“Mas a nossa
cidade está nos céus, donde também esperamos o Salvador, o Senhor Jesus
Cristo.” (Fp 3.20).
VERDADE
PRÁTICA
Na vinda de
Jesus nosso corpo abatido será transformado em um corpo glorioso, e, como um
ser integral, habitaremos para sempre com Ele no Céu.
LEITURA
DIÁRIA
Segunda —
1Pe 1.22
A
purificação da alma
Terça — 1Pe
1.15
Chamado
divino e santificação em toda a maneira de viver
Quarta — Hb
12.14
Sem
santificação ninguém verá a Deus
Quinta — 1Jo
3.3
Santificação
para a vinda de Cristo
Sexta — Cl
1.2
A
santificação posicional em Cristo
Sábado — 2Co
7.1
A
santificação progressiva
LEITURA
BÍBLICA EM CLASSE
Tito
2.11-14; 1 Pedro 1.13-16
Tito 2
11 — Porque
a graça de Deus se há manifestado, trazendo salvação a todos os homens,
12 —
ensinando-nos que, renunciando à impiedade e às concupiscências mundanas,
vivamos neste presente século sóbria, justa e piamente,
13 —
aguardando a bem-aventurada esperança e o aparecimento da glória do grande Deus
e nosso Senhor Jesus Cristo,
14 — o qual
se deu a si mesmo por nós, para nos remir de toda iniquidade e purificar para
si um povo seu especial, zeloso de boas obras.
1 Pedro 1
13 —
Portanto, cingindo os lombos do vosso entendimento, sede sóbrios e esperai
inteiramente na graça que se vos ofereceu na revelação de Jesus Cristo,
14 — como
filhos obedientes, não vos conformando com as concupiscências que antes havia
em vossa ignorância;
15 — mas,
como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa
maneira de viver,
16 —
porquanto escrito está: Sede santos, porque eu sou santo.
HINOS
SUGERIDOS
304
305
401
PLANO DE
AULA
1.
INTRODUÇÃO
Chegamos ao
encerramento de mais um trimestre abençoado, no qual exploramos a integralidade
do ser humano à luz da Palavra de Deus. Nesta última lição, somos desafiados a
refletir sobre a preparação do corpo, da alma e do espírito para a eternidade,
com ênfase na santificação e na esperança da volta de Cristo. Que esta aula
seja marcada pela edificação e pela renovação da fé de seus alunos.
2.
APRESENTAÇÃO DA LIÇÃO
A) Objetivos
da Lição:
I) Levar os alunos a compreenderem que a esperança escatológica é
fundamental para uma vida de santificação integral, ou seja, corpo, alma e
espírito;
II) Alertar os alunos sobre os desvios das teologias modernas que
enfraquecem a santificação e a esperança na volta de Cristo;
III) Ensinar que a
santificação deve abranger todo o ser — corpo, alma e espírito — como
preparação contínua para a vinda de Jesus.
B)
Motivação:
Esta lição nos mostra que é essencial despertar nos alunos o
compromisso com uma vida de santificação integral, isto é, do corpo, da alma e
do espírito. Ela reforça a esperança escatológica como fundamento da fé cristã
e prepara o crente para a eternidade com Deus. Para isso, todas as dimensões da
natureza devem ser preservadas para o Arrebatamento da Igreja.
C) Sugestão
de Método:
Sugerimos, para o fechamento da lição e do trimestre, uma roda de
conversa com os alunos, incentivando cada um a compartilhar brevemente o que
mais impactou seu coração ao longo do trimestre e como eles pretendem aplicar
esses ensinamentos na vida cristã diária. Em seguida, você pode resumir os
principais temas abordados nas lições, destacando a unidade entre corpo, alma e
espírito segundo a perspectiva bíblica. Para concluir, sugerimos um momento de
oração intercessória, consagrando a Deus todo o ser dos alunos, reafirmando o
compromisso com a santificação e renovando a esperança na volta de Cristo.
3. CONCLUSÃO
DA LIÇÃO
A)
Aplicação:
Desafie os alunos a viverem diariamente em santificação, conscientes
de que corpo, alma e espírito pertencem ao Senhor, mantendo-se firmes na
esperança da volta de Cristo e comprometidos com uma fé cristã prática.
4. SUBSÍDIO
AO PROFESSOR
A) Revista
Ensinador Cristão.
Vale a pena conhecer essa revista que traz reportagens,
artigos, entrevistas e subsídios de apoio à Lições Bíblicas Adultos. Na edição
103, p.42, você encontrará um subsídio especial para esta lição.
B) Auxílios
Especiais:
Ao final do tópico, você encontrará auxílios que darão suporte na
preparação de sua aula: 1) O texto “Santificação no Novo Testamento”,
localizado depois do primeiro tópico, aprofunda o assunto “Preservando a
Esperança Escatológica”; 2) O texto “Vos Santifique em Tudo”, ao final do
terceiro tópico, aprofunda o assunto “Conservando Espírito, Alma e Corpo”.
INTRODUÇÃO
Palavra-Chave: SANTIFICAÇÃO
I.
PRESERVANDO A ESPERANÇA ESCATOLÓGICA
Um dos fatores essenciais para a preservação de uma vida de
santificação integral é a esperança escatológica, o anseio pela Eternidade com
Deus. Diversos textos bíblicos relacionam a santidade com a vinda de Cristo, de
modo a conscientizar os crentes da necessidade de um viver santo (Hb 12.14; 2Pe
3.11-14). Sabendo disso, Satanás sempre repete a estratégia adotada desde o
Éden: busca confundir a mente do ser humano e desviá-lo da perspectiva
estabelecida pelo Criador (Gn 3.4,5). O conceito mais comum de pecado é “errar
o alvo”. A nova vida em Cristo é uma correção de alvo. Visa tirar-nos da
limitada e miserável perspectiva meramente terrena e finita, e nos sintonizar
com um propósito celestial e eterno (Cl 1.3-5).
2. Oposições
à visão celestial.
Jesus enfrentou terríveis oposições durante seu ministério,
a começar pelas tentações do Diabo, que queria mudar o propósito do Messias e
confiná-lo aos limites das conquistas terrenas (Mt 4.8-10). Respondendo a
Pilatos, o Mestre enfatizou: “O meu Reino não é deste mundo” (Jo 18.36). O
apóstolo Paulo travou grandes combates com opositores que insistiam em reduzir
o Evangelho a temas e questões temporais. Aos Coríntios ele advertiu acerca dos
que não criam na ressurreição dos mortos, um engano que limitaria a eficácia da
fé cristã a esta finita vida (1Co 15.12): “Se esperamos em Cristo só nesta
vida, somos os mais miseráveis de todos os homens” (15.19).
3. Inimigos
da cruz de Cristo.
Aos Filipenses, Paulo combateu os que pensavam somente nas
coisas terrenas: “O fim deles é a perdição, o deus deles é o ventre, e a glória
deles é para confusão deles mesmos, que só pensam nas coisas terrenas” (Fp
3.19). Eram inimigos da Cruz de Cristo (Fp 3.18). Diante disso, o apóstolo
proclamou: “Mas a nossa cidade está nos céus, donde também esperamos o
Salvador, o Senhor Jesus Cristo, que transformará o nosso corpo abatido, para
ser conforme o seu corpo glorioso, segundo o seu eficaz poder de sujeitar
também a si todas as coisas” (Fp 3.20,21). Há ensinos semelhantes aos
Colossenses (Cl 2; 3) e aos Tessalonicenses (1Ts 4.13).
“No Novo
Testamento, a santificação não é retratada como um processo lento de abandono
ou desistência do pecado, pouco a pouco, mas é apresentada como um ato definido
e decisivo pelo qual o crente — pela graça de Deus — é libertado do controle de
Satanás e rompe claramente com o pecado (isto é, tudo o que ofende, se opõe e
desafia a Deus e não corresponde aos seus padrões) para viver por Deus e para
Deus (Rm 6.18; 2Co 5.17; Ef 2.4-6; Cl 3.1-3). Ao mesmo tempo, no entanto, a
santificação é descrita como um processo de uma vida inteira, pelo qual um
seguidor de Cristo continua a mortificar as tendências pecaminosas do corpo (Rm
8.1-17; veja Rm 8.13, nota), é transformado progressivamente para que seja mais
semelhante a Jesus (2Co 3.18), cresça em graça (2Pe 3.18), exercite maior amor
por Deus e pelos outros (Mt 22.37-39; 1Jo 4.7,8,11,20,21; veja Mc 12.30, nota)
e satisfaça os propósitos de Deus para a sua vida.” (Bíblia de Estudo
Pentecostal — Edição Global. Rio de Janeiro: CPAD, 2022, p.2350).
1. Um
cristianismo secularizado.
SINOPSE I
A esperança
na eternidade com Cristo fortalece a santificação e mantém o crente focado no
propósito celestial.
AUXÍLIO
BIBLIOLÓGICO
SANTIFICAÇÃO
NO NOVO TESTAMENTO
II. PERIGOS
DE TEOLOGIAS MODERNAS
Vivemos o perigo de um cristianismo secular,
reduzido a pautas e militâncias ideológicas, sociais, políticas e econômicas,
enfrentadas por expedientes meramente humanos (Lc 17.26-30; 18.1-8; 2Co
10.4,5). Assiste-se à difusão de uma “teologia pública” que não confronta o
pecado. Que confunde e empobrece o sentido de relevância da fé, enfraquecendo a
missão da Igreja. Sob o pretexto de levá-la para a arena pública, atua para
tirá-la da arena espiritual. Enquanto mais secularismo, menos poder. Jesus
espera que conservemos entre nós os verdadeiros sinais que devem seguir os que
crerem: expulsão de demônios, novas línguas, maravilhas e curas divinas (Mc
16.17,18). E tudo isso na perspectiva e expectativa da Eternidade.
2. Falsos
discursos.
O cristianismo moderno corre um sério risco de ser marcado, em
parte, mais por discurso que prática (Tg 1.22). Isso ganha uma amplitude ainda
maior em tempos de comunicação tão volátil. Oriundas de canais mais voltados à
cultura e intelectualidade, são muitas as vozes “cristãs” que criticam toda e
qualquer tradição, ignorando seus fundamentos. Como pentecostais clássicos,
devemos nos precaver de teologias modernas alheias à realidade do crente em seu
cotidiano; em seu bairro ou comunidade rural, e permanecer crendo, praticando e
pregando um Evangelho simples, porém, integral e poderoso: Jesus salva, cura,
batiza com o Espírito Santo e em breve voltará. Quando se perde o senso da
iminente volta de Jesus, compromete-se o valor da santificação (1Jo 3.3).
3.
Prosperidade, existencialismo e engajamento cultural.
Ao longo da história do
Cristianismo, não poucos ventos teológicos vieram e se foram. A própria
Teologia da Prosperidade, uma das mais recentes, já não causa o mesmo impacto
de quando surgiu. Reduzir a esperança cristã a conquistas terrenas leva a
frustrações, além de conduzir a uma visão meramente existencial. Foi o que
Paulo concluiu diante dos que, em Corinto, negavam o caráter escatológico da fé
cristã. O apóstolo não os poupou. Chamando-os de “bestas feras”, ironizou:
“Comamos e bebamos, que amanhã morreremos” (1Co 15.32). Acautelemo-nos também
da cosmovisão cristã inspirada na escatologia calvinista-amilenista, que,
descrendo no Arrebatamento da Igreja e em um Milênio literal, enfatiza o
engajamento político e cultural para a redenção dos sistemas humanos, e não a
proclamação do Evangelho para a salvação dos pecadores. A pregação bíblica é:
“Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos
pecados” (At 3.19).
1. Prontos
para o retorno de Cristo.
SINOPSE II
Teologias
seculares e distorcidas enfraquecem a missão da Igreja e desviam o foco da
santificação e da volta de Cristo.
III.
CONSERVANDO ESPÍRITO, ALMA E CORPO
Em 1 Tessalonicenses 5.23 Paulo apresenta a
santificação intimamente ligada ao propósito da eternidade. Em uma epístola que
eminentemente trata da volta de Jesus, o apóstolo dedica o último capítulo para
abordar exatamente a obra da santificação. Do versículo 12 ao 22, refere-se aos
deveres do cristão em sua vida pessoal e comunitária, concluindo com uma
enfática advertência: “Abstende-vos de toda aparência do mal” (1Ts 5.22). Na
sequência, aborda a obra divina no processo de santificação: “E o mesmo Deus de
paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo sejam
plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus
Cristo” (1Ts 5.23). O desejo do apóstolo era que, uma vez santificados, os
tessalonicenses permanecessem conservados em santificação, prontos para o
retorno de Cristo.
2. Uma
santificação completa.
Conscientes de nossa imperfeição e de que ainda habita
em nós uma natureza carnal, devemos desejar e buscar constantemente nos
aperfeiçoar em santificação (Ap 22.11). Uma santificação completa, na qual
parte alguma de nosso ser fique de fora; nem mesmo nossos afetos, pensamentos e
intenções (Mt 5.8). Tudo em nós deve ser santificado; no espírito, na alma e no
corpo. Por nossa própria força isso é impossível, mas pelos meios da Graça
Divina isso é plenamente possível. Que vivamos desfrutando de uma profunda
convicção de nossa salvação, anelando pela vinda de Cristo. Se algo faltar, não
nos esqueçamos: o sangue de Jesus Cristo nos purifica de todo o pecado (1Jo
1.7).
Paulo
conclui esta epístola com uma oração pelos cristãos de Tessalônica, pedindo que
Deus continue a operar em cada aspecto de seu ser — espírito, alma e corpo —,
desenvolvendo-os, purificando-os e preparando-os para os seus propósitos. Todo
o seu ser deveria ser preservado para Deus e ‘conservad[o] irrepreensíve[l]’
(veja 2.10, nota) até a volta de Jesus. Observe que eles não conseguiriam isto
por seus próprios esforços, mas ‘Fiel é o que vos chama, o qual [Deus] também o
fará’ (v.24).” (Bíblia de Estudo Pentecostal — Edição Global. Rio de Janeiro:
CPAD, 2022, p.2236).
Pela graça
de Deus estamos concluindo mais um trimestre. Vivemos neste mundo, mas não
pertencemos a ele (Jo 17.14). Que, como peregrinos e forasteiros, jamais
percamos o anseio pela Eternidade com Deus (1Pe 2.11). Enquanto aqui
estivermos, vivamos na inteira dependência do Senhor Jesus. Cheguemo-nos
diariamente a Ele com inteira certeza de fé, confiados em seu sacrifício por
nós na cruz do Calvário. Purificados no espírito, na alma e no corpo,
permaneçamos firmes (Hb 10.19-23). “Nossa esperança é sua vinda!” (Hino 300 da
Harpa Cristã).
1. Qual a
relação entre santificação e esperança escatológica?
Um dos
fatores essenciais para a preservação de uma vida de santificação integral, é a
esperança escatológica, o anseio pela Eternidade com Deus.
2. Qual a
estratégia satânica em relação à eternidade?
Satanás
sempre repete a estratégia adotada desde o Éden: busca confundir a mente do ser
humano e desviá-lo da perspectiva estabelecida pelo Criador (Gn 3.4,5).
3. Como se
caracteriza o cristianismo secular?
Vivemos o
perigo de um cristianismo secular, reduzido a pautas e militâncias ideológicas,
sociais, políticas e econômicas, enfrentadas por expedientes meramente humanos
(Lc 17.26-30; 18.1-8; 2Co 10.4,5).
4. Cite
alguns perigos de teologias modernas.
Cristianismo
secularizado, falso discursos, prosperidade, existencialismo e engajamento
cultural.
5. Por que
temos que nos acautelar da cosmovisão calvinista-amilenista?
Acautelemo-nos
também da cosmovisão cristã inspirada na escatologia calvinista-amilenista,
que, descrendo no arrebatamento da Igreja e em um Milênio literal, enfatiza o
engajamento político e cultural para a redenção dos sistemas humanos e não a
proclamação do Evangelho para a salvação dos
SINOPSE III
A
santificação deve abranger todo o ser do crente como preparo integral para a
vinda do Senhor.
AUXÍLIO
BIBLIOLÓGICO
“VOS
SANTIFIQUE EM TUDO
CONCLUSÃO
REVISANDO O
CONTEÚDO
REVISTA ENSINADOR CRISTÃO
PREPARANDO O
CORPO, A ALMA E O ESPÍRITO PARA A ETERNIDADE

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