E já vos esquecestes da exortação que argumenta convosco como filhos: Filho meu, não desprezes a correção do Senhor e não desmaies quando, por ele, fores repreendido. (Hb 12.5)
Sob Suas asas te acolherá;
Deus velará por ti.
Deus cuidará de ti
No teu viver, no teu sofrer;
Seu olhar te acompanhará;
Deus velará por ti.
Se o coração palpitar de dor,
Deus velará por ti;
Tu já provaste Seu terno amor.
Deus velará por ti.
Nos desalentos, nas provações,
Deus velará por ti;
Lembra-te dEle nas tentações;
Deus velará por ti.
Tudo o que pedes, Ele fará;
Deus velará por ti;
E o que precisas, não negará.
Deus velará por ti.
Como estiveres, não temas, vem!
Deus velará por ti;
Ele te entende e te ama bem!
Deus velará por ti.
033 - Com Tua Mão Segura
Henry Maxwell Wrigth
Com Tua mão, segura bem a minha,
Pois eu tão fraco sou, ó Salvador!
Que não me atrevo a dar nem um só passo
Sem Teu amparo, meu Jesus Senhor!
Com Tua mão, segura bem a minha,
E mais e mais unido a Ti, Jesus.
Ó traze-me, que nunca me desvie
De Ti, Senhor, a minha vida e luz!
Com Tua mão, segura bem a minha,
E, pelo mundo, alegre seguirei:
Mesmo onde as sombras caem mais escuras
Teu rosto vendo, nada temerei.
E, se chegar à beira desse rio,
Que Tu por mim quiseste atravessar,
Com Tua mão segura bem a minha,
E sobre a morte eu hei de triunfar.
Quando voltares esses céus rompendo,
segura bem a minha mão, Senhor,
E, meu Jesus, ó leva-me contigo,
Para onde eu goze Teu eterno amor.
153 - Soldados de Cristo
José T. De Lima
Soldados de Cristo que entrastes na lida.
Lutai sem desmaio, lutai com valor;
E o inimigo levai de vencida,
Dizendo que Cristo é nosso Senhor.
Soldados de Cristo, marchei sempre avante,
Levando à destra as armas da luz;
As almas perdidas buscai triunfantes
E prestes, levai-as a Cristo Jesus.
Peleja, ó crente, a santa peleja,
Prossegue avante por Cristo Jesus;
E sê mui valente; na frente estejas,
Dizendo que Cristo morreu numa cruz.
A aurora se acerca do dia faustoso,
Em que prêmio terão a fé e o valor;
E nele, Jesus, galardão grandioso,
Dará a qualquer que sair vencedor.
2- APRESENTAÇÃO DA LIÇÃO
A) Objetivos da Lição:
I) Mostrar a necessidade de
disciplina na igreja;
II) Destacar que a disciplina tem
como propósito preservar a honra cristã e repelir a prática do pecado;
III) Apresentar as diferentes
formas de disciplina elencadas na Bíblia.
B) Motivação:
A disciplina sempre
existiu entre o povo de Deus. Desde os tempos em que os hebreus saíram da
escravidão no Egito até os dias atuais, a disciplina tem sido o método
instituído pelo Senhor como forma de preservar a santidade e a comunhão com o
seu povo. Esse processo pode ser compreendido pela forma como Deus usou a Lei,
os profetas e, por fim, seu próprio Filho anunciando a mensagem do Reino.
C) Sugestão de Método:
Nesta
lição, a compreensão do processo de disciplina é fundamental para que os
crentes possam manter-se compromissados com o Evangelho. Analise com seus
alunos os métodos de disciplina instruídos na Bíblia, especificamente, nas Cartas
Pastorais. Em seguida, relacione se tais métodos têm sido adotados com
frequência atualmente e converse com seus alunos sobre o que pode ser feito
para estimular a prática da disciplina na igreja.
3- CONCLUSÃO DA LIÇÃO
A) Aplicação:
A prática da
disciplina, embora pareça indigesta para alguns crentes, não deve ser entendida
como uma punição que tem a pretensão de humilhar o pecador. Antes, a disciplina
é a prova mais clara de que o Senhor repreende e corrige a todos que Ele ama.
Nesse sentido, o crente deve aceitar a disciplina como indispensável para
melhorar o seu comportamento e testemunho cristãos.
4- SUBSÍDIO AO PROFESSOR
A) Revista Ensinador Cristão.
Vale
a pena conhecer essa revista que traz reportagens, artigos, entrevistas e
subsídios de apoio à Lições Bíblicas Adultos. Na edição 96, p. 40, você
encontrará um subsídio especial para esta lição.
B) Auxílios Especiais:
Ao final do
tópico, você encontrará auxílios que darão suporte na preparação de sua aula:
1) O texto “Correção”, localizado
depois do primeiro tópico, traz a definição do conceito de correção e o seu
propósito na vida cristã;
2) O texto “Deus disciplina seus
filhos”, ao final do terceiro tópico, amplia a reflexão sobre o bom efeito da
disciplina. A forma como os pais corrigem seus filhos exemplifica e justifica
por que Deus também aplica a correção para com os seus filhos por adoção.
INTRODUÇÃO
Nesta lição, estudaremos sobre a
prática da disciplina na igreja. Embora seja muito necessária, a disciplina
como prática da Igreja Cristã vem sendo esquecida e negligenciada por muitos.
Ora, uma igreja que não corrige seus membros perdeu a sua identidade, não
passando de um mero grupo social. O resultado disso são igrejas fracas,
anêmicas e sem testemunho cristão. Por isso, o nosso assunto da disciplina
cristã como um processo formativo do caráter cristão nas modalidades corretiva
e formativa.
Palavra Chave: Disciplina
I – A NECESSIDADE DA DISCIPLINA
BÍBLICA
1- Deus é santo.
Santidade é um dos atributos de Deus (Os atributos de Deus são qualidades atribuídas ao caráter divino de acordo com sua auto-revelação e que nos ajudam a entender quem é Deus. Saiba mais: Estilo Adoração) e, por isso, é uma das causas que justificam a necessidade da disciplina na igreja: “Eu sou santo” (Lv 11.45). Deus é santo e como tal deve ser reconhecido. Jesus mostrou na oração do Pai Nosso a necessidade de reconhecermos a santidade de Deus: “santificado seja o teu nome” (Mt 6.9). Quando Deus se faz presente, a nossa pecaminosidade se evidencia: “E, vendo isso Simão Pedro, prostrou-se aos pés de Jesus, dizendo: Senhor, ausenta-te de mim, por que sou um homem pecador” (Lc 5.8). Assim, quando o comportamento pecaminoso na vida do crente não é corrigido, a santidade de Deus deixa de ser reconhecida.
2- A Igreja é santa.
Deus é santo
e a igreja também deve ser: “Sede santos porque eu sou santo” (1 Pe 1.16). Ao
formar seu povo, tanto na Antiga como na Nova Aliança, o desejo do Senhor é que
ele fosse um povo separado. Na verdade, a palavra grega hagios, traduzida como
“santo”, possui o sentido de “separado” ou “consagrado”.
3- Quando a igreja não disciplina.
Se a igreja, como Corpo de Cristo deve ser santa (1 Co 3.16), da mesma forma o cristão, como membro desse Corpo, o deve ser também (1 Co 6.19). A santidade faz parte da identidade do cristão (Ef 1.1). Logo, a falta de disciplina acaba embotando (Que deixou de ter força; que perdeu o vigor ou a sensibilidade; enfraqueceu, atenuou, etc) essa identidade. Surge, então, a imagem do crente “mundano” ou “carnal”. Na verdade, esses adjetivos revelam de fato um crente indisciplinado. Alguém que não tratou, ou não foi tratado, aquilo que acabou se tornando um hábito pecaminoso. Nesse sentido, a falta de disciplina acaba destruindo o limite entre o sagrado e o profano. Portanto, uma igreja que não disciplina seus membros torna-se mundana (Ap 3.19).
SINOPSE I
Santidade é um dos atributos de
Deus e, por isso, é uma das causas que justificam a necessidade da disciplina
na igreja.
Escola Bíblica︱1º Trimestre de 2024︱Adultos O Corpo de Cristo –Origem, Natureza e Missão da Igreja no Mundo︱Neweb︱Compromisso com a Palavra
II – O PROPÓSITO DA DISCIPLINA
BÍBLICA
1- Manter a honra de Cristo.
Quando o pecado não é tratado na vida do crente, Cristo é desonrado: “O nome de
Deus é blasfemado entre os gentios por causa de vós” (Rm 2.24). Se não
corrigido, o comportamento pecaminoso compromete o testemunho cristão. No caso
da igreja de Corinto, onde um dos seus membros adotou um comportamento
flagrantemente pecaminoso sem, contudo, ter uma resposta enérgica da igreja,
condenando essa prática, levou o apóstolo Paulo a censurá-la (1 Co 5.2). Não é
possível alguém adotar um comportamento pecaminoso sem que com isso incorra em
julgamento divino (1 Co 11.27-34; Ap 2.14,15).
¹ Geralmente se ouve que há entre vós fornicação, e fornicação tal, que nem ainda entre os gentios se nomeia, como é haver quem possua a mulher de seu pai.
² Estais ensoberbecidos, e nem ao menos vos entristecestes por não ter sido dentre vós tirado quem cometeu tal ação.
³ Eu, na verdade, ainda que ausente no corpo, mas presente no espírito, já determinei, como se estivesse presente, que o que tal ato praticou,
⁴ Em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, juntos vós e o meu espírito, pelo poder de nosso Senhor Jesus Cristo,
⁵ Seja, este tal, entregue a Satanás para destruição da carne, para que o espírito seja salvo no dia do Senhor Jesus.
⁶ Não é boa a vossa jactância. Não sabeis que um pouco de fermento faz levedar toda a massa?
⁷ Alimpai-vos, pois, do fermento velho, para que sejais uma nova massa, assim como estais sem fermento. Porque Cristo, nossa páscoa, foi sacrificado por nós.
⁸ Por isso façamos a festa, não com o fermento velho, nem com o fermento da maldade e da malícia, mas com os ázimos da sinceridade e da verdade.
⁹ Já por carta vos tenho escrito, que não vos associeis com os que se prostituem;
¹⁰ Isto não quer dizer absolutamente com os devassos deste mundo, ou com os avarentos, ou com os roubadores, ou com os idólatras; porque então vos seria necessário sair do mundo.
¹¹ Mas agora vos escrevi que não vos associeis com aquele que, dizendo-se irmão, for devasso, ou avarento, ou idólatra, ou maldizente, ou beberrão, ou roubador; com o tal nem ainda comais.
¹² Porque, que tenho eu em julgar também os que estão de fora? Não julgais vós os que estão dentro?
¹³ Mas Deus julga os que estão de fora. Tirai pois dentre vós a esse iníquo."
"Sem dúvida, a igreja de corinto era a mais complicada de todas fundadas pelo apóstolo Paulo. Mesmo sendo aquela igreja que tinha todos os dons, foi chamada de igreja carnal, e uma igreja muito problemática.
A igreja de Corinto é tipo dos pentecostais de hoje. São cheios de fogo, mas com um nome sujo. São cheios de dons, mas também cheios de inveja, intrigas, brigas, escândalos e etc".
2- Frear o comportamento pecaminoso.
Outro propósito da disciplina cristã está no fato de que ela põe um
freio no comportamento pecaminoso. Isso porque o pecado é algo
extraordinariamente contagioso que tem poder de se alastrar com grande
facilidade. “Não sabeis que um pouco de fermento faz levedar toda a massa?” (1
Co 5.6).
3- Não tolerar a prática do pecado.
Em 1 Coríntios 5, o apóstolo Paulo censura os coríntios porque não estavam adotando medida alguma contra a prática do pecado por parte de um de seus membros (1 Co 5.1,2). A consequência disso é que esse pecado acabaria enfraquecendo a igreja, pois uma igreja que não pratica a disciplina bíblica fatalmente fracassará. Nesse sentido, não se pode tolerar a prática do pecado, ou o comportamento pecaminoso, na igreja nem fora dela: “Mas tenho contra ti o tolerares que Jezabel, mulher que se diz profetisa, ensine e engane os meus servos, para que se prostituam e comam dos sacrifícios da idolatria” (Ap 2.20).
SINOPSE II
O propósito da disciplina cristã está no fato de que ela mantém a honra de Cristo na conduta do crente e põe um freio no comportamento pecaminoso.
AUXÍLIO BIBLIOLÓGICO
CORREÇÃO – Esta palavra é usada
para regenerar, emendar, restaurar, disciplinar. A correção é uma função e uma
responsabilidade do pai para com os seus filhos (Pv 23.13; 29.17; Jr 2.30; Hb
12.9) é de Deus para com o seu povo (Jó 5.17; Pv 3-12; Hb 12.7, 9). Tanto os
termos em hebraico como em grego sugerem um significado duplo; instruir, guiar,
argumentar; e, também, punir, castigar, reprovar. A correção é visível em todo
o processo de criação dos filhos, como sugere o termo grego mais comum paideuo,
‘educar um filho’, envolvendo tanto a orientação positiva, como a disciplina
negativa, no caso de má conduta. A expressão que mostra que a Palavra de Deus é
útil para a correção (2 Tm 3.16), ressalta o seu valor na melhoria de vida e do
caráter do crente. O termo grego aqui significa ‘restauração a um estado de
retidão”‘ (PFEIFFER, Charles F. et al. Dicionário Bíblico Wycliffe. Rio de
Janeiro: CPAD, 2006, p.466).
Escola Bíblica︱1º Trimestre de 2024︱Adultos O Corpo de Cristo –Origem, Natureza e Missão da Igreja no Mundo︱Neweb︱Compromisso com a Palavra
III – AS FORMAS DE DISCIPLINA
BÍBLICA
1-. A disciplina como modo de correção.
As Escrituras mostram a necessidade de sermos corrigidos. A correção contribui para o crescimento e formação do caráter cristão: “Porque que filho há a quem o pai não corrija?” (Hb 12.7). Todos os crentes, de alguma forma, tiveram a necessidade de ser corrigidos em algum momento. Se alguém não é corrigido quando erra, então, segundo a Bíblia, trata-se de um bastardo (Nascido fora do casamento; filho que foi gerado e nasceu fruto de uma relação fora do casamento. Veja que a condição que se dá a alguém que comete ou vive na prática do pecado e não é corrigido é de alguém que não é considerado filho de Deus. Muito sério isso, já que estamos falando de pessoas que estão dentro das igrejas, mas que vivem como se não estivessem dentro delas. Vivem com a aparência do evangelho sem nunca terem experimentado a transformação do evangelho que nos faz filhos de Deus).) e não de filho (Hb 12.8). Pedro, por exemplo, teve que ser corrigido por Paulo quando adotou uma atitude visivelmente errada em relação aos gentios (Gl 2.11-14).
¹² Porque, antes que alguns tivessem chegado da parte de Tiago, comia com os gentios; mas, depois que chegaram, se foi retirando, e se apartou deles, temendo os que eram da circuncisão.
¹³ E os outros judeus também dissimulavam com ele, de maneira que até Barnabé se deixou levar pela sua dissimulação.
¹⁴ Mas, quando vi que não andavam bem e direitamente conforme a verdade do evangelho, disse a Pedro na presença de todos: Se tu, sendo judeu, vives como os gentios, e não como judeu, por que obrigas os gentios a viverem como judeus?"
Gálatas 2.11-14
Quando o crente comete alguma falta e não é corrigido, a tendência é que isso
acabe se tornando um comportamento. O comportamento errado é reforçado. Dessa
forma, o alvo da disciplina é levar aquele que pecou, ou vive na prática do
pecado, à restauração e reconciliação (Gl 6.1).
"A correção como forma de educação e ensino pra formação do caráter do cristão.
2- A disciplina como forma de restauração.
A palavra grega katartizo, traduzida aqui como “encaminhai o tal”
significa na verdade “restaurar”. É usada em Mateus 4.21 para se referir aos
“reparos” (remendos) das redes de pescas. O sentido, portanto, é fazer com que
a pessoa atingida pelo pecado seja restaurada ao seu anterior estado de
bem-estar com Deus, da mesma forma que uma rede de pesca volta à sua utilidade
após ser consertada. Nesse aspecto, dizemos que a disciplina cumpre o
importante papel de restaurar o ferido, conforme a instrução do apóstolo Paulo
à igreja de Corinto para que restaurasse o faltoso à comunhão (2 Co 2.5-8).
Katartizo é "tornar perfeito", “completamente preparado"; é restaurar a pessoa a fim de que esteja bem pra servir a Deus e a igreja. Se ela servia e agora caiu no pecado que seja disciplinada, repreendida, restaurada ao estado anterior pra que volte a servir. Veja exemplos da palavra katartizo no novo testamento:
Esse tipo de disciplina é também conhecido como “cirúrgica”. Isto
porque o membro é cortado do Corpo de Cristo: “Tirai, pois, dentre vós a esse
iníquo” (1 Co 5.13). Nesse caso, há um desligamento e não apenas um afastamento
da comunhão: “Em verdade vos digo que tudo o que ligardes na terra será ligado
no céu, e tudo o que desligardes na terra será desligado no céu” (Mt 18.18).
Assim, o indivíduo perde a condição de membro pelo desligamento, já que o
Senhor disse que ele passa a ser considerado “gentio” e “publicano” (Mt 18.17).
Esse desligamento corta o vínculo da comunhão entre o membro e a igreja. Não
há, portanto, mais vínculo entre o crente excluído por esse processo
disciplinar e a igreja da qual fazia parte.
"Pelas palavras do apóstolo Paulo em advertir a igreja de Corinto contra o pecador que cometia tal pecado e aparenta não querer receber a repreensão nem a correção, disciplina, era de exclusão da igreja. O individuo não aceitou a repreensão paulina para o arrependimento, logo Paulo recomenda que a igreja exclua ele do rol da igreja. Ele não poderia continuar na igreja, pois contaminaria os demais. Paulo recomenta: "⁹ Já por carta vos tenho escrito, que não vos associeis com os que se prostituem;". Não poderia haver associação do pecador confesso, que não aceitara a disciplina, com a igreja."
SINOPSE III
A disciplina faz com que a pessoa
atingida pelo pecado seja restaurada ao seu anterior estado de bem-estar com
Deus.
AUXÍLIO TEOLÓGICO
DEUS DISCIPLINA SEUS FILHOS (HB
12.4-15)
A correção de Deus é dirigida à
produção de justiça e paz (Hb 12.10b, 11). O autor revela o fim para o qual se
destina a disciplina ou a correção de Deus. Não importa o quanto possam ser
desagradáveis as experiências difíceis das nossas vidas, ou dolorosos os nossos
sofrimentos, nós podemos obter consolo do fato de que ‘mais tarde’ tais
experiências produzirão ‘um fruto pacífico de justiça’. O resultado,
entretanto, não é automático. A palavra traduzida como ‘exercitados’ no
versículo 11 é gegymnasmenois, que deriva do atletismo, onde ela significa um
exercício contínuo. O atleta diz: ‘sem esforço não há resultados’, querendo
dizer que somente rompendo o tecido muscular e reconstruindo tecidos mais
fortes é que ele pode atingir e seu objetivo. A correção que Deus impõe nos dá
oportunidades cada vez mais novas para nos exercitarmos espiritualmente, e
desta forma nos aproximarmos mais do objetivo de Deus para nós, de vidas
verdadeiramente justas e de paz interior” (RICHARDS, Lawrence O. Comentário
Histórico-Cultural do Novo Testamento. Rio de Janeiro: CPAD, 2007, pp.510,11).
CONCLUSÃO
Nesta lição, vimos o valor da
disciplina cristã sob diferentes aspectos. A disciplina se mostra necessária
quando sabemos que Deus é santo e exige que seu povo seja santo. Por outro
lado, a disciplina também cumpre os propósitos de Deus quando ela conduz o
cristão a se conformar com o caráter de Cristo. Uma igreja indisciplinada,
portanto, perdeu o bom cheiro de Cristo (2 Co 2.14).
Escola Bíblica︱1º Trimestre de 2024︱Adultos O Corpo de Cristo –Origem, Natureza e Missão da Igreja no Mundo︱Neweb︱Compromisso com a Palavra
REVISANDO O CONTEÚDO
1- Qual é uma das causas que justificam a necessidade da disciplina na igreja?
Santidade é um dos atributos
de Deus e, por isso, é uma das causas que justificam a necessidade da
disciplina na igreja.
2- O que acontece quando o pecado não é tratado na vida do crente?
Quando o pecado não é tratado na vida do
crente, Cristo é desonrado.
3- Por que o apóstolo Paulo censura os crentes em 1 Coríntios 5?
Um dos seus membros adotou um
comportamento flagrantemente pecaminoso sem, contudo, ter uma resposta enérgica
da igreja. A condenação dessa prática, levou o apóstolo Paulo a censurá-la (1 Co
5.2).
4- Cite três formas de disciplina bíblica de acordo com a lição.
As formas de disciplina são: a disciplina como
modo de correção; a disciplina como forma de restauração; e a disciplina como
modo de exclusão.
5- Com o que a correção contribui?
A correção contribui para o crescimento e formação do caráter cristão.
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