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Lição 9 - O Batismo: A Primeira Ordenança da Igreja

TEXTO AUREO

“Portanto, ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo.” (Mt 28.19)

VERDADE PRÁTICA

O batismo é uma ordenança de Jesus Cristo e, por isso, deve ser uma prática obedecida pela igreja.

LEITURA DIÁRIASegunda – At 16.33 Uma prática cristã.
³³ E, tomando-os ele consigo naquela mesma hora da noite, lavou-lhes os vergões; e logo foi batizado, ele e todos os seus.
Atos 16.33

Terça – Mt 28.19 Uma ordenança de Jesus Cristo.
¹⁹ Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;
Mateus 28.19

Quarta – Mc 16.16 O batismo é para quem crê verdadeiramente em Cristo.
¹⁶ Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.
Marcos 16.16

Quinta – At 2.38 Batizando os verdadeiramente convertidos.
³⁸ E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo;
Atos 2.38

Sexta – Cl 2.12 Identificados com Cristo.
¹² Sepultados com ele no batismo, nele também ressuscitastes pela fé no poder de Deus, que o ressuscitou dentre os mortos.
Colossences 2.12

Sábado – At 2.41 Testemunho público da fé.
⁴¹ De sorte que foram batizados os que de bom grado receberam a sua palavra; e naquele dia agregaram-se quase três mil almas,
Atos 2.41

289 - Sob o Sangue Teu
Paulo Leivas Macalão

1 Asperge hoje meu coração,
Com sangue Teu, ó Redentor!
Liberta-me da vil tentação,
Com sangue Teu, Senhor!
 
Sob o sangue Teu, Senhor,
Guarda-me da corrupção!
Sob o sangue expiador,
Eu tenho proteção!

 
2 De todas dúvidas, do temor,
No sangue Teu, vem me lavar,
Dos males do grande tentador,
O queiras me livrar!
 
3 Refúgio acha o pecador,
No sangue Teu, ó meu Jesus;
Asperge-me sempre, ó Senhor,
No sangue, lá da cruz!
 
4 O vem me enchendo do Teu vigor,
Pelo manar do sangue Teu;
Fazendo-me mais que vencedor,
Pelo poder de Deus.
 
5 Concede-me a perfeita paz,
Por Tua cruz e sangue Teu;
Com ricos dons, ó me satisfaz,
E faz-me ver o céu.

447 - Nascer de Novo
Eufrosine Kastberg / Emílio Conde

1 Nascestes de novo? Andas já com Deus?
Pertences ao povo, que vai para os céus?
Tens a lei escrita no teu coração?
Em ti já habita plena salvação?
 
Se o caminho é estreito, a porta é também,
Tudo está feito, não demores, vem!
No portal da vida Cristo acharás,
Ao findar a lida lá no céu tu estarás.
 
2 Já desceste às águas, passaste o Jordão?
Tens ainda mágoas no teu coração?
Foste batizado como foi Jesus?
Segues a Seu lado para o céu de luz?
 
3 O poder vindouro recebeste já?
Tens o teu tesouro escondido lá?
Vida de vitória vives já com Deus?
Marchas para glória? Andas para os céus?
 
4 Ao ouvir o brado: “Eis que Cristo vem”,
Tens te preparado pra dizer amém?
Alvo é teu vestido, clara é tua luz?
Canta co’os remidos – Vem, Senhor Jesus.

470 - Batismo
Antônio Torres da Silva

1 Tua graça é Deus amado,
Vem agora conceder,
Aos que vão ser batizados,
Dá-lhes o Espírito e poder.
 
Com o Teu Espírito Santo,
Estas almas vem selar;
Dá-lhes vida e novo canto,
P’ra Tua glória conquistar.
 
2 A fim de pra Ti viverem,
Mortos para o mundo estão;
Para o Espírito receberem,
Dá-lhes puro coração.
 
3 Com Espírito por Deus dado,
Vem, ó vem já batizar,
Os que hoje seus pecados,
Vêm nas águas, sepultar.
 
4 Já contigo ressurgidos,
O Teu nome louvarão;
Em Jerusalém, vestidos;
Sim, de branco, reinarão!

LEITURA BIBLICA EM CLASSE

Romanos 6.1-11
¹ Que diremos, pois? Permaneceremos no pecado, para que a graça seja mais abundante?
² De modo nenhum! Nós que estamos mortos para o pecado, como viveremos ainda nele?
³ Ou não sabeis que todos quantos fomos batizados em Jesus Cristo fomos batizados na sua morte?
⁴ De sorte que fomos sepultados com ele pelo batismo na morte; para que, como Cristo ressuscitou dos mortos pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida.
⁵ Porque, se fomos plantados juntamente com ele na semelhança da sua morte, também o seremos na da sua ressureição;
⁶ sabendo isto: que o nosso velho homem foi com ele crucificado, para que o corpo do pecado seja desfeito, afim de que não sirvamos mais ao pecado.
⁷ Porque aquele que está morto está justificado do pecado.
⁸ Ora, se já morremos com Cristo, cremos que também com ele viveremos;
⁹ sabendo que, havendo Cristo ressuscitado dos mortos, já não morre; a morte não mais terá domínio sobre ele.
¹⁰ Pois, quanto a ter morrido, de uma vez morreu para o pecado; mas, quanto a viver, vive para Deus.
¹¹ Assim também vós considerai-vos como mortos para o pecado, mas vivos para Deus, em Cristo Jesus, nosso Senhor.

PLANO DE AULA

1- INTRODUÇÃO

O Batismo em águas é uma importante prática da Igreja de Cristo. É um rito valorizado pelo nosso Senhor Jesus e praticado por toda a Igreja Primitiva. Ao longo dos séculos, esse rito tem sido uma identidade da Igreja de Cristo. Infelizmente, também ao longo dos anos, temos visto desvios tanto no seu propósito quanto em sua forma. Por isso, esta lição trará uma exposição da doutrina bíblica do Batismo em águas e, também, lições da história com o objetivo de instruir-nos.

2- APRESENTAÇÃO DA LIÇÃO

A) Objetivos da Lição:

I) Pontuar os pressupostos bíblico-doutrinários do Batismo;

II) Explicar o símbolo e o propósito do Batismo;

III) Esclarecer a fórmula e o método do Batismo.

B) Motivação:

O Batismo é a declaração pública da alma que abraçou a verdade do Evangelho. Por isso, o seu símbolo mais eloquente é o da alma que foi sepultada para o mundo e seus valores e ressuscitou para Deus a fim de andar em novidade de vida.

C) Sugestão de Método: 

Na exposição do primeiro tópico, há uma palavra que, talvez, algum aluno nunca tenha ouvido falar: sacramento. Por isso, aproveite a oportunidade para explicá-la e reforçar a diferença entre sacramento e ordenança. Explique que a palavra “sacramento” traz uma ideia de um ritual ou sinal que tem como resultado uma graça de Deus sendo transmitida ao indivíduo. Já a palavra ordenança traz a ideia de uma prática ou cerimônia prescrita no Novo Testamento dentro de uma perspectiva memorial. Por exemplo, a Ceia do Senhor é um memorial do sacrifício do Senhor, instituído por Jesus e, por isso, deve ser celebrada por seus seguidores.

3- CONCLUSÃO DA LIÇÃO

A) Aplicação: 

O Batismo é um símbolo que nos relembra de uma vida integralmente dedicada a Cristo. É uma imagem poderosa para que o nosso relacionamento com Cristo seja muito mais profundo, intenso e edificante.

4- SUBSÍDIO AO PROFESSOR

A) Revista Ensinador Cristão. 

Vale a pena conhecer essa revista que traz reportagens, artigos, entrevistas e subsídios de apoio à Lições Bíblicas Adultos. Na edição 96, p.40, você encontrará um subsídio especial para esta lição.

B) Auxílios Especiais: 

Ao final do tópico, você encontrará auxílios que darão suporte na preparação de sua aula:

1) O texto “A Ordenança do Batismo”, localizado depois do primeiro tópico, aprofunda a compreensão do Batismo em águas como uma ordenança de Cristo;

2) O texto “O Propósito do Batismo”, ao final do segundo tópico, amplia a reflexão a respeito do símbolo e do propósito do Batismo.

INTRODUÇÃO

Nesta lição, vamos estudar uma importante prática cristã – o Batismo em águas. (O batismo nas águas é uma ordenança do Senhor Jesus para sua Igreja. O batismo nas águas está relacionado ao início da vida cristã, num tipo de identificação pública de que um indivíduo pertence à Igreja.) Veremos que o rito do Batismo foi praticado por João Batista, Jesus Cristo e seus apóstolos e, posteriormente, pelos cristãos da Igreja Primitiva. É uma prática, portanto, de grande importância para a Igreja de Cristo. Contudo, como toda doutrina cristã, a prática do Batismo também tem sofrido desvios ao longo da história, tanto no seu propósito quanto na sua forma. Assim, é necessário deixarmos a Bíblia falar a fim de que o propósito correto para o qual foi instituída essa importante prática seja observado.

O batismo de João foi uma prática que tem sua origem no batismo de prosélito, que consistia praticamente na prática de inserir um gentio na comunidade judaica. A profissão da fé e das práticas religiosas judaicas por parte dos gentios não eram suficientes, sendo necessário uma ação visível de que aquele indivíduo estava agora inserido na comunidade judaica através do batismo de João. 

Como veio preparar o caminho do Senhor, em suas pregações João começou a dizer que os judeus também necessitavam de serem batizados pra poderem receber o Reino de Deus.  Eles precisavam se arrepender de seus pecados e serem aceitos por Deus, e o batismo era um sinal da vida nova que aquele indivíduo desfrutava agora com Deus,  gentio ou judeu.

O batismo de João pertence ao antigo pacto,  e o de Cristo ao novo pacto.

O batismo nas águas é um sinal da nova vida em Cristo,  ele não gera ou dá nova vida, ele é o sinal visível de que o indivíduo pertence agora a comunidade de Deus,  numa nova relação, íntima, com Deus. 

É o selo que autêntica o indivíduo pertecente a nova aliança, a aliança de Cristo. 

Sendo assim, todo aquele que aceita Cristo como Salvador, já teve seus pecados perdoados por Jesus e precisa externar sua nova vida pra a comunidade, isso ele demonstra obedecendo a essa ordenança que Cristo deixou, o batismo em águas. 

Neweb 

I- PRESSUPOSTOS BÍBLICO-DOUTRINÁRIOS DO BATISMO

1- O Batismo visto como sacramento: a origem de um erro. 

A tradição católica e alguns segmentos do protestantismo histórico ( Os luteranos veem o batismo como graça salvadora quando acompanhada da fé.) veem uma prática do batismo como um sacramento. A palavra “sacramento” vem do latim sacramenntum, significando um sinal sagrado capaz de conferir graça àquele que dele participa. Nesse sentido, Agostinho (Saiba mais da biografia de Agostinho de Hipona) (354-430 d.C), bispo de Hipona, que introduziu esse desvio na igreja, entendia que o batismo, como sacramento, é um rito que transmite graça espiritual independentemente da fé de quem o pratica. Esse entendimento teológico doutrinário define um sacramento como sendo um sinal visível de uma graça invisivel. Dessa forma, na visão de algumas tradições cristãs, o batismo torna-se necessário para a salvação.

Sacramento são rituais em que se afirma que através deles a pessoa alcança uma graça proveniente de Deus para salvação e bem estar da sua alma. 

Os sacramentos da igreja católica são sete: Batismo, Eucaristia, Confirmação, Penitência, Matrimônio, Unção dos enfermos e Ordem.

O primeiro sacramento que recebe uma pessoa é o batismo, que lhe permite livrar-se do pecado original e ser filha de Deus. 

O batismo é o primeiro sacramento e ele insere o fiel na vida cristã, pois mostra o desejo de alcançar a salvação. Por ele, somos libertos do pecado, entregues à paternidade de Deus, unidos em Jesus Cristo e incorporados à Igreja.

A eucaristia (que consiste em receber a hóstia consagrada; isto é, o corpo de Cristo).

A Eucaristia representa a fonte de todo culto e vida cristã, pelo qual se realiza a comunhão do povo de Deus e se completa a edificação do Corpo de Cristo. Recomenda-se que os fiéis recebam a sagrada comunhão na Missa,

A confirmação (a pessoa ratifica a sua fé).

Na confirmação, os batizados avançam em seu caminho de iniciação cristã. São enriquecidos com os dons do Espírito Santo e chamados a testemunhar Jesus Cristo por obras e palavras. A unção do crisma na fronte, pelo óleo consagrado pelo bispo, deve ser realizado na igreja e inserido na celebração da Missa.

A penitência (a confissão dos pecados para que um sacerdote/padre, através de Deus, outorgue o perdão).

No sacramento da penitência, os fiéis confessam seus pecados ao sacerdote, devendo estar arrependidos e intencionados a se corrigir mediante a absolvição que lhes é dada.

O matrimônio (a união de uma mulher e um homem).

É pelo matrimônio que o homem e a mulher batizados se entregam e se recebem mutuamente, pelo bem do casal e educação dos filhos.

A unção dos doentes (é preparada a pessoa que está prestes a morrer para o seu encontro com Deus) são sacramentos.

A unção dos doentes é o sacramento pelo qual a Igreja encomenda a Deus os fiéis perigosamente doentes, para que os alivie e salve, ungindo-os com o óleo e proferindo as palavras prescritas nos livros litúrgicos. A unção dos doentes será administrada ao fiel que se encontrar em perigo de morte, estando no uso da razão ou que tenha manifestado esse desejo anteriormente.

A ordem sagrada, que permite que um homem se converta em padre.

As ordens são o episcopado (bispo), o presbiterado (padre) e o diaconado (diácono). É pelo sacramento da ordem e por vocação divina que alguns entre os fiéis, pelo carácter permanente com que se comprometem, são constituídos ministros sagrados, isto é, são consagrados para que, segundo o grau de cada um, apascentem o povo de Deus,

Cada um dos sacramentos acontece durante um período da vida das pessoas. Iniciando com o batismo, logo após o nascimento, e terminando com a Unção dos enfermos, dada aos doentes no final da vida.

2- O Batismo não é sacramento, mas ordenança de Cristo. 

O ensino bíblico concernente ao Batismo é que ele é uma ordenança e não um sacramento: “Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espirito Santo” (Mt 28.19). Não há, portanto, no Batismo, um poder mágico capaz de transmitir graça para a salvação. O ensino bíblico é que o Batismo é uma ordenança dada por Cristo a quem já foi alcançado pela graça, e não a quem quer obter alguma graça através dele.

O batismo nas águas foi uma ordem deixada por Jesus para todos aqueles que já foram alcançados pelo seu amor e perdão e foram salvos gratuitamente, por isso chamado de ordenança de Cristo, esse é o sentido litúrgico do batismo.

Batismo  do grego baptizō, significa imergir, mergulhar. Eram realizados em águas abundantes de rios, lagoe, mares ou em algum outro local que tivesse água suficiente pra que a pessoa fosse imergida. Esse é o sentido literal do batismo.

3- O Batismo deve ser  administrado aos adultos. 

O mesmo Agostinho que entendia o Batismo como um sacramento, defendeu também que os bebês, por haverem nascidos com o pecado original, precisavam ser batizados para serem salvos. Nesse caso, o Batismo deveria ser administrado a eles para anular o pecado original. Evidentemente que esse entendimento do bispo de Hipona está contra o ensino de Cristo, que afirmou que as crianças fazem parte do Reino de Deus: “Jesus, porém, disse: Deixai os pequeninos, não os estorveis de vir a mim, porque dos tais é o Reino dos céus” (Mt 19.14). Logo, não há vestígios no Novo Testamento de crianças sendo batizadas, pois nosso Senhor disse que o Batismo deveria ser administrado a quem cresse (Mc 16,16). Uma criança, que ainda não chegou á idade da razão não tem maturidade para crer e fazer escolhas.

Se o batismo nas águas é um testemunho da fé em Jesus de alguém que já foi alcançado pela salvação em Cristo,  logo esse alguém é dotado da razão; faculdade humana que faz com que o indivíduo posso raciocinar, apreender, compreender, ponderar, julgar; a inteligência. Logo essa faculdadde não é pertinente a uma criança. É a faculdade de escolha. Essa ordenança, o batismo, só poderá ser cumprida por alguém que possua razão, que escolheu Jesus como salvador, se arrependeu de seus pecados e alcançou perdão divino.

SINOPSE I

O Batismo em águas é uma ordenança que deve ser ministrada aos adultos.

AUXÍLIO TEOLÓGICO

A ORDENANÇA DO BATISMO

A ordenança do batismo nas águas tem feito parte da prática cristã desde o início da Igreja. Era tão intima da vida da Igreja Primitiva, que F. F. Bruce comenta: ‘A ideia de um cristão não batizado realmente sequer é contemplada no Novo Testamento’. Existiam, na realidade, alguns ritos batismais similares já antes do Cristianismo, inclusive entre algumas religiões pagãs e a comunidade judaica (para os prosélitos gentios convertidos ao Judaísmo). Antes do ministério público de Jesus, João Batista enfatizava um ‘batismo de arrependimento’ aqueles que desejassem entrar no prometido Reino de Deus. A despeito de algumas semelhanças com esses vários batismos, o significado e propósito do batismo cristão vai além de todos eles. Cristo estabeleceu o modelo para o batismo cristão quando Ele mesmo foi batizado por João, no início de seu ministério público (Mt 3.13-17). Posteriormente, ordenou que seus seguidores saíssem pelo mundo, fazendo discípulos, ‘batizando-os em [gr. eis para dentro de’] nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo’ (Mt 28.19)- Cristo, portanto, instituiu a ordenança do batismo, tanto pelo seu exemplo quanto pelo seu mandamento” (HORTON, Stanley. Teologia Sistemática: Uma Perspectiva Pentecostal. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2023, pp. 569-70).

Escola Bíblica︱1º Trimestre de 2024︱Adultos O Corpo de Cristo –Origem, Natureza e Missão da Igreja no Mundo︱Neweb︱Compromisso com a Palavra

II- O SÍMBOLO E O PROPÓSITO DO BATISMO

1- Símbolo do Batismo: Identificação com Cristo. 

O Batismo por imersão (Ato ou efeito de imergir(-se); imergência, submersão.) simboliza a união do crente com Cristo, por meio de sua a morte, sepultamento e ressurreição. Essa verdade é afirmada pelo apóstolo Paulo aos cristãos que estavam em Roma (Rm 6.3-5). Dessa forma, o apóstolo mostra que o ato de emergir da água onde havia sido submerso, retrata com precisão a identificação do cristão com a ressurreição de Cristo. Essa mesma verdade é afirmada na Carta aos Colossenses “Sepultados com ele no batismo, nele também ressuscitastes pela fé no poder de Deus, que o ressuscitou dos mortos".(Cl 2.12). Isso simboliza que a cristão morreu para a velha vida e agora entrou na nova vida em Cristo.

O batismo deva ser por imersão,  tanto o que batiza, oficiante, quanto o batizando, candidato devam descer as águas e o batizando deva ser imergido nas águas, Atos 8.38. 

Ao descer as águas fala da nossa morte com Cristo,  ao imergir fala do nosso sepultamento com Cristo e ao emergir fala da nossa ressurreição com Ele.

2- O Propósito do Batismo: Testemunho público da fé cristã. 

No contexto da fé biblica, o Batismo é uma pública profissão de fé. Isso significa que o crente, quando desce as águas batismais, está testemunhando de forma pública perante o mundo da sua nova vida em Cristo (At 2.41). Quem se candidata ao Batismo deve estar convicto e consciente da fé que abraçou. Aqui, não há território neutro (Cl 2.6). Enfim, o batismo é para os salvos e convertidos que estão dispostos a seguir Jesus (At 8.12; 16.14,15).

Como já foi dito anteriormente,  o batismo é pra quem já alcançaou a salvação em Cristo; o batismo é uma demonstração dessa nova vida em Cristo. 

3- Não há espaço para indecisão. 

Somente cristãos indecisos rejeitam ser batizados. As vezes isso acontece por ignorância ao sentido do ato. Outras vezes é por falta de convicção de fé. No primeiro caso, ás vezes o crente entende que após ser batizado não pode mais cometer qualquer tipo de falha. Embora a Bíblia mostre que o crente deve evitar o pecado (1 Jo 2.1), contudo, o Batismo não pode ser visto como uma vacina que imuniza o cristão contra o pecado. Este é vencido quando se anda no Espírito (Gl 5.15). Por outro lado, há muitos que rejeitam o Barismo justamente por falta de conversão. Estão conscientes das implicações que esse rito traz e não estão dispostos a cortar o cordão umbilical com o mundo.

Quem chegou até o nível de nova criatura em Cristo Jesus não pode ficar alheio ao Batismo nas águas. Seu desejo é de descer as águas batismais, demonstrando publicamente sua fé e sua nova vida. Ele anseia mostrar ao mundo sua nova pessoa, o quanto foi grande a transformação operada em sua vida. 

SINOPSE II

Batismo em águas simboliza uma identificação com Cristo e o testemunho público de fé.

AUXÍLIO TEOLÓGICO

O PROPÓSITO DO BATISMO

“[…] O batismo indica que o crente morreu para o velho modo de viver e entrou na ‘novidade da vida mediante a redenção em Cristo. O ato do batismo nas águas não leva a efeito essa identificação com Cristo, ‘mas a pressupõe e a simboliza’. O batismo, portanto, simboliza a ocasião em que aquele antes inimigo de Cristo faz sua ‘rendição final’. O batismo nas águas também significa que os crentes se identificaram com o corpo de Cristo, a Igreja. Os crentes batizados são admitidos na comunidade da fé e, com sua atitude, testificam publicamente diante do mundo sua lealdade a Cristo, juntamente com o povo de Deus. Essa parece ser uma das razões principais por que os crentes neotestamentários eram batizados quase imediatamente após a conversão. Num mundo hostil à fe cristã era importante que os recém-convertidos tomassem posição lado a lado com os discipulos de Cristo e se envolvessem imediatamente na vida total da comunidade cristă. Talvez um dos motivos por que o batismo com água não ocupa mais lugar de destaque em muitas igrejas seja por estar tão frequentemente separado do ato da conversão. O batismo é mais que ser obediente ao mandamento de Cristo. Relaciona-se com o ato de se tornar seu discipulo” (HORTON, Stanley. Teologia Sistemática: Uma Ferspectiva Pentecostal. ted. Rio de Janeiro CPAD, 2023, p. 570).

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III- A FÓRMULA E O MÉTODO DO BATISMO

1- Fórmula trinitária do Batismo. 

Durante a Grande Comissão, Jesus orientou seus discípulos: “Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo” (Mt 28.19). Essa é a fórmula trinitária ( Que se refere a Trindade) do batismo ( O uso da expressão em nome do Pai, do Filho e Espirito Santo.) cristão. Isso porque esse texto cita as três pessoas da Trindade: Pai, Filho e Espirito Santo. Um só Deus, três pessoas distintas, com uma só essência. No rito do Batismo, portanto, a orientação de Jesus precisa ser seguida pela invocação do nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

A forma trinitária do batismo demonstra a autoridade e a fórmula do batismo que deva ser em nome do Pai, do Filho e Espirito Santo. 

Assim o batismo deve ser por imersão na autoridade da Trindade e sob o nome dela; em nome do Pai,  do Filho e do Espirito Santo. 

2- Fórmula herética do Batismo. 

Nem todos os grupos dentro da tradição cristã seguem a fórmula trinitariana. Há grupos que seguem um tipo de doutrina modalista. Um exemplo é o unicismo (No cristianismosabelianismo (também conhecido como monoteísmo modalistapatripassianismounicismo, monarquianismo modal ou simplesmente modalismo) é a crença "unicista" de que Deus em sua unicidade se manifestou em carne e não em três pessoas distintas. O termo sabelianismo deriva-se de Sabélio, um bispo do século III d.C. e defensor da tese. Ele foi um discípulo de Noeto, motivo pelo qual os seguidores desta crença são chamados nas fontes patrísticas de noecianos. Já em outras fontes o chamava de patripassianismo. Os modalistas afirmam que o único número atribuído a Deus na Bíblia é "Um" e que não existe nenhuma trindade  atribuída a Deus explicitamente nas Escrituras. Os trinitários acreditam que os três membros da Trindade estavam presentes como seres aparentemente distintos no batismo de Jesus e acreditam que há outras evidências nas escrituras para a crença trinitária. WIKIPÉDIA)Esse grupo batiza seus membros somente em nome de Jesus. O suporte bíblico dele é buscado em alguns textos do livro de Atos, onde supostamente se negaria a prática trinitariana (At 2.38; 19.5). Convém dizer que esses textos não negam a fórmula trinitária nem tampouco negam a Trindade. Na verdade, o que é dito é que o Batismo era feito na autoridade de Jesus, isto é, naquilo que Ele fez e ensinou.

Apesar do unicismo se utilizar de verdades bíblicas; Há um só Deus e que Jesus é Deus, eles distorcem a verdade negando a essência de cada pessoa da Trindade e toda a doutrina da mesma.

O unicismo é a crença na existência de apenas um Deus e uma só pessoa da divindade.

Pra eles Deus é o Pai na Antiga aliança,  se encarnou em Jesus e Jesus é o Espírito Santo na nova aliança. Eles afirmam ter um único Deus,  mas nega a pessoa de cada um na Trindade. 

Pra eles um Deus só manifestado de três formas diferentes, Pai, Filho e Espirito Santo.

Pai e Filho são distintos e o Espírito Santo é o Espírito de Deus e não uma pessoa da Trindade. 

A doutrina modalista (cristãos unicistas) aceitam um só Deus, porém negam a Trindade, a essência e cada pessoa da Trindade; pra eles Deus se manifesta ora como Pai, ora como Filho, ora como Espírito Santo, ou seja, por modo, por isso modalismo pentecostal. Só batizam em nome de Jesus.

3- Imersão: o método bíblico do Batismo. 

Convém dizer que não há vestígios da prática do Batismo por aspersão no Novo Testamento. Esse tipo de Batismo se caracteriza por aspersão de água sobre o candidato. Entretanto, o contexto do Novo Testamento mostra claramente que o Batismo nos dias bíblicos era por imersão. A palavra grega baptizo possui o sentido de “mergulhar” e “submergir” tanto na Bíblia como fora dela. Vários textos bíblicos mostram a prática bíblica do Batismo por imersão: o povo saía para ser batizado por João no (dentro de) rio Jordão (Mc 1.5); da mesma forma, quando foi batizado, Jesus “saiu da água” (Mc 1.10); João batizava onde havia muita agua (Jo 3.23).

Formas de batismo:
  • Aspersão: a água é aspergida sobre o batizando;
  • Efusão: a água é derramada sobre o batizando, utilizando-se as duas mãos como concha;
  • Imersão: o batizando é imerso nas águas.

SINOPSE III

A fórmula trinitária do Batismo é: em nome do Pai, do Filho e do Espirito Santo.

CONCLUSÃO

Procuramos abordar as questões mais relevantes concernentes ao Batismo em águas. Mostramos que, embora não tenha a atribuição de salvação a quem dele participa, o Batismo é, sim, uma prática que deve ser levada a sério por todo crente que quer seguir as Palavras de Jesus. Por meio do Batismo nos identificamos com Cristo Jesus e tornamos pública a nossa profissão de fé.

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REVISANDO O CONTEÚDO

1- Explique o significado da palavra “sacramento”.

A palavra “sacramento” vem do latim sacramenntum, significando um sinal sagrado capaz de conferir graça àquele que dele participa.

2- De acordo com a lição, qual é o ensino bíblico sobre o Batismo?

O ensino bíblico concernente ao Batismo é que ele é uma ordenança e não um sacramento: “Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo” (Mt 28.19).

3- O que o Batismo simboliza?

O Batismo por imersão simboliza a união do crente com Cristo, por meio de sua morte, sepultamento e ressurreição.

4- Qual é o propósito do Batismo?

No contexto da fé bíblica, o Batismo é uma pública profissão de fé.

5- Quais são a fórmula e o método bíblico do Batismo?

A fórmula do batismo é trinitária: Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo; o método de batismo é por imersão em águas.

VOCABULÁRIO

Estorvar: importunar, incomodar, embaraçar.

Modalismo: doutrina herética que nega a existência das três pessoas da Santíssima Trindade na fé cristã.

 Pb. Rogério Faustino

Neweb

Compromisso com a Palavra

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