TEXTO PRINCIPAL
“Dize à Sabedoria: Tu és minha irmã; e à prudência chama tua parenta; para te guardarem da mulher alheia, da estranha que lisonjeia com as suas palavras. ” (Pv 7.4,5)
RESUMO DA LIÇÃO
A sabedoria divina nos protege da imoralidade sexual, concedendo-nos as virtudes do domínio próprio e da temperança.
LEITURA SEMANAL
SEGUNDA – Pv 7.1-5 Sabedoria para escapar da sedução da mulher estranha.
“Dize à Sabedoria: Tu és minha irmã; e à prudência chama tua parenta; para te guardarem da mulher alheia, da estranha que lisonjeia com as suas palavras. ” (Pv 7.4,5)
A sabedoria divina nos protege da imoralidade sexual, concedendo-nos as virtudes do domínio próprio e da temperança.
SEGUNDA – Pv 7.1-5 Sabedoria para escapar da sedução da mulher estranha.
¹ Filho meu, guarda as minhas palavras, e esconde dentro de ti os meus mandamentos.
² Guarda os meus mandamentos e vive; e a minha lei, como a menina dos teus olhos.
³ Ata-os aos teus dedos, escreve-os na tábua do teu coração.
⁴ Dize à sabedoria: Tu és minha irmã; e à prudência chama de tua parenta,
⁵ Para que elas te guardem da mulher alheia, da estranha que lisonjeia com as suas palavras.
Provérbios 7.1-5
TERÇA – Rm 1.24 A distorção da natureza sexual.
²⁴ Por isso também Deus os entregou às concupiscências de seus corações, à imundícia, para desonrarem seus corpos entre si;
Romanos 1.24
QUARTA – 1 Co 6.18 O pecado contra o próprio corpo.
¹⁸ Fugi da fornicação. Todo o pecado que o homem comete é fora do corpo; mas o que fornica peca contra o seu próprio corpo.
1 Coríntios 6.18
QUINTA – 2 Tm 2.22 Fugindo das paixões.
²² Foge também das paixões da mocidade; e segue a justiça, a fé, o amor, e a paz com os que, com um coração puro, invocam o Senhor.
2 Timóteo 2.22
SEXTA – 1 Co 10.31,32 Visando a glória de Deus.
³¹ Portanto, quer comais quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para glória de Deus.
³² Portai-vos de modo que não deis escândalo nem aos judeus, nem aos gregos, nem à igreja de Deus.
1 Coríntios 10.31,32
SÁBADO – 1 Co 7.8,9 O marco delimitador do relacionamento sexual.
⁷ Porque quereria que todos os homens fossem como eu mesmo; mas cada um tem de Deus o seu próprio dom, um de uma maneira e outro de outra.
⁸ Digo, porém, aos solteiros e às viúvas, que lhes é bom se ficarem como eu.
1 Coríntios 7.8,9
OBJETIVOS
MOSTRAR a advertência bíblica contra a imoralidade;
COMPREENDER a relevância de Provérbios 5 contra a imoralidade;
SABER que a moralidade sexual
cristã é uma proteção contra a imoralidade.
INTERAÇÃO
Professor(a), na Lição deste domingo estudaremos o capítulo 5 do Livro de Provérbios. Este capítulo tem importantes lições a nos ensinar a respeito da moralidade cristã. No decorrer da lição, enfatize que na Bíblia, e não somente no livro de Provérbios, há uma moralidade objetiva e específica que passa pela concepção de santidade. Quando falamos a respeito de moralidade, estamos tratando de uma consciência de santidade como resultado da salvação em Cristo,. Veremos que, segundo o capítulo 5 de Provérbios, é quase inevitável encontrar-se com a mulher imoral no caminho da vida. No texto bíblico é feita uma referência a uma mulher, mas a advertência bíblica também e para as jovens, as irmãs. O autor nos mostra que é possível não cair em sua sedução, embora não seja nada fácil” pois a mulher sedutora, ou o homem sedutor, tem as seguintes características: teus lábios “destilam favos de mel ” e seu paladar “e mais macio que o azeite” (v.3). Ou seja, é alguém que tem grande poder de atração, porém logo esse “doce prazer” momentâneo dá lugar a “um fim amargoso como absinto”, “agudo como a espada de dois fios”; ele faz descer para a morte (vv. 4,5). Mostre aos jovens que a santidade e um dos ensinos mais presentes nas Escrituras Sagradas e segundo o autor da Carta aos Hebreus, sem ela ninguém verá ao Senhor (Hb 12.14). Viver de modo santo, não é algo retrógrado ou só para alguns, mas é algo exigido de todos os salvos.
ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA
Professor(a), inicie a lição pedindo que os alunos leiam o Texto Principal da lição. Em seguida, faça a seguinte pergunta: “Como um jovem pode ter uma vida longe da imoralidade?” incentive a participação dos alunos e ouça as respostas com atenção. Em seguida, coloque no quadro o esquema abaixo. Explique que estes são os resultados para aqueles que se guardam da imoralidade. Discuta com os alunos os resultados de se ter uma vida de santidade, longe da imoralidade. Explique que na Bíblia encontramos estratégias para uma vida de santidade.
ESTRATÉGIA PARA UMA VIDA DE
PUREZA
MOSTRAR a advertência bíblica contra a imoralidade;
COMPREENDER a relevância de Provérbios 5 contra a imoralidade;
Professor(a), na Lição deste domingo estudaremos o capítulo 5 do Livro de Provérbios. Este capítulo tem importantes lições a nos ensinar a respeito da moralidade cristã. No decorrer da lição, enfatize que na Bíblia, e não somente no livro de Provérbios, há uma moralidade objetiva e específica que passa pela concepção de santidade. Quando falamos a respeito de moralidade, estamos tratando de uma consciência de santidade como resultado da salvação em Cristo,. Veremos que, segundo o capítulo 5 de Provérbios, é quase inevitável encontrar-se com a mulher imoral no caminho da vida. No texto bíblico é feita uma referência a uma mulher, mas a advertência bíblica também e para as jovens, as irmãs. O autor nos mostra que é possível não cair em sua sedução, embora não seja nada fácil” pois a mulher sedutora, ou o homem sedutor, tem as seguintes características: teus lábios “destilam favos de mel ” e seu paladar “e mais macio que o azeite” (v.3). Ou seja, é alguém que tem grande poder de atração, porém logo esse “doce prazer” momentâneo dá lugar a “um fim amargoso como absinto”, “agudo como a espada de dois fios”; ele faz descer para a morte (vv. 4,5). Mostre aos jovens que a santidade e um dos ensinos mais presentes nas Escrituras Sagradas e segundo o autor da Carta aos Hebreus, sem ela ninguém verá ao Senhor (Hb 12.14). Viver de modo santo, não é algo retrógrado ou só para alguns, mas é algo exigido de todos os salvos.
Professor(a), inicie a lição pedindo que os alunos leiam o Texto Principal da lição. Em seguida, faça a seguinte pergunta: “Como um jovem pode ter uma vida longe da imoralidade?” incentive a participação dos alunos e ouça as respostas com atenção. Em seguida, coloque no quadro o esquema abaixo. Explique que estes são os resultados para aqueles que se guardam da imoralidade. Discuta com os alunos os resultados de se ter uma vida de santidade, longe da imoralidade. Explique que na Bíblia encontramos estratégias para uma vida de santidade.
Começa com… |
Sabedoria de Deus |
Reverência e temor ao reconhecer o Todo-Poderoso |
Exige |
Aplicação moral |
Para confiar em Deus e em sua Palavra; permitir que esta fale
conosco. |
Exige |
Aplicação prática |
Para agir conforme a direção de Deus em devoções diárias |
Resulta em… |
Vida eficaz |
Para experimentar o que Deus faz quando Lhe obedecemos. |
TEXTO Bíblico
Provérbios 5.1-14
¹ Filho meu, atende à minha sabedoria; à minha razão inclina o teu ouvido;
² para que conserves os meus avisos, e os teus lábios guardem o conhecimento.
³ Porque os lábios da mulher
estranha destilam favos de mel, e o seu paladar é mais macio do que o azeite;
⁴ mas o seu fim é amargoso como o absinto, agudo como a espada de dois fios.
⁵ Os seus pés descem à morte; os seus passos firmam-se no inferno.
⁶ Ela não pondera a vereda da vida; as suas carreiras são variáveis, e não as conhece.
⁷ Agora, pois, filhos, dai-me ouvidos e não vos desvieis das palavras da minha boca.
⁸ Afasta dela o teu caminho e não
te aproximes da porta da sua casa;
⁹ para que não dês a outros a tua honra, nem os teus anos a cruéis.
¹⁰ Para que não se fartem os estranhos do teu poder, e todos os teus trabalhos entrem na casa do estrangeiro;
¹¹ e gemas no teu fim, quando se consumirem a tua carne e o teu corpo,
¹² e digas: Como aborreci a correção! E desprezou o meu coração a repreensão!
¹³ E não escutei a voz dos meus ensinadores, nem a meus mestres inclinei o meu ouvido!
¹⁴ Quase que em todo o mal me achei no meio da congregação e do ajuntamento.
Nesta lição, estudaremos a
respeito da imoralidade sexual. Meditaremos no capítulo 5 de Provérbios e, a
partir desse texto, veremos o quanto ele é relevante atualmente, pois vivemos
em uma sociedade marcada pela sensualidade em tudo quanto é produzido do ponto
de vista cultural. Finalmente, nos conscientizarmos a respeito da moralidade
sexual ensinada pela Bíblia como instrumento protetor contra a imoralidade
sexual na vida do jovem cristão. Assim, veremos que quem pratica a moralidade
sexual bíblica age com sabedoria.
Provérbios 5.1-14
¹ Filho meu, atende à minha sabedoria; à minha razão inclina o teu ouvido;
² para que conserves os meus avisos, e os teus lábios guardem o conhecimento.
⁴ mas o seu fim é amargoso como o absinto, agudo como a espada de dois fios.
⁵ Os seus pés descem à morte; os seus passos firmam-se no inferno.
⁶ Ela não pondera a vereda da vida; as suas carreiras são variáveis, e não as conhece.
⁷ Agora, pois, filhos, dai-me ouvidos e não vos desvieis das palavras da minha boca.
⁹ para que não dês a outros a tua honra, nem os teus anos a cruéis.
¹⁰ Para que não se fartem os estranhos do teu poder, e todos os teus trabalhos entrem na casa do estrangeiro;
¹¹ e gemas no teu fim, quando se consumirem a tua carne e o teu corpo,
¹² e digas: Como aborreci a correção! E desprezou o meu coração a repreensão!
¹³ E não escutei a voz dos meus ensinadores, nem a meus mestres inclinei o meu ouvido!
¹⁴ Quase que em todo o mal me achei no meio da congregação e do ajuntamento.
INTRODUÇÃO
I – ADVERTÊNCIA CONTRA A
IMORALIDADE
1- Compreendendo o capítulo 5.
O
quinto capítulo do Livro de Provérbios inicia com o apelo a prática da
sabedoria. O capítulo 4 desenvolveu a ideia da proteção do coração a partir da
prática da sabedoria, onde o pensamento, o sentimento e a vontade são dominados
por Deus para as saídas da vida, o capítulo 5 inicia como uma repetição da
importância de “atender”, “inclinar” e “guardar” a sabedoria (Pv 5.1,2 - ¹ Filho meu, atende à minha sabedoria; à minha inteligência inclina o teu ouvido; ² Para que guardes os meus conselhos e os teus lábios observem o conhecimento.). Essa é a sabedoria aplicada ao relacionamento entre homem e mulher. O leitor é convidado a adquirir a sabedoria divina com o propósito de aplicá-la no
relacionamento com o outro sexo. Assim, os versículos 3 a 6 apresentam a mulher
estranha, aquela que seduz o jovem no caminho da vida (cf, Pv 7.6-23). Os
versículos 7 a 14 expõem a consequência destruidora da relação com essa mulher
imoral. E, finalmente, nos versículos 15 a 23, o autor sagrado faz um apelo à
fidelidade no matrimônio como antídoto contra a imoralidade sexual.
E
inevitável encontrar-se com a mulher imoral no caminho da vida, mas não é
inevitável cair em sua sedução. Sua característica principal é a arte de
seduzir. Seus Lábios “destilam favos de mel”; seu paladar, “é mais macio que o
azeite” (v.3). Contudo, embora a sedução da mulher imoral tenha grande poder de
atração, logo esse “doce prazer” momentâneo dá lugar a “um fim amargoso como
absinto”, “agudo como a espada de dois fios”; ele faz descer para a morte (vv.
4,5 - ⁴ Mas o seu fim é amargoso como o absinto, agudo como a espada de dois gumes. ⁵ Os seus pés descem para a morte; os seus passos estão impregnados do inferno.). Essa mulher imoral não tem compromisso com a retidão nem com o
conhecimento (v.6 - ⁶ Para que não ponderes os caminhos da vida, as suas andanças são errantes: jamais os conhecerás.) e, por isso, torna-se uma parábola alusiva à vida de
imoralidade que o jovem não deve e nem precisa trilhar. No início, esse estilo
de vida é atrativo, mas logo não tarda mostrar que é uma verdadeira escravidão
que leva a morte (cf. Pv 7.21-23 - ²¹ Assim, o seduziu com palavras muito suaves e o persuadiu com as lisonjas dos seus lábios. ²² E ele logo a segue, como o boi que vai para o matadouro, e como vai o insensato para o castigo das prisões; ²³ Até que a flecha lhe atravesse o fígado; ou como a ave que se apressa para o laço, e não sabe que está armado contra a sua vida.).
Os versículos 7 a 14 iniciam com o apelo do sábio: ‘Afasta dela o
teu caminho e não te aproximes da porta da sua casa” (Pv 5.8). Ora, se o(a)
jovem não se afastar da(do) mulher (homem) imoral, esta(e) o tragará. O tempo
passará, e o remorso consumirá a vida desse(a)jovem. Ele(a) falará no seu
coração: “Como aborreci a correção” (Pv 5.12). Por isso, o caminho do bom senso
está em ouvir a voz dos mestres e dos ensinadores (Pv 5.13 - ¹³ E não escutei a voz dos que me ensinavam, nem aos meus mestres inclinei o meu ouvido!), pois a vontade de
Deus é que não sejamos condenados dentro da congregação dos santos (Pv 5.14 - ¹⁴ No meio da congregação e da assembléia foi que eu me achei em quase todo o mal.). Por isso, seguir o caminho da mulher imoral é percorrer o caminho da perdição,
da insensatez e do desequilíbrio moral. Naturalmente, os jovens cristãos são
convidados pelo texto sagrado a não trilhar a marcha da insensatez imoral.
SUBSÍDIO 1
“Quando praticamente cada meio de comunicação nos bombardeia com material relacionado a sexo – um fenômeno que as gerações anteriores não viveram – também enfrentamos outro perigo. as oportunidades para cometer o adultério nunca estiveram mais presentes. Além disso, vivemos em uma sociedade que é mais acomodada do que nunca. Além das tentações que ocorrem na vida cotidiana, é possível acessar, pela internet, um serviço de encontros para pessoas que buscam casos amorosos! Assim, o que podemos aprender com as palavras de Salomão, quando esteve diante da sedução de um modo de vida luxurioso? Como podemos viver além da engrenagem deste tipo de tentação? O sábio ofereceu quatro decisões específicas para evitar o tropeço moral. Originalmente, Salomão escreveu isso para seu filho, pois a tentação é citada no feminino. Naturalmente, a tentação não discrimina, mas aflige os dois sexos, igualmente. Salomão incentivou seu filho a encher a sua mente com a Palavra de Deus, como uma maneira de se distanciar da mulher sensual que ele considera tentadora.” Adaptado de SWINDOLL, Charles R, Vivendo Provérbios. Rio de Janeiro; CPAD, 2013, p. 113)
“Quando praticamente cada meio de comunicação nos bombardeia com material relacionado a sexo – um fenômeno que as gerações anteriores não viveram – também enfrentamos outro perigo. as oportunidades para cometer o adultério nunca estiveram mais presentes. Além disso, vivemos em uma sociedade que é mais acomodada do que nunca. Além das tentações que ocorrem na vida cotidiana, é possível acessar, pela internet, um serviço de encontros para pessoas que buscam casos amorosos! Assim, o que podemos aprender com as palavras de Salomão, quando esteve diante da sedução de um modo de vida luxurioso? Como podemos viver além da engrenagem deste tipo de tentação? O sábio ofereceu quatro decisões específicas para evitar o tropeço moral. Originalmente, Salomão escreveu isso para seu filho, pois a tentação é citada no feminino. Naturalmente, a tentação não discrimina, mas aflige os dois sexos, igualmente. Salomão incentivou seu filho a encher a sua mente com a Palavra de Deus, como uma maneira de se distanciar da mulher sensual que ele considera tentadora.” Adaptado de SWINDOLL, Charles R, Vivendo Provérbios. Rio de Janeiro; CPAD, 2013, p. 113)
II – A RELEVÂNCIA DE PROVÉRBIOS 5
CONTRA A IMORALIDADE
1- Uma sociedade sexualizada.
Por
que Provérbios 5 é tão relevante para nós? Ora, a nossa geração é herdeira dos
movimentos sociais de contestação sexual. Mais especificamente, a partir do que
foi denominado Protestos de Maio de 1968, em que um movimento de jovens
franceses universitários protestou contra os valores do Ocidente na
universidade de Paris. Movimentos parecidos também estavam em andamento na
América do Norte e Inglaterra. Esse período histórico marca o início da ideia
da normalização da contestação de qualquer perspectiva de moderação na questão
sexual. O sexo passou a ser tratado como um fim em si mesmo, onde a recreação
individual, fosse seu maior objetivo. Por isso, toda forma de relacionamento
sexual entre adultos passou a ser normalizada. O slogan “É proibido proibir”
resume bem os valores seculares que a nossa geração herdou a partir de maio de
1968.
2- Não se pode dominar o desejo
sexual?
Essa era a consequência das ideias gestadas por trás do Movimento de
1968. A tese da vida sexual moderada nos limites do matrimônio, como ensina a
Fé Cristã, como repressão sexual é uma consequência natural do que já estava
gestado por intelectuais antes do movimento de 1968. Hoje, o jovem está
inserido numa cultura secularizada e sexualidade em que o Movimento Cultural Pop com suas músicas, filmes e literatura estimula a sexualização dos corpos,
de modo que leva a pessoa a pensar de fato ser impossível moderar os instintos
sexuais. Logo, as consequências naturais dessas ideias são gravidez precoce,
multiplicação dos abortos propositais, vícios em pornografia, transição de
gêneros, etc.
3- O enfraquecimento da ideia do
casamento.
Naturalmente, em muitas realidades, o conceito bíblico de casamento é enfraquecido, a ideia de que o casamento é para sempre, que o relacionamento
profundo e verdadeiro é para a vida toda, não faz sentido para muitos jovens
hoje. Muitos deles se tornaram, de fato, produto do meio e infelizmente já se
casam com o pensamento de se separar se o casamento não der certo. Não por
acaso, o apóstolo Paulo traça um panorama da profunda distorção da natureza
humana que pode ser constatado na vida de muitos jovens hoje: “Por isso, Deus
os entregou aos desejos pecaminosos de seu coração. Como resultado, praticam
entre si coisas desprezíveis e degradantes com o próprio corpo” (Rm 1.24).
É uma distorção completa do propósito de Deus para o bem-estar do ser humano.
Por isso, Provérbios 5 faz muito sentido no cenário em que vivemos hoje.
SUBSÍDIO 2
É difícil ignorar a beleza e o charme. Pessoas atraentes tentam nos convencer a comprar determinados produtos. O candidato político com aparência física mais atraente tem vantagem nas pesquisas. Assim, por que esperaríamos que esta preocupação com a beleza física cessasse, repentina e automaticamente, quando interagimos com pessoas normais, no trabalho, na escola, em casa ou no mercado? Infelizmente, este autocontrole mental é uma questão de disciplina. Não é fácil, nem automático. Devemos reeducar, conscientemente, nossas mentes, para remover a beleza física de nosso processo mental. Devemos nos educar para olhar além dela. Devemos tomar a decisão consciente e habitual de deixar de lado qualquer consideração sobre a beleza e nos relacionarmos com qualquer pessoa como se fosse um irmão ou irmã. Devemos nos educar para olhar além da beleza e assim não ser levado pela imoralidade.” (Adaptado de, SWINDOLL, Charles R Vivendo Provérbios, Rio de Janeiro: CPAD, 2013, p. 114.)
É difícil ignorar a beleza e o charme. Pessoas atraentes tentam nos convencer a comprar determinados produtos. O candidato político com aparência física mais atraente tem vantagem nas pesquisas. Assim, por que esperaríamos que esta preocupação com a beleza física cessasse, repentina e automaticamente, quando interagimos com pessoas normais, no trabalho, na escola, em casa ou no mercado? Infelizmente, este autocontrole mental é uma questão de disciplina. Não é fácil, nem automático. Devemos reeducar, conscientemente, nossas mentes, para remover a beleza física de nosso processo mental. Devemos nos educar para olhar além dela. Devemos tomar a decisão consciente e habitual de deixar de lado qualquer consideração sobre a beleza e nos relacionarmos com qualquer pessoa como se fosse um irmão ou irmã. Devemos nos educar para olhar além da beleza e assim não ser levado pela imoralidade.” (Adaptado de, SWINDOLL, Charles R Vivendo Provérbios, Rio de Janeiro: CPAD, 2013, p. 114.)
III – A MORALIDADE SEXUAL CRISTÃ
COMO PROTEÇÃO CONTRA A IMORALIDADE
1- A delimitação sexual da
moralidade cristã.
Em uma de suas obras, o apologeta cristão, C. S. Lewis, nos
lembra uma doutrina cristã constrangedora para quem não passou pela experiência
da regeneração e se encontra imerso na cultura atual: a castidade como uma
prática da virtude cristã. Dessa maneira, ele ainda nos lembra que a virtude da
castidade se resume na seguinte regra: “O casamento deve ser com fidelidade
completa ao cônjuge ou, fora dele, apenas completa abstinência sexual”. Sim,
pela Palavra de Deus, a moralidade sexual tem uma delimitação muito clara:
“Fugi da prostituição”. Todo pecado que o homem comete é fora do corpo; mas o
que se prostitui peca contra o seu próprio corpo” (1 Co 6.18; cf, 7.8 - ⁸ Digo, porém, aos solteiros e às viúvas, que lhes é bom se ficarem como eu.; 2 Tm
2.22 - ²² Foge também das paixões da mocidade; e segue a justiça, a fé, o amor, e a paz com os que, com um coração puro, invocam o Senhor.). Assim, diferentemente das ideias dominantes de nossa sociedade cultural
a Bíblia não considera o instinto sexual degenerado como algo insuperável em
que o ser humano não pode vencer. Quem passou pela experiência de regeneração,
com o auxílio do Espírito Santo, pode desenvolver as virtudes do “domínio
próprio” e da “temperança” e, como o apóstolo Paulo, pode exclamar: “Todas as
coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm: todas as coisas me são
lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma” (1 Co 6.12)
2- A pedagogia da abstinência
sexual.
Aos Jovens solteiros, cabe o desenvolvimento da virtude da castidade
cristã, isto é, a abstinência sexual como preparação para o casamento. Como
vimos, do ponto de vista bíblico, o(a) jovem cristão(ã) não é puramente
instinto sexual. Ele(a) sabe que a satisfação sexual tal qual a Bíblia ensina
não é egoísta, descartável e ilusória, mas cumpre um sentido quando nos unimos
a pessoa amada e com ela compartilhamos e dividimos toda uma história de vida
que glorifique a Deus no casamento (1 Co 6.20 - ²⁰ Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus.; cf. 1 Co 10.31,32 - ³¹ Portanto, quer comais quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para glória de Deus. ³² Portai-vos de modo que não deis escândalo nem aos judeus, nem aos gregos, nem à igreja de Deus.). Enquanto
esse tempo não chega, nós guardamos, esperamos a pessoa amada. Desse modo,
percebemos que a abstinência sexual é pedagógica, pois ela nos ensina que em
tudo deve haver comedimento, equilíbrio e parcimônia. Com ela, na vida de
solteiro, aprendemos que devemos esperar passar por períodos de abstinência na
vida de casado. Sim, a abstinência sexual também ocorre na vida dos casados,
por causa de uma doença ou tratamento de saúde em que um dos cônjuges não pode
manter um relacionamento sexual regular por um período, quer por propósitos
espirituais entre os cônjuges em comum acordo (1 Co 7.5 - ⁵ Não vos priveis um ao outro, senão por consentimento mútuo por algum tempo, para vos aplicardes ao jejum e à oração; e depois ajuntai-vos outra vez, para que Satanás não vos tente pela vossa incontinência.). Assim, a abstinência
sexual na vida de solteiro ensina que na vida de casado nem tudo no
relacionamento entre homem e mulher tem a ver com sexo.
Segundo o ensino bíblico, o relacionamento sexual só é
possível no casamento (1 Co 7.8,9 - ⁸ Digo, porém, aos solteiros e às viúvas, que lhes é bom se ficarem como eu. ⁹ Mas, se não podem conter-se, casem-se. Porque é melhor casar do que abrasar-se.). Essa união profunda e verdadeira se
concretiza diante de Deus no relacionamento sexual entre um homem e uma mulher
(Gn 2.24 - ²⁴ Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne.). Essa união, segundo o texto bíblico, ninguém pode separar (Mc
10.7-9 - ⁷ Por isso deixará o homem a seu pai e a sua mãe, e unir-se-á a sua mulher, ⁸ E serão os dois uma só carne; e assim já não serão dois, mas uma só carne. ⁹ Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem.), pois ela não se resume a mera necessidade fisiológica, mas é a
necessidade de, diante de Deus, estabelecer um projeto de vida e viver um
projeto atemporal divino que é o estabelecimento de uma família. Em vista
disso, Provérbios 5 traz uma seção de versículos em que o sábio estimula que se
desfrute da vida sexual com sua esposa, aquela da sua juventude (Pv 5.15-19 - ¹⁵ Bebe água da tua fonte, e das correntes do teu poço. ¹⁶ Derramar-se-iam as tuas fontes por fora, e pelas ruas os ribeiros de águas? ¹⁷ Sejam para ti só, e não para os estranhos contigo. ¹⁸ Seja bendito o teu manancial, e alegra-te com a mulher da tua mocidade. ¹⁹ Como cerva amorosa, e gazela graciosa, os seus seios te saciem todo o tempo; e pelo seu amor sejas atraído perpetuamente.).
No casamento, homem e mulher podem, e devem, desfrutar do prazer sexual em que
o amor, o respeito e o compromisso de vida de ambos foram aliançados diante de
Deus e da igreja do Senhor, até que a morte os separe (Mt 19.6 - ⁶ Assim não são mais dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem.).
CONCLUSÃO
Temos visto os apelos da
imoralidade sexual presente em nossa sociedade. Entretanto, a Palavra de Deus
nos afirma que não precisamos ser dominados por eles. É muito melhor viver de
acordo com o que a Palavra de Deus nos ensina, de modo que podemos, sob o
Espírito Santo, ter nossos sentimentos e vontade ordenados pela Palavra de
Deus. Logo, no matrimônio, podemos nos realizar por completo de um modo que
glorifique a Deus em nós.
HORA DA REVISÃO
1- De maneira resumida, apresente
a estrutura do capítulo 5 de Provérbios.
Resumindo, o capítulo 5 traz um apelo à sabedoria (vv. 1,2); descreve o perigo da mulher estranha e imoral (vv. 3-6); expõe a consequência destruidora desse relacionamento (vv. 7-14); e faz um apelo à fidelidade no matrimônio como antídoto contra a mulher estranha (vv. 15-23).
Resumindo, o capítulo 5 traz um apelo à sabedoria (vv. 1,2); descreve o perigo da mulher estranha e imoral (vv. 3-6); expõe a consequência destruidora desse relacionamento (vv. 7-14); e faz um apelo à fidelidade no matrimônio como antídoto contra a mulher estranha (vv. 15-23).
2- Como os versículos 7 a 14 iniciam?
Os versículos 7 a 14 iniciam com o apelo do sábio: “Afasta dela o teu caminho e não te aproximes da porta da sua casa” (Pv 5.8).
3- Como ficou conhecido o período histórico que caracteriza o movimento de protesto contra os valores do Ocidente na Universidade de Paris?
“É proibido proibir”.
4- Que tipo de virtude a ser desenvolvida cabe aos jovens solteiros?
Aos jovens solteiros, cabe o desenvolvimento da virtude da castidade cristã, isto é, à abstinência sexual como preparação para o casamento.
5- Segundo o ensino bíblico, onde que o relacionamento sexual é permitido aos jovens cristãos?
Segundo o ensino bíblico, o relacionamento sexual só é possível no casamento (1 Co 7.8,9).
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