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Lição 13 - Uma palavra profética às Nações

 

TEXTO PRINCIPAL

“Olha, ponho-te neste dia sobre as nações e sobre os reinos, para arrancares, e para derribares, e para destruíres, e para arruinares; e também para edificares e para plantares.” (Jr 1.10).

RESUMO DA LIÇÃO

Assim como o profeta Jeremias, temos a missão de anunciar a Palavra de Deus até os confins da Terra.

LEITURA DA SEMANA

SEGUNDA — Jr 10.7
O Rei das nações

TERÇA — Sl 22.27
Todos os limites da Terra se converterão ao Senhor
 
QUARTA — Gl 3.26-29
Pela fé, somos filhos de Deus e parte do Reino
 
QUINTA — Jo 20.21
A Grande Comissão
 
SEXTA — Is 60.1-4
Israel, luz para as nações
 
SÁBADO — Ap 1.8
O Princípio e o Fim

OBJETIVOS

COMPREENDER que Deus fala às nações;
REFLETIR a respeito do chamado de Jeremias para as nações;
SABER que Israel, como povo escolhido de Deus, falhou para com as nações.

INTERAÇÃO

Professor(a), estamos encerrando o estudo do livro do profeta Jeremias. Quantas lições preciosas pudemos aprender com Jeremias! No entanto, creio que o mais importante seja que ele bem poderia haver escapado de todas aquelas angústias. Porém, ele optou por sofrer com o povo de Deus. O seu amor pelo Senhor e por Judá, fez com que ele acompanhasse seu povo até as últimas consequências. Que sigamos o exemplo de Jeremias. Ele foi e é um exemplo de amor, resiliência, fidelidade e compromisso com o Eterno.

ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA

Professor(a), escreva no quadro: “O Livro de Jeremias”. Pergunte aos alunos os pontos que eles mais gostaram de estudar e o porquê. Ouça-os com atenção e incentive a participação de todos, pois a participação deles irá auxiliá-lo na avaliação do trimestre. Depois, explique que “o livro é, basicamente, uma coletânea das profecias de Jeremias, dirigidas principalmente a Judá (caps.2—29), mas também a nove nações estrangeiras (caps.46—51). Estas profecias se concentram particularmente no juízo, embora haja algumas que tratam de esperança futura e restauração (em especial, os caps.30—33). Estas profecias não estão rigidamente organizadas em ordem cronológica (segundo a sequência dos eventos), nem tematicamente (por tema ou assunto). Parte do livro está escrita em poesia, ao passo que outras partes estão em forma narrativa (isto é, como relato, história ou descrição de eventos). As suas mensagens proféticas estão mescladas com vislumbres históricos (1) da vida pessoal e do ministério do profeta (p.ex. caps.1; 34—38; 40—5), (2) da história de Judá, principalmente durante o período do rei Josias (caps.1—6), Jeoaquim (caps.7—20) e Zedequias (caps.21—25; 34), incluindo a conquista de Jerusalém (cap.39), e (3) de eventos internacionais que envolveram a Babilônia e outras nações (caps.25—29; 46—52)”. (Adaptado de Bíblia de Estudo Pentecostal Para Jovens. Rio de Janeiro: CPAD, 2023, p.974).
 
TEXTO BÍBLICO

Jeremias 46.1-5
1 — Palavra do Senhor que veio a Jeremias, o profeta, contra as nações.
2 — Acerca do Egito, que estava junto de Faraó Neco, rei do Egito, que estava junto ao rio Eufrates, em Carquemis, ao qual feriu Nabucodonosor, rei da Babilônia, no ano quarto de Jeoaquim, filho de Josias, rei de Judá:
3 — Preparai o escudo e o pavês e chegai-vos para a peleja.
4 — Selai os cavalos, e montai, cavaleiros, e apresentai-vos com elmos; alimpai as lanças e vesti-vos de couraças.
5 — Por que razão vejo os medrosos voltando as costas? Os seus heróis estão abatidos e vão fugindo, sem olharem para trás; terror há ao redor, diz o Senhor.
 
INTRODUÇÃO

Jeremias, como profeta, anunciou a mensagem de Deus às pessoas de seus dias. Também confirmou o compromisso de Deus com toda a raça humana, indistintamente, conforme prometido a Abraão (Gn 12.1-3).
 
I. UM DEUS PARA AS NAÇÕES

1. Deus fala às nações. 
Assim como os demais profetas, Jeremias foi enviado inicialmente ao seu povo, o que não significa que não teve de advertir às demais nações a respeito da responsabilidade que todos, indistintamente têm, diante de Deus. Ao contrário disso, Jeremias profetizou contra várias nações, reafirmando assim a universalidade do plano de Deus, e a verdade de que todos os povos devem resposta e reverência ao Criador (46—64) Um ponto importante a ser considerado é de que, ao tratar com as nações por meio de profetas que levantou, de forma direta, Deus estava conclamando o seu povo a comunicar a estas nações acerca de seu caráter justo, santo e amoroso, em seu chamado para que estas nações o reconhecessem, o temessem e se arrependessem de seus maus caminhos. Jeremias foi chamado às nações para anunciar arrependimento e lembrar ao povo de que o Senhor é Deus de todos os povos.
 
2. Um plano para as nações. 
Quando chamou a Abraão e anunciou que de sua semente um povo seria levantado, Deus comunicou que o seu plano não estaria limitado a este povo, mas que se trata, desde o início, de um plano universal, isto é, que envolve todas as nações, conforme se observa: “[...] e em ti serão benditas todas as famílias da terra” (Gn 12.3). Está claro que, desde o início, o alvo de Deus não foi somente Abraão e nem tampouco Israel, mas sim, abençoar todos os povos, de todas as nações.
 
3. Um reino de nações. 
O profeta Isaías anunciou: “O teu Deus reina” (52.7). Jeremias chamou o povo a temer a Deus sob o argumento de que Ele é o “Rei das nações” (Jr 10.7). Deus é Soberano e o seu Reino é formado por “povos, nações e línguas” e “o seu domínio é um domínio eterno” e “não será destruído” (Dn 7.14). Definitivamente, o Reino de Deus é um Reino de nações.
 
SUBSÍDIO I

“46.1—51.64 CONTRA AS NAÇÕES. Estes capítulos contêm profecias a respeito do juízo de Deus contra as nações estrangeiras. Deus tinha indicado Jeremias não só como um profeta para Judá, mas também como ‘um profeta para as nações’ (1.5). 46.2 EGITO [...] CARQUEMIS. Localizada no norte da Síria cerca de 480 quilômetros ao norte de Jerusalém, Carquemis foi o lugar onde os babilônios derrotaram os egípcios em 605 a.C. Naquela época, a Babilônia se tornou o poder mundial dominante. 46.10 ESTE DIA É O DIA DO SENHOR. A derrota do Egito foi um resultado da ação de Deus, foi ‘um dia de vingança’ devido a maneira pela qual o Egito tinha angustiado e oprimido Judá (p.ex. 2Rs 23.29,33-35). No final, Deus castigará todas as nações e as pessoas que rejeitaram a sua mensagem e maltrataram o seu povo.” (Bíblia de Estudo Pentecostal Para Jovens. Rio de Janeiro: CPAD, 2023, p.963).

II. UM PROFETA PARA AS NAÇÕES

1. Um profeta para as nações. 
A expressão “nações” tem sentido amplo nas Escrituras, mas no contexto de Jeremias, tem relação com outros povos além de Israel, ou ainda, povos e nações pagãos e gentios (Êx 9.24; 34.10; Ez 5.6-8). Ao falar com Jeremias sobre o seu chamado, Deus usou este termo: “e às nações te dei por profeta” (1.5). Uma referência de que ele seria enviado, não somente aos da casa de Israel, mas também aos gentios. Assim como Deus determinou o início e o fim do ministério de Jeremias, Ele também decidiu que as nações seriam o seu público-alvo. Começando pelo “povo da aliança”, Jeremias se dirigiu também a outras nações, não negligenciando a sua responsabilidade com outros povos, falando-lhes amplamente, conforme o registro bíblico (46.1—51.64). Iniciando pelo Egito (46.2-28), o profeta Jeremias transmitiu a mensagem divina à Filístia (47.1-7), a Moabe (48.1-47), a Amom (49.1-6), a Edom (49.7-22), à Síria (49.23-33), a Elão (49.34-39) e à Babilônia (50.1-51.64). Está evidente, portanto, que, em obediência à vontade de Deus e aos seus propósitos, Jeremias foi um profeta para as nações.
 
2. Uma mensagem para as nações. 
A “palavra do Senhor” foi direcionada “contra as nações” (46.1). O termo “palavra” tem vários sentidos nas Escrituras, mas aqui indica a comunicação de Deus por intermédio de um agente (2Sm 7.4; Jr 25.3; Os 1.1). Isso também se aplica aos Dez Mandamentos, pois são chamados de “as dez palavras do Senhor” (Êx 34.28; Dt 4.13). Jeremias não é o único profeta enviado a outras nações, além de Israel, já que houve profetas como Amós; Isaías e Ezequiel também o foram (Am 1.3—2.3; Is 13—23; Ez 25—32). Este interesse pelas nações revela não só o amor de Deus para com todos, mas também a sua justiça, já que os princípios aplicados para avaliar e disciplinar o seu povo são os mesmos usados a outros povos. O alvo divino é sempre castigar o pecado. A disposição de Jeremias em profetizar às nações tem relação direta com a sua forte convicção de que Deus “é o Criador de todas as coisas” (Jr 10.16). Para ele, ao contrário dos falsos deuses e à fragilidade humana, Deus sustenta todas as suas obras, pois é Poderoso (10.12-16).
 
3. Uma mensagem para o Egito. 
A seção que apresenta as nações a quem Jeremias profetizou, inicia com a mensagem dirigida ao Egito e fala sobre a derrota do Faraó Neco, por ocasião da chamada batalha de Carquemis, diante de Nabucodonosor (46.2), acontecimento que abalou o Oriente Médio da época (v.12). A mensagem de Jeremias contra o Egito é repleta de detalhes, demonstrando a precisão profética. Ele começa retratando os momentos que antecederam a batalha, com informações específicas acerca dos instrumentos de guerra e os que se envolveriam nela (vv.3-6), apresenta a batalha em si e os seus estragos (vv.7-11), elucida também as terríveis consequências (vv.13-26) e a promessa da restauração de Israel (vv.27,28).

SUBSÍDIO II

“Jeremias profetizou que os babilônios não apenas derrotariam o Egito em Carquemis, mas que eles também derrotariam os exércitos egípcios na própria terra dos egípcios (568-567 a.C.). O Senhor Deus deixaria bastante claro que os deuses do Egito não poderiam livrá-los da derrota (vv.25,26). A destruição não seria permanente; o Egito seria restaurado no futuro e habitado até o tempo do reinado de Cristo na terra (cf. Is 19.23-25; Ez 29.8-14). Israel não devia temer a destruição total. A nação deveria ser castigada pelos seus pecados, mas sobreviveria e acabaria retornando à terra prometida e a uma posição de favor na presença de Deus (cf. 30.10,11; 31.1-6). 47.1-7 FILISTEUS. Os filisteus ocuparam a região costeira de Judá. Existia uma hostilidade frequente entre eles e o povo de Deus. Outras profecias contra os filisteus são encontradas em Is 14.28-31; Ez 25.15-17; Am 1.6-8; Sf 2.4-7. 48.1 MOABE. O país de Moabe se localizava no litoral leste do Mar Morto. Os moabitas eram descendentes de Ló, sobrinho de Abraão (Gn 19.30-37), (Abraão foi um grande homem de fé e o ancestral do povo hebreu). Os moabitas estavam frequentemente em conflito com Israel. Durante a época de Jeremias, gangues de moabitas atacaram partes de Judá depois que Nabucodonosor invadiu a região (2Rs 24.2). Jeremias identificou muitas das cidades moabitas que seriam destruídas. Moabe foi conquistada pelos babilônios, e, consequentemente, desapareceu como nação. Outras profecias contra Moabe são encontradas em Is 15—16; Jr 9.25,26; 25.14-21; 27.2,3; Ez 25.8-11; Am 2.1-3; Sf 2.8-11. A tendência de todas as nações é confiar em suas próprias tradições, tecnologia, poderio militar, conquistas e riqueza. Esta confiança enganadora, juntamente com um comportamento impiedoso do seu povo, causara a queda de qualquer nação. Assim como Deus destruiu Moabe, chegará o dia em que Ele abaterá todas as nações do mundo — este dia é referido como ‘o dia do Senhor’ (1Ts 5.2-4).” (Bíblia de Estudo Pentecostal. Rio de Janeiro: CPAD, 2023, p.967).
 
III. UM POVO PARA AS NAÇÕES

1. Israel, o povo que falhou com as nações. 
O ministério de Jeremias em relação a outras nações não foi um acontecimento à parte do plano maior de Deus que, por meio da missão de Israel de representá-lo, intenciona alcançar outros povos (Dt 28.9,10). Ao contrário disso, ele atuou no sentido de reafirmar o interesse divino em restaurar povos de todas as nações (Is 49.22,23).
 
2. Igreja, o povo de Deus para as nações. 
O texto de 1 Pedro 2.9 afirma que a Igreja foi escolhida para anunciar a mensagem de Deus. Nós somos a Igreja de Cristo, por isso fomos denominados de “geração eleita, sacerdócio real, a nação santa e o povo adquirido”. A Igreja recebeu de Deus a missão de anunciar a mensagem às nações. A missão da Igreja se identifica com a de Israel no que se refere à tarefa de representar Deus diante das nações. Duas verdades precisam ser ressaltadas aqui: A primeira é que o Senhor Jesus ordenou que a Igreja pregue o Evangelho. E a segunda é que a Igreja deve anunciar, em todos os lugares, e a todos os povos que só o Senhor é Deus, e que Jesus é o Salvador.

SUBSÍDIO III

“51.33 AINDA UM POUCO, E O TEMPO DA SEGA LHE VIRÁ. 

De maneira simbólica, o profeta está se referindo à maneira como a Babilônia havia plantado más sementes de crueldade, adoração a ídolos e imoralidade. Agora a nação estava prestes a colher o juízo de Deus. Devemos nos lembrar de que os pecados são como as sementes, que crescem e acabam levando a uma grande e terrível colheita. O Novo Testamento nos adverte ‘Não erreis: Deus não se deixa escarnecer: porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará’ (Gl 6.7). Tendo escapado ao perigo da queda da Babilônia, os exilados tiveram que considerar que agora era o momento de voltar a Jerusalém e servir ao Senhor. O último capítulo do livro de Jeremias mostra que o profeta falava verdadeiramente a Palavra de Deus, porque toda a destruição que ele havia predito se tornara realidade. Este capítulo é praticamente idêntico a 2Rs 24.18-25,30; cf. também Jr 39.1-10.” (Bíblia de Estudo Pentecostal Para Jovens. Rio de Janeiro: CPAD, 2023, p.974).
 
CONCLUSÃO

No Antigo Testamento, especialmente o profeta Jeremias, reafirma o caráter divino da Grande Comissão, do Novo Testamento, confiada à Igreja, tanto no que se refere à sua origem, as suas bases e o seu objetivo. Vimos a respeito do compromisso de anunciar o Evangelho às nações, sob a perspectiva do profeta Jeremias que, à semelhança de outros profetas, falou às nações, como obediência à ordem de Deus e como vocação, pois para isso ele foi enviado, do mesmo modo que a Igreja é enviada na atualidade.
 
HORA DA REVISÃO

1. Para quem Jeremias foi enviado inicialmente?
Assim como os demais profetas, Jeremias foi enviado inicialmente ao seu povo, o que não significa que não teve de advertir as demais nações a respeito da responsabilidade que todos, indistintamente têm, diante de Deus.
 
2. Quem determinou o ministério de Jeremias e qual era o seu público-alvo?
Assim como Deus determinou o início e o fim do ministério de Jeremias, Ele também decidiu que as nações seriam o seu público-alvo.

3. De que é composto o Reino de Deus?
Definitivamente o Reino de Deus é um reino de nações.

4. Cite 2 profetas que foram enviados a outras nações. 
Isaías e Ezequiel.

5. Qual a maior e principal missão da Igreja?
A missão da Igreja se identifica com a de Israel no que se refere a tarefa de representar a Deus diante das nações.

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