TEXTO ÁUREO
“Mas a nossa cidade
está nos céus, donde também esperamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo.” (Fp
3.20)
VERDADE PRÁTICA
A cidade celestial é o
alvo de toda a nossa jornada que iniciou com o Novo Nascimento e se consumará
com a entrada pelos portões celestiais.
LEITURA DIÁRIA
Segunda – Lc 23.46; 2
Co 12.2-4 O Paraíso como a habitação de Deus, dos anjos e dos salvos.
⁴⁶ E, clamando Jesus com grande voz, disse: Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito. E, havendo dito isto, expirou.
Lucas 23.46
⁴⁶ E, clamando Jesus com grande voz, disse: Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito. E, havendo dito isto, expirou.
Lucas 23.46
² Conheço um homem em Cristo que há catorze anos (se no corpo, não sei, se fora do corpo, não sei; Deus o sabe) foi arrebatado ao terceiro céu.
³ E sei que o tal homem (se no corpo, se fora do corpo, não sei; Deus o sabe)
⁴ Foi arrebatado ao paraíso; e ouviu palavras inefáveis, que ao homem não é lícito falar.
1 Coríntios 12.2-4
³ E sei que o tal homem (se no corpo, se fora do corpo, não sei; Deus o sabe)
⁴ Foi arrebatado ao paraíso; e ouviu palavras inefáveis, que ao homem não é lícito falar.
1 Coríntios 12.2-4
Terça – Ap 3.12 A Nova
Jerusalém, a cidade que descerá do Céu.
¹² A quem vencer, eu o farei coluna no templo do meu Deus, e dele nunca sairá; e escreverei sobre ele o nome do meu Deus, e o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém, que desce do céu, do meu Deus, e também o meu novo nome.
Apocalipse 3.12
¹² A quem vencer, eu o farei coluna no templo do meu Deus, e dele nunca sairá; e escreverei sobre ele o nome do meu Deus, e o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém, que desce do céu, do meu Deus, e também o meu novo nome.
Apocalipse 3.12
Quarta – Cl 1.20 A
reconciliação de tudo o que está na Terra e no Céu.
²⁰ E que, havendo por ele feito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio dele reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, tanto as que estão na terra, como as que estão nos céus.
Colossenses 1.20
²⁰ E que, havendo por ele feito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio dele reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, tanto as que estão na terra, como as que estão nos céus.
Colossenses 1.20
Quinta – Jo 4.10 O rio
da água da vida fluirá abundantemente.
¹⁰ Jesus respondeu, e disse-lhe: Se tu conheceras o dom de Deus, e quem é o que te diz: Dá-me de beber, tu lhe pedirias, e ele te daria água viva.
João 4.10
¹⁰ Jesus respondeu, e disse-lhe: Se tu conheceras o dom de Deus, e quem é o que te diz: Dá-me de beber, tu lhe pedirias, e ele te daria água viva.
João 4.10
Sexta – Fp 3.20 A nossa
verdadeira morada está nos Céus.
²⁰ Mas a nossa cidade está nos céus, de onde também esperamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo,
Filipenses 3.20
²⁰ Mas a nossa cidade está nos céus, de onde também esperamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo,
Filipenses 3.20
Sábado – 2 Co 5.8; Fp
1.21,23 A esperança sincera de todo cristão peregrino.
⁸ Mas temos confiança e desejamos antes deixar este corpo, para habitar com o Senhor.
2 Coríntios 5.8
⁸ Mas temos confiança e desejamos antes deixar este corpo, para habitar com o Senhor.
2 Coríntios 5.8
²¹ Porque para mim o viver é Cristo, e o morrer é ganho.
²³ Mas de ambos os lados estou em aperto, tendo desejo de partir, e estar com Cristo, porque isto é ainda muito melhor.
Filipenses 1.21,23
HINOS DA HARPA CRISTÃ
485 - Andando Para o Céu
Joel Carlson
1 ‘Stou andando para o
céu
Onde os santos já
estão:
‘Stou alegre e
satisfeito!
Minha pátria é Sião,
Morte lá não entrará;
Que alegria ali será!
Oh! Glória! Aleluia!
Meu desejo é estar no
céu;
‘Stou alegre é
satisfeito;
Oh! Glória! Aleluia!
Meu desejo é estar no
céu;
Que alegria ali será!
2 ‘Stou andando para o
céu,
Onde as ruas de ouro
são;
‘Stou alegre e
satisfeito!
Tenho ali feliz mansão,
Meu Jesus lá estará!
Que alegria ali será!
3 ‘Stou andando para o
céu,
Onde reina gozo e paz,
‘Stou alegre e
satisfeito!
Gozo santo e veraz
Todo o crente ali terá,
Que alegria ali será!
4 ‘Stou andando para o
céu,
Para ver meu Salvador;
‘Stou alegre e
satisfeito!
Cantarei o Seu louvor,
Pois minh’alma alegre
está;
Que alegria ali será!
485 - Andando Para o Céu
Joel Carlson
1 ‘Stou andando para o céu
Onde os santos já estão:
‘Stou alegre e satisfeito!
Minha pátria é Sião,
Morte lá não entrará;
Que alegria ali será!
Oh! Glória! Aleluia!
Meu desejo é estar no céu;
‘Stou alegre é satisfeito;
Oh! Glória! Aleluia!
Meu desejo é estar no céu;
Que alegria ali será!
2 ‘Stou andando para o céu,
Onde as ruas de ouro são;
‘Stou alegre e satisfeito!
Tenho ali feliz mansão,
Meu Jesus lá estará!
Que alegria ali será!
3 ‘Stou andando para o céu,
Onde reina gozo e paz,
‘Stou alegre e satisfeito!
Gozo santo e veraz
Todo o crente ali terá,
Que alegria ali será!
4 ‘Stou andando para o céu,
Para ver meu Salvador;
‘Stou alegre e satisfeito!
Cantarei o Seu louvor,
Pois minh’alma alegre está;
Que alegria ali será!
Joel Carlson
1 ‘Stou andando para o céu
Onde os santos já estão:
‘Stou alegre e satisfeito!
Minha pátria é Sião,
Morte lá não entrará;
Que alegria ali será!
Oh! Glória! Aleluia!
Meu desejo é estar no céu;
‘Stou alegre é satisfeito;
Oh! Glória! Aleluia!
Meu desejo é estar no céu;
Que alegria ali será!
2 ‘Stou andando para o céu,
Onde as ruas de ouro são;
‘Stou alegre e satisfeito!
Tenho ali feliz mansão,
Meu Jesus lá estará!
Que alegria ali será!
3 ‘Stou andando para o céu,
Onde reina gozo e paz,
‘Stou alegre e satisfeito!
Gozo santo e veraz
Todo o crente ali terá,
Que alegria ali será!
4 ‘Stou andando para o céu,
Para ver meu Salvador;
‘Stou alegre e satisfeito!
Cantarei o Seu louvor,
Pois minh’alma alegre está;
Que alegria ali será!
509 - Ao Passar o Jordão
Almeida Sobrinho
1 Quando o Jordão
passarmos unidos,
E entrarmos no céu, veremos lá,
Como areia da praia os remidos,
Oh! Que gloriosa vista será!
Tantos como a areia da
praia!
Tantos como a areia do mar!
Que gozo sentirá
Todo o salvo pois verá,
Sim, tantos como a areia da praia!
2 Quando virmos os salvos
do mundo,
Que a morte jamais alcançará,
Se saudarem com gozo profundo,
Oh! Que gloriosa vista será!
3 Lá na margem do rio da
vida,
Onde paz e justiça haverá,
Nós veremos a terra prometida;
Oh! Que gloriosa vista será!
4 Quando Cristo Jesus
contemplarmos,
Coroado no céu como está,
E prostrado aos Seus pés adorarmos,
Oh! Que gloriosa vista será!
Almeida Sobrinho
E entrarmos no céu, veremos lá,
Como areia da praia os remidos,
Oh! Que gloriosa vista será!
Tantos como a areia do mar!
Que gozo sentirá
Todo o salvo pois verá,
Sim, tantos como a areia da praia!
Que a morte jamais alcançará,
Se saudarem com gozo profundo,
Oh! Que gloriosa vista será!
Onde paz e justiça haverá,
Nós veremos a terra prometida;
Oh! Que gloriosa vista será!
Coroado no céu como está,
E prostrado aos Seus pés adorarmos,
Oh! Que gloriosa vista será!
614 - Terra Feliz
J.P.W / Sanford Filmore Bennett
1 Eu avisto uma terra feliz,
Onde irei para sempre morar:
Há mansões nesse lindo país,
Que Jesus foi pra mim preparar.
Vou morar! – vou morar
Nessa terra celeste porvir!
Vou morar! – vou morar!
Nessa terra celeste porvir!
2 Cantarei nesse lindo país
Belos hinos ao meu Salvador.
Pois ali viverei bem feliz,
Sem angústias, tristezas, nem dor.
Vou cantar! – vou cantar
Nessa terra celeste porvir!
Vou cantar! vou cantar
Nessa terra celeste porvir!
3 Deixarei este mundo, afinal,
Para ir a Jesus adorar.
Nessa linda cidade real,
Em venturas sem fim vou estar.
Vou estar! – vou estar
Nessa terra celeste porvir!
Vou estar! – vou estar
Nessa terra celeste porvir!
J.P.W / Sanford Filmore Bennett
1 Eu avisto uma terra feliz,
Onde irei para sempre morar:
Há mansões nesse lindo país,
Que Jesus foi pra mim preparar.
Vou morar! – vou morar
Nessa terra celeste porvir!
Vou morar! – vou morar!
Nessa terra celeste porvir!
2 Cantarei nesse lindo país
Belos hinos ao meu Salvador.
Pois ali viverei bem feliz,
Sem angústias, tristezas, nem dor.
Vou cantar! – vou cantar
Nessa terra celeste porvir!
Vou cantar! vou cantar
Nessa terra celeste porvir!
3 Deixarei este mundo, afinal,
Para ir a Jesus adorar.
Nessa linda cidade real,
Em venturas sem fim vou estar.
Vou estar! – vou estar
Nessa terra celeste porvir!
Vou estar! – vou estar
Nessa terra celeste porvir!
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
Apocalipse 21.9-14
⁹ E veio um dos sete anjos que tinham as sete taças cheias das últimas sete pragas e falou comigo, dizendo: Vem, mostrar-te-ei a esposa, a mulher do Cordeiro.
¹⁰ E levou-me em espírito a um grande e alto monte e mostrou-me a grande cidade, a santa Jerusalém, que de Deus descia do céu.
¹¹ E tinha a glória de Deus. A sua luz era semelhante a uma pedra preciosíssima, como a pedra de jaspe, como o cristal resplandecente.
¹² E tinha um grande e alto muro com doze portas, e, nas portas, doze anjos, e nomes escritos sobre elas, que são os nomes das doze tribos de Israel.
¹³ Da banda do levante, tinha três portas; da banda do norte, três portas; da banda do sul, três portas; da banda do poente, três portas.
¹⁴ E o muro da cidade tinha doze fundamentos e, neles, os nomes dos doze apóstolos do Cordeiro.
Apocalipse 22.1-5
¹ E mostrou-me o rio puro da água da vida, claro como cristal, que procedia do trono de Deus e do Cordeiro.
² No meio da sua praça e de uma e da outra banda do rio, estava a árvore da vida, que produz doze frutos, dando seu fruto de mês em mês, e as folhas da árvore são para a saúde das nações.
³ E ali nunca mais haverá maldição contra alguém; e nela estará o trono de Deus e do Cordeiro, e os seus servos o servirão.
⁴ E verão o seu rosto, e na sua testa estará o seu nome.
⁵ E ali não haverá mais noite, e não necessitarão de lâmpada nem de luz do sol, porque o Senhor Deus os alumia, e reinarão para todo o sempre.
PLANO DE AULA
1- INTRODUÇÃO
A Pátria Celestial é o ponto de chegada de todos salvos em Cristo que foram iluminados pela Palavra de Deus e provaram de uma tão grande salvação. A nossa morada não está aqui, mas no Céu. Por isso, ao longo desta lição, estudaremos a realidade bíblica do Paraíso e da Cidade Celestial, e o eterno e perfeito estado dos salvos. Ainda, nesse tempo presente, conhecemos essa realidade de maneira bem limitada, mas haverá o dia em que a conheceremos plenamente (1 Co 13.12).
2- APRESENTAÇÃO DA LIÇÃO
A) Objetivos da Lição:
I) Conceituar o Paraíso;
II) Explicar a eternidade como doutrina bíblica e como descrita no Livro de Apocalipse;
III) Conscientizar a respeito do estado final de todos os santos.
B) Motivação:
Há um
hino clássico que diz o seguinte: “Sou forasteiro aqui, em terra estranha
estou, do reino lá do céu embaixador eu sou”. É uma letra que revela exatamente
o que a Bíblia diz a respeito de nossa verdadeira cidadania. Sim, a Bíblia diz
que nós não somos deste mundo, embora estejamos nele.
C) Sugestão de Método:
Estamos na última lição deste trimestre. Antes de iniciar a aula desta última
lição, faça uma revisão dos principais pontos que abordamos ao longo do
trimestre. Mostre que o propósito do nosso estudo foi percorrer a carreira
cristã que se iniciou com o Novo Nascimento. E que durante essa caminhada nos
deparamos com muitos obstáculos e, também, com muita graça de Deus para
auxiliar-nos. Relembre a classe lições importantíssimas como a escolha das duas
portas, a confissão e o abandono do pecado, as armas espirituais que temos à
nossa disposição, dentre outras. Pondere o tempo que você levará para a
revisão. Não ultrapasse 10 minutos. Em seguida, introduza a última lição do
trimestre.
3- CONCLUSÃO DA LIÇÃO
3- CONCLUSÃO DA LIÇÃO
A) Aplicação:
Claramente quem cultiva o sentimento de morar brevemente no Céu, procura não se
acostumar com o pecado, leva a sério a necessidade de ter uma vida santa. Sim,
a consciência da cidadania celestial traz a nossa vida um senso de urgência e
seriedade na comunhão com Deus e sua Igreja.
4- SUBSÍDIO AO PROFESSOR
A) Revista Ensinador Cristão.
Vale a pena conhecer essa revista que traz reportagens, artigos,
entrevistas e subsídios de apoio à Lições Bíblicas Adultos. Na edição 97, p.42,
você encontrará um subsídio especial para esta lição.
B) Auxílios Especiais:
Ao final do tópico, você encontrará auxílios que darão suporte na preparação de
sua aula:
1) O texto “O Significado de Jerusalém para a Igreja Cristã”, localizado depois do primeiro tópico, aprofunda o tópico a respeito de a Nova Jerusalém como a cidade celestial dos cristãos;
1) O texto “O Significado de Jerusalém para a Igreja Cristã”, localizado depois do primeiro tópico, aprofunda o tópico a respeito de a Nova Jerusalém como a cidade celestial dos cristãos;
2) O texto “Rio e Árvore da Vida”, ao final do segundo tópico, expande o assunto da vida eterna conforme descrito no Livro do Apocalipse.
INTRODUÇÃO
Os cristãos que têm conhecimento das Sagradas Escrituras sabem que não foram destinados para viver apenas neste mundo. Aqui, somos peregrinos e forasteiros (1 Pe 2.11 - ¹¹ Amados, peço-vos, como a peregrinos e forasteiros, que vos abstenhais das concupiscências carnais, que combatem contra a alma;). Brevemente os portões celestiais se abrirão e partiremos para viver eternamente com o Pai, em nossa pátria celestial (Fp 3.20 - ²⁰ Mas a nossa cidade está nos céus, de onde também esperamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo,). Por isso, estudaremos a respeito do Paraíso Eterno, a Cidade Celestial, o Eterno Estado em que desfrutaremos da presença de Deus e como as Escrituras ensinam como será a nossa glorificação final. Aqui, se encontra o que nos aguarda ao final de nossa Jornada Cristã.
Palavra-Chave: Cidade
I- O PARAÍSO ETERNO
1- O que é o Paraíso?
Uma definição que podemos mencionar de paraíso é o Céu como morada de Deus, dos
anjos e dos salvos (2 Co 12.2-4 - ² Conheço um homem em Cristo que há catorze anos (se no corpo, não sei, se fora do corpo, não sei; Deus o sabe) foi arrebatado ao terceiro céu. ³ E sei que o tal homem (se no corpo, se fora do corpo, não sei; Deus o sabe) ⁴ Foi arrebatado ao paraíso; e ouviu palavras inefáveis, que ao homem não é lícito falar.). Quando estava na cruz, nosso Senhor fez uma
promessa ao ladrão arrependido: “Em verdade te digo que hoje estarás comigo no
Paraíso” (Lc 23.43 - ⁴³ E disse a Jesus: Senhor, lembra-te de mim, quando entrares no teu reino.). Essa promessa foi prontamente cumprida, pois, quando por
ocasião de sua morte, o corpo do Senhor Jesus foi para a sepultura, mas seu
espírito para o Pai, ou seja, para o Céu, o lugar de habitação de Deus (Lc
23.46 - ⁴⁶ E, clamando Jesus com grande voz, disse: Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito. E, havendo dito isto, expirou.). Não há como mensurar tamanha alegria do ladrão ao ouvir de Jesus a
promessa de um encontro no Paraíso. Este lugar é a expressão de toda soma das
bem-aventuranças em Cristo. O apóstolo Paulo foi arrebatado e levado ao Paraíso
(2 Co 12.4 - ⁴ Foi arrebatado ao paraíso; e ouviu palavras inefáveis, que ao homem não é lícito falar.), que é o mesmo lugar que aparece em Apocalipse 2.7. (Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao que vencer, dar-lhe-ei a comer da árvore da vida, que está no meio do paraíso de Deus.)
2- O que é a Cidade Eterna?
Depois do julgamento final, após o Milênio (1. Mil anos de paz. Embora, na Bíblia, não exista a palavra “Milênio“, em Apocalipse 20.1-7 há seis repetições da expressão “mil anos”, enfatizando que tal número deve ser tomado literalmente. Serão mil anos de paz, um tempo em que o Príncipe da Paz terá domínio sobre todos os povos, em que os homens serão harmônicos e felizes pela sua presença e seu reinado neste mundo, bem como pelo fato da prisão de Satanás. No dia da Batalha do Armagedom, Jesus virá com a seguinte inscrição na sua veste e coxa: “Rei dos Reis e Senhor dos Senhores” (Ap 19.16), indicando a excelência daquele que estará chegando para reinar. - Lição 10, 4º trimestre de 2021, jovens ) (Ap 20), e a purificação da
Terra por meio de fogo (2 Pe 3.10 - ¹⁰ Mas o dia do Senhor virá como o ladrão de noite; no qual os céus passarão com grande estrondo, e os elementos, ardendo, se desfarão, e a terra, e as obras que nela há, se queimarão.), surgirá a Nova Jerusalém (2. A Nova Jerusalém. A Nova Jerusalém é o lar eterno e destino final dos salvos. Ela já existia no céu (Gl 4.26; Fl 3.20), é a cidade que Abraão anelou, cujo arquiteto e edificador é Deus (Hb 11.10,13,16). Deus prometeu que habitaria com os homens e eles seriam o povo de Deus, e o Pai Celeste estaria com eles para sempre (Ap 21.3). Nesta cidade, não haverá templo. pois seu templo é o próprio Senhor. Deus Todo-Poderoso, e o Cordeiro (cf. Ap 21.22). O seu material é constituído de pedras preciosas, nas doze portas da cidade estão os nomes das doze tribos de Israel e em seus fundamentos os nomes dos doze apóstolos. A adoração será perpetuamente e os salvos desfrutarão de paz e alegria eternas. Nas cartas endereçadas às sete igrejas da Ásia, o Senhor Jesus faz menção a várias recompensas que existirão na Nova Jerusalém: comer da árvore da vida no Paraiso de Deus, alimentar-se do mana escondido, receber uma pedra branca com o novo nome escrito, vestimentas brancas, sentar-se com Jesus em seu trono etc. No entanto, esses privilégios só serão concedidos aos que vencerem (Ap 2.7,17; 3.21). - Lição 11, 4º trimestre de 2021, jovens. Sobre a Jerusalém terrena como capital do reino milenial: 3. Tornar Jerusalém a capital do mundo. A Bíblia informa que a cidade de Jerusalém, tantas vezes devastada pelos inimigos, será a sede do governo de Cristo na Terra (Is 24.23), Jerusalém será a capital do reinado milenar de Jesus, o qual a reconheceu como a cidade do Grande Rei (Mt 5.35), status outrora conferido nos Salmos (Sl 48.2). Jerusalém, por fim, será motivo de alegria, louvor e glória. Nunca mais será pisada, está escrito: “E esta cidade me servirá de nome de alegria, de louvor e de glória, entre todas as nações da terra que ouvirem todo o bem que eu te faço: e espantar-se-ão e perturbar-se-ão por causa de todo o bem e por causa de toda a paz que eu te dou” (Jr 33.9). - Lição 10, 4º trimestre de 2021, jovens ), que figura como a
Cidade Eterna de Deus (Ap 3.12 - ¹² A quem vencer, eu o farei coluna no templo do meu Deus, e dele nunca sairá; e escreverei sobre ele o nome do meu Deus, e o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém, que desce do céu, do meu Deus, e também o meu novo nome.; 21 - ²¹ Ao que vencer lhe concederei que se assente comigo no meu trono; assim como eu venci, e me assentei com meu Pai no seu trono. ; 22 - ²² Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.). Quando esteve neste mundo, o Senhor
Jesus assegurou que prepararia um lugar para os santos (Jo 14.2,3 - ² Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar. ³ E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também.). A Nova
Jerusalém, criada por ocasião da purificação ocorrida na Terra (2 Pe 3.10), tem
sua origem no Céu, e será também terrena, visto que substituirá a antiga cidade
que estava contaminada; ela descerá diretamente dos Céus (Ap 21.1-3 - ¹ E vi um novo céu, e uma nova terra. Porque já o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe. ² E eu, João, vi a santa cidade, a nova Jerusalém, que de Deus descia do céu, adereçada como uma esposa ataviada para o seu marido. ³ E ouvi uma grande voz do céu, que dizia: Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e o mesmo Deus estará com eles, e será o seu Deus.). Nessa
ocasião, os salvos serão cidadãos dessa cidade, desfrutarão das bênçãos eternas
e a habitarão com seus corpos transformados em um estado glorioso (1Co 15.54 - ⁵⁴ E, quando isto que é corruptível se revestir da incorruptibilidade, e isto que é mortal se revestir da imortalidade, então cumprir-se-á a palavra que está escrita: Tragada foi a morte na vitória.).
3- Quando a eternidade começará?
De acordo com o estudo atento de Apocalipse, depois do Arrebatamento
da Igreja (A palavra grega para o arrebatamento é harpazo e significa ”retirada brusca”. O arrebatamento será uma retirada sobrenatural e rápida da igreja do Senhor da terra, culminando no encontro com Jesus nos ares. Esse é um tema tão importante para os frente que no Novo Testamento, o apóstolo Paulo, desde o começo as cartas dois capítulos para tratar a respeito desse assunto: 1 Coríntios 15 e 1 Tessalonicenses 4. - Lição 03, 4º trimestre de 2021, jovens ), ocorrerá a Grande Tribulação ( A Grande Tribulação será um período de tribulação e aflição para aqueles que não foram arrebatados para se encontrarem com o Senhor Jesus Cristo nos ares. - Lição 06, 4º trimestre de 2021, jovens ) por um período de sete anos, em seguida
nosso Senhor retornará gloriosa e triunfantemente por ocasião de sua Segunda
Vinda e implantará o Reino Milenial. Depois do Milênio, entraremos no glorioso
Estado Eterno (2. A Nova Jerusalém. A Nova Jerusalém é o lar eterno e destino final dos salvos. Ela já existia no céu (Gl 4.26; Fl 3.20), é a cidade que Abraão anelou, cujo arquiteto e edificador é Deus (Hb 11.10,13,16). Deus prometeu que habitaria com os homens e eles seriam o povo de Deus, e o Pai Celeste estaria com eles para sempre (Ap 21.3). Nesta cidade, não haverá templo. pois seu templo é o próprio Senhor. Deus Todo-Poderoso, e o Cordeiro (cf. Ap 21.22). O seu material é constituído de pedras preciosas, nas doze portas da cidade estão os nomes das doze tribos de Israel e em seus fundamentos os nomes dos doze apóstolos. A adoração será perpetuamente e os salvos desfrutarão de paz e alegria eternas. Nas cartas endereçadas às sete igrejas da Ásia, o Senhor Jesus faz menção a várias recompensas que existirão na Nova Jerusalém: comer da árvore da vida no Paraiso de Deus, alimentar-se do mana escondido, receber uma pedra branca com o novo nome escrito, vestimentas brancas, sentar-se com Jesus em seu trono etc. No entanto, esses privilégios só serão concedidos aos que vencerem (Ap 2.7,17; 3.21). - Lição 11, 4º trimestre de 2021, jovens. ) (Ap 21; 22). Aqui, devemos cuidar para não confundir o Milênio
com o Estado Eterno. Este caracteriza a eternidade sem fim em que passamos com
Deus; aquele é um período em que Jesus reinará por mil anos na Terra e, ao
final desse período, pessoas serão julgadas diante do Trono Branco, o Juízo
Final ( O Pai outorgou ao Filho todo o juízo a fim de que Ele tivesse todas as credenciais necessárias para presidir o Tribunal de Cristo (2 Co 5.10), o Juízo das Nações (Mt 25.31-46) e o Julgamento Final (At 17.31): “O Pai a ninguém julga, mas deu ao Filho todo o juízo, para que todos honrem o Filho, como honram o Pai” (Jo 5.22.23). As qualificações de Jesus Cristo dão-se por sua obediência e humilhação voluntária. Ele esvaziou-se de todo o privilégio da divindade, assumindo a forma humana, fazendo-se semelhante aos homens (cf. Fp 2.7). Em decorrência de sua submissão ao Pai, Jesus foi exaltado soberanamente e restituído à sua posição apropriada. Deus o exaltou soberamente e toda a língua confessará e todo joelho se dobrará diante dEle (Fp 25-11), Esta, certamente, será uma cena do Juízo Final. Lição 11, 4º trimestre de 2021, jovens. ) (Ap 20.11-15 - ¹¹ E vi um grande trono branco, e o que estava assentado sobre ele, de cuja presença fugiu a terra e o céu; e não se achou lugar para eles. ¹² E vi os mortos, grandes e pequenos, que estavam diante de Deus, e abriram-se os livros; e abriu-se outro livro, que é o da vida. E os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras. ¹³ E deu o mar os mortos que nele havia; e a morte e o inferno deram os mortos que neles havia; e foram julgados cada um segundo as suas obras. ¹⁴ E a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte. ¹⁵ E aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo.). Aguardemos piedosamente o Reino Eterno, o Novo Céu, a Nova
Terra e a Nova Jerusalém!
SINOPSE I
O Paraíso e a Nova Jerusalém como realidades eternas do Céu.
AUXÍLIO BÍBLICO-TEOLÓGICO
“O Significado de Jerusalém para a Igreja Cristã
A cidade de Jerusalém também foi importante para a igreja cristã.
(1) Jerusalém foi o berço do cristianismo. Foi ali que Jesus Cristo foi crucificado e ressuscitou dos mortos. Foi também em Jerusalém que o Cristo ressuscitado ‘derramou’ o Espírito Santo sobre os discípulos no dia de Pentecoste […].
A partir dessa cidade, a mensagem de Jesus Cristo se espalhou ‘até aos confins da terra’ (At 1.8; cf. Lc 24.47). […]
(2) Os autores do Novo Testamento aceitaram grande parte do significado de Jerusalém para o Antigo Testamento, mas também reconheceram o seu simbolismo relacionado a uma cidade celestial. Em outras palavras, quando o Novo Testamento retrata Jerusalém como a cidade santa, não se refere apenas a um lugar na terra, mas no céu, onde Deus habita e onde Cristo governa à sua direita (isto é, o lugar de maior honra e autoridade). Dali, Ele envia as suas bênçãos e dali Jesus irá retornar.” (Bíblia de Estudo Pentecostal Edição Global. Rio de Janeiro: CPAD, 2022, p.696).
Escola Bíblica ︱2º Trimestre de 2024︱Adultos︱A carreira que nos está proposta – O caminho da salvação, santidade e perseverança para chegar no céu︱Neweb ︱Compromisso com a Palavra
II- O ETERNO E PERFEITO ESTADO
1- O estado perfeito à luz da doutrina bíblica.
De Gênesis a Apocalipse, há um propósito divino na
consumação dos séculos, onde tudo ocorrerá por ocasião da Segunda Vinda de
Cristo Jesus, após o Milênio, em que serão estabelecidos um Novo Céu e uma Nova
Terra (Ap 21.1 - ¹ E vi um novo céu, e uma nova terra. Porque já o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe.). Nesse tempo, o propósito original de Deus se cumprirá e toda
Terra se encherá de sua glória. Conforme o apóstolo Paulo escreveu, haverá
reconciliação geral de todas as coisas, em que Céu e Terra serão a mesma região
(Cl 1.20 - ²⁰ E que, havendo por ele feito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio dele reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, tanto as que estão na terra, como as que estão nos céus.). Por isso, o perfeito e eterno estado é descrito na Bíblia como um
lugar belo, de santidade e perfeição, pois a antiga ordem, em que imperava a
natureza do pecado, foi abolida e deu lugar a um lugar santo, puro e perfeito.
2- O estado perfeito à luz de Apocalipse 22.1-5.
2- O estado perfeito à luz de Apocalipse 22.1-5.
O livro do Apocalipse traz alguns símbolos que
descrevem de maneira mais vívida o divino estado perfeito de todas as coisas.
São símbolos que comunicam a singularidade desse novo estado:
a) um rio;
b) a
árvore;
c) a ausência de males;
d) a presença de Deus.
a) A vida eterna descrita como um rio.
O apóstolo João descreve essa eternidade como um rio da
vida que brota do trono de Deus e do Cordeiro (Ap 22.1 - ²² E mostrou-me o rio puro da água da vida, claro como cristal, que procedia do trono de Deus e do Cordeiro.). Aqui, está presente o
aspecto simbólico do rio como símbolo de vida que em diversas vezes o Senhor
Jesus mencionou como água da vida (Jo 4.10 - ¹⁰ Jesus respondeu, e disse-lhe: Se tu conheceras o dom de Deus, e quem é o que te diz: Dá-me de beber, tu lhe pedirias, e ele te daria água viva.; cf. Sl 46.4 - ⁴⁶ Há um rio cujas correntes alegram a cidade de Deus, o santuário das moradas do Altíssimo.; Ez 47.1-12).
b) A vida eterna descrita como árvore.
A árvore da vida remonta ao livro de Gênesis (Ap 22.2 - ² No meio da sua praça, e de um e de outro lado do rio, estava a árvore da vida, que produz doze frutos, dando seu fruto de mês em mês; e as folhas da árvore são para a saúde das nações.;
cf. Gn 2.9 - ⁹ E o Senhor Deus fez brotar da terra toda a árvore agradável à vista, e boa para comida; e a árvore da vida no meio do jardim, e a árvore do conhecimento do bem e do mal.; 3.22 - ²² Então disse o Senhor Deus: Eis que o homem é como um de nós, sabendo o bem e o mal; ora, para que não estenda a sua mão, e tome também da árvore da vida, e coma e viva eternamente,). Seus 12 frutos, de mês em mês, e suas folhas simbolizam a
vida que triunfou sobre as enfermidades e a morte. Não haverá mais dores nem
doenças, pois no divino estado eterno, a morte não prevalecerá mais.
c) A vida eterna sem males.
Não haverá mais “maldição contra alguém” (Ap 22.3 - ³ E ali nunca mais haverá maldição contra alguém; e nela estará o trono de Deus e do Cordeiro, e os seus servos o servirão.). O problema do
coração do ser humano será para sempre resolvido, pois o mal será plenamente
erradicado. Ali, o trono de Deus e do Cordeiro estarão centralizados no coração
do ser humano.
d) A vida eterna na presença de Deus.
Contemplaremos a Deus face a face 1 Co 13.12 - ¹² Porque agora vemos por espelho em enigma, mas então veremos face a face; agora conheço em parte, mas então conhecerei como também sou conhecido.), e sua presença
será a nossa luz para sempre (Ap 22.4 - ⁴ E verão o seu rosto, e nas suas testas estará o seu nome.). Que alegria indizível! Prestaremos
culto olhando diretamente para Ele. Sua presença gloriosa fará com que não haja
mais noite, não havendo mais qualquer escuridão, e para sempre reinaremos com
Ele.
SINOPSE II
SINOPSE II
A vida eterna é descrita na Bíblia como um rio, uma árvore, lugar sem males e a presença eterna de Deus.
AUXÍLIO BÍBLICO-TEOLÓGICO
Rio e Árvore da Vida
“O Rio Puro da Água da Vida. Este rio aparentemente literal sugere o fluxo contínuo do Espírito Santo e da vida, da bênção e do poder espiritual que Ele nos dá (cf. 7.17; 21.6; 22.17; Is 44-3; Jo 7.37-39). O rio é um lembrete de que as pessoas ainda são dependentes de Deus Pai e de Cristo Jesus para tudo na sua vida, assim como sempre foram. A Árvore da Vida. Este pode ser um substantivo coletivo, referindo-se às árvores que revestem ambos os lados do rio da vida. Esta árvore se refere à vida eterna dada a todos os membros do povo de Deus (Gn 2.9; 3.22). As folhas que curam indicam a ausência de qualquer coisa que traga dano físico ou espiritual (cf. Ez 47.12). Observe que mesmo em nossos corpos imortais seremos dependentes do Senhor para obtermos força, vida e saúde.” (Bíblia de Estudo Pentecostal Edição Global. Rio de Janeiro: CPAD, 2022, p.2469).
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III- O ESTADO FINAL DE TODOS OS SANTOS
1- O que todo crente salvo deve esperar?
Os santos de Deus, tanto do Antigo quanto do Novo
Testamento, nunca viveram nesta Terra com a ideia de permanecer nela
eternamente. O patriarca Abraão vivia nela com a esperança da Cidade Celestial,
cujo construtor é Deus (Hb 11.9,10 - ⁹ Pela fé habitou na terra da promessa, como em terra alheia, morando em cabanas com Isaque e Jacó, herdeiros com ele da mesma promessa. ¹⁰ Porque esperava a cidade que tem fundamentos, da qual o artífice e construtor é Deus.; Gl 4.26 - ²⁶ Mas a Jerusalém que é de cima é livre; a qual é mãe de todos nós.; Hb 11.16 - ¹⁶ Mas agora desejam uma melhor, isto é, a celestial. Por isso também Deus não se envergonha deles, de se chamar seu Deus, porque já lhes preparou uma cidade.). Moisés passou por ela
com essa mesma intenção, deixou o Egito e sua glória porque tinha consciência
de algo melhor, a recompensa gloriosa (Hb 11.24-27 - ²⁴ Pela fé Moisés, sendo já grande, recusou ser chamado filho da filha de Faraó, ²⁵ Escolhendo antes ser maltratado com o povo de Deus, do que por um pouco de tempo ter o gozo do pecado; ²⁶ Tendo por maiores riquezas o vitupério de Cristo do que os tesouros do Egito; porque tinha em vista a recompensa. ²⁷ Pela fé deixou o Egito, não temendo a ira do rei; porque ficou firme, como vendo o invisível.). Por isso, o cristão que
vive neste mundo sabe que, aqui, ele é peregrino nesta jornada, pois está
consciente de que o seu lar, a sua verdadeira cidade, é a celestial de onde o
nosso grande e maravilhoso Deus habita (Ap 21.3 - ³ E ouvi uma grande voz do céu, que dizia: Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e o mesmo Deus estará com eles, e será o seu Deus.,22 - ²² E nela não vi templo, porque o seu templo é o Senhor Deus Todo-Poderoso, e o Cordeiro. ; 22.3 - ³ E ali nunca mais haverá maldição contra alguém; e nela estará o trono de Deus e do Cordeiro, e os seus servos o servirão.).
2- Viveremos todos em unidade.
Ao se fazer menção dos inscritos nas 12 portas da cidade, onde estão
os nomes das 12 tribos de Israel, e dos alicerces levam os nomes dos 12
apóstolos está evidente que se trata de pessoas originárias de todas as eras
(Ap 21.9-14). As pessoas tanto de Israel quanto da Igreja serão reunidas,
formando um só Corpo de Cristo, cumprindo-se plenamente dessa forma o que está
escrito em Gálatas: “nisto não há judeu nem grego” (Gl 3.28 - ²⁸ Nisto não há judeu nem grego; não há servo nem livre; não há macho nem fêmea; porque todos vós sois um em Cristo Jesus.). Viveremos na Nova
Cidade sem qualquer tipo de segregação, discriminação e diferença de classes,
pois seremos um só povo em Cristo Jesus.
3- Finalmente em casa.
Sabemos que Nossa morada final não é aqui neste mundo, nem na sepultura, prova
disso é que somos denominados de peregrinos e estrangeiros nesta Terra (Hb
11.13 - ¹³ Todos estes morreram na fé, sem terem recebido as promessas; mas vendo-as de longe, e crendo-as e abraçando-as, confessaram que eram estrangeiros e peregrinos na terra.). O apóstolo Paulo nos lembra de que a nossa cidade está nos Céus (Fp 3.20 - ²⁰ Mas a nossa cidade está nos céus, de onde também esperamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo,).
Os cristãos que verdadeiramente mantêm comunhão com Cristo e sua Palavra
cultivam em seu coração o desejo de ir para a casa, como anelava o apóstolo dos
gentios (2 Co 5.8 - ⁸ Mas temos confiança e desejamos antes deixar este corpo, para habitar com o Senhor.; Fp 1.21,23 - ²¹ Porque para mim o viver é Cristo, e o morrer é ganho. ²²Mas, se o viver na carne me der fruto da minha obra, não sei então o que deva escolher. ²³ Mas de ambos os lados estou em aperto, tendo desejo de partir, e estar com Cristo, porque isto é ainda muito melhor.). Essa é a nossa grande recompensa quando
findarmos, aqui na Terra, a nossa jornada. Essa é a bendita esperança de todo
cristão sincero que deseja morar no Céu.
SINOPSE III
No Estado Final,
finalmente, poderemos dizer: estamos em casa.
CONCLUSÃO
CONCLUSÃO
O Céu é o destino final
de uma jornada que se iniciou com o Novo Nascimento. Do início da jornada até o
final, enfrentaremos inimigos que tentam nos desviar da rota para o Céu. Por
isso, durante a travessia da jornada, é necessário toda vigilância e zelo,
sabendo que aquele que começou a boa obra a aperfeiçoará até o dia do nosso
Senhor Jesus Cristo (Fp 1.6 - ⁶ Tendo por certo isto mesmo, que aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até ao dia de Jesus Cristo;). Portanto, coloquemos nossos olhos no Autor e
Consumador da nossa fé, olhando para frente, pois a Canaã Celestial é logo ali.
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REVISANDO O CONTEÚDO
1- Como podemos definir o Paraíso?
Uma definição que podemos mencionar de paraíso é o Céu como morada
de Deus, dos anjos e dos salvos (2 Co 12.2-4).
2- De onde virá a Nova Jerusalém?
Do céu.
3- De acordo com a lição, como o perfeito e eterno estado é descrito na Bíblia?
O perfeito e
eterno estado é descrito na Bíblia como um lugar belo, de santidade e
perfeição, pois a antiga ordem, em que imperava a natureza do pecado, foi
abolida e deu lugar a um lugar santo, puro e perfeito.
4- Quais os símbolos apresentados no livro de Apocalipse que descrevem o divino estado perfeito de todas as coisas?
São símbolos que comunicam a singularidade desse novo estado:
a) um rio; b) a árvore; c) a ausência de males; d) a presença de Deus.
5- O que os cristãos sinceros devem cultivar em seu coração?
Os cristãos que verdadeiramente mantêm
comunhão com Cristo e sua Palavra cultivam em seu coração o desejo de ir para a
casa, como anelava o apóstolo dos gentios (2 Co 5.8; Fp 1.21,23).
Pb. Rogério Faustino
Escola Bíblica ︱2º Trimestre de 2024︱
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