TEXTO ÁUREO
“Ou não sabeis que o nosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?” (1Co 6.19).
VERDADE PRÁTICA
Ter consciência de que nosso corpo é habitação do Espírito Santo faz toda a diferença na maneira como o possuímos.
LEITURA DIÁRIA
Segunda — A vida de Jesus se manifesta em nosso corpo.
“Ou não sabeis que o nosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?” (1Co 6.19).
Ter consciência de que nosso corpo é habitação do Espírito Santo faz toda a diferença na maneira como o possuímos.
Segunda — A vida de Jesus se manifesta em nosso corpo.
¹⁰ Trazendo sempre por toda a parte a mortificação do Senhor Jesus no nosso corpo, para que a vida de Jesus se manifeste também nos nossos corpos;
2 Coríntios 4.10
Terça — O homem cruel prejudica o próprio corpo.
¹⁷ O homem bom cuida bem de si mesmo, mas o cruel prejudica o seu corpo.
Provérbios 11.17
Quarta — O pecado não pode reinar em nosso corpo.
¹² Não reine, portanto, o pecado em vosso corpo mortal, para lhe obedecerdes em suas concupiscências;
Romanos 6.12
Quinta — Frear a boca é fundamental para dirigir o corpo.
² Porque todos tropeçamos em muitas coisas. Se alguém não tropeça em palavra, o tal é perfeito, e poderoso para também refrear todo o corpo.
³ Ora, nós pomos freio nas bocas dos cavalos, para que nos obedeçam; e conseguimos dirigir todo o seu corpo.
⁴ Vede também as naus que, sendo tão grandes, e levadas de impetuosos ventos, se viram com um bem pequeno leme para onde quer a vontade daquele que as governa.
⁵ Assim também a língua é um pequeno membro, e gloria-se de grandes coisas. Vede quão grande bosque um pequeno fogo incendeia.
⁶ A língua também é um fogo; como mundo de iniqüidade, a língua está posta entre os nossos membros, e contamina todo o corpo, e inflama o curso da natureza, e é inflamada pelo inferno.
Tiago 3.2-6
Sexta — Todos os membros do corpo são importantes.
¹⁸ Mas agora Deus colocou os membros no corpo, cada um deles como quis.
¹⁹ E, se todos fossem um só membro, onde estaria o corpo?
²⁰ Assim, pois, há muitos membros, mas um corpo.
²¹ E o olho não pode dizer à mão: Não tenho necessidade de ti; nem ainda a cabeça aos pés: Não tenho necessidade de vós.
²² Antes, os membros do corpo que parecem ser os mais fracos são necessários;
²³ E os que reputamos serem menos honrosos no corpo, a esses honramos muito mais; e aos que em nós são menos decorosos damos muito mais honra.
²⁴ Porque os que em nós são mais nobres não têm necessidade disso, mas Deus assim formou o corpo, dando muito mais honra ao que tinha falta dela;
²⁵ Para que não haja divisão no corpo, mas antes tenham os membros igual cuidado uns dos outros.
1 Corintios 12.18-25
Sábado — O uso santo do corpo na vida conjugal.
¹ Ora, quanto às coisas que me escrevestes, bom seria que o homem não tocasse em mulher;
² Mas, por causa da fornicação, cada um tenha a sua própria mulher, e cada uma tenha o seu próprio marido.
³ O marido pague à mulher a devida benevolência, e da mesma sorte a mulher ao marido.
⁴ A mulher não tem poder sobre o seu próprio corpo, mas tem-no o marido; e também da mesma maneira o marido não tem poder sobre o seu próprio corpo, mas tem-no a mulher.
⁵ Não vos priveis um ao outro, senão por consentimento mútuo por algum tempo, para vos aplicardes ao jejum e à oração; e depois ajuntai-vos outra vez, para que Satanás não vos tente pela vossa incontinência.
1 Coríntios 7.1-5
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
1 Coríntios 3.16,17
¹⁶ Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?
¹⁷ Se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá; porque o templo de Deus, que sois vós, é santo.
1 Coríntios 3.16,17
¹⁶ Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?
¹⁷ Se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá; porque o templo de Deus, que sois vós, é santo.
1 Coríntios 6.15-20
¹⁵ Não sabeis vós que os vossos corpos são membros de Cristo? Tomarei, pois, os membros de Cristo e fá-los-ei membros de uma meretriz? Não, por certo.
¹⁶ Ou não sabeis que o que se ajunta com a meretriz faz-se um corpo com ela? Porque serão, disse, dois numa só carne.
¹⁷ Mas o que se ajunta com o Senhor é um mesmo espírito.
¹⁸ Fugi da prostituição. Todo pecado que o homem comete é fora do corpo; mas o que se prostitui peca contra o seu próprio corpo.
¹⁹ Ou não sabeis que o nosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?
²⁰ Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus.
HINOS DA HARPA CRISTÃ
349 - Os Dons do Céu
1 Os dons do céu prometidos,
Pai esperamos aqui;
Em santo amor reunidos,
Nós suplicamos a Ti.
Manda, ó Senhor, chuvas dos céus;
Chuvas do Consolador,
Manda dos céus, ó bom Deus!
Manda, ó Senhor, chuvas dos céus,
Que nos dão sempre vigor;
Manda-nos lá, ó bom Deus!
2 Manda-nos chuvas constantes,
Chuvas do Consolador;
Chuvas, sim, mas abundantes,
Chuvas de vida e de amor!
3 O Teu poder esperamos,
O glorioso Senhor!
Dos altos céus aguardamos
Chuvas do Consolador!
4 Pai abençoa os crentes
Que sempre estão a buscar
A Tua face, tementes;
Chuvas, lhes queiras mandar.
Autor ou Tradutor: P.L.M Paulo Leivas Macalão
358 - Senhor, Manda Teu Poder
1 Os fiéis oravam unidos
Num cenáculo ao Senhor,
Quando foi do céu descido
O real Consolador!
Senhor, manda já o Teu poder.
Senhor, manda já o Teu poder.
Senhor, manda já o Teu poder,
E batiza cada Um!
2 Qual um Vento veemente,
O poder a casa encheu;
Línguas vieram sobre os crentes,
Mas de fogo, lá do céu!
3 Noutras línguas, sim, falaram.
Como Cristo concedeu;
Do Espírito transbordaram,
Exaltando o Rei do céu!
4 O poder foi prometido
Para os servos do Senhor:
E p’ra todos concedido,
Se o pedirem com fervor!
Autor ou Tradutor: A.S Almeida Sobrinho
382 - Olhando Para o Calvário
1 Na cruz do Calvário olhando,
Avistei o Salvador;
Meu pecado expiando,
Revelou-se o Seu amor.
Lá na fonte desta luz,
que me trouxe um clarão,
Foi onde eu achei abrigo,
vida, paz e salvação.
2.Vi Jesus crucificado
A sofrer tão grande dor,
Foi Seu sangue derramado
Pelo pobre pecador.
3 Ó Cordeiro imaculado,
Que morreste sobre a cruz!
Livra-me do vil pecado,
Ó meu Salvador Jesus!
Autor ou Tradutor: J.P.Q João P. Queiroz
PLANO DE AULA
1. INTRODUÇÃO
Como podemos fazer uma reflexão a partir desta pergunta do apóstolo Paulo: “Não sabeis que o vosso corpo é templo do Espírito Santo?”. A presente lição nos mostra que essa verdade muda a maneira como vivemos, cuidamos do nosso corpo e servimos a Deus. A partir desse ensino, veremos que a santidade também passa pelo corpo, como parte essencial da vida cristã.
2. APRESENTAÇÃO DA LIÇÃO
A) Objetivos da Lição:
I) Levar os alunos a
compreenderem que seus corpos pertencem a Deus e são habitação do Espírito
Santo;
II) Ensinar que o corpo humano, à semelhança do tabernáculo no Antigo
Testamento, é portador da presença de Deus;
III) Conscientizar os alunos sobre
a responsabilidade de manter o corpo em santidade, por meio da fuga do pecado,
da prática das disciplinas espirituais e do cuidado físico.
B) Motivação:
Esta lição revela uma verdade
transformadora: nosso corpo não é apenas matéria, mas templo do Espírito Santo.
Compreender isso muda nossa relação com o pecado, com o cuidado pessoal e com o
serviço cristão.
C) Sugestão de Método:
Para reforçar o terceiro
tópico, “Cuidando do Templo do Espírito”, utilize o método de estudo de caso
com reflexão em grupo. Apresente situações do cotidiano que envolvem decisões
sobre sexualidade, saúde física e hábitos espirituais, e peça que os alunos
analisem cada caso à luz da Palavra de Deus. Estimule o debate com perguntas
como: “Essa atitude honra o corpo como templo do Espírito?”; “Como a disciplina
espiritual poderia influenciar essa decisão?”. Encerre com um momento de
aplicação pessoal, incentivando cada aluno a identificar uma área em que pode
cuidar melhor do seu corpo como expressão de santidade e gratidão a Deus.
3. CONCLUSÃO DA LIÇÃO
A) Aplicação:
A) Aplicação:
Desafie sua classe a refletir: “Tenho
honrado a Deus com meu corpo?”. A conclusão desta lição é a de incentivar cada
aluno a assumir um compromisso prático de santificação e cuidado físico, reconhecendo
que o corpo é morada do Espírito Santo.
4. SUBSÍDIO AO PROFESSOR
A) Revista Ensinador Cristão.
A) Revista Ensinador Cristão.
Vale a pena conhecer
essa revista que traz reportagens, artigos, entrevistas e subsídios de apoio à
Lições Bíblicas Adultos. Na edição 103, p.38, você encontrará um subsídio
especial para esta lição.
B) Auxílios Especiais:
Ao final do tópico, você
encontrará auxílios que darão suporte na preparação de sua aula:
1) O texto
“Uma Visão Cristã do Corpo”, localizado depois do primeiro tópico, aprofunda o
tópico a respeito “Corpo: Propriedade e Habitação Divina”;
2) O texto
“Santidade do Corpo”, ao final do terceiro tópico, aprofunda o tópico “Cuidando
do Templo do Espírito”.
Na lição anterior, vimos como o pecado afetou o
corpo humano, trazendo sofrimento e morte. Mas vimos também que a obra
redentora de Cristo é poderosa para restaurar todas as coisas, o que inclui a
redenção de nossa matéria corrompida (Rm 8.23). Nesta lição, estudaremos a
respeito do corpo como templo do Espírito Santo, enfatizando sua importância e
necessidade de cuidado, principalmente quanto à santificação.
1. Comprado e selado.
INTRODUÇÃO
Palavra-Chave: TEMPLO
I. CORPO: PROPRIEDADE E
HABITAÇÃO DIVINA
Assim como o espírito e a
alma, nosso corpo também foi comprado por Cristo e tem o selo do Espírito Santo
(1Co 6.20; Ef 1.7-13). Isso nos torna propriedade de Deus em todos os aspectos,
inclusive no físico, que é, literalmente, templo e santuário. Como Jesus
prometeu aos discípulos: “E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador,
para que fique convosco para sempre, o Espírito da verdade, que [...] habita
convosco e estará em vós” (Jo 14.16,17). A expressão “habita convosco e estará
em vós” indica dois estados distintos. Antes da morte e ressurreição de Jesus
os discípulos tinham a presença do Espírito com eles. Depois passaram a tê-lo
dentro deles, pela experiência da regeneração (Jo 20.22), como acontece com
todos que nascem de novo (Jo 3.3-8; Tt 3.4-7; 1Pe 1.23). Como propriedade e
habitação divina temos de nos santificar e nos dedicar a Deus por inteiro.
Enganam-se os que dizem que Ele quer apenas o “coração” (1Ts 4.4; 1Pe 1.15).
2. “Não sabeis vós?”.
A pergunta retórica feita por
Paulo aos coríntios indica que, apesar de ensinados (At 18.1,11), faltava-lhes
uma compreensão espiritual correta acerca da mordomia do corpo. O apóstolo faz
semelhante indagação por quatro vezes (1Co 3.16; 6.15,16,19). Os coríntios eram
imaturos e carnais, por isso havia tantos pecados entre eles (1Co 5.1,2,9-11).
Discussões que visam negar a necessidade de santificação corpórea são sinais de
imaturidade e carnalidade, inclusive as relativas ao vestuário. Depois do
pecado, Adão e Eva se cobriram com aventais de folhas de figueira (Gn 3.7).
Deus substituiu por roupas de peles, demonstrando que o corpo — seja da mulher,
seja do homem — não deve ser fragilmente coberto e ficar sujeito à exposição,
como objeto de tentação e cobiça (Gn 3.21; 1Tm 2.9). O padrão moral segundo
Deus é mais elevado que o nosso.
3. Propriedade e domínio.
O detentor da propriedade
deve ter também o domínio. Se pertencemos ao Espírito, devemos viver sob seu
domínio. Como enfatiza Paulo, nosso corpo é “para o Senhor” (1Co 6.13) e não
para as impurezas (Ef 5.1-6). Somos “membros de Cristo” (1Co 6.15) e “templo do
Deus vivente” (2Co 6.16). Por isso, o pecado contra o corpo ofende gravemente a
santidade de Deus e produz terríveis sofrimentos (Sl 32.2-5; 51.4; 1Co 3.17;
5.1-5; 6.18). Quando isso acontece, somente um profundo arrependimento e
sincera confissão conduzem a uma verdadeira e completa cura e restauração (Sl
32.1-6; Tg 5.16).
O corpo do crente pertence a Deus e deve ser
santificado como templo onde o Espírito Santo habita.
UMA VISÃO CRISTÃ DO CORPO
“Muitas religiões no mundo ensinam que a alma e o espírito são importantes, mas que o corpo não; e o cristianismo é, às vezes, influenciado por essas ideias. Na verdade, o cristianismo considera o aspecto físico de modo muito sério. Adoramos a um Deus que criou o mundo físico e o declarou como sendo bom. Ele nos promete uma nova terra, onde as pessoas terão seu corpo transformado — não uma nuvem cor-de-rosa onde almas desencarnadas ouvirão a música de uma harpa. No âmago do cristianismo, encontra-se a história do próprio Deus, que teve um corpo, carne e sangue. Ele veio viver conosco, oferecendo tanto a cura física como a restauração espiritual. Nós, humanos como Adão, somos uma combinação de pó e espírito. Da mesma maneira que o nosso espírito afeta o nosso corpo, este afeta o nosso espírito. Não podemos cometer pecados com o nosso corpo sem prejudicar nossa alma, porque corpo e alma estão inseparavelmente unidos. Na Nova Terra, teremos o corpo ressurreto, que não foi corrompido pelo pecado. Então apreciaremos a plenitude da nossa salvação.” (Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal. Rio de Janeiro: CPAD, 2022, p.1590).
SINÓPSE
I
AUXÍLIO BIBLIOLÓGICO
“Muitas religiões no mundo ensinam que a alma e o espírito são importantes, mas que o corpo não; e o cristianismo é, às vezes, influenciado por essas ideias. Na verdade, o cristianismo considera o aspecto físico de modo muito sério. Adoramos a um Deus que criou o mundo físico e o declarou como sendo bom. Ele nos promete uma nova terra, onde as pessoas terão seu corpo transformado — não uma nuvem cor-de-rosa onde almas desencarnadas ouvirão a música de uma harpa. No âmago do cristianismo, encontra-se a história do próprio Deus, que teve um corpo, carne e sangue. Ele veio viver conosco, oferecendo tanto a cura física como a restauração espiritual. Nós, humanos como Adão, somos uma combinação de pó e espírito. Da mesma maneira que o nosso espírito afeta o nosso corpo, este afeta o nosso espírito. Não podemos cometer pecados com o nosso corpo sem prejudicar nossa alma, porque corpo e alma estão inseparavelmente unidos. Na Nova Terra, teremos o corpo ressurreto, que não foi corrompido pelo pecado. Então apreciaremos a plenitude da nossa salvação.” (Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal. Rio de Janeiro: CPAD, 2022, p.1590).
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Alma e Espírito A Restauração Integral do Ser Humano para chegar à Estatura
Completa de Cristo︱Neweb ︱Compromisso com a Palavra
II. O CORPO COMO
TABERNÁCULO
Uma das figuras aplicadas
ao corpo no Novo Testamento é o tabernáculo. Paulo e Pedro usam essa linguagem
metafórica (“estamos neste tabernáculo” — 2Co 5.4); (“brevemente hei de deixar
este meu tabernáculo” — 2Pe 1.14). Isso nos remete ao Antigo Testamento; ao
tabernáculo de Moisés — “E me farão um santuário, e habitarei no meio deles” (Êx
25.8) — e solidifica o entendimento do corpo como portador da presença de Deus
(Rm 8.11). O Todo-Poderoso decidiu viver em nós, uma tão frágil habitação (Jo
14.23; 2Co 4.7; Ap 3.20).
2. Tabernáculo e tricotomia.
A analogia do
tabernáculo reforça também o aspecto tricotômico do ser humano — a composição
em três partes, assim como a edificação feita no deserto. O tabernáculo
compreendia: (1) o pátio — um espaço externo aberto —, (2) o Lugar Santo e (3)
o Lugar Santíssimo — um espaço interno único, coberto, separado apenas por um
véu (Êx 26.33; 27.9), o que lembra a tênue divisão entre alma e espírito (Hb
4.12). Quando o tabernáculo foi levantado, a glória do Senhor o encheu
completamente (Êx 40.34,35). Assim é a presença do Espírito Santo na vida do
crente: enche-o em sua integralidade — corpo, alma e espírito (Ef 3.19; 5.18).
Isso se torna ainda mais evidente nas gloriosas experiências pentecostais (At
10.44-46; 1Co 12.7-11).
3. Um tabernáculo guiado.
Outra lição espiritual
que extraímos da metáfora do tabernáculo é a importância de ter a presença de
Deus como guia permanente e eficaz em nossa vida. Se a nuvem do Senhor, que
estava sobre o tabernáculo, se levantava, os filhos de Israel caminhavam; se
não se levantava, permaneciam no mesmo lugar (Êx 40.36-38). Ser sensível ao
Espírito nos livra de decisões e movimentos errados em nosso viver diário (Êx
33.15). É melhor seguir a Nuvem; quer de dia, quer de noite (Nm 9.21).
SINÓPSE
II
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III. CUIDANDO DO TEMPLO
DO ESPÍRITO
O substantivo grego
porneia traduzido como prostituição em 1 Coríntios 6.18 tem um significado
amplo, referindo-se à “impureza” (ARA) ou “imoralidade sexual” no sentido geral
(NAA e NVI). Toda a prática sexual fora do casamento está abarcada nesta
expressão. Ao usar o verbo “fugir” na voz ativa (pheugo, “fugir de ou para
longe”), Paulo aponta para a necessidade de ações concretas que nos ponham a
salvo dos terríveis malefícios das impurezas sexuais, o que começa pelo cuidado
com os olhos (Jó 31.1; Sl 101.3). O que vemos e como vemos determina se nosso
corpo será cheio de luz ou trevas (Mt 6.22,23). Além dos nefastos efeitos
espirituais, os pecados sexuais produzem graves consequências físicas e
mentais. A pornografia, por exemplo, tem se tornado um vício altamente
destrutivo. O alerta divino é imperativo e radical: “Fugi!” (1Ts 5.22).
2. Disciplinas espirituais.
Para uma vida
espiritual plena como templo do Espírito Santo não basta que os membros do
corpo deixem de ser instrumentos do pecado. É preciso apresentá-los a Deus como
instrumentos de justiça (Rm 6.12,13) e culto, “em sacrifício vivo, santo e
agradável a Deus” (Rm 12.1). É por meio do corpo que praticamos as mais
importantes disciplinas de nossa vida espiritual, como o jejum, a oração e o
estudo da Palavra de Deus, que são fundamentais para uma contínua e fluente
agência do Espírito de Deus em nosso interior. Ele nos guia em toda a verdade
(Jo 16.13; 1Co 2.12,13), produz em nós o seu fruto (Gl 5.22), nos capacita para
servir a Cristo (At 4.31; Rm 15.18,19) e habita em nosso coração como o penhor
de nossa eterna redenção (2Co 1.21,22; Ef 1.13,14).
3. Disciplinas corporais.
É um contrassenso ter o
corpo como templo do Espírito Santo e tratá-lo sem o devido cuidado (3 Jo 2).
Dentre esses cuidados estão a quantidade e a qualidade de nossa alimentação. Às
vezes se afirma, em tom jocoso, que crente não bebe, mas come muito. Não seria
reflexo da falta de moderação de alguns? Além do aspecto alimentar, descanso
(especialmente o sono, Sl 127.2) e exercícios físicos também são importantes
cuidados para o corpo e a mente. Cabe-nos, também, fazer uso regular dos meios
de saúde preventivos e curativos disponíveis (Is 38.21).
SINÓPSE
III
AUXÍLIO BIBLIOLÓGICO
“Este ensino a respeito da imoralidade sexual e das prostitutas era especialmente importante para a igreja coríntia porque o templo da deusa do amor, Afrodite, ficava em Corinto. Esse templo empregava mais de mil prostitutas como sacerdotisas, e o sexo era parte do ritual de adoração. Paulo declarou claramente que os cristãos não devem tomar parte na imoralidade sexual, ainda que isso seja aceitável e popular em nossa cultura. Os cristãos são livres para ser tudo o que puderem para Deus, mas não estão livres de Deus. O Senhor criou o sexo para ser um belo e essencial ingrediente do casamento, mas o pecado sexual — a prática de sexo fora do casamento — sempre fere alguém. É uma atitude que magoa a Deus porque mostra que preferimos seguir nossos próprios desejos a colocar-nos sob a direção do Espírito Santo. Fere também os outros porque viola o comprometimento tão necessário a um relacionamento sadio.” (Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal. Rio de Janeiro: CPAD, 2022, pp.1590,1591).
Escola Bíblica ︱4º Trimestre de 2025︱Adultos ︱ Corpo,
Alma e Espírito A Restauração Integral do Ser Humano para chegar à Estatura
Completa de Cristo︱Neweb ︱Compromisso com a Palavra
CONCLUSÃO
REVISANDO O CONTEÚDO
Antes da morte e ressurreição de Jesus os discípulos tinham a presença do Espírito com eles. Depois passaram a tê-lo dentro deles, pela experiência da regeneração (Jo 20.22).
Os coríntios eram imaturos e carnais, por isso havia tantos pecados entre eles (1Co 5.1,2,9-11).
A analogia do tabernáculo reforça também o aspecto tricotômico do ser humano — composição em três partes, assim como a edificação feita no deserto.
Por meio do corpo que praticamos as mais importantes disciplinas de nossa vida espiritual, como o jejum, a oração e o estudo da Palavra de Deus.
Além do aspecto alimentar, descanso (especialmente o sono, Sl 127.2) e exercícios físicos também são importantes cuidados para o corpo e a mente.
Escola Bíblica ︱4º Trimestre de 2025︱Adultos ︱ Corpo,
Alma e Espírito A Restauração Integral do Ser Humano para chegar à Estatura
Completa de Cristo︱Neweb ︱Compromisso com a Palavra
Pb. Rogério Faustino
︱Escola
Bíblica ︱4º
Trimestre de 2025︱ Compromisso com a Palavra
ARQUIVOS:
PDF DO ESBOÇO DA LIÇÃO
VIDEO DO ESBOÇO DA LIÇÃO
Revista Ensinador Cristão
Nesta oportunidade, estudaremos uma das doutrinas mais importantes
dos ensinos de Paulo: o corpo como templo do Espírito Santo. O cuidado do corpo
enquanto templo do Espírito Santo está além de ele ser um instrumento dos
propósitos divinos. O crente é habitação do Espírito não apenas para executar
dons espirituais e ministeriais com vista à edificação da igreja (1Co 12.4-11).
É de fundamental importância o crente preservar a comunhão plena e a intimidade
com o Senhor. Para tanto, precisa manter seu corpo em santificação e honra (Rm
12.1,2). Dentre os cuidados com o corpo, citados na lição, está a santificação
e a separação de qualquer imoralidade sexual ou depravação do corpo. A falta de
bom senso de muitos crentes tem levado ao descuido com hábitos, conversas e
acesso a conteúdo que alimentam a mente com o mundanismo. A Palavra de Deus é
clara quando afirma que o ouvido prova as palavras como o paladar prova a
comida (Jó 34.3). Já nos dias de Jó se percebia a necessidade de filtrar
qualquer informação que chegasse aos ouvidos. Semelhantemente, a mente é
influenciada pelo que os olhos assistem. Acerca disso, o salmista declara: “Não
porei coisa má diante dos meus olhos” (Sl 101.3a). Expor os olhos a todo tipo
de conteúdo que se tem acesso, seja por meio das redes sociais ou
presencialmente, é mais um desafio que deve ser enfrentado pelo crente com
disciplina. Assumir um compromisso com hábitos saudáveis para o corpo inclui
ter o cuidado com aquilo que permitimos alimentar a nossa mente.
Como propriedade do Espírito Santo, o crente deve apresentar seu corpo como instrumento de honra e não de desonra. O Comentário Bíblico Beacon (CPAD) cita Crisóstomo: “Como pode o corpo se tornar um sacrifício? Deixe que o olho não veja nada mau, e ele se torna um sacrifício; permita que a língua não diga nada vergonhoso, e ela se torna uma oferta; deixe que a mão não faça nada ilegal, e ela se torna uma oferta em holocausto. Não, isto não será suficiente, mas precisamos ter a prática ativa do bem — a mão precisa dar esmolas, a boca precisa abençoar em lugar de amaldiçoar, o ouvido precisa dar atenção sem cessar os ensinamentos divinos. Pois um sacrifício não tem nada impuro, um sacrifício é a primícia de outras coisas. Portanto, que nós possamos produzir frutos para Deus com as nossas mãos, com os nossos pés, com a nossa boca, e com todos os nossos outros membros” (Volume 8, 2006, p.159). Na perspectiva de Crisóstomo, não basta apenas rejeitar o que é impuro e desagradável aos olhos do Senhor. É preciso também ocupar nossas vidas com o que glorifica a Deus e enche nossa mente de conteúdos que edificam a vida espiritual.
Como propriedade do Espírito Santo, o crente deve apresentar seu corpo como instrumento de honra e não de desonra. O Comentário Bíblico Beacon (CPAD) cita Crisóstomo: “Como pode o corpo se tornar um sacrifício? Deixe que o olho não veja nada mau, e ele se torna um sacrifício; permita que a língua não diga nada vergonhoso, e ela se torna uma oferta; deixe que a mão não faça nada ilegal, e ela se torna uma oferta em holocausto. Não, isto não será suficiente, mas precisamos ter a prática ativa do bem — a mão precisa dar esmolas, a boca precisa abençoar em lugar de amaldiçoar, o ouvido precisa dar atenção sem cessar os ensinamentos divinos. Pois um sacrifício não tem nada impuro, um sacrifício é a primícia de outras coisas. Portanto, que nós possamos produzir frutos para Deus com as nossas mãos, com os nossos pés, com a nossa boca, e com todos os nossos outros membros” (Volume 8, 2006, p.159). Na perspectiva de Crisóstomo, não basta apenas rejeitar o que é impuro e desagradável aos olhos do Senhor. É preciso também ocupar nossas vidas com o que glorifica a Deus e enche nossa mente de conteúdos que edificam a vida espiritual.

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