TEXTO
PRINCIPAL
“Olha,
ponho-te neste dia sobre as nações e sobre os reinos, para arrancares, e para
derribares, e para destruíres, e para arruinares; e também para edificares e
para plantares.” (Jr 1.10).
RESUMO DA
LIÇÃO
Assim como o
profeta Jeremias, temos a missão de anunciar a Palavra de Deus até os confins
da Terra.
LEITURA DA
SEMANA
SEGUNDA — Jr
10.7
O Rei das
nações
TERÇA — Sl
22.27
Todos os
limites da Terra se converterão ao Senhor
QUARTA — Gl
3.26-29
Pela fé,
somos filhos de Deus e parte do Reino
QUINTA — Jo
20.21
A Grande
Comissão
SEXTA — Is
60.1-4
Israel, luz
para as nações
SÁBADO — Ap
1.8
O Princípio
e o Fim
OBJETIVOS
COMPREENDER
que Deus fala às nações;
REFLETIR a
respeito do chamado de Jeremias para as nações;
SABER que
Israel, como povo escolhido de Deus, falhou para com as nações.
INTERAÇÃO
Professor(a),
estamos encerrando o estudo do livro do profeta Jeremias. Quantas lições
preciosas pudemos aprender com Jeremias! No entanto, creio que o mais
importante seja que ele bem poderia haver escapado de todas aquelas angústias.
Porém, ele optou por sofrer com o povo de Deus. O seu amor pelo Senhor e por
Judá, fez com que ele acompanhasse seu povo até as últimas consequências. Que
sigamos o exemplo de Jeremias. Ele foi e é um exemplo de amor, resiliência,
fidelidade e compromisso com o Eterno.
ORIENTAÇÃO
PEDAGÓGICA
Professor(a),
escreva no quadro: “O Livro de Jeremias”. Pergunte aos alunos os pontos que
eles mais gostaram de estudar e o porquê. Ouça-os com atenção e incentive a
participação de todos, pois a participação deles irá auxiliá-lo na avaliação do
trimestre. Depois, explique que “o livro é, basicamente, uma coletânea das
profecias de Jeremias, dirigidas principalmente a Judá (caps.2—29), mas também
a nove nações estrangeiras (caps.46—51). Estas profecias se concentram
particularmente no juízo, embora haja algumas que tratam de esperança futura e
restauração (em especial, os caps.30—33). Estas profecias não estão rigidamente
organizadas em ordem cronológica (segundo a sequência dos eventos), nem
tematicamente (por tema ou assunto). Parte do livro está escrita em poesia, ao
passo que outras partes estão em forma narrativa (isto é, como relato, história
ou descrição de eventos). As suas mensagens proféticas estão mescladas com
vislumbres históricos (1) da vida pessoal e do ministério do profeta (p.ex.
caps.1; 34—38; 40—5), (2) da história de Judá, principalmente durante o período
do rei Josias (caps.1—6), Jeoaquim (caps.7—20) e Zedequias (caps.21—25; 34),
incluindo a conquista de Jerusalém (cap.39), e (3) de eventos internacionais
que envolveram a Babilônia e outras nações (caps.25—29; 46—52)”. (Adaptado de Bíblia
de Estudo Pentecostal Para Jovens. Rio de Janeiro: CPAD, 2023, p.974).
TEXTO
BÍBLICO
Jeremias
46.1-5
1 — Palavra
do Senhor que veio a Jeremias, o profeta, contra as nações.
2 — Acerca
do Egito, que estava junto de Faraó Neco, rei do Egito, que estava junto ao rio
Eufrates, em Carquemis, ao qual feriu Nabucodonosor, rei da Babilônia, no ano
quarto de Jeoaquim, filho de Josias, rei de Judá:
3 — Preparai
o escudo e o pavês e chegai-vos para a peleja.
4 — Selai os
cavalos, e montai, cavaleiros, e apresentai-vos com elmos; alimpai as lanças e
vesti-vos de couraças.
5 — Por que
razão vejo os medrosos voltando as costas? Os seus heróis estão abatidos e vão
fugindo, sem olharem para trás; terror há ao redor, diz o Senhor.
INTRODUÇÃO
I. UM DEUS
PARA AS NAÇÕES
Assim como os demais profetas, Jeremias foi enviado inicialmente ao
seu povo, o que não significa que não teve de advertir às demais nações a
respeito da responsabilidade que todos, indistintamente têm, diante de Deus. Ao
contrário disso, Jeremias profetizou contra várias nações, reafirmando assim a
universalidade do plano de Deus, e a verdade de que todos os povos devem
resposta e reverência ao Criador (46—64) Um ponto
importante a ser considerado é de que, ao tratar com as nações por meio de
profetas que levantou, de forma direta, Deus estava conclamando o seu povo a
comunicar a estas nações acerca de seu caráter justo, santo e amoroso, em seu
chamado para que estas nações o reconhecessem, o temessem e se arrependessem de
seus maus caminhos. Jeremias foi chamado às nações para anunciar arrependimento
e lembrar ao povo de que o Senhor é Deus de todos os povos.
2. Um plano
para as nações.
Quando chamou a Abraão e anunciou que de sua semente um povo
seria levantado, Deus comunicou que o seu plano não estaria limitado a este
povo, mas que se trata, desde o início, de um plano universal, isto é, que
envolve todas as nações, conforme se observa: “[...] e em ti serão benditas
todas as famílias da terra” (Gn 12.3). Está claro que, desde o início, o alvo
de Deus não foi somente Abraão e nem tampouco Israel, mas sim, abençoar todos
os povos, de todas as nações.
3. Um reino
de nações.
O profeta Isaías anunciou: “O teu Deus reina” (52.7). Jeremias
chamou o povo a temer a Deus sob o argumento de que Ele é o “Rei das nações”
(Jr 10.7). Deus é Soberano e o seu Reino é formado por “povos, nações e
línguas” e “o seu domínio é um domínio eterno” e “não será destruído” (Dn
7.14). Definitivamente, o Reino de Deus é um Reino de nações.
“46.1—51.64
CONTRA AS NAÇÕES. Estes capítulos contêm profecias a respeito do juízo de Deus
contra as nações estrangeiras. Deus tinha indicado Jeremias não só como um
profeta para Judá, mas também como ‘um profeta para as nações’ (1.5). 46.2 EGITO
[...] CARQUEMIS. Localizada no norte da Síria cerca de 480 quilômetros ao norte
de Jerusalém, Carquemis foi o lugar onde os babilônios derrotaram os egípcios
em 605 a.C. Naquela época, a Babilônia se tornou o poder mundial dominante. 46.10 ESTE
DIA É O DIA DO SENHOR. A derrota do Egito foi um resultado da ação de Deus, foi
‘um dia de vingança’ devido a maneira pela qual o Egito tinha angustiado e
oprimido Judá (p.ex. 2Rs 23.29,33-35). No final, Deus castigará todas as nações
e as pessoas que rejeitaram a sua mensagem e maltrataram o seu povo.” (Bíblia
de Estudo Pentecostal Para Jovens. Rio de Janeiro: CPAD, 2023, p.963).
SUBSÍDIO I
II. UM
PROFETA PARA AS NAÇÕES
A expressão “nações” tem sentido amplo nas Escrituras,
mas no contexto de Jeremias, tem relação com outros povos além de Israel, ou
ainda, povos e nações pagãos e gentios (Êx 9.24; 34.10; Ez 5.6-8). Ao falar com
Jeremias sobre o seu chamado, Deus usou este termo: “e às nações te dei por
profeta” (1.5). Uma referência de que ele seria enviado, não somente aos da
casa de Israel, mas também aos gentios. Assim como
Deus determinou o início e o fim do ministério de Jeremias, Ele também decidiu
que as nações seriam o seu público-alvo. Começando pelo “povo da aliança”,
Jeremias se dirigiu também a outras nações, não negligenciando a sua
responsabilidade com outros povos, falando-lhes amplamente, conforme o registro
bíblico (46.1—51.64). Iniciando
pelo Egito (46.2-28), o profeta Jeremias transmitiu a mensagem divina à
Filístia (47.1-7), a Moabe (48.1-47), a Amom (49.1-6), a Edom (49.7-22), à
Síria (49.23-33), a Elão (49.34-39) e à Babilônia (50.1-51.64). Está evidente,
portanto, que, em obediência à vontade de Deus e aos seus propósitos, Jeremias
foi um profeta para as nações.
2. Uma
mensagem para as nações.
A “palavra do Senhor” foi direcionada “contra as
nações” (46.1). O termo “palavra” tem vários sentidos nas Escrituras, mas aqui
indica a comunicação de Deus por intermédio de um agente (2Sm 7.4; Jr 25.3; Os
1.1). Isso também se aplica aos Dez Mandamentos, pois são chamados de “as dez
palavras do Senhor” (Êx 34.28; Dt 4.13). Jeremias não
é o único profeta enviado a outras nações, além de Israel, já que houve
profetas como Amós; Isaías e Ezequiel também o foram (Am 1.3—2.3; Is 13—23; Ez
25—32). Este interesse pelas nações revela não só o amor de Deus para com
todos, mas também a sua justiça, já que os princípios aplicados para avaliar e
disciplinar o seu povo são os mesmos usados a outros povos. O alvo divino é
sempre castigar o pecado. A disposição
de Jeremias em profetizar às nações tem relação direta com a sua forte
convicção de que Deus “é o Criador de todas as coisas” (Jr 10.16). Para ele, ao
contrário dos falsos deuses e à fragilidade humana, Deus sustenta todas as suas
obras, pois é Poderoso (10.12-16).
3. Uma
mensagem para o Egito.
A seção que apresenta as nações a quem Jeremias
profetizou, inicia com a mensagem dirigida ao Egito e fala sobre a derrota do
Faraó Neco, por ocasião da chamada batalha de Carquemis, diante de
Nabucodonosor (46.2), acontecimento que abalou o Oriente Médio da época (v.12).
A mensagem de Jeremias contra o Egito é repleta de detalhes, demonstrando a precisão
profética. Ele começa retratando os momentos que antecederam a batalha, com
informações específicas acerca dos instrumentos de guerra e os que se
envolveriam nela (vv.3-6), apresenta a batalha em si e os seus estragos
(vv.7-11), elucida também as terríveis consequências (vv.13-26) e a promessa da
restauração de Israel (vv.27,28).
“Jeremias
profetizou que os babilônios não apenas derrotariam o Egito em Carquemis, mas
que eles também derrotariam os exércitos egípcios na própria terra dos egípcios
(568-567 a.C.). O Senhor Deus deixaria bastante claro que os deuses do Egito
não poderiam livrá-los da derrota (vv.25,26). A destruição
não seria permanente; o Egito seria restaurado no futuro e habitado até o tempo
do reinado de Cristo na terra (cf. Is 19.23-25; Ez 29.8-14). Israel não
devia temer a destruição total. A nação deveria ser castigada pelos seus
pecados, mas sobreviveria e acabaria retornando à terra prometida e a uma
posição de favor na presença de Deus (cf. 30.10,11; 31.1-6). 47.1-7
FILISTEUS. Os filisteus ocuparam a região costeira de Judá. Existia uma
hostilidade frequente entre eles e o povo de Deus. Outras profecias contra os
filisteus são encontradas em Is 14.28-31; Ez 25.15-17; Am 1.6-8; Sf 2.4-7. 48.1 MOABE.
O país de Moabe se localizava no litoral leste do Mar Morto. Os moabitas eram
descendentes de Ló, sobrinho de Abraão (Gn 19.30-37), (Abraão foi um grande
homem de fé e o ancestral do povo hebreu). Os moabitas estavam frequentemente
em conflito com Israel. Durante a época de Jeremias, gangues de moabitas
atacaram partes de Judá depois que Nabucodonosor invadiu a região (2Rs 24.2).
Jeremias identificou muitas das cidades moabitas que seriam destruídas. Moabe
foi conquistada pelos babilônios, e, consequentemente, desapareceu como nação.
Outras profecias contra Moabe são encontradas em Is 15—16; Jr 9.25,26;
25.14-21; 27.2,3; Ez 25.8-11; Am 2.1-3; Sf 2.8-11. A tendência
de todas as nações é confiar em suas próprias tradições, tecnologia, poderio
militar, conquistas e riqueza. Esta confiança enganadora, juntamente com um
comportamento impiedoso do seu povo, causara a queda de qualquer nação. Assim
como Deus destruiu Moabe, chegará o dia em que Ele abaterá todas as nações do
mundo — este dia é referido como ‘o dia do Senhor’ (1Ts 5.2-4).” (Bíblia de
Estudo Pentecostal. Rio de Janeiro: CPAD, 2023, p.967).
1. Israel, o
povo que falhou com as nações.
SUBSÍDIO II
III. UM POVO
PARA AS NAÇÕES
O ministério de Jeremias em relação a outras
nações não foi um acontecimento à parte do plano maior de Deus que, por meio da
missão de Israel de representá-lo, intenciona alcançar outros povos (Dt
28.9,10). Ao contrário disso, ele atuou no sentido de reafirmar o interesse
divino em restaurar povos de todas as nações (Is 49.22,23).
2. Igreja, o
povo de Deus para as nações.
O texto de 1 Pedro 2.9 afirma que a Igreja foi
escolhida para anunciar a mensagem de Deus. Nós somos a Igreja de Cristo, por
isso fomos denominados de “geração eleita, sacerdócio real, a nação santa e o
povo adquirido”. A Igreja recebeu de Deus a missão de anunciar a mensagem às
nações. A missão da
Igreja se identifica com a de Israel no que se refere à tarefa de representar
Deus diante das nações. Duas verdades precisam ser ressaltadas aqui: A primeira
é que o Senhor Jesus ordenou que a Igreja pregue o Evangelho. E a segunda é que
a Igreja deve anunciar, em todos os lugares, e a todos os povos que só o Senhor
é Deus, e que Jesus é o Salvador.
SUBSÍDIO III
“51.33 AINDA
UM POUCO, E O TEMPO DA SEGA LHE VIRÁ.
De maneira simbólica, o profeta está se
referindo à maneira como a Babilônia havia plantado más sementes de crueldade,
adoração a ídolos e imoralidade. Agora a nação estava prestes a colher o juízo
de Deus. Devemos nos lembrar de que os pecados são como as sementes, que
crescem e acabam levando a uma grande e terrível colheita. O Novo Testamento
nos adverte ‘Não erreis: Deus não se deixa escarnecer: porque tudo o que o
homem semear, isso também ceifará’ (Gl 6.7). Tendo
escapado ao perigo da queda da Babilônia, os exilados tiveram que considerar
que agora era o momento de voltar a Jerusalém e servir ao Senhor. O último
capítulo do livro de Jeremias mostra que o profeta falava verdadeiramente a
Palavra de Deus, porque toda a destruição que ele havia predito se tornara
realidade. Este capítulo é praticamente idêntico a 2Rs 24.18-25,30; cf. também
Jr 39.1-10.” (Bíblia de Estudo Pentecostal Para Jovens. Rio de Janeiro: CPAD,
2023, p.974).
No Antigo
Testamento, especialmente o profeta Jeremias, reafirma o caráter divino da
Grande Comissão, do Novo Testamento, confiada à Igreja, tanto no que se refere
à sua origem, as suas bases e o seu objetivo. Vimos a respeito do compromisso
de anunciar o Evangelho às nações, sob a perspectiva do profeta Jeremias que, à
semelhança de outros profetas, falou às nações, como obediência à ordem de Deus
e como vocação, pois para isso ele foi enviado, do mesmo modo que a Igreja é
enviada na atualidade.
1. Para quem
Jeremias foi enviado inicialmente?
Assim como
os demais profetas, Jeremias foi enviado inicialmente ao seu povo, o que não
significa que não teve de advertir as demais nações a respeito da
responsabilidade que todos, indistintamente têm, diante de Deus.
2. Quem
determinou o ministério de Jeremias e qual era o seu público-alvo?
Assim como
Deus determinou o início e o fim do ministério de Jeremias, Ele também decidiu
que as nações seriam o seu público-alvo.
3. De que é
composto o Reino de Deus?
Definitivamente
o Reino de Deus é um reino de nações.
4. Cite 2
profetas que foram enviados a outras nações.
Isaías e
Ezequiel.
CONCLUSÃO
HORA DA
REVISÃO

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