TEXTO ÁUREO
“Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca.” (Mt 26.41)
VERDADE PRÁTICA
No lugar de ceder à tentação, é melhor triunfar sobre ela.
LEITURA DIÁRIA
Segunda – Gn 3.1-5 A tentação que se origina do Diabo e seus ardis.
¹ Ora, a serpente era mais astuta que todas as alimárias do campo que o SENHOR Deus tinha feito. E esta disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda a árvore do jardim?
² E disse a mulher à serpente: Do fruto das árvores do jardim comeremos,
³ Mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis para que não morrais.
⁴ Então a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis.
⁵ Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal.
Genesis 3.1-5
² E disse a mulher à serpente: Do fruto das árvores do jardim comeremos,
³ Mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis para que não morrais.
⁴ Então a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis.
⁵ Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal.
Genesis 3.1-5
Terça – Tg 1.14,15 A tentação que se origina de
dentro do ser humano.
¹⁴ Mas cada um é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência.
¹⁵ Depois, havendo a concupiscência concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, sendo consumado, gera a morte.
Tiago 1.14,15
¹⁵ Depois, havendo a concupiscência concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, sendo consumado, gera a morte.
Tiago 1.14,15
Quarta – 1 Co 10.13 Toda tentação faz parte da
esfera humana.
¹³ Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar.
1 Coríntio 10.13
Quinta – Ef 6.11,17 Vencemos a tentação com a
Palavra de Deus.
¹¹ Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo.
¹⁷ Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus;
Efésios 6.11,17
¹⁷ Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus;
Efésios 6.11,17
Sexta – Rm 12.2 Não se conformando com os apelos
do mundo.
² E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.
Romanos 12.2
Sábado – 2 Tm 2.22 A melhor estratégia é fugir da
tentação.
²² Foge também das paixões da mocidade; e segue a justiça, a fé, o amor, e a paz com os que, com um coração puro, invocam o Senhor.
2 Timoteo 2.22
HINOS DA HARPA CRISTÃ
046 - Um Pendão Real
Henry Maxwell Wrigth
Henry Maxwell Wrigth
1 Um pendão real vos entregou o Rei
Por Cristo prontos a sofrer!
Bem alto erguei o Seu pendão,
Firmes sempre, até morrer!
2 Eis formados já os negros batalhões
289 - Sob o Sangue Teu
Paulo Leivas Macalão
Paulo Leivas Macalão
1 Asperge hoje meu coração,
Com sangue Teu, á Redentor!
Liberta-me da vil tentação,
Com sangue Teu, Senhor!
Guarda-me da corrupção!
Sob o sangue expiador,
Eu tenho proteção!
No sangue Teu, vem me lavar,
Dos males do grande tentador,
O queiras me livrar!
No sangue Teu, ó meu Jesus;
Asperge-me sempre, ó Senhor,
No sangue, lá da cruz!
Pelo manar do sangue Teu;
Fazendo-me mais que vencedor,
Pelo poder de Deus.
Por Tua cruz e sangue Teu;
Com ricos dons, ó me satisfaz,
E faz-me ver o céu.
298 - Avante, Servos de Jesus
Paulo Leivas Macalão
Paulo Leivas Macalão
1 Avante, servos de Jesus, por nosso Deus;
Nas trevas brilhe vossa luz, a luz lá dos céus.
Glória a Deus, pois vencerei,
Triunfante sigo, levando a cruz!
Glória a Deus, pois vencerei,
Glória a Deus, pois vencerei,
Em nome de Jesus!
E o inimigo foge, então, com grande pavor.
Os midianitas logo vão a guerra perder.
Mas vem Davi, e nele dá, com ajuda do céu.
No céu coroas e lauréis, Jesus vai nos dar.
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
Mateus 4.1-11
¹ Então, foi conduzido Jesus pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo.
² E, tendo jejuado quarenta dias e quarenta noites, depois teve fome;
³ E, chegando-se a ele o tentador, disse: Se tu és o Filho de Deus, manda que estas pedras se tornem em pães.
⁴ Ele, porém, respondendo, disse: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus.
⁵ Então o diabo o transportou à Cidade Santa, e colocou-o sobre o pináculo do templo,
⁶ e disse-lhe: Se tu és o Filho de Deus, lança-te daqui abaixo; porque está escrito:
Aos seus anjos dará ordens a teu respeito, e tomar-te-ão nas mãos, para que nunca tropeces em alguma pedra.
⁷ Disse-lhe Jesus: Também está escrito: Não tentarás o Senhor, teu Deus.
⁸ Novamente, o transportou o diabo a um monte muito alto; e mostrou-lhe todos os reinos do mundo e a glória deles.
⁹ E disse-lhe: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares.
¹⁰ Então, disse-lhe Jesus: Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor, teu Deus, adorarás e só a ele servirás. 11 Então, o diabo o deixou; e, eis que chegaram os anjos e o serviram.
PLANO DE AULA
1- INTRODUÇÃO
Nesta lição, veremos que o crente é desafiado cotidianamente a abandonar a fé em Cristo. Isso pode acontecer por meio da tentação. Por isso, veremos como ocorre a tentação e como nosso Senhor lidou com essa situação. Aprenderemos também que a resistência à tentação requer o firme posicionamento contra o pecado e o compromisso com a prática da Palavra de Deus.
2- APRESENTAÇÃO DA LIÇÃO
A) Objetivos da Lição:
I) Conceituar biblicamente o que é tentação e os seus aspectos na esfera humana;
II) Mostrar como nosso Senhor Jesus lidou com a tentação;
III) Apontar a estratégia para o crente resistir à tentação.
B) Motivação:
Como vimos na lição, a tentação é um
processo que ocorre na esfera da natureza humana. Nesse sentido, autoexame é
indispensável para o crente lidar com as suas limitações e fraquezas. Fomente a
discussão sobre as áreas da natureza humana que precisam ser fortalecidas para
que o crente não se torne presa fácil da tentação.
C) Sugestão de Método:
O primeiro tópico da lição
destaca que nosso Senhor foi tentado por Satanás em três áreas específicas. A
intenção de Satanás era desviá-lo de seu propósito neste mundo.
Semelhantemente, o apóstolo João aponta três áreas da natureza humana em que
ocorrem os desejos para pecar: a concupiscência da carne, a concupiscência dos
olhos e a soberba da vida (1 Jo 2.16, 17). Convide os seus alunos a
conceituarem cada uma dessas áreas e a compreender a importância de lidar com
cada um desses aspectos no tocante à tentação.
3- CONCLUSÃO DA LIÇÃO
A) Aplicação:
Jesus nos concedeu o exemplo de
fidelidade a Deus e nos mostrou que a aplicação das Escrituras Sagradas em
nosso cotidiano é ferramenta indispensável para vencer as tentações. Endosse
aos alunos que a perseverança nessas virtudes resultará em uma vida espiritual
próspera neste mundo e, por conseguinte, a entrada na vida eterna (2 Pe
1.10-12).
4- SUBSÍDIO AO PROFESSOR
A) Revista Ensinador Cristão.
Vale a pena conhecer
essa revista que traz reportagens, artigos, entrevistas e subsídios de apoio à
Lições Bíblicas Adultos. Na edição 97, p. 40, você encontrará um subsídio
especial para esta lição.
B) Auxílios Especiais:
Ao final do tópico, você
encontrará auxílios que darão suporte na preparação de sua aula:
1) O texto “Tentação”, localizado depois do primeiro tópico, aponta o conceito de tentação no contexto bíblico;
2) O texto “A Tentação de Jesus”, ao final do segundo tópico, amplia a reflexão a respeito da tentação que nosso Senhor suportou no deserto, bem como a estratégia do Mestre para vencer as investidas de Satanás.
INTRODUÇÃO
1) O texto “Tentação”, localizado depois do primeiro tópico, aponta o conceito de tentação no contexto bíblico;
2) O texto “A Tentação de Jesus”, ao final do segundo tópico, amplia a reflexão a respeito da tentação que nosso Senhor suportou no deserto, bem como a estratégia do Mestre para vencer as investidas de Satanás.
INTRODUÇÃO
A tentação é algo que o crente enfrenta ao longo de sua jornada. Não por acaso, o Senhor Jesus nos ensinou a orar de modo que Deus não deixasse que caíssemos em tentação (Mt 6.13 - E não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal. Pois teu é o reino, o poder e a glória para sempre. Amém. NVT). Por isso, nesta lição, estudaremos o conceito bíblico de tentação, a maneira como nosso Senhor a enfrentou no deserto e como devemos resisti-la. Veremos que é imperioso seguir a recomendação de Jesus Cristo a respeito de vigiar e orar para não cedermos à tentação ao longo da caminhada (Mt 26.41 - Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca.).
Palavra-Chave: Tentação
I- A TENTAÇÃO E SUA ESFERA HUMANA
1- Conceito bíblico de tentação.
Na Bíblia, três
palavras aparecem para conceituar “tentação”. A primeira é a palavra hebraica
massáh, que significa “teste”, “provação” (Dt 4.34 - Ou se Deus intentou ir tomar para si um povo do meio de outro povo com provas, com sinais, e com milagres, e com peleja, e com mão forte, e com braço estendido, e com grandes espantos, conforme a tudo quanto o Senhor vosso Deus vos fez no Egito aos vossos olhos?; 9.22 - Também em Taberá, e em Massá, e em Quibrote-Hataavá provocastes muito a ira do Senhor.; SI 95.8 - Não endureçais os vossos corações, assim como na provocação e como no dia da tentação no deserto;).
A segunda e
a terceira são palavras gregas respectivamente: peirasmós, “teste”, “prova”,
aparecendo 25 vezes no Novo Testamento (At 20.19 - Servindo ao Senhor com toda a humildade, e com muitas lágrimas e tentações, que pelas ciladas dos judeus me sobrevieram;; 1 Co 10.13 - Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar.; Tg 1.2,12 - ² Meus irmãos, tende grande gozo quando cairdes em várias tentações; ¹²Bem-aventurado o homem que sofre a tentação; porque, quando for provado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor tem prometido aos que o amam.); е о
verbo peirázó, testar, submeter à prova (Jo 6.6 - Mas dizia isto para o experimentar; porque ele bem sabia o que havia de fazer.; Gl 6.1 - Irmãos, se algum homem chegar a ser surpreendido nalguma ofensa, vós, que sois espirituais, encaminhai o tal com espírito de mansidão; olhando por ti mesmo, para que não sejas também tentado.; Ap 2.2,10 - ² Conheço as tuas obras, e o teu trabalho, e a tua paciência, e que não podes sofrer os maus; e puseste à prova os que dizem ser apóstolos, e o não são, e tu os achaste mentirosos. ¹⁰ Nada temas das coisas que hás de padecer. Eis que o diabo lançará alguns de vós na prisão, para que sejais tentados; e tereis uma tribulação de dez dias. Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida.), ocorrendo
aproximadamente 36 vezes no Novo Testamento. Assim, podemos dizer que tentação
é um experimento, teste ou prova diante de uma atração para fazer o mal a fim
de obter prazer ou lucro.
Veja que o conceito de tentação é uma inclinação pra algo que lhe resulta em vantagem. Ou seja, o objetivo da tentação sempre é obter uma vantagem contra o que é bom, correto e ético. Logo conclui-se que a tentação não tem objetivos cristãos bíblicos, mas humanos e carnais.
A Bíblia enfatiza bem, Deus não tenta ninguém. A origem da tentação está na esfera humana e não divina. O conceito bíblico de tentação se resume numa inclinação para o pecado. É uma inclinação para desobedecer os preceitos de Deus. E como vemos em toda bíblia, Deus não conduziria o homem a esse comportamento. A tentação está basicamente influenciada pela ação diabólica e humana.
Veja que na etimologia da palavra do hebraico e do grego apenas se dá no sentido de teste e prova, e que no conceito bíblico de que a tentação nos afasta de Deus e nos induz ao erro e ao pecado e de que Deus não tenta ninguém é correto afirmar que tentação nenhuma é benéfica.
"Ninguém, sendo tentado, diga: De Deus sou tentado; porque Deus não pode ser tentado pelo mal, e a ninguém tenta." Tiago 1 .13
2- Duas vias da tentação.
De acordo com a Palavra
de Deus, a tentação pode vir primeiramente do Diabo (Gn 3) e, também, de dentro
do ser humano (Tg 1.14,15 - ¹⁴ Mas cada um é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência. ¹⁵ Depois, havendo a concupiscência concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, sendo consumado, gera a morte.). Ela tem origem no Diabo quando o seu objetivo,
semelhantemente ao que aconteceu com Jesus, é de desviar-nos da rota de nossa
missão e propósito de vida estabelecido por Deus. Já a que nasce de dentro do
ser humano tem a ver com os vícios da alma quando, no lugar de darmos primazia
ao fruto do Espírito, entregamo-nos à atração, ao engodo e ao deleite da
concupiscência da carne. Ambas as vias da tentação se processam na esfera
humana.
Observando as duas vias da tentação; diabólica e a humana, conclui-se que o único objetivo dessa é nos afastar de Deus.
Se pela via diabólica é nos afastar de Deus, do plano de salvação para nossa vida e de todos propósitos divinos pra nós e que pela via humana é a satisfação do pecado contra a santidade, o caráter e a moral de Deus concluímos que a tentação não provém de Deus.
3- Tentação: um fenômeno humano.
Na Epístola de
Tiago está escrito: “Ninguém, sendo tentado, diga: De Deus sou tentado; porque
Deus não pode ser tentado pelo mal e ninguém tenta” (Tg 1.13). É verdade que há
a provação que vem da parte de Deus para aperfeiçoar o caráter do crente (Tg
1.2,4 - 2 ² Meus irmãos, tende grande gozo quando cairdes em várias tentações; ³ Sabendo que a prova da vossa fé opera a paciência. ⁴ Tenha, porém, a paciência a sua obra perfeita, para que sejais perfeitos e completos, sem faltar em coisa alguma.; Mt 5.48 - Sede vós pois perfeitos, como é perfeito o vosso Pai que está nos céus.; 1 Pe 1.7 - Para que a prova da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro que perece e é provado pelo fogo, se ache em louvor, e honra, e glória, na revelação de Jesus Cristo;). Contudo, um teste que incita ao mal não vem de Deus,
ou seja, as ações que evidenciam uma vida dominada pelas paixões carnais são de
inteira responsabilidade humana (Mt 5.28 - Eu, porém, vos digo, que qualquer que atentar numa mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela.; Rm 8.6 - Porque a inclinação da carne é morte; mas a inclinação do Espírito é vida e paz.). Ainda que o Inimigo possa
nos persuadir a cair em tentação, esta se dá no campo da esfera humana e
terrena (1 Co 10.13 - Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar.).
O termo de Tiago 1.2 é traduzido por aflições e provações; "Meus irmãos, tende grande gozo quando cairdes em várias tentações;". O termo aqui utilizado tem o sentido de aperfeiçoamento da vida cristã. São os embates que promovem o crescimento espiritual, as lutas que solidificam a fé e a maturidade do cristão. Por isso o apóstolo solicita alegria quando passarmos por tais situações.
O que dizer da igreja Primitiva que teve que passar pelas perseguições, as lutas pra continuarem firmes no Senhor? Portanto deve haver uma distinção entre tentação e aflição.
Enquanto uma nos afasta de Deus a outra nós aproxima Dele.
SINOPSE I
A tentação é um fenômeno que ocorre na esfera da natureza humana.
AUXÍLIO BIBLIOLÓGICO
TENTAÇÃO
“Os termos gregos e hebraicos traduzidos como ‘tentar’ e ‘tentação’ também aparecem no mau sentido de ‘induzir ao pecado’. O Diabo é acusado de ser o instigador de tais provas (Mt 4.3; 1 Ts 3.5, 6). Até mesmo na vida dos cristãos ele exerce grande pressão para o pecado (1 Co 7.5; 1 Ts 3.5; Ap 2.10). Sucumbir a tais tentações pode demonstrar que a profissão do cristão não é sincera (Lc 8.13). A tentação para pecar frequentemente se origina de pensamentos malignos e da concupiscência (Tg 1.14); provocações às quais um forte desejo por riquezas bem pode se juntar (1 Tm 6.9). Contudo, a tentação para pecar nunca vem de Deus (Tg 1.13). O cristão deve orar por libertação de todas essas tentações (Mt 6.13; Lc 11.4). A tentação, no mau sentido, também pode tomar a forma de testar o outro na esperança de expor seus pontos fracos, e usá-los contra a própria pessoa. Os inimigos de Cristo frequentemente tentaram empregar essa tática contra Ele (cf. Mt 16.1; 19.3; 22.35; Lc 20.23)” (Dicionário Bíblico Wycliffe. Rio de Janeiro: CPAD, 2006, p.1908).
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II- O SENHOR JESUS E A TENTAÇÃO
1- A provação do Senhor Jesus.
De acordo com o
Evangelho de Mateus, após o batismo de Jesus, o Espírito Santo o conduziu ao
deserto (cf. Mc 1.12,13 - ¹² E logo o Espírito o impeliu para o deserto. ¹³ E ali esteve no deserto quarenta dias, tentado por Satanás. E vivia entre as feras, e os anjos o serviam.; Lc 4.1,2 - ¹ E Jesus, cheio do Espírito Santo, voltou do Jordão e foi levado pelo Espírito ao deserto; ² E quarenta dias foi tentado pelo diabo, e naqueles dias não comeu coisa alguma; e, terminados eles, teve fome.). Foram 40 dias sendo tentado por Satanás,
uma intensa batalha espiritual contra o Adversário, o “príncipe deste mundo”
(Jo 16.11 - E do juízo, porque já o príncipe deste mundo está julgado.; cf. Ef 2.2 - Em que noutro tempo andastes segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos da desobediência;). O objetivo de Satanás era fazer com que Jesus desviasse
de seu propósito, satisfazendo desejos e necessidades, contrariando a vontade
de Deus (cf. Jo 4.34 - Jesus disse-lhes: A minha comida é fazer a vontade daquele que me enviou, e realizar a sua obra.). Por isso, houve um ataque intenso do Maligno contra nosso
Senhor, que resistiu sabiamente por meio da oração, do jejum e da Palavra.
Embora fisicamente frágil, o Senhor Jesus estava espiritualmente forte.
A tentação de Jesus é algo extraordinário no que diz respeito ao enfrentamento com o inimigo, pois Jesus nos deixa um exemplo significativo, pois Ele usa das três armas que nos capacita a vencer o diabo; a oração, o jejum e a Palavra de Deus.
2- As áreas que Jesus foi tentado.
Podemos dizer
que Jesus Cristo foi tentado em três áreas: a área física, a natureza divina e
a área espiritual.
Na área física, o Diabo o tentou pedindo que transformasse
pedras em pães, após sentir fome devido ao processo de jejum, pois isso
revelaria que Ele era o Filho de Deus (Mt 4.3 - E, chegando-se a ele o tentador, disse: Se tu és o Filho de Deus, manda que estas pedras se tornem em pães.).
A tentação nessa área revela que cumprir o que fora pedindo não garantiria mostrar a sua divindade, pois Ele não precisaria disso. Ele era e é o Filho de Deus.
Na área da natureza divina, o
Diabo tenta Jesus pedindo que Ele se atirasse do pináculo do Templo, pois os
anjos o guardariam (Mt 4.5,6 - ⁵ Então o diabo o transportou à cidade santa, e colocou-o sobre o pináculo do templo, ⁶ E disse-lhe: Se tu és o Filho de Deus, lança-te de aqui abaixo; porque está escrito: Que aos seus anjos dará ordens a teu respeito, E tomar-te-ão nas mãos, Para que nunca tropeces com o teu pé em alguma pedra.).
Nessa área seria outra sem necessidade, pois não é uma situação de perigo que garante a segurança de Deus pra nós. Ele está conosco em qualquer situação. E Jesus sendo Deus, Ele por si só estava seguro em qualquer momento.
Na área espiritual, o Diabo tenta nosso Senhor, desafiando-o
a evitar o caminho da cruz para estabelecer um reino pela sua força, o que
seria prontamente aceito pelos judeus; mas era necessário apenas uma coisa:
Jesus deveria adorar o Diabo (Mt 4.9 - E disse-lhe: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares.).
Nessa outra que demonstra a arrogância diabólica, o Diabo requer do único Deus uma adoração a ele. Impossível de imaginar tamanha irreverência, pois Jesus é o único Senhor e Deus.
Assim, podemos dizer que o nosso Senhor
foi tentado na área física, com as necessidades humanas; em sua natureza
divina, com a ideia de ostentar seus divinos atributos ao público; e na área
espiritual, no sentido de idolatrar outro ser.
3- Como Jesus venceu a tentação?
Nosso Senhor
venceu o Diabo com a Palavra de Deus. Em todas as áreas da tentação, Ele
respondeu: “Está escrito”. Na primeira tentação, Ele disse: “Está escrito: nem
só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus” (Mt
4.4). Na segunda tentação, Ele disse: Está escrito: “Não tentarás ao Senhor teu
Deus” (Mt 4.7). Na terceira tentação, Ele disse: “Vai-te, Satanás, porque está
escrito: Ao Senhor, teu Deus, adorarás e só a ele servirás” (Mt 4.10). Nessa batalha
espiritual ( A batalha espiritual espiritual o conflito, a luta que os cristaos enfrentam durante toda sua vida cristã aqui na terra.) contra o Diabo, nosso Senhor sempre apelou para a exposição da
Palavra de Deus. Isso significa que Ele via as Escrituras como autoridade
suprema de fé e de prática. Assim, ao lado da oração e do jejum, conforme já
estudamos, devemos vencer o Inimigo e seus ardis tentadores com a Palavra de
Deus (Ef 6.11,17). Imitemos o nosso divino Mestre!
SINOPSE II
SINOPSE II
Nosso Senhor venceu o Diabo com a Palavra de Deus.
AUXÍLIO BÍBLICO-TEOLÓGICO
A Tentação de Jesus
“Jesus, além de citar a Escritura, dirigiu-se ao Diabo diretamente. Em geral, Ele evitava diálogo com poderes demoníacos e os proibia de falar, mas aqui Ele ordenou que o Diabo saísse. A prática de Jesus está em contraste total com a prática popular de arengas longas com o Diabo no contexto da oração. O fato de Jesus sofrer essas tentações é parte de sua identificação última com a humanidade. Ele se tornou ser humano. Ele ficou adulto e entrou nas águas purificadoras de nosso batismo, embora não tivesse pecado. […] Ele sofreu tentações; suportar e não se entregar causam angústia e dor. Ele não precisava ter uma ‘natureza pecadora’ para ser tentado e suportar a dor da declaração: ‘Não” (Comentário Bíblico Pentecostal Novo Testamento Mateus-Atos. Vol. 1. Rio de Janeiro: CPAD, 2003, pp. 31, 32).
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III – RESISTINDO À TENTAÇÃO
1- Todos somos tentados.
Por mais que observemos
as disciplinas da oração, do jejum e da leitura da Palavra, o Inimigo não
deixará de nos tentar. Por esse motivo, temos de estar conscientes a respeito,
visto que vivemos em uma cultura pós-moderna que, por meio de seus artistas,
escritores, filósofos e, até mesmos “teólogos”, intentam naturalizar o
relativismo, procurando nos moldar conforme seus costumes mundanos. Diante
disso, somos encorajados pelas Escrituras a assumir a postura de Cristo e a não
se conformar com este mundo (Rm 12.2 - E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.).
2- Rejeite a tentação!
2- Rejeite a tentação!
Há uma célebre frase do
reformador Martinho Lutero: “Você não pode impedir que os pássaros voem sobre
sua cabeça, mas pode impedir que eles se instalem com seus ninhos!”. Embora não
seja um versículo da Bíblia, a frase revela uma verdade que encontramos na
Palavra de Deus. Podemos percebê-la na fuga de José diante da mulher de Potifar
(Gn 39.12 - E ela lhe pegou pela sua roupa, dizendo: Deita-te comigo. E ele deixou a sua roupa na mão dela, e fugiu, e saiu para fora.); na atitude de Jó em fugir do mal (Jó 1.1 - Havia um homem na terra de Uz, cujo nome era Jó; e era este homem íntegro, reto e temente a Deus e desviava-se do mal.). Assim, não podemos
impedir que a tentação apareça, mas, com a força do Espírito Santo, podemos evitar
que ela nos domine. Por isso, precisamos seguir o que o apóstolo Paulo escreveu
a Timóteo: “Fuja de tudo que estimule as paixões da juventude” (2 Tm 2.22 NVT).
Portanto, ao longo da nossa jornada, a melhor estratégia é fugir da tentação.
3- Arrependa-se!
3- Arrependa-se!
No meio da nossa caminhada, é
possível que o crente ceda à tentação e, por isso, rompe a comunhão com Deus.
Contudo, é possível restabelecer o relacionamento com Ele por meio da confissão
de pecados, arrependimento e quebrantamento espiritual. Há um caminho de cura e
restauração para quem age dessa maneira (Pv 28.13 - O que encobre as suas transgressões nunca prosperará, mas o que as confessa e deixa, alcançará misericórdia.). Por essa razão, em caso de
ceder à tentação, não tentamos nos justificar, culpar os outros ou ignorar os
atos pecaminosos. O caminho divino é o da confissão e arrependimento para
desfrutar o perdão.
SINOPSE III
SINOPSE III
Somos encorajados a assumir a postura de Cristo e a não se conformar com este mundo.
CONCLUSÃO
Semelhante ao Senhor, que foi tentado em tudo, mas não pecou (Hb 2.18 - Porque naquilo que ele mesmo, sendo tentado, padeceu, pode socorrer aos que são tentados.; 4.15 - Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; porém, um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado.); podemos seguir o caminho de não sermos seduzidos pela tentação. Assim, podemos desfrutar mais de uma vida em santidade e comunhão com Deus. Por isso, ao oferecermos resistência à tentação ao longo da jornada, lograremos êxito e receberemos a coroa da vida (Tg 1.12 - Bem-aventurado o homem que sofre a tentação; porque, quando for provado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor tem prometido aos que o amam.).
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REVISANDO O CONTEÚDO
1- De acordo com a lição, como podemos conceituar tentação?
Tentação é um experimento, teste ou prova diante de uma atração para
fazer o mal a fim de obter prazer ou lucro.
2- Quais são as duas vias da tentação?
De acordo
com a Palavra de Deus, a tentação pode vir primeiramente do Diabo (Gn 3) e,
também, de dentro do ser humano (Tg 1.14,15).
3- Em quais áreas o Senhor Jesus foi tentado?
Podemos dizer que Jesus Cristo foi tentado em três áreas: a área física, a
natureza divina e a área espiritual.
4- Para o que o Senhor Jesus sempre apelou contra o Diabo?
Nessa batalha espiritual contra o Diabo, nosso Senhor sempre apelou
para a exposição da Palavra de Deus.
5- Qual é a melhor estratégia diante da tentação?
A melhor estratégia é fugir da tentação.
DICIONÁRIO HEBRAICO NESSA LIÇÃO:
Massáh, significa “teste”, “provação”;
DICIONÁRIO GREGO NESSA LIÇÃO:
Peirasmós, significa “teste”, “prova";
Peirázó, significa "testar", "submeter à prova";
Pb. Rogério Faustino
Escola Bíblica ︱2º Trimestre de 2024︱
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