TEXTO PRINCIPAL
“Mas a sabedoria que vem do alto é, primeiramente, pura, depois, pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade e sem hipocrisia.” (Tg 3.17)
“Mas a sabedoria que vem do alto é, primeiramente, pura, depois, pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade e sem hipocrisia.” (Tg 3.17)
RESUMO DA LIÇÃO
Uma vida de sabedoria tem a moderação como antídoto contra uma vida insensata.
LEITURA SEMANAL
SEGUNDA – Fp 4.8 Um convite para pensar.
⁸ Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.
Filipenses 4.8
TERÇA – Fp 4.9 Um convite para
fazer o bem.
⁹ O que também aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso fazei; e o Deus de paz será convosco.
Filipenses 4.9
QUARTA – 2 Co 10.5 Um convite
para levar o pensamento cativo a Cristo.
⁵ Destruindo os conselhos, e toda a altivez que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo o entendimento à obediência de Cristo;
2 Coríntios 10.5
QUINTA – Tg 1.22 Um convite para
colocar a sabedoria em prática.
²² E sede cumpridores da palavra, e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos.
Tiago 1.22
SEXTA – Tg 3.15 A forma insensata
de viver.
¹⁵ Essa não é a sabedoria que vem do alto, mas é terrena, animal e diabólica.
Tiago 3 .15
SÁBADO – Mt 7.27 Uma mera ilusão.
²⁷ E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e caiu, e foi grande a sua queda.
Mateus 7.27
OBJETIVOS
MOSTRAR o significado das duas senhoras: dona sabedoria e dona loucura:
RECONHECER que a sabedoria é um antídoto contra a insensatez
CONSCIENTIZAR das consequências da loucura.
MOSTRAR o significado das duas senhoras: dona sabedoria e dona loucura:
RECONHECER que a sabedoria é um antídoto contra a insensatez
CONSCIENTIZAR das consequências da loucura.
INTERAÇÃO
Prezado(a) professor(a), na lição deste domingo veremos que o crente deve procurar andar em um caminho virtuoso, conforme ensina as Sagradas Escrituras. Tal verdade não é um falso moralismo, como alguns influenciados pela cultura do nosso tempo afirmam. Na atualidade, muitos trocaram o estilo de vida moderado, temperado e prudente por um estilo insensato, completamente imoderado, destemperado e imprudente. Por isso, o capítulo 9 que estudaremos nesta lição ser um assunto tão relevante para os jovens. E[e vai nos apresentar duas senhoras: a primeira, a sabedoria; a segunda, a loucura, A senhora sabedoria simboliza a vida com Cristo em que a moderação é uma virtude a ser buscada e vivida, A senhora loucura simboliza a vida insensata, baseada apenas nos apelos de uma vida desregrada e descompromissada com os valores do Reino de Deus. Que ao final da lição você e seus alunos assumam o compromisso de buscar uma vida moderada, em que a sabedoria, que vem do alto, se manifeste a todos os que estão ao nosso redor, glorificando o nome do Senhor.
ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA
Professor(a), explique que “no capítulo 9 de Provérbios, a sabedoria e a loucura são retratadas como mulheres jovens e rivais; cada uma prepara um banquete e convida pessoas para participarem. A sabedoria é uma mulher de caráter e responsável, enquanto a loucura é uma licenciosa que serve comida roubada. A sabedoria apela para a mente; a loucura, para os sentidos. É mais fácil excitar os sentidos, mas os prazeres do corpo são temporários. Em contraste, a satisfação proporcionada pela sabedoria dura para sempre” (Adaptado de Bíblias de Estudo Aplicação Pessoal, Rio de Janeiro: CPAD, p, 843).
TEXTO BÍBLICO
Provérbios 9.1-6, 13-18
¹ A sabedoria já edificou a sua casa, já lavrou as suas sete colunas.
² Já sacrificou as suas vítimas, misturou o seu vinho e já preparou a sua mesa.
³ Já deu ordens às suas criadas, já anda convidando desde as alturas da cidade, dizendo.
⁴ Quem é simples volte-se para aqui. Aos faltos de entendimento diz.
⁵ Vinde, comei do meu pão e bebei do vinho que tenho misturado.
⁶ Deixai os insensatos, e vivei, e andai pelo caminho do entendimento.
¹³ A mulher louca é alvoroçadora: é néscia e não sabe coisa alguma.
¹⁴ E assenta-se à porta da sua casa ou numa cadeira, nas alturas da cidade.
1⁵ Para chamar os que passam e seguem direito o seu caminho.
¹⁶ Quem é simples, volte-se para aqui. E aos faltos de entendimento diz.
¹⁷ As águas roubadas são doces, e o pão comido às ocultas e suave.
¹⁸ Mas não sabem que ali estão os mortos, que os seus convidados estão nas profundezas do inferno.
INTRODUÇÃO
Nesta lição, vamos estudar o
capítulo 9 que apresenta duas senhoras: a primeira, a sabedoria; a segunda, a
loucura. A qual delas daremos ouvidos?
I- DUAS SENHORAS: DONA SABEDORIA E DONA LOUCURA
1- O capítulo 9.
Esse capítulo de
Provérbios é a conclusão da primeira seção do livro (Caps. 1 a 9) que se
caracteriza pela apologia da sabedoria. Nestes nove primeiros capítulos o sábio
deseja mostrar o quanto a sabedoria é boa, verdadeira e bela quando
compreendida e aplicada à vida do jovem que dela se alimenta (Pv 9.1). Assim, o
capítulo 9 está dividido em três seções: o convite da senhora sabedoria (vv.1-
6); o interlúdio entre os dois convites (vv.7-12) e o convite da senhora
loucura (vv.13-18). Nesta lição, nos deteremos nas seguintes seções: versículos
1-6 e versículos 13-18.
2- A senhora sabedoria.
O
capítulo 9 apresenta a sabedoria como uma senhora que, em primeiro lugar,
edificou a sua casa sobre sete colunas, ou seja, uma casa espaçosa, alicerçada
e confortável para receber os que desejam acolhimento em suas dependências (v.1).
Além disso, ela preparou a mesa com comidas apetitosas e bebidas de aromas
agradáveis (v.2). Dessa forma, ela deu ordens às criadas para convidar todos os
que são simples e faltos de entendimento (vv.3.4). É interessante destacar
aqui, que as “criadas” normalmente são apresentadas como os mestres, os líderes
espirituais e os pais que constituem a relação do jovem. Nesse contexto, a
senhora sabedoria conclama todos os jovens: “vinde, comei e bebei” da sabedoria
(v.5). Quem aceita esse convite, abandona a insensatez e caminha pela trilha do reto entendimento (v.6).
3- A senhora loucura.
Diferentemente da senhora sabedoria, a senhora loucura é “alvoroçadora”, isto
é, barulhenta e, ao mesmo, sedutora em estratégias para enlaçar a sua vítima
(v.13: 7.11). Diferentemente da sabedoria, ela é falta de entendimento, não tem
bom senso nem respeito pelas coisas de Deus (v.13). A arma da sua sedução é
apresentada de uma posição de esplendor, pois a senhora loucura se assenta nas
alturas da cidade (v.14). De lá, junto com uma elite formadora de cultura, ela
chama os jovens simples, seduzindo-os, da seguinte forma: “As águas roubadas
são doces, e o pão comido às ocultas é suave” (Pv 9.17). Esse convite não
lembra as falas da Serpente a Eva (Gn 3.4.5 - ⁴ Então a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis. ⁵ Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal.)? O capítulo encerra de maneira
dramática, dizendo que onde a senhora loucura está também se encontram os
mortos, nas profundezas do Inferno (v.13). Essa seção, então, mostra que é
melhor escolher o caminho de vida que o caminho da morte.
SUBSÍDIO 1
Professor(a), explique aos alunos que o capítulo 9 de Provérbios conclui a primeira seção do livro e apresenta as opções da vida nos dois convites contrastantes da sabedoria(1-6) e da loucura (13-18). Ambas são apresentadas como duas anfitriãs que oferecem as suas respectivas festas a todos. Os seus convites estão separados por um interlúdio interessante (7-12). Alguns estudiosos acreditam que esse interlúdio pertence à seção seguinte de Provérbios e foi colocado aqui por engano. No entanto, outros consideram a inclusão dele aqui muito significativa, pois a sua posição permite que o capítulo (a seção do livro) culmine com um clímax arrasador (v. 18); seu conteúdo corrige a impressão segundo a qual os homens são salvos ou se perdem meramente por meio de uma decisão isolada e impulsiva. Vé-se aqui que a escolha amadurece e se transforma em caráter. (Adaptado de Comentário Bíblico Beacon. Vol 3. Rio de Janeiro: CPAD. 2005, p. 379.)
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II- A SABEDORIA COMO ANTÍDOTO CONTRA A INSENSATEZ
1- A sabedoria apela para a
mente.
O convite da sabedoria em Provérbios 9 pode ser correlacionado com o que
o apóstolo Paulo escreveu em Filipenses: “Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é
verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o
que é amável, tudo o que é de boa fama, se há algum louvor, nisso pensai” (Fp
4.8). Sim, atender de maneira prática aos apelos da sabedoria divina passa,
como vimos em lições anteriores, pela faculdade do pensamento dominada pela
Palavra de Deus, com as coisas do alto. Assim sendo, o convite da sabedoria é
usar de maneira proposital a faculdade intelectual, de maneira que “levemos
cativo todo pensamento à obediência a Cristo” (2 Co 10.5 – NAA).
2- A sabedoria apela para o fazer o bem.
Pensando no que é eterno, santo e elevado, do ponto de vista espiritual,
essa realidade celestial, por intermédio do Espírito Santo, afeta os nossos
sentidos, desperta em nós o amor por Deus e, por isso, pelo próximo, e podemos
colocar em prática o que pensamos (Fp 4.8 - ⁸ Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.). A sabedoria do alto é um chamado a
fazer de maneira virtuosa o que pensamos. Em todo o momento, o ensino do Novo
Testamento é um chamado a colocar em prática o que pensamos de acordo com o que
aprendemos com Jesus e sua Palavra (Tg 1.22 - ²² E sede cumpridores da palavra, e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos.; cf. Mt 7.24.25 - ²⁴ Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha; ²⁵ E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha.).
3- A vida cristã é um caminho de sabedoria.
O Novo Testamento nos ensina que a vida cristã é um caminho de
pensar e de fazer o bem. Por isso é um caminho de sabedoria, mas uma sabedoria
que vem do alto (Tg 3.17 - ¹⁷ Mas a sabedoria que do alto vem é, primeiramente pura, depois pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade, e sem hipocrisia.). Assim sendo, o jovem cristão não é chamado para
viver meramente de acordo com os seus sentidos ou instintos. Não! O jovem
cristão é convidado, por meio de uma vida sob a direção do Espírito Santo, a
ponderar as suas escolhas à luz da Palavra de Deus, de modo que ele se encontre
em fidelidade com Cristo e sua causa. Por isso, diferentemente de um caminho de
insensatez, a vida cristã é um caminho de sabedoria, moderação e temperança.
SUBSÍDIO 2
Professor(a), converse com os alunos explicando que o capítulo 9 de Provérbios nos mostra que é melhor escolher o caminho de vida que o caminho da morte. Diga que todo o Livro de Deus é como um sinal de advertência à porta de uma caverna escura e profunda, chamada “Imoralidade”. Muitos entram nela, mas ninguém sai de lá incólume. Assim, em letras grandes e vermelhas, as Escrituras advertem: “Perigo! Não entre!” Por todas as gerações, no entanto, esses avisos antigos foram ignorados com grande custo pelas as pessoas que sofreram as terríveis consequências da tolice. Enfatize que atender de maneira prática aos apelos da sabedoria divina passa pela faculdade do pensamento dominado pela Palavra de Deus. Assim sendo, o convite da sabedoria é usar de maneira proposital a faculdade intelectual, de maneira que levamos cativo todo pensamento à obediência a Cristo (2 Co 10.5 – NAA).” (Adaptado de SWINDOLL, Charles R. Vivendo Provérbios. Rio de Janeiro: CPAD, 2013, p. 26.)
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III- A LOUCURA COMO COMPORTAMENTO DESVAIRADO
1- A senhora loucura apela aos
sentidos.
Diferentemente da senhora sabedoria, a senhora loucura apela para uma
vida baseada apenas nos sentidos, nos instintos mais baixos do ser humano.
Podemos perceber isso nos escritos de Tiago, em que ele descreve a loucura, ou
melhor, a insensatez como “sabedoria terrena, animal e diabólica” (Tg 3.15).
Terrena e animal são expressões que revelam a agitação dos sentidos. Por isso,
quem tem um estilo de vida baseado apenas no que sente, buscará a felicidade
puramente por meio dos sentidos que expressam o prazer. Viver a vida levando em
conta apenas os sentidos, do ponto de vista bíblico, é viver de maneira louca,
alvoroçadora e insensata (Pv 9.13 - ¹³ A mulher louca é alvoroçadora; é simples e nada sabe.).
2- Comportamento pecaminoso x moderação cristã.
Viver um estilo de vida baseado nos instintos, na maioria das
vezes pode até ser hipnotizante. Na verdade, o comportamento pecaminoso parece
mais convidativo e agradável do que o estilo de vida cristão. O problema é que,
enquanto se vive desavisadamente por meio dos sentidos, em busca do prazer, a
pessoa não desenvolve a consciência dos danos que vão se avolumando ao longo do
tempo. A ilusão de que é mais fácil viver pecaminosamente, logo será desfeita
quando “desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram
aquela casa. e caiu, e foi grande a sua queda” (Mt 7.27: cf. Pv 9.18 - ¹⁸ Mas não sabem que ali estão os mortos; os seus convidados estão nas profundezas do inferno.).
3- A vida moderada é proteção para a alma.
O livro de Provérbios faz um apelo, tal qual o mesmo que nosso
Senhor fez no Sermão do Monte (Mt 7.24-27 - ²⁴ Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha; ²⁵ E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha. ²⁶ E aquele que ouve estas minhas palavras, e não as cumpre, compará-lo-ei ao homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia; ²⁷ E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e caiu, e foi grande a sua queda.), ao jovem cristão para que construa
a sua vida sob uma premissa verdadeira, elevada e segura. Por isso, na fé
cristã, a vida de moderação é uma das mais importantes virtudes que devemos
desenvolver em nosso trajeto com Cristo. Assim sendo, é sabedoria preferir no
lugar da sujeira, a pureza; no lugar da confusão, a paz; no lugar do desvario,
a moderação; no lugar da falta de trato com as pessoas, ser bem tratável; no
lugar da cólera, a misericórdia; no lugar dos maus frutos, os bons frutos; no
lugar da hipocrisia, a autenticidade cristã (Tg 3.17 - ¹⁷ Mas a sabedoria que do alto vem é, primeiramente pura, depois pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade, e sem hipocrisia.). Uma das consequências de
uma vida de moderação cristã é a verdadeira felicidade.
SUBSIDIO 3
Professor(a), inicie o tópico fazendo a seguinte pergunta: “Para o que a ‘senhora loucura’ apela?” Incentive a participação dos alunos. Ouça as respostas e diga que ela apela aos sentidos. Explique que, diferentemente da ‘senhora sabedoria’, a senhora loucura apela para uma vida baseada apenas nos sentidos, nos instintos mais baixos do ser humano. Fale que aqueles que são guiados pela ‘senhora loucura’ vão receber as repreensões do Senhor no seu devido tempo. Explique que essas repreensões nem sempre se limitam às Escrituras, embora elas sejam o principal instrumento de comunicação de Deus. No entanto, Ele usará quaisquer meios que sejam necessários para conseguir a nossa atenção, quando estivermos seguindo na direção errada. Em outras ocasiões, as repreensões virão verbalmente, daqueles que se importam conosco, incluindo pais, amigos, colegas, um professor… qualquer pessoa. Precisamos considerar as repreensões do Senhor e jamais ignorá-las, pois aqueles que o ignoram revelam a sua insensatez”. (Adaptado de SWINDOLL, Charles R. Vivendo Provérbios. Rio de Janeiro: CPAD, 2013. p. 68.)
CONCLUSÃO
Nesta lição, vimos que a senhora sabedoria simboliza a vida com Cristo em que a moderação é uma virtude a ser buscada e vivida; e que a senhora loucura simboliza a vida insensata, baseada apenas nos apelos dos sentidos para uma vida desregrada e descompromissada com os valores do Reino de Deus. Busquemos, portanto, a vida moderada, em que a sabedoria, que vem do alto, se manifeste a todos os que estão ao nosso redor.
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HORA DA REVISÃO
O capítulo 9 está dividido em três seções: o convite da senhora sabedoria (vv.1-6); o interlúdio entre os dois convites (vv.7-12) e o convite da senhora loucura (vv.13-18).
2- Quais são as duas senhoras que aparecem no capítulo 9?
A senhora sabedoria e a senhora loucura.
3- Como podemos correlacionar o capítulo 9 de Provérbios com o ensino do apóstolo Paulo em Filipenses?
Podemos relacionar de maneira prática aos apelos da sabedoria divina, pois passa, pela faculdade do pensamento dominada pela Palavra de Deus, com as coisas do alto. Assim sendo, o convite da sabedoria é usar de maneira proposital a faculdade intelectual.
4- Segundo a lição, para o que o jovem cristão é convidado?
O jovem cristão é convidado, por meio de uma vida sob a direção do Espírito Santo, a ponderar as suas escolhas à luz da Palavra de Deus, de modo que ele se encontre em fidelidade com Cristo e sua causa.
5- Que apelo o Livro de Provérbios faz para o jovem cristão?
O Livro de Provérbios faz um apelo, tal qual o mesmo que nosso Senhor fez no Sermão do Monte, (Mt 7.24-27) ao jovem cristão para que construa a sua vida sob uma premissa verdadeira, elevada e segura.
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Pb. Rogério Faustino
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