TEXTO PRINCIPAL
“Tem misericórdia de mim, ó Deus, segundo a tua benignidade; apaga as minhas transgressões, segundo a multidão das tuas misericórdias.” (SI 51.1)
RESUMO DA LIÇÃO
Para viver um processo de restauração espiritual é preciso reconhecer a benignidade e a misericórdia de Deus, bem como confessar o pecado praticado e abandoná-lo.
LEITURA SEMANAL
SEGUNDA – Sl 136.1 A
benignidade do Senhor.
Louvai ao SENHOR, porque ele é bom; porque a sua benignidade dura para sempre.
Salmos 136:1
TERÇA – Lm 3.22,23
As misericórdias do Senhor.
As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim;
Novas são cada manhã; grande é a tua fidelidade.
Lamentações 3:22,23
QUARTA – SI 51.3-5
Confessando o pecado.
Porque eu conheço as minhas transgressões, e o meu pecado está sempre diante de mim.
Contra ti, contra ti somente pequei, e fiz o que é mal à tua vista, para que sejas justificado quando falares, e puro quando julgares.
Eis que em iniqüidade fui formado, e em pecado me concebeu minha mãe.
Salmos 51:3-5
QUINTA – Rm 3.9-12
Todos estão debaixo do pecado.
Pois quê? Somos nós mais excelentes? De maneira nenhuma, pois já dantes demonstramos que, tanto judeus como gregos, todos estão debaixo do pecado;
Como está escrito:Não há um justo, nem um sequer.
Não há ninguém que entenda;Não há ninguém que busque a Deus.
Todos se extraviaram, e juntamente se fizeram inúteis.Não há quem faça o bem, não há nem um só.
Romanos 3:9-12
SEXTA – Tg 1.14,15 A
prática do pecado.
Mas cada um é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência.
Depois, havendo a concupiscência concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, sendo consumado, gera a morte.
Tiago 1:14,15
SÁBADO – Jo 16.8 O Espírito Santo apela para a consciência.
E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça e do juízo.
João 16:8
OBJETIVOS
COMPREENDER que o
Salmo 51 é um clamor por misericórdia e confissão;
MOSTRAR o anelo do
salmista pela restauração;
EXPLICAR que depois da confissão e restauração da comunhão com o Senhor, estamos prontos para adorá-lo.
INTERAÇÃO
Professor(a), continuaremos nossos estudos do Livro de Salmos. Na lição deste domingo estudaremos o Salmo 51 Veremos que ele está na categoria dos Salmos penitenciais. Esses nos ensinam a respeito da importância da confissão e busca pelo perdão de Deus, Este Salmo foi escrito por Davi quando ele foi confrontado pelo profeta Natã por ocasião do adultério com Bate-Seba e o assassinato de Urias (cf. 2 Sm 12.1-14). O estudo do Salmo 51 nos revela importantes preceitos divinos para uma vida cristã abençoada, como por exemplo: a natureza misericordiosa de Deus, a necessidade de confessar o pecado para ser restaurado, a disposição de viver o processo de restauração e viver a adoração pública de maneira restaurada. Como crentes recebemos uma nova natureza e não somos mais escravos do pecado, entretanto enquanto vivermos neste mundo estamos vulneráveis ao pecado. Mas, agora não mais pecamos de forma deliberada. O erro é um acidente. É importante que no decorrer da lição você ressalte que é tempo de humilhar- -se e de confessar toda iniquidade, ainda é tempo de ser restaurado(a) por Deus!
ORIENTAÇÃO
PEDAGÓGICA
Professor(a), reproduza a tabela abaixo no quadro. Sugerimos que você a utilize para explicar aos alunos a estrutura do Salmo 51. Conhecer e analisar a estrutura nos ajuda a ter uma compreensão melhor do texto bíblico que será estudado.
1- Reconhecimento da
natureza misericordiosa de Deus (vv. 1,2).
2- Confissão de
pecados (vv. 3-5).
3- Busca por
restauração (vv. 6,13)
4- A adoração
verdadeira (vv. 14-17).
TEXTO BÍBLICO
Salmos 51.1-17
1 Tem misericórdia
de mim, ó Deus, segundo a tua benignidade; apaga as minhas transgressões,
segundo a multidão das tuas misericórdias.
2 Lava-me
completamente da minha iniquidade e purifica-me do meu pecado,
3 Porque eu conheço
as minhas transgressões, e o meu pecado está sempre diante de mim.
4 Contra ti, contra
ti somente pequei, e fiz o que a teus olhos é mal, para que sejas justificado
quando falares e puro quando julgares.
5 Eis que em
iniquidade fui formado, e em pecado me concebeu minha mãe.
6 Eis que amas a
verdade no íntimo, e no oculto me fazes conhecer a sabedoria.
7 Purifica-me com
hissopo, e ficarei puro; lava-me, e ficarei mais alvo do que a neve.
8 Faz-me ouvir
júbilo e alegria, para que gozem os ossos que tu quebraste.
9 Esconde a tua face
dos meus pecados e apaga todas as minhas iniquidades.
10 Cria em mim, ó Deus.
um coração puro e renova em mim um espírito reto.
11 Não me lances
fora da tua presença e não retires de mim o teu Espírito Santo.
12 Torna a dar-me a
alegria da tua salvação e sustém-me com um espírito voluntário.
13 Então, ensinarei
aos transgressores os teus caminhos, e os pecadores a ti se converterão.
14 Livra-me dos
crimes de sangue, ó Deus, Deus da minha salvação, e a minha língua louvará
altamente a tua justiça.
15 Abre, Senhor, os
meus lábios, e a minha boca entoará o teu louvor.
16 Porque te não
comprazes em sacrifícios, senão eu os daria; tu não te deleitas em holocaustos.
17 Os sacrifícios para Deus são o espírito quebrantado; a um coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus.
INTRODUÇÃO
O Salmo 51 está na
categoria dos Salmos Penitenciais. Esses Salmos trazem a ideia de confissão e
busca pelo perdão de Deus. Outros Salmos podem ser classificados nessa
categoria: 6, 3, 142, dentre outros. De acordo com essa categoria, o Salmo 51
remonta o contexto em que o rei Davi foi confrontado pelo profeta Natã por
ocasião do seu adultério com Bate-Seba e o consequente assassinato do esposo
dela, Urias (cf. 2 Sm 12.1-14), ordenado e planejado pelo rei. Por isso, o
Salmo 51 está estruturado da seguinte forma:
1) Reconhecimento da
natureza misericordiosa de Deus (vv.1,2);
2) Confissão de
pecados (vv.3- 5);
3) Busca por
restauração (vv.6,13);
4) Adoração
verdadeira (vv. 14-17);
5) O bem a Sião (vv.18,19). Assim, nesta lição, estudaremos sobre a natureza misericordiosa de Deus, a necessidade de confessar o pecado para ser restaurado, a disposição de viver o processo de restauração e, finalmente, viver a adoração pública de maneira restaurada.
I – MISERICÓRDIA E
CONFISSÃO (vv.1-5)
1- Um clamor por misericórdia.
Nos dois primeiros versículos, chama a atenção às expressões “tem misericórdia” e “benignidade”; “apaga minhas transgressões” e “tua misericórdia”; “lava-me” e “purifica-me”. O salmista tem uma clara noção de que Deus é benigno e misericordioso. A benignidade do Senhor dura para sempre (SL 136.1), e suas misericórdias não têm fim (Lm 3.22,23). Por isso, só Deus pode ‘’lavar” e “purificar” a alma do salmista. Assim, o rei Davi tem plena certeza de que se dirigir diretamente a Deus é a melhor decisão. Ele é benigno e misericordioso. Só Ele pode lavar e purificar sua alma.
2- Confessando o pecado.
O salmista se dirige a Deus de maneira humilde, confessando e especificando o seu pecado (vv.3,4). Este estava tão patente diante dele que a expressão “em pecado me concebeu a minha mãe” (v.5) revela que o salmista reconhece a inclinação humana para o pecado desde o início da existência humana. Dois pontos estão bem claros nos versículos 3-5:1) o pecado específico praticado (vv.3,4) e 2) a consciência da inclinação humana ao pecado desde o início da existência (v.5; cf. Rm 3.9-12).
3- Deus é quem remove o pecado.
Contra a prática do pecado só há um antídoto: voltar-se ao Deus misericordioso, por intermédio de Jesus Cristo, e confessar o pecado (vv.1-5; cf. 1 Jo 1.8-10). Todo pecado é contra Deus somente. Embora Davi tivesse adulterado com Bate-Seba e ordenado a execução de Urias, foi “contra ti, contra ti somente pequei”. Davi havia violado vários mandamentos do Decálogo (cf. Êx 20.13-17) e, por isso, seu pecado era exclusivamente contra Deus. Logo, quem peca contra Deus só pode ser lavado, bem como ter purificado o coração, por Ele mesmo por intermédio do Senhor Jesus (1 Jo 2.1,2). Assim, o caminho para a restauração do jovem cristão, de maneira humilde, é se dirigir ao Deus misericordioso, confessando especificamente o pecado praticado, tendo a consciência de que somente Deus pode remover a mancha deletéria do pecado por meio do Senhor Jesus,
PENSE!
Deus é
benigno e misericordioso.
PONTO IMPORTANTE!
Por isso, devemos confessar os nossos pecados a Deus e buscar orientação pastoral.
SUBSÍDIO 1
Salmo de Davi, Professor(a), explique que “conforme se lê no título, este salmo de confissão é atribuído a Davi, alusivo ao momento em que o profeta Natã revelou seus pecados de adultério e de homicídio. Note-se que este salmo foi escrito por um crente que voluntariamente pecou contra Deus e de modo tão grave que foi privado da comunhão e da presença de Deus (cf. v. 11). Provavelmente, Davi escreveu este salmo já arrependido, após Natã declarar-lhe o perdão divino (2 Sm 12.13). Davi roga contritamente a plena restauração da sua salvação, a pureza, a presença de Deus, a vitalidade espiritual e a alegria (Bíblia de Estudo Pentecostal. Rio de Janeiro: CPAD. p. 856)
II – BUSCANDO A
RESTAURAÇÃO (vv. 6-13)
1- Purificando a vida interior.
A prática do pecado nasce de dentro do ser humano (Tg 1.14,15). Isso devido à corrupção total da natureza humana como consequência do advento do pecado (Gn 3-1- 19; cf. Rm 3-20). Nesse sentido, contemplamos o pedido do salmista: “purifica-me”, “lava-me”, “apaga”, “cria em mim […] um coração puro” (Sl 51.6-11). O salmista sabia que Deus aprecia a verdade de nossa vida interior, pois diante dEle tudo está patente (v.6). Somente Deus pode criar um coração puro, não mais sujo pelo pecado (v.10); um espírito reto, não uma vida torta (v.10). A nossa vida interior precisa ser purificada para que a presença do Espírito Santo seja uma realidade e, assim, tenhamos de volta a alegria da salvação e um espírito voluntário nas coisas de Deus (v.12).
2- Restituindo a alegria e o júbilo.
Com a vida interior purificada, o salmista espera ouvir júbilos e alegrias (v.8) no lugar de tristeza e angústia pelo pecado praticado. Sim, o salmista sabia que o pecado apaga a alegria de viver. O processo de restauração do pecador perpassa pela confissão, humilhação diante de Deus e, finalmente, o fato de tornar a sentir a presença do Espírito Santo. Neste Salmo, uma das verdades mais contundentes é a de que o pecado tira a presença de Deus do salmista (cf. Ef 430). Sem esta presença não há alegria nem júbilo, mas sobra tristeza, angústia, frustração e consciência pesada.
3- A restauração começa pela renovação interior.
Precisamos lembrar que a obra de restauração de uma vida que caiu no pecado é de Deus e não meramente uma decisão humana. Ele pode dar um coração puro e um espírito reto (Sl 51.10). Outrossim, o Espírito Santo sempre apelará para nossa consciência a fim de que não fiquemos imersos na prática do pecado, pois é Ele quem nos convence do pecado, da justiça e do juízo (Jo 16.8). E, finalmente, há uma vida plena no Espírito, de alegria e júbilo para servir a Deus em sua obra e na vida. Entretanto, tudo começa pela purificação do coração e o estabelecimento de um espírito reto; tudo começa pela renovação interior do jovem cristão.
PENSE!
A restauração
começa pela vida interior.
PONTO IMPORTANTE!
Coração purificado e espírito reto são requisitos para a renovação interior do jovem cristão.
SUBSÍDIO 2
“Professor(a), explique que “todos que pecaram gravemente e que estão opressor por sentimento de culpa podem obter o perdão, a purificação do pecado e a restauração diante de Deus, se o buscarem conforme a natureza e a mensagem deste salmo. A súplica de Davi, por perdão e restauração, baseia-se na graça, misericórdia, benignidade e compaixão de Deus (v. 1), num coração verdadeiramente quebrantado e arrependido (v. 17) e, em sentido pleno, na morte vicária de Cristo pelos nossos pecados (1 Jo 2.1,2). Às vezes, a certeza do perdão e restauração da bênção divina não ocorrem facilmente. A pessoa que antes desfrutava a alegria da salvação desce às profundezas da imoralidade poderá passar por um período de arrependimento e de conflitos interiores antes de receber a certeza do perdão e a plena restauração ao favor de Deus. A experiência de Davi revela quão terrível é ofender a um Deus santo depois de alguém ter sido tão ricamente abençoado por Ele” (Bíblia de Estudo Pentecostal. Rio de Janeiro: CPAD, p. 856)
III – PRONTOS PARA
ADORAR (vv. 14-17)
1- O desejo de participar da adoração pública.
Lembre-se de que os Salmos são canções para adorar, principalmente, no Templo. O salmista tem o desejo, aqui, de louvar a justiça divina (Sl 51.14). Por isso, o pedido de livrá-lo dos “crimes de sangue”, certamente, uma alusão ao assassinato de Urias (v.14). Assim, uma vez perdoado, o salmista estaria pronto para adorar publicamente no Templo do Senhor de acordo com a justiça divina (v.15). A adoração pública, congregacional, tem a ver com o real estado interior da vida do salmista.
2- Quebrantamento e contrição.
Os versículos 16 e 17 aprofundam mais ainda a questão do estado interior para a adoração pública. Note as expressões “espírito quebrantado” e “coração quebrantado e contrito”. Essas expressões não substituíram o sistema de sacrifício levítico, pois ele é retomado no versículo 19. A ideia é a de que não podemos nos apresentar para adoração pública de maneira mecânica, superficial. Nesse sentido, o salmista entende que todo o seu ser deve estar presente no ato de adoração, isto é, espírito, alma e corpo (cf. 1 Ts 5.23). Espírito e coração quebrantados e contritos são a prova de que a vida inteira do adorador está ali diante de Deus.
3- Fazendo o bem para os outros.
A nossa experiência de restauração nos permite “ensinar aos transgressores os teus caminhos” (Sl 51.13). É isso o que Deus quer fazer conosco. Que os nossos gestos exteriores reflitam a nossa vida interior, pois se o nosso coração for puro e nosso espírito for reto, consequentemente, nossas ações serão puras e retas (cf. Mc 7.18-22). Com o advento do sacrifício de Jesus Cristo, nós, almas restauradas, corpos posicionados, somos o sacrifício vivo, santo e agradável a Deus (Rm 12.1).
PENSE!
Deus não
despreza um espírito e coração quebrantados.
PONTO IMPORTANTE!
A adoração pública deve refletir a nossa vida privada.
SUBSÍDIO 3
Professor(a), explique aos alunos que “todos os crentes precisam que o Espírito Santo crie neles um coração puro que aborreça a iniquidade e um espírito renovado e disposto a fazer a vontade de Deus. Somente Deus pode nos fazer novas criaturas e nos restaurar à verdadeira santidade (Jo 3 3 ; 2 Co 517). Davi sabe que se Deus abolir da sua vida a obra do Espírito Santo, que convence e repreende o pecador face aos seus pecados, não haverá qualquer esperança de salvação.’ (Bíblia de Estudo Pentecostal Rio de Janeiro CPAD. p. 856).
CONCLUSÃO
Todos nós estamos vulneráveis ao pecado. Por isso, a Palavra de Deus nos ensina a vigiar e a cuidar de nossa vida espiritual. Entretanto, quando acontece um “acidente de percurso” na vida do jovem cristão, é importante que ele não deixe de perceber que Deus é misericórdia, que é necessário confessar especificamente o pecado praticado, primeiramente a Deus. em seguida, ao pastor da igreja e, finalmente, viver o processo de restauração espiritual. O Espírito Santo nunca deixará de apelar às consciências dos que temem a Deus. É tempo de humilhar-se! É tempo de confessar! É tempo de ser restaurado(a) por Deus!
HORA DA REVISÃO
1- Qual noção o salmista tem a respeito de Deus?
Ele tem uma clara noção de que Deus é benigno
e misericordioso.
2- Qual o único antídoto contra a prática do pecado?
Contra a prática do pecado só há um
antídoto: voltar-se ao Deus misericordioso, por intermédio de Jesus Cristo, e
confessar o pecado (vv.1-5: cf. 1 Jo 1.8-10).
3- Quem é que pode criar um coração puro?
Somente Deus pode criar um coração puro, não mais sujo
pelo pecado (v.10); um espírito reto, não uma vida torta (v.10).
4- Segundo a lição, a adoração pública, congregacional tem a ver com o quê?
A adoração pública,
congregacional, tem a ver com o real estado interior da vida do salmista.
5- O que a nossa experiência de restauração nos permite?
A nossa experiência de restauração nos
permite “ensinar aos transgressores os teus caminhos” (Sl 51.13).
Pb. Rogério Faustino
Neweb
Compromisso com a Palavra
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