mosaico, Pedro protestou (At 15.10). Poderia ter mencionado a libertação de muitos gentios dos tremendos fardos impostos pelos sacerdotes pagãos. E que não deveriam ser submetidos de novo a sistemas de exigências para ‘merecerem a salvação’. […] Há ocasiões em que pregar a Lei é necessário, para levar os ouvintes à convicção de pecados. Porém, antes de tudo, o Evangelho é o oferecimento da livre graça de Deus. O Evangelho não aceita o conceito de um Deus sem misericórdia. Um Deus que exige rituais, flagelações e boas obras mediante as quais seja gracioso para conosco. Não. Deus já revela sua natureza de graça e misericórdia. E quer nos justificar, de tal modo que sirvamos a Ele sem medo de perder a salvação. A Lei diz: ‘Faça isso, e viverá’. O Evangelho diz: ‘Receba a vida, e faça’. A Lei diz: ‘Pague!’. O Evangelho diz: ‘Está pago!’.” (PEARLMAN, Myer. Atos: Estudo do Livro de Atos e o Crescimento da Igreja Primitiva. Rio de Janeiro: CPAD, 2023, pp.171,172).Compre online os livros best-sellersBíblia em áudio
1- O Espírito na Assembleia.
É digno de nota o papel atribuído ao Espírito Santo na
tomada de decisões da Igreja: “[…] pareceu bem ao Espírito Santo e a nós” (At
15.28). O Espírito Santo não era apenas visto como uma doutrina na Igreja, mas
como uma pessoa com participação ativa nela. Esse texto faz um paralelo com
Atos 5.32, onde também se destaca a participação ativa do Espírito Santo na
vida da Igreja: “E nós somos testemunhas acerca destas palavras, nós e o
Espírito Santo, que Deus deu àqueles que lhe obedecem” (v.32).
2- A
orientação do Espírito na Assembleia.
O texto de Atos 15.28 não nos diz como
era feita a orientação do Espírito na primeira Igreja; contudo, a observação
feita por Lucas, de que Judas e Silas “eram profetas” (At 15.32) e que eles
fizeram parte da comissão que levou a carta com a decisão tomada pela
Assembleia, indica que o Espírito Santo se manifestava na Igreja por meio de
seus dons (cf. At 13.1-4). Isso explica por que as coisas funcionavam na
primeira Igreja. Esse era o padrão da Igreja Primitiva e deve ser também o
padrão na Igreja de hoje.
3- O parecer
final da Assembleia.
Depois dos intensos debates, o parecer da Assembleia foi
de que os gentios deveriam se abster “das coisas sacrificadas aos ídolos, do
sangue, da carne sufocada e da fornicação” (At 15.29). Fica óbvio que a Igreja
procurou resolver a questão mantendo-se rigorosamente fiel à doutrina da
salvação pela graça, isto é, sem os elementos do legalismo judaico, mas
evitando os extremos de rejeitar os irmãos judeus que também compartilhavam da
mesma fé. O legalismo deveria ser rejeitado, os crentes judeus, não. Assim,
ficou demonstrado que os gentios eram salvos pela graça, mas deveriam impor
alguns limites à sua liberdade cristã, a fim de que o convívio com seus irmãos
judeus não fosse conflituoso.
SINOPSE III
Guiada pelo Espírito Santo, a Igreja decidiu preservar a graça e promover a comunhão entre judeus e gentios convertidos.
AUXÍLIO
BÍBLICO-TEOLÓGICO
“A LIBERDADE CRISTÃ.
Agostinho, grande estudioso da igreja antiga, disse certa vez: ‘Ame a Deus e faça o que quiser’. À primeira vista, esta declaração parece um pouco arriscada. Mas pensando bem, quem ama a Deus não vai querer desagradá-lo mediante a desobediência à sua Palavra. Aquele que verdadeiramente ama a Deus está livre da Lei e vive sob sua graça. Sua nova natureza espiritual não desejará fazer nada contrário à vontade revelada de Deus. Existem leis civis hoje em dia para punir mães que tratam com crueldade aos seus filhos. Há, porém, milhares de mães que desconhecem tais leis e tratam seus filhos com bondade. Explicação: já têm a lei do amor maternal escrita nas suas consciências. Quem foi transformado pela graça tem a lei de Deus escrita no seu coração (Jr 31.33). E, com grande alegria, faz aquilo que é certo.” (PEARLMAN, Myer. Atos: Estudo do Livro de Atos e o Crescimento da Igreja Primitiva. Rio de Janeiro: CPAD, 2023, p.172).Compre online os livros best-sellersBíblia em áudio
CONCLUSÃO
A Igreja sempre será desafiada a enfrentar os problemas que surgem em seu meio. No capítulo 6 de Atos, vimos como ela resolveu um conflito de natureza social, provocado por reclamações de crentes helenistas (hebreus de fala grega). Aqui, o problema foi de natureza doutrinária: uma questão melindrosa que requeria muita habilidade por parte da liderança para ser resolvida. Graças ao parecer de uma liderança sábia e orientada pelo Espírito Santo, a Igreja tomou a decisão certa. A unidade da Igreja foi preservada e Deus foi glorificado.
REVISANDO O
CONTEÚDO
1- Como a questão doutrinária da salvação dos gentios se tornou objeto de discussão do Concilio de Jerusalém?
Começou quando Paulo e Barnabé apresentaram à Igreja de Antioquia um relatório sobre a primeira viagem missionária.
Guiada pelo Espírito Santo, a Igreja decidiu preservar a graça e promover a comunhão entre judeus e gentios convertidos.
“A LIBERDADE CRISTÃ.
Agostinho, grande estudioso da igreja antiga, disse certa vez: ‘Ame a Deus e faça o que quiser’. À primeira vista, esta declaração parece um pouco arriscada. Mas pensando bem, quem ama a Deus não vai querer desagradá-lo mediante a desobediência à sua Palavra. Aquele que verdadeiramente ama a Deus está livre da Lei e vive sob sua graça. Sua nova natureza espiritual não desejará fazer nada contrário à vontade revelada de Deus. Existem leis civis hoje em dia para punir mães que tratam com crueldade aos seus filhos. Há, porém, milhares de mães que desconhecem tais leis e tratam seus filhos com bondade. Explicação: já têm a lei do amor maternal escrita nas suas consciências. Quem foi transformado pela graça tem a lei de Deus escrita no seu coração (Jr 31.33). E, com grande alegria, faz aquilo que é certo.” (PEARLMAN, Myer. Atos: Estudo do Livro de Atos e o Crescimento da Igreja Primitiva. Rio de Janeiro: CPAD, 2023, p.172).Compre online os livros best-sellersBíblia em áudio
A Igreja sempre será desafiada a enfrentar os problemas que surgem em seu meio. No capítulo 6 de Atos, vimos como ela resolveu um conflito de natureza social, provocado por reclamações de crentes helenistas (hebreus de fala grega). Aqui, o problema foi de natureza doutrinária: uma questão melindrosa que requeria muita habilidade por parte da liderança para ser resolvida. Graças ao parecer de uma liderança sábia e orientada pelo Espírito Santo, a Igreja tomou a decisão certa. A unidade da Igreja foi preservada e Deus foi glorificado.
1- Como a questão doutrinária da salvação dos gentios se tornou objeto de discussão do Concilio de Jerusalém?
Começou quando Paulo e Barnabé apresentaram à Igreja de Antioquia um relatório sobre a primeira viagem missionária.
2- O que Lucas mostra a respeito de um grupo de judaizantes?
Lucas mostra que esse grupo, formado por fariseus convertidos, insistia que os gentios só poderiam ser salvos se guardassem a Lei, especialmente a circuncisão, promovendo confusão e divisão na Igreja.
3- O que Pedro evoca como prova da aceitação dos gentios por Deus?
Pedro evoca a experiência pentecostal gentílica como prova da aceitação deles por Deus (At 15.8).
4- A que o apóstolo Tiago recorre para fundamentar a defesa da aceitação dos gentios na Igreja?
Tiago recorre às profecias para fundamentar sua defesa da aceitação dos gentios na Igreja. Para Tiago, a inclusão dos gentios na igreja estava predita nos profetas (At 15.15).
5- Qual foi o parecer da Assembleia de Jerusalém?
O parecer da Assembleia foi de que os gentios deveriam se abster “das coisas sacrificadas aos ídolos, do sangue, da carne sufocada e da fornicação” (At 15.29).
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