Lição 5 – A alma — A natureza imaterial do ser humano

NOVO LEYOUT DAS LIÇÕES BIBLICAS  A PARTIR DA LIÇÃO 05

TEXTO ÁUREO

“E não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei, antes, aquele que pode fazer perecer no inferno a alma e o corpo.” 
Mateus 10.28

VERDADE PRÁTICA

Cuidar da alma é uma atitude fundamental para uma vida cristã estável e uma eternidade de alegria e paz.
 
LEITURA DIÁRIA

Segunda — O Senhor farta a alma sedenta.
⁸ Louvem ao Senhor pela sua bondade, e pelas suas maravilhas para com os filhos dos homens.
⁹ Pois fartou a alma sedenta, e encheu de bens a alma faminta.
Salmos 107.8,9

TerçaDisciplinar a criança faz bem à alma.
¹³ Não retires a disciplina da criança; pois se a fustigares com a vara, nem por isso morrerá.
¹⁴ Tu a fustigarás com a vara, e livrarás a sua alma do inferno.
Provérbios 23.13,14
 
Quarta — Nem todo o dinheiro do mundo resgata uma alma.
⁶ Aqueles que confiam na sua fazenda, e se gloriam na multidão das suas riquezas,
⁷ Nenhum deles de modo algum pode remir a seu irmão, ou dar a Deus o resgate dele.
⁸ (Pois a redenção da sua alma é caríssima, e cessará para sempre),
⁹ Para que viva para sempre, e não veja corrupção.
¹0 Porque ele vê que os sábios morrem; perecem igualmente tanto o louco como o brutal, e deixam a outros os seus bens.
Salmos 49.6-10
 
Quinta —  Tédio e amargura às vezes invadem a alma.
¹ A minha alma tem tédio da minha vida; darei livre curso à minha queixa, falarei na amargura da minha alma.
² Direi a Deus: Não me condenes; faze-me saber por que contendes comigo.
Jó 10.1,2
 
Sexta — Oração é remédio para a alma amargurada.
⁹ Então Ana se levantou, depois que comeram e beberam em Siló; e Eli, sacerdote, estava assentado numa cadeira, junto a um pilar do templo do Senhor.
¹⁰ Ela, pois, com amargura de alma, orou ao Senhor, e chorou abundantemente.
¹¹ E fez um voto, dizendo: Senhor dos Exércitos! Se benignamente atentares para a aflição da tua serva, e de mim te lembrares, e da tua serva não te esqueceres, mas à tua serva deres um filho homem, ao Senhor o darei todos os dias da sua vida, e sobre a sua cabeça não passará navalha.
¹⁹ E levantaram-se de madrugada, e adoraram perante o Senhor, e voltaram, e chegaram à sua casa, em Ramá, e Elcana conheceu a Ana sua mulher, e o Senhor se lembrou dela.
1 Samuel 1.9-11,29

Sábado —  Só o Senhor pode guardar a nossa alma.
⁵ O Senhor é quem te guarda; o Senhor é a tua sombra à tua direita.
⁶ O sol não te molestará de dia nem a lua de noite.
⁷ O Senhor te guardará de todo o mal; guardará a tua alma.
Salmos 121.5-7
 
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE

Gênesis 1.27,28
²⁷ E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; macho e fêmea os criou.
²⁸ E Deus os abençoou e Deus lhes disse: Frutificai, e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra.

Gênesis 2.15-17
¹⁵ E tomou o Senhor Deus o homem e o pôs no jardim do Éden para o lavrar e o guardar.
¹⁶ E ordenou o Senhor Deus ao homem, dizendo: De toda árvore do jardim comerás livremente,
¹⁷ mas da árvore da ciência do bem e do mal, dela não comerás; porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás.

Mateus 10.28
²⁸ E não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei, antes, aquele que pode fazer perecer no inferno a alma e o corpo.

Se tu, minh'alma, a Deus suplicas,
E não recebes, confiando fica
Em Suas promessas, que são mui ricas,
E infalíveis pra te valer.

Por que te abates, ó minha alma?
E te comoves, perdendo a calma?
Não tenhas medo, em Deus espera,
Porque bem cedo, Jesus virá.

Ele intercede por ti, minh'alma;
Espera nEle, com fé e calma;
Jesus de todos teus males salva,
E te abençoa, dos altos céus.

Terás em breve, as dores findas,
No dia alegre da Sua vinda;
Se Cristo tarda, espera ainda
Mais um pouquinho, e O verás.

Autor ou Tradutor: P.L.M Paulo Leivas Macalão


Minha vida seja sim,
Consagrada a Ti, Senhor;
Possas sempre Tu por mim,
Operar o Teu amor.

A minh’alma lava Salvador
No Teu sangue puro, carmezim;
Minha vida toma para ser, Senhor,
Tua para sempre, sim.

Que meus pés somente vão
Onde os santos possam ir;
Numa eternal canção,
Minha voz se faça ouvir.

Seja o meu tempo já,
Consagrado em Teu labor;
Que meus lábios, Jeová,
Falem só do Teu amor.

Toma, ó Deus, o meu querer,
Faze-o Teu, ó Salvador,
Hoje habita no meu ser;
Enche-me do Teu fervor.

Ó recebe-me, Senhor,
Quando venho me prostrar
A Teus pés, ó Salvador,
Hoje vem me consagrar.

Autor ou Tradutor: P.L.M Paulo Leivas Macalão


1 Ó Mestre! O mar se revolta:
As ondas nos dão pavor:
O céu se reveste de trevas:
Não temos um Salvador!
Não se te dá que morramos?
Podes assim dormir.
Se a cada momento nos vemos,
Sim, prestes a submergir?

 “As ondas atendem ao meu mandar:
Sossegai!
Seja o encapelado mar
A ira dos homens, o gênio do mal:
Tais águas não podem a nau tragar,
Que leva o Senhor, Rei do Céu e mar,
Pois todos ouvem o meu mandar:
Sossegai! — sossegai!
Convosco estou para vos salvar:
Sim, sossegai!”

2 Mestre, na minha tristeza
Estou quase a sucumbir:
A dor que perturba minha alma,
Oh! Peço-te, vem banir!
De ondas do mal que me encobrem,
Quem me fará sair?
Pereço, sem ti, oh! meu Mestre!
Vem logo, vem me acudir!

3 Mestre, chegou a bonança,
Em paz eis o céu e o mar!
O meu coração goza calma
Que não poderá findar.
Fica comigo, oh! meu Mestre,
Dono da Terra e Céu,
E assim chegarei bem seguro
Ao porto, destino meu.

Autor ou Tradutor: M.A.B Mary Ann Baker

PLANO DE AULA

1. INTRODUÇÃO

A presente lição o convida a aprofundar a compreensão bíblica sobre a alma humana — sua natureza imaterial, atributos e importância no relacionamento com Deus. Vivemos dias em que ideologias materialistas negam a existência da alma e sua responsabilidade moral, tornando esse ensino ainda mais urgente. Ensinar sobre a alma é reafirmar a verdade de que fomos criados à imagem de Deus e chamados à santificação.
 
2. APRESENTAÇÃO DA LIÇÃO

A) Objetivos da Lição: 
I) Fazer os alunos compreenderem que a alma é a sede das emoções, da razão e da vontade; 
II) Demonstrar aos alunos, com base bíblica, que a alma é uma parte imaterial e imortal do ser humano, capacitando-os a refutar visões materialistas; 
III) Conscientizar os alunos da necessidade de cultivar uma alma saudável por meio da oração, da meditação na Palavra de Deus e de hábitos santos.
 
B) Motivação: 
Estudar a natureza da alma fortalece a fé cristã ao revelar a dignidade e a responsabilidade do ser humano diante de Deus. Em tempos de relativismo e materialismo, é essencial reafirmar a verdade bíblica sobre a imortalidade da alma e sua necessidade de salvação.
 
C) Sugestão de Método: 
Para iniciar a lição, proponha a seguinte pergunta: “O que faz você ser quem é, além do corpo físico?”. Estimule os alunos a refletirem sobre suas emoções, pensamentos, decisões e experiências espirituais. Em seguida, leia Mateus 10.28 em voz alta e destaque a distinção entre corpo e alma, conforme ensinado por Jesus. Esse momento inicial criará um ambiente participativo, despertará o interesse pelo tema e abrirá espaço para explorar biblicamente os atributos, a natureza imaterial e a importância da alma no relacionamento com Deus e com o próximo. Utilize imagens ou exemplos do cotidiano para tornar o conteúdo mais acessível e significativo.
 
3. CONCLUSÃO DA LIÇÃO

A)     Aplicação: 
Como seres criados à imagem de Deus, com alma imortal, somos chamados a viver em santidade e responsabilidade diante do Criador. Cuidar da alma é essencial para nossa salvação e comunhão com Deus.

4. SUBSÍDIO AO PROFESSOR

A) Revista Ensinador Cristão. 
Vale a pena conhecer essa revista que traz reportagens, artigos, entrevistas e subsídios de apoio à Lições Bíblicas Adultos. Na edição 103, p.38, você encontrará um subsídio especial para esta lição.
 
B) Auxílios Especiais: 
Ao final do tópico, você encontrará auxílios que darão suporte na preparação de sua aula: 
1) O texto “A Alma e a Presença de Deus”, localizado depois do primeiro tópico, aprofunda o assunto “Atributos da Alma”; 
2) O texto “A Alma do Homem não está no Sangue”, ao final do segundo tópico, aprofunda o assunto “A Natureza da Alma: Imaterialidade e Imortalidade”.
 
INTRODUÇÃO

Na primeira lição apresentamos um conceito preliminar da alma, demonstrando seu lugar na tríplice constituição do homem. Vimos que, junto do espírito e inseparável dele, a alma compõe a parte imaterial ou espiritual do ser humano, que o torna uma pessoa, criado à imagem de Deus. Nesta lição buscaremos nos aprofundar no conceito e distinção da alma, estudando seus atributos e sua importância no relacionamento com Deus e com o próximo.

Palavra-Chave: ALMA
 
I. ATRIBUTOS DA ALMA

1. De volta ao Gênesis. 
A parte imaterial do ser humano é o que mais o diferencia dos animais, como bem evidenciado na criação (Gn 2.7). O homem é um ser pessoal, criado à imagem de Deus, com autoconsciência e autodeterminação. O Criador fez-lhe seu representante, dando-lhe poder de governo sobre toda a obra criada (Sl 8.3-6): “[...] enchei a terra, e sujeita-a; e dominai [...]” (Gn 1.28). Sua capacidade de administração, compreensão e decisão moral é resultado do caráter consciente e autônomo da alma humana. Isso é exemplificado originalmente na aptidão de lavrar e guardar o jardim (Gn 2.15), discernir entre o certo e o errado e fazer escolhas (Gn 2.16,17) e dar nomes aos animais (Gn 2.19). A parte afetiva do homem é demonstrada na afirmação divina da necessidade de uma companheira e na expressão de satisfação de Adão ao receber Eva, que alguns eruditos consideram ser a primeira composição poética da história humana (Gn 2.18,23).
 
2. Entre o espírito e o corpo. 
A alma do homem é sua personalidade ou distintivo pessoal. Seus três principais atributos são: emoção ou sentimento, razão ou intelecto e volição ou vontade. É, portanto, a sede dos afetos, raciocínio, impulsos, desejos e decisões. O ser humano emprega esses atributos em sua comunicação com Deus e com o mundo físico, principalmente seus semelhantes. Para ter comunhão com Deus, a alma serve-se do espírito. Para comunicar-se com o próximo, o veículo são o corpo e seus órgãos sensoriais (pele, olhos, ouvidos, nariz, boca). Pode-se dizer, então, que a alma funciona entre o espírito, que se conecta com Deus, o Ser Divino, e o corpo, que se conecta com o mundo dos homens. O cântico de Maria, na casa de sua prima, Isabel, é uma típica cena dessa tríplice interação e comunicação (Lc 1.46,47).
 
3. A alma abatida
Os afetos da alma em relação a Deus são vistos na poesia do Salmo 42, quando o salmista conversa consigo mesmo: “Por que estás abatida, ó minha alma, e por que te perturbas em mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei na salvação da sua presença” (Sl 42.5). O contexto indica que o autor experimentava aflição espiritual e alguma crise em sua comunhão com Deus (vv.4,9; 43.2), por isso sua alma estava entristecida e suspirava: “A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo; quando entrarei e me apresentarei ante a face de Deus?” (Sl 42.2). O Salmo 84.2 também ilustra essa função da alma, assim como o Salmo 51, no qual Davi fala de sua tristeza e do anseio por um espírito reto, voluntário e renovado, o que devolveria alegria à integralidade de seu ser (Sl 51.7-12).
 
SINOPSE I

A alma é a sede das emoções, da razão e da vontade, expressando a personalidade humana criada à imagem de Deus.
 
AUXÍLIO BIBLIOLÓGICO
A ALMA E A PRESENÇA DE DEUS

“Assim como a água é essencial para a vida física, Deus e a sua presença são essenciais para a vida espiritual, e também para a máxima satisfação e plenitude em todos os aspectos da vida. Aqueles que verdadeiramente confiam em Deus sentirão fome e sede de ter um relacionamento mais profundo com Ele, de desfrutar do favor e da atividade sobrenatural do Senhor em sua vida. (1) Parar de sentir sede de Deus é o mesmo que morrer espiritualmente. Não devemos permitir que nada tire o nosso desejo intenso de conhecer a Deus e os seus propósitos. Precisamos evitar a distração com preocupações, necessidades, sucessos, atrações e prazeres da vida. Essas coisas podem bloquear a nossa sede de Deus e roubar de nós o desejo e a disciplina necessários para buscar um relacionamento mais profundo com Ele através da Palavra e da oração (Mc 4.19). (2) Devemos orar para que o nosso desejo da presença de Deus se torne mais profundo e mais forte. Isso vai requerer uma abertura maior para a completa demonstração dos dons, da direção e do poder do Espírito Santo (veja o quadro A OBRA DO ESPÍRITO SANTO, p.2147). A nossa paixão por ver os propósitos de Cristo serem cumpridos na terra também deve se intensificar até que ela nos leve à oração fervorosa e nos dê uma sede espiritual, como um cervo que “brama pelas correntes das águas” em tempos de seca (v.1; veja Mt 5.6; 6.33, notas)” (Bíblia de Estudo Pentecostal — Edição Global. Rio de Janeiro: CPAD, 2022, p.945).
 
AMPLIANDO O CONHECIMENTO
“ASPECTO DO SER HUMANO"

A alma (heb. nephesh; gr. psychē), frequentemente traduzida como ‘vida’, pode ser brevemente definida como a parte não material do ser humano, que resulta da união de corpo e espírito. Ela inclui a mente, as emoções e o livre-arbítrio. Juntamente com o espírito humano, a alma continuará a viver quando a pessoa morrer fisicamente. [...] A alma está tão intimamente conectada à personalidade interior que o termo é usado, às vezes, como sinônimo de ‘pessoa’ (p.ex., Lv 4.2; 7.20; Js 20.3).” Amplie mais o seu conhecimento, lendo a Bíblia de Estudo Pentecostal Edição Global, editada pela CPAD.

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II. A NATUREZA DA ALMA: IMATERIALIDADE E IMORTALIDADE

1. Distinção de substâncias. 
O texto de Mateus 10.28 é um excelente fundamento para o estudo da alma como parte da natureza imaterial do ser humano. Em um só versículo estão profundas verdades espirituais reveladas por Jesus a respeito de nossa psiquê; algumas delas relacionadas a debates alimentados ao longo de toda a História, inclusive no contexto da Igreja. Em primeiro lugar, Jesus expõe a clara distinção de substâncias entre as partes material e imaterial do homem: uma tangível (o corpo, que pode perecer por ação humana), outra intangível (a alma, que não pode ser destruída pelo homem). Nesse ponto é importante observar que em vários textos das Escrituras a parte imaterial é representada ora pela alma, ora pelo espírito (Ec 12.7; Tg 2.26; Ap 6.9). Nesses casos as referências sempre abrangem ambas as substâncias devido à sua inseparabilidade.
 
2. Imaterialidade e responsabilidade pessoal. 
Ao tratar do perecimento da alma e do corpo no Inferno, Jesus refuta as concepções antropológicas materialistas existentes desde a Antiguidade. Em tempos modernos temos o marxismo, que prega que o homem se resume à matéria, ignorando a existência de uma alma consciente após a morte (Lc 16.19-31). Essa ideologia ateísta nega a pecaminosidade e a responsabilidade moral do indivíduo. Considera que o mal é estrutural; que a culpa é da sociedade; que as pessoas individualmente são vítimas de estruturas opressoras. Identificam pecados sociais, mas não individuais. Esse engano desconsidera a necessidade de arrependimento, conversão e salvação pessoal e mantém as almas de seus adeptos no caminho da perdição eterna (At 3.19; Jo 17.3). Toda ideologia que promete soluções absolutas para os problemas do homem por meio de doutrinas sociais, políticas ou econômicas incorre no mesmo erro (Pv 4.12,27; At 4.12).
 
3. Materialismo e teologia. 
A visão materialista da natureza humana vai além das questões político-ideológicas. Afeta também a teologia, principalmente quanto à missão da Igreja, a ortopraxia, isto é, a prática correta. No campo católico, inspira a Teologia da Libertação. No protestantismo, a Teologia da Missão Integral. Ambas se alimentam de concepções socioeconômicas e políticas comuns ao marxismo, que, por sua vez, tem como fundamento o ideário materialista e crítico, que busca tirar Deus do cenário humano e instigar as lutas de classes. Toda negação da condição pecaminosa do homem é, no mínimo, um ateísmo prático, independentemente do viés que assuma (Lm 3.39; Tt 1.16). Algumas correntes teológicas contemporâneas reinterpretam as Escrituras com base em vertentes da teologia da libertação, e compartilham do mesmo campo de distorção e confusão espiritual (Lc 11.17; 1Co 14.33). Conflitam com a sã doutrina, que é essencial para a salvação da alma (1Tm 4.6,16; 2Tm 4.1-3).
 
SINOPSE II

A alma é imaterial e imortal, distinta do corpo, e continuará existindo após a morte, sendo responsável diante de Deus.
 
AUXÍLIO TEOLÓGICO
“A ALMA DO HOMEM NÃO ESTÁ NO SANGUE"

Quando a Bíblia, em Levítico 17.11, afirma: ‘a alma da carne está no sangue’, a palavra ‘alma’ está sendo usada como sinônimo de ‘vida’. Veja em Gênesis 9.4: ‘A carne, porém, com sua vida, isto é, com seu sangue, não comereis’. A ideia de que o sangue significa a alma do homem, abre a porta para muitas contradições. Vejamos o texto de Apocalipse 6.9,10: ‘E, havendo aberto o quinto selo, vi debaixo do altar as almas dos que foram mortos por amor da palavra de Deus e por amor do testemunho que deram. E clamavam com grande voz, dizendo: Até quando, ó verdadeiro e santo Dominador, não julgas e vingas o nosso sangue dos que habitam sobre a terra?’. Se a alma fosse a mesma coisa que o sangue, como então as almas poderiam estar no Paraíso, debaixo do altar, uma vez que o seu sangue havia sido derramado sobre a terra?” (BERGSTÉN, Eurico. Teologia Sistemática. Rio de Janeiro: CPAD, 2020, p.131).

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III. ALMA RENOVADA E SUBMISSA A DEUS

1. Edificação e saúde. 
A estabilidade de nossa vida cristã e nosso destino eterno dependem de como cuidamos de nossa alma (Lc 12.13-21). A oração é um meio eficaz para nos livrar da ansiedade, um transtorno de dimensão global (Fp 4.6; 1Pe 5.7). Deus nos dá sua paz e protege nossas emoções e pensamentos (Fp 4.7); e nos guia no caminho de sua vontade (Cl 3.15). Nossa parte é alimentar nossa mente apenas com o que edifica (Fp 4.6-8). O que falamos? O que ouvimos? O que lemos? O que vemos? Nossos hábitos diários determinam a saúde de nossa alma (Sl 1.1).
 
2. Purificação e renovação. 
Ainda quanto aos cuidados da alma, a Bíblia nos adverte dos maus pensamentos (Mt 15.19), dos desejos impuros e perversos (Tg 1.14,15; Pv 21.10) e das intenções e inclinações malignas (1Pe 2.1; Nm 21.5). Devemos purificar e renovar nossa alma (1Pe 1.22; Ef 4.23,24), para que sejamos transformados e experimentemos a boa, agradável e perfeita vontade de Deus (Rm 12.2), vivendo em santidade e temor (Dt 4.15; Js 23.11-13).
 
SINOPSE III

A alma precisa ser purificada e renovada continuamente para viver em santidade e comunhão com a vontade divina.
 
CONCLUSÃO

O cristão precisa viver em plena santificação, o que inclui a contínua rejeição de pensamentos, sentimentos e desejos pecaminosos, mantendo pura a sua alma (1Pe 1.22; 1Jo 1.7). Atribui-se a Lutero a frase que diz: “Não podemos impedir que os pássaros voem sobre as nossas cabeças, mas podemos impedir que eles façam ninhos sobre elas”.
 
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REVISANDO O CONTEÚDO

1. O que é o homem, segundo a lição?
O homem é um ser pessoal, criado à imagem de Deus, com autoconsciência e autodeterminação.
 
2. Quais os principais atributos da alma?
Seus três principais atributos são: emoção ou sentimento, razão ou intelecto e volição ou vontade.
 
3. Como os atributos da alma são empregados na relação do homem com Deus e com seus semelhantes?
Para ter comunhão com Deus, a alma serve-se do espírito. Para comunicar-se com o próximo, o veículo é o corpo e seus órgãos sensoriais (pele, olhos, ouvidos, nariz, boca).
 
4. Como a imaterialidade e a imortalidade da alma são demonstradas no texto de Mateus 10.28?
Em primeiro lugar Jesus expõe a clara distinção de substâncias entre as partes material e imaterial do homem: uma tangível (o corpo, que pode perecer por ação humana), outra intangível (a alma, que não pode ser destruída pelo homem).
 
5. No que resulta a visão materialista da natureza humana na ideologia marxista?
Em tempos modernos temos o marxismo, que prega que o homem se resume à matéria, ignorando a existência de uma alma consciente após a morte (Lc 16.19-31). Essa ideologia ateísta nega a pecaminosidade e a responsabilidade moral do indivíduo.

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ARQUIVOS:

PDF DO ESBOÇO DA LIÇÃO
VIDEO DO ESBOÇO DA LIÇÃO
 
REVISTA ENSINADOR CRISTÃO 
A ALMA — A NATUREZA IMATERIAL DO SER HUMANO

Nesta lição, estudaremos sobre a alma, parte imaterial que constitui o ser humano. A alma é o centro da razão, da emoção e da vontade. Tudo o que somos, pensamos e fazemos é decorrente da nossa alma. Isso inclui a formação do nosso caráter. Além de compreendermos os atributos da alma, precisamos nos ater aos cuidados que devemos ter com a saúde dela. A Palavra de Deus nos adverte: “Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as saídas da vida” (Pv 4.23). Nesta passagem, como em outras do Antigo Testamento, a expressão “coração” vem do hebraico leb e significa o ser interior, a mente, o lugar dos desejos, das emoções e paixões humanas. O conselho de Provérbios para o servo de Deus é ter cautela e não permitir que os enganos da natureza humana superem o compromisso com a Palavra de Deus. Nesse sentido, todo aquele que deseja fazer a vontade de Deus, deve submeter sua alma (coração) à disciplina pautada pelas Escrituras Sagradas, e não por sua vontade própria. Jesus ensinou: “Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me” (Lc 9.23). Logo, a alma humana, enquanto local de vontades e desejos, tenderá a buscar as coisas que mais lhe agradam e trazem conforto. Isso, muitas vezes, entra em oposição com a vontade de Deus, que é boa, agradável e perfeita (cf. Rm 12.2).
Ainda de acordo com o Dicionário Vine (CPAD): “O ‘coração’ é o lugar da consciência e do caráter moral. Como é que a pessoa responde à revelação de Deus e do mundo que o cerca? Jó responde: ‘Não me remorderá o meu coração em toda a minha vida’ (Jó 27.6). No lado oposto, ‘o coração doeu a Davi’ (2Sm 24.10). O ‘coração’ é a fonte das ações humanas: ‘Em sinceridade do coração e em pureza das minhas mãos, tenho feito isto’ (Gn 20.5,6). Davi andou ‘em verdade, e em justiça, e em retidão de coração’ (1Rs 3.6) e Ezequias andou ‘com coração perfeito’ (Is 38.3) diante de Deus. ‘Só aquele que é limpo de mãos e puro de coração’ (Sl 24.4) pode ficar na presença de Deus. [...] O ‘coração’ representa o ser interior do homem, o próprio homem. Neste sentido, é a fonte de tudo o que ele faz (Pv 4.4). Todos os seus pensamentos, desejos, palavras e ações fluem do fundo do seu ser. Contudo, o homem não pode entender o próprio ‘coração’ (Jr 17.9). À medida que o homem prossegue em seu próprio caminho, seu ‘coração’ fica cada vez mais duro. Mas Deus circuncidará (cortará a impureza de) o ‘coração’ do seu povo, de forma que ele venha a amá-lo e obedecê-lo de todo o seu ser (Dt 30.6)” (2015, pp.83,84). Isto posto, que nosso coração seja nutrido com as virtudes do Espírito Santo, de modo que tenhamos razão, sentimento e vontade guiados por Deus.

Pb. Rogério Faustino 

Neweb 

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