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Lição 2 - A mensagem de Jeremias para Judá

 
TEXTO PRINCIPAL
Ouvi a palavra do SENHOR, ó casa de Jacó e todas as famílias da casa de Israel.” (Jr 2.4)
 
RESUMO DA LIÇÃO
Jeremias chama Judá ao arrependimento e alerta sobre a disciplina que receberia como fruto da desobediência e afastamento de Deus.
 
LEITURA SEMANAL
SEGUNDA
– Deus santificou Israel.
⁷ Lembra-te dos dias da antiguidade, atenta para os anos de muitas gerações: pergunta a teu pai, e ele te informará; aos teus anciãos, e eles te dirão.
⁸ Quando o Altíssimo distribuía as heranças às nações, quando dividia os filhos de Adão uns dos outros, estabeleceu os termos dos povos, conforme o número dos filhos de Israel.
⁹ Porque a porção do Senhor é o seu povo; Jacó é a parte da sua herança.
¹⁰ Achou-o numa terra deserta, e num ermo solitário cheio de uivos; cercou-o, instruiu-o, e guardou-o como a menina do seu olho.
¹¹ Como a águia desperta a sua ninhada, move-se sobre os seus filhos, estende as suas asas, toma-os, e os leva sobre as suas asas,
¹² Assim só o Senhor o guiou; e não havia com ele deus estranho.
Deuteronômio 32.7-12

TERÇA – Deus insiste no arrependimento de seu povo.
¹ E veio a mim a palavra do SENHOR, dizendo:
² Que pensais, vós, os que usais esta parábola sobre a terra de Israel, dizendo: Os pais comeram uvas verdes, e os dentes dos filhos se embotaram?
Ezequiel 18.1-32

QUARTA – A correção de Deus.
¹¹ Filho meu, não rejeites a correção do Senhor, nem te enojes da sua repreensão.
¹² Porque o Senhor repreende aquele a quem ama, assim como o pai ao filho a quem quer bem.
Provérbios 3.11,12

QUINTA – A desobediência de Judá.
¹ Nos seus dias subiu Nabucodonosor, rei de babilônia, e Jeoiaquim ficou três anos seu servo; depois se virou, e se rebelou contra ele.
2 Reis 24.1-20

SEXTA – Deus é bom para os que o buscam.
²⁵ Bom é o Senhor para os que esperam por ele, para a alma que o busca.
Lamentações 3.25

SÁBADO –  O Senhor e o arrependimento de seu povo.
¹ E Chegavam-se a ele todos os publicanos e pecadores para o ouvir.
Lucas 15.1-32
 
OBJETIVOS
APRESENTAR a palavra profética enviada a Judá por intermédio de Jeremias;
EXPLICAR a dura advertência divina a Judá;
DESTACAR o chamado ao arrependimento anunciado por Jeremias.
 
INTERAÇAO
Prezado (a) professor(a), no decorrer da aula enfatiza que o povo de Deus estava vivendo um período de grande apostasia, imerso na idolatria e por isso, a mensagem do profeta precisava ser contundente. Jeremias chamou a atenção do seu povo para os pecados que vinham cometendo, e dia após dia, com coragem e ousadia, os confrontava com as consequências de seus pecados a fim de que se arrependesse e voltasse para Deus. Contudo, o povo não deu ouvidos às exortações do profeta (Jr 25.3). Deus amava seu povo, e esse era o motivo pelo qual iria discipliná-lo. Só havia uma saída capaz de fazer com que Judá escapasse do juízo iminente: o arrependimento sincero. Todavia, não aceitaram a correção e continuaram pecando de modo deliberado contra Deus.
 
ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA
Reproduza a tabela abaixo. Utilize-a para mostrar aos alunos, de modo resumido, o ambiente da época, a mensagem principal de Jeremias e a importância de sua mensagem.
 
AMBIENTE DA ÉPOCA
A sociedade estava se deteriorando econômica, política e espiritualmente.
As guerras dominavam o cenário mundial
A Palavra de Deus era considerada ofensiva

MENSAGEM PRINCIPAL
O arrependimento adiaria o iminente juízo de Judá executado pelas “mãos” da Babilônia.

IMPORTÂNCIA DA MENSAGEM
O arrependimento é uma das maiores necessidades em nosso mundo imoral As promessas de Deus para aqueles que são fiéis brilham vigorosamente, trazendo esperança para o amanhã e forças para hoje. (Adoptado do Bíblico de Estudo Aplicação Pessoal, CPAD, p, 959.)

 
TEXTO BÍBLICO
Jeremias 2.5-13

5 Assim diz o SENHOR: Que injustiça acharam vossos pais em mim, para se afastarem de mim, indo após a vaidade e tornando-se levianos?
6 E não disseram: Onde está o SENHOR. que nos fez subir da terra do Egito? Que nos guiou através do deserto por uma terra de ermos e de covas, por uma terra de sequidão e sombra de morte, por uma terra em que ninguém transitava e na qual não morava homem algum.
7 E eu vos introduzi numa terra fértil, para comerdes os seus frutos e o seu bem; mas, quando nela entrastes, contaminantes a minha terra e da minha herança fizestes uma abominação.
8 Os sacerdotes não disseram: onde está O SENHOR? E os que tratavam da lei não me conheciam, e os pastores prevaricaram contra mim, e os profetas profetizaram por Baal e andaram após o que é de nenhum proveito.
9 Portanto, ainda pleitearei convosco. diz o SENHOR; e até com os filhos de vossos filhos pleitearei.
10 Porquanto, passai às linhas de Quitim e vede; e enviai a Quedar, e atentai bem, e vede se sucedeu coisa semelhante.
11 Houve alguma nação que trocasse os seus deuses, posto não serem deuses? Todavia, o meu povo trocou a sua glória pelo que é de nenhum proveito.
12 Espantai-vos disto, ó céus, e horrorizai-vos! Ficai verdadeiramente desolados, diz o SENHOR.
13 Porque o meu povo fez duas maldades: a mim me deixaram, o manancial de águas vivas, e cavaram cisternas, cisternas rotas, que não retém as águas.

 

INTRODUÇÃO


Nesta lição, faremos uma análise do foco principal da profecia de Jeremias: o arrependimento. Esse era o fundamento de sua mensagem. Ele alerta a respeito da iminente destruição de Jerusalém pela invasão da Babilônia. A invasão seria uma consequência da desobediência e apostasia do povo.
 

I- A PALAVRA PROFÉTICA ENVIADA A JUDÁ


1- O ministério profético. 
O termo profeta vem do hebraico nabi e do grego prophetes e, conjuntamente, referem-se à pessoa que recebia a autorização para falar em nome e em lugar de Deus (Ez 2.1-10). O ofício profético tem início com Samuel que, além de ser uma referência, foi também o fundador da chamada escola de profetas (1 Sm 19.20 - ²⁰ Então enviou Saul mensageiros para trazerem a Davi, os quais viram uma congregação de profetas profetizando, onde estava Samuel que presidia sobre eles; e o Espírito de Deus veio sobre os mensageiros de Saul, e também eles profetizaram.). O ofício profético se deu até João Batista, cuja missão principal foi a de realizar a transição deste período para o inaugurado por Cristo (Mt 11.11-15 - ¹¹ Em verdade vos digo que, entre os que de mulher têm nascido, não apareceu alguém maior do que João o Batista; mas aquele que é o menor no reino dos céus é maior do que ele. ¹² E, desde os dias de João o Batista até agora, se faz violência ao reino dos céus, e pela força se apoderam dele. ¹³ Porque todos os profetas e a lei profetizaram até João. ¹⁴ E, se quereis dar crédito, é este o Elias que havia de vir. ¹⁵ Quem tem ouvidos para ouvir, ouça. ). Com um chamado específico e particular (Am 7.14,15 - ¹⁴ E respondeu Amós, dizendo a Amazias: Eu não sou profeta, nem filho de profeta, mas boiadeiro, e cultivador de sicômoros. ¹⁵ Mas o Senhor me tirou de seguir o rebanho, e o Senhor me disse: Vai, e profetiza ao meu povo Israel.), o profeta era separado exclusivamente para Deus, que o enviava com a missão de tornar sua vontade conhecida de seu povo, razão pela qual era também conhecido como “homem de Deus” (1 Sm 2.27 - ²⁷ E veio um homem de Deus a Eli, e disse-lhe: Assim diz o Senhor: Não me manifestei, na verdade, à casa de teu pai, estando eles ainda no Egito, na casa de Faraó?: 9.6 - ⁶ Porém ele lhe disse: Eis que há nesta cidade um homem de Deus, e homem honrado é; tudo quanto diz, sucede assim infalivelmente; vamo-nos agora lá; porventura nos mostrará o caminho que devemos seguir.; 1 Rs 13.1 - ¹ E eis que, por ordem do SENHOR, veio, de Judá a Betel, um homem de Deus; e Jeroboão estava junto ao altar, para queimar incenso. ).
 
2- A natureza profética da mensagem de Jeremias. 
Como resposta ao chamado divino, Jeremias é visto entregando uma mensagem de exortação a Judá (2-3). Após a experiência de seu chamado. Jeremias recebeu a ordem para que deixasse a sua cidade (Anatote) e fosse a Jerusalém com a finalidade de proclamar a mensagem divina (Jr 2.1-3.5 ‐ ¹ E veio a mim a palavra do SENHOR, dizendo: ² Vai, e clama aos ouvidos de Jerusalém, dizendo: Assim diz o Senhor: Lembro-me de ti, da piedade da tua mocidade, e do amor do teu noivado, quando me seguias no deserto, numa terra que não se semeava. ³ Então Israel era santidade para o Senhor, e as primícias da sua novidade; todos os que o devoravam eram tidos por culpados; o mal vinha sobre eles, diz o Senhor. ⁵ Assim diz o Senhor: Que injustiça acharam vossos pais em mim, para se afastarem de mim, indo após a vaidade, e tornando-se levianos?). Por meio da profecia entregue por Jeremias, Deus reafirmou a sua fidelidade, o seu compromisso com a santidade, com a verdade, com o amor e a sua disposição em restaurar o seu povo. Uma profecia vinda de Deus jamais vai contradizer a sua natureza e a sua Lei. O caráter de Deus deve permear toda a mensagem, a fim de que Ele seja exaltado e honrado. A mensagem deve atender aos interesses de Deus e não do profeta.
 
3- Judá, o alvo de Deus. 
Por volta do ano 931 a.C., com a ascensão de Roboão ao reinado, ocorreu a triste divisão de Israel em dois reinos: Reino do Norte, com capital em Siquém, posteriormente substituída por Samaria e Reino do Sul, com capital em Jerusalém. Estes dois reinos guerrearam entre si por cerca de 60 anos (1 Rs 14.30 - ³⁰ E houve guerra entre Roboão e Jeroboão todos os seus dias.; 15.7.16), embora no período do reinado de Acabe e Josafá houvesse paz, incluindo alianças políticas e familiares, trazendo a influência do culto a Baal no Reino do Sul, motivo de sua destruição. A longa história de Judá foi marcada por alguns reis que honraram a Deus e outros que não. Jeremias nasceu durante o reinado de Manassés, que morreu quando o profeta tinha cerca de 10 anos de idade e recebeu o seu chamado durante o governo de Josias, que morreu em 609 a.C. Jeremias se dirigiu a este reino advertindo sobre a sua queda, fato que ocorreu em 586 a.C. quando, de um reino, Judá passou a ser uma simples província.
 

PENSE! 


Em nome de quem os profetas falavam? Isso vale para os nossos dias?

PONTO IMPORTANTE! 


O profeta falava em nome de Deus. A sua mensagem era centrada nEle e destinada a um povo com um propósito específico. Nos dias atuais também deve ser assim.
 

SUBSÍDIO 1


“Israel havia rompido o seu concerto com Deus (o seu “acordo de vida “com o seu povo escolhido, com base nas suas leis e promessas feitas a eles, e na obediência deles e na sua fidelidade a Deus), embora Ele tivesse permanecido fiel a eles. Todos os membros do povo de Deus se deparam com a mesma tentação de se esquecer da bondade de Deus e negligenciar a oportunidade de interagir com Ele. O povo tem a tendência natural de seguir os seus próprios desejos egoístas e buscar os prazeres pecaminosos do mundo. Este versículo enfatiza as duas razões principais pelas quais Israel perdeu a sua devoção a Deus. São as mesmas coisas que podem fazer com que nos afastemos de Deus, se não tivermos cuidado: (1) Eles foram “após a vaidade”, isto é, seguiram ídolos inúteis. Eles permitiram que outras coisas na vida tomassem o lugar de Deus, para lhes fornecer segurança e satisfação. Observe que o versículo descreve os ídolos os falsos deuses e “substitutos de Deus” como simplesmente “vaidade”, coisa sem valor. Ao seguir essas coisas, os indivíduos se tornaram “levianos”, ou seja, o povo desvalorizou as suas próprias vidas, e perdeu o seu propósito, permitindo que outras coisas assumissem o lugar legítimo de Deus em suas vidas (2) Eles “não disseram: Onde está o Senhor?” (v. 6); o que significa, basicamente, que negligenciaram a Deus, até o ponto em que perderam completamente a consciência da sua presença. (Extraído da Bíblia de Estudo Pentecostal para Jovens. Rio de Janeiro: CPAD, 2023. p. 910.)

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II- A DURA ADVERTÊNCIA DIVINA


1- A ira de Deus. 
Desde que foi chamado por Deus, Jeremias esteve ciente de que, se por um lado a sua mensagem seria de esperança, por outro, ela seria de advertência e de exortação a um povo que havia escolhido afastar-se de Deus (2.13 - ¹³ 13 Porque o meu povo fez duas maldades: a mim me deixaram, o manancial de águas vivas, e cavaram cisternas, cisternas rotas, que não retêm águas.). O ministério de Jeremias revela a reação de Deus à forma com que o seu povo o tratava naqueles dias, motivo que acendeu a sua ira e Ele prometeu tratá-los segundo as suas obras (2.14-19). A ira de Deus é a manifestação de sua repulsa ao pecado e tem como base a sua santidade e justiça. A intenção de Deus com a mensagem de juízo não era amedrontar o seu povo e nem tampouco castigá-lo, mas sim advertir do erro, trazendo arrependimento e mudança de vida, pois o seu prazer é que a sua bondade seja experimentada, pois seus pensamentos são de paz e não de mal para com os seus (3.12,13 ‐ ¹² Vai, pois, e apregoa estas palavras para o lado norte, e dize: Volta, ó rebelde Israel, diz o Senhor, e não farei cair a minha ira sobre ti; porque misericordioso sou, diz o Senhor, e não conservarei para sempre a minha ira. ¹³ Somente reconhece a tua iniqüidade, que transgrediste contra o Senhor teu Deus; e estendeste os teus caminhos aos estranhos, debaixo de toda a árvore verde, e não deste ouvidos à minha voz, diz o Senhor. ; 29.11-13 - ¹¹ Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais. ¹² Então me invocareis, e ireis, e orareis a mim, e eu vos ouvirei. ¹³ E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração. ).
 
2- Uma palavra de condenação. 
De acordo com os textos dos capítulos 2 e 3 do livro de Jeremias, o profeta recebeu a mensagem de Deus, cujo conteúdo foi de condenação, num período no qual o povo de Judá se afastou do Senhor. A mensagem entregue a Jeremias é uma forte acusação contra Judá, que à semelhança de uma esposa infiel, traiu o seu Deus (3.1-3 - ¹ Eles dizem: Se um homem despedir sua mulher, e ela o deixar, e se ajuntar a outro homem, porventura tornará ele outra vez para ela? Não se poluirá de todo aquela terra? Ora, tu te prostituíste com muitos amantes; mas ainda assim, torna para mim, diz o SENHOR. ² Levanta os teus olhos aos altos, e vê: onde não te prostituíste? Nos caminhos te assentavas para eles, como o árabe no deserto; assim poluíste a terra com as tuas fornicações e com a tua malícia. ³ Por isso foram retiradas as chuvas, e não houve chuva serôdia; mas tu tens a fronte de uma prostituta, e não queres ter vergonha.). A mensagem foi transmitida com vivido sentimento de angústia que, inquestionavelmente, retrata o sentimento do próprio Deus diante da indiferença do seu povo. Daí, então, o aviso divino de que castigaria Judá (2.18.19 - ¹⁸ Agora, pois, que te importa a ti o caminho do Egito, para beberes as águas de Sior? E que te importa a ti o caminho da Assíria, para beberes as águas do rio? ¹⁹ A tua malícia te castigará, e as tuas apostasias te repreenderão; sabe, pois, e vê, que mal e quão amargo é deixares ao SENHOR teu Deus, e não teres em ti o meu temor, diz o Senhor DEUS dos Exércitos. ).
 
3- As causas da condenação. 
Inicialmente, é preciso afirmar que Deus não tem prazer em fazer o homem padecer ou sofrer (Lm 3.33 - ³³ Porque não aflige nem entristece de bom grado aos filhos dos homens.). Por outro lado, o Senhor não hesita em corrigir o seu povo, inclusive pelo sofrimento, por enveredar por caminhos tortuosos e contrários à sua Palavra. Não há condenação divina sem causa. A idolatria foi a principal razão da condenação anunciada por Jeremias (3.6-8 - ⁶ Disse mais o Senhor nos dias do rei Josias: Viste o que fez a rebelde Israel? Ela foi a todo o monte alto, e debaixo de toda a árvore verde, e ali andou prostituindo-se. ⁷ E eu disse: Depois que fizer tudo isto, voltará para mim; mas não voltou; e viu isto a sua aleivosa irmã Judá. ⁸ E vi que, por causa de tudo isto, por ter cometido adultério a rebelde Israel, a despedi, e lhe dei a sua carta de divórcio, que a aleivosa Judá, sua irmã, não temeu; mas se foi e também ela mesma se prostituiu.). Mas também houve um longo caminho de ingratidão, indiferença e afastamento do Senhor (2.13 ‐ ¹³ Porque o meu povo fez duas maldades: a mim me deixaram, o manancial de águas vivas, e cavaram cisternas, cisternas rotas, que não retêm águas.). Judá trocou o único e verdadeiro Deus por deuses falsos e esta foi a queda final e fatal de uma longa desconstrução de princípios e valores espirituais, atitudes que causaram a indignação divina e consequentemente a condenação de Judá (2.10.11 - ¹⁰ Pois, passai às ilhas de Quitim, e vede; e enviai a Quedar, e atentai bem, e vede se jamais sucedeu coisa semelhante. ¹¹ Houve alguma nação que trocasse os seus deuses, ainda que não fossem deuses? Todavia o meu povo trocou a sua glória por aquilo que é de nenhum proveito. ).

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III- UM CHAMADO AO ARREPENDIMENTO


1- O que é arrependimento? 
O chamado ao arrependimento foi uma das tônicas principais da mensagem de Jeremias, conforme se observa nas expressões “volta”, “reconhece” e “convertei-vos” (3.12-14 - ¹² Vai, pois, e apregoa estas palavras para o lado norte, e dize: Volta, ó rebelde Israel, diz o Senhor, e não farei cair a minha ira sobre ti; porque misericordioso sou, diz o Senhor, e não conservarei para sempre a minha ira. ¹³ Somente reconhece a tua iniqüidade, que transgrediste contra o Senhor teu Deus; e estendeste os teus caminhos aos estranhos, debaixo de toda a árvore verde, e não deste ouvidos à minha voz, diz o Senhor. ¹⁵ Convertei-vos, ó filhos rebeldes, diz o Senhor; pois eu vos desposei; e vos tomarei, a um de uma cidade, e a dois de uma família; e vos levarei a Sião.). O termo arrependimento vem do grego metanoia, isto é, mudança de mente. No Antigo Testamento, o vocábulo nihan, que é o ato de arrepender-se, está em concordância com as palavras gregas metanoia e apostropho, apontando para arrependimento que é “voltar-se para longe de, ou em direção de”. Uma das definições para arrependimento é “converter-se”, que significa mudar de direção. Entretanto, o arrependimento genuíno não consiste apenas em mudar a direção, mas em abandonar a direção errada e seguir em direção a Deus. Esta é a razão pela qual Jeremias profetizou que Deus passaria a ser o centro da vida de seu povo novamente, como resultado do arrependimento (3.16 - ¹⁶ E sucederá que, quando vos multiplicardes e frutificardes na terra, naqueles dias, diz o Senhor, nunca mais se dirá: A arca da aliança do Senhor, nem lhes virá ao coração; nem dela se lembrarão, nem a visitarão; nem se fará outra.). Arrepender-se é deixar a própria rota para seguir a de Deus. É abandonar Jeremias foi um profeta que demonstrou amor genuíno pelo seu povo, mesmo que este não o tenha dado ouvido às suas mensagens a si mesmo para viver para Deus.
 
2- Arrependimento, o caminho da restauração. 
Na prática, arrepender-se é mudar de opinião, de posição e de comportamento. A pessoa arrependida experimenta uma mudança radical de pensamentos e atitudes. Judá havia se esquecido das obras gloriosas operadas pelo Senhor ao longo da história, como demonstração do seu cuidado (2.5-7 - ⁵ Assim diz o Senhor: Que injustiça acharam vossos pais em mim, para se afastarem de mim, indo após a vaidade, e tornando-se levianos? ⁶ E não disseram: Onde está o Senhor, que nos fez subir da terra do Egito, que nos guiou através do deserto, por uma terra árida, e de covas, por uma terra de sequidão e sombra de morte, por uma terra pela qual ninguém transitava, e na qual não morava homem algum? ⁷ E eu vos introduzi numa terra fértil, para comerdes o seu fruto e o seu bem; mas quando nela entrastes contaminastes a minha terra, e da minha herança fizestes uma abominação.). Por isso, o povo foi confrontado diante de sua ingratidão e apostasia (2.8-13; 3.6-11). Jeremias apregoou o arrependimento como condição para que: (a) não recebesse a justa ira divina (3.12 - ¹² Vai, pois, e apregoa estas palavras para o lado norte, e dize: Volta, ó rebelde Israel, diz o Senhor, e não farei cair a minha ira sobre ti; porque misericordioso sou, diz o Senhor, e não conservarei para sempre a minha ira.); (b) a comunhão com Deus fosse restaurada (3.14 - ¹⁴ Convertei-vos, ó filhos rebeldes, diz o Senhor; pois eu vos desposei; e vos tomarei, a um de uma cidade, e a dois de uma família; e vos levarei a Sião.); (c) recebesse líderes segundo o coração de Deus (3.15 - ¹⁵ E dar-vos-ei pastores segundo o meu coração, os quais vos apascentarão com ciência e com inteligência.) e (d) a presença de Deus fosse constante entre o seu povo (3.16-18 - ¹⁶ E sucederá que, quando vos multiplicardes e frutificardes na terra, naqueles dias, diz o Senhor, nunca mais se dirá: A arca da aliança do Senhor, nem lhes virá ao coração; nem dela se lembrarão, nem a visitarão; nem se fará outra. ¹⁷ Naquele tempo chamarão a Jerusalém o trono do Senhor, e todas as nações se ajuntarão a ela, em nome do Senhor, em Jerusalém; e nunca mais andarão segundo o propósito do seu coração maligno. ¹⁸ Naqueles dias andará a casa de Judá com a casa de Israel; e virão juntas da terra do norte, para a terra que dei em herança a vossos pais.). O arrependimento é o caminho da restauração.
 
3- A necessidade permanente de arrependimento. 
O profeta que fez a transição do Antigo Testamento para o Novo foi João Batista. Semelhante a Jeremias, sua principal mensagem foi: “Arrependei-vos, porque é chegado o Reino dos céus” (Mt 3.2). Jesus também pregou a Palavra de Deus dizendo: "Arrependei-vos, porque é chegado o Reino dos céus” (Mt 4.17). Pedro também, no Dia de Pentecostes, pregou dizendo: “Arrependei-vos e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para perdão dos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo” (At 2.38). Paulo tratou amplamente sobre o arrependimento e o definiu como sendo “a tristeza segundo Deus” (2 Co 7.10). Na prática, isso quer dizer que a tristeza de Deus diante do pecado cometido é aplicada ao coração da pessoa arrependida que, à semelhança do ensino do mesmo apóstolo de que a conversão a Deus resulta em “obras dignas de arrependimento” (At 26.20). O arrependimento como meio de restauração da comunhão com Deus não foi uma necessidade dos dias de Jeremias apenas, mas também nos dias de Jesus e dos apóstolos, assim como ainda é na atualidade.
 

PENSE! 


O que é arrependimento?

PONTO IMPORTANTE! 


Arrepender-se é deixar o que for necessário para ir em direção a Deus, o que resultará em restauração.
 

SUBSÍDIO 3


Professor(a), inicie o tópico fazendo a seguinte pergunta: “O que é arrependimento?” Ouça os alunos com atenção. Depois explique que “arrependimento é o ato de repudiar o pecado e retornar para Deus, o Senhor.”

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CONCLUSÃO


A necessidade da entrega de uma mensagem divina justificava a existência de um profeta e o exercício de seu ministério. Com base nos capítulos 2 e 3 de Jeremias, esta lição pontuou esta verdade a partir da dura mensagem que o profeta entregou ao povo de Judá, deixando o exemplo e a lição de que, ainda hoje, o arrependimento é sempre o caminho para a restauração
 

HORA DA REVISÃO


1- Com quem o ofício profético tem início?
O ofício profético tem início com Samuel que, além de ser uma referência, foi também o fundador da chamada escola de profetas.
2- Segundo a lição, qual foi a missão principal de João Batista?
O ofício profético se deu até João Batista, cuja missão principal foi a de realizar a transição deste período para o inaugurado por Cristo.

3- Jeremias era natural de qual cidade?
Anatote

4- Na ascensão de qual rei ocorreu a divisão de Israel em dois reinos?
Com a ascensão de Roboão ao reinado.

5- A ira de Deus é a manifestação de que?
A ira de Deus é a manifestação de sua repulsa ao pecado e tem como base a sua santidade e justiça.

Escola Bíblica 4º Trimestre de 2025JovensExortação, Arrependimento e Esperança – O Ministério Profético de Jeremias Neweb Compromisso com a Palavra
Pb. Rogério Faustino Escola Bíblica 4º Trimestre de 2025 Compromisso com a Palavra

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